Se não soubesse que a direcção do FC Porto manipula a sua claque como ninguém teria ficado surpreendido com a recepção apoteótica com que a equipa foi brindada na chegada ao aeroporto depois de perder 6-1 na Alemanha.

Ao longo dos anos apurei uma máxima em relação ao comportamento de portistas e benfiquistas – “Os portistas não sabem perder, e os benfiquistas não sabem ganhar”. Para ser franco nos últimos tempos fui obrigado a rever este pensamento. A “colagem” do benfica de Luis Filipe Vieira aos métodos de Pinto da Costa fez-me pensar que o benfica também já não sabe perder. Veja-se o triste episódio da “Luz apagada”. Mas adiante que estava a falar do FC Porto… Será que ontem os portistas passaram eles próprios a saber perder? Não creio. Em meu entender tratou-se mais de fazer um “All-in de moralização” para o jogo do próximo fim de semana do que uma manifestação de desportivismo sem par no nosso país. Embora não duvide que alguma comunicação social nos vá querer fazer ver o contrário.

Confesso que o clássico do próximo fim de semana ganhou para mim um interesse inesperado. Será que em caso de vitória do benfica iremos assistir ao mesmo tipo de recepção aos dragões quando regressarem ao Porto? Ou iremos testemunhar uma demonstração épica de bipolaridade em apenas 4 dias? Aceitam-se apostas…

 

ESCRITO POR Zandonaide

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]