Lembro-me das primeiras vezes que ouvi falar dele, enquanto treinador do Beira-Mar. Aplaudia-se o futebol praticado, elogiava-se o profissionalismo, havia quem garantisse que seria o próximo treinador do Fruta Clube do Porto. Naquela época em que era típico procurar “novos Mourinhos”, Leonardo Jardim perfilava-se como um possível treinador de sucesso.
Veio Braga, depois a Grécia, numa espécie de crescimento sustentado, antes de ser apresentado como o novo treinador do Sporting e aposta desta direcção. Neste momento, após sete meses de trabalho, será um dos maiores responsáveis por sentirmos que o nosso Sporting está de volta (e há uma diferença monumental entre dizê-lo e senti-lo). O homem do processo, o homem do sorriso contido, o homem do discurso lógico, o homem do fato de treino.
Esta é, para mim, a imagem de marca de Leonardo Jardim. Ao apresentar-se, regularmente, de fato de treino, o técnico passa uma mensagem clara: ele está ali para trabalhar e sabe que há muito por fazer. A camisa, essa, veste-se em jogos como o de ontem, onde só faltou um nó perfeito numa gravata estreita. Olho para Leonardo como um artesão nato, que decidiu não perder a oportunidade de moldar um sonho antigo. Um sonho que, conta-se, remonta ao início da adolescência, altura em que terá dito, apontando para a televisão, «um dia vou treinar o Sporting!». E é isso, precisamente, que ele está a fazer, a treinar o Sporting.
Mas a tarefa é bem mais complicada do que para tantos outros que já passaram pelo lugar que ocupa. Leonardo aceitou pegar num Sporting a quem foi dito que devia temer e duvidar da própria sombra. Um Sporting a quem foi dito que a ideia de ser grande devia ficar encerrada numa frase intemporal e em feitos de outros tempos. Um Sporting a quem sugaram o património e que foi endividado até ficar nas mãos de trafulhas, banqueiros e biscateiros. Um Sporting sem possibilidade de ir ao mercado com molhos de notas nos bolsos. Um Sporting obrigado a assentar a sua estratégia na sua maior riqueza: a formação.
E se ter uma das três melhores escolas de futebol do mundo pode ser visto como uma vantagem, o conseguir passar aos adeptos a mensagem que não há quem nasça ensinado é tarefa nada simples. E ensinar, sem colocar sobre os ombros dos jogadores o peso de ter que resgatar um clube centenário, é tão ou mais complicado, nomeadamente quando a eles se pede que, além de deixarem a juba em campo, ainda sejam capazes de entusiasmar a plateia.
A tudo isto, o artesão Leonardo tem respondido com a criação de uma obra que vai sendo moldada em plena exposição. Quando as luzes baixam, na sua oficina, o madeirense vai limando imperfeições sabendo que essa questão do tempo é algo muito relativo e que, a cada momento, novas vozes surgem tentando menorizar o que de tão bom vai sendo feito.
Mas, por mais subterfúgios que inventem para tentar esbatê-la, a verdade é só uma: em sete meses de trabalho, Leonardo Jardim pegou num monte de cacos, reuniu aqueles que estavam em melhores condições e formou uma equipa com identidade e fio de jogo. Mais, uma equipa que empolga as bancadas e fez regressar a onda verde de adeptos. Se essa era a primeira etapa, então está completamente superada, com o extra de, revelando-se belíssimo gestor de recursos humanos, ter conseguido unir 20 homens e 20 egos, em torno de um mesmo objectivo. Ter conseguido que, com maior ou menos qualidade, todos se sintam de uma utilidade extrema na luta por esse mesmo objectivo.
Leonheart, é justo que lhe chamemos assim, apresenta-se, hoje, como um líder que conta com o comprometimento de todos na defesa de uma camisola e de um clube. E é por isso que, em cada adepto, cresce a vontade de se perfilar ao lado deste madeirense tranquilo, no arranque para mais uma batalha. Afinal, isto ainda agora começou. E há tanto sonho bom para tornar realidade…
30 Dezembro, 2013 at 15:19
Madeirense cherba madeirense 😛 e apaga-me este coment 😛
30 Dezembro, 2013 at 15:21
foda-se, não percebo onde fui buscar esta ideia. thanks!
30 Dezembro, 2013 at 15:20
Madeirense, Cherba! O Mister é Madeirense! É só um pormenor, mas tão belo trabalho merece que esse pormenor seja emendado!
De resto…chapeau!
30 Dezembro, 2013 at 15:22
ainda antes do beira mar já tinha estado no chaves, onde numa equipa com enormes problemas financeiros, com jogadores constantemente a entrar e a sair deu nas vistas
30 Dezembro, 2013 at 15:24
antes de ser careca, Leonardo tinha cabelo.
30 Dezembro, 2013 at 15:26
foi onde começou a ser notado, em Chaves
30 Dezembro, 2013 at 15:27
em Chaves há presunto. Mas a ASAE não o quer pendurado.
30 Dezembro, 2013 at 15:22
açoriano ?????
30 Dezembro, 2013 at 15:23
Excelente artigo, um único reparo, penso que o Leonardo Jardim seja Madeirense.
SL
30 Dezembro, 2013 at 15:25
ahahaha, foda-se! já chega! está corrigido.
30 Dezembro, 2013 at 15:26
Desculpa, mas isto do refresh é coisa nova 😛
Abraço, SL
30 Dezembro, 2013 at 17:27
E Venezuelano.
30 Dezembro, 2013 at 19:54
Alguien me llamó?
30 Dezembro, 2013 at 23:30
Tu también eres venezolano? Entonces somos varios aquí en la tasca
SL
31 Dezembro, 2013 at 0:04
La Tasca es Internacional 😉
31 Dezembro, 2013 at 9:19
No, Vino Verde… No soy venezolano pero estube allá muchos años, hasta los 13.
No soy de sangre pero lo soy de corazón y el sangre está bién oxigenado com los aires de me querido Puerto La Cruz que nunca olvido y un dia lo revisitaré… Ya són 24 años que no voy allá. Ciertamente, un dia lo hago.
(Perdoname el castellano pero és que está um pelín “perro” – enferrujado, não que esteja cão! ;))
31 Dezembro, 2013 at 10:16
Bien, es cerquita de Barcelona (Edo. Anzoátegui) donde nació Leonheart.
Espero cumplas tu deseo.
Temos que combinar qualquer dia antes do jogo, nas roulotes.
SL
30 Dezembro, 2013 at 15:25
Só uma correcção , o Homem não é ‘Açoreano’. Quanto muito é ‘Madeirense’.
SL
30 Dezembro, 2013 at 15:26
não há quatro sem cinco. Vá venham de lá mas uns calduços!
30 Dezembro, 2013 at 15:31
Como é que acresentar uma imagem na minha conta de freguês da Tasca do Cherba?
31 Dezembro, 2013 at 11:19
tens que criar uma conta no worldpress e depois anda por lá uma opção para adicionares uma foto de perfil.
30 Dezembro, 2013 at 16:43
Então vocês nem deram que o Cherba fez isso de propósito…para testar a vossa atenção nuns casos e noutros a vossa sabedoria…?
SL
30 Dezembro, 2013 at 15:30
Excelente texto 🙂 essa tasca tem boa pinga 🙂
30 Dezembro, 2013 at 15:31
Sir Leonheart será o melhor treinador desde os tempos de Sir Robson. No fundo, parece que o principal requisito para treinar o Grande Sporting é ser, mais do que um mister, um Sir.
30 Dezembro, 2013 at 23:17
Concordo , este treinador tem a minha benção 🙂
30 Dezembro, 2013 at 15:34
E abençoados sejam aqueles que despacharam o professor para Braga e deram oportunidade ao Jardim. Eu era um dos que punha um ponto de interrogação neste homem, mas aos poucos fui percebendo que devia substituir a interrogação pela exclamação!
A verdade também é uma, tudo fica mais fácil quando existe estrutura e a tranquilidade do nosso mister, também começa por cima.
PS; Madeirense ou Açoriano, o que interessa é que é do Sporting!
30 Dezembro, 2013 at 19:56
Eu pus muitas interrogações era no discernimento de quem quisesse manter o Juju em detrimento deste homem, que para compor ainda mais o ramalhete, é Sporting!
30 Dezembro, 2013 at 22:13
Meu Deus o Jesualdo é mesmo fraco! Nunca percebi aquela vontade de o manter. Eu fui dos poucos LORPAS que foram ver aquele jogo vergonhoso a Paços de Ferreira!
30 Dezembro, 2013 at 15:35
Grande Post!!
És o maior Cherba.
Grande Leonheart, grande orgulho na minha equipa, grande trabalho!
Nós acreditamos em vocês…
ORGULHO
30 Dezembro, 2013 at 15:35
“Pegou num monte cacos…” e foi colocando cada um deles no seu devido lugar, colando bocadinho a bocadinho…foi construindo uma peça como há muito não nos era dado contemplar na oficina de Alvalade…
Obrigado Leonardo, por nos teres devolvido a esperança…!
A úbica coisa que se me oferece dizer…: é que é um “senhor treinador”…”um engenheiro” que sabe o lugar de cada peça…e que certamente irá até ao topo, nessa dificil “arte” de saber o que quer…fazer o que sabe…e saber até onde poderá ir…!!
Sporting Sempre…!!
SL
30 Dezembro, 2013 at 15:41
Queria colocar uma imagem, como faço? É possível? Alguém me sabe dizer?
30 Dezembro, 2013 at 15:43
Registra-te no WordPress.com
30 Dezembro, 2013 at 15:59
Obrigado 🙂
30 Dezembro, 2013 at 15:42
Eu não vou idolatrar ninguém.
Eu não vou endeusar ninguém.
Não vou e não vou!
Mas porra gosto mesmo deste gajo vindo do meio do Atlântico ( assim ninguém discute se o careca é São Tomense ou Cabo Verdiano).
30 Dezembro, 2013 at 19:57
Gostar, podes…
Idolatrar, só se for daquelas galdérias boazudas… pelo menos diz-lhes isso que tás mais perto de ganhar pito! 😉
30 Dezembro, 2013 at 15:42
É sem dúvida um pilar fundamental na colocação do nosso clube no lugar que merece e que lhe foi destinado! Não cometamos os erros do passado e ao menor problema vai de vela! Temos um Homem ao leme que percebe mt da coisa, ama o Clube e isso meus amigos, vamos viver mais uns 50 anos sem ter esses fatores reunidos, já que os temos aqui vamos mante-los o máximo de tempo possível, apoiando, acarinhando, elogiando, mesmo qd as coisas correrem mal, um dia isso vai acontecer, é a lei da vida! Por mim LJ Forever!
Muita competência, muito saber, muito bem estar, muita calma, muita boa análise dos jogos, enfim, um senhor que se espera que se mantenha no clube por muitos e bons anos!
30 Dezembro, 2013 at 15:54
Estou a ressacar hà mais de uma semana que nao venho à tasca.
Post justissimo para LJ, é caso para dizer , este homem é um senhor.
Agora vou ler os comentários antigos…
30 Dezembro, 2013 at 15:54
Vai com certeza falhar, vai com certeza tomar más decisões, vai com certeza ser responsável por sentirmos em certos momentos o amargo sabor da derrota. Mas não pede licença nem desculpas por ser quem é, por assumir essa responsabilidade. Sabe aquilo que quer e diz aquilo que pensa. É a figura da lealdade e civilidade, qualidades que associamos ao Sporting — mas que poucos encarnaram, muito poucos mesmo, dos que por cá foram passando. Em suma, um Verdadeiro Leão. Não podíamos pedir mais.
30 Dezembro, 2013 at 15:56
Penso que ninguém tem dúvidas da importância de Leo em tudo o que se está a passar.
O gajo merece uma tarja no próximo jogo em casa … LEONHART é brutal !
30 Dezembro, 2013 at 15:58
Alguem pode confirmar se ontem quando a equipa visitante entrou puseram a tocar esta musica http://www.youtube.com/watch?v=x3ZFTkfUWz4#sthash.isOdNq6m.dpuf é que a ser verdade foi 5*, melhor que o Barcelona do Fredy Mercury dedicada as galinhas ha uns anitos atras.
30 Dezembro, 2013 at 15:59
Este homem sim… é um Mister!
A humildade caramba, essa é palavra chave que tantas vezes é usada de forma descabida, a humildade que o nosso Leo tem!
30 Dezembro, 2013 at 16:14
Excelente post Cherba!
Espero que Leonardo Jardim seja o nosso treinador (pelo menos) durante todo o mandato! Quero ver o mesmo trabalho que está a fazer com William Carvalho, Cédric, Adrien ou André Martins…em jogadores como Esgaio, Iuri, João Mário, Semedo ou Betinho!
Já há demasiados anos que o Sporting não tinha um treinador tão competente e não apresentava um futebol tão consistente! Enorme mérito do Leonheart!
30 Dezembro, 2013 at 16:39
Finalmente temos um treinador!
Finalmente temos um comandante de homens de grande qualidade, que muitas vezes foram desaproveitados por outros ditos “treinadores” como é o exemplo do William Carvalho.
Soube unir os jogadores em torno de alguns objectivos, jogar bom futebol, desfrutar do jogo e assim poder chegar a um nível mais elevado.
É um Homem coerente e realista, não entra em euforias e histerismos, vê o jogo de uma forma incrivelmente fria e sem emoções!
Também erra, e sabe admitir quando erra e assume as suas decisões, é assim que os grandes Homens crescem, com os erros, e o Mister Leonardo vai evoluir ainda mais!
O Presidente acertou em cheio no que precisavamos!
30 Dezembro, 2013 at 16:40
o William tem 20 anos e esteve a germinar. Já um outro rapaz de 24, esse sim esteve desaproveitado.
30 Dezembro, 2013 at 16:43
Mas se não fosse o Jardim bem continuava a germinar com os belgas do fundo da tabela.
30 Dezembro, 2013 at 16:47
Oh pa, se quisermos ser picuínhas podemos dizer que o LJ está a desaproveitar o Esgaio, o Betinho, bla bla…
Onde quero chegr é que há outros exemplos (Adrien) de gajos (Adrien) que andaram a rodar (Adrien) ou mal jogavam no Sporting (Adrien), e que estão numa idade (Adrien) em que já se deviam ter afirmado há mais tempo. Por exemplo, o Adrien.
30 Dezembro, 2013 at 17:03
Não soube aproveitar algumas oportunidades e também jogou muitas vezes a 6, posição que nunca foi a dele.
Não tem nada a ver com ser ou não picuinhas, por exemplo o Wilson teve boas épocas e só esta acabou por ficar no plantel, é uma questão de assumir o risco de lançar jogadores.
30 Dezembro, 2013 at 16:39
LJ para começar, é inteligente (isso coloca-o logo num patamar superior ao do homónimo do Filho de Deus). Depois, percebe de futebol. Não há muito mais a dizer, que isto da bola não é uma ciência exacta, nem tem a complexidade que muitos lhe querem dar.
Finalmente o Sporting tem um treinador (e não só, volto a bater na tecla do físico), algo que não acontecia há uns tempos, e que eu sempre pensei ser condição sine qua non numaa equipa de futebol.
Resta saber como se dará num conjunto com outro tipo de egos indomáveis, mas logo se verá, pois duvido que a história dele acabe por aqui…
30 Dezembro, 2013 at 16:45
Havia quem quisesse o Prof. porque senão era o fim…
Leonardo Jardim tem sido o melhor reforço desta época. A diferença que é ter um treinador e um projecto de treinador é abismal.
Jogadores a quem se adivinhava um grande futuro, como o Cédric e o Adrien, e que estavam a perder-se estão totalmente recuperados e a demonstrar a qualidade que tinham (e a fé que eu tinha neles era mais que justificada).
Além disso sentimos que todos dão o máximo quando jogam.
Ontem soube-me a pouco mas a continuar assim, teremos a Glória mais perto.
PS: Totalmente de acordo com o que dizes acerca do Carrillo!
30 Dezembro, 2013 at 16:48
Parece que ontem os andrades até tiveram de tirar os sapatos para entrar ahahaha o último entrou já aos 23 minutos, bem feito crl!
30 Dezembro, 2013 at 17:00
tirar os sapatos? como assim?
30 Dezembro, 2013 at 17:11
a segurança esteve tão bem que a bófia mandou os gajos descalçarem-se na revista ahaha
30 Dezembro, 2013 at 20:00
Deviam ter pedido para tirarem as meias também… puta que os pariu!
Até o Pinto teve medo de vir… não queria ser revistado!
Não fossem encontrar fruta debaixo do sovacame…
30 Dezembro, 2013 at 23:11
Isso não, porque o pivete seria certamente imenso.
30 Dezembro, 2013 at 16:58
Melhor contratacao da decada!
30 Dezembro, 2013 at 17:17
Houve um dos 5 Violinos a quem chamavam “O Malhoa”, por ser um brilhante jogador de futebol, mas também por ser extremamente ‘gráfico’ quando contava as suas histórias, de modo que ficava tudo tão claro para os ouvintes que alguém disse que parecia que estavam perante uma tela de Malhoa.
Este post do Cherba, para mim também é como uma tela bem pintada por um grande artista, digna de ser arquivada no Quadro de Honra do Cacifo/ Tasca C. para futuras consultas.
E estou certo que Mister Leonardo Jardim em pessoa gostará de o preservar no seu livro de memórias.
Quando o Capitão Cherba escreve: “ Quando as luzes baixam, na sua oficina, o madeirense vai limando imperfeições… “, é uma imagem maravilhosa, que quase me remete para o laboratório de um alquimista, um cientista, um Leonardo (Jardim) daVinci, a trabalhar altas horas quando o resto da cidade dorme, para fazer nascer uma ideia que lhe veio num sonho.
Este texto do Cherba está recheado de frases/fragmentos deliciosos, muito bem escrito. Mas destaco um outro: “ …em sete meses de trabalho, Leonardo Jardim pegou num monte de cacos, reuniu aqueles que estavam em melhores condições e formou uma equipa com identidade e fio de jogo.
Fez-me lembrar a imagem da saga ‘O Senhor dos Anéis’, em que os fragmentos da espada quebrada do Grande Rei Isildur é reforjada por um artesão Elf, para no final ser utilizada na vitória final sobre as forças malignas do dragão Sauron.
O parágrafo final do Mestre Cherba/Malhoa também me ficou na retina: a imagem do Madeirense Tranqüilo e paciente, que faz, sem pressas mas com muita competência, o seu trabalho de laboratório, sabendo que será inevitável que obra dê frutos.
O futuro é nosso.
Um abraço a todos.
30 Dezembro, 2013 at 17:32
Desculpa a correção Ariel, mas acho que Sauron era um Necromancer e não um Dragão. Isto dada a referencia no “Hobbit” ao dito Necromancer. 😉
30 Dezembro, 2013 at 17:38
É tudo a mesma merdeka: Sauron, Dragão, Necromancers, o Imperador do DarkSide do Star Wars, etc.
Ehehe
30 Dezembro, 2013 at 17:40
No entanto, aquele olho maligno que aparece no alto da torre a assombrar as mentes do pessoal, parece-me muito reptiliano, não achas?
30 Dezembro, 2013 at 17:49
Parece sim, e atualmente faz-me lembrar a parte em que um objeto é enfiado num buraco a arder e o olho está em queda livre, totalmente moribundo 😀
30 Dezembro, 2013 at 19:27
Sauron era um dos mais poderosos dos Maiar (tal como Gandalf e Saruman), começou por servir Aulë, mas foi seduzido pelos sonhos de poder de Melkor. Juntos representavam o binómio ciência/progresso que é o verdadeiro “vilão” da obra de J.R.R Tolkien.
And Now for Something Completely Different: quem é que disse que o Slimani era tosco? Grandes pormenores a encher a nossa frente de ataque. E Carillo? vinga-se dos míopes que não conseguem ver futebol. Tal como Cedric já condenado ao empréstimo no início da época.
Dos melhores jogos que vi o Sporting fazer nos últimos anos…
Quanto ao LeonHart já não há mais coisas para dizer, o Cherba disse tudo
30 Dezembro, 2013 at 22:19
E agora numa de picanço, mê amigo quem é o seu polga nesta equipa?
😉
31 Dezembro, 2013 at 14:00
se aceitarmos a definição de polga como “o gajo com maior potencial para fazer um disparate”, esta cai como uma luva no Marcos Rojo, embora ache uma injustiça sublinhar esse lado dele e menosprezar o que ele traz ao grupo. Ainda tenho gravada na memória aquela cena, nos túneis de acesso ao relvado em Guimarães (acho), quando o Rui Patrício deu ordem de avançar à equipa, estavam todos distraídos, e o Rojo gritou para o molho a “exigir” atenção à voz do capitão. Isso é que é o verdadeiro “cimento” num grupo…
30 Dezembro, 2013 at 17:42
Grande Ariel. Peço-te que me deixes fazer da tua prosa a minha prosa. Está transcrito tudo aquilo que eu gostaria de ter escrito sobre o post. Os meus agradecimentos. SL
30 Dezembro, 2013 at 17:46
🙂
30 Dezembro, 2013 at 17:17
Chegamos a uma conclusao muito perigosa para os sitema instalado:
Afinal consegue-se construir equipas sem gastar mt dinheiro em comissoes e transferencias (O FCPorco pre-SAD, o Boavista dos tempos aureos e o Braga sabiam faze-lo ne??)
Se calhar o problema do Sporting era ter dinheiro para gastar…qd nao se tem , tem de se usar a cabeça, pensar o que e mesmo preciso e ir buscar as ferramentas (Jogadores) para ter um maior numero de soluçoes
Cada vez mais, os adeptos dos clubes presisdidos pelos 2 individuos que tovamam pequeno-almoço juntos e ambos socios do FCPorco, se perguntam cm e possivel o rendimento desportivo ser inferior ao do Sporting, qd os seus orçamentos sao imcompareveis.
Por cada domingo que o Leao Rampante se mantem la em cima, é mais uma facada nos nossos inimigos..sim, inimigos pq individuos que se dedicam a tentar abater-nos, roubando-nos desportivamente com reflexos em milhoes de euros, só podem ser chamados de inimigos.
Viva o Sporting!
30 Dezembro, 2013 at 17:27
este Leo Jardim é uma máquina, acredito nele desde que foi anúnciado como nosso treinador!
O trabalho que está a desenvolver é a todos os níveis notável, acredito que vamos ser campeões!
30 Dezembro, 2013 at 17:38
O LJ não é açori… eheh, anyway, faço aqui a previsão de que o LJ não sai do Sporting antes de ser campeão. Escolha para lá de certeira do BdC e eu, que já achava que o gajo percebia da poda, estou parvo. Jogamos mesmo futebol. Futebol a sério, daquele que se percebe que é estruturado, baseado no treino, com discernimento e em franca evolução. E o gajo ainda tem tempo e paciência para dar umas lições de futebol quando lhe fazem perguntas taralhocas de párqu-é-que-num-jogamos-com-5-avançados.
É certo que não ganharemos sempre, mas ao menos jogamos sempre futebol. Agora volto alegre de Alvalade e ainda tenho força para um sorriso compreensivo para os amigos tripeiros que vêm com o choradinho “que este é que eu queria no porco e não o outro” (cujo nome já nem pronunciam – os do carnide, depois do triplete, já nem bola vêem). Temos pena. LJ está de verde-e-branco e é do Cacifo.
Desde o Sporting – arouca que me reformei de treinador de bancada. LJ sabe o que faz.
30 Dezembro, 2013 at 17:47
Esperemos que , durante muito tempo, alguns anos bons, não venha para aí um russo qualquer e não o leve.
30 Dezembro, 2013 at 18:24
Um off topic!
O benfas porcos será disputado no domingo 12 pelas 16h! Falamos tanto dos horários dos nossos jogos, este é um exemplo que deve ser seguido pelos nossos dirigentes!
SL
30 Dezembro, 2013 at 18:27
Completando, o Sporting Clube de Portugal joga no sábado pelas 20:15h!!! Temos de ganhar para por os nossos rivais em sentido!!!
30 Dezembro, 2013 at 19:24
Sim…mas o jogo passa na Benfica TV e portanto o Benfica escolhe o horário que lhe der na telha sem ter de dar cavaco a ninguém…essa é a grande diferença, não tem de haver negociações entre clube e canal que passa o jogo. 😉
30 Dezembro, 2013 at 21:24
O jogo é à mesma hora do jogo do Estoril x Sporting que já há bastante tempo estava marcado para as 16h. O do benfas x porcos é que foi agora alterado pois antes estava marcado para a noite.
30 Dezembro, 2013 at 22:22
Completamente apoiado, mesmo a super distância não falharia nenhum jogo jogado entre as 15-16h no nosso alvalade…
Assim vou a alguns quantos… que este ano já contabiliza 4.
30 Dezembro, 2013 at 18:25
Só temos é de construir uma estrutura ganhadora, para qd vier o próximo treinador se entrosar facilmente e obter resultados.
Mas para já … ele fica uns anos ! Ainda agora começou.
No entanto, sabemos que isto não é a Premier … portanto … o sucesso dele fará com que saia mais cedo. E será tb o nosso sucesso.
30 Dezembro, 2013 at 18:42
Primeiro: atendendo à época do SCP e à do auto-apelidado “Terceiro Grande”, ainda estou à espera que os Tasqueiros que fizeram juras de morte pelo mérito do Vôvô Juju como treinador apareçam aqui no Tasco a auto-flagelar-se de penitência… 😉 Vocês sabem quem são!
Segundo: não há como não gabar o enorme trabalho feito pelo LeoJardim à frente do SCP. O LeoJardim não é perfeito (já lá vou) mas há já muitos anos (Boloni?) que não tínhamos um treinador tão sério e profissional…
Terceiro: “no melhor pano cai a nódoa”… A equipa, até à pouco, esteve “em construção”, pelo que não é de relevar alguns lapsos antigos do LeoJardim (como o de relegar o Capel para o banco, ou trazer o Magrão). Mas muito sinceramente gostaria de ver maior aposta nos jovens da Academia/Equipe B.
É claro que o LeoJardim sabe da “poda” muito mais do que eu, pelo que tenho que confiar no discernimento/a avaliação do mesmo quanto a jogadores como o Esgaio, Chaby, Betinho, etc.
SL
30 Dezembro, 2013 at 19:24
O talento (do Chaby, Esgaio e Betinho) está lá, mas ainda não é a altura certa.
Ainda precisam de maturar. Há que esperar pela altura certa para serem lançados,
tal como foi feito com com o William!
30 Dezembro, 2013 at 22:16
Acho que não é só para os putos da B que ainda não é a altura certa. Não é a altura certa para a equipa A, que tem em curso há apenas seis meses um trabalho de consolidação de processos de jogo.
A equipa A tem de ter capacidade para “perdoar” a entrada de jogadores novos (novos em todos os sentidos), alguns dos quais jogam em posições nucleares, não oscilando significativamente o rendimento. Algo a que nesta altura do campeonato (literalmente) não nos podemos dar ao luxo, não só pelas consequências na classificação, mas também pelas consequências no edifício cujas bases estão a ser construídas.
30 Dezembro, 2013 at 19:35
caro Livramento, cada coisa a seu tempo, Leo Jardim tem 7 meses de Sporting e o trabalho que está a fazer é sustentado e mesmo assim joga com 5/6 jogadores da formação, é preciso ter calma…
SL (imani)
30 Dezembro, 2013 at 19:24
Prefiro chamar-lhe
Leãonardo 😉
Apesar do seu sotaque carregadissimo é um orgulho ter alguém assim coerente a falar nas entrevistas. Um senhor !
30 Dezembro, 2013 at 20:49
Qual é o mal do sotaque carregadíssimo? Sou de Portimão e tenho um sotaque algarvio muito carregado e não vejo mal nenhum nisso, bem pelo contrário…
30 Dezembro, 2013 at 21:15
Eu sempre digo ás pessoas que é contraditório dizer “bem pelo contrário” depois de dizer “não vejo mal nenhum nisso”, mas não me ouvem, bem pelo contrário…
31 Dezembro, 2013 at 11:17
…mas não vejo mal nenhum nisso. 😉
31 Dezembro, 2013 at 16:58
Não quero ofender ninguém 🙂
Referi-me ao seu sotaque apenas porque por vezes eu nao o percebo à primeira.
30 Dezembro, 2013 at 19:30
Alô TVI (ou qualquer outra estação de televisão, nacional ou estrangeira).
ESTÁ AÍ ALGUÉM??
Porra, que vazio…
…é que eu gostava que os Orgãos de Informação, informassem… senão não fazem cá falta nenhuma, e a tal treta do pluralismo de opiniões e da existência de contraditório, não passa disso mesmo, de treta. Porque eu gostava de ver imagens decentes do lance em que Wilson leva um murro de Mangala. Imagens não manipuladas que mostrassem sem margem para dúvida que o árbitro assistente esteve certo ao assinalar off-side ao nosso jogador… Senão ficamos com a justificada suspeita de que estão a encobrir algo…
Quanto ao murro, estou elucidado porque nas poucas repetições que mostraram ficou claro que Mangala esmurrou WilsonEduardo. Embora, se tivessem mostrado imagens filmadas de um ângulo mais favorável (que era irónicamente o lado onde estava o árbitro assistente que assinalou a pretensa deslocação), ficaria absolutamente claro para todos – exceptuando talvez o freguês do costume aqui da Tasca – que a agressão teria que ser punida, independentemente de o off-side ter sido, ou não, bem assinalado. Porque, há contactos físicos e ‘contactos físicos’. E há o lícito e o ilícito. Aquilo que se viu é ilícito, contra todas as regras, e se fosse no campeonato inglês, Mangala não escapava sem punição, porque (felizmente para os ingleses) os jornais e Televisões britânicos não existem para branquear essas situações, e não são alinhados com certos clubes como se vê em Portugal.
Por isso pergunto: Está aí alguém? ou será que não se aproveita ninguém na classe jornalista portuguesa?
É que eu gostava mesmo de ver isso que não querem mostrar…
Existe mesmo a tal Alta Autoridade Para a Comunicação Social, ou é só um nome, e um gabinete com pessoas a receber ordenados e convites para grandes eventos?
30 Dezembro, 2013 at 19:50
Se vires bem, não é o Mangalhão que faz aquilo ao Wilson mas sim um choque do redes-monstro, com o cotovelo… pareceu-me fortuito! O Mangalho anda lá com a mão, mas a pancada forte foi do Fabiano…
30 Dezembro, 2013 at 19:54
Eu vi bem.
…tu é que parece que não viste.
30 Dezembro, 2013 at 20:02
Não vou teimar contigo porque fiz uma promessa de fim-d’ano e que vou manter paz e harmonia no Tasco…
Posso rever as imagens quando puder e retratar-me-ei se disso houver necessidade…
Bem haja Ariel 😉
30 Dezembro, 2013 at 19:55
Não perdoas nada pa 😀 Tens de ser mais…simpático 😉
30 Dezembro, 2013 at 20:05
É uma das minhas resoluções de fim d’ano, meu simpático!
Peace & Love to “evribudi”…
30 Dezembro, 2013 at 20:00
“…o Mangalho anda lá com a mão”
parece que foi uma coisa menor… eu vi uma palmada nas costas quase simultânea com um murro.
Se uma palmada desses nas costas é “andar lá com a mão”, então o toque de Slimani que justificou a anulação do golo contra o Nacional, foi o quê? Uma pequena brisa, calculo…
30 Dezembro, 2013 at 20:04
Do Slim não tenho duvidas que quanto muito encostou a impressão digital do indicador… e… e…
Esta merda ficava clara se os gajos do CSI Las Vegas aparecessem lá no “crime scene”…
30 Dezembro, 2013 at 20:12
Isso seria muito bom, para esclarecer as coisas.
…mas os ‘patrões’ do futebol não deixam.
31 Dezembro, 2013 at 9:23
E os gajos como são assanhados para encontrar sémen em tudo quanto era crime (que fixação dos gajos), ainda eram capazes de encontrar vestígios do dito nos calçonetes do arbitro filho da puta! 😉
31 Dezembro, 2013 at 9:59
Obviamente encontravam o dito cujo porque o gajo quando assinalou a falta (?????????) do Slim, deve ter deixado cair um pinguito! Enfim, o talhante acabou por cometer um crime de cariz sexual… ou pelo menos na forma tentada!
31 Dezembro, 2013 at 13:35
epa desta vez concordo com o sampaio
31 Dezembro, 2013 at 16:00
ou vice-versa…
31 Dezembro, 2013 at 13:26
Eu já mandei o video com a análisa da arbitragem do Olarápio para o Cherba. Esses lances estão lá bem à vista…
30 Dezembro, 2013 at 19:43
Grande trabalho do nosso treinador!
Off Topic:
Após ver os vários resumos do jogo de ontem e verificar que houve uma agressão bárbara do mangala ao Wilson Eduardo que foi censurada dos resumos e da análise ao jogo em toda a comunicação social e que passou desapercebida à maioria, dei-me ao trabalho de ir ver as gravações automáticas da meo e gravar o lance com o telemóvel (perdão pela má qualidade). Está aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=pIoHvkm5pSY&feature=youtu.be
21 minutos, fora de jogo mal assinalado a Wilson Eduardo, no seguimento da jogada e ainda sem ter sido interrompida pelo árbitro, Wilson vai isolado e é atropelado por mangala que lhe disfere um violento murro na cara como braço direito. O Wilson ficou a sangrar do nariz. Os comentadores também não viram nada…
“Só” ficavam com menos um aos 21 minutos…
É que já li porcos por aí a dizer que houve permissividade para os jogadores do SCP (danilo riu-se)…
SL
30 Dezembro, 2013 at 20:19
Não parece mesmo haver dúvidas de que o Mangala lhe dá com o braço direito no nariz…
30 Dezembro, 2013 at 20:34
Pois, e o braço vem com a mão no seu sítio… a mão faz parte do braço…
Aqui o que importa realçar é a dualidade de critérios: para uns, qualquer sopro serve para justificar o injustificável, como se viu na passada semana, em que todos os paineleiros e comentadeiros conseguiram dizer que o toquezinho do Slimani justificou a anulação de um golo limpo. E para outros ‘artistas’, ninguém vê os palmadões, e os socos ‘com o braço’.
E guardam as imagens na gaveta, enquanto no lance da semana passada, tiveram grande jogo de cintura, e artes de contorcionismo, para esmiuçar as imagens, parando-as e mostrando-as apenas vistas dos ângulos mais favoráveis às manipulações das mentes.
30 Dezembro, 2013 at 20:47
Óbvio, só não percebi essa questão da mão/braço, um tipo para dar um murro com a mão tem de mexer o braço! Todo o movimento do mangala indica que foi um murro dado com intencionalidade, puxa o braço atrás e desfere uma direita com a mão na cara do Wilson.
Basta ver o estado em que ficou a cara do rapaz!
A repetição ao 1:10 é claríssima.
SL
30 Dezembro, 2013 at 20:51
Ainda bem que há mais alguém que vê o que eu vejo…
A tal ‘estória’ do cotovelo do guarda redes, quase que faz lembrar a anedota do gajo que deu uma facada noutro, e no tribunal defende-se dizendo: “senhor juiz, foi ele que se atirou para cima da faca”
30 Dezembro, 2013 at 20:37
Que puta de murro.
30 Dezembro, 2013 at 20:45
tens uma tv enorme!
30 Dezembro, 2013 at 21:22
O Sporting devia fazer queixa desse lance. Para lhe dar sumaríssimo. Os porcos estão habituados a bater impunemente. Desta vez fodiam-se.
30 Dezembro, 2013 at 21:27
Grande murraça e bem à cobardolas!
Epá ò SardinhaVerde, saca ai a imagem do chega para lá do Slisupermani ao pulga.
30 Dezembro, 2013 at 22:09
Chega para lá porko! 😉
http://www.youtube.com/watch?v=zTNQxFuE4Zg&feature=youtu.be
E concordo como Leão Verde, devíamos fazer queixa desta agressão cobarde e brutal do mangala! Isto é um caso que se enquadra perfeitamente nos sumaríssimos.
Esse clubezeco dos corruptos e dos putanheiros cada vez me dá mais nojo. Dass.
SL
30 Dezembro, 2013 at 22:11
É isso mesmo Slimani! Mandar essa porca pra longe.
30 Dezembro, 2013 at 22:11
Essa puta badalhoca do caralho!
30 Dezembro, 2013 at 22:12
Esse cabrão, filho da puta e corno manso porque o Pinto da Costa anda a comer a família toda dele.
30 Dezembro, 2013 at 22:13
E ele gosta que o Pinto da Costa lhe coma a irmã, a mãe e a tia! Só não come a avó porque é um homem sério e isso era nojento.
30 Dezembro, 2013 at 22:14
A merda quando se cruza com o Danilo desvia-se!
30 Dezembro, 2013 at 23:01
Já disse que não fiz com intenção… Só não gostei do mau cheiro… está explicado?
30 Dezembro, 2013 at 22:15
Em grande !
Acrescento, chega para lá galdéria Badalhoca!
Obrigado.
30 Dezembro, 2013 at 22:17
O Danilo custou tanto dinheiro porque ele não comprou apenas o Danilo. Comprou a família toda dele. Há que reforçar também o calor da noite nos bares do porto.
30 Dezembro, 2013 at 22:19
O Slimani empurrou o Danilo mas não empurraria a mãe do Danilo. A religião dele tem as vacas como um animal sagrado.
30 Dezembro, 2013 at 22:57
Tem graça, mas não é correcto. As vacas são sagradas para os hindús, não para os muçulmanos. Presumo que o Slimani é muçulmano (por ser argelino).
30 Dezembro, 2013 at 23:32
Más notícias para a mãe do Danilo então…
31 Dezembro, 2013 at 0:23
Exactamente! 😉
30 Dezembro, 2013 at 22:19
Solta o Leão ahahahahahahahahahah!
31 Dezembro, 2013 at 0:07
HAHAHAHA lindo, a morder a língua mesmo à terrorista!
31 Dezembro, 2013 at 18:26
Esta vi bem no Estádio. Felizmente mais ninguém viu. Foi à Acosta, com o boi preto (neste caso amarelo, o Olarápio) de costas. Vê-se que o SuperSlim estuda os clássicos!
30 Dezembro, 2013 at 22:24
Mostrem esse vídeo ao gajo com Sindrome de Down, que costuma andar por aqui…
30 Dezembro, 2013 at 19:48
UM presidente que cumpre o seu sonho!
Um treinador que cumpre o seu sonho!
E eis que, no concretizar de dois sonhos, se alimenta o sonho de MILHÕES!!!
Façam-me sonhar mais… que, para já, a realidade está ao nível do sonho, depois da escuridão do maior pesadelo!
30 Dezembro, 2013 at 21:05
O nosso mister merece o reconhecimento, está a fazer um trabalho notável.
SL
30 Dezembro, 2013 at 21:23
Também, o homem (para além do fato de treino) da garrafa d’água de 33cl e correspondente golo/gole. Corrijam-me se forem dois ou mais.
30 Dezembro, 2013 at 21:37
Só pra dizer que tou aqui contentíssimo da vida, mas que era a altura ideal para termos espetado 4 ou 5.
Grandes, tão grandes como os maiores da Europa 🙂
30 Dezembro, 2013 at 21:44
Não és tu o Márcio Sousa que chegou a jogar nas selecções jovens?
30 Dezembro, 2013 at 23:28
Antes fosse 🙂
Esse era do Porco, e agora anda perdido pelo Tondela, salvo erro.
Também conhecido como Maradona 😛
http://en.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rcio_Sousa
Curiosamente temos quase o mesmo nome (substituir Ribeiro por “Araújo de”), mas sou mais novo (22)