Ao passar os olhos pelas capas dos jornais do dia, despertou-me a atenção a chamada segundo a qual Ryan Gauld poderia ser emprestado. E chamou-me a atenção porque, efectivamente, depois de dois jogos realizados pela equipa B, me pareceu claro que o escocês não pertence ali. Ryan tem, actualmente, muito mais futebol do que qualquer um dos “gaiatos” que o rodeiam e sinto ser um verdadeiro desperdício continuar a tê-lo na equipa B.
Não sei quais os motivos para Jorge Jesus ter descartado, automaticamente, Ryan Gauld. Não sei se é pela estatura, não sei se é por considerar que o médio ainda tem que crescer futebolísticamente para almejar fazer parte das escolhas do plantel principal. Neste momento, William, Paulista, Adrien, João Mário, Aquilani e André Martins formam o núcleo central das apostas de Jorge Jesus. E ainda há Ruiz e o próprio Carrillo, prontos a derivarem para a zona central, com total liberdade de movimentos.
Não sei, sinceramente, se Gauld não teria capacidade para ser um dos eleitos, num pensamento que se estende a Wallyson. Mas lembro-me, perfeitamente, das “manifs” que, ao longo de toda a última época, foram feitas no sentido de qualquer um deles ser chamado à equipa principal. E se o empréstimo de Wallyson foi no sentido de permitir que o médio jogasse o maior número de jogos possível (sim, a cláusula, o raio da cláusula), então que Ryan Gauld continue a sua evolução num patamar superior. É que o puto pode ainda não estar pronto para a equipa principal do Sporting, mas tem lugar, ao pé coxinho, em, pelo menos, 14 das 18 equipas que compõem o campeonato nacional.
21 Agosto, 2015 at 8:05
Cherba a tocar num ponto que lhe é doloroso…mas reparem o cuidado com que abordar a questão…”não sei…”não sei…””não sei…”
Cherba, vê lá se sabes esta…Gauld actualmente é superior a Francisco Geraldes? o que concluis dos jogos que vês da equipa B…qual o rendimento de Gauld na equipa B…golos, assistências, intensidade no jogo…o que te leva a dizer que Gauld seria titular em 14 equipa da 1ªLiga?
21 Agosto, 2015 at 8:12
a minha subjectividade. Chega-te?
21 Agosto, 2015 at 8:37
Gauld ou Francisco Geraldes, qual dos 2 demonstra maior rendimento na equipa B? é objectiva…ganha coragem, liberta-te diz o que pensas…para ti qual o melhor?
21 Agosto, 2015 at 9:05
Logo de manha??
Sei q as escolas em Agosto estao fechadas mas podias pedir q te pusessem numa colonia de ferias…
21 Agosto, 2015 at 9:59
Meu, na estatística o André Martins tb raramente falha passes… Valem pouco as estatísticas.
21 Agosto, 2015 at 10:02
Uma colónia de férias daquelas em que vestem um colete de forças e têm paredes almofadadas.
21 Agosto, 2015 at 14:42
Uahahah
21 Agosto, 2015 at 12:20
Ganha coragem? WTF?
21 Agosto, 2015 at 9:57
Cherba, a Cherbinha já está boa? Espero que sim. SL
21 Agosto, 2015 at 13:09
Ja estao a crucificar o Joao. Ele nao diz nada de mal. O ” ganha coragem ” nao me parece mal intencionado. Mas o Joao ja percebeu como todos que o Cherba nao e objectivo a falar do Gauld. Ele gosta do Gauld e ja esta. Esta no direito dele. O blogue e dele e n acho que precise de defensores.
21 Agosto, 2015 at 13:32
O JOAO tem um historial de dizer bacoradas e levar por tabela.
21 Agosto, 2015 at 13:35
E é um bocado estúpido acusar o dono do tasco de querer evitar falar do Gauld – num post sobre o Gauld!
21 Agosto, 2015 at 15:29
Heheheheh. Isso mesmo.
21 Agosto, 2015 at 13:50
Talvez devas ler o primeiro comentário do Joao. O tom que usa é cáustico e desnecessário.
Expressões como “vê lá se sabes esta…” são tudo menos construtivas.
Se o Cherba não tem de ser defendido, o Joao também não…
21 Agosto, 2015 at 14:06
Ontem : “Cherba, vê lá se ganhas tomates e faz ai um post…..”
De “boas” intenções está o inferno cheio, meu caro.
21 Agosto, 2015 at 17:39
Maria alô…não estas a ser verdadeira, minha linda…se rebobinares o filme atrás, ao meu comentário que o “capel saio em saldos”, comentário livre de país democrático, o teu “Magus” começou por responder “ò traste…” o que demonstra toda a sua elevação a debater opiniões contrarias às suas…se o grande “Magus” parte para a ofensa pessoal é normal que este espaço de debate caia na lama, depois como não tem capacidade de argumentação visto o seu trabalhinho é de “encomenda”…lança a matilha em seu socorro…
SL
21 Agosto, 2015 at 17:47
E a tua constante presença neste ilustre espaço é porque gostas de andar no chiqueiro ou de ser açoitado?
21 Agosto, 2015 at 8:41
João bom dia. E tu? O que te leva a pensar que Francisco Geraldes é superior ao Gauld? Põe lá aí as estatísticas se comparação para a malta ler pá. Principalmente a da intensidade, que a deves ter medido com intensiometro.
Tu viste os jogos da taça da liga? Ou não quiseste dar 4 euritos (assumo que és sócio com gb) para ver os putos jogar?
É que parece que não. E mais… Em que é que aquilo que o Cherba escreveu sobre o empréstimo do Gauld?
Ó escovinha tasqueiro mas atão a tasca já serve saké logo de manhã? Fodasse quantas vezes já te disse que de manhã, pelo pequeno-almoço, é só leite e copos de três. É que depois tens de aturar estes clientes que quando bebem saké ficam chatos.
21 Agosto, 2015 at 8:44
Fogo… Só o bafo do gajo pôs – me a escrever mal: a pergunta era: o que é que o empréstimo do Gauld tem a ver com Francisco Geraldes?
21 Agosto, 2015 at 9:15
O gajo tem mas é redpass. Por isso é normal estar com os copos logo de manhã.
21 Agosto, 2015 at 13:40
Não culpem o saké…
Quem não sabe beber do néctar, pois não beba.
É preciso SABER… saké não é para qq boca. Tem de ter cabecinha para apreciar…
21 Agosto, 2015 at 12:49
Se viste os jogos todos da equipa B até agora como eu sabes bem que o Gauld tem jogado na posição 8 e tem-se safado muito bem, batalhador, técnica apurada e é importantíssimo no equilíbrio da equipa.
O xico geraldes tem desiludido. Pelo menos a mim.
SL
21 Agosto, 2015 at 8:13
Cherba, a tua miúda já está melhor?
SL
21 Agosto, 2015 at 8:16
está, obrigado. Já consegue colocar o pé no chão e andar sozinha, mesmo que seja devagarinho.
21 Agosto, 2015 at 8:18
Ainda bem. Continuação de boa recuperação.
SL
21 Agosto, 2015 at 9:33
Força nisso Cherba! Bem sei o que é ter uma princesa no hospital. Abraço e Saudações Leoninas
21 Agosto, 2015 at 11:30
🙂
21 Agosto, 2015 at 8:15
Eu acredito que Gauld e Wallyson vão chegar à equipa principal do Sporting.
Se não chegarem, melhor: é sinal de que os que cá estarão terão certamente uma qualidade brutal pois para tapar o lugar a 2 meninos com este talento …
21 Agosto, 2015 at 8:22
Gostava de ver o Gauld numa ala…acho que já aconteceu mas foi muito raro… Concordo que o empréstimo era a melhor solução para ele até porque a equipa B tem de ser um espaço com “novas oportunidades” como Rafael Barbosa! Outro jogador que seria interessante ser emprestado dos melhores na equipa B (superior ao Gauld por exemplo) de seu nome Francisco Geraldes é uma das grandes esperanças que tenho para o nosso futuro!
E falando em empréstimos e em emprestados… Iuri Medeiros e Filipe Chaby ainda estão em stand-by?
21 Agosto, 2015 at 8:24
E…com a saída de Rubio (supostamente ia ou vai para o braga) e do Betinho quem é que vai ser o PL da equipa B?
21 Agosto, 2015 at 8:46
Esqueci-me do Ponde…em princípio deve ser ele o titular!
21 Agosto, 2015 at 8:36
Bom dia,
Quando soube que JJ vinha para o Sporting, um dos primeiros comentários, que tive com amigos, foi: Gauld vai ter muitas dificuldades para conseguir o lugar. Depois de ver a forma física com que ele chegou – com 19 anos, tem mais barriga do que eu :S – tirei as dúvidas
Gauld, na minha opinião, é um jogador talhado para um meio campo a três, pelo que tem vindo a ser trabalhado na equipa B, num meio campo a dois. Duvido que a mantermos o sistema atual, Gauld venha alguma vez a ter espaço no plantel.
Custa-me dizer isto, mas é o que penso. Quando pensava que iria num futuro ver um meio campo formado por: Wally, Gauld e Geraldes, a chegada de JJ, com tudo o que de bom possa vir trazer ao clube, veio colocar gelo nesse meu pensamento.
Com JJ, os jogadores têm de estar, fisicamente e mentalmente aptos, nos treinos e nos jogos, sendo por isso, na minha opinião, que Gelson agarrou o lugar, que à partida seria para Iuri
Voltando a Gauld. Se for para ser trabalhado a 8, não vejo porque não possa continuar a jogar na equipa B.
Se não for uma aposta para o futuro a curto médio prazo, então é melhor dar o lugar a outro, porque o que se passa na equipa B, é que temos o Gauld a 8 e Geraldes no apoio ao avançado, e, pelo que tenho visto, nem com um nem com o outro, está a dar resultado. Será que João de Deus já pensou em inverter as posições???
SL
21 Agosto, 2015 at 8:55
Independentemente das questoes taticas (penso que nao foi isso que obstou a que Gauld pegasse), creio que foi ao nivel da falta de dinamica e intensidade de jogo que o condicionou.Gauld ainda nao esta mentalmente pronto para as exigencias competitivas da Liga portuguesa e do Sporting. E nao ha ninguem no Sporting que transite em definitivo como aposta principal dos B para os A sem antes passar por outra realidade mais exigente. Nem Joao Mario, que esteve uma epoca inteira no Setubal.As excecoes so mesmo Mane e Gelson, mas esses nao se limitam a ser craques. Esses agitam e transformam o futebol da equipa, coisa que Gauld (ainda) nao faz.Falta.lhe muita fibra e nao e na 2 liga que a vai ganhar.
21 Agosto, 2015 at 9:08
O jm só esteve meia época emprestado.
21 Agosto, 2015 at 9:13
Ok, correcao feita.mas tem muito mais rodagem ha anos do futebol portugues.Quis apenas dizer que JM antes de ir para oSetubal estava mto mais preparado do que Gauld e ainda assim teve que rodar.Tal como Iuri, por exemplo.
21 Agosto, 2015 at 16:36
Eu percebi 😉
21 Agosto, 2015 at 9:08
Converge. Se me permites, faço uma pequena retificação.
João Mário fez a segunda metade da época no Setúbal :). Saiu em Janeiro de 2014
No restante, em certa medida concordo, mas, em termos de intensidade, a 2ª Liga é um bom local de aprendizagem.
Wally, Iuri, Geraldes, Gauld, Chaby, Matheus, Podence, Palhinha
Espero sinceramente que estes jogadores consigam chegar aos patamares de excelência, de preferência ao serviço do Sporting. Depende deles, mas, também depende do clube em lhes proporcionar as oportunidades necessárias
SL
21 Agosto, 2015 at 9:25
+1
21 Agosto, 2015 at 11:17
Gauld surpreende pela capacidade que tem mostrado na recuperação de bolas. A sua qualidade na gestão do jogo é enorme, dando-lhe critério e fluidez. F Geraldes é muito inteligente e tem também muita qualidade.É inferior nas recuperações mas mais forte no remate. Ambos são um pouco deficitários no aspecto físico, sendo mais notório no Francisco a partir dos 60 m de jogo.Para chegar a A precisam de melhorar nesse aspecto e só ganhariam em rodar na 1ª Liga
21 Agosto, 2015 at 9:00
Off:ontem no forumscp falava.se muito numa empresa que podia ser o nosso novo patrocinador.Vale o que vale mas hoje ocorreio da manha da honras de primeira pagina: QUATAR AIRWAYS, num patrocinio que pode chegar aos 5 Milhoes e que podera avancar ja para a semana, se passarmos a fase de grupos da Champions.seria excelente!
21 Agosto, 2015 at 9:02
Se Gauld não subir a equipa principal eventualmente eu pego fogo ao carro de JJ. Sem Wallyson passo eu bem, sem o mágico escocês e demais. Este miúdo e um craque! Está mais que pronto não se enganem.
Posto isto, caro Cherba. As pessoas que tanto criticam a não presença do rapaz têm legitimidade este ano para não o fazer. A qualidade subiu muito mas o ano passado não tinhas opções melhores no banco..
21 Agosto, 2015 at 9:10
Maria, o miudo e craque, sem duvida.Mas tb o Iuri, o Wallyson, o Tobias, o Geraldes, o Matheus e putos espalhados por todas as escolas do Sporting no pais.Craques ha muitos.Mas para mim foi evidente que, apesar dos poucos minutos que teve, quando jogou na epoca passada na A, Gauld foi demasiado timido, certinho e nao rasgou um milimetro.Compara com a atitude despeitada de Gelson agora contra o cska:entrou, pediu bola e foi pra cima deles.Isso e determinante para Jesus.
21 Agosto, 2015 at 9:39
É isso mesmo. Como alguém disse um dia (já não me lembro quem), Putos com técnica e talento são uma coisa, jogadores de futebol são outra. Ryan Gauld talvez ainda seja apenas um puto que joga à bola com muito talento, talvez ainda não se tenha transformado em jogador de futebol (o que implica dominar aspectos táticos, dosear esforço, saber o que a equipa precisa e quando).
21 Agosto, 2015 at 9:49
Converge és tu que estás às espera do teu cartão de sócio? Já chegou?
21 Agosto, 2015 at 10:23
nepia, liguei para lá e disseram-me que devido à remuneração dos numeros houve uma suspensão do envio dos cartões e só agora é que iam enviar, passados mais de 3 meses de me ter feito sócio! mas tenho que voltar a dizer e só reclamando é que as coisas evoluem: o Sporting a nivel administrativo continua a trabalhar pessimamente mal. qual é a lógica de, passados 3 meses, a área de cartões ainda não ter o registo do meu pedido?!! 3 malditos meses?! a sério….!
de qq modo, vou lá estar no sábado, já tenho bilhete (enquanto o meu cartao provisório não se desfizer:)
21 Agosto, 2015 at 10:30
mas olha que no inicio de Agosto fiz 3 novas inscrições no sócio num minuto e como não havia maneira de receber os cartões e também por não conseguir comparar os bilhetes online telefonei para a linha de apoio e descobri que tudo se devia ao facto de ainda ter dados em falta, principalmente os números do cartão de cidadão (que não é pedido no acto da inscrição). Na 4ª feira fui ao estádio comprar os bilhetes para o jogo de sábado e aproveitei para actualizar os dados em falta. Resultado na 5ª feira recebi os cartões em falta, ou seja 24 horas depois da actualização dos dados e +/- 3 semanas depois da inscrição.
21 Agosto, 2015 at 10:52
Eu sei, e é mais uma prova da incompetência, porque quando me fiz sócio num minuto não foi indicado que era necessario enviar copia do CC, coisa que já fiz. De qualquer modo, disseram-me que a razao não é essa, é mesmo a suspensao
21 Agosto, 2015 at 10:57
Pois mas no meu caso o processo ficou resolvido em 24 horas, tens a certeza que já tens os dados actualizados? Foi me dito que enviasse por email as copias do cc mas eu como ia ao estádio comparar os bilhetes optei por fazer a actualização dos dados na bilheteira e pelos vistos deu resultado.
21 Agosto, 2015 at 11:15
O do meu filho chegou esta semana, sub 11: 122.43x.
21 Agosto, 2015 at 13:59
Grande abraço e as melhoras para a tua Leoa!
21 Agosto, 2015 at 9:10
Ora nem mais! Este ano o objetivo e diferente e exige mais experiencia.
Gauld era pa ter entrado na epoca passada.
Um emprestimo c retorno em Janeiro e o ideal!
21 Agosto, 2015 at 12:46
Oh Maria… o chavalo apresentou-se no início da temporada com uma pança de cerveja e uisqui que fazia inveja a muita grávida de 5 meses.
Tamos a brincar ou quê?!?
Com jotajota não há cá merdas. Resultado: vais prá Bê que o Mestre não atura madraços.
21 Agosto, 2015 at 13:53
Atenção que o meu comentário não era para esta temporada, mas sim para o futuro. Se não subir eventualmente, tipo Bernardo Silva, aí sim devemos ficar preocupados.
21 Agosto, 2015 at 9:08
Gostava de ver Gauld com as funções de Ruiz . Creio que o futuro passa por aí
21 Agosto, 2015 at 10:07
+1
21 Agosto, 2015 at 12:07
Mesmo isto
21 Agosto, 2015 at 9:14
Gauld teve oportunidade na pré época? Ou jj analisou a época passada na B e com base nisso e nas suas características ficou fora do plantel?
Gauld pode não ter sido emprestado por decisão do Jesus (será chamado).
Gostava de o ver neste esquema táctico a jogar na direita eca flectir para o meio. Ajuda na defesa e tem pezinhos de ouro.
É pequenino e jj não gosta?
A verdade é que temos muita qualidade no meio. O empréstimo a uma equipa que não jogue sempre para não perder pode fazê-lo crescer. Na equipa b vai estagnar.
21 Agosto, 2015 at 9:24
Bom dia
Gauld , parece claro que nao conta para JJ , pelo que um emprestimo seria o ideal , um off para o jogo com o paços? que equipa è que iremos apresentar?
21 Agosto, 2015 at 9:30
Pois… uma faca de dois “legumes”… Por um lado parece-me óbvio que está num patamar acima da equipa B, se for para jogar onde sempre jogou. Neste caso, um empréstimo na 1ª liga (tipo merdalenses*, paços,…) pode ser muito positivo para ele.
Por outro lado, se for para aprender rotinas de novas posições (o tal meio campo a 2 ou, como já foi sugerido antes, a jogar numa ala para flectir para o centro), parece-me que terá de permanecer mais tempo pela B.
*Atenção, que o merdalenses é um peão decisivo no controlo da AFL. Porque é que julgam que o Orelhas foi desviar a influência do Bufas no clube? O empréstimo de Geraldes pode enquadrar-se numa operação de charme para os começar a puxar para o nosso lado. Se Gauld, ou Iuri (que julgo ainda não estar colocado), ou os dois forem para lá, pode começar-se a inverter a influência. (E se o merdaleneses for à fase de grupos da Liga Europa, pode-lhes ser útil ter mais jogadores de qualidade.)
21 Agosto, 2015 at 9:39
Sei de fonte segura que os gajos não queriam o sá. Falo da massa adepta. Hoje estão rendidos. Os resultados mudam opiniões em pouquíssimo tempo.
21 Agosto, 2015 at 9:34
Bom dia,
Ao Gauld fazia muito bem um empréstimo e, principalmente, trabalho especifico na componente fisica. Não é preciso ficar um “bicho”, mas precisa de ganhar massa (Até o Messi fez trabalho especifico apesar do seu enorme talento). Na minha opinião, não seria emprestado a um clube português. Preferia ver o Gauld a ser emprestado a um clube da Championship por exemplo.
Quanto ao Francisco Geraldes, talvez seja de valor ele permanecer até Janeiro com a equipa B. Nessa altura, dependendo das provas em que a equipa A esteja presente, poderia sair ou não para um empréstimo a uma equipa da primeira liga.
Quanto a Iuri e Chaby:
Iuri necessita de perceber o que realmente quer com o futebol. Se pretende ser um jogador que marca presença nos grandes palcos ou se vai andar a saltar de campeonato em campeonato a juntar trocos mas a ter a liberdade para ir fazendo o que bem lhe apetece fora dos relvados.
O Chaby, colocava o rapaz na mesma “posição” do Geraldes. Ficaria até Janeiro a trabalhar com a equipa B e depois dependendo das competições onde estará a equipa A, pensava-se num empréstimo. Isto porque acho que é importante manter jogadores como Geraldes e Chaby em stand-by face ao volume de jogos que a equipa A pode vir a ter caso se mantenha em 4 competições até ao fim (o que espero que aconteça).
21 Agosto, 2015 at 10:16
Sobre o Gauld já aqui afirmei o que ouvi o Melo dizer na Sporting TV é precisamente o estar a trabalhar no ginásio 50% e no campo outros 5O%, isto desde que João de Deus entrou para o Sporting e Jesus concordou com que se continuasse com o mesmo sistema até quando estava previsto. Mas continuam a bater na mesma tecla, os Tasqueiros. Se acharem que já é tempo de mais esse trabalho então questionem o porquê, agora estarem sempre a dizer que precisa de criar caparro sem saberem ou não quererem saber se o está a criar. SL
21 Agosto, 2015 at 11:34
Não tenho a minima dúvida que o trabalho especifico da componente fisica já vinha a ser efetuado. Espero é que continue a ser feito (mesmo com um empréstimo) e que tenha os seus frutos a médio prazo.
21 Agosto, 2015 at 13:07
ed Viste o puto sem camisa nos testes médicos? parecia que tinha 13 anos, sem qualquer definição e volume muscular ideal para um jogador da idade dele.
21 Agosto, 2015 at 9:45
O Gauld é o jogador que mais legítimamente podia esperar a promoção à equipa principal. Fico muito desapontado se não fôr aproveitado. E não se iludam, se não entrar no plantel no decorrer desta temporada, Gauld sairá do Sporting mais cedo ou mais tarde sem aproveitamento. Já vimos este filme 200 mil vezes. O reforço de ontem é o entulho de amanhã. Gauld será mais um “excendentário”.
Volto a questionar a razão de ser da equipa B nestes termos. Quem quiser que me explique para que serve hoje em dia.
21 Agosto, 2015 at 11:10
para muito pouco
21 Agosto, 2015 at 9:48
Viva a Subjectividade!
21 Agosto, 2015 at 9:50
Gauld é um talento, certo.
Concordo com a análise, a 2ªliga neste momento é pouco para um talento como o dele.
Neste momento na nossa equipa A há muitas alternativas à posição dele (vejo-o como um bryan ruiz ou um joão mário), para além de que não tem a experiência dos demais…
Sem dúvida que devia ir rodar para uma equipa onde pudesse brilhar, como um Vitória de Setúbal.
Creio que o plano Gauld devia ter +2anos… isto é 1º ano de equipa b – check, 2º ano equipa de 1ª liga a roda…, 3º ano suplente de um ruiz ou JM e 4º ano, após um encaixe grande ou saída de um dos titulares da equipa A, passar a ser peça fundamental!
Esperemos que tenha um crescimento bom e que não seja o nosso Bernardo S.
21 Agosto, 2015 at 9:54
Pessoal, desculpem o Off-topic, mas esta é mesmo para rir… olhem o que vem no Rascord de hoje, a respeito do Montero:
“Fredy Montero ainda espera que Jorge Jesus lhe conceda uma oportunidade para se mostrar em jogos oficiais com a camisola do Sporting em 2015/16. O internacional colombiano tem visto o seu espaço de manobra reduzido com a aposta do treinador em Teo Guitérrez, tendo jogado apenas 16 minutos: frente ao Tondela, entrou quando os verdes e brancos mais necessitavam, dado o 1-1 que persistia no marcador.”
Portanto parece que o jogo da Jornada 1 do Campeonato não é um jogo oficial… ou será que só é estreia se for mais que 16 minutos, ou…??? que jornalismo brilhante que temos. É só rir!
21 Agosto, 2015 at 10:01
FODA-SE
MAS DEMORA MUITO PARA EXPULSAR ESTE JOÃO RATÃO DAQUI?
NÃO AOS PEDROS GUERRAS NA TASCA
21 Agosto, 2015 at 19:34
Não grites…
21 Agosto, 2015 at 10:06
Eu sou dos acreditam nas capacidades do Gauld…
Mas não me atrevo a dizer que para já…tinha “de caras” lugar na 1ª equipa…
Pensando…pensando…
Quem ficaria de fora …para ele entrar…??
Agora também não acho “que renda” alguma coisa, mantê-lo na B…
Daí que me pareça que o que vinha mesmo a calhar seria um empréstimo para uma equipa onde “de caras” pudesse dar largas ao seu talento…
A Direcção, de acordo com JJ saberá encontrar a melhor solução…
As melhoras da “pequerrucha” amigo Cherba…!!
SL
21 Agosto, 2015 at 10:07
É um tema sensível para mim. Gaul e Wallyson são 2 puros talentos, com aquela magia e perfume que não enganam ninguém. Visão de jogo e tomada de decisão fortíssima. Inteligência.
Essas conversas do fisicamente não serem 2 touros a mim diz-me pouco.
Não fosse eu um enorme fã desse médio, chamado Iniesta.
A palavra chave é: oportunidades. Deem-nas e eles não desiludirão.
21 Agosto, 2015 at 10:10
Gauld é um jogador intenso. Nestes dois últimos jogos da equipa B deve ter sido dos que mais bolas recuperou. Já vinha evidenciando isso no ano passado com claro prejuízo da sua capacidade de decisão.
E para quem o compara com Geraldes, outro miúdo com muito talento, o jogo com o Mafra tira todas as dúvidas. Enquanto o nosso Chico perdia, invariavelmente, todas as bolas que lhe chegavam aos pés decidindo sempre pela jogada individual, Gauld fazia exactamente o contrário, sendo o único que se preocupava em fazer as coisas de forma simples garantindo o mínimo de fluidez de jogo. Gauld é o melhor jogador da equipa B. Não é o que mais golos marca, não é o que mais assistências faz. Mas é aquele que, independentemente do lugar onde o metem a jogar, garante sempre qualidade, competitividade e jogo colectivo. Isto chama-se Maturidade.
Para mim, Gauld é o substituto natural do Bryan Ruiz e já devia estar na equipa principal como quinta opção para a ala. O problema dele não é físico nem falta de intensidade. É de confiança. Seja dele próprio ou de quem não confia nele (sim, Mestre, é mesmo para ti).
Volto a dizer aquilo que já tinha dito do Wallyson. O sonso é o maior responsável por estas duas situações. Tivesse ele dado minutos quando jogávamos com 3 médios, quando os que jogavam não estavam a render e quando praticamente tudo tinha sido perdido e andávamos a cumprir calendário, se calhar hoje Jesus tinha uma ideia diferente daquilo que estes dois talentos poderiam responder. Mas como cada um deles somou o fantástico pecúlio de 25/30 min em 34 jogos do campeonato, não admira nada que Jesus, para já, não confie neles. Continuo a achar que é um erro que Jesus está a cometer mas o dele é desculpável, tendo em conta a qualidade que hoje existe, o sistema de jogo adoptado e o bom rendimento que a equipa está a ter. Ainda assim, quero acreditar que o facto de Gauld ainda não ter sido emprestado possa ser um sinal de que Jesus quer tê-lo por perto.
21 Agosto, 2015 at 10:16
Voilá …. tb acho que não ter sido emprestado … pode querer dizer exactamente o que referes.
21 Agosto, 2015 at 10:20
Sá, no ano passado foi um crime Wallyson e Gauld não terem mais minutos quando houve jogos em que o Adrien estava completamente rebentado.
Sinceramente não percebo a borra do MS. Não fez sentido nenhum.
Completamente de acordo com o teu comentário.
21 Agosto, 2015 at 11:04
“Sinceramente não percebo a borra do MS. Não fez sentido nenhum”
Faz, sim.
Faz, porque Marco Silva era um gajo que fazia duplo jogo com a direcção e os adeptos.
Desde que se desentendeu com o presidente que adorava estar no limbo entre a obrigação de ganhar e a insolência de não seguir os planos do clube.
Ganhava os jogos suficiente para não acabar demitido, mas sabotava o suficiente para que a direcção fosse obrigada a demiti-lo (com consequente indemnização).
Um brilhante filho da puta manipulador.
Surgiram boatos de que já se tinha encontrado com dirigentes de clubes rivais, nunca se soube se era verdade, mas a suspeição pairou no ar.
A verdade é que a negociação do valor da indemnização fodeu a pré-época ao Vieira, porque viu-se impossibilitado de o contratar, e ter de mamar com o patinho feio Rui Vitória (ao qual já tinha feito promessas de que um dia voltaria à Luz).
Meus caros, por detrás dos cortinados passa-se muita coisa, portanto não fiquem espantados quando virem uma acção/reacção mais agressiva por parte do nosso presidente ou treinador. Eles sabem bem as jogadas de bastidores que se fazem para encrencar o Sporting.
21 Agosto, 2015 at 11:37
Isto é o chamado “processo de intenções.” Maior ausência de lucidez é difícil.
21 Agosto, 2015 at 12:58
Não fosses tu o rei da lucidez LOL Grande Gregório.
21 Agosto, 2015 at 10:36
Uau, o Marco Silva é mesmo o diabo na Terra. As escolhas/exclusões do Jorge Jesus coincidem com as do Marco Silva e, em vez de equacionar a possibilidade, razoável, de alguma razão assistir ao Marco Silva, em nome de uma mera convicção assevera-se um erro do Jorge Jesus e uma maldade do Marco Silva.
O que este ano ficou claro é o desperdício de recursos na contratação de jogadores na época passada. Slavchev, Sacko, Gauld, Sarr, Rosell, só nestes cinco, nenhum deles desejado, pedido ou “abençoado” pelo Marco Silva, foram deitados à rua mais de 10 milhões de euros, a contraponto de, no final, pouco se reforçar a equipa que o Leonardo Jardim comandara em 2013/14.
E não, não é consolo para mim constatar que este exercício de meter a cabeça na areia enquanto se atira pedras ao Marco Silva está fadado a errar o alvo.
21 Agosto, 2015 at 10:53
Isso do deitar dinheiro à rua tem muito que se lhe diga, com o Sarr já tiveste lucro… veremos o que se vai passar com os outros.
21 Agosto, 2015 at 11:36
10€ como o Gregor não comenta isto.
21 Agosto, 2015 at 11:42
Bom, se pensares que um defesa razoável não desviava a bola para a baliza que deu o empate ao Fê-Quê-Pê em Alvalade ou seria capaz de um cabeceamento mais decente no lance que valeu o empate do Maribor, se calhar, mesmo não considerando que o deve e haver de um jogador de futebol inclui uma componente de rendimento desportivo, bem feitas as contas, temos um enorme prejuízo, i.e., o moço saiu-nos bem caro.
21 Agosto, 2015 at 11:56
Então o Marco Silva tem culpa ou não tem?!?
Porque parece-me que quem pôs o mosso a jogar foi ele… ou será que isso também foi a direção que o impôs?!?
Por um lado falas da componente económica e eu dei-te um exemplo concreto em que saímos a lucrar com um jogador.
Depois falas da componente desportiva e dizes que não foram dados jogadores ao MS, e depois quando ele opta, e mal por um, já não tem responsabilidades nenhumas nisso?!
21 Agosto, 2015 at 12:05
Tresler dá nisto. Em passagem alguma isento o Marco Silva de responsabilidades. Chamo a atenção para outras, é bem diferente.
P.S. Os jogos que mencionei tiveram lugar no começo da época. É bom não esquecer que, na pré-época o Paulo Oliveira não provará, longe disso!
21 Agosto, 2015 at 12:11
Podia então ter sido o Paulo Oliveira a dar-nos esse “prejuízo” todo.
21 Agosto, 2015 at 12:34
Não. A questão é que, com os dados de então, não havia alternativa comprovada, inteiramente fiável, ao Rojo.
21 Agosto, 2015 at 12:41
Lá está. Se o Sarr “bem feitas as contas, temos um enorme prejuízo, i.e., o moço saiu-nos bem caro.” , qualquer um que tivesse sido lançado às feras nos poderia ter saído bem caro….
Poderia por exemplo, ter sido o Paulo Oliveira a dar-nos todo esse prejuízo.
21 Agosto, 2015 at 12:20
Mas não estamos a falar nas opções do MS?!?!
Nós estamos a dizer que ele errou ao não colocar mais vezes o Gauld e o Wallyson a jogar na época passada.
Agora, aparentemente, estás a concordar que colocar o Sarr a jogar não terá sido a sua melhor opção, logo podemos inferir que o MS nem sempre optou pelos melhores, certo?
Não percebo como é que podemos admitir que errou numa situação e não podemos admitir que errou também noutras…
21 Agosto, 2015 at 12:40
O Marco Silva terá falhado inúmeras vezes. Eu próprio apontei-lhe algumas; mais: nalguns casos, serão mais do que falhas insuficiências que limitarão a qualidade do seu trabalho. Não acredito que tenha prejudicado a capacidade competitiva do Sporting de modo deliberado.
21 Agosto, 2015 at 12:56
De forma deliberada, ou não, o que me parece que o Sá está a querer dizer era que na altura teria sido possível, e sobre o ponto de vista da maioria de nós até aconselhável, colocar o Gauld e o Wallyson a jogar no final da época passada. E que com esse andamento possivelmente estariam neste momento mais bem preparados para entrar nas contas de JJ, porque por um lado estariam mais confiantes e, uma vez que acreditamos que eles teriam aproveitado as oportunidades, teriam neste momento mais visibilidade, até para o novo treinador.
Aliás o caso do PO e Sarr serve como exemplo, o PO também fez uma muito má pré-temporada na época passada, o que também poderá ter ocorrido aos 2 jogadores de que falamos. Se tivessem jogado mais no ano passado o JJ já teria uma melhor noção das suas valências, por isso é, na minha opinião, completamente legitimo estar a dizer que se MS tivesse dado mais tempo de jogo aos jogadores, eles neste momento poderiam estar a contar nas contas do JJ.
21 Agosto, 2015 at 11:58
O Sarr custou quanto e foi vendido por quanto?
21 Agosto, 2015 at 12:16
Assim de cabeça, mas não andará longe disto.
Custo: ~1,3 milhões
Venda: 2,5 milhões
21 Agosto, 2015 at 12:31
Não foi vendido por 2,5M.
Como o Capel não foi vendido por 1,3M.
21 Agosto, 2015 at 12:58
Então foi por quanto?
21 Agosto, 2015 at 13:02
Valor que pode chegar até 2.5M
Há uma diferença.
21 Agosto, 2015 at 13:02
O Sarr custou 1M€ 85% do passe… A venda PODE chegar aos 2,5 M€…
21 Agosto, 2015 at 10:57
Diabo na Terra para uns, inimputável para outros.
Falei de Wallyson e de Gauld, não falei de Slavchev, Sacko e outros que tão rapidamente te lembraste para defender o MS. Seja com Jesus, MS ou Capello, ninguém vai mudar a minha ideia de que Wallyson e Gauld têm qualidade para estar no plantel do Sporting.
O que eu disse é que o inimputável teve condições competitivas (cumprir calendário a partir de Fevereiro/Março) e indíces de resposta de ambos (na Taça da Liga e nos poucos minutos que fizeram no campeonato estiveram bem) para ter dado jogo a estes dois talentos. Preferiu não dar, é legítimo. Tal como é legítimo eu pensar que se tivesse dado, Jesus tinha mais dados para avaliar se ficava com eles ou não. Acho que não é difícil de compreender.
PS: Marco Silva assinou sabendo que não tinha poder de decisão nas contratações.
PS1: Jardim não se queixou e levou-nos à Champions
21 Agosto, 2015 at 11:12
“PS1: Jardim não se queixou e levou-nos à Champions”
PUMBA
21 Agosto, 2015 at 11:28
No limite, todas as conjecturas são legítimas. O que não me parece razoável é que se teime num libelo – contra o Marco Silva – quando o técnico que lhe sucedeu, pelas suas opções, implicitamente confirma a justeza das suas decisões.
O meu ponto (de fundo) aliás não é defender o Marco Silva mas outro. A dupla Bruno de Carvalho/Inácio, enfim com alguma folga orçamental, errou em quase toda a linha nas escolhas que fez para melhorar o plantel que transitava de 2013/14. E fê-lo com a impunidade que o viés contra o Marco Silva continua a garantir.
Dito isto, que precisa de ser dito, saúdo a inteligência do Bruno de Carvalho de ter percebido que não se deve imiscuir na área técnica contratando um treinador que não tolera interferências de directores na sua área de actuação. É, com efeito, uma grande mudança de política desportiva. “A estrutura” reservar essa competência é um erro que se paga bem caro.
P.S. Acho, como sempre achei, que os dois braços direitos iniciais do Presidente, são um atraso de vida. Só falta tirar ao Virgílio o pelouro da formação.
21 Agosto, 2015 at 14:26
Impunidade? Que impunidade?!
Achas que devemos exigir eleições antecipadas?
21 Agosto, 2015 at 11:14
Facto : Tivémos jogadores titulares que não aguentavam uma gata pelo rabo.
Facto : As vezes que foram chamados, Wallyson e Gauld cumpriram sempre. ( mais que cumprir, mostraram que tinham o talento para poder ajudar )
21 Agosto, 2015 at 11:32
Maria, não confundas os teus juízos avaliaríamos com factos. Facto, facto mesmo, é que o Jorge Jesus preferiu não contar com eles no imediato. Talvez, comento eu, não sejam tão grande espingarda assim.
21 Agosto, 2015 at 11:34
*avaliativos em vez de avaliaríamos. Maldito corrector automático.
21 Agosto, 2015 at 11:36
Não andaram jogadores a arrastar-se pelo campo?
Wallyson e Gauld no pouco tempo que jogaram não mostraram argumentos?
21 Agosto, 2015 at 11:37
Ainda perdes tempo???
21 Agosto, 2015 at 11:46
Maria, se eu te disser que a minha percepção coincide com a tua isso não as transforma em factos, entenderás o meu ponto?
21 Agosto, 2015 at 11:52
Entendo. Então segundo o teu ponto, MS deveria ter dado “oportunidade” a Gauld e Wallyson. Afinal temos mesma percepção. 😉
21 Agosto, 2015 at 11:57
Sim, eu gostaria de os ter visto mais vezes, mas não tenho nem a pretensão nem, em bom rigor, a ingenuidade de supor que foi por causa dessa escassez de utilização que o Jorge Jesus os mandou dar uma volta.
21 Agosto, 2015 at 11:44
Gauld não é desperdívio, Gregor. O resto até pode ser considerado entulho, mas Gauld e Paulo Oliveira são as maiores contratações do ano passado. Pelo menos para mim.
21 Agosto, 2015 at 11:55
Diogo, se não for possível rendibilizá-lo desportiva e/ou economicamente torna-se um desperdício.
Vamos lá esclarecer as coisas de uma vez por todas. Eu gosto do Wallison, eu gosto muito do Gauld, simplesmente não sou treinador de bola. Porventura há uma boa razão para que, entre aqueles que verdadeiramente o são, prevaleça desconfiança relativamente às capacidades futebolísticas de ambos.
Faz-me confusão ver Malta a atirar-se como gato a bofe ao Marco Silva que, tal como eu, não é treinador de futebol quando o técnico que lhe sucedeu no essencial cauciona as suas decisões.
Se se acham supra-sumos da coisa, força, mudem de vida, mudem de profissão, tentem a sorte como treinadores de futebol, provem que a malta que por lá anda não passa de uma cambada de broncos, incompetentes e/ou desonestos.
21 Agosto, 2015 at 16:08
As voltas e (re)voltas que se dão para tentar justificar que o “sonso de mãos nos bolsos” afinal não teve culpa nenhuma… Agora é a dupla Bruno de Carvalho / Inácio que “falhou em toda a linha” nas contratações…
Infelizmente existem os benfiquistas (adversários com quem se pode falar de futebol) e os lãpiões (grunhos energúmenos)… No SCP, também temos os Sportinguistas e os sportinguenses (não conseguem assumir a radical mudança que o clube está a ter, e questionam tudo e todos)…
Epa, se for para procurarem desestabilizar, façam-no aos nossos adversários… O SCP tem, finalmente, uma Direcção que serve os superiores interesses do clube!!! Quem não entender isto bem pode ir procurar ‘linces’ na serra da Malcata…
21 Agosto, 2015 at 13:09
É claro para mim que Gauld está nun nivel competitivo acima da média. precisa de outros estimulos!
21 Agosto, 2015 at 13:09
É claro para mim que Gauld está nun nivel competitivo acima da média. precisa de outros estimulos!
21 Agosto, 2015 at 10:14
Viva
Está-nos a acontecer o previsível.
Com a quantidade enorme de jovens talentos formados na Academia; Com a entrada de 4 reforços mais experientes;
Com a manutenção da equipa base do ano passado (ok aqui se calhar ainda é cedo para falar disso);
Torna-se óbvio que a política de empréstimos deve ser uma das nossas melhores áreas de actuação. Aliás julgo que ainda haverá muito a fazer nesta área. E este ano pela primeira vez começamos a colocar jogadores da formação por cedência definitiva mantendo percentagens de passe.
E depois não acredito que apenas o GAG siga os nossos “emprestados”. AA equipa técnica também os deve ter debaixo de olho.
Isto tudo para dizer que Gauld é vitima do excesso de qualidade no Sporting para a zona específica onde joga. Acrescido do facto de JJ utilizar dois jogadores para essa posição, acrescido ainda à entrada do italiano.
Mas que chega lá. Chega.
21 Agosto, 2015 at 10:25
ainda bem que a tua filhota está melhor, Cherba, porra! quando se tem filhos vive-se de coração nas mãos. as rápidas melhoras para ela e que volte depressa ao estádio do Maior.:)
21 Agosto, 2015 at 10:28
Bom dia.
O Belenenses está bem encaminhado para se apurar para a Liga Europa.
Apesar de não gostar nada do gajo que lá está -o que comprou a SAD do Belém por 500 euros – e de ainda estar bem presente nas nossa memórias a vergonhosa conivência com os interesses da agremiação lampiã de carnide na época passada, eu acho que por vários motivos essa seria uma excelente opção -(é um Clube de Lisboa; está na Liga Europa, e isso lhe poder dar ao Gauld um ‘andamento’ que o poderá catapultar para a equipa do SCP na próxima época ; seria treinado por Sá Pinto; está lá pelo menos mais um elemento do Sporting emprestado , o André Geraldes, o que tornaria a ambientação mais fácil ; e, dado que as novas regras impedem que os emprestados joguem contra os clubes de origem, poder ajudar a tornar o Restelo um palco onde os nossos adversários podem perder pontos).
Só vejo um ‘senão’: a presença do Carlos Martins poderá constituir uma má influência.
…mas acredito que o Ricardo ‘coração de leão’ seria o melhor defensor da integridade do nosso pequeno craque.
SL
21 Agosto, 2015 at 10:30
Peço desculpa pela má sintaxe.
Devia ter revisto o que escrevi antes de clicar para publicar… 🙁
21 Agosto, 2015 at 10:32
OFF:
Enquanto cá dentro, pouco ou nenhum interesse existe, pela – na minha opinião – luta mais importante, do futuro imediato do Sporting
Lá fora:
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-08-20/disputed-contract-reveals-secrets-of-investor-s-soccer-influence
O que interessa cá no burgo, é as verborreias do mister burns
21 Agosto, 2015 at 10:50
Isto não é off-topic …. e é precisamente o facto de a disputa poder trazer ao de cima clausulas contratuais escondidas que vai fazer mossa.
21 Agosto, 2015 at 11:00
Off, porque se está a falar do Gauld 🙂
No restante, concordo em absoluto, no entanto, também acredito que a SAD do Sporting, se tenha preparado convenientemente para essa situação 🙂
21 Agosto, 2015 at 10:51
Bom artigo. Imparcial e bastante esclarecedor.
Uma questão importante:
“Sporting refused to pay Doyen the full percentage and offered to repay just the initial investment after de Carvalho alleged Doyen Chief Executive Officer Nelio Lucas breached the contract by sending him threatening text messages. Lucas said that Rojo “will start problems” if he wasn’t allowed to leave, according to Sporting. Lucas denied the allegations at the time”
21 Agosto, 2015 at 10:33
JJ irá apostar em Gauld no mês de Novembro.
Best Regardz
e Cumprimentos.
21 Agosto, 2015 at 10:35
Em relação ao patrocínio, não percebo a ideia passada pelos pasquins de estarmos à espera da entrada na champions para o decidir.
Passo a explicar: Pelo que é dado perceber, estamos à procura de um patrocínio para vários anos. Ora, o que é que o facto de eventualmente podermos falhar a entrada este ano tem a ver com a entrada em anos futuros? Não faz sentido decidirmos um valor para os próximos 5 anos vá com base naquilo que iremos fazer na 3ª.
Acredito isso sim, mais num valor base, que dê alguns bónus em caso de entrada na champions ou conquistas internas (campeonato, taças)
21 Agosto, 2015 at 11:03
1 – Ainda bem que a tua miúda ja esta melhor, isso é o mais importante.
2 – Gauld, como diz e bem o Sá, é o melhor jogador da equipa B. Acredito que continua a ser trabalhado para o que esperam dele.
21 Agosto, 2015 at 11:06
Gauld é um processo, no minimo, estranho.
Foi a mais cara contratação da era BdC até então. Olhando para o plantel na altura, e com Champions garantida, n teria feito sentido apostar essas fichas em quem entrasse no onze?
Vinha com alguma rodagem de plantel principal, ainda que de um campeonato pouco competitivo. Chega ao Sporting, vai para a equipa B com “justificação” que precisa de ganhar cabedal…como se na Escócia o futebol fosse muito técnico.
Dos poucos minutos que vi quando jogou, pareceu estar num patamar á parte de todos os outros, fosse na equipa B ou mesmo quando chamado na taça da liga
Um ano depois continua a estagnar na equipaB, de onde pelos vistos não sairá, enquanto temos jogadores na equipa A, onde a melhor qualidade é fazer entrevistas.
O futuro?! Pois não sei, mas cheira-me que vai ser daqueles casos onde vamos ficar satisfeitos por aliviar a massa “salarial”.
Ps: Vi uns minutos do jogo de juniores e…muito pobre!! Novos tempos na academia??