Não é uma figura fácil de se gostar, principalmente para os adeptos dos clubes adversários. Mesmo para os nossos, ainda há muitos que não “viram nada” e seguem em críticas mal a equipa de futebol profissional não cumpre. Mas destes não é importante falar, um dia estaremos todos do mesmo lado.
Em 1924, José Salazar Carreira escreveu os 10 Mandamentos do Sporting que tenho a certeza que o Presidente os lê e relê diariamente para nunca fugir do rumo que traçou para o nosso Sporting. Para esta semana, propus-me esmiuçar cada um dos mandamentos tendo como base a atuação de Bruno de Carvalho (BdC) enquanto presidente. Esmiuçando e fundamentando:
1.º Ostenta sempre na lapela o emblema do Sporting como afirmação concreta das tuas aspirações desportivas.
2.º Presta ao teu Clube o teu auxílio desportivo sempre que ele to exija. Seja qual for o teu mérito não tens o direito de o regatear.
Não existe melhor momento para caracterizar este mandamento que a noite da vitória eleitoral. “A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente (…), o Sporting é nosso outra vez!”
3.º Quando envergares a camisola verde e branca lembra-te que a coletividade te honra, distinguindo-te como seu representante. Faz, portanto, quanto possas para merecer a distinção conferida.
Apesar do pouco tempo que o presidente está a liderar o Sporting, já são bastantes os ótimos atos de gestão. Para este mandamento destaco uma negociação que trouxe para Alvalade um monstro do futebol – Nani! Honro o presidente por esta dádiva! Escrevi em Outubro que “Não tenho qualquer pretensão de saber se o Man Utd o pode resgatar em Janeiro, se no final da época continua no Grande Sporting ou se já se sente cansado. O meu único pensamento, em relação ao Luís Carlos Almeida Cunha, é que tenho o prazer de o ver jogar há 71 dias, e esse privilégio, já ninguém me tira!”. Obrigado!
4.º Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a crítica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas.
Durante anos, BdC criticou a forma como o clube estava ser gerido financeiramente. O rumo que estava tomar, iria levar à falência e consequentemente ao desaparecimento daquilo que mais gostamos. Assim que tomou posse, a reestruturação financeira tinha que ser uma realidade. A sua aprovação em assembleia geral era uma obrigação e o caminho começou. Depois de um ano e meio, já se deslumbra trabalho feito. Ainda há pouco tempo, recuperámos os passes de muitos jogadores e tivemos uma receita bastante superior ao habitual com a Macron.
5.º Lembra-te que Diretores são sete e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o bem de uma coisa que é tanto tua como sua.
6.º Nunca em público amesquinhes os atos de quem represente o teu Clube; roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus atos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o.
No início da relação com GRANDE Manuel Fernandes houve algumas trocas de argumentos nos media. A situação estava a ficar descontrolada e a azia já se fazia notar em ambas as partes até que certamente o BdC leu este mandamento. A partir daí tudo mudou e neste momento o Manel está cá!
7.º Cada novo sócio que proponhas é um elo mais que acrescentas à cadeia poderosa do Sporting; quanto mais forem os amigos menos incomodam os inimigos.
A campanha lançada pelo Sporting para cativar novos sócios é fantástica. Queremos mais amigos para que nos sintamos mais fortes. Individualmente somos fortes mas em grupos seremos invencíveis. #estanahora.
8.º Quando o Sporting disputa em campo a vitória, o teu silêncio é um crime; nunca insultes o adversário, mas incita os teus fazendo-lhes sentir o apoio moral da tua presença.
Eu estava lá e é uma sensação ótima. Quando vês sair o teu presidente do túnel do rival, depois de uma derrota, para te aplaudir é incrível.
9.º Mesmo nos transes mais dolorosos conserva inabalável a fé nos destinos do Clube. O Sporting não pode retrogradar porque por ele pulsam em todo Portugal alguns milhares de corações.
Nós somos milhares e queremos muito ser campeões. Ainda não houve “transes dolorosos” para que a fé fosse abalada porque estamos juntos!
10.º Quando os homens do Sporting triunfam em qualquer competição dizes sorridente: ‘Ganhámos!’
ESCRITO POR Adrien S.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Março, 2015 at 13:37
Muito bom
25 Março, 2015 at 18:43
Os meus parabéns aos tasqueiros que hoje fazem anos.
Que haja saúde, que esperança no futuro leonino não faltará.
O futuro é risonho e é verde…
25 Março, 2015 at 13:41
Isto sim, devia estar escrito nos balneários em letras garrafais!
E tatuado na zona do umbigo de gajos como o Elias, o Labyad, o Jeffren, o Montinho, o Suinão, o Cagar-los Martins, o Li€d$on… e tantos, tantos outros!
25 Março, 2015 at 13:52
O prolema é que no meio desses nomes nao hà um unico Sportinguista.
25 Março, 2015 at 13:55
Pois… mas andaram com o MANTO no lombo… e deviam, por uma questão de orgulho e brio profissional, adoptar para si os mandamentos.
25 Março, 2015 at 14:23
sou uma admiradora confessa de Bruno de Carvalho não tenho qualquer problema em dizer que acho que é já neste momento um dos melhores presidentes que tivemos … sim porque nenhum outro dos nossos grandes presidentes tinham esta herança pesada que foi deixada ao Bruno … espero sinceramente que este ano o Bruno festeje com todos nós a taça de Portugal porque nós merecemos mas ele também merece e muito !!!! …. desejo e tenho uma fé inabalável neste Presidente ….se cometeu algum erro se calhar sim mas aqui nesta tasca que atire a primeira pedra quem nunca errou …seja no trabalho, pessoalmente etc !!!!!! ESTOU contigo Bruno…. acredita em nós como nós acreditamos em Ti … Juntos seremos mais fortes !!!!!!!!!!!
25 Março, 2015 at 14:25
+1
25 Março, 2015 at 14:38
+1
25 Março, 2015 at 15:55
+1
25 Março, 2015 at 14:23
bons mandamentos.. mas romantico demais a defesa do BdC.. se é verdade que nessas vezes enumeradas seguiu, defendeu e honrou esses mandamentos, também é verdade que noutras falhou e seguiu outro caminho.
não quero criticar o BdC.. é o meu presidente ja fez coisas boas, muito boas, fracas más e muito más.. é jovem e vai continuar a aprender, tal como o jovem treinador e o jovem plantel.. a maior característica das grandes pessoas e dos grandes homens é aprender com os erros, e espero que o Bruno o saiba fazer, para que erros do passado não voltem a acontecer, e o sporting continue a crescer sustentadamente para que no futuro sejamos mais fortes e melhores. o caminho é este.. é preciso coragem para o seguir.
SL
25 Março, 2015 at 14:25
Não conhecia, obrigado.
Faz todo o sentido, existirem.
25 Março, 2015 at 14:33
Eu só acrescentava aos mandamentos: faz uma tatuagem onde possas ver e mistrar facilmente
E quanto a lavar a roupa suja dentro de casa. Imagino que o resultado da auditoria só se venha a saber quando esses senhores forem mandados a depor, sendo que o ideal seria nunca ter de levar essa gente a tribunal… Queria dizer que nos tinham passado o poder para as mãos.
25 Março, 2015 at 14:42
Caro Adrien S.
Bom texto. Os mandamentos são para seguir por todos!
No início do seu texto escreveu:
“Não é uma figura fácil de se gostar, principalmente para os adeptos dos clubes adversários.”
Ainda bem que os adeptos dos rivais não gostam de BdC. Se gostassem é que eu ficava deveras preocupado.
“Mesmo para os nossos, ainda há muitos que não “viram nada” e seguem em críticas mal a equipa de futebol profissional não cumpre. Mas destes não é importante falar, um dia estaremos todos do mesmo lado.”
Não acredito que um dia estaremos todos do mesmo lado, gostaria muito… mas, não acredito.
Existem pessoas que se dizem sportinguistas e que atacam BdC como se ele fosse presidente de um rival, que ficam felizes com as derrotas do Sporting, porque essas derrotas, pensam eles, significam derrota de BdC. Existe em alguns um ressabiamento e um ódio a BdC que, ultrapassa todas as fronteiras da racionalidade.
Dou-lhe um exemplo:
Há poucos dias, li em blogs supostamente afetos ao Sporting uma chuva de críticas a BdC porque não conseguia renovar com Bubacar Djaló, porque deixava fugir as pérolas, porque se recusava a negociar com certos empresários, enfim… estava a ferir a formação de morte.
Um dia depois: Bubacar Djaló renova. E… pasme-se! Os que criticavam a não renovação passaram a criticar a renovação, porque o jogador é fraco, porque teve más prestações na youth league,e apostavam que nunca chegará sequer à equipa principal do Sporting.
Meu caro. Podia aqui dar muitos outros exemplos, mas não tenho tempo. Infelizmente é isto que temos. Quando há algum tempo atrás BdC falou na necessidade de se puxar um autoclismo que limpasse a merda que existe no futebol português, considero que, devemos antes, puxar um autoclismo interno que limpe a merda que, ainda, existe dentro do Sporting: aqueles que criticam sempre por dois motivos (por tudo e por nada), aqueles que se dizem sportinguistas mas que admiram e prestam vassalagem aos rivais (Sim, ROC. Esta foi para ti), aqueles que se servem do Sporting e não servem o Sporting, aqueles que vão a Alvalade e aos cinco minutos já estão a assobiar (assisti a isso in loco no último Sporting – Guimarães) e todos aqueles que ainda não perceberam que BdC não é o nosso adversário. Que os nossos adversários são porto, benfica, alguma CS, alguns empresários que gostam de ganhar dinheiro em jogadas obscuras e começam a ver o Sporting como um sério entrave a essas mesmas jogadas e o poder instituído futebol português (Liga, FPF, conselhos de arbitragem, de justiça e de disciplina). É para estes que devemos apontar as nossas baterias.
Abraço e SL
25 Março, 2015 at 14:54
Ora passados 2 anos…. temos um Presidente Melhor que quando começou…o que é um sinal de Inteligencia por parte do mesmo!
Se fosse hoje voltava a fazer o mesmo que fiz há 2 anos:
—> Votar em Bruno de Barvalho…. mesmo que fosse Delegado de Voto de outra Candidatura a pedido de um Amigo 🙂
Elogios ao mandato:
Se quisesse ser rigoroso e listar tudo…. estava aqui o resto do dia! Por isso sintetizando diria que:
1) Devolveu o Orgulho a Todos os Sportinguistas
2) O Sporting deixou de ser o “clube simpático” aos olhos dos azuis e doz vermelhos e aos dias de hoje é um clube “odiado”, sendo que o no que diz respeito ao nosso Presidente, esse “ódio” roça niveis de insanidade mental! E esta parte confesso que Adoro, pois é sinal que os nosso rivais sentem que somos cada vez mais uma Ameça com este Homem ao Leme!
O que continuo a não gostar e que “mudava”
a) Comunicação
—-> O Presidente tem que falar menos! Ainda que fale muito e maior parte das vezes de forma certeira…. o “excesso” faz com que a mensagem perca eficácia! Ou seja… deve falar menos, mas quando falar ser cirurgico para causar maior impacto. A contratação de uma nova Agencia de Comunicação é um sinal que o próprio Bruno admite que tem falhado neste ponto, o que é positivo, pois é sinal que estamos perante um Homem Inteligente e que percebe quando não funciona há que procurar novas soluções
b) O “Acompanhamento” da Equipa de Futebol
—> Percebo que queira ser um Presidente sempre presente, mas o facto de andar sempre junto do plantel, do treinador faz com que se meta a jeito para algumas situações. Por exemplo…o caso Jefferson, em que se o Presidente não estivesse (quase) sempre junto…provavelmene o Jefferson teria tido o mesmo comportamento que teve, mas em privado com o Presidente, o que lhe daria outra margem de manobra para gerir o caso. Sendo diante de todo o Grupo…. ficou completamente sem margem de manobra e teve que ser uma solução em que o maior prejudicado foi o Sporting.
Ou seja, o Presidente deve dar espaço ao Plantel e dar espaço não significa não estar presente. O que acontece é que estando sempre lá…. nem que seja inconcientemente acaba por “ser mais um” aos olhos do Grupo.
Por outro lado acho que ninguem gosta que o Chefe esteja constantemente “a vigiar o trabalho” e “a dar palmadinhas nas costas a toda a hora”. Acaba por “chatear” e mais tarde ou mais cedo surgem “desabafos” perante o Grupo todo em que o mais prejudicado será Sempre o Sporting Clube de Portugal.
Se há Responsabilidade….cada um gosta de ter o seu próprio espaço, sendo avaliado pelos resultados.
E agora antes que comecem “a bater” relembro a forma como comecei este post!
Se fosse hoje Voltava a votar neste Homem, pois temos finalmente um Presidente Digno da Grandiosidade do Sporting Clube de Portugal!
25 Março, 2015 at 15:10
É isso Ricardo!!!
E acrescento o ‘gozo’ que me dá quando lãpeões e/ou tripeiros se “espumam” a falar mal do NOSSO Presidente! Porque será?
Ele não é o Vale e azevedo do SCP, para isso tivemos lá três de seguida, Sóares de Franco, JEBardo e Godinho flopes… Estamos perante um homem que vive e respira Sporting Clube de Portugal 24 horas por dia; 7 dias por semana… Cometeu alguns erros? Sim, concedo, mas sempre que se ‘excedeu’ foi em defesa do SCP. E o balanço é esmagadoramente positivo a favor do que já deu ao SCP e aos Sportinguistas. O Orgulho não se vende ao quilograma…
O NOSSO Presidente está a reerguer o Sporting Clube de Portugal! E nós como sócios/adeptos/simpatizante, temos o dever de apoiar o trabalho deste homem e desta Drecção Leonina!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
P.S. – Tem piada que, quando as coisas começam a ficar favoráveis ao SCP existe uma série de ‘nicks’ que… se evaporam d’A Tasca… Porque será?
25 Março, 2015 at 15:48
Aliás, é qd as coisas correm mal que temos de repensar muito bem o que escrevemos. É nesses momentos que temos de nos colocar ao lado dele.
Qd a intenção é a melhor, qd vejo um presidente (mesmo com excessos) a servir o clube e não a servir-se dele … então faço a minha parte para ajudar.
25 Março, 2015 at 14:57
Este presidente e toda a sua estrutura são o a mais parecido com a ideal e o que fizeram ate agora pelo nosso Sporting… Duvido que outros o conseguissem fazer.
Em quase 47 anitos nao me lembro de ter alguem à frente do nosso clube que agisse tal qual o nosso querer e vontade.
( na altura do J Rocha era muito miúdo, nao sabia nada da vida, para ter comparativos )
A seguir esta linha de comportamento… Sei hoje que o futuro vai ser muito digno e honroso!
Temo hoje, pela primeira vez , perder por alguma razão ( estúpida) este homem ao leme do nosso Clube.
Nunca antes tinha tido esta relação emocional com qualquer presidente.
Ou porque tinha bigode e era vigarista, ou porque nao sabia falar e dizia disparates à velocidade como a agua que vendia, ou porque tinha um ar de velho Salazarista, ou porque era gá gá e falava do sistema mas nao sabia ser emocional ou porque eram amigos do Dono disto tudo e fizeram do Sporting o recreio para as maiores falcatruas …, um manto de vergonha, um passado muito difícil de apagar.
Agora que é nosso …. Temos que cuidar do nosso Amor como nunca antes tivemos oportunidade de o fazer.
Este exercito tem de crescer todos os dias e isso a cada um compete.
E se nos mantivermos cada vez mais junto do nosso presidente, mais fácil será de nos defendermos dos ataques exteriores.
25 Março, 2015 at 23:40
+1, mas eu lembro-me do JR, só que tenho 52…
25 Março, 2015 at 23:43
Eu também me lembro do João Rocha e dos filhos, foi quando andei pela Juve Leo.
25 Março, 2015 at 23:47
Eu tenho a idade do Tadeu (fiz há pouco 46) e também me lembro do JR. Lembro-me do Valentim Loureiro vir a Alvalade (era eu miúdo) e me dizer “Viva o Sporting” quando me viu (não nos conhecíamos de lado nenhum) num jogo internacional que ganhámos. Depois lixou-nos bem a vida e aliou-se ao Bufas… Ainda me lembro de estar 4 horas no estádio antes de começar (ia com o meu avô que era fiscal dos bilhetes no Sporting na altura)
25 Março, 2015 at 15:08
Deve dar um gozo da caraças ao BC passar pela Tasca no dia de hoje.
Não só pela grande percentagem de elogios (justíssimos), mas tb por aquilo que é criticado.
É que a crítica qd é construtiva, qd demonstra a visão de um sócio, só pode servir para melhorar.
E nisso a Tasca tem algo de especial. Falo no geral, onde não há pálas e sim um grande Sportinguismo envolto em diferentes e variadas opiniões.
25 Março, 2015 at 15:12
Sim Miguel!
Eu tenho… quase a certeza que o Presidente Bruno de Carvalho passa várias vezes ao dia p’lA Tasca do Cherba!!!
25 Março, 2015 at 15:28
Imagino a agenda do gajo … mas de vez em qd deve passar.
Várias vezes ao dia já duvido 🙂
25 Março, 2015 at 15:41
sim é isso que deve ser o acto de criticar.. disseram me um dia que se não criticássemos que nada mudava e nada melhorava. e é nesse sentido que eu critico e elogio o presidente do meu clube, para que o nosso clube esteja em constante mudança e melhoramento. e que o foco seja remar para o mesmo lado. tornar o sporting cada vez mais e melhor. mas neste momento ha muita coisa a melhorar, como também deve ser elogiado o que de bom ja se fez.
SL
25 Março, 2015 at 15:32
Mesmo que não passe ele, tem quem passe por ele e o informe.
25 Março, 2015 at 15:45
Hoje é um bom dia para passar aqui.
Um espelho do que pensamos. Sem demagogias.
25 Março, 2015 at 15:47
Acho até que podíamos juntar os textos e enviá-los para o presi, convidando-o a vir à Tasca também para ver os comentários, até porque muitas vezes estes são tão ou mais pertinentes que os próprios post…
25 Março, 2015 at 15:51
Eu tenho duas histórias favoritas para contar aos putos (além das outras, claro…). Uma é a do Pedro e do Lobo, para lhes mostrar que a mentira não compensa (pelo menos nas histórias…) a outra é a do velho, do rapaz e do burro, para lhes dizer que não podemos agradar a todos, não podemos decidir de acordo com a vontade de cada um, nem esperar nunca ser criticados.
É muito importante ouvir os outros (eu também o tento fazer, até porque se aprende sempre), mas depois de pesados todos os argumentos temos de decidir e quem não gostar… paciência.
25 Março, 2015 at 15:54
“Não é uma figura fácil de se gostar (…)”. Discordo.
Tinha de discordar de algo, senão seria um ovino seguidista… e o Kompensan, paradoxalmente, não curte rórulos.
Apesar de gordo irritante, com voz de bagaço e timbre a oscilar entre o anasalado-renite e o parvalhão convencido, o (Exmo. Senhor) gajo é do mais fácil de gostar que existe. Basta ser-se do Sporting, gostar-se do Sporting e querer-se o bem do Sporting para se gostar do tipo. Não há como não gostar de quem faz bem ao nosso amor, especialmente depois do muito mal que lhe foi feito.
Obrigado Presidente e demais Direcção. Parabéns pelos (primeiros) 2 anos.
25 Março, 2015 at 15:56
nem “rórulos”, nem “rótulos”. Bróculos curte, se forem escladados. Muito cozinhados perdem a vitamina…
25 Março, 2015 at 16:00
Acrescento aí que num encontro num nucleo, tirou muito poucas vezes as mãos dos bolsos. Inadmissível.
25 Março, 2015 at 16:05
Uma vergonha, pá!
25 Março, 2015 at 16:07
Assembleia extraordinária já! Chamem o Paím e o Patrão!
25 Março, 2015 at 16:08
😀
25 Março, 2015 at 16:06
Não acredito, ele fala com as mãos portanto nunca as poderá ter dentro dos bolsos 😉
Deves estar a confundir com um mais magrito e com uma verruga no sobrolho 😀
25 Março, 2015 at 16:09
ahahahahahah
Bem, o Sá Pinto tb falava com as mãos e aquilo não correu muito bem ao Artur Jorge e ao Liedson.
25 Março, 2015 at 16:12
Tanto um como outro mereceram sentir a mão do Sá coração de leão Pinto 😉
E quando é merecido …
25 Março, 2015 at 16:29
Nem mais.
25 Março, 2015 at 16:15
E será que o homem não se tinha esquecido de levar o cinto…??
É que seria concerteza um pouco deprimente…ficar o presidente em cuecas…!!
SL
25 Março, 2015 at 16:21
Sentado e de mãos nos bolsos…
cá para mim, o homem estava a preparar uma reunião com empresários/fundos/liga/federação (é à escolha)
25 Março, 2015 at 16:12
Em primeiro lugar JMelo, desejar-lhe muita sorte e felicidade saí por terras de Vera Cruz…
E depois apelar a sua fé…já não estaremos concerteza muito mais tempo sem sermos campeões…
É só esperar “que normalizem” as Instituições que têm jurisdição sobre o futebol…
Eu que por acaso “sou só ligeiramente” mais velho do que o JLopes… tenho no “meu arquivo de memórias” muitas alegrias a ajudar o meu “ser sportinguista”…
Estou convencido que isto do futebol luso ou “rebenta” de vez… ou acabará “por ganhar rumo”…
Então se verá quem tem verdadeiramente “unhas para tocar violão…!”
Obrigado BC (mesmo com alguns defeitos que afinal só comprovam que é humano…)…
Por nos ter trazido de volta a esperança..!!
Abr e SL
25 Março, 2015 at 16:22
Este comentário…com o vento, “ficou” fora do lugar…
SL
25 Março, 2015 at 16:47
Já ganhou, fantástico!
25 Março, 2015 at 16:58
Este Adrien raramente tem quebras físicas. Hehehehehe.
Boa leão! Parabéns pelo texto!
25 Março, 2015 at 17:24
Somos todos (ou qs ) do scp. Agora, este texto vale o que vale, é uma visão parcial da figura do presidente. Atenção, este é o melhor presidente dos meus 26 anos de vida mas a grandeza do clube manda que todos estejam sujeitos a crítica. Ora, se é possível pegar nos mandamentos e criar um texto assim, Tb é possível criar um completamente diferente. De memória. Todos temos momentos infelizes e este presidente já teve bastantes.
25 Março, 2015 at 20:45
Uma das coisas que podemos agradecer a BdC é o facto de já não sermos os coitadinhos e de os rivais agora nos encararem como tal…já estava farto da “pena” deles!
O duelo com MF é que estragou o cumprimento de um dos mandamentos…
25 Março, 2015 at 23:45
Gostei
26 Março, 2015 at 15:49
Muito Bem !