Se há algo de bom que o caso Carrillo nos trouxe é a oportunidade de vermos o seu substituto ter mais tempo de jogo. E para já, o substituto do peruano chama-se Gelson Martins.
O cabo-verdiano é um talento puro, como tantos que formamos na nossa Academia. Um jovem que precisa de ser trabalhado para atingir o nível que todos esperamos que vai atingir. A grande questão é se ele está preparado para ser titular de uma equipa que quer ser campeã. Tem de estar. Se lhe reconhecemos um grande talento e se ele demonstra vontade de aprender, não faz sentido colocarmos dúvidas sobre a sua “preparação”. Uma coisa é ele ser decisivo hoje a ponto de substituir o Carrillo com o mesmo rendimento do peruano e isso já sabemos que vai levar o seu tempo. Outra coisa é acharmos que ele não está preparado, que vai tremer ou vai errar mais vezes que o expectável. Não é o caso. Gelson é daqueles jogadores que não têm medo de nada e que dificilmente alteram seu estilo de jogo se as coisas não lhe sairem bem. Essa é a marca de água dos craques. Por outro lado, a percentagem de sucesso das suas acções individuais demonstram que é difícil para qualquer defesa parar o nosso menino. O que lhe falta é ter o discernimento para conseguir dar a sequência ideal para as jogadas que produz. O seu instinto dir-lhe-à sempre para ir driblando tudo e todos até descobrir o caminho para uma assistência ou para um golo. E faz todo o sentido fomentar e alimentar esse instinto. Porém, se ele não quiser que lhe colem rapidamente o rótulo de jogador inconsequente ou pouco objectivo, terá de ir descobrindo, em cada jogada, outro tipo de soluções que lhe são contra natura como soltar de primeira, jogar a 1/2 toques, respeitar as movimentações dos companheiros, por aí fora. E já levou uma espécie de “aviso” do treinador que disse que ainda lhe falta aprender a jogar com os companheiros. É e será sempre esse o desafio dos grandes dribladores como é o Gelson e como era Quaresma, Ronaldo ou Nani.
Nem tudo são “arestas para limar”. Gelson Martins já é um jogador muito evoluído noutros aspectos do jogo como a intensidade e o trabalho sem bola. E isso é sempre um bom ponto de partida para se passar de “jovem talento” a “profissional de futebol”. Mesmo que ele não atinja todo o potencial que promete, será sempre um jogador competitivo e terá sempre uma boa carreira. Mas o que nós queremos é que ele demonstre que pode ser o digno sucessor dos monstros que referi acima. Talento para isso, tem. Humildade, também parece ter. Vamos ver como será a sua ambição e a sua capacidade de aprendizagem.
Os primeiros sinais deixam-nos com água na boca. Mesmo não tendo sido directamente decisivo em nenhum jogo já deixou antever que colocará a cabeça em água a qualquer lateral da nossa Liga. Já esteve perto de marcar por duas vezes, em dois lances onde a finalização sai rente ao poste (um deles após pormenor delicioso). Já ajudou a dar 3 pontos ao sofrer o penalty em Aveiro e já fez um par de cruzamentos para golo não concretizados pelos companheiros. Nada mau para quem acabou de ser promovido.
Há outro dado que indica que Gelson é um miúdo que aprende rápido e que está sempre disponível. Na equipa B já jogou tanto nas alas como no centro e até já foi lateral direito! Só alguém com um entendimento superior do jogo é que lhe é dada a confiança de desempenhar funções tão diferentes entre si. Ainda estou para perceber qual será o lugar onde poderá render mais, se na esquerda, na direita ou no meio. Neste momento e tendo em conta as necessidades da equipa, é na direita que vai começar formando com Ricardo Esgaio uma ala direita made in Sporting. Vai ser interessante perceber como se vai conjugar a inteligência de Esgaio com a velocidade e imprevisibilidade de Gelson. Acho que temos aqui uma combinação que tem tudo para resultar.
Uma última palavra agradecimento para Jorge Jesus que é o “padrinho” desta aposta. Seria muito fácil fazer outra opção. O Mestre viu o rapaz, acreditou nele e agora, por força das circunstâncias, é o titular. Que seja o início de mais uma bela história. Tem a palavra Gelson Martins, a nossa pérola africana.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
26 Setembro, 2015 at 7:48
Eu acardito!
26 Setembro, 2015 at 8:04
temos tudo para ficar em primeiro isolados! TUDO!!!
e vais ser o Gelson a marcar o golo da vitória;)
SL
26 Setembro, 2015 at 8:32
É um desequilibrador! É entusiasmante vê-lo evoluir. Fisicamente ainda está uns furos abaixo do Carrillo mas tb é anatomicamente muito diferente.
Quanto ao grau de humildade iremos ver a sua variação conforme forem surgindo mais zeros à direita na sua conta bancária, normalmente os zeros aumentam e a humildade desce em simultâneo!
26 Setembro, 2015 at 8:47
normalmente os zeros aumentam e a humildade desce em simultâneo!
.. ..
Pois, essa é que é essa…
Por isso é que é zero ídolos.
Mas podemos ser fãs dos nossos meninos..
E este menino Gelson merece ter fãs
26 Setembro, 2015 at 8:49
Bom dia tasca!!
Só quero acabar o dia 2 pontos à frente da fruta…. e não me importo nada que seja a 6 do carnide
26 Setembro, 2015 at 9:07
ou a 7…. hoje deveríamos jogar com Gelson e Ruiz outra vez nas alas, vamos lá ver
26 Setembro, 2015 at 9:10
Bom dia e bom fim de semana para toda a Familia da Tasca
E os meus parabéns para o companheiro…
Roger
Muitos anos de vida e boa saude…Abraço do Max…!!
E logo…?
Então…logo é para ganhar…!!
Spooooorting…!!
SL
26 Setembro, 2015 at 9:10
É isso mesmo. Tanto da ser o zaneti ou o Zé Nando. A mentalidade dos grandes é essa. Em relação ao gelson ainda tenho de moldar a opinião sobre s finalização e leitura de jogo. Não sei se antes do gelson não vai brilhar o menino matheus…
26 Setembro, 2015 at 9:25
Quero ganhar hoje à noite por varias razoes: porque nos deixa isolados na trente, porque a aposta nos nossos jovens esta a funcionar, porque os adversarios vao entrar em panico, porque o argumento carillo ja nao pode ser utilizado pela cs e porque quero ser CAMPEAO!!
26 Setembro, 2015 at 9:36
Patricio,
isso é tudo muito bonito, apesar de eu querer muito que isso se concretize, mas tanto eu, como tu, como a maioria dos Sportinguistas, sabemos bem que mesmo que ganhemos ao Boavista, amanha vai aparecer outra coisa para nos atacarem.
SL
26 Setembro, 2015 at 10:12
Francisco, tens toda à razao mas “acardito” que aos poucos vamos lá chegar com as vitorias!!
26 Setembro, 2015 at 10:38
“acarditamos” todos meu caro!;)
SL
26 Setembro, 2015 at 10:40
SL Caro Francisco!
26 Setembro, 2015 at 9:25
Mané, Gelson, Iuri, Matheus, Gauld, até o Podence: qualquer um joga bem melhor que o Carrillo com a idade deles.
26 Setembro, 2015 at 9:44
Essa é a realidade, dêem aos miúdos as mesmas oportunidades que deram ao Carrilho e garantidamente piores não serão.
SL a todos
26 Setembro, 2015 at 9:45
Ps Iúri e Palhinha obrigado pelos 2 pontos 😉
26 Setembro, 2015 at 9:45
Acredito muito no Gelson, tenha ele cabecinha (como WC JM RP AS etc) e tem um futuro brilhante.
Agora ala direita made in Sporting… Não aposto as minhas fichas no Esgaio, acho que não tem garra para o Sporting
SL
26 Setembro, 2015 at 12:05
Esgaio é o melhor neste momento. E vai crescer de jogo a jogo até chegar ao ponto ideal…e é muito importante que sinta o apoio dos adeptos se não vai ser mais um daqueles jogadores que joga melhor fora do que em Alvalade!
No jogo com o Nacional até esteve bem mas cometeu 3\4 erros básicos em que bloqueou e tem de melhorar o cruzamento (e ganhar confiança para cruzar de primeira!)
26 Setembro, 2015 at 12:07
A propósito…
http://svpn.blogspot.pt/2015/09/ricardo-esgaio-em-mais-um-episodio-da.html?m=1
26 Setembro, 2015 at 12:41
Gosto muito que o futuro seja esse. A sério.
Prefiro sempre os filhos da casa, mas acho que o Esgaio tem muito que aprender, se pelo menos aprender sem enterrar/comprometer já é bom.
26 Setembro, 2015 at 20:36
Bom texto!
Devia ser lido por muitos daqui…Já nem falo da maioria…
26 Setembro, 2015 at 10:10
E com prazer que informo que ja vamos nos 128 446 socios!
Cd vez mais possivel ter os 150000 na inauguracao do Pav Joao Rocha!
E trazer pa esta grande familia Leonina mais um amigo, mais um colega, mais um familiar!
Reforco o meu entendimento q e fundamental colocar de forma mt visivel na nova pagina contagens atualizadas para fomentar a militancia e orgulho Leonino!
26 Setembro, 2015 at 10:21
LINDO!!
26 Setembro, 2015 at 11:17
Ainda ontem enviei para a suiça o novo cartão de sócio ao meu primo. Andava todo contente porque se tinha feito sócio da JL e eu perguntei-lhe porque não se fazia sócio do Sporting. Tinha mais lógica, ajudava o clube e era a verdadeira prova de amor ao grande Sporting. Não me disse mais nada. Ontem ligou-me para lhe enviar um envelope que estava na caixa do correio dele…era o cartão de sócio do Sporting Clube de Portugal.
26 Setembro, 2015 at 13:09
Muito bem!
26 Setembro, 2015 at 11:46
És um caso de bom SPAM 😉
Grandes notícias….
Estou capaz de acreditar, Como tu!!
Então se formos campeões no futebol!!
Mas acho que o SCP deveria preparar uma campanha com esse objectivo.
O clube é dos sócios, os sócios são o clube, o SCP é eclético, os sócios são ecléticos, o pavilhão é do clube, do clube eclético, o pavilhão é dos sócios.
O pavilhão merece 150 mil!!
Acho que é preciso coragem de por um objectivo, um número
150 mil em dez 2016!!
Até está quase.
Diogo alô ? Uma campanha a “exigir ” sermos 150 mil sócios.
Basta de dizer mal de tudo, basta de “sou simpatizante, não quero ser sócio, não alimento chulos”!!
As cotas NÃO vão para o futebol.
26 Setembro, 2015 at 13:10
Excelentes notícias Frost!
26 Setembro, 2015 at 10:11
Também penso que Gelson tem potencial para ser um grande jogador . Aguardemos. Tenha ele humildade e muito juízo.
Referindo-me ao jogo do Bessa tenho a sensação que vai ser difícil (hoje em dia são todos…), mas creio que tudo vai correr bem!
Um bom dia de sábado para todos.
26 Setembro, 2015 at 10:17
Parabéns ao Roger, que contes muitos.
No contexto da não convocação de Carrillo, que lembro é jogador do Sporting e por isso pode entrar em qualquer altura que o clube através da sua estrutura o achar conveniente, estamos e iremos demonstrar que o SCP é muito mais que um jogador, por melhor ou pior que ele seja e que fica sempre a perder quem está contra o clube.
A oportunidade dada a Gelson Martins e a Carlos Mané, num contexto de grande competitividade interna, num plantel que se vem demonstrando rico em soluções, ainda para mais com a entrada breve dos “reforços” William Carvalho e Ewerton, poderá fazer esquecer rapidamente, quem por excesso de ganancia, por falta de visão do futuro ou simplesmente por falta de capacidade de decisão por si próprio se afastou do clube e dos compromissos aparentemente assumidos.
Gelson Martins por ser muito novo, estava num processo de entrada gradual na equipa e de crescimento sustentado dentro desta, neste momento irá acelerar a sua entrada e assumir aquilo a que já estava destinado.
Será muito cedo?
Será prejudicial para o jogador e para o clube?
Ou pelo contrário será potenciador da formação e afirmação como grande jogador, de como o Sá lhe chama “Pérola Negra”?
Só o futuro poderá responder a estas questões, mas uma coisa é certa, como diz o povo- “Quando uns não querem estão outros desejando” e o tempo não para. Quem está segue quem não está fica.
26 Setembro, 2015 at 10:22
Peço desculpa ao Sá “Pérola Africana”, não Pérola Negra
26 Setembro, 2015 at 10:29
Lol
O título até era “Pérola Negra” mas depois lembrei-me que esse nome tem conotações, digamos, menos católicas e alterei…
26 Setembro, 2015 at 11:19
O Pérola Negra, no Porto…bem, trata-se de uma frutaria com horário noturno…
26 Setembro, 2015 at 11:49
Por acaso, o gelson até tem pinta de pirata.
Ai ai ai, estes SCPguistas sempre a pensar em putaria!!!
26 Setembro, 2015 at 10:25
Gelson é um prodigio que vai crescer nas mãos de JJ, assim como Matheus que é um jogador que andeio ver ao mais alto nivel já há uns dois anos.
Mesmo assim, acho que o Carrillo ainda vai renovar…veremos.
Hoje é para ganhar e ficar isolados na frente, não vai ser fácil mas é um jogo para ganhar!
SL
26 Setembro, 2015 at 10:25
Quero o bloco de notas para isso começar a aquecer!! Força Cherba que hoje è discurso de vitoria!!
26 Setembro, 2015 at 10:25
É um driblador nato, com arranque e velocidade super sônica. Não tem uma passada larga como o peruano e por isso desiquilibra mais em espaços curtos. Se fosse um carro diria que é um roadster MX 5!
26 Setembro, 2015 at 10:46
Parece que está ligado à corrente!
O perigo deste tipo de jogadores é perderem a objectividade. Dois exemplos: o Dominguez e o Di Maria. O primeiro acabou por nunca sair daquele “jogo” e perdeu-se. O segundo evoluiu. Ter um treinador de jeito acaba por ser decisivo para este tipo de jogadores.
26 Setembro, 2015 at 11:00
O Dominguez não encontrou a saída da cabine telefónica…
26 Setembro, 2015 at 10:50
Gosto mesmo que Jesus dê oportunidade ao Gelson, convoque o Matheus, etc.
Não pela conversa de que nos lampiões não o fazia e aqui já faz, mas porque me dá mesmo gozo.
Agora… ele que jogue com quem entender, ele é que manda e nós precisamos mesmo de ser campeões.
26 Setembro, 2015 at 11:01
O Sá, como de costume serviu-nos um “bacalhau” à sua moda que está divinal! Até me faz já pensar no almoço que hoje vou ter, de bacalhau à Gomes de Sá, provavelmente um antepassado deste cozinheiro que não deixa créditos por mãos alheias, como outros.
No início da época passada vários empresários e co-proprietários de direitos económicos sobre jogadores do nosso plantel que resultaram em sérias perturbações da nossa performance. Quando penso nos casos Bruma, Rojo e Dier que nos privaram da época de futebol que merecíamos todos (Presidente, equipa técnica, jogadores e nós, sócios vivos e sangue do Clube), nesta época depois de o Presidente ter andado, graças a Deus, a “re-comprar” direitos desportivos de inúmeros jogadores nossos, mais uma vez enfrentamos o desvio de um dos nossos melhores, graças à ganância do seu empresário e à profunda estupidez do jogador. De nada lhe serviram os exemplos de Bruma e Dier, jogadores que hipotecaram definitivamente carreiras brilhantes e fortunas amealhadas durante uma década, ao optarem pelo imediatismo de salários de luxo que, a breve trecho se irão transformar em salários de jogadores comuns na Europa. Tudo tinham para chegar ao Top 10 Mundial das suas respectivas posições e tal como tantos outros que já passaram cá por casa, tudo desperdiçaram, por imaturidade , falta de capacidade intelectual para entrever as consequências a médio prazo das decisões que, agora tomam e incapazes de determinar quais os seus verdadeiros interesses, permitiram-se deixá-los ceder à cupidez gananciosa dos respectivos empresários.
Nestas páginas do Menu da tasca cansei-me de dizer que o Sporting (para lá da recompra de direitos desportivos) tem de proteger os seus jogadores mais eficazmente da horda de empresários e fundos.
A refundação do Sporting exige paciência, podemos hipotecar resultados desportivos mais imediatos mas, a aceitação de contratos de profissionalização, por parte dos jogadores e respectivos empresários, que defendam eficazmente o interesse do Sporting é essencial pois, por si-só, tornar-se-á no garante financeiro e desportivo do sucesso do Sporting (e do jogador) a médio prazo. É o interesse do Sporting que tem de prevalecer, na órbita do futebol Sportinguista, sobre todos os outros, designadamente sobre os interesses mesquinhos de empresários, interesses materiais imediatos de jogadores e de terceiros, especificamente, os dos seus Pais ou tutores.
O Futebol é um negócio. A formação dada na Academia, na Equipe B e nos primeiros anos de participação na Equipe principal custam MILHÕES de EUROS por jogador. Tamanho investimento do Sporting tem de ser protegido com recurso seja a que armas for.
S olharmos para o percurso de formação de um Médico, um Juíz ou um Engenheiro Aero-espacial que paralelo encontramos com aquele percorrido pelos nossos formandos?
Em primeiro lugar, que a formação começa na escola primária e que em muito depende da colaboração entre os pais do rapazinho e os seus professores.
Em Segundo Lugar, que se desenvolve por etapas, seguindo-se à formação primária, o Secundário. Depois a Universitária onde os estudantes acabam por se “Licenciar”, Seguindo-se-lhe, nos dias confusos de hoje, um “mestrado” que, para nos conformarmos com as asneiras da formação na Europa, foi instituído, como meta quando, não passa na concretização de um processo de Licenciatura.
Agora pergunto, sai-se da Faculdade com “Licença” para quê? Se se é licenciado, essa Licenciatura há-de ter uma natureza. Ora, a Licenciatura é tão só a licença para aprender. Significa que o “Licenciado” está “preparado” para começar a aprendemr a sua profissão, trabalhando com gente mais experiente e tendo que oriente a fase final da sua preparação para a vida profissional “autónoma”.
O Processo é longo custa muito dinheiro às Famílias e ao Estado. Um Médico, depois de seis anos de curso tem mais quatro entre especialidade e estágios de aprendizagem. Um Juíz, até ser verdadeiramente autónomo passa por uma actividade subsequente ao estágio de progressão na carreira até chegar à autêntica independência profissional ao alcançar a presidência de uma vara num qualquer tribunal cível ou criminal.
A transformação de um ser “em Bruto” num profissional de primeira e num Homem a sério leva muitos anos, custa Milhões de Euros e tem um resultado “incerto”. Os jogadores formados no Sporting só têm a sua formação concluída, decorridos 3, 4 ou 5 anos, dependendo dos casos, a jogar na Equipe Principal do SCP. As famílias dos jogadores nada pagam, o Estado olha para o lado e assobia e o Sporting suporta INTEGRALMENTE os custos, quer financeiros, quer desportivos, de fazer participar na sua equipe principal jogadores que, ainda estão a percorrer o árduo caminho da formação profissional.
Como proteger este investimento? Há que obedecer a uma estratégia e ter um plano; há que dar corpo a essa estratégia nos contratos celebrados com os jogadores profissionais e nos contratos celebrados com pais e tutores de jogadores quando dos seus ingressos na Academia.
Há que dar uma forma à realidade que, a torne oponível eficazmente a interesses alheios.
Então é indispensável definir a metodologia e pô-la em prática.
Estou convencido que, a não ser que trilhe o caminho que proponho, o Sporting vai sair sempre prejudicado nos seus interesses e direitos pois, nos casos mais lucrativos, a vampiragem ataca todos os nossos pontos fracos, entra em NOSSA CASA e leva-nos as pérolas, sem nada pagar.
Investimos milhões na formação dos nossos jogadores e não é legítimo que, contra a vontade do Clube, saiam para outras paragens, de borla ou por tostões.
Como está à vista de todos, a formação passa várias fases.
Uma primeira, a das escolinhas espalhadas pelo País e pelo Mundo.
Uma segunda, a do ingresso na Academia.
A terceira a integração na Equipe B com a celebração do primeiro contrato profissional.
A quarta, a passagem à equipe A ou o seu eventual adiamento, levando os jogadores a rodar, primeiro em equipes da Segunda Liga, eventualmente e depois, em equipes da primeira liga. Levando-os a rodar alternativamente no estrangeiro, cumprindo o mesmo desiderato e tendo por objectivo a sua preparação para virem a integrar a equipe sénior principal do SCP.
Quanto custa tudo isto? Quais são os custos individuais da formação do jogador? Quais os custos incorridos na formação dos benjamis?, dos infantis, dos iniciados, dos júniores, dos jogadores da B que não procedem a sua formação no Sporting após 3, 5, 7, 9 anos de formação? Essa multidão que não chega à equipe B e o elevado número de jogadores que nunca sentará o seu traseiro no banco de suplentes da Primeira equipe e não renderá ao serviço desta o suficiente para que se justifique que fique por mais de um par de anos no Sporting “A”?
Quanto custaram efectivamente ao Sporting Rui Patrício, Cédric, Adrien, Mica Pinto, Wallison, Gelson, Mané, João Moutinho, João Mário, Wilson Eduardo, Iuri Medeiros, Cristiano Ronaldo, Figo, Beto, Podence, Bruma, Dier, Nani, Jáló, Chaby, Futre e tantos, tantos outros?
Custaram exactamente tudo o que foi despendido directamente com eles e com a míriade de jogadores que não chegaram a lado nenhum.
Custaram o investimento numa estrutura com mais de meio século de existência. Se somarmos esses custos todos e os repartirmos confrontarmos com as receitas, directas e indirectas, iremos apurar um “monumental prejuízo”, uma sangria que tem de ser estancada, numa actividade que tem forçosamente de se transformar numa fonte de largas receitas para o Clube.
Isto digo-o também no que toca à formação do Andebol, do Futsal, do Hóquei, da Natação, do Atletismo, do Tiro, do Xadrez, dos Desportos de Combate, da Ginástica Desportiva, do Bilhar, do Ciclismo (que parece querer regressar) do basket dos Desportos adaptados. A ginástica mista fez agora 40 anos! Há quarenta anos que custa dinheiro ao Sporting. Qual o retorno financeiro, já que o retorno social é elevadíssimo? O Clube, felizmente, não é a SAD e os seus objectivos são distintos em muitos aspectos mas, um deles tem, também de ser o lucro. Quanto custa o Jornal do Sporting, quase sem publicidade; quanto custa a Fundação Sporting a Sporting TV. O que paga tudo isto, para além dos patrocínios? As receitas de bilheteira e os lucros da venda de direitos económicos dos passes dos jogadores.
Meus Amigos é essencial que não se perca tempo no Sporting a defender a nossa posição quando somos atacados por empresários e fundos. É indispensável que a nossa formação esteja blindada e vacinada contra interesses de terceiros. NÃO PODE SER DE OUTRO MODO!
Toda a formação ministrada tem de dar lucros visíveis, sob pena de estarmos a deitar sacos cheios de euros para um poço sem fundo, sob pena de todo o investimento se diluir em despesa, sob pena de vermos o nosso Sporting não sair da cepa torta.
Tenho um projecto e um plano que responde a tudo isto mas, vou reservá-lo para uma intervenção “à catanada” quando acabarmos, finalmente, por perder Carrillo, cujo destino, há muito está traçado.
Peço desculpa pelos erros de ortografia e pelas frases mal construídas mas, já não posso despender mais tempo hoje a rever aquilo que aqui escrevi.
As revisões estão reservadas ao “hoje escreves tu” senão, não faço mais nada.
Abraços a todos e os votos de mais um glorioso fim-de-semana.
26 Setembro, 2015 at 11:44
Olá Mário,
Não concordo com algumas coisas.
Penso que o Dier não tem o seu futuro hipotecado. O Dier é um rapaz inteligente e forte mentalmente. Joga regularmente pelo Tottenham e no futebol actual, onde o treinador apenas pode convocar um número limitado de jogadores para cada jogo, ele é competente a central, lateral (ambos os lados) e trinco.
Decidiu dar um rumo à carreira por ter sido suplente durante uma época (o “grande” Maurício era o titular) e por um certo presidente ter concordado incluir no contrato uma cláusula de 5 milhões para clubes ingleses.
Como disseste, e bem, o clube não é a SAD. Penso que não é o caminho olhar “apenas” para as questões económicas. A questão social é mais importante quando estamos a falar de uma associação desportiva.
É exagerado que a formação custe “…MILHÕES de EUROS por jogador”. Não custa tanto certamente. Custa-me mais contratações de milhões (incluindo transferência, salários, impostos, comissões, etc.) por jogadores que não sabem o que é o Sporting e que não rendem (tanto desportiva como economicamente).
Penso que é bom falarmos nestes assuntos, mas de forma medida.
SL
26 Setembro, 2015 at 12:14
Os pais dos jogadores deveriam efectuar um contrato com formação, uma matricula, no valor de 5 milhoes.
O jogador quando chegasse aos 18 anos, “passaria ” a ser responsável por esse valor.
Tb se aplicaria (talvez um valor mais baixo) a jogadores que cheguem ao SCP com 18-19 anos.
Esse valor, nunca seria pago quer pelos pais, quer pelo jogador, e seria sempre devido até ao dia em que o SCP lhe entregasse um documento a anular esse valor…. isto acabava logo com jogadores a não querer renovar.
a situação actual do peruano…
Pode não renovar, mas deve 5M ao SCP!!
La se vai o prémio de assinatura
Claro que isto está muito pela rama.
O jogador refem do clube, quando não tem interesse mas não o impedes de sair..
Não podes obrigar o jogador a renovar, claro.
Não pode ser uma arma para obrigar os jogadores a assinarem\ renovarem pelos valores \condições impostas pelo clube.
Como resolver ? O valor devido vai decrescendo com a idade do jogador?
Ou seja um gelson com 24 anos deve 5m ao clube mas com 28 deve 1m?
Isto é mais do que justo.
A academia é uma escola de formação reputadissima.
Não é escolaridade obrigatória, logo deve ser paga, apesar de utilidade pública.
Não esquecer que estes miúdos tão a ser formados para ganharem ordenados milionários… qual o retorno do clube?!
Ah as cláusulas de revisão dos meninos que não amuam… porque se quiserem deixam o contrato chegar ao fim….
Acredito na individualidade, acredito no direito de escolha.
Um contrato não deve ser uma prisão e um jogador pode e deve ter direitos sobre a decisão do seu futuro.
MAS o clube que forma que molda o potencial dum jovem tem de ser compensado.
26 Setembro, 2015 at 12:18
O jogador refem do clube, quando não tem interesse mas não o impedes de sair..
=
O jogador refem do clube, quando não tem interesse mas o impedes de sair..
…..
Não esquecer que estes miúdos tão
=
r que estes miúdos estão
26 Setembro, 2015 at 13:46
Ora aqui está: «A academia é uma escola de formação reputadissima.
Não é escolaridade obrigatória, logo deve ser paga, apesar de utilidade pública.
Não esquecer que estes miúdos tão a ser formados para ganharem ordenados milionários… qual o retorno do clube?!» Aquilo que eu afirmo há muito tempo. Querem lá estar paguem, não deve ser o Clube no fim da formação a ter O PREJUÌZO.
26 Setembro, 2015 at 11:27
Da minha parte, tem todo o tempo. É um orgulho ter jogadores da formação na equipa principal.
Não assobiem jogadores da casa para depois chorarem por eles. Há muitos exemplos disso.
SL e Viva o Sporting
26 Setembro, 2015 at 12:20
No dia em que um onze do SCP começar sem jogadores da formação, o SCP como o conhecemos começa a acabar.
Não vou dizer que nunca aconteceu, penso que não mas claramente, terá sido pontual.
Já as nádegas tiveram imensos onze sem um único da formação.
So isso prova de diferença
26 Setembro, 2015 at 11:42
Hoje vamos com força, mas com humildade.
Espero uma entrada forte do Sporting, e seria excelente se os avançados estivessem com pé quente.
Vamos caralho, rumo ao título.
26 Setembro, 2015 at 11:45
Patricio, Esgaio, PO, William, Adrien, Mané, Gelson…
sem falar no João Mario, Tobias, João Pereira, André Martins..
Temos um Plantel com 11 jogadores portugueses o que é muito bom quase todos oriundos da formação.
Por falar em formação ainda vem aí mais um Matheus.
26 Setembro, 2015 at 11:46
boas off topic…………..
alguem conhece o site gigatuga…………????????
sabem se para ver filmes a qualidade é fixe ou nem por isso?
26 Setembro, 2015 at 12:33
Vê no Tuga.io. Abraço
26 Setembro, 2015 at 11:50
VERDADE:
“Mane, Gelson, Iuri, Matheus, Gauld, até o Podence: qualquer um joga bem melhor que o Carrillo com a idade deles.”
ALEGRIA:
Atingimos os “128.446” sócios SCP !!!!!
Eu já sou, o meu Pai também assim como o meu filho!
E tu caro Tasqueiro ?!?! Já és SÓCIO ?!?!
NERVOSO Miudinho:
Confesso q já me assalta o espírito… Faltam 9 horas para apoiar 3D o NOSSO SCP !!!!
Bom sábado … E venha de lá a liderança isolada !!!!
SL
26 Setembro, 2015 at 12:10
Bom dia!
Aquilo que mais me agrada é ver que todos vão crescer num ano extremamente competitivo, tenso e exigente.
Ninguém vai ter tempo de relaxar e a exigência é o melhor ingrediente para o crescimento de um jovem. Ajuda a manter o foco e a ter a ‘esponja’ sempre pronta a absorver tudo.
Gelson vai crescer muito este ano, assim como Mané já dá sinais de uma maturidade que não lhe conhecia.
Hoje, vamos ganhar e passaremos a ter a vantagem de olhar para baixo. Correr atrás do prejuízo é o pior que nos tem acontecido e os jogadores desmoralizam. A liderança ajudará a manter o foco e a dar confiança.
26 Setembro, 2015 at 12:17
Se isto fosse NBA dizia que o Gelson é um jogador muito forte dos dois lados da quadra…e isso é muito benéfico e arrisco-me a dizer único! (Só espero que não o adaptem a lateral!)
Contra o Nacional ainda senti aquele nervoso miudinho nele mas depois de termos marcado o golo e nos descontos ver o Gelson a partir para cima deles ficou claramente comprovado que é craque. Agora é dar-lhe tempo e apoio que ele chega lá…
Não esquecer o Carlos Mané sff!!!
26 Setembro, 2015 at 12:24
Já agora (e porque estive a rever o Sporting vs Nacional)
Uma das coisas que gostei nas entradas do Mané e do Montero em campo é que AMBOS quando entram em campo na primeira jogada que fazem (Montero perde a bola e Mané falha o drible) preocuparam-se logo em recuperar a bola (fizeram falta).
E entraram com uma excelente agressividade!!! Espero vê-los a titulares hoje…
26 Setembro, 2015 at 12:25
A dupla de filhos da puta a jogar
http://www.fixalen.tv/20150925/vv-1153187-football-5605b2ff4eb1d9.20508902.html
CSKA x Lokomotiv
26 Setembro, 2015 at 12:30
E não esquecer que no fim da época temos Europeu… Se o Fernando Santos ainda lá estiver (e se não convocar o Futre,Figo, Simão, etc) Gelson e Mané , se forem habituais titulares (Mané até pode talvez jogar no meio com CR7) são opções a ter em conta!
PS: Mas o Fernando se calhar está mais numa de levar ou Varela ou Danny ou Ivan ou Gonçalo Guedes
26 Setembro, 2015 at 15:12
Vai o Cristiano, o Hugo almeida e consta que o paneira está a pensar voltar a jogar.