Vou-vos contar a história do Fred. Este grande sportinguista nasceu em Monção e é por lá que vive há 33 anos. Este é também o número de anos que é sócio do melhor clube do mundo. Teve a felicidade do seu pai, outro grande Sportinguista, exigir que o seu filho pertencesse a esta enorme família desde o primeiro dia da sua vida.

Tenta ir a Alvalade pelo menos duas vezes por ano. Em 2015 já cumpriu parte da sua missão de amor no jogo com o benfica. As memórias desse dia foram quase perfeitas. Juntamente com alguns amigos, partiu bem cedo de Monção. Quatrocentos e picos quilómetros depois, quatro horas e uns paus de caminho, chegaram ao destino. Estacionar e ver o estádio eram as prioridades imediatas.

Com a camisola da missão pavilhão vestida, uma recompensa pelos 100 euros investidos, dirigiu-se à loja verde. O objetivo era continuar a sua coleção de camisolas. O número 77 do grande Nani foi gravado na camisola da Champions league. Aquela mesma que o craque usou quando desceu do avião em Setembro. Seguiu-se o almoço com sportinguistas amigos, cerveja, mais cerveja e convívio nas roulotes. Cânticos e mais cânticos! Sabia todos eles, porque o Sporting é o seu grande amor. No fim do jogo, tinha mais 400km pela frente, mais 4 horas de caminho mas menos 200€ no bolso. Não chora o dinheiro gasto, mas não dá para usufruir destas aventuras mensalmente, muito menos semalmente. Acontece que o Fred decidiu gastar mais 200€ em Maio, na final da Taça de Portugal. Infelizmente não vai conseguir bilhete. A sua fidelidade ao clube não é suficiente. Falta a gamebox. Um produto complicado de comprar dado que a casa do sócio com 33(!) anos fica bastante longe do estádio.

A história não é totalmente verdadeira, mas garanto-vos que andam aí muitos Fred´s com histórias ainda mais leoninas. Há o Fred que vem do Luxemburgo, da Suíça, de França e da Nova Zelândia! Há o Fred do Porto que vai a todos os jogos fora, que se realizam no Norte! Há o Fred que ofereceu um vencimento para a missão pavilhão! Há o Fred que criou um blogue sobre o Sporting e o atualiza diariamente! E ainda há os Fred´s que “só” são sócios. Todos estes Fred´s referidos não têm gamebox. Todos eles vão ficar em casa quando só eles sabem porque não querem ficar em casa.

Eu sei que apenas existem aproximadamente 11 mil bilhetes para uma procura superior ao quádruplo deste valor, mas definir a gamebox como critério é centralizar na zona de Lisboa perto de 90% dos sócios que irão ao Jamor. Na política já é prática comum centralizar as decisões por isso não queria que o meu Sporting de Portugal desse razão aos UEFAeiros que nos chamam de Sporting Lisbon. Ter gamebox não pode ser um critério! Ter um bilhete de época já é um privilégio ao alcance de poucos! Será que nós, os Fred´s, podemos ir ao Jamor?

 

ESCRITO POR Adrien S.

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]