«O ano de 2013 do Sporting começou com a saída de Vercauteren, substituído imediatamente por Jesualdo Ferreira. O professor apanhou uma equipa esfrangalhada, que foi equilibrando no campo psicológico e no rigor tático. Os resultados, sem serem os ideais, melhoraram muito. Um clube como o Sporting não pode nunca mais passar a ideia de que a descida de divisão é uma possibilidade. Jesualdo fez algo que nunca tinha visto outro treinador fazer: juntar todo o staff dos juniores, equipa B e equipa principal e, de 15 em 15 dias, reunirem-se para debater o presente e o futuro do clube. Daí resultou o que a equipa principal aproveitou da equipa B: Bruma, llori, Fokobo e Dier. A equipa B foi buscar aos juniores Carlos Mané, Podence, Geraldes, Tobias Figueiredo, Ruben Semedo e Ponde. Tudo isto por causa das reuniões. Com o aproximar do fim de 2012/13, mau de mais para ser verdade, o descontentamento dos sócios aumentou e o clube foi para eleições. Com a vitória do atual presidente Bruno de Carvalho, disse a mim mesmo: “O meu reinado no Sporting acabou!”. Não saí como queria, mas não fiquei magoado por sair, porque era o mais certo para todos.
Na época de 2013/14 era preciso contratar um bom treinador. Leonardo Jardim foi o escolhido e, passados todos estes meses, os sportinguistas não têm dúvidas: foi a escolha certa. Equipa com muitos jogadores da formação, como todos gostamos, aproveitamento do que era bom e humilde dentro do que havia e grande valorização dos ativos. No aspeto tático, físico e psicológico a equipa está imbuída de um espírito de vitória e nota-se que todos remam para o mesmo lado. Não há craques, todos sabem o seu valor, mas ninguém se põe em bicos de pés. O treinador já disse que o Sporting era o seu clube e, quando assim é, todos os dias vamos para o trabalho com prazer redobrado. Homem de discurso moderado, estudioso, organizado, daí que eu o considere a figura mais importante do Sporting em 2013. Por isso, mister Jardim, o crer e a amizade que se nota no grupo, a classe dos atletas e a sua perspicácia vão dar-nos uma grande alegria. Mesmo que não sejamos campeões, sei que ainda vamos fazê-los tremer até ao fim…»
Manuel Fernandes, in Record
2 Janeiro, 2014 at 11:54
Ah grande Manel!
Um leão a sério!
2 Janeiro, 2014 at 11:57
É pena que o Manel não faça parte dos quadros do clube pois é um simbolo com opiniões muito validas mas realmente a sua saída foi o mais acertado pelas razões financeiras quer do clube quer do seu contrato na altura.
Foi pago pelos votos que conseguiu garantir ao godinho a sua eleição na altura. E como o Manel houve outros….
2 Janeiro, 2014 at 12:09
“Não há craques, todos sabem o seu valor, mas ninguém se põe em bicos de pés.”
Isto sim é SPORTING! Enquanto as “vedetas” sentaram o cú no banco (ou nem isso), os meninos… os bravos de Alcochete mostram que “made in Alvalade” é Superbrand.
Sempre achei que MF foi enganado… mas também se deixou enganar… devia ter sido mais perspicaz. Haverá algumas feridas para sarar mas… cá ficaremos a aguardar. Não gostei da forma como saiu mas gostei ainda menos da forma como entrou, encharcado em promessas de óleo gordurento do croquete…
O tempo dirá quem é o verdadeiro Manel. Não gosto de situacionistas… E o Manel desiludiu-me muito ao embarcar no paquete do Godo, sobretudo pela forma como ele próprio deve ter consciência que foi… Havemos um dia de “fazer as pazes com o passado”, Manel… Mas hoje ainda não é o dia!
2 Janeiro, 2014 at 12:37
+1
2 Janeiro, 2014 at 12:57
+1
2 Janeiro, 2014 at 13:07
+1
2 Janeiro, 2014 at 13:23
Boa analise Ricardo, o nosso Manel não pode/não devia ter sido submetido a este tipo de situações. O Homem é grande. A estrura directiva do nossso Clube mais cedo ou mais tarde hà-de ter consciência disso.
Sinto muito orgulho quando o ouço falar e a sua expressão facial quando fala do nosso Clube diz tudo, É LEÃO de coração e de alma, da cabeça até aos pés, e apesar de ter tido no passado muitas e boas ofertas nunca nos trocou por merda nenhuma !
2 Janeiro, 2014 at 16:00
Eu acho que a estrura directiva do Sporting tem consciência da grandeza do Manel, e do que ele representa no imaginário dos Sportinguistas – esse é, de resto, o imaginário da estrura directiva do Sporting. Verdadeiramente, acho que foi o Manel que não teve completa consciência do momento vivido, e se deixou pôr numa posição que não serviu ninguém. Acho que ele hoje, com a poeira a assentar, terá uma perspectiva mais realista do que se passou. Como acho que as portas não estão fechadas para ele em Alvalade. A seu tempo…
2 Janeiro, 2014 at 14:49
+1
Não se pode aceitar estar no lugar que estava, sem fazer nada, a ganhar 20.000€ por mês.
Lamento muito dizer, mas quem “fica à porta”…..
2 Janeiro, 2014 at 18:25
+ 1
3 Janeiro, 2014 at 22:09
Absolutamente, Ricardo!
SL
2 Janeiro, 2014 at 12:11
Sinto apenas pena que por vezes não defenda algumas “atitudes” tomadas pelo Sporting por virem do Bruno de Carvalho. Compreendo que não goste muito do presidente, afinal o Manel também é uma pessoa com os seus gostos e “enbirranços” como qualquer leão. Mas gostava que por vezes deixasse essas questões de lado e defendesse o clube como tão bem faz, de brilho nos olhos e sorriso de garoto. Este sim, é um LEÃO eterno.
2 Janeiro, 2014 at 12:16
Eu acho que este ano foi o melhor ano que o Sporting teve desde que foi campeão em 2002. Passo a explicar : correr com uma cambada de gatunos que gostam mais de golffe que de futebol , que partilhavam o poder entre si, que tinham uma mentalidade de ficar em 2 segundos lugares é melhor que ser uma vez campeão , é de longe muito mais importante que ficar uma vez em sétimo lugar . Se me dessem a escolher entre ficar em sétimo e correr com estes gatunos que tomaram de assalto o Sporting em 1995 ( ano em que esse tal de roquette decidiu que quem manda nisto sou eu porque sou neto do fundador) ou ficar em segundo eu diria imediatamente : venha o sétimo lugar. Resultado : cortámos relações com o Porto esse clube sem ética sem moral e criminoso ao qual nos reduzimos a clube satélite ( lembram -se da expressão dragartos?), fomos buscar um treinador de jeito quando muita gente achava que o JuJu era grande treinador , fizemos contratações incriveis para a miséria financeira que essa cambada de ricciardis nos deixaram , voltamos a ser um grande de portugal . Viva o sétimo lugar , viva 2013.
2 Janeiro, 2014 at 12:22
Enquanto isso… fico contente por haver esta mentalidade no balneário, sinal que andam conscientes. A mensagem está a passar… Jefferson que o diga!
“Particularmente, tento colocar na minha cabeça o seguinte: o Sporting é um clube do qual a maioria dos árbitros não gosta. Quando entro em campo sei que de qualquer forma vão tentar tirar o que o Sporting sabe fazer que é jogar um bom futebol. Se nos anularem um golo, temos de marcar outro e se nos anularem esse temos de marcar mais ainda para sairmos vencedores. Cada jogo é encarado como uma batalha e temos de vencer”
2 Janeiro, 2014 at 12:30
Nem sei que dizer….
Mas termino como o Sampaio.
“… Mas hoje ainda nao é o dia!”
2 Janeiro, 2014 at 12:43
Entretanto, o Profeta retornou… “vou ter de ralar muito para conseguir uma vaga no time”.
Eu prefiro que nem te rales muito, e se possível, que nem voltes a vestir o equipamento para treinar de forma a seres recambiado para a Barra da Tijuca!
Talvez o jogador mais “cobarde” que passou pelo Sportingnos últimos 10 anos!
Pelo que custou e pelo que retribui dentro de campo!
Não vale 8,8M€+comichões!!!
Espero ardentemente que BdC e direcção consigam uma solução para despachar este excedente…
2 Janeiro, 2014 at 12:52
O gajo está com esperanças de fazer parte do plantel! Qd ele souber que é para o cú, até grita!
2 Janeiro, 2014 at 13:04
Conversa para boi dormir.
O que ele quer, e o Fla, e o Sporting, é o mesmo: o profeta a brincar na areia de Copacabana. Os valores para isso é que não são os mesmos.
Até lá, o jogador e o Fla dizem que por aquilo que o Sporting pede ele volta a Lisboa, e o Sporting diz que por aquilo que o Fla dá ele volta a Lisboa – aquilo que nenhuma das partes quer.
Novela em 2567 episódios, ao estilo da Globo. Ou não fosse o jogador brasileiro. Ao estilo das novelas da Globo: no antepenúltimo episódio tudo se precipita, no penúltimo o mundo vai acabar, e no último todos vivem felizes para sempre.
PS: era só o que faltava ver Deus partir, e assistir à chegada de um profeta…
2 Janeiro, 2014 at 14:26
Para esta novela ficar completa só falta descobrir que o Elias afinal tem mais de 40 anos e é irmão gémeo de BdC…
2 Janeiro, 2014 at 14:31
Ele esta numa de chantagem, ou aceitam ou pagam-me…
Ele que fale com o Jeffren e Labyad, para ver o seu futuro proximo.
Mas ao contrario destes 2, o Elias aspira a ir ao Mundial. Se ficares a correr em Alcochete 6 meses, acho que o Scolari paga-te a assinatura da Sportv… Ve la em que te metes Eliaszinho, que o BdC nao e o Godinho.
Agora que o ordenado do menino nao e brincadeira, nao e…
SL
2 Janeiro, 2014 at 14:57
Uma coisa é certa: É agora, ou então, ficamos com um mono por mais 2 anos e meio!
Sem jogar depois é que não o vendemos de todo. Mas, não se vendendo, o melhor é empresta-lo sem custos para nós… A ver se o Schocolari leva o minino e assim fica mais fácil lá para o inicio da próxima época. Parado por cá é que não ganhamos nada com esse emplastro.
2 Janeiro, 2014 at 17:01
podes emprestar por 6 meses e esperar pelo mundial para vender… Se o “burro sou eu” o levar, que parece que sim (se jogar!!)
2 Janeiro, 2014 at 12:46
O Manel é um simblo do nosso Sporting.
è verdade que a sua entrada ñao foi a melhor e a saida tb não.
Devia fazer parte dos quadros do sopritng? Devia.
Aguardemos. Quem se quer bem sempre se encontra.
2 Janeiro, 2014 at 12:54
arrepiei-me ao ler este texto apaixonado do Manel…
2 Janeiro, 2014 at 13:32
Como todo o ser humano, o Manuel Fernandes tem as suas qualidades e defeitos, erra e acerta.
Mas em todo o seu percurso até ao momento emana do Manuel Fernandes um gigantesco sportinguismo (por mais mal-direccionado que às vezes pareça). E, se nos enche de orgulho ouvir ex-atletas falar de como ainda se sentem sportinguistas e como ainda gostam do Clube (Balakov, César Prates, Aquele-Central-Brasileiro-que-já-não-lembro-do-nome, etc., etc.) como ficar impassível perante tantos anos de demonstração de sportinguismo?
Eterno Capitão!
SL
2 Janeiro, 2014 at 14:27
André Cruz?
Marco Aurélio?
2 Janeiro, 2014 at 15:10
ANDRÉ CRUZ!!! (como foi possível esquecer o nome????)
Obrigado, Caro Ricardo Sampaio.
SL
2 Janeiro, 2014 at 15:20
André Cruz é de facto um dos bons centrais que passou pelo Sporting e ainda conseguiu ser campeão numa equipa muito parecida à deste ano… sem vedetas!
O Marco Aurélio foi, sem dúvidas, um enorme central… vindo do União da Madeira, conquistou os adeptos, dentro de campo com a sua qualidade e fora com a sua lisura. Além disso, é certamente o central que melhor jogava com os calções ao nível do umbigo! 😉
Dois enormes centrais que deixam saudades.
2 Janeiro, 2014 at 23:25
E o Luisinho…. Quem se lembra dessa lenda?
2 Janeiro, 2014 at 14:55
Estou mesmo como o Ricardo. Manel …. Hoje ainda não é o dia. Desculpa, mas vais ter de esperar mais um pouco… Sei que és mesmo sportinguista como eu, olha… faz como eu participa em blogs, mas na estrutura do Sporting… Não.
2 Janeiro, 2014 at 17:03
Pode nao ser desculpa, mas o Manel nao sabe fazer mais nada senao jogar a bola.
No seu tempo nao havia milhoes, e agora tem que fazer pela vidinha (actualmente as Tvs pagam-lhe).
O Godinho ofereceu-lhe bom ordenado no clube do coracao. E ele aceitou!! Chulice ou nao, era o status quo.
Pode nao ser desculpa, mas e como eu vejo a coisa.
SL
2 Janeiro, 2014 at 19:35
Que nunca se ponha em causa o sportinguismo do Manel,é uma das maiores figuras vivas da nossa historia,o lugar destas pessoas é dentro do clube.Tratem de se entender!