Andamos todos com vontade de fazer um balanço, mesmo que, faltando disputar a final da Taça de Portugal, esse exercício se torne … coxo. No entanto o jogo deste fim-de-semana, mostrou-nos que estamos todos a precisar de descomprimir. Espero mesmo que Marco Silva e os jogadores tenham a motivação no máximo para a final que será muito difícil, por todos os fatores possíveis, mais os que decerto se irão desenvolver na obscuridade. E eu após jogos como o do Estoril, prefiro, focar-me em aspetos positivos do clube em detrimento do excesso de concentração nos resultados da equipa de futebol. Pois para mim o fim de semana foi vitorioso, sobretudo por duas questões que ultrapassam em importância, muito, mas mesmo muito o jogo jogado pela equipa.

A decisão da UEFA de nos manter com pena suspensa. Uma VITÓRIA enorme atingida com enorme sacrifício do Clube/SAD que consegue ultrapassar airosamente o espartilho criado pela inenarrável gestão da anterior direção. Não precisamos dos fundos e dos seus negócios manhosos para mascarar a contabilidade e apresentamos pela primeira vez em muitos anos um exercício positivo que terá sido (em conjunto com as medidas conjunturais – redução de custos; e estruturais – recurso à equipa B e Academia) o nosso trunfo na UEFA. Esta é uma vitória saborosíssima de que temos todos de nos orgulhar.

A decisão de rescindir o contrato com a Somague. Paradoxalmente, o que para muitos é “apenas” mais um contencioso arranjado por esta direção, para mim é mais uma VITÓRIA. Não há que ter medo de contenciosos, sobretudo quando, e será esse o caso, temos a razão do nosso lado, e se já leram como sei que leram os comunicados das duas partes existe um pequeno detalhe que a Somague não refere e que está escrito, preto no branco no comunicado do SCP – a SOMAGUE não garantia que não apresentasse custos adicionais no final da obra, quando o acordado era um preço chave na mão, mesmo com o valor adicional de obras a mais previstas nesta fase. Como bem repararam algumas pessoas, o valor a pagar pelo SCP ao segundo classificado mais as alterações não se distingue muito do valor a pagar à Somague mais as alterações (excluindo a tal hipótese de no final aparecer mais uma conta). Mas a atitude é tudo. E mais umas decisões destas em que a direção não se esconda atrás de consensos e decisões bonitas, com boa imprensa, mas pagando mais, e os nossos negócios sairão cada vez melhores.

Podemos continuar a discutir na tasca o jogo, os jogadores, o treinador … mas temos de descer à Terra e perceber que o clube está muito longe da tranquilidade que merecemos. Persistem muitas batalhas pela frente de que a final da taça é a menor de todas. Afinal a taça passa e o clube fica … e se ficar com mais uma taça no museu melhor ainda, mas precisamos todos de relançar as bases para que o clube cresça sustentável e se torne vitorioso, também, no futebol profissional.
Por ultimo, não consigo deixar de dizer, que aconteça o que acontecer, eu quero que Marco Silva fique no clube. Não há que ter medo de tomar decisões, mas, confesso que para dança de treinadores chegou-me o que se passou com o Godinho.
Precisamos também aí de ter mais uma vitória, esta contra a histeria que se instala em muitos pelo facto de não se ficar em primeiro lugar no campeonato.

ESCRITO POR paulo

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]