Se há tema de discussão desportiva que me interessa e que me faz perder/ganhar muitas horas é a natureza e evolução do Sportinguismo. As dúvidas são sempre mais ou menos estas:
1/ Porque se escolhe o Sporting?
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Mais do que dar as minhas respostas, essas eu já as conheço, gostava de ouvir as vossas. Na verdade e desde que BdC tomou posse este assunto anda, por muitos, a ser contornado ou atalhado…assim ao género de fezada hipersónica numa pessoa que por tudo trespassa sem pedir contas nem reflexões a ninguém. Eu entendo. Não é fácil colocar dedos em feridas e todos queremos (o que nos esforçamos!) sonhar com um horizonte cheio de glória e sorrisos de orelha a orelha, confiando que basta eleger um presidente capaz. Mas, recuso-me a identicar zonas cinzentas sem sequer tentar ligar um isqueiro. Nem as perguntas, nem as respostas me assustam. A codardia de não olhar de frente para dificuldades, essa sim dá-me pesadelos diurnos e faz-me acreditar que estamos sempre a dançar à volta do arbusto, quando devíamos simplesmente pensar e debater a questão central do Sporting do século XXI: como enterrámos o gigante desportivo que herdámos de João Rocha?
Os mais expansivos recusar-se-ão a admitir diminuição. Os mais “saudosistas” dirão simplesmente que sim. Mas evitando os extremos, onde reside a verdade? De que forma o clube se pode ajudar a si próprio se for capaz de responder (com mais certezas que palpites – retirados diga-se – de contas de merceeiro) a estas questões? É que pode não parecer, mas na equação de sucesso no futebol, todos os agentes jogam a sua parte. Os adeptos, a gestão financeira, o scouting, etc. E tantas e tantas vezes se afectam mutuamente sem darem conta. Portanto ok… sabemos de letra o que está à superfície, mas o que esconde o subconsciente leonino? Como contribui para as nossas derrotas dentro e fora de campo?
A pescadinha com rabo na boca está à vista de qualquer pessoa. O Sporting não vence títulos, a sua massa de apoio não cresce, o tecido crítico dos sócios diminui e (de volta ao princípio) gera-se menos ambiente favorável à conquista de títulos. Como se interrompe este “terreno viciado”? Por favor não respondam invocando verbas inexistentes para transferências de melhores jogadores, treinadores ou presidentes. Mas sem ser esta condicionante….as respostas são livres. E muito bem-vindas!
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
22 Abril, 2015 at 7:42
Muito rapidamente (neste momento não dá para mais):
1/ Porque se escolhe o Sporting?
R: Porque se tem bom gosto.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
R: Provavelmente sim, mas mais hoje do que outro clube em circunstâncias idênticas e seguramente menos hoje do que teremos daqui a 10 anos.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
R: Essa questão tem mais a ver com o Porto. O número de vitórias do Benfica têm sido claramente exageradas. Mas indo à questão: corrupção dos outros, incompetência nossa em aproveitar os valores da nossa formação e em contratar, má gestão, projecto Roquette ruinoso.
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
R: sem dúvida que levando a que os adeptos se mobilizem menos, leva a que tragam também menos os filhos ao futebol e se quebre um pouco o ciclo. Mas temos resistido e podemos dar a volta à questão…
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
R: o ecletismo faz parte do nosso ADN. Traz adeptos e é também uma das grandes mais valias que o nosso clube oferece à sociedade. Aliás os outros só nos tentaram copiar (como sempre).
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
R: estabelecendo protocolos com as escolas. Fazendo iniciativas que tragam famílias ao futebol (aumentando também a segurança no estádio), permitindo-lhes competir nas modalidades do Sporting, fazendo campanhas de divulgação do clube e da sua história. Vencendo títulos…
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
R: porque a malta ficou muito desiludida com as direcções anteriores. Houve muita gente que deixou de ser sócia nessa altura e que ainda não voltou. Além disso, há malta que está à espera que o clube seja campeão para aderir. Ainda assim temos que continuar a captar sócios e já hoje, fazendo ver que é ao contrário: se querem títulos têm de apoiar antes e depois e não apenas depois.
22 Abril, 2015 at 8:09
Concordo com o Leonissimo.
Queria só acrescentar q é importantíssimo mantermo-nos fieis à nossa identidade.
Deviamos tb apostar na juventude em todas as frentes. Não apenas na formação, mas tb em protocolos c/ escolas, em melhores ofertas p/ jovens sócios, mais campos de férias, mais sessões de autógrafos, mais jogos família, etc, etc.
O Sporting tem de ser aquele clube q p/ um puto de 8 a 12 anos pareça fixe ser-se adepto!
22 Abril, 2015 at 8:13
bom dia a todos .
post excelente !
o Sporting deixou de ganhar , quando perdeu uma direção forte e coesa ; desde João rocha !
depois apareceu Pinto da Costa e fez do porto o clube que hoje é .
e agora Luís f Vieira ta a fazer o mesmo no Benfica !
tenho muita fé nesta direção , mas com esta , ou outra , só voltaremos a ganhar se tivermos uma direção forte , coesa , que trace um rumo e que lute até ao fim .
com isso é meio caminho andado para o sucesso .
depois cabe-nos a todos nós ajudar , longe ou perto ,
de uma forma ou de outra , há sempre maneira de o fazer !
porque enquanto tivermos que lutar contra os inimigos dentro do próprio Sporting , não avançamos !
voltamos para trás !
nos últimos anos , para além das máfias que se criaram , e tão mal nos tem feito .
foram alguns sportinguistas que mais mal nos fizeram .
viva o Sporting clube de Portugal
um abraço
22 Abril, 2015 at 8:26
Deixo uma questão e uma dúvida. O Sporting cresceu depois de ter sido campeão em 99/00 e 01/02?
22 Abril, 2015 at 8:30
Não sei responder. O problema é que não houve continuidade… E nós temos de ser campeões não uma vez de 10 em 10 anos, mas várias vezes. Claro que quem é do Sporting será sempre mesmo que não ganhe, mas para manter a chama, sobretudo com as novas gerações, é importante ganhar.
22 Abril, 2015 at 9:47
Para mim não cresceu porque não tinha uma política sustentável. Ficou foi cada vez mais enterrado em dívidas e sem património.
As auditorias serão cruciais para se descobrir o que aconteceu ao dinheiro. Fala-se numa dívida de 30M de euros com o Sousa Cintra, e 20 anos mais tarde ascende a 300M (!?).
O mais difícil de gerir por parte desta direcção é o tempo e as expectativas.
22 Abril, 2015 at 8:45
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Porque os nossos pais são do SCP ou para contrariar a tendência. Porque se gosta do verde, porque o nosso melhor amigo é do SCP, há uns tempos era porque ganhava títulos com regularidade.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Possivelmente, não sei dizer.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Porque não tivemos sorte, porque não fomos tão lestos na corrupção, porque os nossos presidentes não eram bons gestores e porque os sócios nas eleições andaram na sua maioria hipnotizados.
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Obvio, claro que sim, num pais que só vê futebol.
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Claro, há quem goste e pratique desporto que não é apenas o futebol, possivelmente deviam pensar em escolinhas de outras modalidades, vestir a verde e branca deixa sempre um gosto que pode perdurar para a vida.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Cativa-las pelo pais inteiro, fomentar o desporto de verde e branco, fazer propaganda, a ideia de protocolos com escolas até pode ser uma boa ideia… não sei como mas se não se agarrar o adepto em criança, já foi.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restrito número de “sócios” efetivos e ativos, a ser verdade…porquê?
Porque ser sócio só por ser não é fácil, as prioridades numa família não são o futebol, há o desânimo das derrotas, das más gestões.
Há a crise, a distância de Lisboa, os núcleos que nem sempre fomentam o sportinguismo… existiu muito tempo em que as direções se afastaram do povo, dos sportinguistas. Para quem é de Braga, Faro, Porto que benefícios tem em ser do SCP? Não pode ser só e apenas a paixão, há que haver contrapartidas, quais? Não me cabe a mim pensar nelas, mas tudo tem de passar pelos núcleos, pela propaganda e pela motivação dos mais novos.
22 Abril, 2015 at 13:18
É isso tudo amigo e ainda mais!
Se as respostas às perguntas fossem científicas, ganhávamos, temos os melhores QIs! 🙂
Acrescento apenas que se um décimo dos sportinguistas que conheço (muitos deles cresceram connosco amigo!) fosse sócio ou militasse mais vezes no estádio, assembleias, pavilhões, etc… não haveria lugar a tantas dúvidas como as expressas no post.
Concluo, façamos TODOS nós o nosso trabalho enquanto sportinguistas e o futuro continuará a sentir a nossa força brutal.
Abraços e SL
Nuno SSul
22 Abril, 2015 at 8:54
Ora um post “daqueles”.
Vamos la colocar o dedo na ferida então. Afinal é este tema que se tem de discutir para resolver os problemas e avançar.
Aqui vão as minhas respostas:
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Não se escolhe o Sporting. Neste momento creio que só é do Sporting quem nasce no seio de uma família Sportinguista e tem influencia directa. Assim aconteceu comigo, o meu pai é do Sporting e eu sou-o desde que me conheço, nunca o escolhi. Se fosse a escolher, sendo eu natural de Matosinhos, com toda a influencia externa e sucessos desportivos dos porcos, possivelmente seria tambem um porco murcão. É a realidade…
Muitos colegas meus, são filhos de Sportinguista e são porquistas.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Não, somos menos. Como disse anteriormente, devido à falta de titulos e influencia do meio onde se nasce e sucessos desportivos de outros clubes, as novas gerações, especialmente longe de Lisboa, não são do Sporting…
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Porque tivemos direcções incompetentes, que fizeram do dirigismo carreira para si e para os amigos com intenção de ganhar dinheiro com o clube em vez de o servir.
Porque temos columa vertebral, não “cortando caminho” como alguns rivais através do compra de resultados desportivos. Porque temos a ideia de que o desporto deve ser sempre limpo e leal e lutamos com armas diferentes dos nossos rivais partido sempre em desvantagem. Eu acho que somos muito anjinhos…
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Sendo o futebol em Portugal o desporto rei, é obvio!
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Não, trará alguns adeptos. Mas imagino que a maioria dos adeptos de outras modalidades também gostem de futebol.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Fazê-los do Sporting desde pequenos. Se os deixarmos escolher, as nossas probabilidades diminuem conderavelmente, até porque se não forem influenciados por nós, vão se-los pelos colegas / outros e para outros clubes.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Eu fiz-me sócio apenas na era BdC. Eu não fui antes porque nunca me pediram para ser, tão convictamente como agora, e nunca tinha sentido que o clube precisava tanto como precisa agora. Curiosamente fiz-me sócio apenas quando já vivia fora do país. Quando vivia em Matosinhos, raramente ía a Alvalade, só ia ver o Sporting 1 ou 2 vezes por ano a Alvalade e ía regularmente aos jogos que o Sporting fazia no norte do país, logo não fazia (para mim) muito sentido ser sócio. Isso mudou!
Próximos passos: Investir numa equipa competitiva. Eu sei que estamos em recuperação, mas se não estivermos sempre na Champions e se não lutarmos por titulos (e lutar não é dizer que vamos lutar, é mesmo estar na tuta até à ultima jornada) então a tendencia será cada vez pior.
Parece-me que o clube está no bom caminho em termos de recuperação económica, mas desengane-se quem pensa que é com Wallyson, Gauld e Tobias (pelo menos com a idade que têm agora) que vamos lutar pelo primeiro lugar.
Precisamos de ver as coisas come elas são, e infelizmente, hoje em dia estamos atrás dos outros dois em termos desportivos, e temo que os murcões nos tenham ultrapassado já em numero de adeptos.
E é isto…
22 Abril, 2015 at 9:00
Bom dia,
Hoje queres que a malta funda os neurónios Leão ;).
A primeira é a mais fácil de todas. Ninguém sabe. Eu sou o único Sportinguista numa família de portistas e benfiquistas … porquê? Não sei, mas sei que adoro pertencer a esta família e que quando posso a defendo com unhas e dentes.
Mas não é fácil captar novos adeptos quando o foco principal no clube é o futebol profissional. Se fizermos um paralelo d nossa vida como clube e os resultados com o futebol já deviamos ter fechado à muito tempo.
Em todo o caso estamos cá e julgo que em cada vez maior número.
Reforço, em defesa dessa ideia, o que tenho visto em Alvalade, uma vez que não possuímos dados estatísticos relativos a adeptos (admito que em relação a sócios esses números são bem conhecidos). E o que vejo é um crescente número de miúdos a frequentar o estádio. Aliás veja-se a alegria com que os novos sócios passam pelo relvado existe ali muita energia e muitas outras hipóteses de melhorar a captação de atletas e de sócios.
A resiliência da massa adepta, dos sócios, à ausência dos títulos é a nossa força. Não seria fácil, quer no benfica quer no porto a mesma relação entre os sócios e o clube. Nós estamos cá, estaremos cá e para isso contra muito o facto de sermos também um clube eclético que se orgulha desse facto.
Queres um exemplo giro. Tenho aqui no trabalho um colega, benfiquista daqueles ferrenhos que tem o miúdo (também benfiquista) na ginástica do … Sporting (bate todos os argumentos estúpidos em relação ao futebol, quando me chateiam peço para me mostrar a foto do atleta com a camisola de leão rampante).
O ecletismo do Sporting é a nossa maior jóia e para mim foi o que nos segurou enquanto o futebol profissional ia delapidando património através de direcções manhosas.
É claro que vivemos um momento diferente. Existe hoje, é um facto indesmentível, uma dinâmica nova na captação de sócios. As campanhas, a nova política de preços mais ajustada aos tempos que vivemos (que eu aproveitei e não tenho vergonha nenhuma de o dizer), a relação mais próxima com os novos sócios e por aí fora.
Julgo (espero) que o futuro, com o Pavilhão e outras “pequenas” coisas como as nossas presenças na selecção irão dar ainda mais frutos.
Batemos no fundo meus amigos, mas estamos claramente na curva ascendente. E não preciso de um título no futebol para sentir isso.
22 Abril, 2015 at 9:30
A única maneira de ultrapassarmos esta pior fase é com inteligência. Da direção, dos intervenientes no jogo, dos adeptos, etc.
Não apoio que comecemos a entrar também em esquemas porque por alguma razão escolhemos o Sporting e foi isso que quase nos deixou na bancarrota. Neste caso temos de aguentar e como já disse, ser melhores que todos os outros.
E claro um pouco de sorte com o fim dos fundos e se o sistema começar a perceber que não vai durar para sempre (especialmente se o anterior acabar).
22 Abril, 2015 at 9:31
Já agora muito bom post para o pensamento.
SL
22 Abril, 2015 at 9:36
Só mais uma coisa não deixando de destacar as excelentes intervenções anteriores : temos de aproveitar o facto de nem sermos na génese nem um clube de bairro nem um clube regional como as nádegas. Somos o Sporting Clube de Portugal e foi isso que o nosso fundador quis que fossemos. Temos de aproveitar esse facto na captação de novos adeptos nomeadamente fora de Lisboa
22 Abril, 2015 at 9:36
Como se interrompe este “terreno viciado”?
Mantendo a nossa coluna bem direita e mostrando a toda a gente a fragilidade de algumas das vitórias alcançadas pelos nossos rivais. Mostrando que não queremos ser como eles mesmo que isso implique ganhar menos. Mostrando que o “terreno viciado” não está aqui mas sim noutros lados.
Z
22 Abril, 2015 at 9:40
O Sporting há décadas que tem falhado com o povo, e este está farto de promessas que não são cumpridas. O futebol pode ser um vício, mas também existe o bom senso. Quem é que vai continuar a torrar dinheiro numa merda que não resulta em nada?
Desde a entrada do actual presidente que as perspectivas mudaram, mas as pessoas continuam cépticas. O Sporting precisa de ser campeão para trazer os Sportinguistas à rua de norte a sul do país. E quando estes Sportinguistas aparecerem, terão de ser lançadas mais operações de charme para os convencer a serem sócios, a virem aos jogos, etc. Da parte destes, e isto é determinante, também terá de existir vontade para que isso aconteça (e esse é também um dos probl€mas).
Com todo o respeito a modalidades como o karaté ou ténis de mesa, mas são estes que vão originar a onda verde e branca? Deixemos-nos de brincadeiras.
Já sei, a conversa do “deves pensar mais no que podes fazer pelo clube, invés do que o clube pode fazer por ti” como se todas as quotas, bilhetes, merchandising, transfertas, etc durante as últimas décadas não sejam mais que um pote de nada. Não me fodam.
Este clube está em dívida connosco por tudo o que temos passado.
22 Abril, 2015 at 13:18
És um triste!
22 Abril, 2015 at 14:14
Oh caralho… vai-te lá entreter com a merda dos cachecóis.
22 Abril, 2015 at 9:43
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Acho que não se escolhe, o Sportinguismo entranha-se.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Diria que não, mas não tenho a certeza.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Má gestão interna aliada à corrupção instalada.
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Com certeza que sim. Grandeza constrói-se ganhando.
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Nos tempos que correm, não. Há 3/4 decadas atrás, acredito que sim.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Vencendo!!!
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Da mesma forma que há bastantes comunistas, mas nas urnas nunca passam dos 7% dos votos.
22 Abril, 2015 at 9:45
Primeiro: Os titulos claro! Sem isto não há crescimento na massa adepta, por muito que tentem. E aqui aponto um dos erros desta direcção, a birra do nosso presidente na questão da taça da liga. É um acompetição, é para ganhar!!
Segundo: O futebol como um espectáculo. Isto é algo que esta direcção/treinador/jogadores têm que rever, porque estamos no sec XXI e perante a oferta cultural que existe o futebol não pode ficar a reboque de romantismos. O que quero dizer com isto. Domingo passado pensei ir á bola e levar a namorada (tentei convencê-la com a historia dos bilhetes e tal)…eu próprio tentei mentalizar-me que não iria ser tempo perdido…pois acabei por não ir e o jogo deu me razão. Resposta dela, por esse dinheiro prefiro ir ver um concerto!!
22 Abril, 2015 at 9:50
A Taça Lucílio pode ficar para os lampiões, não há problema. É uma merda de competição, em que nada ganhas senão lesões e conflitos. É boa para rodar a equipa C.
22 Abril, 2015 at 10:06
Foi só um exemplo!! Mas olha que vi aqui muita gente eufórica com a vitória naquela taça da pré-época, que agora nem sei o nome.
Mas com esse tipo de pensamento é que nunca lá chegaremos….
22 Abril, 2015 at 10:07
Mas se viste aqui já são adeptos fanáticos…ganhar a taça de honra ou lá como se chama não trouxe propriamente novos adeptos ou novos sócios…
Além disso tem mais a ver com o balão de pré-época do que com o titulo em si…
22 Abril, 2015 at 10:09
Não chegamos lá enquanto valorizarmos pintelhices e não soubemos mostrar a quem nos quer vergar que não brincam connosco. Isso sim.
22 Abril, 2015 at 10:27
Ok, então vou dar um exemplo…o que seria melhor para o clube:
1-Estar presente em 2 finais no espaço de uma semana, uma da quais dando a possibilidade aos nossos adeptos da zona centro de apoiar a equipa (n interessa agora se jogariamos com a equipa A,B ou C) e de vender a marca…
2- Ou disputar apenas uma, a taça de portugal.
Desculpem, mas eu continuo a preferir a primeira hipótese…no entanto se me disserem que existiria a possibilidade de ficar em segundo lugar + juntar a taça de Portugal, isso já é outro assunto…
22 Abril, 2015 at 10:32
Uma vez que iam meter uma final em cima da outra ou íamos jogar com os suplentes a taça da Carica na mesma ou então íamos cansar os jogadores para a Taça de Portugal por isso…prefiro jogar só a taça de Portugal e estar 100% focado nisso…
22 Abril, 2015 at 9:54
em relaxao a taca da liga…ja viste o marques ser cortado pelos lampioes pela taca da liga???
E olha q os gajos qq merda q ganham desde a inzebio cope fazem um banze!
22 Abril, 2015 at 9:57
A Taça da Liga faz crescer o número de adeptos? Por favor Balboa.
22 Abril, 2015 at 9:59
+1!
Ninguém fica mais ligado por ganhar a taça da carica…é como vencer a taça da amizade! Who cares…
22 Abril, 2015 at 11:02
Um sportinguista que tem oportunidade de ir ao estádio apoiar o Sporting e perde um minuto que seja da sua vida a pensar se não será tempo perdido, mais vale poupares o dinheiro e assistires a muitos concertos!!!!
22 Abril, 2015 at 11:29
É isso Miguel.
Não somos todos iguais, daí a beleza de andar por cá.
22 Abril, 2015 at 11:53
Sem querer ser ofensivo…..só la faz falta quem realmente sente o Grande Sporting Clube de Portugal prefiro poucos e Bons a muitos e caladinhos….SCP e JL Sempre ate que a Morte nos Separe….mulheres e namoradas passam mas o Sporting Fica.
22 Abril, 2015 at 13:12
ultimamente neste espaço, tudo se resume a uma questão: eu sou mais sportinguista que tu!!
tem sido um pouco a história dos últimos anos, e parece que não há vontade de o mudar…enquanto assim for, os outros continuarão a ganhar titulos enquanto nós vamos continuar a discutir o sexo dos anjos.
22 Abril, 2015 at 13:24
Estàs completamente enganado.
Se hà algo que nao suporto e nao alimento “neste espaco” sao discussoes a medir pilinhas mas pensa là um bocadinho.
Escreveres num site de Sportinguistas “mais valia ir a um concerto” ou “tempo perdido” para mim é ofensivo.
Que reaccao é que esperavas?
22 Abril, 2015 at 16:01
Espero, no minimo, que os jogadores respeitem a entidade que lhes paga.
Espero, no minimo, que os jogadores respeitem e pensem nos sacrificios que algumas pessoas fazem para pagar quotas, pagar transportes, portagens, camisolas…etc.
Espero, no minimo, que se foquem 90 minutos por semana, naquilo que é o trabalho deles.
No fundo, o que eu espero é que despachem uma equipa que vem dos distritais por 5 ou 6 secos ao intervalo!!!
É isto que eu espero!!!
22 Abril, 2015 at 16:08
Estás a desconversar. A pergunta era: que reacção é que esperavas “neste espaco” quando escreveste o que escreveste?
22 Abril, 2015 at 16:27
Qualquer uma, menos questionar o Sportinguismo de um sócio porque não consegue convencer alguém a ir ver onze pinos a jogar á bola.
22 Abril, 2015 at 16:29
…mas se calhar é isso mesmo, neste momento sou menos Sportinguista que voçês.
22 Abril, 2015 at 16:35
Barbosa…aqui e de forma muito invulgar…tenho de concordar em geral com o Jonny! O maior problema do futebol português é que os adeptos em geral deixaram de exigir espectáculos em detrimento dos resultados! E foi assim que muitos dos adeptos de futebol em Portugal deixaram de ir ao estádio…pelo resultado vêem na TV ou no Live Score! Para pagar é para ver um espectáculo! É assim que está a morrer o futebol tuga, o italiano também e o Espanhol começa a ameaçar e é a isso que se justifica o crescimento do Inglês e do Alemão por exemplo…
22 Abril, 2015 at 16:43
A questão não é nada pessoal. Acho que já trocamos opiniões contrárias vezes suficientes para teres percebido que nunca passo a esses termos. (isso está reservado para personagens especiais)
A única coisa que te posso dizer é que deves ser muito ingénuo. O teu comentário so podia resultar nisto. A mim ofendem-me os adeptos do cor de rosa que só dão o seu tempo por bem empregue quando o Sporting cilindra os adversários.
Eu sou do Sporting por valores e não por vitórias/espectaculo.
Aí dou razão à tua namorada. Se o intuito é veres um bom espectaculo então se calhar é melhor ires ao cirque du soleil ou algo que o valha.
Para concluir e porque já me alonguei mais do que devia fica só este conselho: know your audience.
SL
22 Abril, 2015 at 16:46
Espectaculo em Inglaterra?
Presumo que isso foi uma piada. As pessoas vão ao estádio por militância para ver a sua equipa. Caso contrário o Chelsea jogava de bancadas vazias
22 Abril, 2015 at 16:59
Qual é o publico mais silencioso e soturno de Inglaterra (ou um dos)?!
O que acontece a um jogador da casa que passa o tempo a simular faltas e a perder tempo?!
O que acontece a um treinador que põem a sua equipa a não passar de meio campo?!
Como é que o Wenger se aguenta sem ganhar um crl há tanto tempo e a meter água nas contratações?!
Mete um clube que passa o tempo a perder tempo, dar porrada e a atacar 2 vezes por jogo e depois vais ver o que é militância!
Eu não tenho duvidas que o que faz com que os adeptos tenham essa militância é a garantia de que assistem a um espectáculo disputado e leal!
Outra….porque é que o Peseiro teve tantos estádios cheios e o Paulo Bento foi um pincel para encher!?!? Foi o maior erro que foi cometido naquela altura…achar-se que os adeptos tinham de ir ao estádio por militância e se queriam espectáculo que fossem ao cinema!
22 Abril, 2015 at 18:56
– talvez o público do Arsenal.
– nada. O fairplay é uma treta.
-Nada. Pergunta ao big Sam que fez carreira disso.
– o wenger é um mistério. Ainda sobrevive à pala dos invincibles.
Continuas errado em relação ao restante também. O futebol jogado no championship é péssimo e os estádios estão cheios. O mesmo sucede na Escócia.
O que há em Inglaterra é incerteza no resultado. É isso que faz o pessoal ir à bola Tiago. Isso é exactamente o oposto do que diz o JB.
22 Abril, 2015 at 9:54
Como se interrompe este ciclo vicioso?! Para mim só há uma maneira! Apoiando financeiramente e fisicamente as modalidades! Sendo sócios (forma de financiar as modalidades), comprando Gamebox Modalidades e comparecendo! Mas para isso é preciso pavilhão! Acho que só vamos interromper um ciclo de rebentamento das modalidades se os sócios quiserem…quanto ao resto:
1/ Porque se escolhe o Sporting? -> Não faço ideia…sempre fui, nunca o escolhi…simplesmente fui! Possivelmente por influencia familiar embora seja de muito longe o mais fanático de todos (pelo menos fui o pioneiro uma vez que o meu irmão hoje é tão fanático como eu…)
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás? – Não tenho a mínima duvida disso…conheço muitos casos que há 20 anos eram Sportinguistas convictos e melitantes e hoje são Sportinguistas só de conversa.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais? -> Porque fomos anjinhos (antes), porque não soubemos aproveitar o andamento que tivemos no inicio do milénio e porque continuámos a ser anjinhos depois…
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta? -> Hoje em dia tenho poucas duvidas que sim…principalmente porque a campanha pela bi-polarização tem alheado muitos ex-Sportinguistas e continuará enquanto não ganharmos…
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube? -> No mínimo acho que mantém acesa a chama de muitos! Novos trará poucos…
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões? -> Campanhas direccionadas para crianças e jovens! No estádio ou em Alcochete, na TV, nas escolas…
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restrito número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê? -> Porque em Portugal toda a gente gosta de ter clube para ter conversa mas poucos são efectivamente adeptos desse clube! Depois desses muitos não podem…
22 Abril, 2015 at 10:08
“7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restrito número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê? -> Porque em Portugal toda a gente gosta de ter clube para ter conversa mas poucos são efectivamente adeptos desse clube! Depois desses muitos não podem…”
Esta também me parece ser uma característica importante. Quem vive em Portugal gosta de futebol, mas não é fanático ao ponto de se entregar de corpo e alma. Na minha modesta opinião penso que não existe vontade suficiente para transformar o futebol (e o resto dos desportos, por arrasto) em algo melhor.
Na Inglaterra muita da lealdade ao desporto vem inclusivamente de outros conceitos como o de bairrismo, nacionalismo. O amor que estes povos têm por exemplo a desportos como o rubgy demonstra bem o que pretendo dizer.
Nem existem vontade do povo, nem vontade política. O futebol em Portugal é uma vergonha e nunca vi o Secretário de Estado do Desporto dizer uma palavrinha ou reunir-se com quem de direito. Logo aqui fica tudo à vista, vivemos numa puta de uma selva.
Os próprios lampiões são uma triste imagem do que se passa por cá, pois quando eles terminaram em sexto tinham menos de 5 mil pessoas no estádio, e isso nunca se viu em Alvalade.
22 Abril, 2015 at 10:13
Nós nem jogos a seguir ao almoço temos, continuamos a mamar com jogos às 21h. Ninguém quer mudanças, não esperem que as populações se sintam incentivadas a serem mais participativas.
Quem é que pode levar uma familia com filhos pequenos à bola a um domingo às 21h, com toda a merda para tratar com a escola e trabalho na segunda de manhã? E nem falo dos “desgraçados” que não são de Lisboa…
22 Abril, 2015 at 10:19
Isso mesmo…e os Lampiões mesmo em primeiro e numa luta séria para serem campeões precisam de vender bilhetes a 2 e 3 euros para tentar encher…
Há uns quantos idiotas que acham que pode haver futebol sem adeptos, principalmente presidentes de clubes pequenos que se vendem aos grandes e que tornam o futebol tuga numa mentira pouco suportável para um adepto menos fanático!
Ainda no outro dia falava com um amigo que ás vezes ia comigo à bola no antigo estádio e falávamos de negociatas e vigarice que ele viu e chegámos à conclusão que muitas dessas pessoas estão ligados ao futebol…ao que ele respondeu: “Cada vez gosto menos de futebol fds….” por causa disso…
22 Abril, 2015 at 10:00
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Porque há um gene…, um grande amigo…, Porque quando se chega, independentemente da razão, já não se sai…
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Seguramente q
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
22 Abril, 2015 at 10:06
Hehehehe!
Coito interrompido?!?!?
22 Abril, 2015 at 10:06
Hoje , salvo honrosas excepções , o sportuinguismo é apenas passado pela influência familiar. A ausncia de títulos no futebol, queiramos ou não , tira nos espaço mediático .
O ecletismo, não é apenas o nosso ADN, ele permite -nos mantermo-nos presentes na sociadade , felizmente aí continuamos a produzir campeõs . Para mim são eles o Sporting.
Claramente , somos menos do que ha 10 anos e muito menos do que ha 20.
Sem titulos no Futebol , não ha protocolos com escolas que nos salvem.
Esperemos que os titulos apareçam e que eduquemos bem os nossos filhos , sobrinho e netos.
Podemos ser menos , mas a nossa força continua brutal.
22 Abril, 2015 at 14:18
Todas as iniciativas que referi e que de certa forma contestas têm obviamente por base a conquista de títulos. Mas depois de o fazermos podemos e devemos ir mais além que os outros. Era isso que eu queria dizer
22 Abril, 2015 at 10:07
e filhas , sobrinhas e netas , obviamente
22 Abril, 2015 at 10:27
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Porque há um gene, um grande amigo, uma oportunidade… Porque quando se chega…, independentemente da conjectura, já não se sai…
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Seguramente que sim… pelo menos activos. Mas temos um potencial brutal… (direi mesmo uma simpatia natural para atrair novos membros) Sempre que ganhamos alguma coisa o número de, nós, exponencia-se
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Ui… Ui… (Esta aqui dava um compêndio). Começando pelos erros próprios… Puff…!!! Inúmeros…
Mas a questão centra-se, essencialmente, nas “nádegas”… a partir do momento que d. bufas personificou a emancipação portista (e nortenha) contra os “mouros”… a SANTA e escondida ALIANÇA… (ainda hoje o sujeito “dorme na cama do outro” quando vem a Lisboa) O projecto norte-sul cujo alvo seria o carnide (pelo historial) definiu a aniquilação, primeira, do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL… (E quase o conseguiu…literalmente…) Pelo caminho um sem fim de conluios, corrupções, manipulações em que o “APITO DOURADO” é prova, inacreditavelmente, provada… sem condenação. Acho que não é preciso fazer um desenho… Se nestes 30 anos não nos devem – mínimo – ai uns 8 ou 9 campeonatos, não é nada…!!! (Desde as “azias transmontanas” às “mãos ronnyanas”…, passando nas “capeladas” e nas “pereiradas”…) ui ca bom… É fartar, vilanagem.
…E NÓS DEIXÁMOS…!!!
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Objectivamente que sim… Goste-se ou não, Queira-se ou não… O futebol é o motor disto tudo…
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Alguns trará certamente… É uma pergunta que remete às respostas 1/ e 4/
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Pela minha parte… levando-os, “simples e frequentemente”, a Alvalade… Há uma aura muito própria que se nos agarra… É para a vida…!!!
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Sinceramente é uma pergunta à qual não sei responder… NÃO ENTENDO q
22 Abril, 2015 at 10:35
A verdade é esta: Se dependêssemos apenas de futebol, seriamos apenas o terceiro grande, um Atlético de Madrid. Contudo, olhando para o poder e a força das nossas modalidades, somos facilmente a maior potência desportiva nacional.
De um modo geral, as modalidades têm estado apagadas da consciência nacional e há muito que os Clubes podem fazer para mudar assim, assim como o governo (que parece estar-se a cagar).
E acho que as modalidades podem trazer muitos sócios, mas de duas formas diferentes:
1- Atletas: Qualquer praticante de modalidades no multidesportivo/pavilhões do Sporting deveria ser obrigado a ser Sócio. Em criança, quando pratiquei desporto no Clube, ou eu ou um dos meus pais tinha de ser. Hoje não é assim, Porquê?
2- Ambiente Sporting: Aquela experiência que se vivia na Nave, de passar dias inteiros a ver Sporting em todas as modalidades. Tanto quanto sei, isso é/foi único e é um factor diferenciador e pode ajudar a trazer mais gente. É um bónus.
Agora respondendo mais concretamente às perguntas:
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Essencialmente através da família que incute o Sportinguismo.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Somos menos, mas com tendência a crescer. Não podemos ser igual ou mais quando nem pavilhão temos e passámos pela pior fase de sempre do Clube. Felizmente estamos a corrigir a situação.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Porque tivemos 18 anos de croquettes e um pouco de azar (com o Paulo Bento bem que poderíamos ter sido)
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Infelizmente sim. A verdade é que o futebol é que move as massas de forma significativa.
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Pode trazer, mas tem de ser bem trabalhado. Actualmente diria que não.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Para além da nossa família directa… É complicado têm de ser aquelas crianças que são do Clube B ou P “porque sim” e aí aproveitamos para incutir o ‘leão’.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Desde os anos 90 que tem havido um afastamento dos adeptos e Sócios do Clube. Relembro que em 1986 o Sporting tinha 136 mil associados e o Benfica apenas 70 mil. Nos últimos dois anos angariámos 25 mil Sócios, mas a verdade é que, para além de conquistas, temos de arranjar uma forma de fazer com que valha a pena para os adeptos de longe de Lisboa serem Sócios (para além da questão emocional.
22 Abril, 2015 at 10:41
Vou ter que ser mto rápido e vão faltar coisas, mas aqui vai mto esquemático:
Bom questionário para reflexão
A imagem é o retrato simbólico da liquidação do Sporting.
Espero uma foto do Pavilhão em construção, para simbolizar o reerguer.
E do novo estádio, para selar o domínio total
1-A minha família de ambos os lados era do Sporting. Honestamente, penso que terá sido crucial. Depois apaixonei-me pelo nosso jersey ímpar (entretanto constantemente prostituído), o nosso símbolo (pós-modernizado), o nosso estádio olímpico (destruído), e as nossas equipas.
Sim, mas a pergunta é porque se escolhe, e não porque é que eu escolhi….
Sem ser necessariamente por ordem, e muitos estarão imbricados:
Influência prévia do clube na sociedade na idade infantil
Família
Amigos na escola
Títulos no Futebol
Jogador de destaque (exp. Ricardo pós Euro 2004, CR7)
Atletas de desataque (C.Lopes, J.Agostinho, etc.)
Jersey
Símbolo
Estádio
Prática de modalidades no clube
Uma grande equipa que se destaque
Gosto por modalidade de destaque no clube
A Academia, a mística do clube formador
etc
2- Sim. Já existe pouca gente viva do período dos anos 40/50. Nos anos 90 tínhamos o estádio cheio. As ultimas conquistas de 2000 e 02 terão produzido a ultima grande vaga, o resto vem da família e do peso herdado de sermos uma das 3 alternativas. (apreciação completamente empírica).
3-Roubos, Corrupção, Projecto Liquidacionista.
4-Sim. Não existe volta a dar. Pode-se é atenuar.
5- Depende dos “tantos”. Historicamente penso que sim. Ciclismo, Hoquei e Atletismo trouxeram muitos adeptos e hoje por via indirecta ainda se sentem os efeitos. Todos os praticantes de modalidades tb ajudam. Na ausência de uma política desportiva nacional, com predomínio do futebol, hoje tal não se verifica tanto. Mas cabe contrariar esse paradigma. Aqui estava um bom tema para reflexão. Numa sociedade mais preocupada com o desporto e a saúde, como integrar o Sporting nessa dinâmica? Como romper o absolutismo do futebol? Como aumentar o número de praticantes? O Pavilhão tem que ser a alma mater deste relançamento, não apenas como espaço físico, mas como pivot de toda uma agenda de relançamento desportivo, que passe pelo aumento de praticantes (seja para competição, ou saúde).
6- Vencendo títulos, coloca-las a praticar desporto, reforçar o clube em todas as vertentes.
7-Falta de títulos, peso da inércia, 20 anos de projecto liquidacionista consumidor/pagador, sociedade civil fraca, afastamento geral do público do futebol que passou da festa da família à festa do insulto e do very light, e a um jogo que já se sabe estar viciado e corrupto.
Mas de facto, além do amor militante, para quem não viva em Lisboa ou perto, quais as vantagens de ser Sócio? Claro, que percebo que não se pode ver a questão só assim, mas sejamos pragmáticos, falo para a grande maioria dos mais de 3 milhões. São os descontos na gasolina que tb existem noutros lados, na farmacêutica que tb existe nos cartões farmácia, etc? Mesmo para ir ao Jamor, o que vai contar para alguém que viva em Bragança, p.exp. não é o facto de ser sócio faz 30 anos, mas comprar ou não uma gamebox que nunca poderia usar!!!!
A “ideia” que tenho é um bocado maluca, provavelmente inviável, e precisava de guito, mas era o seguinte:
Criar «pólos desportivos Sporting» pelo país.
Alguns núcleos já tem actividades desportivas. Criava-se um espaço físico, onde fosse possível praticar modalidades,virado mais para a saúde, para todas as idades; mais barato do que a oferta local pela condição de sócio.
Ou então, um ou dois protocolos com empresas estratégicas, que concedesse de facto uma grande poupança, nem que tal implicasse dar quase de borla durante um ano x tempo de publicidade na Sporting TV, ou em palacards no estádio, etc.
Seja como for, é importante reflectir, neste tema.
SL
22 Abril, 2015 at 12:13
Em relação ao símbolo, penso que é igualmente fulcral voltar ao antigo. Restituir a história do Sporting. Isso e os calções pretos.
http://4.bp.blogspot.com/_qKUTAVqGJD0/THT3vuxvRTI/AAAAAAAAAyo/HXfbi3qTvQU/s1600/equipa82-83SCP.jpg
22 Abril, 2015 at 10:42
É o seguinte, não faço intenção de responder a todas as questões, vou focar-me apenas no ponto 6:
De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Queremos o Jubas em todo o lado!!! No pavilhão, nas bancadas, nos hospitais, nas escolas… em todo o lado! Arranjem uma «namorada» ao Jubas!
Ainda não é perceptível, mas garanto-vos que o Jubas já conquistou muitos adeptos!
Um dia gostava de escrever sobre o assunto.
Tragam o Panda a Alvalade para conviver com o Jubas no Dia Mundial da Criança. Deixem os miúdos pisarem o relvado de Alvalade!
O SPORTING ESTÁ MAIS VIVO de que possam imaginar!
22 Abril, 2015 at 10:43
Devia haver uma versão feminina do Jubas! E quems sabe um rebento: arranja-se um anão ou um baixote (como eu) para «vestir» a pele da cria.
22 Abril, 2015 at 10:50
Tenho uma visão muito mais optimista do que muitos de nós sobre a nossa Massa Adepta. A ausência de títulos causou mossa é um facto, mas poucos resistiriam como nós.
22 Abril, 2015 at 10:51
É neste tipo de coisas aparentemente insignificantes que muitas vezes se cativam os putos para o Sporting
22 Abril, 2015 at 10:55
O Marketing do SCP tem tido algumas boas acções, mas constato que ainda tem muito mais para fazer, e uma delas é potenciar a imagem do Jubas!
Defendo a criação da namorada do Jubas para alcançar o target feminino.
22 Abril, 2015 at 11:12
O Jubas já é uma cria ! não tem idade para ter filhos 🙂
Se vires o Clip, ele acorda de manhã, bebe o leite e vai para a escola 😉
22 Abril, 2015 at 11:22
Então, está na hora de arranjar uma namorada no recreio da escola! Hehehehehe
22 Abril, 2015 at 11:25
Sim, uma “Leoa” era melhor ainda para convencer o pequeno publico feminino !
22 Abril, 2015 at 11:28
Que não é assim tão pequeno quanto isso. Basta estar atento às bancadas para topar a quantidade de mulheres que torcem pelo SCP!
22 Abril, 2015 at 11:56
com “pequeno” queria dizer de pouca idade 😉
As meninas pequenas !
22 Abril, 2015 at 13:09
Ah ah ah ainda não parei de rir, arranjem um anão é top, só tu, agora a sério acho que tens razão com o Jubas e as demais acções para a pequenada é importantíssimo
Abraço e SL
22 Abril, 2015 at 10:48
Fds….o que eu gozei no primeiro dia com o gato grande com cabelo de Songoku! Mas a verdade é que os putos são doidos por ele! Os putos da minha familia todos levam com um Jubas pequeno e adoram! Uns já o têm à um tempo e ainda o levam para todo o lado!
22 Abril, 2015 at 10:52
Claro Tiago! A criação do Jubas foi a única coisa de jeito que o legado do cabeça de giz nos deixou. Vocês não imaginam a força de uma mascote. Fomos pioneiros no nosso país. Pena que o Marketing do SCP não potencie a força descomunal que o Jubas.
22 Abril, 2015 at 10:57
Admira-me que tenhas gozado o Jubas, como mascote é perfeito!!!
22 Abril, 2015 at 11:12
Epah…eu sou uma besta…no fundo é isso! ;P
Como não sou um gajo do marketing e assim olhei e achei que era um boneco todo mal enjorcado…hoje percebo que para os putos é espectacular…
22 Abril, 2015 at 11:23
Concordo,
O Jubas só por si garante de certeza muitos pequenos adeptos.
Foi uma extraordinária invenção e o boneco é realmente giro !
Tem de existir mais material de marketing do Jubas e sobretudo mais barato para se poder oferecer a toda a gente com putos pequenos.
22 Abril, 2015 at 11:26
MPereira, eu por acaso ando há muito tempo para escrever um texto para a Tasca sobre o efeito Jubas na captação da nova geração de adeptos do SCP.
Repara, há um sub-aproveitamento da marca Jubas. Não falo apenas nos bonecos de peluche, ou nos puzzles. Acho que já deveriam ter criado aplicações para os iphone e smartphones de jogos infantis usando o Jubas.
22 Abril, 2015 at 11:28
Sim, os meus putos (menino e menina) são loucos por ele !
Concordo que se deva investir mais no merchandising.
22 Abril, 2015 at 11:27
E faço o apelo a que o merchandising do Jubas possa ser mais barato para se poder oferecer fora da família !
22 Abril, 2015 at 11:58
Um pormenor que tem importância… a imagem do Jubas.
Só quando tive o primeiro filho (agora com 4 anos) é que me apercebi do quando a muidagem gosta desta personagem…provavelmente a única boa ideia que ficou do mandato do G. Lopes.
Mas penso que podia ser ainda mais bem aproveitado! Seja em eventos no estádio (sei que já se fez alguma coisa…) ou até pelo pais (aqui acho que nunca se fez nada).
A loucura do meu garoto com o Jubas quando entrou no estádio pela primeira vez aos 3 anos é algo que marca a infância de um miúdo!
Vale o que vale e nao é (por si só) um factor decisivo, mas isto também capta novos sportinguistas!
Abraço DeFran!
22 Abril, 2015 at 12:33
Jorge, foi no mandato do JEB que surgiu o Jubas.
Abraço Jorge!
22 Abril, 2015 at 15:03
Ou isso… apetece-me dizer que o cheiro é diferente, mas a mer&@ é a mesma 🙂
22 Abril, 2015 at 10:47
1/ Porque se escolhe o Sporting? -> O Sporting chama-nos…no entanto ouvir-se-a esse chamamento de forma bem melhor com a “MECA” desportiva que temos de criar em Alvalade com tudo o que o Pavilhao significa…tem de se respirar Sporting 24horas!
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás? –
Sim e nao! Sim ativos, assumidos …no entanto qualquer vitoria do Sporting ateara um fogo que se propaga em Madeira seca…se o ser Sporting fosse efetivamente so futebol ja estariamos cm o Belenenses ha mt…
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais? -> Por culpa propria, mas sobretudo do povo sportinguista so agora na era da internet se libertar do jugo dos notaveis que desde que Joao Rocha saiu, vieram ao de cima e se degladiaram entre populismos estupidos e elitismos da treta e amordaçavam o pulsar sportinguista.
Se assim nao fosse, ja ha mt nos tinhamos concentrado em dar um bigode aos nossos inimigos de norte a sul!
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta? -> Nao ajuda mas sobretudo temos de inverter a “supremacia aerea” com que os nossos inimigos nos bombardeiam na Comunicaçao Social…isto e como ter a melhor infantaria mas qts vezes somos dizimados pela aviaçao inimiga??
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube? -> Isto esta relacionado com o ponto 6! O Ecletismo e o Ser Sporting como consequencia é a ancora do clube pois se fosse pelo futebol o clube ja era um Belenenses!
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões? -> E aqui que o ecletismo entra!! Captar atraves de outras modalidades adeptos desde novos para o clube! A
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restrito número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê? -> Pq este e o numero de socios para um “clube de futebol” com o desempenho do Sporting!
Agora se transformar-mos o ser socio nao de um clube de futebol mas da “Maior Potencia Desportiva Nacional”, ie, um estado de espirito, um clube ecleticto, um “Ser Sporting” ai chegaras a numeros impressionantes mm qd subordinados a realidade portuguesa!
22 Abril, 2015 at 10:48
Há uma coisa que temos de constatar: para se alimentar o fervor sportinguista temos de ir ao Estádio e sobretudo levar os miúdos ao estádio. Como foi referido aqui e muito bem, além da militantes dos sportinguistas para se ir ao estádio são necessários horários compatíveis. Ora isto tem de ser negociado na hora de assinatura dos contratos televisivos. Eu por exemplo exigia que os jogos em Alvalade fossem sempre à tarde (pelo menos 90% ) e só mostraria maior flexibilidade nos jogos fora. Aliás muitos dos que estão nesses operadores são nossos adversários e interessa-lhes que as nossas assistências sejam fracas…
22 Abril, 2015 at 11:08
OFF (ou talvez nao): Ontem a derrota do Porto traz tb um simbolismo que deve ser observada por nos…akela equipa nao tem alma, nao tem um capitao em campo. Nao tenho duvidas que, por contraponto com a do Carnide, que quer se queira o Luis Grande é Capitao de Equipa, e toma conta da coluna vertebral zuca e experiente dakela tropa, o Porco se vai ferrar na Luz…
O Porto, e o Inacio bem sabe, qd começou a crescer, tinha uma espinha de jogadores portugueses, “á Porto” Joao Pinto, Andre, Jaimes Magalhaes,etc e que depois adptando nos tempos mais modernos foi sempre mantendo ancoras.
Nos tambem temos de ter a cultura Sporting, e ter atençao a formaçao especifica de capitaes de Equipa. O Jogador que esta epoca devia ser capitao pois e ele que tem demonstrado Alma nos momentos decisivos e Adrien. (Em Schalke, no Nacional pa meia final, agora c o Boavista)
O Benfas declinou nos anos 90 qd tb perdeu referencias de capitao, Humbertos Coelhos , Velosos e so recuperou com o Luis Grande.
Isto sao akeles pormenores que quem sente o fenomeno desportivo sabe que faz a diferença e transcendem os jogadores!
22 Abril, 2015 at 10:48
Jà muito se escreveu sobre o que nos trouxe a este ponto por isso vou tentar focar-me um pouco sobre a questao de fundo que aparece jà quase no fim do texto. Como inverter tendencias?
Titulos, titulos, titulos.
È que nao hà volta a dar. Sem titulos nao reaproximas os adeptos que com o tempo perderam algum do orgulho de ser Sportinguista e nao cativas os mais jovens que, no fundo, o que querem è ser adeptos do clube da moda. Haverà sempre um certo acrescimo de adeptos anual atè porque quem cresce em casa de Sportinguistas, raramente se “entorta” mas sò por si nao chega.
Ora isso è muito bonito mas como è que atingimos esses titulos?
Creio que comecamos a dar passos importantes rumo a esses titulos. A estrutura que estamos a erigir tem como fim nao sò ganhar titulos no imediato mas criar condicoes para que (independentemente de quem està na cadeira do poder) haja uma certa hegemonia do Sporting em todas as modalidades.
Temos desde jà um passo importante a dar num futuro proximo e por isso deixo aqui um apelo:
Se tudo nos correr de feicao e, como desejamos, ganharmos a final do Jamor este ano, levem as criancas à rua! Nao festejem em casa.
Seremos dezenas de milhares na rua a festejar o facto de sermos Sporting. As buzinadelas, os cachecois, aquele abraco a um desconhecido sò porque enverga as tuas cores, os canticos, a chegada da equipa, o erger da taca.
Sao estas as memorias que os mais novos guardam. Se fizermos tudo por tudo para lhes proporcionar uma noite inesquecivel, mais tarde serao eles a fazer o mesmo com os flihos deles, e os netos e os sobrinhos…..
Spooooooorting!
22 Abril, 2015 at 11:21
Concordo !
Ir para a rua festeja a vitória do clube é algo maravilhos que tem de ser passado de pais para filhos. Não importa passar horas no carro para andar 100 metros desde que sejam a apitar e a cantar pelo nosso Sporting !
22 Abril, 2015 at 10:51
Post interessante! Se ainda não o fizeram, internamente, o clube deveria fazer as mesas perguntas e tentar encontrar as respostas. As minhas aqui ficam:
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Não se escolhe… Nasce-se… O meu Pai sendo Belenenses ainda me tentou levar para o Belém, mas eu já era verde e branco! Acredito que o meu Avô também tenha tido uma forte influencia, mas no fundo sei que sou Sporting, porque nasci Sporting! (um off: digo genuinamente… parte-me o coração ver a pocilga para a qual aquele Rui Pedro Soares está a arrastar o Belém, clube pelo qual eu tenho um carinho muito especial pelos motivos acima mencionados…)
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Sentia-se, pelo menos, alguma “vergonha!?” de alguns Sportinguistas em afirmar que o são (claramente, nunca foi o meu caso)… E creio que isso vinha do facto de não termos no clube ninguém que desse a cara por nós, algo que felizmente já mudou, o que creio que irá ajudar a reconquistar esse orgulho aos que ainda não o querem mostrar.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Acho que essa explicação é bem fácil de fazer:
– Apito Dourado: basta ver as escutas no YouTube… E não me venham com merdas que tínhamos obrigação de ganhar à mesma, quando à partida já está tudo comprado para ganhar sempre o mesmo…
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Lógicamente. O Porto tem hoje em dia uma massa adepta maior que há 20/30 anos por ter ganho o que ganhou (apesar de se saber como foi… o nosso povo é burro e para sempre será… é a nossa sina).
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Claro que sim! Basta ver o que o Futsal, por exemplo, fez com o Meo Arena. Completamente esgotado, batendo o recorde de assistências em eventos do género em Portugal (nem os lamps meteram tanta gente quando foi a final deles). Além disso, os próprios atletas do clube, quando lá estão, se não forem Sporting, aprendem a gostar! 🙂
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Proximidade com escolas e outras instituições e uma maior interação com estas; criação de mais Escolas Academia Sporting, por forma a abranger o maior número possível de crianças e jovens. E pensar em primeiro a sua formação como pessoas (e já agora como Sportinguistas :D), aliada à formação desportiva. Sempre irá acontecer, mas temos que evitar mais casos Burmas e afins, o máximo que podermos, e isso passa pela formação da pessoa e não do desportista.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restrito número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Isso é muito verdade. Dos 100 mil sócios que o clube tem, se 50 mil forem pagantes creio já ser um “luxo”… Claro que muito tem a ver com a relação Clube/Sócio que se foi deteriorando nos últimos anos, mas que vem sendo recuperada a passos largos pela actual direcção, apesar de eu achar que ainda estamos longe do ideal, pois para tal falta uma coisa: títulos.
22 Abril, 2015 at 10:55
Ah e já agora quem puder fale aos amigos sportinguistas da tasca e de outros blogues como o Mística, do GAG, do greenmind e do javardeiro por exemplo que são locais de exaltação e reforço do sportinguismo
22 Abril, 2015 at 11:00
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
22 Abril, 2015 at 11:15
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Penso que a minha história acaba por responder a algumas das pergunta que o LdP coloca.
R: Bom, eu venho de uma família de grandes benfiquistas e até tenho alguma vergonha de ter mudado de clube dentro de uma família tão encarnada.
Atenção ! tenho apenas vergonha de ter decidido mudar de clube, no entanto tenho um Orgulho enorme em ser do Sporting !
E porque mudei eu de clube perguntam vocês ?
Bom, por certo o maior culpado será o meu Pai 🙂
Tinha eu 5 anos e fui para a 1a classe. Estávamos nós no longínquo ano de 1981 😉
Na altura, se calhar já não tanto hoje, era comum a malta dividir-se para jogar à bola por clubes. Sendo eu de Lisboa, os clubes eram apenas o Benfica e o Sporting.
Ora eu gostava mais de jogar na equipa de um amigo meu e esse era do Sporting (jogava até nas escolinhas do clube).
Essa vontade de jogar na equipa do meu amigo, aliada a uma vitória nessa época desportiva do Leão acho que me fez decidir, estarei para sempre grato por isso.
Assim, sei por experiência própria que mesmo que as crianças com 3 anos digam que são de um determinado clube, será nos primeiros anos de escola que se decidem. Chamemos-lhe a idade critica.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Não me custa nada a acreditar que sim. Os resultados desportivos e consequentes festas anuais ajudam a que a criança se decida por outro clube.
Voltando à minha família, tenho um primo muito mais novo que sempre foi do Benfica e aos 8 anos mudou para o Porto porque o Benfica nada ganhava (altura de Vale e Azevedo).
Admitindo que os filhos de Sportinguistas continuem no Sporting, já será muito difícil de acreditar que filhos de outros clubes se mudem para o Sporting hoje em dia.
Em todo o caso se não perdemos muitos adeptos, temos de agradecer a dois ícones. O Jubas e o Cristiano Ronaldo !
o Jubas ajuda a que as crianças pequenas gostem do Leão, o Cristinao Ronaldo ajuda os jovens a manterem-se no clube mesmo nada ganhando.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
R: Esta pergunta tem muitas resposta e foge ao contexto que quero deixar mas a palavra Corrupção não deixa de girar na minha cabeça.
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
R: Tenho a certeza que sim ! Mas como disse antes, o Jubas, o Cristiano, o Figo e todas as estrelas que saem da nossa academia ajudam a manter viva a memória.
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
R: Acho que serão apenas os praticantes ! infelizmente o nosso País só vive para o futebol.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
R: Levar o Jubas e os jogadores às escolas. Por exemplo à escola da minha filha foram lá dois jogadores de basket do benfica.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restrito número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
R: Esta é a luta do presidente e tem de ser também a nossa luta. Mostrar aos simpatizantes que é bom poder pertencer e ajudar esta família e faz com que o Sporting seja um bocadinho nosso também.
22 Abril, 2015 at 11:18
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Creio que não se escolhe, simplesmente somos influenciados pela família e amigos. No meu caso claramente a influencia do meu pai, lembro-me de em pequeno ir com alguma frequência ao estádio. Antes de ter idade de ir ao estádio aos chamados jogos de risco (contra o benfica ou porto) o meu pai lá ia e era certo que se o Sporting ganhasse voltava para casa com um novo cachecol do Sporting para mim.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Acredito que sim, a falta de títulos tornou descrentes muitos sportinguistas e isso reflecte-se na capacidade de influencia nas novas gerações. Se não ganhamos títulos e ninguém os puxa para o Sporting, porque vão eles ser de um clube que não ganha?
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais? Existe corrupção mas não justifica tudo! Existe falta de Sorte mas também não justifica tudo! Falta um ideal, um espírito de grupo (que envolva sócios, adeptos, direcção, atletas e equipas técnicas)! Neste momento podemos estar a caminhar para isso, mas a verdade é que é cada vez mais difícil termos todos os intervenientes alinhados num único ideal. A direcção eleita pelos sócios deve conseguir ser o timoneiro de um barco onde remem todos no mesmo sentido.
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Sim claro. o Futebol é o desporto Rei, títulos nas modalidades devem são impulsionados com títulos no futebol. Um clube com ímpeto de vitoria em todas as frentes!
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Traz apenas se aliado a títulos no futebol. Não podemos negar a importância do futebol na nossa cultura, por isso mesmo o ecletismo funciona tanto melhor como factor diferenciador quanto mais o futebol tiver sucesso.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Este é um papel importante das modalidades, havendo menos capacidade de influencia dos pais e ausência de títulos o praticar alguma modalidade no Sporting, funciona como factor de influencia, se visto as cores do Sporting e se ganho então vou ser do Sporting. Mais uma vez se eu for uma criança que faço karaté ou ténis de mesa do Sporting, onde eu e a minha equipa estamos sempre no top e se do Futebol vierem títulos maior será a minha vontade em apoiar o Sporting e maior será a minha vontade em influenciar os meus amigos a ser do Sporting.
O sucesso e a qualidade dos escalões jovens das modalidades devem ser vistos um ponto fundamental neste plano aliciando os pais a colocarem os seus filhos não só por serem do Sporting mas pela qualidade que associam a este nome.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restrito número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Sou sócio há vários anos e desde que o sou nunca deixei de pagar as quotas. por outro lado houve vários anos em que não renovei a minha gamebox. Se por um lado continuei a pagar as minha quotas, deixei de ter aquela vontade em apoiar a equipa. Fiz parte de uma claque do Sporting, corri o país e mais que a falta de títulos, foi a falta de entrega a falta de brio a falta de um clube unido em torno de um ideal único que me fizeram desacreditar e perder o fulgor de outros tempos. Sinto que estamos a dar a volta, o novo pavilhão com todas as modalidades reunidas aliado a toda a envolvente com o novo museu, nova loja etc. Utilizar as infraestruturas novas para catapultar a historia do Sporting no desporto em Portugal e utilizar essa ligação histórica ao rumo presente.
Mais uma vez tudo isto poderá ser utilizado para criar uma grande onda verde mas será tanto mais potente se o Futebol corresponder com Títulos.
Como se quebra a pescadinha. Apostar em títulos no Futebol, mais que títulos, num especifico, o Campeonato Nacional e utilizar isso como factor catalisador de todas as outras acções necessárias para que voltemos a ter um clube no topo todos os anos na luta por títulos em todas as modalidades. Depois disso tudo será mais fácil.
Acima de tudo reconstruir a identidade do Sporting e seguir o desejo de José Alvalade:
“Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”
22 Abril, 2015 at 11:21
1/ Porque se escolhe o Sporting?
– Porque o SCP representa os valores bases pelos quais um ser Humano se deve reger.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
– Capaz, e isso só mudará com títulos.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
– Porque o futebol PT é podre, e porque fomos liderados por uns conas dormentes que adormeceram a grandeza do nosso Clube.
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
– Sim
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
– Eu, enquanto practicante de uma modalidade que não futebol, sempre admirei ainda mais o Sporting.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
– Boa pergunta para o nosso Marketing, tou com o Italiano, espalhem Jubas por todo o lado.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
– Não me importava de ter menos simpatizantes e ter mais sócios pagantes. Simpatizantes são importantes, mas os sócios pagantes é que permitem aumentar capital e manter, por ex, modalidades activas.
Façam-se sócios!!!!!
22 Abril, 2015 at 11:32
O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Traz! Não porque hajam assim tantas pessoas que por exemplo só gostem de futsal e se associem ao Sporting por ser a melhor equipa, mas porque nós ao ter um vasto leque de modalidades, fazemos com que a malta desde nova esteja associada ao clube e frequente as instalações.. Se conseguimos converter toda a gente? Não. Mas acredito que muitos ficam para sempre ligados ao clube desta forma.
De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Claro que as vitórias no futebol são o principal factor, mas acredito que a maior parte das crianças são influênciadas pelo(s) pai(s) na altura de escolher o clube. Por isso, acredito que mantendo o ecletismo e levando as modalidades a mais gente, incluindo futebol e expansão de escolas de futebol (Portugal e estrangeiro), isso levará à divulgação do clube junto de potenciais adeptos pelo país e no estrangeiro.
22 Abril, 2015 at 11:35
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Como aqui já li, a maior parte de nós são desta “família” por influência familiar! Que assim seja! Por isso todos falamos em família sportinguista, ainda que muitas vezes, como nas famílias, se gerem discussões estéreis que só atrasam a evolução dessa mesma família! (a repetição é propositada!)
Nasce-se Sporting, cresce-se Sporting!
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Provavelmente sim, somos menos. Provavelmente temos menos daqueles adeptos que “são daquele que ganha”. Ganhamos menos, é normal que tenhamos menos desses.
Mas alguns desses foram compensados com outros, menos falados e menos prováveis ou previsíveis há 20 anos atrás. Temos muitos que optaram sporting porque o projecto Formação foi uma pedrada no charco e onde o caso Miguel Veloso diria que é paradigmático. É certo que muitos apenas vestem a nossa camisola, não a sentem. Mas alguns, bastantes penso eu, deixaram lá para trás outros amores e passaram a ser Sporting!
Nos últimos 3 anos este projecto sofreu uma ameaça comunicacional, todos sabemos. Abanou. Mas não caiu! Mantém-se vivo e eu penso que voltará a vencer pelas evidências reconhecidas por todos que queiram ter um lugar numa equipa do topo da Liga Portuguesa ou na Selecção Nacional. Depois de se esvaziarem as vaidades e as campanhas promocionais, o que continuamos a ver é que restam… os jogadores da formação do Sporting!
Este projecto continuará a trazer filhos e pais. É importante que o consigamos consolidar e acarinhar no clube. TODOS NÓS!
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Pergunta mal feita, a meu ver. Só 1 rival ganhou de forma relevante mais do que nós, mais do que todos! Pergunto: queremos ganhar segundo o mesmo modelo? conforme li aqui, um cardeal apresta-se para suceder ao papa, queremos nomear também um cardeal que compita com este?
Gostaria de ver aqui a pergunta: Que modelo podemos adoptar para nos diferenciar das práticas dos vencedores do passado e que ainda assim nos torne um clube vencedor?
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Pescadinha de rabo na boca! Mas reforço: a maior parte desses que seriam um aumento seriam os tais que quando outros ganhassem sairiam para lá. São na maioria adeptos e nunca sócios, falam muito mas apoiam pouco. São adeptos de praças grandes, sejam elas o Marquês ou a Boavista ou afins. É esses que queremos?
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
O que é o ecletismo? Temos duas hipóteses:
– o ecletismo como conjunto de modalidades que tentam ganhar títulos para o museu, que aposta em profissionais, mais ou menos estrangeiros e que serve para vender propaganda (estão a ver qual é o modelo?)
– o ecletismo composto pela nossa família. O ecletismo em que as modalidades sejam o local de crescimento desportivo dos nossos filhos e a manutenção de uma vida saudável dos sócios.
Este modelo é menos vistoso, não traz sócios para as bancadas no imediato, mas é muito mais sustentável a médio prazo, une mais os membros do sportinguismo e fará crescer todos, o clube, as pessoas e o país!
Sim, o País! Independentemente do que dizem os jornais, e das Vanessas Fernandes desta vida, o nosso clube continua a ser aquele que mais atletas colocou nos Jogos Olímpicos, lembram-se?
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Pescadinha de rabo na boca, again. Leia-se as questões anteriores.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restrito número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Porque assim acontece com todos! Ou há dúvidas? Olhemos para o caso do outro lado da 2ª circular. Todos os anos, nos últimos 5, vendem na ordem de 50.000 kits de sócio /ano e dando um salto rápido a um dos fóruns lê-se: “Antes de escreveres disparates, informa-te! O Benfica actualmente tem pouco mais de 60.000 sócios com as quotas em dia!”
É giro que nem entre eles se entendem! 🙂
Bem…fazendo umas contas de merceeiro, se pensarmos (por baixo) que há 5 anos tinham 100.000 sócios, se juntarmos 250.000 (5×50.000), deveríam estar nos 350.000! São por isso na ordem dos 20% pagantes (tirando os 3 meses obrigatórios por transferência bancária).
Esta é a realidade num país em que a capacidade financeira não permite muito mais! Temos que saber viver com este ratio e lutar por encontrar fontes alternativas de financiamento.
22 Abril, 2015 at 11:44
Vou centrar a minha resposta no número de adeptos. Como aumentar o número de adeptos?
1º claro, estariam os títulos de futebol .
2º Claro, titulos das diversas modalidades.
3º Dar a oportunidade às escolas (convidá-las?!) para visitas de estudo guiadas à academia, estádio, museu nas quais os jovens possam ser recebidos pessoalmente por vedetas do futebol e de outras modalidades e conversar um pouco com eles…. inclusive almoçarem nas nossas instalações praticarem algumas atividades porque isto marca os jovens. Isso poderia ser realizado durante todo o ano e em “massa” nos finais de anos letivos-Junho-Julho em que seriam convidadas não uma escola mas sim todas as escolas de um determinado lugar/cidade/Agrupamento… Estariamos a “trabalhar” as novas gerações pois é aí o principal espaço para crescer esponencialmente no número de adeptos e sócios.
4º Crescer em insfraes-truturas desportivas- Com novos espaços, como o pavilhão que estamos a construir, mas não parando por aí e sim querendo sempre mais pensando na parte desportiva claro, na parte económica daí resultante (porque construir dá despesa mas também tirarmos dividendos desportivos e económicos dessas novas infra-estruturas se forem pensadas para isso). isto engrandece o clube e faz, com o tempo, virem novos sócios e adeptos. A próxima meta poderia ser conseguir os terrenos que estão ao lado do futuro novo pavilhão para poder crescer a sério a nível de infraestruturas desportivas no futuro e ter espaços para “massas” onde as pessoas respirem Sporting sim mas também tenham diversas infraestruturas de apoio (das quais o SCP também possa tirar rendimentos económicos) e grandes espaços para desenvolver e praticar outras modalidades bem como espaços para assistir a novas modalidades que possam ser devidamente pensados para poderem ser rentabilizados.
Dou um exemplo. Novos espaços com piscinas podem trazer muita gente para o clube… quer para o desporto de competição mas também para o desporto de manutenção, desporto de apoio à saúde… e isso é dinheiro em caixa…além de novos sócios pois para poderem ter acesso às instalações teriam que ser sócios…
22 Abril, 2015 at 11:47
Por isso sugeri que nas imediações do Pavilhão João Rocha existisse um skate park. Em vez de tantos mini-campos de futebol…
22 Abril, 2015 at 11:47
1/ Porque se escolhe o Sporting?
O coração tem razões que a própria razão desconhece. Tornei-me sportinguista no dia em que fui ver o meu primeiro jogo de futebol em Alvalade. Perdemos 0x1 com o Académico de Viseu e eu fiquei apaixonado por aquelas camisolas listadas de verde e branco.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Sim, infelizmente somos menos. A falta de conquistas tem o seu custo. Vivendo no Porto tenho amigos que sendo filho de sportinguistas já cresceram como portistas e tenho amigos sportinguistas que têm filhos portistas. Não é fácil cativar crianças quando todos os outros são do clube que ganha.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Por diversas razões. Culpas alheias e culpas próprias. Fomos prejudicados, mas também fomos piores em muitas ocasiões. Mas feitas as contas, até ao Jesus chegar estávamos à frente do Benfica… o que nos prova que boas escolhas podem mudar tudo.
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Obviamente que sim. No outro dia li um estudo sobre o número de adeptos que o Chelsea conquistou desde que começou a ganhar títulos e não há duvida algum que o sucesso é a melhor forma de conquistar novos adeptos.
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Trará uns quantos, mas não tantos como para aí se diz. Mas é muito importante para uma mística de vitória e de pertença ao clube.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Pelas modalidades, pela boa imagem, pelos Cristianos Ronaldos, mas acima de tudo pelas vitórias e conquistas.
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Há um declínio do associativismo no país, há uma crise económica importante, mas não podes esconder-nos atrás dessas duas realidades. A verdade é que anos sem conquistas geraram um estado de espírito derrotista no Sporting. Seremos dos três o mais envelhecido dos clubes e aquele com adeptos mais desligados.
22 Abril, 2015 at 11:56
Bom dia!
Com o que para aqui vai só tenho uma sugestão…
Jubas a treinador!!!!
Saudações Leoninas
22 Abril, 2015 at 12:02
LOL !
22 Abril, 2015 at 11:58
OFF
@ CHERBA: Seria importante e no espirito do post, organizar a malta para pontos de festejo concretos e pre-definidos apos a Taça de Portugal, sobretudo FORA DE LISBOA!!
Um dos males do Sporting e tb a descoordenaçao (os festejos do campeonato 99/2000 foram o expoente com o ppl em Alvalade e a equipa na Camara).
Temos de fazer aparecer na Comunicaçao Social que ha uma festa Nacional com uma conquista da Taça por parte do Sporting. Haver diretos de varios pontos do pais, com a Sporting TV a liderar para criar de forma efetiva a onda verde.
Assim pediria aos tasqueiros espalhados pelo pais para definirem pontos de encontro para dia 31 se Deus quiser e nós fizermos por isso criar um Tsunami Verde de Norte a Sul:
Lista dos atuais distritos administrativos
Distrito de Aveiro :
Distrito de Beja:
Distrito de Braga:
Distrito de Bragança:
Distrito de Castelo Branco:
Distrito de Coimbra:
Distrito de Évora:
Distrito de Faro:
Distrito da Guarda:
Distrito de Leiria:
Distrito de Lisboa: Eixo Alvalade – Rotunda Marques (Buzinoes e receçao a equipa)
Distrito de Portalegre:
Distrito do Porto: Rotunda da Boavista (Estatua Leao esmagar a Aguia)
Distrito de Santarém:
Distrito de Setúbal:
Distrito de Viana do Castelo:
Distrito de Vila Real:
Distrito de Viseu:
Preencham com as vossas sugestoes de pntos de encontro!
Temos de fazer isto um evento nacional que as Tvs acolhem de bom grado pq nunca tem conteudos ao Domingo!!
22 Abril, 2015 at 12:02
Excelente post para o qual queria deixar aqui a minha opinião:
1- Não se escolhe. Ou se é porque se sente e se ama este clube ou por imposição familiar. Pessoalmente, nunca tive qualquer imposição para ser do Sporting e se me perguntarem porque sou deste clube não saberei dizer qual foi o facto que despoletou este sentir. Simplesmente sou do Sporting desde que nasci. Já os meus dois filhos e os meus quatro sobrinhos não tiveram hipótese porque eu e a minha irmã não lhes demos sequer essa liberdade.
2- Somos os mesmos e porventura até mais. Simplesmente a falta do hábito de ganhar fez com que se perdesse alguma militância e que ficássemos menos visíveis e menos expostos. De qualquer forma, recordo que nos dois últimos campeonatos ganhos pelo Sporting o país praticamente parou com o número de sportinguistas que saíram à rua.
3- Não vencemos por erros de gestão que aumentaram a distância desportivamente e financeiramente para porto e benfica. Essa clivagem não foi somente no futebol mas a todos os níveis. Ao nível do futebol temo dizer que, durante algum tempo, fomos a quarta força desportiva e seria esse o fim normal se se mantivessem algumas situações dentro do clube que, felizmente, entretanto se inverteram.
4- Não impede o aumento da massa adepta mas impede o aumento dos associados e da militância.
5- Mais do que possam imaginar. Os meus filhos, apesar de serem sócios desde a nascença e irem habitualmente a Alvalade ver os jogos de futebol, começaram a sentir o Sporting de forma muito mais intensa depois de começarem a ir ao pavilhão ver os jogos de futsal. Atualmente, já foram assistir a praticamente todas as modalidades mais importantes do clube (principalmente futsal, hóquei e andebol) e não se negam sempre que surge o convite para ir ver uma modalidade. Quem entra num pavilhão para ver uma modalidade do Sporting e sente aquele ambiente, que quer queiramos, que não, é diferente do ambiente vivido no futebol, fica a sentir o clube de uma forma diferente
6- Conforme abordado na resposta anterior, a melhor forma é levarmos as crianças e jovens a verem jogos do Sporting ao vivo, tanto jogos de futebol como das modalidades. Sobretudo daquelas modalidades que possam mais gostar. Depois de sentirem a mística do clube e de a viverem não quererão outra coisa.
7- A única coisa que faz realmente elevar o número de sócios efetivos e ativos é a obtenção de títulos, sobretudo no futebol que é a modalidade mais mediática. Por muitas campanhas que se façam para angariação de sócios, o verdadeiro fator que faz despoletar este crescimento são os títulos. Apesar de acreditar que o número de simpatizantes persiste, a falta de títulos leva a algum desencanto e afastamento e à inerente falta de associativismo.
22 Abril, 2015 at 12:03
De facto, a questão “como viemos aqui parar” (e o “aqui” não é um sítio muito agradável) tem muito de José Roquette…
Foram 20 a derreter (salvo raras excepções), mas com alguma sorte e vitórias poderão ser nem metade a reconstruir…
22 Abril, 2015 at 12:11
1/ Porque se escolhe o Sporting?
Ha outros motivos nas certamente que na maioria é uma questão de influência. Normalmente alguem que nos serve de exemplobou referência, dentro ou fora do núcleo familiar.
2/ Seremos menos hoje do que há 10 ou 20 anos atrás?
Não sei se somos. Depende do parâmetro que usarmos para medir. Importa mais se somos melhores (melhores em termos de acompanharmos mais o clube com os meios que hoje temos à nossa disposição) adeptos do que há 10, 20 ou 30 anos.
3/ Porque não vencemos, nas últimas décadas, tantos títulos no futebol como os nossos rivais?
Para alem do demérito próprio, sim que também o houve, e de inúmeras situações de má gestão desportiva e financeira, há a eterna questão das ajudas e desajudas permanentes aos nossos rivais diretos e entre inúmeras, permanentes e consequentes situações recordo aqui duas da última década: o golos irregulares de Luisão em falta sobre Ricardo em a 14 de maio de 2005 e de Ronny a 16 de setembro de 2006.
4/ Não vencer títulos (no futebol) regularmente impede-nos de aumentar os números da nossa massa adepta?
Sim. Apesar de não ser o único fator.
5/ O ecletismo “traz” assim tantos novos adeptos ao clube?
Não sei se traz tantos mas seguramente que traz melhores adeptos.
6/ De que forma podemos levar mais crianças e jovens a escolher ser leões?
Quando andava na primaria, na preparatória e mesmo nos primeiros 3 anos da secundária, em cada turma de 10/15 rapazes havia um ou dois no máximo que não passava todo o intervalo a jogar à bola, já pararam para observar o intervalo de uma escola primaria ou preparatória hoje em dia? O mundo mudou e na minha opinião deveríamos nos adaptar ao novo paradigma de adeptos e desportos, a começar pelos radicais (skate, surf, bike, patins etc, etc).
7/ Temos muitos “simpatizantes” mas um restricto número de “sócios” efectivos e activos, a ser verdade…porquê?
Ponham os olhos nos bancos/seguradoras e nas empresas de telecomunicações e aprendam como se faz cross selling.
Vou dar o meu exemplo: dos meus quase 33 anos de sócio, 2/3 vivi a mais de 150km das instalações do clube, quais são os benefícios práticos que tenho? Quase nada. A não ser poder afirmar com todo o orgulho que é meu o melhor clube do mundo! A mim isso basta? Sim, mas com a mesma certeza que afirmo que a mim isso me basta, entendo que para outros não é suficiente. Há que criar rapidamente mais benefícios a sócios: votar à distância, assistir e participar a assembleias gerais à distancia, melhores e mais eficientes canais de venda de merchandising (simplesmente ridículo ter uma camisola à venda no site por €75 e pagar-se €80 de frete para fora da Europa), plataforma iptv para a Sporting TV (ah isso n dá, porque há contratos com as distribuidoras dizem…) pá, na renegociação futura desses contratos tenham isso em consideração, e pensem em grande e fora das fronteiras nacionais. Os grandes clubes europeus vão hoje fazer toda a pré época para os EUA, pra Ásia e até para a Austrália não é porque gostam de andar de avião, é porque esses são mega mercados com muitos potenciais clientes. Não vou mais longe, mas o que é que o PSG ou o Manchester City têm a mais que o Sporting para se irem vender a esses mercados? Nada, zero. Temos incomparávelmente mais potencial que eles. E aida não percebemos uma coisa essa “venda” nesses mercados traria um mega patrocínio nas camisolas, pensem nisso.