Após uma época onde o nosso futsal não conseguiu estar ao nível que nos habitua há anos, iniciamos esta época com outras expectativas, nem que seja por causa da qualidade dos jogadores que reforçaram o Sporting. E que qualidade!

Começando pelo Alex Merlim, o que se pode dizer deste ala que faça justiça o que ele faz dentro da quadra? Na ala, na esquerda, na direita, finta, defende, remata, passa, vai para cima deles…. E com uma qualidade tão elevada que até parece fácil jogar assim. Continuando nas alas, temos o Diego Cavinato. Menos exuberante e tecnicista que o colega de posto, é claramente um jogador de equipa. Duro, rápido e lutador, joga com processos simples e eficazes, sempre bem colocado e sempre a fundo.

Mais na frente, a referência na frente que sempre nos faltou o ano passado: Rodolfo Fortino. Pivot canhoto, de grande qualidade, é um finalizador nato, conhece bem o jogo e muito forte a jogar de costas para a baliza. Um dos melhores pivots que vi jogar ultimamente, garantido!

Por último, Marcão. Sou sincero, não percebo como é que há tanta gente a torcer o nariz a um guarda-redes de qualidade só porque jogou do outro lado. O Marcão é um grande guarda-redes, com muita qualidade e que encaixa que nem uma luva no modelo de jogo do Sporting.

Estes 4 reforços vão acrescentar muita qualidade a uma equipa que se prevê que faça uma grande época. Mas vamos por partes:
Na baliza, Marcão vai lutar por um lugar numa posição que que já conta com a experiência do João Benedito, a qualidade o André Sousa e o grande potencial do Gonçalo na baliza. Cá atrás, João Matos é um jogador muito constante, Caio Japa dispensa apresentações e o Djô vai alternar entre fixo e ala sempre que for preciso. Nas alas, Merlim e Cavinato vão –se juntar à competência e qualidade superior do Cary e do Diogo, à irreverência e potencial do Fábio Lima, do Miguel e do Varela e à velocidade do regressado Paulinho. Na frente, a pivot, Fortino é garantia de qualidade e de alternação entre um 4:0 dinâmico e um 3:1 com uma (grande) referência na frente.

Estou com muitas expectativas e com boas sensações para este ano, reforçadas pelas primeiras exibições. E vocês?

taçafutsal

*às terças, o Vegeta analisa os superpoderes da nossa equipa de futsal
(mas como um gajo nunca sabe muito bem qual o mood dos oriundos de Namek, às vezes o cozinhado é servido noutro dia)