Para uma melhor compreensão deste texto sugiro uma leitura atenta do post do Artista do Dia referente ao tratamento da Imprensa desportiva ao futuro dos treinadores dos 3 grandes. Resumidamente, as conclusões retiradas pelos pasquins são estas:
– Marco Silva está praticamente fora do Sporting
– Lopetegui está seguríssimo
– Jesus está seguro

Primeiro, o mais importante: os factos. E o mais relevante é o documento que os vincula aos clubes pelo qual assinaram. E, à luz do que foi assinado, sabe-se que Marco Silva tem mais 3 anos de contrato, Lopetegui tem mais 1 e Jesus acaba contrato este ano. Portanto, declarações, novelas e episódios aparte, a conclusão lógica e factual é que Marco Silva está seguríssimo, Lopetegui está mais ou menos seguro e Jesus está tão fora como dentro do Benfica. Entrando no domínio da ficção, tudo e o seu contrário podem ser razões para a saída ou manutenção de qualquer um deles. Afinal, estamos a falar de ficção, certo?

Ora bem, conflitos e novelas aconteceram com qualquer um dos 3. Marco Silva viu a sua integridade posta em causa por um sócio do Sporting. Lopetegui foi chamado à pedra e foi fustigado pelos media por causa da sua rotatividade e Jesus continua a contrariar a bastante anunciada aposta na formação do seu presidente. A diferença está no “peso” que a mesma Imprensa dá às 3 situações. Uma delas não tem resolução e as outras estão resolvidas.

Para aferir a resolução desses conflitos, só através das declarações dos intervenientes e mesmo essas não garantem coisa nenhuma, basta ver o que aconteceu com Paulo Fonseca. Em relação aos presidentes, o único que ainda não se pronunciou foi LFV. PdC já reiterou confiança no seu treinador e BdC também (embora não no timing ou frequência desejada pela Imprensa) Em relação aos próprios treinadores também há muita selectividade da Imprensa. Ao MS perguntam-lhe pelo futuro em todas as antevisões de jogos, aos seus colegas é raro perguntarem. E, obviamente, que essa frequência (e falta dela) condicionam e muito as respostas que se dão.

A verdadeira questão é esta: o presidente do Sporting está a ser alvo de um ataque cerrado da imprensa com o objectivo final de promoção do seu eventual insucesso. E esta questão de MS é só mais um meio para atingir esse fim. Se o treinador continuar, será promovida a vitória de MS contra BdC. Se MS for embora será promovida a tão bem conhecida teoria do caos (lembram-se de Jesualdo?). Não há qualquer hipótese de BdC sair bem na fotografia da imprensa porque seja quem for o fotógrafo, os negativos já estão previamente feitos. E contra isto nem vale sequer a pena lutar (e o presidente já percebeu isso).

O futuro de Marco Silva, Lopetegui e Jesus está tão incerto como o futuro de Ancellotti, Pellegrini ou Simeone. Ou de qualquer outro treinador de clubes importantes. Porque o único critério objectivo e lógico são os resultados. Se os conseguem, estão seguros. Senão, ficam no limbo. E às vezes nem isso é certo, já muitos campeões foram para o desemprego e desconhecidos chegaram ao topo. É esta a vida de um treinador. E há uma coisa que não posso deixar de referir e é algo que me entristece. A pressão que se está a fazer a BdC para que assuma uma posição antes do tempo (e aumentar a probabilidade de errar) só tem um nome: NOJENTA. Por vários razões, desde o facto de tal não acontecer aos seus presidentes rivais, passando pelo desejada desestabilização do grupo quando o maior objectivo da época ainda está por alcançar e acabando numa obcessão incontrolável de ver BdC falhar. E ver lendas do clube e até atletas a embarcarem nela…prefiro nem qualificar.

Hoje percebo melhor porque razão o presidente faz questão de participar nos festejos dos sucessos. É que para além do seu genuino sportinguismo deve ser revoltante para ele assistir a todos ataques de que é alvo. E se as imagens que todos vimos é o extravasar de uma enorme alegria, sim, imagino que também será um valente pirete a todos aqueles que lhe  querem mal…

 

* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!