Um balanço de dois anos… é difícil fazer balanços presidenciais quando a temporada desportiva ainda não terminou. Queiramos ou não, a avaliação de qualquer Direcção está relacionada com a concretização de objectivos, e no caso do Sporting, esses objectivos são títulos. A percepção do trabalho desenvolvido por Bruno de Carvalho (BdC) e seus pares será diferente conforme se vença ou não a Taça no Jamor, ou conforme a equipa de futsal conquiste ou não todos os troféus em disputa. Porque a realidade é dura, e por mais bandeiras quee agitemos, formação, finanças estáveis ou ecletismo, no fim tudo, ou quase tudo, se resume a vitórias.
Sem entrar em metáforas ovinas ou fúngicas, convém lembrar um ponto: BdC não é ungido, não é perfeito, nem detém o toque de Midas. Contra algumas expectativas, revelou-se um ser humano, com fraquezas, e sujeito a cometer erros. Do mesmo modo que no futebol, a expressão “dar tempo aos jovens para crescer” se aplica constantemente aos jogadores, convém dar a mesma margem de manobra a um presidente que, felizmente ou não, ainda está a aprender e a crescer, tal como o treinador e os próprios jogadores. Por outro lado, é injusto fazer uma análise de alguns pontos que, sendo manchas no mandato, parecem estar a ser corrigos. Assim sendo, umas notas sobre o que foi feito, usando como pedra de toque as personagens de uma conhecida coboiada esparguete:
Bom
Finanças – inegável a recuperação financeira conseguida por este elenco directivo. Certo, a corda continua ao pescoço, mas já existe alguma margem para respirar. BdC aplicou a austeridade inteligente, reduzindo custos em toda a estrutura (o que incluiu despedimentos, o que nalguns casos traz dramas). Conseguiu recuperar partes importantes de passes de jogadores que, afinal, são os principais activos transaccionáveis da empresa Sporting. A renegociação com a Banca foi um marco, não pelas condições, mas pela demonstração de força que esteve ausente da mesa de negociações durante anos. E já agora, conseguir pagar a conta da luz a tempo e horas é coisa de valor, comparativamente com outros tempos.
Plantel – foi construído um plantel low-cost, a partir de cinzas de uma equipa desfeita. Mas um ponto importante foi a manutenção do esqueleto de um ano para o outro, o que é bom sinal. Caso mantenha essa filosofia, é uma mudança importante em relação ao passado recente. A equipa é competitiva qb, claro que faltam peças aqui e ali, podia estar mais forte, mas dada a conjuntura do clube e do próprio futebol português, foi montada uma equipa interessante e com bases para um futuro melhor.
Adeptos – a relação com a massa adepta melhorou a olhos vistos. Mesmo descontando algumas reprimendas desaconselháveis, é de realçar o esforço para aproximar o clube dos adeptos.
Ecletismo – a construção do pavilhão, a ser realidade (só acredito quando vir as paredes e o telhado :D), é um marco neste mandato, e ficará na História do clube. Nem vale a pena dissertar sobre o que o pavilhão significa, para adeptos e para atletas. O regresso do hóquei a modalidade oficial, a manutenção dos níveis competitivos do futsal e andebol, são outros pontos de destaque. Depois há tantas outras modalidades, o tiro, o judô, a natação, a ginástica, o atletismo… bem sei que o português, mesmo ligando peva a tudo o que não mete bola na erva, gosta de ver o seu clube ter secções de tudo e mais alguma coisa, mas o dinheiro não chega, e o desporto de alta competição (??) em Portugal está perto de ser uma piada.
Renovações – sim, fugiram alguns, outras renovações foram salomonicamente um desastre, mas o balanço é positivo. A maior parte dos jogadores renovaram o seu vínculo com o clube, acautelando o futuro.
Bruma e Cia – o clube teve um teste de fogo com Bruma, e passou com distinção. Não só pela vitória no processo, como pelo modo como este foi conduzido, sem excessos e sem parangonas. Todos saíram a ganhar, o jogador foi para o clube da sua vida, e o Sporting realizou encaixe interessante. Bruma entra naquela galeria dos jogadores que abandonaram o clube demasiado cedo, mas aqui haveria pouco a fazer. O mesmo com Illori… venda interessante a um clube de top europeu. Convinha o central representar bem a formação do Sporting lá por Inglaterra…
Negócios Estrangeiros – BdC versão embaixador tem estado bem. Não vale a pena lutar contra o sistema à marrada, porque o mais certo é os chifres partirem-se com o desgaste das investidas contra a parede. A opção de diplomacia externa é a melhor, especialmente se Sporting estiver do lado certo da História. Do mesmo modo, o dossier de mudanças criado é a demonstração de que o Sporting quer realmente mudar e regenerar o futebol português. Infelizmente, em Portugal valores mais importantes se levantam.
Televisão – boa ou má, é o clube numa plataforma que chega a milhões de pessoas. Tem pontos a melhorar, certamente, e irá evoluir, mas não deixa de ser algo de importante na divulgação da marca Sporting, e da realidade do clube.
Mau
Mercado – o ataque ao mercado não tem sido o melhor. Demasiadas contratações, muitos jogadores para certas posições, alguns critérios muito duvidosos (Shika… para alguém que dava primazia a jogadores bem comportados… pois). Por outro lado, o clube nota dificuldades em colocar os seus excedentes, seja por empréstimo, seja através de transferência. Claro que a postura perante os empresários não ajuda, mas é preciso refinar esta questão.
Equipa B – três treinadores, dezenas de jogadores, jovens tapados, outros estagnados, a equipa B foi uma balbúrdia. A prova? Limpa a casa, já há jogadores a mostrarem-se e os resultados a aparecerem.
Comunicação – a comunicação do clube tem deixado algo a desejar. E nem vale a pena entrar pelo site adentro, que este assumidamente é uma ferida que tem de ser tratada. São os comunicados constantes, muitos deles mal escritos, é a demasiada exposição do presidente, que acaba por banalizar algo que deveria ser especial.
Vilão
Rojo – o Sporting comprou uma guerra, cujo desfecho vai para lá dos milhões que o clube pode ter de desembolsar. É a imagem (do tipo que rasga contratos à moda do caloteiro; ou do que procura justiça, mesmo colocando em causa o seu bem-estar) do clube que está em causa, mas mais ainda, esta decisão pode (ou não) fazer jurisprudência e mudar o modo como clubes se relacionam com fundos quanto a transferências.
Quezílias – BdC comprou guerras, e muitas. Não vale agora especificar as razões ou consequências de cada uma, mas o facto é que são pelejas a mais para quem não tem muitas munições disponíveis. Algumas serão vencidas, outras perdidas, com as devidas consequências. Ainda assim, o clube não deveria abrir tantas frentes de batalha.
Presidente adepto – a maior crítica que faço a BdC é a de muitas vezes se mostrar um adepto ferrenho do clube. Realmente, ele dá a ideia de ficar f####o quando as coisas correm mal, e toma nas suas costas as dores de todos os sportinguistas que sofrem aquando de uma derrota. Sim, estávamos fartos da postura de Estado dos presidentes-banqueiros, a quem as derrotas pareciam não afectar, mas há que manter uma postura de equilíbrio. Piadas ou provocações de tasca (sem ofensa ao estabelecimento) são de evitar, tal como puxões de orelhas em redes sociais. Por outro lado, ter um presidente que sente o clube tem os seus benefícios. Concluindo, é algo como apanhar sol… tem de ser em dose controlada.
ESCRITO POR Nuno, o Frio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Março, 2015 at 21:43
Uma análise com que estou em grande parte de acordo (atenção que houve guerras compradas, mas muitas mais … vendidas). Mas como dizia uma análise inteligente, bem fundamentada… a frio 🙂
25 Março, 2015 at 21:47
pinto da costa esta á 30 anos á frente do porto………………….vieira á mais de 10, e bdc esta á 2 anos no sporting………..
que tal nuno dares tempo ao homem?
quem dera a muitos fazer em 2 anos o que fez bdc…………
25 Março, 2015 at 21:52
Nota mental: fazer a revisão do texto antes de enviar
25 Março, 2015 at 22:01
Que tristeza …o plantel nao presta…as renovaçoes nao foram conseguidas…e o pior mesmo é ele ser fanatico pelo Sporting…..hahahahahaha
25 Março, 2015 at 22:03
O Nuno é frio…
entendo mal o sabor que me traz este tipo de leitura… mas respeito!
Eu teria aberto tantas ou mais guerras… e não acho nada que um Presidente tenha que se comportar de uma maneira “tipo”.
Isso é quando há paz e todos estão bem de saúde!
Quanto à B…. ja está como o Bruno quer… no Bom caminho. Até aqui teve a desbravar caminho.
Como acho que estamos bem e no bom caminho nas outras modalidades…. sempre com os devidos descontos das diferenças salariais para as equipas que vão à nossa frente.
Só quer dizer que as pessoas e atletas estão a retomar os níveis de ambição e confiança necessários para se estar no SCP.
Ouvir um treinador de hóquei como eu ouvi este fim de semana…. só me enche de orgulho no trabalho que este presidente está a fazer.
…..
mas respeito 😉
25 Março, 2015 at 22:06
Concordo, na esmagadora maioria, com a análise fria do Frio.
A parte do Rojo é que me parece mal explicada. Ficámos com má imagem junto de quem? Dos fundos? Da opinião internacional? Dos jogadores? Do Nélio?
A parte do presidente adepto, como tem sido escrito durante o dia, é das que mais gosto é não me parece que seja exagerada. Chama-se honestidade. Eu sei que estamos mal habituados mas eu gosto de saber que sofre como nós, vibra como nós.
SL
25 Março, 2015 at 22:19
Junto da comunidade internacional.
Caso ganhes, podes ficar na historia, a la Bosman. Caso percas, és um tipo que não cumpres contratos.
25 Março, 2015 at 22:25
Desculpa Frio mas em que é que te baseias para dizer que, em caso de perdermos em tribunal, ficamos conhecidos como um clube que rasga contractos?
Todos os textos que li (que não em português ou de Portugal) são extremamente elogiosos da nossa luta contra os fundos. Chegam a apelidar BdC de Don Quixote. A diferença é que este tem inimigos bem reais e reconhecidos além fronteiras.
25 Março, 2015 at 22:30
Uma coisa é lutares contra um sistema que aches injusto, e em que uma das partes é prejudicada em detrimento de outra; é diferente de rasgares um contrato que, moral ou não, existia e foi acordado por duas partes. Este foi denunciado não por danoso, mas porque a doyen infringiu regras nele estipuladas.
25 Março, 2015 at 22:40
Isso não é a opinião internacional. É a tua visão.
Para além de estar convencido de que vamos ganhar esse processo, digo-te já que mais ninguém fora do burgo faz a mínima ideia de quem é a Doydoy.
O que sabem é o transcrevi em cima. Que um clube português quer fazer frente ao dinheiro obscuro dos TPOs.
As intervenções em conferências internacionais do BdC surtiram muito mais efeito do que o pessoal pensa em Portugal.
25 Março, 2015 at 22:50
Também não se sabe bem quais as cláusulas que estavam no contrato, quais as provas que o Sporting entregou para justificar a quebra de contrato e da nossa parte jurídica, quais as possibilidades (tanto positivas como negativas) colocadas em cima da mesa, antes que se avançar para essa quebra.
Relembro apenas o caso do Bruma… muito se escreveu que o jogador tinha razão e que ia sair sem vermos um tusto, que o contrato era ilegal (dito pelo advogado representante). Nessa altura de fogo achei que o Presidente manteve sempre a convicção do que o que estava a fazer, era certo…
25 Março, 2015 at 22:58
Uma das provas será concerteza as mensagens que BdC diz ter recebido. Depois os dois representantes que se quiseram fazer passar por representantes do ManU.
Nem vale a pena especular para ser sincero mas mm o impacto financeiro não me parece ser assim tão agravante sendo que o Sporting ressarciu a DoyDoy do seu investimento inicial. O restante seria possível de gerir caso o desfecho não seja o desejado.
25 Março, 2015 at 22:47
os contratos são para serem cumpridos por ambas as partes.
e se uma delas o viola, a outra tem o direito de denuncia-lo.
é isto que o Sporting alega.
e é o que o TAS terá de avaliar se aconteceu ou não.
25 Março, 2015 at 22:48
Nuno, tens de ver uma coisa: estavas a negociar com uma parte que estava de má fé contra ti, que sabe-se lá porquê, te queria dizer a quem devias vender o Rojo, que te dificultava as negociações com os potenciais compradores e te queria deixar sem nada. O mesmo fundo que te pediu 20 M pelo Brahimi, mas que o vendeu ao Porco por 6,5M… Penso que se tratou de uma medida extrema, mas que correspondeu a um risco calculado. O máximo que pode acontecer é teres de pagar o que pagarias logo no início se tivesses mantido tudo. E não terias recebido o Nani.
Percebo o teu ponto de vista: não se rasgam contratos. Mas quando se lida com filhos da puta, por vezes temos de lhes fazer ver que não brincam connosco e tenho a certeza que eles não terão procedido da melhor forma connosco (mesmo em termos legais). Aguardemos. Esta Direcção tem ganho processos judiciais, terá concerteza alguns argumentos a jogar. Se perder, será a primeira vez. E de qualquer maneira já tinha perdido se tivesse feito o que a Doyen queria…
25 Março, 2015 at 22:07
Podemos até não concordar, mas penso que o Nuno fez uma análise honesta e como sempre procurou fundamentar o que disse. Gostei de o ler, não me revejo em tudo, mas não ignoro que é um dos grandes contribuintes para o nível desta tasca.
Eu penso que temos mesmo de ter o “package” Bruno: um poço de paixão, de ambição, de empenhamento, mas por isso mesmo de excessos, de ir a todas e de se expor em demasia… (mas está a evoluir, atenção…)
Abraço Nuno
25 Março, 2015 at 22:08
Concordo com tudo menos com a parte do vilão, principalmente quando é feita crítica ao presidente adepto. Prefiro um presidente assim, que é garantidamente tão sportinguista como a maioria dos adeptos. (Por falar em adeptos sportinguistas, alguém sabe se o heraclides vai hoje contribuir para a festa?) Quanto às guerras, acho que muitas delas eram inevitáveis (não quero dizer que não fosse possível fugir delas, mas mais uma vez, é uma preferência pessoal. Um presidente que dá a cara e vai à guerra é melhor que um que é constantemente comido, na minha opinião).
25 Março, 2015 at 22:13
Caro Nuno, o Frio, bom post.
Dos posts de hoje (todos meritórios) achei este o mais adequado para eu comentar, uma vez que me parece o mais completo, equilibrado e objectivo. E o post em que eu mais me revejo.
Todos sabemos (e com as quais concordaremos, certamente!) os aspectos mais positivos da Direcção de BdC, com destaque principal para a reestruturação financeira.
O que será menos consensual no seu post serão os aspectos menos positivos. O que não significa que não sejam verdadeiros. Daí as minhas alvíssaras por os ter referido neste blogue conotado (infelizmente) com o “Seguidismo Brunista”.
É verdade que a Direcção falhou nalguns aspectos da sua gestão. Grande parte dos mesmos são referidos no seu post. Natural. Somos todos (incluindo BdC) humanos, e o ser humano erra.
Errar não é mau. Mau é persistir no erro.
E BdC dá mostras de ter aprendido com os erros. E de, consequentemente, ter mudado de procedimentos (nomeadamente no aspecto da comunicação).
Houve uma altura em que o Presidente do SCP, clube que se encontrava orfão de títulos há muitos anos, disse qualquer coisa como “durante dois anos a nossa preocupação é a situação financeira do Clube. A partir daí lutaremos pelo título.” E fomos campeões.
O BdC teve esse discurso para um ano. Depois “espalhou-se”. Mas parece-me ser o homem indicado para repetir o que então aconteceu.
SL
26 Março, 2015 at 1:38
Livramento só quero comentar um aspecto que referiste, este Blog estar conotado com “seguidismo Brunista” nada poderia ser mais injusto e passo a elaborar:
Este Blog, não tem moderação, nem edição, qualquer pessoa escreve exactamente o que lhe apetece e isso tem uma correspondencia imediata nos comentários publicados, ou seja o Cherba não escolhe as opiniões que são publicadas de forma a dar uma orientação específica ao Blog.
Este Blog tem mais de 10.000 seguidores e mais de 2.000 clicks diários (acho que era isto se estiver errado, peço desculpa) portanto representa muito mais o “universo” Sportinguista que outros com menos “destaque” por assim dizer, sendo assim o que seria mais justo dizer é que a grande maioria da “Nação Sportinguista” é “Brunista seguidista” e que este Blog tal a abrangência de seguidores apenas reflecte essa tendência dos sócios e simpatizantes do nosso Clube!!!
Desculpa lá o comentário, não é nenhuma directa ou indirecta para ti, mas já andava para dizer isto e aproveitei o facto de teres mencionado o assunto, ainda por cima acho que estamos de acordo, então…
SL
26 Março, 2015 at 8:14
Vejo a “coisa” desta maneira.
26 Março, 2015 at 11:03
Exacto! Bem observado.
26 Março, 2015 at 12:36
Caro TenhamOrgulho,
Quando referi a conotação não me estava a referir ao Cherba propriamente, o qual sendo manifesto apoiante do Bruno de Carvalho (nada de mal nisso, eu também sou) “gere” a sua Tasca de uma forma imparcial e objectiva.
Estava a referir-me, claro, ao universo dos Caros Tasqueiros o qual, na sua maioria, é pouco tolerante a críticas ao desempenho do nosso Presidente.
É verdade que a coisa tem vindo (felizmente) a diminuir, mas era muito corrente que qualquer crítica tivesse como respostas “és mas é um croquetista”, “deves ter é saudades do Godinho Lopes”, “o BdC salvou o SCP da ruína”, etc., etc., (isto se não se passasse para o insulto imediato).
Agradeço o seu post.
SL
25 Março, 2015 at 22:18
Pois é, vou abrir o post do meu caro Nuno, que em tão boa conta tenho, com uma espécie de resumo rápido ao que fui tirando dos vários posts.
Em primeiro lugar, a evidência número 1: são posts positivos, que destacam o óbvio. E o óbvio passa por falar nas enormes conquistas desta direcção e no quão gratos nos sentimos por este mandato ter despertado em muitos de nós o sportinguismo que julgámos diminuído, naqueles anos de horror de direcções execráveis. Do post do rapaz de 1998 (fuck, fez-me sentir um velho), que realça o espírito renascido deste Sporting, passando pela boa posta matinal do Barbosa, e terminando nas palavras boas do Leoníssimo, a verdade é que estamos mais juntos do que nunca. A maioria de nós está mais junta do que nunca, digamos assim. E a evidência é que muitos daqueles que surgem aqui nos dias menos bons, tentaram provavelmente ensaiar o seu post mais visceral, mas a verdade é que a matéria não lhes saiu. E não lhes saiu porque, simplesmente, não há grande coisa a apontar. Claro que há minudências: os calções (bela experiência, mas cuja versão 2 poderá ficar para daqui a mais 100 anos); a falácia da formação perdida, etc, etc. Talvez o post do Nuno, sempre tão frio nas análises que faz, seja aquele que se aproxime mais de um estado neutro, daqueles que não puxa para algum lado e que por isso mesmo faz a análise mais imparcial possível. E pegando neste último post do Nuno, aquilo que eu vejo (já todo tolhidinho) é que são em maior número os pontos positivos e em menor número os pontos negativos. Mais: os pontos positivos, muitos deles, são só aquilo que nos manteve a respirar, ou, por outras palavras, são tudo aquilo que não nos levou a fechar portas. Mas eu concordo em grande parte com o Nuno, e até nos pontos maus. Sem dúvida que a parte da comunicação foi um problema, sendo que parece estar a melhorar. Sem dúvida que a equipa b foi uma balbúrdia, mas em bom momento se mudou e se alterou o rumo, sabendo ouvir as críticas que iam por essa blogoesfera, e fazendo o melhor pelo interesse do clube. Sem dúvida que algumas contratações acabaram por sair prejudiciais: até ver, Slavchev, Shika, Vítor, Magrão, Sarr, e talvez alguns mais, foram uma tentativa frustrada de fazer cumprir o rigor orçamental, tentando comprar qualidade por baixo preço. No entanto, e se atendermos ao número de jogadores com um potencial tremendo, e outros que foram autênticas descobertas, penso que até aqui o saldo é bastante positivo. Slimani por meia dúzia de pacotes de arroz; Montero lá na capital do design (versão década de 90); Tanaka lá onde o Sol se põe e nasce primeiro; Gauld, com tudo o que pode dar; o ressurgir do William, perdido na Flandres; o golpe de mestre Nani; a compra do Ewerton lá longe onde as crateras do tamanho de campos de futebol se abrem do nada; POliveira lá do feudo a servir de satélite às nádegas; são só alguns exemplos do quão competente foi muitas vezes a prospecção do Sporting. Se é possível fazer melhor e alocar 100% do orçamento para opções 100% válidas? Sem dúvida que é. É difícil, mas sem dúvida que é. E está aí o espaço para a direcção melhorar. Atingir os 100%, como um aluno raivoso que recebe o 92% num teste e fica fodido porque não acertou em tudo.
Uma palavra de apreço para todos aqueles que nos trouxeram aqui nestes dois anos: nós, que damos o nosso contributo diário com novas propostas, críticas, etc; a direcção, que esteve irrepreensível nestes dois primeiros anos; os atletas do Sporting, que na sua globalidade continuam a lutar contra orçamentos superiores, trazendo muitas vezes a taça; todos os funcionários do Sporting, que dão o litro pela causa, cada vez mais; o Diogo Bernardo, como figura máxima daquilo que de bom tem acontecido no Sporting; o Tov, pela luta e pela perseverança; as claques, que tiveram o dom de perceber que é juntas que devem cantar; os adeptos que ajudaram a compor fantasticamente o estádio nestes dois anos; a Filipa Poço, por ajudar a animar as tardes de SportingTv; e muitos outros, do cortador de relva ao electricista de Alcochete. E ao Bebiano e ao Nélio, que, sem saber, nos fazem mais fortes e nos juntam mais. E ao assobiador da central, que, sem saber, me faz sentir vivo e disposto a mandar bolas de fogo pela boca. E ao Heraclides e a todos os críticos, que nos ajudam a pôr as coisas em perspectiva, mesmo que do outro lado tudo seja abstracto, perante a ausência de argumentos neste dia tão simbólico.
Viva o Sporting. Fui dormir. Que dia cansativo.
25 Março, 2015 at 22:47
Concordo acima de tudo com a análise às contratações, também acho que o saldo é francamente positivo. Gostaria de acrescentar Leonardo Jardim, Marco Silva e João de Deus, como escolhas que confirmam uma tendência, no geral e nestes últimos dois anos o Sporting tem sabido recrutar profissionais de qualidade.
(Acrescentar também o Geraldes, agora que o GAeG me convenceu a ficar atento ao rapaz)
25 Março, 2015 at 22:25
E já agora: um abraço ao HIC (espero que esteja tudo bem), ao Làs, ao NFA, à Diana, e a muitos mais, que tão ausentes deste espaço têm estado. Esperemos que sejam ausências por motivos bons.
25 Março, 2015 at 22:28
+1
Outro para a Ed de quem tenho lido pouco ou nada.
25 Março, 2015 at 22:32
Com o NFA falei ontem no Face 😉 está bom.
25 Março, 2015 at 22:50
Já tá bronzeado?!?
25 Março, 2015 at 22:57
Não o vi, só falei 😛
26 Março, 2015 at 11:06
O NFA acho que já foi para o estrangeiro (ele tinha aqui dito que estava para mudar de área).
25 Março, 2015 at 22:27
Boa noite a todos!
Boa posta… Não sei se poria a relação com os adeptos no bom, mas ok!
Ainda há muita coisa melhorar nesse aspecto e há a questão dos processos aos sócios que ainda não está esclarecida…
25 Março, 2015 at 22:28
Off-topic (Hoquei Patins) Ainda na 1ª Parte… (Jogo teve inicio 22h)
Candelária 0-1 Sporting… 0-1 Tiago Losna 1′ 1ªP
Candelária 1-1 Sporting… 1-1 Edgar Pereira 2′ 1ªP
Candelária 1-2 Sporting… 1-2 João Pinto “Mustang” 9′ 1ªP
Candelária 1-3 Sporting… 1-3 João Pinto “Mustang” 13′ 1ªP
25 Março, 2015 at 22:34
Candelária 1-4 Sporting… 1-4 Ricardo Figueira 20′ 1ªP
25 Março, 2015 at 22:35
Já agora que assinalamos estes dois anos desta direcção, mais um agradecimento ao Diogo Bernardo e ao resto da equipa de social media do Sporting. Em especial ao Diogo porque sempre será um tasqueiro, comente muito ou pouco. Tenho saudades de o ler por aqui mas, tendo em conta o motivo, faço o sacrifício. 😉
A diferença é da noite para o dia. Damos 10-0 a qualquer clube português. Continuem assim.
26 Março, 2015 at 11:09
O facto dos rivais andarem a copiar as boas ideias da equipa que gere as redes sociais do Sporting diz tudo acerca da qualidade do trabalho.
Diria que lhes damos “quinze a zero” 🙂
25 Março, 2015 at 22:35
Candelária 1-5 Sporting… 1-5 João Pinto “Mustang” 20′ 1ªP
Candelária 2-5 Sporting… 2-5 Alan Fernandes 23′ 1ªP
25 Março, 2015 at 22:39
Candelária 2-6 Sporting… 2-6 Daniel Oliveira “Poka” 24’50” 1ªP
25 Março, 2015 at 22:39
INTERVALO… Candelária 2-6 Sporting… Faltas 3-5
25 Março, 2015 at 22:40
Nuno, excelente post. Partilho completamente desta visão. Dos pontos positivos e dos pontos a corrigir.
Uma análise não fria mas racional. 😉
25 Março, 2015 at 22:43
A Oliveirense está a formar uma equipa de hóquei….candidata ao primeiro lugar na próxima temporada. (Ricardo Barreiros, Pedro Moreira, João Souto, Tó Neves para treinador, perdem Gonçalo Alves para os andrades).
Porto e Benfica ficarão equilibrados..
Reinaldo Ventura no Barcelos
26 Março, 2015 at 1:00
O Caio dos tripeiros tbm parece que vai para a Oliveirense.Diz-se que a Oliveirense é o clube com maior orçamento da Liga(Portugal),que tem mais dinheiro para contratações,e parece que na próxima época vão colocar as fichas todas.
26 Março, 2015 at 1:00
O Caio dos tripeiros tbm parece que vai para a Oliveirense.Diz-se que a Oliveirense é o clube com maior orçamento da Liga(Portugal),que tem mais dinheiro para contratações,e parece que na próxima época vão colocar as fichas todas.
26 Março, 2015 at 1:01
O Caio dos tripeiros tbm parece que vai para a Oliveirense.Diz-se que a Oliveirense é o clube com maior orçamento da Liga(Portugal),que tem mais dinheiro para contratações,e parece que na próxima época vão colocar as fichas todas.
26 Março, 2015 at 1:02
O Caio dos tripeiros tbm parece que vai para a Oliveirense.Diz-se que a Oliveirense é o clube com maior orçamento da Liga(Portugal),que tem mais dinheiro para contratações,e parece que na próxima época vão colocar as fichas todas.
26 Março, 2015 at 1:03
O Caio dos tripeiros tbm parece que vai para a Oliveirense.Diz-se que a Oliveirense é o clube com maior orçamento da Liga(Portugal),que tem mais dinheiro para contratações,e parece que na próxima época vão colocar as fichas todas.
26 Março, 2015 at 1:15
oops
25 Março, 2015 at 22:48
ABC acusa o Sporting de aliciamento de jogadores bracarenses antes das meias do play-off. Os jogadores em questão são: Pedro Seabra, Nuno Grilo -ex Águas Santas, senão estou em erro – está a fazer uma grande temporada depois de outra excelente pelo Águas Santas, e João Paulo Pinto.
25 Março, 2015 at 23:04
Quando começa? Qual é a ordem dos jogos?
25 Março, 2015 at 23:15
Final Four daTaça de Portugal (próximo fim de semana em Loulé)
Sábado (17h) – abc / Sporting
Sábado (19h15) – leitão / porco
Domingo (17h) – Final
os jogos são transmitidos pela burla tv
Final Four da Liga
1º jogo (18 Abril): Sporting – abc
25 Março, 2015 at 23:17
Num blog da modalidade os comentários apontam para umas saidas de alvalade com destino à campanhã.
Ou seja, aliciamentos ha muitos..
25 Março, 2015 at 22:53
Início da 2ª parte.
Candelária 2-7 Sporting… 2-7 Tiago Losna 2′ 2ªP
25 Março, 2015 at 23:07
Candelária 3-7 Sporting… 3-7 Rúben Sousa LD Azul 9′ 2ªP
25 Março, 2015 at 23:23
Boas. Sporting aumenta para 8-3 por Poka.
Todos os outros jogos da jornada já acabaram e todos os que vão à frente do Sporting venceram.
No Sábado, há Sporting-Oliveirense (16h).
25 Março, 2015 at 23:13
Tendo em conta a hora penso que este seja o último…fica a faltar o do Cherba!
Por isso vou só destacar os pontos que não foram falados (ambos negativos) e que “mancham” o trabalho de BdC:
1- Os calções verdes
2- O caso MS (que envolveu JE)
Quanto ao texto do Nuno no geral concordo com ele exceto na parte do Rojo (aliás se calhar na análise do próximo ano vai estar no parágrafo do Bruma) e na parte do presidente adepto concordo que as “bocas e provocações de tasca são para evitar” mas espero que a postura que o caracteriza se mantenha!!!
26 Março, 2015 at 1:53
Também houve pontos positivos que não foram enumerados, a começar pela nova relação estabelecida com os agentes, empresários ou quejandos que passaram de um desrespeito absoluto que tinham pelo nosso Clube, com esquemas cada um mais escabroso do que o outro, para uma fase em que eles sabem que a “bandalheira” acabou e que é bom que se portem bem, com respeito e ética negocial, porque de outra forma NÃO há negócio…
Por exemplo mas há mais, eu creio que o Nuno não quis fazer uma enumeração extensiva de todos os pontos mas antes uma relação mais ou menos equilibrada de alguns…
SL
25 Março, 2015 at 23:22
Candelária 14′ 2ªP… 3-8 Daniel Oliveira “Poka” 14′ 2ªP
25 Março, 2015 at 23:23
Estou a ver a Joana Amaral Dias a apresentar o seu AGIR… e era capaz de jurar que vejo ali um BdC da politica.
Estará ali um DAR RUMO AO… PAÍS?!
25 Março, 2015 at 23:24
Gostava bastante de a ouvir no programa a Quadratura do circulo.
25 Março, 2015 at 23:26
Candelária 4-8 Sporting… 4-8 Mauro Fernandez 23’30” 2ªP
25 Março, 2015 at 23:28
Candelária 5-8 Sporting… 5-8 Mauro Fernandez 24′ 2ªP…
25 Março, 2015 at 23:29
RESULTADO FINAL: Candelária 5-8 Sporting… Faltas Candelária 11, Sporting 7
25 Março, 2015 at 23:29
Obrigado Nogueira pelos updates.
25 Março, 2015 at 23:33
Com a vitória praticamente garantida nos Açores, o hóquei mantém-se na luta pelo 3º ou 4º lugar que dão acesso à Liga Europeia (Champions do hóquei), quando ficam a faltar 4 jornadas para o final do campeonato.
3º Valongo 45
4º Barcelos 43
5º Oliveirense 42
6º Sporting 41
Próxima jornada é decisiva com os seguintes jogos:
Sporting-Oliveirense
Porto – OC Barcelos
Uma vitória sobre a Oliveirense associada a um provável derrota do Barcelos com o Porto coloca-nos no 4º lugar.
Até final ainda teremos:
Carvalhos – Sporting
Sporting – Sanjoanense
Juventude de Viana – Sporting
26 Março, 2015 at 0:50
4º lugar bem possivel.Só temos que ganhar à Oliveirense,adversário bem mais complicado que os os ultimos 3 que tbm é para ganhar lógico.Os tripeiros em principio devem limpar o Barcelos.Só teremos mesmo que fazer a nossa parte.
26 Março, 2015 at 11:14
Ou seja, o próximo jogo vai decidir (quase) tudo!
Fundamentar vencer!
25 Março, 2015 at 23:34
3º AD Valongo 45 22 14 3 5 101 88 +13 1.15
4º OC Barcelos 43 22 13 4 5 81 61 +20 1.33
5º UD Oliveirense 42 22 14 0 8 114 85 +29 1.34
6º Sporting CP 41 22 13 2 7 86 67 +19 1.28
25 Março, 2015 at 23:55
Eu, já que não podemos ganhar o campeonato, preferia ir outra vez à taça Cers pois assim dispotamos um titulo a champuons acho muito dificil ainda conseguirmos ganhá-la…
26 Março, 2015 at 0:44
A Champions é a montra das melhores equipas europeias,claro que não tem comparação possivel,prestigio muito diferente,mesmo ganhando a Cers ou chegando lá perto não se compara,nem desportivamente nem financeiramente,mesmo para esta secção!!!!
Isso é pensar pequeno amigo….
26 Março, 2015 at 0:53
É sempre mais gratificante participar na Champions,mesmo não passando da fase de grupos do que uma Cers.
25 Março, 2015 at 23:53
2 anos de BDC
Rigor, competência, transparência e ambição sem tirar os “pés do chão” no que resulta:
– melhores vendas de passes de jogadores;
– melhores compras (sim apesar do investimento ser infinitamente menor já não vemos abortos tipo bolo de arroz, jeffren, Labyad, shaars, joaozinho, Rodriguez,Onyewu, Pranic, Bojinov, luis aguiar….a ganhar mundos e fundos sem fazer nenhum);
– Gestão com lucro e consequente diminuição do passivo;
– O sonho do Pavilhão tornado realidade;
– Gestão eficiente de todas as camadas jovens do futebol (sim, lá porque ainda há muito que fazer, mas vejam as convocatórias para as selecções…expansão de novas academias Sporting)
– Corte com as sanguesugas dos baldés e outros afins;
– Passes dos jogadores controlados pelo clube;
– contratos com os jogadores por objetivos;
Claro que não temos um plantel tão recheado como o do boifica porque não temos lá capelas, motas, Brunos Paixão, (roub)(du)arte gomes, Luis Ferreiras, Brunos Esteves, Paulos Batistas, vascos. pois assim teríamos sido campeões o ano passado e estariamos a disputar o tiyulo deste ano até à última jornada, sem falar nas taças de Portugal do ano passado e …da liga… por motivos cá do burgo.
26 Março, 2015 at 0:34
Coboiada esparguete matou-me. LINDO. 😀 No resto, teria muito a dizer, mas concordo genericamente com o post.
26 Março, 2015 at 0:54
Aproveitando um “smoking break” (café é para meninos e fumar dá estilo)
De acordo com quase tudo. Menos uma coisa. Se perdermos o processo com a Doyen, ganhamos. Não, não é contabilidade de lampião. É mesmo uma vitória. Perdemos financeiramente (e vai sair do orçamento da próxima época) mas ganhamos moralmente simplesmente porque tivemos a coragem para fazer frente a um dos grandes cancros do futebol. Quem anda atento a isto (e a Europa do futebol anda) percebe que o que está em questão nada tem a ver com rasgar contratos. Porque senão, também rasgávamos o contrato com a Holdimo ignorando a dívida de 20M e “recuperávamos” os passes à bruta sem ter que ceder parte da posição na SAD. E logo se via no tribunal.
O que está em questão é mesmo a idoneidade (ou falta dela) da Doyen e de todos os fundos que usam práticas ilegais e/ou pouco éticas. Como fazer contratos de má-fé onde não perdem um tusto em circunstância alguma, intervir em negociações entre clubes e até situações de “escravatura” que parecem exageradas mas são bem reais. E, a cereja no topo do bolo, os match fixing e a promiscuidade de alguns fundos com casas de apostas. E se isto não chegar, o desconhecimento das estruturas accionistas e das sedes em paraísos fiscais. É isto que está em questão. Sempre foi.
O Sporting faz contratos com N entidades sejam elas jogadores, clubes, fornecedores, patrocinadores…mas foi só com a Doyen que lhe apeteceu “rasgar”. Realmente, a Doyen teve um azar do catano…
O Sporting não rasga contratos. Quanto muito, renegoceia porque pode ter dificuldades em cumprir alguns (Miguel Lopes, Rubio, se calhar, Labyad) Isto é boa fé e honestidade. É chamar a entidade e demonstrar que pode ser difícil, às vezes impossível, honrar um contrato e, a partir daí, conversar e negociar. Fazer-se passar por um dirigente do Manchester, isso sim, é má-fé, chico-espertismo e, acima de tudo ILEGAL. Por isso é que a coisa está no tribunal. E é por isso que vamos ganhar. A nossa argumentação será muito, mas muito difícil de contrariar. E o que eu mais quero é que o Bufas seja testemunha da Doyen. Não vejo gajo mais fácil para descredibilizar em tribunal.
Boa noite. Grande texto. Lúcido e com frieza nórdica.
26 Março, 2015 at 1:57
Muito bem explicado Sá…
Abraço
26 Março, 2015 at 8:17
Concordo com quase tudo, Nuno.
Até pq pelos teus comentérios já tinha esta ideia da tua visão.
Mas eu pergunto … há algum gajo aqui que ache o Presidente perfeito ou imaculado?
Duvido. A questão passa por entender que se ele erra, fá-lo com a melhor das intenções e a ideia é melhorar …
26 Março, 2015 at 8:26
Bom dia Nuno “O” frio,
Lá em cima disseste que fora daqui ninguém conhece a Doyen?
26 Março, 2015 at 9:33
Não me lembro, nego tudo!!!”
Penso que terá sido algúem em resposta…
26 Março, 2015 at 11:05
Só te perguntei porque no Brasil eles conhecem bem a Doyen… O Santos já se entalou e agora é o Flamengo que está a ir no canto da sereia!
Cá estaremos para ver os capítulos que se seguem…
26 Março, 2015 at 10:49
Fui eu que disse isso Chirola
26 Março, 2015 at 11:16
Ok, mas tavas a ser irônico?
É que há uns tempos atrás, aqui no estabelecimento mais verde de Portugal, alguém pôs aí um link interessante sobre a Doyen no Brasil…
Estive lá recentemente e, de facto, eles falam muito nisso…
26 Março, 2015 at 11:19
Foi o 7-1 que postou sobre a Doyen se não estou em erro.
26 Março, 2015 at 11:23
Bom, tenho de ter cuidado com o que escrevo aqui…
Há malta que “regista” tudo 😉
26 Março, 2015 at 11:26
Tens que ler o meu comentario melhor. Esse artigo, que ja tem algum tempo, mostra novamente o lado negativo da Doyen. Tal como a reportagem que o canal frances fez sobre a transferencia do Mangala.
O contexto em que disse isso ao Nuno foi, no caso do Sporting perder o processo, a opiniao internacional se estar borrifando para a Doyen.
No fundo o que tentei dizer ao Nuno é que, independentemente do desfecho do processo o Sporting nunca ficarà com mà imagem.
SL
26 Março, 2015 at 11:39
Pois, também me parece que não ficará mal na imagem… mas muita coisa ainda vai rolar!
A única coisa que não gosto na luta contra a Doyen, é a UEFA também estar na luta contra os fundos…
UEFA e FIFA não me parecem boas companhias!
Ps: alguém sabe o que escreveu Musta sobre os recentes acontecimentos?
26 Março, 2015 at 11:41
Já está por aí postado.
26 Março, 2015 at 11:42
Sim. Está no próximo post.
São os aliados possíveis neste momento e também a entidade reguladora.
26 Março, 2015 at 11:53
Não tenho dúvidas que existem muitos outros clubes a fazer força por nós… bem como na “guerra” com os empresários!
Certo é que é preciso “big balls” para nos termos metido nisto!
E ainda bem…
26 Março, 2015 at 10:06
Belo congelado. Só podia ser obra do Capitão Iglo. Não é que concorde com tudo, mas a verdade é que globalmente o Nuno – o Frio, esteve irrepreensível.
26 Março, 2015 at 11:01
Ta aqui tudo Frio. Mts positivos, alguns negativos, mas sempre em evolvc
26 Março, 2015 at 11:02
Evolucao.