modalidadesQue o Sporting é um Clube ecléctico já todos nós sabemos. Mas mais do que isso, é um Clube com uma tradição vitoriosa e o mês de Maio é prova disso mesmo: só olhando para os três grandes desportos de equipa (considerando futsal, andebol e hóquei) vemos que o Sporting pode vir a conquistar muito. Fazemos aqui um pequeno ponto de situação.

No andebol, a equipa de Frederico Santos tem sido um pouco inconstante ao longo do campeonato regular, como mostra a derrota frente ao ISMAI e o afastamento precoce da Taça de Portugal (mesmo tendo sido com o ABC). Contudo, a equipa tem vindo a crescer e fez excelentes jogos frente à equipa de Braga nas ‘meias’, o que lhe valeu a passagem à fase derradeira.
A secção de andebol não conhece o saber da conquista do campeonato há quase 10 épocas, sendo que a última conquista foi em 2005/06. Ricardo Dias, capitão que saiu no final da época passada, foi o último ‘leão’ a ser campeão. Importantíssimo conseguir a conquista do ‘caneco’ já esta época. Os primeiros jogos estão marcados para os dias 9 e 13 de Maio, no Dragão Caixa.

O futsal, secção liderada por Miguel Albuquerque, está numa fase de transição: perdeu dois grandes ‘magos’ da equipa – Divanei e Deo – e, embora se tenha reforçado bem a equipa, ainda não é o suficiente. Se pudéssemos resumir o campeonato da equipa de Nuno Dias até ao momento numa só palavra seria esta: Desperdício. Contudo, o Sporting está a actuar em três frentes: Campeonato, Taça de Portugal e UEFA Futsal Cup.
Na Liga SportZone, os ‘leões’ vão-se bater com o Modicus por um lugar nas ‘meias’, onde poderão jogar contra o Burinhosa ou o Sp. Braga. Na Taça de Portugal, o sorteio ditou uma final antecipada: Sporting vs Benfica nas ‘meias’. Caso a equipa ‘leonina’ siga em frente, irá defrontar o Modicus ou o Fundão na grande final. Por fim temos a UEFA Futsal Cup, a conquista que nos falta. A (pouca) sorte ditou que os ‘leões’ irão defrontar o colosso Barcelona nas meias-finais, mas a verdade é que teríamos sempre de passar por eles para chegar à taça. Com mais de 10.000 ‘leões’ a rugirem no MEO Arena já no próximo dia 24 de Abril, tudo é possível.

O hóquei em patins, histórica modalidade, regressou aos quadros oficiais passado um longo interregno e conquistou os adeptos de imediato, não só pela proximidade com o público, como pelo esforço e resultados apresentados. Apesar do campeonato já estar entregue ao Benfica (com justiça, diga-se), a equipa de Nuno Lopes foi capaz de surpreender e está na Final Four da CERS e da Taça de Portugal. Embora achemos mais provável a conquista da competição europeia, o simples facto da equipa já ter chegado tão longe na época de estreia é um dado marcante e do qual todos os Sportinguistas se podem orgulhar.

 

ESCRITO POR Sportinguista

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]