Há muito tempo que acompanhamos o seu progresso, aliás o dono aqui do tasco é um enorme fã. Vibrámos com a sua curta carreira e esperámos ansiosamente para que terminasse o seu percurso como homem e jogador. Iuri Medeiros é apenas um “puto” de 20 anos, que por acaso está no nosso clube há 11. Pode até ser apenas um açoriano com um pé esquerdo engraçado mas, para já, será talvez o mais bem preparado jovem a integrar os trabalhos da equipa principal já na próxima temporada. E se é verdade que não devemos endeusar jovens como se fossem futuros bolas de ouro também é verdade que não sentir alguma expectativa exagerada por um dos nossos jovens não é ser verdadeiro sportinguista.
Iuri tem uma visão de jogo incrível, capacidade de jogar em velocidade, é excelente bolas paradas e até assume o centro do ataque sem qualquer problema. Actua na ala ou a 10 puro, joga de cabeça levantada, sempre, procura o passe mais simples, abre sempre mais uma linha, tudo aquilo com um drible desconcertante, onde quando parece que a bola lhe vai fugir arranca em alta velocidade. E, para além de tudo isto, tem aquele toque que parece dos predestinados, uma pinta de craque e jogador calibrado para grandes palcos que poucos têm.
Não há que negar, Iuri estagnou completamente na equipa B. Aquela preponderância que assumia na época anterior transformou-se numa displicência enervante numa desmotivação evidente. Confesso que desconheço se teve problemas com algum treinador ou colega, mas parecia óbvio que estava farto dos trabalhos na equipa B, até ao ponto de ficar no banco, mesmo sendo o melhor jogador. O empréstimo ao Arouca poderia ter sido a pior opção possível. O futebol não é propriamente apelativo, apesar de melhor que muitas das equipas que lutam para não descer. O treinador tem aquela carinha de dragão com a mania da perseguição, que nunca se chateia de chorar um bocadinho no fim. Mas, a verdade é que Pedro Emanuel tem conseguido potenciar um tecnicista puro como Iuri, sem o obrigar a vestir o fato de macaco.
Hoje, o nosso futuro camisola 10 actua descomplexado, corre o campo com imensa confiança. Não são apenas os golos e as assistências, é o facto de cada vez mais se distinguir como melhor jogador dos homens de amarelo. O crescimento é notório, tal como foi com João Mário a época passada, e o nosso jovem não pára de referir que o objectivo é actuar com a camisola do Sporting, na Primeira Liga, para o ano. Uma vontade mais vincada e à qual tem de se agarrar para cumprir aquilo que parece óbvio.
Iuri vai completar mais oito jogos na Liga. Esperemos que com muitos golos e com muitos pontos garantidos ao Arouca. Esperemos que assuma cada vez mais o seu futebol ,que tem tudo para vir a apaixonar milhares dentro de uns meses. A sua formação, para o bem e para o mal, está mais que completa. Agora é ter paciência, dar-lhe tempo e esperar que já em Agosto nos deslumbre com a verde e branca.
Ps: Uma palavra também para Esgaio. A actuar a lateral foi considerado o terceiro melhor jovem da Liga, com prestações muito boas e esteio da recuperação da Briosa.
24 Março, 2015 at 10:24
Para o ano o mais provável é não termos Nani. Não se pode pedir ao Iuri que o faça esquecer? Ou pode? 🙂
Na lateral direita cada vez mais vejo que a venda do passe do Cédric no final da época seria um excelente negócio para nós…
Z
24 Março, 2015 at 10:27
Há um Iuri com pouca vontade … e um Iuri com muita vontade.
O Iuri com pouca vontade estagnou … fruto até de alguns fatores, como por exemplo a vinda de jogadores estrangeitos para a equipa B. Na minha opinião mexeu claramente com ele.
E o Iuri com muita vontade que vai ser um caso sério. Tem tudo. Os jogos que vi dele ao vivo, a forma como mexe na bola …
A classe é inegável, a qualidade é imensa … haja motivação.
Cabe-nos tb a nós (clube) dar a tão merecida oportunidade e pelo que parece, estará na pré-época.
24 Março, 2015 at 10:36
Iuri tem um pé esquerdo “mágico”, mas a cabecinha não é o forte…
Iuri para “render” o que sabe precisa de sentir-se “acarinhado” / “mimado”…. de se sentir um pouco “estrela”…
Mas lá está….uma Equipa é um Grupo de mais de 20 jogadores em que cada um tem a sua personalidade e por isso cada um tem que receber “tratamento à medida”.
A ida para Arouca…. uma realidade muitissimo pior que a nossa…. só fez bem ao Iuri pois fê-lo sair da zona de conforto e de “mimo”…. indo para uma equipa onde mais que talento precisava também de “lutar” e “arregaçar as mangas” e é isso que Iuri tem feito e espero que continue a fazer até ao final da época.
Na próxima época espero vê-lo com esta atitude com a verde e branca, pois talento é coisa que não falta ao Iuri!
Se será a chave de todos os problemas? Claro que não…. mas certamente será um elemento para crescer muito ao longo da época, um pouco à semelhança do que o João Mário tem vindo a fazer esta época.
E no final…ganhamos Nós! Ganha o Sporting Clube de Portugal
24 Março, 2015 at 10:43
Ricardo, o Iuri tem uma história de vida bastante complicada.
Como dizes se for devidamente acompanhado/acarinhado, vai dar craque! Não tenho a menor dúvida, tem um potencial incrível…
24 Março, 2015 at 10:55
Por isso mesmo escrevi isto:
“Mas lá está….uma Equipa é um Grupo de mais de 20 jogadores em que cada um tem a sua personalidade e por isso cada um tem que receber “tratamento à medida”. ”
Estamos a falar de pessoas e por isso quem disser (o que não é o teu caso) que todas têm que ser tratadas de forma igual…. não percebe nada de Gestão de Pessoas —-> Ora aqui está um ponto em que o nosso Presidente percebeu o erro e já corrigiu.
Por Iuri ter uma história muita particular…. e um talento inegável….cabe-nos a nós Sporting saber criar as condições para potenciar esse talento que seria um crime perder-se.
24 Março, 2015 at 10:59
Completamente de acordo!
24 Março, 2015 at 11:11
Sem dúvida.
As empresas são feitas de pessoas e se estiverem motivadas rendem muito mais. Agora, saber motivar cada uma delas, consoante as suas personalidades … faz a diferença nos grandes gestores.
Nos clubes é parecido. Não igual.
Mas é fundamental conheceres a personalidade de cada um (questões técnicas e tácticas à parte) para tirares dali o maior rendimento possível. Ganham todos.
E nisso … Mourinho é tão bom …
24 Março, 2015 at 10:31
Ainda ontem falava do puto.
Este emprestimo ao Arouca podera ter sido o melhor para a sua carreira.
Para que perca algumas manias e perceba que, por mais talento que tenha, se nao trabalhar com afinco poderà acabar num Arouca desta vida… em definitivo.
Deposito muita fé naquele pé esquerdo.
Muito temos falado (e com razao) em Gauld mas este menino, em talento, nao fica atras de ninguem! Que saiba aproveitar a sua oportunidade que nós cà estaremos para o apoiar.
24 Março, 2015 at 10:36
se duvidas tivessemos acho que lhe esta a fazer super bem este emprestimo ao Arouca … cresceu nota se com mais vontade mais focado !!!!!!!!! para o ano temos um menino mais crescido mais maduro mais focado e principalemente mais motivado e com mais experiencia !!!!!!!!
24 Março, 2015 at 11:13
Os empréstimos a clubes desta dimensão têm uma mais valia tremenda (em contraste com o facto de jogares de forma diferente, menos posse de bola, etc).
A mais valia são as condições e a estrutura onde é inserido. Dá que pensar e fá-los dar tudo para voltar ao nosso Sporting.
24 Março, 2015 at 11:36
e não só …. eles sempre foram apaparicados na academia tem tudo feitinho e a sua disposição …ali teve provavelmente de ir viver sozinho ( ou com a namorado vai casar em Maio ) aprender a ser independente … aprender a ser responsavel !!! isto fa lo crescer sem duvida !!!! alias jogar num clube em que vais ser mais um …e não o menino da academia e esta a notar se ve se o desenvolvimento !!!
24 Março, 2015 at 11:37
namorada 🙂 nao façam filmes fui eu que me enganei !!!!
24 Março, 2015 at 12:21
lol
Essa é outra. Não é líquido, mas constituir família traz mais responsabilidade 🙂
24 Março, 2015 at 13:41
exato casadinho e sossegadinho em casa …já nao precisa de andar na rua a engatar ahahahhahah !
24 Março, 2015 at 10:39
O Iuri é um talento puro. Pé esquerdo fabuloso, é inteligente, tem visão de jogo. Coloca a bola onde quer. Tem grande poder de desiquilibrio.
Tb vale a pena ver o golo que marcou (curiosamente de pé direito) há poucas semanas ao benfica.
Vendam o Capel e arranjem um lugar na A para o Iuri. Contem com ele na próxima época!!
Ps- O Esgaio tem jogado a lateral direito na Académica e tem sido dos melhores em campo. Sai a jogar muito bem, tem de crescer defensivamente. Ainda não perdeu nenhum jogo em Coimbra. Com esta indefinição do Cédric…
24 Março, 2015 at 10:40
Grande post! E mais do que merecido.
Como já foi tudo dito, só quero acrescentar isto: Iuri tem de ser acarinhado. É daqueles jogadores, à semelhança do Nani, que precisa que as coisas lhe saiam bem para embalar durante o jogo. Quando isso não acontece vemos a outra face do açoriano: displicência, individualismo e frustração. Algo que é perfeitamente normal nos craques (CR7, com 3 Bolas de Ouro e 30 anos ainda tem resquícios dessa faceta) O desafio do treinador é explicar-lhe que, mesmo não decidindo com golos ou assistências, tem de ser um jogador de equipa e tem de ser intenso. Algo que, por exemplo, Gauld já é.
O melhor elogio que lhe posso fazer é que, para mim, o lugar de extremo direito suplente de Carrillo é dele. Acho que o ideal para a sua evolução é, para já, encostá-lo à direita como, por exemplo, o Barça fez com Messi no início. Menor complexidade de funções ofensivas e defensivas (sem bola, apenas acompanhar o lateral, com bola, liberdade para ganhar a linha ou entrar pelo meio) e, consequentemente, maior liberdade criativa.
24 Março, 2015 at 11:18
São estilos e até culturas diferentes.
Qd falas de Gauld (nem sequer um tique de vedeta), arrisco a dizer que é uma certeza.
Qd falamos de Iuri, é como dizes. Há que acarinhá-los, motivá-lo … mas atenção. Iuri tem de fazer o papel dele. Infelizmente, há muitos exemplos de jogadores com classe e potencial que passaram ao lado de uma grande carreira.
Muito interessante vai ser a nossa pré-epoca.
24 Março, 2015 at 11:49
o Gauld tem tudo para ser o nosso Xherdan Shaqiri
24 Março, 2015 at 11:55
Shaquiri? Naaaa…o gajo é mais rápido e potente. Gauld é da estirpe dos cerebrais. David Silva.
24 Março, 2015 at 11:57
ok, a aposta está feita 😉
24 Março, 2015 at 13:07
Modric.
24 Março, 2015 at 14:03
Iniesta??
24 Março, 2015 at 14:14
Iniesta já temos um e chama se Mário
24 Março, 2015 at 15:16
Don Mario.
24 Março, 2015 at 10:42
…e já que falamos em laterais direitos… O MS subiria e muito na minha consideração se conseguisse transformar o Lopes num jogador consistente e menos impetuoso. Ficavamos a ganhar tanto…
Z
24 Março, 2015 at 10:47
Já sigo a carreira deste menino há muito tempo.
Pelo que tinha visto, sempre pensei que fosse o primeiro a explodir daquela fornada mágica que tinha jovens como Bruma, Dier, João Teixeira, Betinho, etc…
É um 10. Magia e visão de jogo.
E canhoto. Como os melhores.
SL
24 Março, 2015 at 10:59
“Leões” mostram-se aos adeptos na sexta-feira
O Sporting vai realizar na sexta-feira um treino no Estádio de Alvalade aberto a todos os sócios e adeptos, com início marcado para as 9 horas.
Devido aos compromissos das seleções, não há duelos competitivos no fim-de-semana.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/03/24/leoes-mostram-se-aos-adeptos-na-sexta-feira
24 Março, 2015 at 12:57
#Euvouláestar
24 Março, 2015 at 11:02
jogador da bola é composto por:
– cabeça
– cojones
– pés
Os pés servem para chutar a bola na direcção certa (é o mais fácil)
A cabeça serve para controlar os pés, mas também para tomar decisões dentro de campo e fora dele
Os ditos (túbaros, balls,…) devem estar em stand by, e entram em acção em caso de emergência: quando os pés são criticados, e a cabeça anda à nora devido ao volume dos assobios ou à quantidade de propostas milionárias.
Terá o Iuri estas três características?
24 Março, 2015 at 11:11
Diria que tem excelentes pés, alguma cabeça e um colhão. A cabeça, porque ainda é novo, vai evoluir. O segundo colhão nascerá quando entrar na equipa principal do Sporting e apanhar um treinador que lhe afague e lhe dê umas ensaboadelas (ao ego, não aos tomates. Nesses terá de se safar sozinho)
24 Março, 2015 at 11:25
O problema nessas jovens vedetas (em todos os desportos) é que pensam que o talento por si só chega. E como se habituaram a ser os maiores lá da rua deles, quando chegam ao bairro do vizinho… lixam-se.
A dicotomia Quaresma/Ronaldo é um excelente exemplo. Talento puro semelhante, o resto… é o que é.
Depois há aqueles que se estão borrifando se as coisas correm bem ou mal (tipo Dani) por diferentes razões… ou porque vêem no futebol apenas um emprego e um salário, ou porque se acomodam, ou porque nãoo têm vontade.
24 Março, 2015 at 12:44
Tas enganado em “talento” puro o quaresma era superior ao CR7 só que este último tinha uma característica muito importante VONTADE E AMBIÇÃO…..
24 Março, 2015 at 13:50
+1
Ainda hoje Cristiano quer sempre mais e melhor!
É um Trabalhador “a sério”!
24 Março, 2015 at 11:31
E por falar nisso
https://www.youtube.com/watch?v=vh6JglfPIY4
24 Março, 2015 at 14:12
…(ao ego, não aos tomates. Nesses terá de se safar sozinho)..
o q eu me ri com isto!!!!
SL
24 Março, 2015 at 12:23
O Jardel usava a cabeça para chutar.
24 Março, 2015 at 12:52
e mesmo para mais nada…
25 Março, 2015 at 0:02
Para snifar!
É aí que está o nariz 🙂
24 Março, 2015 at 11:07
Isto é uma angustia … o que vamos nós fazer a tantos jogadores desta qualidade.
Como vamos nós colocar todos a jogar. Como arranjamos nós lugar para todos.
24 Março, 2015 at 11:15
Como? Facílimo. Com um treinador com tomates para dizer ao presidente: “Presi, este ano só preciso de um ponta de lança dos fodidos”. O resto temos cá em casa.
24 Março, 2015 at 11:21
Like!!
24 Março, 2015 at 11:24
É isso mesmo 😀
Assim em vez de se gastar milhões em meia duzia de jogadores podemos concentrar os recursos e comprar mais caro mas potencialmente também melhor qualidade
24 Março, 2015 at 11:26
Mais “talentos” a “apostas futuras”, não obrigado.
Precisamos de um ou dois gajos, apenas e só. Mas daqueles que passem no teste do algodão.
Isto mesmo considerando que percamos 1/2 elementos chave (Nani e William)
24 Março, 2015 at 11:38
Exacto. Também é preciso haver alguma criatividade na construção de soluções. Por exemplo:
1) Se William sair, podemos contratar um substituto? Podemos. Mas também podemos usar um duplo pivot com Adrien e João Mário, substituídos por Rosell e Wallyson. E ainda há o Slavchev que pode e deve ser novamente avaliado.
2) Se Nani sair, podemos contratar um extremo? Podemos. Mas também podemos apostar no Mané que é só o jogador mais produtivo que temos no rácio decisões/minutos jogados.
3) Podemos contratar um nr.10? Podemos. Mas também podemos entregar a batuta a Montero, com Gauld e mesmo Iuri prontos para o substituir
4) Se Cédric sair, podemos contratar um lateral? Podemos. Mas também podemos entregar o lugar ao Miguel Lopes e estabelecer o Esgaio como suplente. E ainda há André Geraldes.
5) Se Jefferson sair, podemos contratar um lateral? Podemos. Mas também podemos apostar no Jonathan e promover o Mica Pinto. E ainda há André Geraldes.
6) Se Slimani sair, podemos contratar um PL com as mesmas características? Podemos e devemos. Mas não nos esqueçamos de Rubio e Tanaka.
Enfim, como tu dizes, em termos de necessidades urgentes, só vejo uma. O Ponta de Lança.
24 Março, 2015 at 11:47
Yep, concordo
24 Março, 2015 at 11:49
Fds, Sá é isto completamente! Alguém mostre este post e esta caixa de comentários à direção e à equipa técnica! Cherba e Miguel Cotovio vamos a isso! 😉
24 Março, 2015 at 12:22
Foda-se, faz chegar isso mesmo ao Presi e ao MS.
É a vontade de todos os Sportinguistas.
24 Março, 2015 at 12:28
Gosto do duplo pivot com Gauld à frente.
Mas metia era o montero nas férias a fazer de trinco, treino intensivo. 🙂
Assim, com bola seria um 10 e a marcar golos … até livres ele bate … e sem bola teria outra intensidade. Tipo JM.
24 Março, 2015 at 12:37
Já encaminhei esta posta soberba do Sá para o Presi 😉
24 Março, 2015 at 12:50
Brilhante Sá, só não concordo com o mané como extremo, ele precisa de baliza, quanto mais longe estiver dela pior joga, não centra bem e decide muitas vezes mal, mas ponham-no a jogar de frente para o “golo” e temos um caso sério, tão serio que tal como dizes em termos de racio minutos/eficácia não tem pai, nem no SCP nem em Portugal…
Abraço
24 Março, 2015 at 11:28
ahah mas eles são mais do que onze 🙂 são às dezenas Sá 🙂
24 Março, 2015 at 11:30
+1.
Mesmo com a venda previsível de Capel, A. Martins.
E com as eventuais vendas de Cedric e Slimani (e caso saiam estes 2 tentava ao maximo manter o William por mais uma época).
Só seria necessário reforçar a frente de ataque com um PL.
Na eventualidade de também sair o Carrillo (e não conseguirmos novo empréstimo do Nani), também tentaria contratar um extremo mais experiente.
24 Março, 2015 at 12:25
Isso é agenda, um treinador com empresário da Doyen pedir um jogador.
🙂
24 Março, 2015 at 14:14
supoes entao que o superslim da o fora,certo…!caso contrario tbm temos em casa!
24 Março, 2015 at 11:12
Merece a pré-época pelo menos, mas como ele existem mais uns 4 ou 5. Grandes e saudáveis dores de cabeça.
PS: por acaso sempre fui um dos que não gostava de ver o Esgaio a lateral direito. Vamos ver. O Cedric está armado em vedeta, mas com ML, Geraldes ou mesmo Esgaio, temos a LD bem entregue.
24 Março, 2015 at 11:22
Vamos esperar que o Iuri consiga dar o salto, será sempre um bom problema para qualquer treinador ter grandes jogadores no plantel.
É também mais uma lição para a estrutura do clube, menos jogadores na B e mais a rodar, estes exemplos de Iuri e Esgaio, como o ano passado o do João Mário mostram que o caminho será não meter os ovos todos no mesmo cesto, uns na B e outros emprestados na primeira liga.
Só mais um pormenor: “O treinador tem aquela carinha de dragão com a mania da perseguição, que nunca se chateia de chorar um bocadinho no fim.” de recordar que teve a formação com o major naquele boavista que batia em tudo o que mexia, até na própria sombra 😀
24 Março, 2015 at 11:32
Por acaso acho que os empréstimos apenas a partir de Janeiro até está a correr bem.
Não sei até se não será essa a ideia base da B. Um pouco caótica no principio da época, com as entradas e subidas , mas arrumadinha a acabar na segunda metade da época.
Para mim os jogadores emprestados já estão na pré-época.
24 Março, 2015 at 12:31
Tb acho e ainda bem que há esta flexibilidade. Ou seja … a primeira parte da epoca não foi boa na B … pelo menos faz-se qq coisa.
E sim … uma B com menos jogadores … se lhes queremos dar minutos, se os queremos chamar mais à A … menos jogadores na B. É apenas uma competição, não há necessidade de plantéis muito longos.
Em ultimo caso, por extrema necessidade … temos de sobra na A (a precisar de minutos) ou até oportunidades para juniores, que só os motivará.
24 Março, 2015 at 11:31
off
Foram convocados mais 11 jogadores para o jogo da selecção com Cabo Verde e um é do Sporting.
Mas há aqui umas “pérolas” que só me dá vontade de rir, apesar da tristeza que é.
Começando pelo….
Guarda-redes: Marafona (Moreirense)
Defeas: André Almeida (Benfica), André Pinto (Sp. Braga), Tiago Pinto (Rio Ave)
Médios: Adrien (Sporting), André André (V. Guimarães); Danilo Pereira (Maritimo) e Pizzi (Benfica)
E acabando nos…
Avançados: Lucas João (Nacional), Rui Fonte (Belenenses) e Ukra (Rio Ave)
Siga a banda (da falta de vergonha)
24 Março, 2015 at 11:33
Tens razão, o Adrien nãao deveria ter sido convocado.
De resto, pouco a apontar.
24 Março, 2015 at 11:37
o Adrien não devia ter sido convocado?
e do resto, pouco a apontar?
és tu, Mendes?
24 Março, 2015 at 11:41
O Adrien precisa de descansar, e não de ir brincar para a selecção
(SuperLeao endorses this message)
A ideia do particular é testar tipos que não sejam opções habituais, o que não é o caso do Adrien. Essa lista são só mancos? Tirando os “seleccionáveis” e os sub-21 (a preparar uma prova importante) há assim muito melhor?
24 Março, 2015 at 12:25
Teríamos melhores opções, certamente, se não fosse este o critério.
“Fernando Santos optou por chamar apenas jogadores da Liga
EXPLICA CRITÉRIOS DA CHAMADA DE ONZE JOGADORES
Terça-Feira, 24 março de 2015 | 11:59”
Tens uma convocatória inicial, na equipa A, com 9 defesas e apenas 5 médios.
Depois, 3 dos defesas são laterais esquerdos, sendo que está lá o Eliseu, mas não está o Raphael Guerreiro (Lorient), nem na 1ª convocatória nem nesta para o jogo de Cabo Verde.
Se há muito melhor? Não sei, mas se calhar o Carriço ou o Miguel Veloso não faziam pior.
24 Março, 2015 at 11:34
Isto é o quê? O que é o que o Adrien está ali a fazer?
24 Março, 2015 at 11:34
Sendo um jogo de treino onde vão jogar os que não têm lugar na selecção, não me parece muito má escolha. Uma equipa destas, os reservas das quinas, até me parece uma iniciativa interessante.
24 Março, 2015 at 11:33
Eu sou um grande fã do Iuri. Quando o seu nome começou a ser ventilado como uma das grandes promessas da nossa formação confesso que inicialmente torci o nariz, depois de ter visto algumas actuações. Lembro-me daquele jogo disputado em Angola, num jogo promovido pelo Godo para um encaixe de 300 mil aéreos. A equipa era orientada pelo Domingos Paciência e nesse jogo, o Sporting saiu desprestigiado. Seguiu-se mais um jogo, conta a Oliveirense. A equipa B contava com o Bruma, Llori, Tobias… e entrou a perder para a 2ª Liga.
No entanto, com o passar do tempo, a minha opinião mudou radicalmente. Na sua segunda época pela equipa B fiquei maravilhado com o seu futebol. Dono de um pé esquerdo fabuloso. Jogador inteligentíssimo de remate fulminante. Quem não se lembra de alguns golões pela equipa B do SCP? Remates letais de fora-da-área que só pararam no fundo das redes. Vi-o novamente pela equipa B em OAZ e fiquei deliciado. Nesse jogo fez duas assistências e marcou um golo. Vi-o também a lutar como um guerreiro num piso difícil.
Estive com ele num jantar convívio Rugidos de Leão e desejei-lhe toda a sorte do mundo. A seu lado estava um sorridente Mané, a quem também lhe enderecei as maiores felicidades. Disse-lhes ainda que eles iriam ser parte integrante da nova geração dos 5 Violinos. A Quinta dos Carvalhos. A mesa era ainda composta pelo Adrien, Marcelo, Salomão, Wilson Eduardo, Cédric… mas foram aqueles dois a quem me dirigi orgulhoso.
24 Março, 2015 at 11:40
O Iuri precisava era de jogar numa equipa composta pelo Nani, e outros craques. Para aprender. Apanhar as tais ensaboadelas e pissadas dos mais velhos. Uma referência como Nani para lhe transmitir uma visão madura da vida de futebolista.
24 Março, 2015 at 11:43
De Fran acredito que o próximo ano será tb o do Mané (independentemente de curtir que o Carrillo renovasse). Não jogando muito tempo (não é claramente titular) já tem 7 golinhos esta época…
24 Março, 2015 at 11:37
Confesso que não sou grande conhecedor do futebol de Iuri, mas pelo que tem apresentado no Arouca parece ser um jogador talentoso (imagine-se que até já tem mais golos…que capel). Como todos os outros tem de trabalhar e “saber” esperar.
Se será opção para a próxima época…logo se verá.
Continuando a falar de miudos, dei uma olhadela no jogo dos B no domingo e parece que talento não falta…mas reparei também em muitos tiques de vedeta na maior parte deles. E se há coisa que me irrita é miudos de 20 anos com essa atuitude. Por exemplo, o Matheu Pereira entrou na 2ª parte e parecia completamente desligado do jogo. A rever!!
24 Março, 2015 at 19:15
O que há para não gostar no Iuri? Talento, capacidade de passe, visão de jogo, drible.
Isto para mim é quase como dizer que não gostas de futebol.
24 Março, 2015 at 20:02
O Matheus Pereira também jogou na véspera pelos juniores.
E ao que consta, fez um jogão.
https://www.youtube.com/watch?v=4JbwLglh33M
24 Março, 2015 at 11:37
Sempre que se fala do Iuri os croquetes soltam logo a teoria de que o Gauld lhe está a tirar o lugar.
Porque será que tanta gente acha que para o Sporting é um problema ter excesso de talento?
24 Março, 2015 at 11:53
porque dava jeito poder dizer que esta direcção tinha morto a aposta na formação 😉
24 Março, 2015 at 12:37
Pq essa gente não é do Sporting e nos seus clubes o talento não se cria, compra-se.
24 Março, 2015 at 13:02
Foste ler mais para Norte?
24 Março, 2015 at 18:47
Esse nortenho é um dos mais irritantes repetidores do disparate: “temos demasiado bons jogadores”, “há excesso de talento na Academia”: “olhem que Cristiano Ronaldo só é o que é, porque não o deixavam estar na equipa do Quaresma para não desmoralizar”.
Não há paciencia. Ao menos que inventem argumentos lógicos.
24 Março, 2015 at 11:38
Este sim, só não dá jogador se não quiser. Incrível a qualidade que tem naquele pé esquerdo e o poder de decisão que já mostra (aquelas duas últimas assistências não enganam).
O meu único “problema” é a sua posição. Parece me que o Iuri é outro jogador na linha de Mané ou até Gelson (o próximo na lista), vão sempre render muito mais no meio do encostados à linha. Este “problema” só existe porque no nosso sistema actual (que para o ano devia mudar caso William saia, mas isto são conversas para mais tarde), os extremos têm que ser muito potentes, com facilidade em ganhar a linha de fundo (não à Capel obviamente) e com mais presença na área, com golo.
Não quer isto dizer que não ache que não deva estar no plantel para o ano, até já vai é tarde.
24 Março, 2015 at 19:13
Porra, se há jogador que tem tudo para ser um extremo puro é o Gelson.
24 Março, 2015 at 23:10
Isso mesmo eu ia falar da posição estes “extremos” que temos (e são todos muito bons) não são bem extremos nem bem 10, nem bem 9, são avancados/médios ofensivos e bons, muito bons, agora depende do treinador aplicar um sistema que os rentabilize….sabem quem gosta desse tipo de jogadores? O Jasus é verdade por incrível que pareça
24 Março, 2015 at 11:49
Lembro-me perfeitamente dele no Torneio Lopes da Silva, no Jamor em 2008. Também participei, infelizmente não coincidi em jogar contra a Selecção de Lisboa. Já tinha ouvido falar maravilhas dele e efectivamente confirmei essas maravilhas ao vivo e a cores. Tem um lance na final contra a selecção de Viseu, no Estádio Nacional, que…santo deus. Partiu os rins ao defesa com um classe. A chamada virgula, na giria futebolês. Desde ai que o acompanhei. Felizmente, já em idade de júnior, tive a oportunidade de defrontá-lo (tal como Ilori, Mica,João Mário (venia), Mané, Bruma,etc,etc) e ainda fiquei mais entusiasmado com o futuro que augurava para ele. Aquele pé esquerdo é fabuloso. Merece a primeira equipa para o ano e acredito que nos vais dar mais alegrias (e virgulas daquelas!)
SL
24 Março, 2015 at 11:56
Bom dia, Tasca!
Primeiro que tudo, obrigado à Maria Ribeiro, o nosso Aurélio Pereira de saias, sem bigode e bem mais bonita que o original 🙂
(Este texto é um misto de ficção com realidade)
Este empréstimo só podia fazer bem ao Iuri.
Sempre teve talento mas sair debaixo das saias da mãe seria sempre bom para ele. Não só para ganhar independência mas também para ganhar anticorpos.
É que deixar de morar com a mamã, que o acorda com um cartaz que diz “Iuri, és o melhor do Mundo” não é o mesmo que acordar, chegar à cozinha e ver o Fokobo a falar da próxima arouquense que vai ‘papar’ (aquela loira que esteve a ver o último jogo).
Iuri é dos meninos da formação aquele que mais mimo precisa mas é também aquele que mais deve ser chamado à realidade. Tem toque de craque mas não se pode deixar que se ache a última coca-cola do deserto.
Tem a classe dos predestinados mas não pode descurar o trabalho.
E, lembrando a fase do Boavista de Pedro Emanuel, o ‘mister’, se há coisa que tem é cultura de trabalho e acredito que, gostando-se mais ou menos de PE, este vai ser importante na evolução do Iuri (como já foi na do Cédric e do Adrien).
Para terminar, devo dizer que Iuri tem, para mim, lugar garantido no plantel 2015/2016. Não como 10, mas como extremo.
Sobretudo porque precisamos de extremos que joguem em movimentos interiores, que tenham visão de jogo e golo (precisamos de mais Nanis e Carrillos, sobretudo quando podemos perder estes dois).
Só mais uma coisa: a camisola 10 é para Gauld, e gostava que fosse Iuri a quebrar a maldição do 7.
Abraço e SL a todos
24 Março, 2015 at 11:58
ahah gostei da introdução!
24 Março, 2015 at 12:11
🙂
24 Março, 2015 at 11:59
Olha Gauld 10 e Iuri 7 e já são dois lugares da equipa do ano que vem devidamente preenchidos 🙂
24 Março, 2015 at 12:04
E quem será o 9?
24 Março, 2015 at 12:13
Acho que temos de ir ao mercado procurar o 9 😉
9 não é número para o Rubio (talvez o 25, à JVP)
24 Março, 2015 at 12:31
Pois, se o Totenham der 12M€ por Slimani, guardamos o guito e apostamos em Ponde ou Rubio?
24 Março, 2015 at 12:44
Acho que é uma posição em que é necessário um esforço de investimento.
Um jogador que nos garanta 25 golos época, por exemplo. Um avançado competente disfarça muitos jogos em que o futebol não sai tão bem.
24 Março, 2015 at 13:03
Isso acho que é unânime, Maria.
Eu investia tudo num bom ponta-de-lança (sei lá, tipo 10M€ para a contratação e o contrato) e não precisávamos de comprar mais ninguém.
Ficaríamos com extremos jovens mas considero uma posição onde a juventude e irreverência até podem ser mais-valias (embora seja importante alguma experiência, parece-me um risco calculado, tendo em conta a qualidade existente).
24 Março, 2015 at 13:10
+1
24 Março, 2015 at 11:56
Bom dia tasqueiros!
Off no meu próprio texto: Convocar Adrien no lote de Andrés Almeidas, Lucas João, Rui Fonte e etc. parece mais uma afronta ao nosso camisola 23.
É alguma piada isto?
24 Março, 2015 at 11:58
a própria selecção é uma piada. Só não se transforma nos malucos do riso porque existe o Sporting e os jogadores por si formados
24 Março, 2015 at 12:02
Não acho isto normal. Agora é convocado para fazer trio no meio campo com o Pizzi e outro desgraçado qualquer frente a Cabo Verde?
Mas será que são os meus óculos verdes ou ninguém na federação percebe o médio que ali está e que poderão estar a arruinar a sua relação com ele?
24 Março, 2015 at 13:02
Isso acho que é unânime, Maria.
Eu investia tudo num bom ponta-de-lança (sei lá, tipo 10M€ para a contratação e o contrato) e não precisávamos de comprar mais ninguém.
Ficaríamos com extremos jovens mas considero uma posição onde a juventude e irreverência até podem ser mais-valias (embora seja importante alguma experiência, parece-me um risco calculado, tendo em conta a qualidade existente).
24 Março, 2015 at 13:02
Não era aqui 🙂
24 Março, 2015 at 12:01
que convocatória é essa?
24 Março, 2015 at 12:04
Como os onze que jogam frente à Sérvia não podem jogar frente a cabo verde (são as regras) o Fernando Santos tinha a possibilidade de convocar mais onze.
Vai daí leva o Marafona, o André Almeida, o Lucas João, o Rui Fonte, o Ukra e mete para lá o Adrien também
24 Março, 2015 at 12:03
já vi o que é. vao para a real puta que os pariu! que a “seleçao” dos mendes nunca mais se qualifique para nada! fernando santos vendido do caralho, a fpf é um antro de corrupção! fodasse! que sa fodam todos!
24 Março, 2015 at 12:03
O Iuri é claramente o jogador mais talentoso da sua geração. Da sua evolução táctica e física também, vai depender o seu sucesso.
Espero não cometer nenhuma blasfémia, mas acho que ele tem pinta de balacov à portuguesa.
24 Março, 2015 at 19:12
Espero que por evolução fisica seja só em termos de resistência ou algo do género, se há jogador que não precisa de inchar é o Iuri, a agilidade é uma das suas mais valias.
24 Março, 2015 at 12:09
off
Vi umas imagens do treino na TV, e fiquei com a ideia de que o Marco Silva tinha levado o puto dele para treinar, por causa das férias escolares ou coisa assim. Afinal, era o Gauld.
O miúdo tem mesmo… cara de miúdo. Deve ser daqueles a quem ainda pedem o BI quando quer ir jogar um pinball nas casas de jogos.
24 Março, 2015 at 12:10
Hahahahaha
24 Março, 2015 at 12:39
O gauld levou tanta sapa do Maurício no início do ano …
24 Março, 2015 at 12:13
Pergunta:
Lucas Joao 22 anos, 1,92m é hipotese para nos? No transfmakrt 700 m€ , 7 golos e 5 assistencias
24 Março, 2015 at 12:42
Não creio que tenha valor para o Sporting, mas é um bom avançado.
Neste momento, mais do qualidade em bruto, precisamos de qualidade e experiência…já agora com golos 🙂
24 Março, 2015 at 16:50
Orlando Sa?
Tava a tentar focar-me em portugueses pq pa mim estrangeiros o mm mt bons
Penso 1 portugues percebe mt melhor o q e o Sporting do q um estrangeiro….regra geral bem entendido
24 Março, 2015 at 12:48
já tem 22? pensava que era mais novo. pode ser boa opção, depende de como lhe corre o próximo ano. parece ter qualidade, só falta ver se para o ano explode de vez ou passa a outra eterna promessa não confirmada
24 Março, 2015 at 12:17
Aproveito o exercício que o grandeartistagoleador iniciou. O das camisolas.
1- Rui
2- Miguel Lopes (O Cédric não larga a 41)
3- Jefferso (o 4 é para o patrão)
4- Paulo Oliveira (esquece lá o Terry, pá!)
5-Ewerton
6- Rosell
7- Carrillo (18 é para o PL suplente!)
8- João Mário (Desculpa lá, André!)
9- Slimani (ou quem vier para o substituir)
10- Montero
11- Iuri (45? A sério? Queres mesmo ser um Balotelli?)
…
14- William (ou Wallyson, se o Sir sair)
17- Mané
18 – Rubio
20 – Gauld
23 – Adrien
…
24 Março, 2015 at 12:40
Queria o Iuri com o 7, sobretudo porque acho que podemos perder três dos nossos extremos (Nani, Carrillo e Capel – sobra o Mané).
Concordo com o 20 para o Gauld (à Deco). Também gosto de Mané com o 17.
24 Março, 2015 at 12:47
22- Marcelo
77- Nani (just dreaming)
55- Tobias
33- Jonathan
19- Tanaka
47- Esgaio
81- Geraldes
78- Ponde
24 Março, 2015 at 12:17
Tasqueiros,
Não percam os posts de hoje d’O Artista do Dia!
Que maneira fantástica de celebrar os 2 anos desta direcção 🙂
Z
24 Março, 2015 at 12:41
Também vi. Excelente 🙂
24 Março, 2015 at 12:51
Jà vai na Parte II e està demais!
24 Março, 2015 at 12:43
O paralelismo do Iuri com o João Mário é óptimo….ambos estavam mais que prontos para a equipa A! A única diferença que eu encontro e o motivo pelo qual aceito um bocadinho melhor este empréstimo é porque o Capel já vem de trás e podem não o ter conseguido colocar! Pelo menos desta vez não foram buscar um qualquer Magrão…
Mas acho que já é tempo de deixarem o Capel ir à vida dele, nem que nós percamos dinheiro…nem que seja a custo zero (e já agora dêem ao Carrillo o ordenado dele a ver se ele renova…)!
24 Março, 2015 at 12:56
Carissimo(a)s Tasqueiro(a)s,
Por motivos de … ainda estar a digerir uma ‘feijoada de choco’ desde Domingo… e de ter como sobremesa a vitória do NOSSO SCP por 4-1 sobre o ‘facadas clube’… Nem tenho tido disponibilidade, animicamente falando, para vos fazer companhia aqui p’lA Tasca… Tenho andado cheio, satisfeito, só falta o resto! Contudo, pela noite dentro, sempre vos tenho lido e relido…
Relativamente ao NOSSO Presidente… Amanhã falamos! Mas que está a fazer um trabalho do caral$%#, lá isso não há dúvidas para ninguém. E mesmo que as houvesse, basta ver como os tripeiros e os lãpeões se referem a ele. Continue por favor, cá estaremos para o apoiar! Um abraço para si, Presidente Bruno de Carvalho, de um Carneiro, Acéfalo, Acrítico e Seguidista, que continua a dizer MÉÉÉÉÉÉ! E que tal como você guardou o bilhete dos 7-1 sobre as galinholas de carnide.
Quanto ao NOSSO Iuri Medeiros, só digo isto, dá-me um gozo cada vez maior ver os NOSSOS ‘putos’ (e não me interessa onde nasceram, para mim Renasceram desde que entraram na Academia do Sporting) a demonstrarem o porquê de terem sido formados no SCP! A classe patenteada por estes jogadores é, tão só, o reflexo do altissimo nível em que trabalha a NOSSA formação!. Bem que os bandidos que andaram a roubar o SCP durante tantos anos, tentaram destruir, a NOSSA ‘jóia da coroa’… Mas a NOSSA Direcção tem sabido acabar com os esquemas, o desinteresse e desresponsabilização que se tinham apoderado da Academia de Alcochete…
Espero que nos encontremos todos (será pedir muito… CASA CHEIA) no dia 8 de Abril (2ª mão da meia final), em NOSSA casa, onde vamos carimbar o passaporte para irmos á final da Taça de Portugal no Jamor… Caso a gerência d’A Tasca queira um “cozinheiro gourmet” para o dia da Final… É convocar aqui o XAP, que eu vou para a cozinha d’A Tasca fazer pratos ‘gourmet’ (paga-se muito e quase não se vê), mas só na condição de ter acesso ilimitado ao stock do Royal Sacké e do Medronho… 😉
SL
24 Março, 2015 at 13:09
Tenho fé no pés do Iuri, espero que a cabeça acompanhe.
24 Março, 2015 at 13:43
Iuri para mim é o 10 titular na próxima época se jogarmos com o duplo pivot (deposito mais esperanças nele do que no Gauld)…também pode ser opção para a direita se Nani sair…
24 Março, 2015 at 13:58
Acho que o Iuri ainda não tem todos os predicados para ser já o 10 titular. Sobretudo a nível defensivo e de intensidade. Trata-se de uma zona onde o jogador tem de pressionar o trinco e os centrais de forma constante. Acho que lá chegará. Mas para já, punha-o na direita onde pode jogar com menos responsabilidades defensivas (basta acompanhar o lateral). E na faixa terá sempre mais espaço e as perdas de bola (e ele tem algumas) não são demasiado perigosas.
24 Março, 2015 at 14:58
Não tenho visto os jogos do Iuri no Arouca mas acredito que defensivamente esteja a aprender e a esforçar-se e que venha com esse espírito!
Um trio maravilha com Nani, Iuri Medeiros, Carrillo nas costas do tal PL…daria espetáculo…golos, vitórias, títulos!!!
24 Março, 2015 at 15:37
Acho que o Iuri para o ano terá um papel semelhante ao do Mané nesta epóca, uma segunda escolha regular mas que pode dar muito a equipa em alguns jogos em particular, tendo também a vantagem de poder crescer noutras competições como a Taça da Liga e a Taça de Portugal (tal como vem acontecendo com Gauld, Wallyson, Geraldes entre outros que parecendo que não esses minutos são muito importantes para a sua futura ‘plena’ integração no Plantel Principal do Sporting).
Com a eventual saida de Nani, o Mané será o grande beneficiado no sentido em que o normal será passar a ser a primeira opção (isto se nao vier nng para colmatar a saida de Nani, ou que este continue nas hostes leoninas [e que bom que era]).
Sei bem que se fala do Iuri aqui mas não me canso de dizer, tenho uma fé inabalável no Wallyson, acho que está ali a próxima grande joia do Sporting, e este ano os jogos que o vi fazer em Alvalade encheram-me as medidas.
SL
24 Março, 2015 at 17:52
Concordo em absoluto com a sua opinião.
Permita-me que acrescente duas ou três notas em especial para os que aqui apelidam o Mané de um segundo Djaló.
O Mané fez praticamente toda a sua formação a ponta de lança.
Chegado ao futebol sénior olhamos para ele e vemos que não tem estrutura física que permita ser o PL de uma equipa como o Sporting CP tendo em conta que o sistema que vigora no clube há muitos anos prevê apenas a utilização de 1 PL fixo.
Vai daí adapta-se Mané a extremo, posição que vai cumprindo a meu ver mas com naturais dificuldades face aquelas que são as suas principais características onde o cruzamento e ultimo passe não se incluem certamente.
Mané é dos melhores que já vi a rodar quando está de costas para a baliza, tem um primeiro toque que nada tem a ver com Djáló, tem faro de golo e é muito ágil e felino.
São estas as caracteristicas que se pretende de um extremo?? não me parece…
Mané a meu ver é um segundo avançado, algo que está mais que visto, não se coaduna com o modelo de jogo vigente no Sporting CP e receio efectivamente que possamos vir perder um enorme talento (nem vou falar de outros aspectos fundamentais que felizmente tb possui, como profissionalismo, sportinguismo e camaradagem) em virtude de o “amarrarmos à linha”.
Saudações Leoninas
PS: quanto ao Iuri, talento não lhe falta espero sim que consiga perceber que isso per si não será suficiente. vide Paim vs Ronaldo
24 Março, 2015 at 19:35
Nem mais…
24 Março, 2015 at 19:10
Esta mania do jogador não ter cabecinha até mete nojo, sinceramente. Ter uma postura fora do normal não quer dizer que não tenha cabecinha e isso parece ser difícil de entender para alguns Sportinguistas.
E não foi o Pedro Emanuel que soube tirar o melhor do Iuri, quem pensa isso está muito enganado. O Iuri precisava era de um novo estimulo, tal como o João Mário precisou e podia ter tido esse estimulo no Sporting. A ter os minutos do Capel e a jogar na Taça da Liga mas não, preferiu-se até Sackos a um dos miúdos mais talentosos a sair da nossa academia nos últimos anos.
24 Março, 2015 at 21:48
As vezes os pipis são tão bons que não queria que acabassem
desde pequeno sigo o Sporting e sempre tivemos putos eu tive a sorte de ser puto e ter putos da minha idade a crescerem no Sporting Figo , Peixe etc , a qualidade dos nossos putos não esta em questão o que esta em questão e a nossa paciência ,para podermos dar aos putos o tempo que eles precisão. Todos nos queremos campeonatos, mas enche me mais de orgulho entrar com oito portugueses sete sendo das nossas escolas . podemos dar 10 milhões por um camone? Se calhar ate podemos podemos lhe pagar o ordenado? Acho que não , temos tão bom nas escolas ? eu acho que sim , e teremos paciência para deixar os putos crescer? eu acho que não
Mas graças a deus a mais pessoas que pensão como eu e com um crescimento financeiro estável e estes putos a sair da academia tenho a certeza que estamos no caminho certo
e tu tens paciência ?
SL