Cada vez que o Sporting não ganha, e isso acontece vezes demais, temas e mais temas são levantados que desculpabilizam ou culpabilizam o desaire. Para o jogo com o Paços, surgiram as críticas ao fetiche do costume, o André Martins, mas surgiu um novo alvo – João Mário.

No que respeita ao João Mário, nem merece consideração porque no próximo jogo faz (como é habitual) um bom jogo e os abutres vão tentar comer noutro lado. Quanto ao André Martins a história é outra. Concordo que o seu lugar no Sporting seja cada vez menos necessário. Não é um jogador de referência no meio-campo e gostava que a aposta passasse pela Wallyson e o Gauld. Tem como principais qualidades o bom posicionamento defensivo e a boa capacidade de passe. Tem como atributos que mais lhe falta a escassez de passes de rutura, uma melhor leitura de jogo e capacidade de desequilíbrio.

Apesar de não ser o pior jogador do plantel, de longe, tem uma margem de erro, para os adeptos, miseravelmente baixa. Não pode falhar um passe que se torna no pior jogador de sempre a jogar no Sporting e o culpado de qualquer desaire. O que me surpreende aqui é o contínuo achincalhamento coletivo que o André Martins tem para muitos sportinguistas. Colocá-lo ao nível de um qualquer chulo que tem passado pelo nosso clube é uma ofensa para ele. Por exemplo, vejo que muitos ficaram contentes pelo regresso do Labyad que caso não se recordem fez isto.

O André Martins chegou ao Sporting com 12 anos. Foi emprestado ao Real e ao Belém, mas esteve sempre connosco. No pior ano da história do Sporting (já agora, vai pró c****, Godinho Lopes) ele estava e ficou para o ano seguinte. Foi um elemento importante na equipa do Leonardo Jardim, que conquistou o 2º lugar na Liga. Como já disse, eu não acho que o André Martins seja uma mais-valia no plantel, muito menos no onze. A crítica deve existir, mas com base sustentada e principalmente numa base de dignidade a uma pessoa que representa o grande Sporting e que nunca fez nada que pusesse em causa a sua entrega e profissionalismo.

Eu percebo que as redes sociais vieram trazer uma pseudo capacidade opinativa. Mas relembro que ter opinião, neste caso sobre o assunto André Martins, não significa debitar ofensas gratuitas criando a culpabilização num jovem que tem representado DIGNAMENTE as nossas cores, há mais de 12 anos. E por acaso, nem jogou mal em Paços.

P.S. 1 – Hoje vamos passar à final da taça de Portugal e RELEMBRAR ao senhor Alves, que o Sporting, nem com muita boa vontade, estará ao nível do seu União da Madeira ou lá como se chama a equipa.
P.S. 2 – Ontem o fantástico blogue Lateral Esquerdo falou do André Martins. Abordagens diferentes na escrita, mas a deles é tão ou mais pertinente que a minha. Aconselho a lerem.

 

ESCRITO POR Adrien S.

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]