O Ataque do Sporting
Escrevi isto a semana passada : “As maiores desilusões são Betinho e Montero.”
Pois Montero tratou de acordar e de se mostrar novamente. Afinal ainda parece ser o mesmo jogador tecnicista e de inegável faro para o golo. Aquele seu segundo golo fez-me lembrar, muito Liedson. A situação em termos de marcadores é agora muito mais equilibrada com um conjunto de jogadores a marcarem o ponto em diversos jogos. Se é uma melhor solução que ter apenas um jogador “matador” que valha sozinho 20 golos? Não sei.
Rubio foi prejudicado pela sua chamada à equipa principal. A B por outro lado não se ressentiu do facto e mostrou que não depende do tal “matador” para mostrar serviço.
Entre um ataque mais produtivo e uma defesa mais forte não sei qual o factor principal para decidir onde apostar. Acho que são os dois importantes. Espreitem este gráfico que fiz e vejam se conseguem responder à questão. Aquilo que quero chamar a atenção é que a época passada e esta não é das menos produtivas em termos de golos marcados e também não é das mais permissivas na defesa.
Confirma tudo no gráfico, clicando aqui.

Ataque vs Defesa
Existem ali muitas relações óbvias. Mas a resposta a um bom campeonato não será apenas sofrer poucos golos ou marcar muitos. Existem muitos outros fatores em jogo. Mas nas dez ultimas épocas desportivas, apenas uma vez tivemos um factor GM-GS a nosso favor. E não foi por isso que ganhamos o campeonato.
Está aqui.

Tempo de Jogo
A pedido do Frost elaborei um gráfico com o tempo de jogo dos diversos jogadores. Por uma questão de espaço separei-os em sectores: Guarda redes; Defesa central, Lateral; Médios; Extremos e Pontas de Lança. Segui a classificação do Transfermarkt e deu isto.

Emprestado não é dado. Inclui os dados atualizados da informação publicada pelo GAG e podem consultar os números aqui.

 

Espero que gostem dos infogramas e que vão dando dicas de outros. Todos são susceptíveis de melhoria e correções e estou aberto a sugestões. O mais importante em meu entender era encontrar um formato e uma série que pudéssemos alimentar para o próximo ano desde o início da temporada.

 

ESCRITO POR paulo

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]