Quando nos tentamos esticar muito para tocar no céu, acontece uma de duas coisas. Ou realmente alcançamos ou perdemos o equilíbrio e caimos. Saiu-nos a bola número dois. Para o dia de hoje, e porque apenas escrevo uma vez por semana, havia três temas possíveis: o empate em Belém, o jogo com o Wolfsburgo e a comunicação oficial do clube.
Muito sinceramente, não me apetece falar da incompetência do empate. Na verdade, quando não vencemos o Benfica, percebi que estaríamos fora da discussão do título. Como se tratou dos dia dos namorados, nem tive oportunidade de ver o jogo. Aquela conversa de escolher o Sporting em detrimento da namorada é muito bonita mas na casa dos outros. Hoje não vou falar do jogo! Nesta semana o ponto importante, e que pode influenciar o nosso sucesso, vou resumir em cinco palavras: Comunicar é diferente de falar!
A comunicação está intimamente ligada com a identidade. É muito importante saber fazer e saber dizer. À mulher de César não lhe basta ser (honesta), também tem que parecer (honesta). E a nossa mulher de César é o Presidente Bruno. Não tenho dúvidas da sua honestidade, mas não está a conseguir comunicá-la. O Presidente é um grande Sportinguista que tem feito um trabalho irrepreensível na recuperação do clube. Nós estávamos numa situação catastrófica e ele contribuiu para um Sporting melhor… sem meias palavras, ajudou a salvar-nos. Terá sempre e para sempre um defensor neste blogue. Apesar disso, não me posso coibir de me manifestar quando há algo que precisa de ser melhorado – a Comunicação.
Hoje, não é possível reduzir a comunicação à transmissão de mensagens, ela é mais do que isso, é a criação de um ambiente comum entre dois lados que participam fornecendo e extraindo informações entre eles. Paulo Campos Costa, director de marca e comunicação da EDP, disse que o seu maior objectivo é “primar pela diferença e conseguir fazer o que mais ninguém fez”. E nós estamos a conseguir isso! Estamos a criar uma marca forte e a tentar potenciar o imenso mar de pessoas de sangue verde espalhadas por todo o mundo. Há imensos casos de sucesso como o sócio num minuto, a Onda Verde, o Dia do Sporting, Campanha da Missão Pavilhão… all day long baby!
A minha questão passa por saber o porquê de falarmos tanto e comunicarmos tanto? Porque é que usamos o twitter oficial do Clube para provocar os adversários, com informações que não são verdadeiras? Porque é que o nosso speaker chama visitantes ao Benfica? Porque é que emitimos comunicados a cada situação fora do normal, que surja na impressa? Como é que entra uma tarja a dizer “sigam o king” num jogo?
Carla Reus, penso que explica o que vai na cabeça do nosso presidente quando tenta explicar praticamente tudo o que se passa na vida do clube. Ela refere que “qualquer organização bem sucedida, deve seguir o caminho da transparência, pois se a informação não surge através de canais formais, os canais informais, e na maioria das vezes menos credíveis, encarregar-se-ão de o fazer, conduzindo assim para o descrédito na mudança e resistência à mesma”. Apesar de entender, prefiro um Sporting assertivo, disciplinado, calmo, inovador, não provocatório e seguro no que da comunicação externa diz respeito. O silêncio é uma arma tão poderosa. Mas atenção! A atitude do BdC deve manter-se e deve lutar contra os poderes instituídos no futebol português que tanto prejudicam o nosso Sporting. Mas como já está a fazer imenso, não necessita de falar tanto. Resguardar-se é uma qualidade importante para recuperação de forças.
Força Sporting!
Força Bruno!
Vamos comer esses alemães Wolfsburguenses!!!
ESCRITO POR Adrien S.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Fevereiro, 2015 at 17:49
«Porque é que usamos o twitter oficial do Clube para provocar os adversários, com informações que não são verdadeiras?»
Hello?!? Houve algo que se me tenha escapado? Aliás, o parágrafo de onde retirei essa frase leva-me a pensar que estás a meter todas as vertentes comunicacionais na Bimby e a misturar situações que devem ser analisadas isoladamente.
18 Fevereiro, 2015 at 17:56
Ele deve estar a falar do post ao Belenenses que falava numa vitória do Sporting no Restelo num ano em que ainda nem havia Restelo…Li algo desse género já não sei onde…
18 Fevereiro, 2015 at 19:02
Sim, a vitória foi no Estádio Nacional e não no Estádio do Restelo, que estava a ser construído. No entanto a vitória existiu, não foi inventada – nem foi uma provocação, mas uma estatística como tantas vezes se faz. O erro foi potenciado por uma boa boca do Twitter do Belenenses.
18 Fevereiro, 2015 at 19:15
Há ok! Tks! Li isso algures mas não sabia bem o que era…
😉
19 Fevereiro, 2015 at 11:10
Diga-se de passagem que a resposta do Belenenses foi à maneira. É o que acontece a quem anda à chuva, molha-se! Se querem fazer estatística, tudo bem, mas façam o trabalho de casa primeiro e como deve ser.
18 Fevereiro, 2015 at 18:01
Discordo quase por completo deste texto. Em termos de social media estamos anos luz à frente dos nossos rivais e é preciso entender que esse é um meio que se quer informal e jocoso para ter o impacto necessario.
Em relacao aos comunicados que parecem ser o cavalho de batalha de muito boa gente, quero que continuem, e ao mesmo ritmo que até aqui.
O que precisam pontualmente é de ser aprimorados. A mensagem, para quem quer ler, està là regra geral mas necessita de ser mais eficaz na forma como é comunicada.
Alias a minha preocupacao em relacao à empresa que foi contractada é exactamente que tenham a mesma visao do Adrien S e tentem reduzir o numero de comunicados que vemos hoje em dia.
Concentrem-se é no conteudo em vez da quantidade.
Estou-me bem cagando se somos gozados pela quantidade de comunicados emitidos. Os comunicados nao sao feitos para os nossos adversarios. Sao feitos para esclarecer o mundo Sportinguista.
SL
18 Fevereiro, 2015 at 22:02
E eu concordo contigo.
Acrescento que, como escrevi diretamente ao BdC, a única coisa que ele podia fazer melhor com os comunicado era torná-los mais eficazes do ponto de vista da linguagem, para que tenham maior eco. Porque, como é um homem inteligente e educado ele escreve muito bem, com estrutura e profundidade. E nem toda a gente percebe isso; um qualquer lampiao, fruteiro ou mesmo um sportinguense que come gelados com a testa nao sao capazes (além de nao quererem) de entender o contexo, a retórica e a mensagem nas entrelinhas.
A comunicacao visa atingir, aliás, informar o maior número possível de pessoas.
18 Fevereiro, 2015 at 18:04
What???? Marco a desmentir a imprensa e a defender acerrimamente o Rui?
18 Fevereiro, 2015 at 18:35
Like! 😉
Começa a aprender a ter sangue na guelra…Se continua assim daqui a 2 meses a imprensa já o odeia, como a tudo o que defende o Sporting…
18 Fevereiro, 2015 at 20:11
Eestás a falar do quê?
18 Fevereiro, 2015 at 20:15
«Percebo que é um guarda-redes que tem feito uma época extraordinária e que não é normal ter um lance infeliz. Quando acontece faz-se todo este barulho à volta, falou-se inclusive que o Rui pediu desculpas durante a semana, mas o Rui não tem de pedir desculpas a ninguém. Da mesma forma que quando fecha a baliza com defesas soberbas, como já aconteceu este ano, ninguém lhe vai agradecer. Faz o seu trabalho, umas vez está a um nível altíssimo, outras menos bem, como todos os guarda-redes a nível mundial […] Independentemente de um guarda-redes estar ou não a um nível alto, o Rui é uma figura do nosso clube, é o nosso capitão, e quando vejo um vídeo como o que vi…. se visse todas as semanas um vídeo daqueles, acharia normal, mas como não vejo, não me parece normal», Marco Silva sobre Rui Patrício.
18 Fevereiro, 2015 at 20:17
Obrigado! Boa resposta do MS…
18 Fevereiro, 2015 at 18:05
desconheces quase por completo o funcionamento das redes sociais e a forma de comunicar dos grandes clubes em cada uma delas.. pronto. é só!
18 Fevereiro, 2015 at 18:12
Nada de acordo com este post. No que toca à comunicação em plataformas sociais então, damos 20-0 a qualquer rival.
18 Fevereiro, 2015 at 18:14
Acho que o Sporting neste momento faz mais barulho do que comunica mas não é porcausa do Twitter, que é possivelmente onde eu até gosto mais da comunicação do Sporting! É mesmo no Facebook, site e em comunicados!
Eu gostava de ver o Sporting com um Facebook de posts sagazes e cheios de ironia, bastaria um Cartoon que fosse a gozar com uma noticia mentirosa ou com um comentário absurdo de alguém, deixando de ser preciso comunicados de linhas e linhas! Gostava que os comunicados fossem única e exclusivamente para a clarificação de 1 ou outro assunto mais complexo que careça de uma explicação aprofundada! Gostava que o Jornal do Sporting fizesse trabalhos exaustivos de ataque e que estes tivessem eco nas plataformas todas como resumo! Gostava de ter um novo site!
Gostava que o Sporting não comprasse guerras institucionais com tudo e mais alguma coisa, antes gozasse e ridicularizasse as situações! Em casos mais sérios como do Very Light que enviasse uma carta aberta à Liga ou à FPF condenando a situação e até propondo medidas para evitar estas situações e castigos que abrangessem o próprio Sporting se caso disso! Do Folclore bastava uma foto do Gabriel numa conf. de imprensa qualquer com um nariz de palhaço ou assim e estava arrumado…não era preciso comunicado, contra-comunicado, resposta, cortar relações (o que quer que isso queira dizer…)!
Gostava de perceber quem faz o quê, entro o Roseiro, Quintela, a outra empresa contratada à um tempo, esta nova…não percebo muito bem em que áreas vai tudo trabalhar e quanto se gasta em tudo isto…
Enfim…estou MUITO longe de ser um especialista em comunicação…mas é possivelmente (em conjunto com o mercado de verão de 2014) o que menos gosto desde a presidência de BdC…o ruido é tanto que a mensagem deixou de passar já há um tempo! Quantos ouve que apreciaram muito a calmaria do Blackout!? Porque terá sido?!
18 Fevereiro, 2015 at 18:16
O Nelson no Facebook com uma foto e uma frase deu 10-0 ao comunicado do Presidente…por exemplo…
18 Fevereiro, 2015 at 18:39
Completamente de acordo com o Tiago e com o Adrien S.
Barulho, ruído, não são comunicação. Que, aliás, deve ser virada para o exterior e não para os nossos: estes estão conquistados, precisam de informação (que não é o mesmo). Precisamos de chegar aos outros, especialmente aos ‘não-alinhados’, aos lúcidos, aos que pensam pela sua cabeça; e estes ficam confusos com a profusão de ‘tiros’ para um lado e para o outro, o que os leva ao afastamento/indiferença.
Creio já ter escrito por aqui (eu e alguns outros) que o Presidente se devia resguardar, proteger e falar apenas quando fosse realmente importante: os ‘bens’ raros são muito mais apreciados. Percebo (ou creio perceber) que esta exposição é uma forma de proteger jogadores e equipa técnica, mas os prejuízos para a instituição Sporting Clube de Portugal e para o próprio Presidente não são compensados.
Receio que estejamos a combater boas guerras com boas tropas mas más armas e que estas acabem por determinar o resultado final.
SL
18 Fevereiro, 2015 at 18:28
Mas há alguma duvida que a comunicação do Clube está a precisar de ser repensada? A contratação de firma especializada em “gestão de crises” – segundo a imprensa – está aí para o confirmar.
Há algum sportinguista que se reveja nas (não) funcionalidades do site do clube?
18 Fevereiro, 2015 at 18:31
Isso é que não percebo…que crl é especialização em gestão de crises?! Então se eles são contratados para um serviço continuo e não para uma situação especifica o que é isso de gestão de crise?!?!
Mais parece o habitual condicionamento da opinião publica perante tudo o que tem a ver com o Sporting…
18 Fevereiro, 2015 at 18:45
Diz-se ‘gestão de crises’ para significar situações desfavoráveis (por exemplo, como ‘responder’ àquela marca que dizem fazer cerveja…).
E isso é essencial, hoje em dia, para quem está na situação em que estamos, com toda a com. social a denegrir o Sporting, o seu Presidente, tudo quanto mexa e seja verde-e-branco.
Parece-me bem que haja, no universo SCP, alguém que saiba disso e, neste caso muito particular, só quero saber se é competente
18 Fevereiro, 2015 at 18:36
Jà foi admitido pelo presidente que o site é péssimo mas a empresa que o gere tinha um contracto em vigor. Da boca do mesmo ouvi que teremos uma plataforma online (mais do que um site novo, atencao!) até maio.
18 Fevereiro, 2015 at 22:08
Nao sei se será assim como dizes; para mim cheira-me que é uma tentativa de agradar a gregos e a troianos dentro do clube (que pensam que isto é para o Bruno andar mais vezes calado….)
O que nao impede que nao se possa sempre aprender e fazer as coisas melhor.
Agora, há muita coisa para melhorar a nível das plataformas digitais como é óbvio.
18 Fevereiro, 2015 at 18:50
Outra coisa que nunca percebi é que raio de papel – em termos de comunicação – tem Inácio. Tenho ideia que se expressa bem, é focado nos assuntos e respeitado . Não poderia ser, para os assuntos do futebol profissional, a primeira pessoa a dar o peito às balas, protegendo equipa técnica e dirigentes, sem ser só para comentar os sorteios na Liga e na FPF? É só a mim que isto me faz confusão? Alguém por aqui se lembra do Senhor Manolo e do papel que desempenhava na defesa do Sporting? Os tempos são outros mas, fosse um grito no balneário ou um comentário ao ouvido de um APAF, Manolo faz muita falta ao Clube.
18 Fevereiro, 2015 at 20:47
O clube tem de falar a uma só voz. O que o Inácio diz ou deixa de dizer é ouvido dentro de portas, por quem tem de ouvir.
18 Fevereiro, 2015 at 21:47
Só percebeste metade do que escrevi.
18 Fevereiro, 2015 at 18:53
Penso que o tópico levantado neste texto é oportuno.
Independentemente de se concordar na totalidade ou parcialmente com o escrito, abre a hipótese de discutir algo importante onde devemos ser construtivos.
A gestão de comunicação deve ser (obrigatoriamente) racional, ainda que se tratem de termos fortemente emocionais. Ou seja, os meios devem ser pensados para que a mensagem fique clara.
Ora se por um lado percebo o que nos quer dizer o Adrien S., por outro percebo perfeitamente os que defendem a forma como comunicamos de momento: é hoje claro, até porque é impraticável que seja de outra forma, a Instituição caminhou para o estilo de comunicação do seu presidente. E isto não tem de ser errado, tem de ser gerido. E penso que este é o ponto chave levantado por Adrien S.
18 Fevereiro, 2015 at 22:11
Bem dito; principalmente porque é apenas uma questao de estilo e nao de substancia.
18 Fevereiro, 2015 at 19:34
Ao que parece é o departamento de Comunicação Institucional que vai ser reforçado. Gestão de Crises e uma melhor Assessoria de Imprensa já todos percebemos que precisamos, mas estas eram as funções de José Quintela e dos dois assessores de comunicação.
Resta perceber se alguém vai sair neste novo tipo de comunicação integrada, mas não parece estar relacionado com Jornal, Site, Redes Sociais ou Sporting TV.
18 Fevereiro, 2015 at 19:51
Olhem sabem o que digo…??
SPOOOOOOOOORTING…!!!
SL
18 Fevereiro, 2015 at 19:58
Peço desculpa pelo off-topic, mas é importante!
Prof Mamadu! O que dizem os olhos dele????
https://www.facebook.com/NabySarr/photos/a.632412290147415.1073741828.325900740798573/776788055709837/?type=1&theater
Agradecida.
18 Fevereiro, 2015 at 20:03
Ta de oculos, a análise pode nao ser totalmente acertada.
Ja viste o perfil do Clides? 🙂
18 Fevereiro, 2015 at 20:15
Tá com cara de quem marca pelo menos um golo…mas não sou especialista e ele ainda não está equipado e amanhã ainda existem condicionantes como o clima,o barulho…que podem levar-me a falhar a previsão!
18 Fevereiro, 2015 at 22:09
Posso responder pelo Prof. Mamadu? 😛
Pela cara de tótó do Carrillo e com aqueles oculos, amanhã vai fazer um golo e uma assistência ara golo de Montero 😀
18 Fevereiro, 2015 at 22:10
* ara = para
18 Fevereiro, 2015 at 20:15
Chupa Gazprom.
1 já está.
Muda aos 5 e acaba aos 10!
Carrega Real!
18 Fevereiro, 2015 at 20:16
Carrega CR28!!!!
18 Fevereiro, 2015 at 20:28
Inchem
18 Fevereiro, 2015 at 20:23
Uma coisa que não percebi foi o fim do blackout antes do jogo com o slb…não consigo perceber!
– Slimani está em duvida: Com o fim do blackout eles ficam a saber previamente que não joga.
-Declarações do Tanaka escusadas;
– Vínhamos de 6V consecutivas com esta estratégia (se bem que não está diretamente relacionado)…
A única razão plausível para acabar com o blackout são as financeiras!
18 Fevereiro, 2015 at 20:24
E o nosso “menino” CR…já nos começou a vingar…!!
Ah…e o nosso antigo jogador Paulo Sousa…também não começou mal…!!
Spooooooorting…!!!
SL
18 Fevereiro, 2015 at 20:55
Custava muito terem feito esta merda no 4º golo do Shalke contra nós???
É tramado festejar um golo e depois ser anulado (mesmo justamente), mas é pior sofrer um golo injusto e ninguém voltar atrás.
18 Fevereiro, 2015 at 20:57
Mas as virgens ofendidas da TVI não estão convencidas.
Excelente decisão!
18 Fevereiro, 2015 at 21:00
Dizem que “isto não se faz” …
lolololol
Ai faz-se, faz-se.
Já agora … o porco está a jogar 300 vezes mais que o basileia. Basileia parece muito mais equipa de uefa que de champions …
18 Fevereiro, 2015 at 21:01
Lá está…cada um joga com as armas que tem.
Se jogassem olhos nos olhos era goleados. Boa estratégia do PS.
18 Fevereiro, 2015 at 21:11
Não me parece. Estão basicamente pertíssimo de levar uma batata e acaba com a eliminatória. Está a apostartudo no 1-0 … para depois tentar um golo fora.
Mas é que em contra ataque já estão e não vejo perigo nenhum …
18 Fevereiro, 2015 at 21:21
A saída do Derlis González logo cedo foi fds…O jogo do Basileia passa todo por ele…O puto joga que se farta…
18 Fevereiro, 2015 at 21:28
O jesus fez um bom trabalho com ele.
18 Fevereiro, 2015 at 21:04
Nunca vi este entusiasmo a cada jogada num jogo do Sporting.
Já nos jogos das nádegas…é só orgasmos!
FDP
18 Fevereiro, 2015 at 21:20
Muitas ejaculações precoces têm esses gajos 😀
18 Fevereiro, 2015 at 21:22
Penalti para os gajos.
18 Fevereiro, 2015 at 21:24
Bem mereceram … este basileia mete nojo. Jogo todo a defender, em casa … enfim.
Paulo Sousa … por favor. Defendias no dragão, caralho.
18 Fevereiro, 2015 at 21:29
O Basileia, para já, dá porrada que doi.
Futebol, não vejo muito.
Também é verdade que vêm de uma pausa (??) longa…
18 Fevereiro, 2015 at 21:48
A pausa teve pelo menos os 90 minutos de hoje.
Se fosse contra o Real, Barça, etc … eu entendia o jogo merdoso e medroso.
Mas com 1 golo caído do céu, só tinham de procurar o 2º.
Não me custa nada de dizer que o porco merecia ganhar, esteve fortíssimo na atitude e na táctica montada pelo patego.
Mas agora, é virar as agulhas para quem realmente merece a nossa atenção.
18 Fevereiro, 2015 at 21:51
Vocês não querem crer mas treinando lá do alto da torre, as táticas fluem melhor 😛
18 Fevereiro, 2015 at 22:08
Eles não tiveram pausa de Inverno?
Diz tambem que perderam alguns jogadores…
Mas sim, os tipos pareciam uma mistura do Arouca com os italianos dos anos 80/90
18 Fevereiro, 2015 at 21:32
Por motivos de tempo, n vai poder ser mto elaborado mas alguns aspectos que gostaria de referir, pode ser que se aproveite algo:
Instrumentos de comunicação:
Jornal Sporting-melhorias. Ideia: premiar os assinantes com documentos históricos, relatórios contos e outros conteúdos específicos
Facebook- melhorias. Proposta: eliminar de uma vez por todas a lampionagem. Estamos à espera de uma próxima crise para os lampiões subverterem e lançarem confusão????????????
Daqui a bocado manda mais no clube uns likes no facebook do que sócios com quotas pagas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Twiter: melhorias. A base terá que ser sempre não nos colocar em situações prejudiciais qd se quer “brincar!
TV recupero o que já tinha elaborado:
A sua existência é por si só um feito. Somos um dos raros clubes mundiais com uma TV, algo que nem o Porto possui. O instrumento já está nas nossas mãos. Em 6 meses muito já foi conseguido, e superou as minhas expectativas. Consumo regularmente bastantes horas de Sporting TV no computador que uso como “rádio” enquanto trabalho ou me dedico ao lazer. Enquanto espectador, e sócio, eis as minhas considerações.
Audiências: Os dados que consegui recolher:
Dias de arranque: Espectadores / Share :Dia 17 : 7.400 – 0,4 / 18 : 9.100 -0,5 /19: 5.500 -0,3 /20 :7.900 -0,4/21: 3.800 – 0,2 / 22 :1.900 – 0,1 /23: 2.000- 0,1 MÉDIA 5.400 / 0,3 http://www.sol.pt/noticia/111401
Share de 0,6 % no jogo contra Lazio http://relvado.sapo.pt/sporting/sporting-sublinha-numeros-sporting-tv-498359
0,5% a 23 Novembro: http://www.atelevisao.com/audiencias/audiencias-23-11-2014/
Convém salientar que no cabo, a 9 de Janeiro, a SIC teve 3,5, TVI Secret Story 2,6, mais dois canais na casa dos “2”, seis na casa do “1” e dezasseis entre o 0,9 e o 0,3 (onde não entra SportTV, Carnide TV e Fruta TV). Tratando-se de médias, é também normal que numa TV com horas limitadas de novos conteúdos, a mesma baixe face a programas mais vistos. http://www.atelevisao.com/audiencias/audiencias-09-01-2015/
De referir também que os 0,3 do Verão devem representar mais espectadores no Outono/Inverno.
Seja como for, e apesar de achar que as audiências estão um pouco aquém do potencial, considero que foi efectuado um salto em frente no crescimento do Clube. Google
De seguida, faço a análise pessoal da TV, com criticas que devem ser balizadas pelos considerandos de que a) É uma Tv de qualidade, b) Só tem 6 meses, c) Temos pouco dinheiro, d) Muito daquele trabalho cheira-me que é voluntário ou não pago principescamente, logo a quem faz de boa vontade…, e) O balanço é extremamente positivo.
Os comentários serão sempre que entendo necessário, acompanhados de sugestões de melhoria. E na parte final, lanço propostas concretas.
Análise dos Programas:
Núcleo Duro: Excelente programa, talvez o meu preferido. Aprendemos mais sobre a história de Portugal, e os núcleos sentem-se reconhecidos. A rever as embaraçosas perguntas sobre se os donos dos restaurantes aceitam pessoas de outras cores (?) ou os “testes de Sportinguismo”, participam no núcleo? Acho que não é preciso “provar” grande coisa…
Sócios ao Vivo: Programa interessante, com opiniões que vale a pena ouvir,em que se discute a actualidade leonina, mas que por vezes pessoalmente se torna um pouco aborrecido, pois normalmente à quinta a jornada já passou e quase tudo foi repisado, e ainda falta algo para a seguinte. Talvez fosse interessante ter além dos residentes, sempre um convidado rotativo, e tentar introduzir tópicos mais temáticos e mais diferentes, out of the box, para separar bem o trigo de um “Especial Jornada”.
Futebol de Perdição: Bom programa de humor, embora transpareça algum trabalho “artesanal” (os vídeos não entram a horas, os painéis tem fotos de humoristas que só foram lá comer bolos, etc.) é sem dúvida um bom entretenimento de sexta-feira à noite. Destaque para o bom TPC de Pina. A rever as piadas ou considerações sobre o interior do futebol ou universo leonino. Não é muito agradável ouvir piadolas que desvalorizam os nossos activos, palpites sobre a novela Marco Silva, e o achincalhamento completo de empresas com contratos em vigor com o SCP e sócios do clube. Sendo o humor corrosivo e subversivo, que seja dirigido para atacar os rivais e não para comentar a actualidade do clube em momentos de dificuldade. Utilizem essa liberdade de expressão noutros espaços que não faltam (desde AG, blogs pessoais, etc).
Meu Sporting: Bom programa para ficarmos a conhecer mais sportinguistas e envolver mais os mesmos com o “espirito” do clube.
És a nossa fé: Bom espaço
Sporting Grande Jornal: Noticiário bem conseguido.
Sporting Notícias: Idem.
Fórum Leonino: Um bom programa para as tardes.
Especial Jornada: Um bom programa, com comentários de qualidade.
Nomes que brilham: Bom espaço de entrevistas e reconhecimento dos símbolos do clube.
Quarta à noite com Fernando Correia: Bom programa de entrevistas, útil para “variar” um pouco.
Topo da Tabela: Um programa bom para “encher chouriços”.
Garras de Fora: Um bom meio de fazer conhecer histórias do Universo Leonino. Sugiro a abolição dos “vencedores” (é desnecessário).
Visto daqui: Percebe-se a intenção de introduzir novos conteúdos: A caixa que limita a imagem é pessoalmente irritante e faz com que não costume assistir.
Transmissão dos jogos de futebol: É bom que passem em diferido, mas não vejo a necessidade de passar em directo o público. Além de poder criar momentos embaraçosos em maus resultados, pessoalmente não gostaria de ser filmado após mais um roubo do árbitro e espero que tal não suceda.
Outras questões/temas:
Destaque positivo para os bons relatos/comentários do Hóquei em Patins, Andebol e Futsal.
Tratamento das modalidades: Uma das grandes mais-valias da TV.
Bom tratamento do Futebol, Futsal, Hóquei, Andebol, Basquetebol, Ginástica, Modalidades de Combate.
Talvez seja de melhorar/dar mais destaque: Atletismo (posso estar equivocado, mas quando vencemos a medalha de Prata na Maratona de Nova York não foi abertura do Grande Jornal? Se foi as minhas desculpa) Bilhar (pq não passar uns jogos? No Eurosport tem audiências) e restantes modalidades.
Conferências de Imprensa: Dá a impressão que as perguntas não estão previamente combinadas, mas também dá a ideia de que ou a comunicação do Sporting não dá instruções ou alguém prefere agir como freelancer, portanto e para não me alongar nem me chatear, fico por aqui.
Tratamento das claques: Nota positiva para o tempo dispensado às mesmas. Nota negativa para o espaço demasiado grande de umas face a outras, nomeadamente em videoclips. Ou existe um tratamento por igual, ou então que o espaço de “publicidade” seja acordado através de uma tabela de tempo de acordo com um rácio minutos/membros.
Questões de fundo:
– Como articular a “respeitabilidade institucional” e um canal “catch all” com o “fight and resist”?
Lanço a ideia de se manter a estrutura actual com a introdução de um ou dois programas mais direccionados para o combate pela Verdade Desportiva. Ver propostas concretas.
Proponho também a criação de um Gabinete Secreto de contra propaganda, que possa colocar cá fora podres que o Sporting não pode directamente. É simples, abre-se uma conta no youtube, umas palavras, um apontar de ligações, etc.
-Como articular a necessidade de estabelecer um rumo e abarcar o pluralismo?
Antes de mais, vejamos a critica de alguns de que se tratará de uma “televisão venezuelana”. São residentes os comentadores Eduarda Proença de Carvalho (da lista de Carlos Severino) e Helder Amaral (apoiante de Couceiro). Participam também com certa regularidade Dias Ferreira (ex-candidato) e Rogério Alves (candidato de Godinho Lopes), que aliás foi ao programa sobre fundos obrigar-me a mudar de canal por estar a ouvir um advogado de defesa dos mesmos.
Descartada esta hipótese, é claro que tem que haver uma “linha” mínima, e para falar mal já bastam os Sportinguistas nos generalistas, aliás só peca é por falta de fight and resist…
Duvidas: Valerá a pena jogos de iniciados?
Propostas concretas (algumas podem ser “estupidas” ou inexequíveis) mas cada qual contribui como que pode/sabe:
. Criação de Canal youtube, que se possa fundir ou alimentar sinergias, com os vídeos históricos do SportingMemoria e eventualmente outras plataformas de apoio, que estando dispersas e atomizada perdem força. Com tudo centralizado poderíamos ter conteúdos Sporting TV, jogos históricos, jukebox no mesmo espaço e potencializar visualizações.
.Página Facebook: 40.00 likes. Pouca dinâmica de conteúdos. Passar a ter a grelha de programação do dia, todos os dias.
. Maior pluralismo nos convidados políticos. Convidando sportinguistas de bancadas parlamentares claramente sub-representadas, e mesmo de partidos sem assento parlamentar, pois além de ser uma questão de justiça, pois existem sportinguistas de todos os quadrantes políticos, também precisamos do maior nº de votos possível para as mudanças legislativas.
. Integração em novo site Sporting, com acesso através de Login Sócio da emissão em tempo real, caso não seja possível colocação de conteúdos. Aumento de vantagens para sócios sem Meo e Nos, aumento de visualizações do site, aumento da divulgação de conteúdos…
. Criação de um Arquivo Sporting TV, à imagem do RTP play. Pode ficar alojado no novo site, no facebook, no canal youtube, numa plataforma especifica, etc.
.Campanha dirigida para aumentar receitas publicidade, desde grandes empresas a PMEs que por um preço razoável possam ter o seu espaço publicitário. De certeza que existem centenas ou milhares de empresas que não tendo dinheiro para pub normal, por um preço em conta estejam interessados. Pode não ser muito, mas dinheiro é dinheiro e estamos em recuperação. Espaço publicitário: Quer publicitar a sua empresa na Sporting TV? Entre em contacto com…Preços em conta para sócios…
. Programa Museu Sporting: Uma peça emblemática por semana, onde se conta a história do clube a pretexto de uma Taça, uma camisola…No fim, relembrar os horários de visita e os preços. Mais dinheiro para o Museu Sporting.
.Abolição das capas do Correio da Manhã da revista de imprensa, ou no mínimo dos mínimos, deixar de destacar esse tabloide como o primeiro jornal a ser mencionado, como se fosse de referência!
.Maior aproveitamento das glórias ainda vivas, essenciais para a formação da mística verde e branca. Desaparecidas as referências dos anos 50, é fundamental colher ao máximo os ensinamentos e histórias das referências dos anos 60 em diante, para tal proponho concretamente, mais convidados como Pedro Gomes, Hilário, Carvalho, etc.
.Um novo programa de Fernando Correia, sobre a História do Sporting, em vários episódios. O Quarta à noite ficaria para personalidades (desanuviando um pouco) e criando os necessários laços com pessoas de referência nas suas actividades, e cumprindo a missão cívica de dar a conhecer e popularizar talentos ou entrevistar figuras interessantes. E este novo programa seria mais dedicado à História, p.exp. um campeonato por episódio, uma Taça de Portugal, história das diferentes sedes do clube, as referências dos anos 10, 20, 30, 40, 50, etc.
.Um programa pelo mesmo jornalista (sportinguista e que se dá muito bem com os nossos campeões dos anos 60) do excelente Memórias da Bola, da Burla TV. Tenho assistido a grandes reportagens sobre ex-jogadores. Porque não aproveitar que é do Sporting, que se enquadra, para fazer algo assim na nossa TV?
. Um programa semanal “Basta!” com Carlos Dolbeth. Onde se passa em revista todas as mentiras da CS em jornais, todas as tiradas tendenciosas nos relatos. Programa com e-mail para onde os sportinguistas podem denunciar os casos com links, vídeos, etc. Se mais ninguém tem coragem, temos que aproveitar o homem naquilo que ele é bom, que é conhecer os podres!
. Jornal Sporting e Sporting TV. Certos números torna-se irrelevante comprar o jornal para quem assiste regularmente a Sporting TV. Registo o esforço em tentar contrariar tal, com especiais, mas é uma questão a equacionar. Proponho a publicação das audiências no jornal Sporting e pensar-se em conteúdos exclusivos de jornal.
.Alinhar a nossa Grelha para combater o inimigo. Quantos mais a ver a Sporting TV, menos a ver os programas dos inimigos e vice-versa. Tomo como exemplo a grelha do Meo, a partir de Domingo 11 , onde às 22.00h começa o contragolpe, trio de ataque e play off. A competir temos o final do Sporting Grande Jornal, às 22.15 Sporting Reportagem, às 23.00h Futebol de Perdição. Segunda Dia Seguinte e Prolongamento às 22.30 e na Sporting TV o Fifa Bola de Ouro.Terça-Grande Área às 22.00h, Tempo Extra às 23.30 e às 22.00h o És a nossa fé, às 23. 00 especial jornada.Quarta Benfica Arouca na TVI, Sporting Famalicão repetição, 24.00h Fernando Correia.Quinta 443 vs sócios ao vivo.
Portanto, Proponho: Domingo é o maior ataque. Domingo tem que ser a maior resposta. Hora do Presidente sempre que possível à mesma hora, bem como entrevistas ao mesmo.
Segunda temos o EB para nos defender, não vale a pena estar a desperdiçar munições. Nos restantes dias, alinhar os programas de modo a infligir o máximo de danos ao inimigo.
Comunicação Presidencial: Boa. A 1000 a zero face aos anteriores, o que se repercute em melhorias gerais no clube evidentes. A melhorar: tiradas demasiado irónicas podem ser alvo mais fácil de deturpação. Manter o conteúdo polindo um pouco mais a forma.
Demasiada exposição e comunicados? Sim, mas com a atenuante que somos atacados de todos os lados e é preciso ir dando resposta.
Tarefas para a Comunicação contratada:
1- Melhorar a forma sem ceder um milimetro nos nossos conteúdos programáticos principistas.
2- Apresentar o Sporting como parte da solução (destacar a nossa postura propositiva ao Governo, CEuropeia, FIFA, UEFA)
3- Apresentar o Sporting como não estando isolado (destacar aliados internacionais, etc)
4- Apresentar Sporting como unido (descentralizando instrumentos comunicacionais mas sem que tal signifique anarquia ou qq tipo de perda de necessária centralização directiva)
5- Apresentar Sporting como vítima mas sem cair em “vitimismos” ou na caricatura do “calimero” (da comunicação social antagónica, dos roubos, etc.)
6- Furar o cerco da comunicação social. É inadmissivel a esmagadora maioria dos comentadores do Sporting serem anti-Direcção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Querem info, metam quem agente quer!!!!!!
7- Criar uma MAIORIA SOCIAL na opinião pública a favor da VERDADE DESPORTIVA.
8- Apresentar Sporting como “simultaneamente revolucionário e moderado”. O primeiro pq somos pioneiros e temos propostas, o segundo porque o radicalismo vem deb quem quer subverter o “belo jogo”.
SL
18 Fevereiro, 2015 at 21:49
“Por motivos de tempo, n vai poder ser mto elaborado” …
Estavas a gozar com a malta, não estavas?
18 Fevereiro, 2015 at 21:52
Se fosse elaborado o 7-1 fazia 3 paginas 😀
18 Fevereiro, 2015 at 21:55
Cá para mim o 7-1 anda de volta da auditoria, por isso é que nunca mais está cá fora.
18 Fevereiro, 2015 at 22:01
Será o nick 7-1 um disfarce do Bacelar Gouveia? 😛
18 Fevereiro, 2015 at 21:56
ehehe….toda a parte Sporting Tv foi só fazer “copiar colar” que já tinha escrito, o resto foi uma só rajada sem tar a ver erros e etc.
SL
18 Fevereiro, 2015 at 21:57
Um gajo que escreve isto, podiam ser 10 páginas que valeriam a pena:
“Maior aproveitamento das glórias ainda vivas, essenciais para a formação da mística verde e branca.”
18 Fevereiro, 2015 at 22:23
Ó Bruno, anda cá ler isto!!
Em relacao a manter respeitabilidade institucional sem descartar o Fight & Resist, é simples: oferecer um programa em que o clube se desmarca explicitamente de uma só ideologia, dando espaco a outras campanhas também – chamar-lhe “Voz dos Sportinguistas” por exemplo e tratar de vários temas.
Ou um espaco só dedicado aos blogues, que desse uma oportunidade a todos os mais populares, para ser minimamente democrático.
18 Fevereiro, 2015 at 21:54
Há um ponto importante neste tema da comunicação.
A interna … com os meios que temos, nunca é demais.
A externa … essa sim. Precisa de ser em menor quantidade e com maior qualidade.
Atenção. Não estou a dizer que são comunicados a mais com pouco conteúdo. Eu entendo-os, pq sinto na pele o constante ataque desse mesmo exterior.
Mas se o objectivo da comunicação externa é passar uma mensagem, temos de ser melhores. Há muita gente (inclusivé alguns sportinguistas, principalmente quem não anda no f&r) que já nem “lê” o conteúdo e o que retém é a forma como foi dito ou transmitido.
18 Fevereiro, 2015 at 22:07
Temos que ser específicos quando falamos em comunicar. Quais são as falhas? No veículo (conferência de imprensa, comunicado, fb, site, etc)? No conteúdo? Na frequência? Na forma/tom?
Eu vejo a entrada desta empresa como uma forma de “treinar” o presidente na vertente comunicacional. Aconselhá-lo na forma, no veículo adequado à importância de cada mensagem ou nos timings. Não creio que muito mais vá fazer. Talvez melhorar o site e outros veículos.
A meu ver, e mesmo não sabendo que funçòes vão executar, acho desnecessário. Um acessor de comunicação competente resolvia o assunto. Ou se calhr as alterações são mais profundas do que eu pensava…
18 Fevereiro, 2015 at 22:24
É isso que suspeito, que há aí qualquer coisa que nao saiu cá para fora.
18 Fevereiro, 2015 at 22:29
Em primeiro lugar, dá-me comichão o Bruno de Carvalho, aka Presidente do SCP, estar sempre a colocar “postes” na sua página do facebook. Sim, eu sei que até o Cavaco Presidente tem página, e deve ter bués de amigos, seguidores e tal, mas preferia que o Bruno de Carvalho se resguardasse mais, e a falar, não falasse o BdC, mas sim o presidente do Sporting.
Falta, como alguém referiu, um Manolo Vidal. Não pode ser o presidente a dar o peito às balas (houve tempos em que era o treinador a fazê-lo), pois desgasta a sua imagem. O Presidente tem de estar guardado para as grandes batalhas, para os grandes discursos.
Depois, há excesso de comunicados. Por tudo e por nada. E alguns, mal pensados e mal executados. Na mensagem, a forma conta tanto como o conteúdo, queiramos ou não aceitar. E muita da mensagem perde-se devido ao ruído que a acompanha. O exemplo da Sagres é elucidativo…
Mas este excesso de informação também se deve ao número de batalhas em que o clube está envolvido, nem que seja na figura do presidente. São muitas frentes, demasiadas; algumas dela podiam perfeitamente ser evitadas, ou pelo menos adiadas. Não deixa de ser curioso relembrar o caso Bruma, em que o outro lado semanalmente vinha “botar faladura” nos jornais e televisões, enquanto que do lado do Sporting nem um pio. No final foi o que foi. Hoje é o contrário, comenta-se tudo e mais alguma coisa, as palavras do presidente tornaram-se tão banais (porque fala muito) que acabaram por perder algum impacto.
Ou seja…
Pede-se uma comunicação mais contida, e com mais cuidado na sua elaboração.
18 Fevereiro, 2015 at 22:56
A comunicação é uma “coisa” estranha temos um emissor, a mensagem e o receptor, tudo simples portanto, ou não será assim? Quando a mensagem não atinge o receptor (como está a ser o caso da nossa comunicação externa) é preciso analisar todo o processo, é do emissor? do canal de comunicação? da mensagem em si? Sabemos que não é do receptor, porque o intuito da comunicação é exactamente atingir o receptor…então como se faz? É isso que as empresas como a agora contratada fazem, criar as condições para que o receptor (que neste caso até é hostil) receba a mensagem, seja mudando a frequencia, o canal, a forma, mas nunca a mensagem a passar (esperamos nós) e é isto que eu quero que esta empresa faça, quero que a mensagem do nosso presidente atinja o receptor, coisa que neste momento não está a acontecer por razões várias, se é o Inacio a falar mais e o presidente menos ou se lhe vão escrever os discursos e mudar as gravatas, não estou nem aí, quero que façam o trabalho para que foram contratados, passar a nossa mensagem, de resto quero lá saber, é o trabalho deles não é o nosso, o nosso como Sportinguistas é no minimo dar o beneficio da dúvida e não se esqueçam, para contratarem esta empresa é porque foi detectado um “erro” no sistema de comunicação externa do SCP que não está a ser eficiente e por isso necessita ser melhorado para atingir os seus fins passar a mensagem ao receptor!!!
Vou acabar como comecei, emissor-mensagem-receptor isto é tão fácil, ou não será?
SL
18 Fevereiro, 2015 at 23:02
Vejo por ai escrito q o presidente fala de mais e q escreve comunicados/ ou facebooks a mais.
So faço uma “pequena” perguntinha:
– Todos eles tinham razao de ser nao tinham?
A bagunça e constante pontapé no Sporting era de tal ordem que qd alguem começa a ripostar fica td com a ideia de q o homem é o John Rambo de Alvalade…
Querem uma pequena coisa , sintomática, que mexeu comigo na altura e, parecendo que é um nada, é um a amesquinhar da marca e instituiçao Sporting?
Na famosa serie Morangos Com Açucar, a determinada altura andava-se ali numa cena em que os protagonistas ou se dividiam pelo vermelho Benfica ou pelo azul Porto….Cade o Sporting? Nao ha…
E alguem diz…ah era de fazer um comunicado ou 1 facebook com isso??
Eu digo …SIM!! Eu cm sportinguista senti um murro, pois tavam a pisar o meu clube e, na altura, os idiotas que tavam no Sporting nada fizeram…
Pergunto: Qts miudos se desviaram de serem adeptos do Sporting por causa de programas de TV onde se bipolariza entre azul e vermelho?
Não esquecer que os miudos de hoje sao os Homens de amanha….se nao preservarmos a sobrevivencia da base de apoio do Sporting, ai e que temos o definhamento do clube…
Quem nao perceber que a guerra ao Sporting e total esta a dormir!!!
18 Fevereiro, 2015 at 23:16
Isso
19 Fevereiro, 2015 at 0:06
Acho que não seria má ideia “comunicar” também vídeos como aquele que deixo no fim destas linhas.
É uma compilação das primeiras 14 jornadas, com os “golpes” principais do “arrastão” a que chamam “colo” (alguns poderão já ter visto, não sei).
Mas era capaz de oferecer uma viagem com destino à escolha, se alguém me arranjasse um video com 14 jornadas seguidas em que um clube português tenha sido mais “arrastado” que este.
#fartodavilanagem
https://www.youtube.com/watch?v=I1lhpK3OvIg
19 Fevereiro, 2015 at 0:48
Isso também
19 Fevereiro, 2015 at 0:43
Ja li o nome de Manolo Vidal varias vezes neste post no sentido de precisarmos “de um” assim.
Meus caros, quem fez Manolo Vidal a seguir quebrou o molde porque Homens assim contam-se pelos dedos de uma mão.
O Inácio tem a sua competência e a sua maneira de estar mas nunca será igual
19 Fevereiro, 2015 at 1:02
Concordo inteiramente, ainda me lembro da resposta dele que calou o pinto da fruta mais de um mês (na altura que ele botava faladura a torto e direito) o PC disse que “não ligava a pronuncias espanholas” (o Manolo Vidal era galego) ao que o MV lhe respondeu “mais vale pronuncia espanhola que siciliana” o que eu me ri, eu e o país todo e o Pintinho por uma vez meteu a viola no saco e ala que se faz tarde que estas paragens fazem-me mal.
Vi-o e cumprimentei-o duas vezes, quem o conhecia bem e privava com ele era o meu sogro, falta no entanto outro “grande” aí, menos conhecido mas grande Sportinguista que era a muleta do Manolo era o José Manuel Torcato e já agora o José Dias
Abraço e SL
19 Fevereiro, 2015 at 1:03
Concordo inteiramente, ainda me lembro da resposta dele que calou o pinto da fruta mais de um mês (na altura que ele botava faladura a torto e direito) o PC disse que “não ligava a pronuncias espanholas” (o Manolo Vidal era galego) ao que o MV lhe respondeu “mais vale pronuncia espanhola que siciliana” o que eu me ri, eu e o país todo e o Pintinho por uma vez meteu a viola no saco e ala que se faz tarde que estas paragens fazem-me mal.
Vi-o e cumprimentei-o duas vezes, quem o conhecia bem e privava com ele era o meu sogro, falta no entanto outro “grande” aí, menos conhecido mas grande Sportinguista que era a muleta do Manolo era o José Manuel Torcato e já agora o José Dias
Abraço e SL
19 Fevereiro, 2015 at 1:04
Concordo inteiramente, ainda me lembro da resposta dele que calou o pinto da fruta mais de um mês (na altura que ele botava faladura a torto e direito) o PC disse que “não ligava a pronuncias espanholas” (o Manolo Vidal era galego) ao que o MV lhe respondeu “mais vale pronuncia espanhola que siciliana” o que eu me ri, eu e o país todo e o Pintinho por uma vez meteu a viola no saco e ala que se faz tarde que estas paragens fazem-me mal.
Vi-o e cumprimentei-o duas vezes, quem o conhecia bem e privava com ele era o meu sogro, falta no entanto outro “grande” aí, menos conhecido mas grande Sportinguista que era a muleta do Manolo era o José Manuel Torcato e já agora o José Dias
Abraço e SL
19 Fevereiro, 2015 at 1:10
Não tenho palavras para adjectivar um Sportinguista que todos deveríamos aspirar a ser.
Uma vida ao serviço do Sporting. Não nos deixou sem dizer com todas as letras que o Duque era um aldrabão.
Abr e SL
19 Fevereiro, 2015 at 1:17
Fora o que disse do “simãozinho”….
19 Fevereiro, 2015 at 1:06
Concordo inteiramente, ainda me lembro da resposta dele que calou o pinto da fruta mais de um mês (na altura que ele botava faladura a torto e direito) o PC disse que “não ligava a pronuncias espanholas” (o Manolo Vidal era galego) ao que o MV lhe respondeu “mais vale pronuncia espanhola que siciliana” o que eu me ri, eu e o país todo e o Pintinho por uma vez meteu a viola no saco e ala que se faz tarde que estas paragens fazem-me mal. A propósito fomos campeões nesse ano…
Vi-o e cumprimentei-o duas vezes, quem o conhecia bem e privava com ele era o meu sogro, falta no entanto outro “grande” aí, menos conhecido mas grande Sportinguista que era a muleta do Manolo era o José Manuel Torcato e já agora o José Dias
Abraço e SL
19 Fevereiro, 2015 at 1:08
Desculpem problemas com as postagens, o último é que está completo
SL
19 Fevereiro, 2015 at 10:23
Peçam ao Presidente para fazer um comunicado sobre mais uma justiça do futebol português.
Enquanto o porto jogou na 6ª feira em casa frente ao Guimarães, volta a jogar na 4ª feira para a champions, e agora só volta a jogar 2ª feira, o nosso Sporting jogou sábado, 5ª e domingo.
Os tempos de descanso bem contados vão fazer diferença no clássico que se aproxima!
19 Fevereiro, 2015 at 12:34
Concordo com grande parte do texto. É preciso respirar fundo e saber gerir os silêncios. Mas comunicar também é saber desinformar.