Há um ano, terminada a 13ª jornada, o Carnide liderava com 34 pontos. A 6 estava o Porto (28p) e a 10 estava o Sporting (24p). Hoje, o Sporting lidera com 35 pontos, o Porto segue-se com menos 2 (33p) e em terceiro está o Carnide agora a 7 (28p) de diferença. O Sporting tem +9 pontos, o Porto +5 pontos, o Carnide – 6 pontos. O que mudou em 1 ano? Eis as minhas respostas.
1) Os treinadores
O Sporting dispensou um bom treinador, mas contratou outro melhor, que só por acaso é o bi-campeão nacional. O Carnide dispensou o melhor treinador e foi buscar o treinador do 5º classificado, que nunca tinha treinado um grande. O Porto manteve o problema chamado Lopetegui e mantém também o 2º lugar.
2) Os jogadores
O Sporting perdeu Nani, Cedric, Capel e Carrillo. Chegaram Naldo, João Pereira, Aquilani, Bruno Paulista, Ruiz e Teo.
No Carnide abandonaram Maxi, Enzo e Lima e foram contratados Taarabt, Carcela, Mitroglou e Jimenez.
No Porto saíram Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Oliver, Quaresma e Jackson e chegaram Casillas, Maxi, Layun, André André, Danilo Pereira, Imbula, Varela, P.Osvaldo, Corona e Bueno.
O que salta à vista é que o Sporting tem agora mais soluções, sem melhorias de qualidade estrondosas. O Carnide perdeu 3 peças fundamentais e não viu ninguém com o mesmo estatuto entrar na equipa. O Porto investiu muito no reforço do plantel, mas a qualidade baixou evidentemente.
3) As estruturas
Apenas o Sporting mudou o elenco que acompanha as equipas técnicas. Inácio deu lugar a Octávio Machado. Manuel Fernandes entrou para uma função paralela, que nada interfere na gestão da equipa principal de futebol.
Resumindo. Essencialmente o que mudou, olhando os factos, favorece o Sporting. O Porto e o Carnide perderam qualidade no plantel e aumentaram os problemas com os técnicos principais. Os leões parecem ter feito precisamente o contrário. Convém também incluir na análise o que gastam os 3 clubes para manter este status e olhando para o que se suspeita desse comparativo, o Sporting estar na frente da Liga é um pequeno milagre. Ou melhor… é uma prova de bom aproveitamento de recursos, os tais recursos com que nos nossos rivais continuam a rechear os bolsos do “sistema”.
Mais uma vez, os factos e os números parecem dar uma nota excelente à gestão macro desportiva da nossa Direcção. Mais uma vez.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
16 Dezembro, 2015 at 14:46
man down
http://www.zerozero.pt/news.php?id=166612
16 Dezembro, 2015 at 14:53
o Teo é de cristal. vai ter que ser gerido assim. temos que ir ao mercado. eu creio.
16 Dezembro, 2015 at 15:04
E o que se passa com Mané e Paulista?!?!
16 Dezembro, 2015 at 15:14
O Mané ainda está lesionado. Quanto ao Paulista, não sei…
16 Dezembro, 2015 at 15:23
Paulista é estranho, porque depois do jogo contra os Albaneses parecia ter ganho algum espaço…e sendo Adrien dos jogadores com mais minutos, parecia que iria ter mais presenças. Mas como JJ dá quase sempre preferência á ida de JMário para o centro…e olhando para a convocatória e ter Amartins…
Já Mané parecia que era uma lesão simples, mas já não conta há 1 mês…enfim, temos de ir para a batalha com os que temos.
16 Dezembro, 2015 at 17:03
Paulista também está lesionado
16 Dezembro, 2015 at 15:21
Achei estranho ele ter jogado tanto tempo contra o moreira.
Arrastou-se em campo durante 30 minutos, pelo menos.
16 Dezembro, 2015 at 15:03
confesso que ao ler a cronica concordei com tudo… e no fim perguntei-me Bruno Paulista? já nem me lembrava desse nome!!
16 Dezembro, 2015 at 15:09
Só um “reparo”:
“O Carnide perdeu 3 peças fundamentais e não viu ninguém com o mesmo estatuto entrar na equipa.”
Não concordo, até porque Enzo saiu em Janeiro, pelo que toda a 2ª volta foi feita sem Enzo, pelo que em termos práticos foram 2 saidas significtivas e não 3!
Às 2 saidas…. corresponderam:
Saiu Maxi —-> Não têm de facto um substituto no nivel do maxi.
Saiu Lima —-> entraram Mitroglou (bom jogador) e Jimenez (9 milhões por 50% passe, mas nabo todos os dias). Ou seja, entre Lima e Mitroglou não ficaram a perder. São jogadores diferentes, mas ambos com “golo”
Ou seja…. 1 saida sem substituição ao mesmo nivel, pelo que essa história de o plantel ser mais fraco é altamente falacioso! O que é muitissimo mais fraco é o treinador!
Na situação inversa estamos Nós! Entre entradas e saidas significativas diria que teoricamente o nosso 11 base é mais fraco do que o da época passada, mas o actual treinador é de Top!!! O da época passada era bom.
16 Dezembro, 2015 at 15:21
Discordo, Ricardo: o 11 não é mais fraco, nem por sombras.
– Ruiz é 50x mais influente do que Nani;
– Gelson não está tão abaixo do que o Carrillo fez, com a vantagem de aprender mais depressa e ser mais humilde;
– Teo faz a dupla com Slimani que não existia no ano passado;
– João Pereira não é pior que Cédric (que também tinha com cada branca…!);
– Ewerton (esta época a tempo inteiro) e tão simplesmente o melhor Central que temos;
– Aquilani vem dar experiencia e capacidade de passe que não existia;
e depois:
– Patrício, Paulo Oliveira, Adrien e Slimani estãi muito, mas muito mais jogadores!
Claro que tudo istro se deve essencilamente a quem nós sabemso: MAESTRO JESUS.
(só um senão: Jefferson e William Carvalho estão , na minha opinião, uns furos abaixo abaixo da época passada e tal se deve também à elevação da qualidade dos restantes, nomeadamente Jonathan e Adrien,logo não brilham tanto)
16 Dezembro, 2015 at 15:24
Só uma coisa: O João Pereira é muito pior que o Cédric. Tirando isso, de acordo.
16 Dezembro, 2015 at 15:33
Maria, o melhor Cédric não chega aos calcanhares do melhor João Pereira, pelo menos ainda! É só lembramo-nos da época 2012-2013 em que foi considerado o 4º melhor lateral direito da Europa pela Gazzetta dello Sport. Agora, o que Cédric tem , como é óbvio muito mais potencial, isso sem dúvida. Eu gosto do `Cedric mas acho que a nivel de coesão defensiva (apesar de JP não estar a 100%) ficámos a ganhar. JP tem mais rotinas defensivas, o que tb é perfeitamente compreensível, tendo em conta a diferença de idades.
16 Dezembro, 2015 at 15:27
Não concordo com Gelson…está ainda muito abaixo de Carrillo. Não quer dizer que no futuro não seja melhor. Neste momento, NÃO!
Quanto ao jpereira Vs Cedric…bem essa nem comento.
16 Dezembro, 2015 at 17:45
pois acho que o GELSON é MUITOOOOOOO MELHOR que o “outro”
16 Dezembro, 2015 at 15:27
Converge, individualmente 11 do ano passado é mais forte.
Cedric, Nani e Carrillo neste equipa explodiam com qualquer adversário.
Só Ruiz entrava naquela equipa.
A grande mudança é tática, porque não é qualquer equipa que consegue jogar com 2 avançados e ter uma robustez defensiva como a nossa. No ano passado, quando a equipa jogava com 2 avançados, partia-se e era o tudo ou nada.
Este ano, parece a coisa mais normal do mundo e isso é mérito de Jesus.
16 Dezembro, 2015 at 15:35
Val Verde, esse onze do ano passado seria melhor com Marco Silva ou com Jesus? a questão é essa. vamos lá ao que interessa: saíram dois jogadores nucleares: Nani e Carrillo. Ruiz é melhor que Carrillo, assumo-o. muito mais pendular e influente a mais consistente. Quanto a Carrillo ainda não tem subsituto à altura, mas terá.
16 Dezembro, 2015 at 15:33
Isto é muito subjectivo (o que vou dizer) mas mete o MS à frente da equipa (de quem eu repito o que já disse…gosto e acho bom treinador) e a tua análise, perante os mesmo jogadores muda completamente! A qualidade intrínseca dos jogadores não me parece que tenha aumentado! O sumo que é extraído é que é muito mais…
Por exemplo…Carrillo com JJ jogaria muito mais do que joga o Gelson ou do que jogou nos anos anteriores!
Não quero aprofundar muito isto porque sei que é MUITO subjectivo mas eu concordo que em qualidade geral o plantel não é muito melhor do que o do ano passado! O que se retira do plantel é que é muito mais…
16 Dezembro, 2015 at 15:37
sem dúvida, Tiago, tens toda a razão . E Nani seria muito mais influente do que foi na época passada. estou apenas a dizer que o plantel não é assim tão mais fraco quanto o Ricardo refere. E olha que sou o maior fã do JJ,mas crescemos muito em MATURIDADE e na DECISÃO. Nos que vieram (Aquilani, Ruiz e Teo) e os que lá estão tambem cresceram ainda mais (Adrien, Oliveira, Patricio, João Mário, principalmente estes…)
16 Dezembro, 2015 at 15:36
Converge….
“diria que teoricamente o nosso 11 base é mais fraco do que o da época passada”
O “teoricamente” que escrevi é tudo menos inocente
Ruiz Vs Nani —> teoricamente Nani é melhor, mas a prática demonstra que apesar de Nani ter sido bastante influente na época passada…. este Ruiz está a conseguir ser mais preponderante na nossa equipa
Teo Vs 3º Médio —> situações diferentes, pelo que não são comparáveis
J. Pereira Vs Cedric —> aqui discordo contigo e na minha opinião Cedric está num nivel superior ao de J.Pereira, apesar de J. Pereira ter vindo a melhorar (não o vou crucificar pelo golo dos turcos)
Gelson Vs carrilo —-> de facto Gelson não está tão abaixo do peruano, mas está de facto a um nivel inferior. Digamos que Gelson mostra mais potencial que carrilo mostrava com a actual idade de Gelson, mas para o imediato o peruano seria opção se não fosse burro!
E o “teoricamente” surge essencilamente por causa de JJ!! É que JJ é obreiro de que em termos práticos o nosso 11 desta época seja mais forte do que o da época passada, tal como é o “responsável” do 11 base dos lampiões ser mais fraco este ano.
16 Dezembro, 2015 at 15:40
ok, Ricardo, concordo contigo, mas continuo a dizer: neste momento das respetivas carreiras, independentemente do treinador, Ruiz é mais jogador que Nani. São ambos craques, porque jogam e fazem jogar, mas Ruiz é mais influente. Claro que tem a ver com o sistema tático e treinador, mas Ruiz não aprendeu a jogar com Jesus tal como Nani não desaprendeu com Marco Silva.
16 Dezembro, 2015 at 17:12
Epá, já agora satisfaçam-me lá uma dúvida,
O que é que o Carrillo anda a fazer?
Ele treina na academia?
Anda no ginásio?
O anda e o que está a fazer?
16 Dezembro, 2015 at 15:20
Mané veio lesionado dos jogos da Selecção. Continua lesionado, em recuperação.
Paulista, lesionou-se, aparentemente, num treino. Continua em recuperação.
Não há informação quanto aos regressos de cada um deles.
Teo aparentemente terá de ser operado à pubalgia. Qualquer outra solução “aguenta-o” a meia-forma durante a época, gerindo a entrada dele, de vez em quando, durante parte dos jogos, até ao Verão.
Se dependesse de mim, jogava contra o porco e depois ia à faca. Voltava na próxima época em grande.
Não me parece que possamos ir ao mercado em Janeiro buscar alguém ao mesmo nível por duas razões, porque não temos guita, em primeiro lugar e porque em Janeiro o que presta é caríssimo eo resto é refugo.
Só vejo uma hipótese, vendermos dois jogadores ao Vitória de Setúbal “a retro” isto é, com cláusula de recompra e preferência na venda a preço antecipadamente acordado, no final da época e o SUK.
Não vejo alternativa. Um que podia e devia ser emprestado é o Ryan Gauld, outro, o Labiad. As vendas, dois outros da B “escolhidos” pelo Setúbal.
Os emprestados não poderão jogar contra nós; os vendidos a retro, podem. Podíamos emprestar o Tanaka…até final da época e trazer o Gauld para a “A”.
16 Dezembro, 2015 at 15:21
Para mim o Benfica está mais fraco, claro, mas apenas porque algumas peças jogavam no topo das suas potencialidades com Jorge Jesus. Nós também vamos sentir essa diferença depois da sua saída.
Luisão e Jardel têm tido uma época má, porque eles já eram muito mais ou menos antes de JJ. André Almeida e Eliseu foram dando, mas são dos piores laterais da Liga. A saída de JJ desmontou a estrutura defensiva da equipa, que joga numa vertigem assustadora.
Depois perderam Lima, que era um ponto de equilíbrio e de trabalho, e Maxi. Não contrataram bem, continuam a não aproveitar jogadores como Djuricic, João Teixeira ou Cristante, muito mais preparados para estas andanças do que o Guedes e o Sanches (com toda a qualidade que os miudos apresentam, atenção).
Quanto ao Porto, é em Jackson que se nota mais a ausência. Tudo o resto se manteve, de uma forma ou de outra, em forma. Têm muitas soluções, mas um estilo de jogo que para além de enfadonho não permite grandes goleadas, mesmo tendo em conta o apetrechado plantel.
E nós. Bom, contratámos bem tendo em conta as possibilidades, temos um bom treinador e estamos com mais 11 pontos que a época passada. Mas ainda há muito futebol para melhorar e faltam algumas opções de poder de fogo. Bruno César e o Esqueleto podem ajudar com esta questão mas se perdermos o Slimani a meio da temporada estamos em sarilhos.
16 Dezembro, 2015 at 15:22
Coitado do João de Deus…
16 Dezembro, 2015 at 15:22
A lesão de Teo e a falta de golo natural no Montero, para além de Tanaka não parecer contar, preocupa muito.
Era altura de ir buscar um avançado baratinho.
16 Dezembro, 2015 at 16:38
Se demos 1,2 milhões pelo Sacko podemos dar 2 pelo Suk. Por mim, nem pensava duas vezes e batia o dinheiro na mesa dos chocos fritos
16 Dezembro, 2015 at 16:56
+1! ainda para mais aproveitando as boas relações que temos com eles.
16 Dezembro, 2015 at 17:00
E o Suk tem apenas 24 anos!!
É para contratar para “ontem”!!
Acenava com 1,5 / 2 milhões e o empréstimo do Gauld e/ou Geraldes até ao final da época….
16 Dezembro, 2015 at 17:01
Rachamos. Eu tb “pagava” pelo Suk.
16 Dezembro, 2015 at 17:26
É que se não o fazemos rapidamente, os meninos que já despacharam o Osvaldo tratam do assunto.
16 Dezembro, 2015 at 17:44
“Cheira-me” que entre Bonatini (Estoril) ou SuK…. um dos dois em Janeiro começa a treinar na Academia.
Entre os 2 prefiro o Suk para o imediato, mas em termos de potencial Leo Bonatini não fica atrás do Suk.
16 Dezembro, 2015 at 15:33
Maria, está descansada que o Slimani não sai em Janeiro.
Penso que poderá sair no final da época SE NÂO formos Campeões ou, por um qualquer azar (o diabo seja cego, surdo e mudo, não vá tecê-las) ficarmos em 3º outra vez ou, ainda se vencermos ou formos à final da Liga Europa. nesse caso poderemos ir buscar 15M mas, todinhos para os cofres do Sporting!
Caso nada disto se verifique, estando na Champions para o ano, das duas uma, ou corre bem a fase de grupos e passamos aos oitavos e então, ele sairá por uma pipa em Junho de 2017.
Caso regressemos à Liga Europa, sai em Janeiro de 2017, por meia-pipa…
De resto, com compensações financeiras variáveis e variadas, este tipo de cenários hão-de estar clausulados na renovação recente do seu contrato. Bruno de Carvalho NÃO CONFIA NA SORTE.
16 Dezembro, 2015 at 15:39
Slimani tem clausula de 30 milhões e um tipo de futebol que encaixa que nem uma luva no futebol inglês!!
E se os ingleses rebentam 40 millhões num Firmino, num Bentenke…. são “meninos” para baterem os 30 da clausula do Super Slim!!
16 Dezembro, 2015 at 16:02
Não, nesta altura da época. Se for por 30M em Janeiro, imagina a dupla de avançados que podemos ir buscar…rontero por 8 e Tanaka por 2, entravam 40Milhões. Se vendermos William no final da temporada, depois do Europeu, entram mais 45M. Aí é que vão aparecer os verdadeiros tubarões da bola.
16 Dezembro, 2015 at 15:36
A grande melhoria está no treinador porque é dele que vem o maior impacto no nosso rendimento dentro de campo. Desde a concepção do treino, passando pela exigência e acabando na psicologia, Jorge Jesus está a operar uma verdadeira transformação do futebol do Sporting.
Alguns exemplos práticos:
1) Posicionamento defensivo
Quantas vezes vemos a equipa desequilibrada, a deixar “clareiras” e apanhada em contrapé? Muito poucas, o nosso registo de golos sofridos assim o demonstra. Mais, há quanto tempo é que não se via uma linha defensiva do Sporting tão coordenada e a liquidar tantos ataques adversários com a armadilha do fora-de-jogo? Mais ainda, e nas bolas paradas? Há quanto tempo é que não levamos um golo de canto ou de livre indirecto?
2) Liberdade criativa
Esta é a parte que mais me surpreende. Como é possível que um treinador tão rigoroso a nível defensivo dê tanta liberdade aos jogadores a nível ofensivo? Hoje já não vemos os jogadores do miolo formatados para abrir constantemente jogo nas alas (João Mário à cabeça) ou uma procura incessante do jogo exterior. William, João Mário e Ruiz têm TOTAL liberdade para construir, ou seja, tolerância ao erro quando têm a bola. Isso libertou por completo JM que hoje joga muito mais por instinto do que propriamente por instruções do treinador. E é essa liberdade que o elevou para outro nível. Os próprios laterais já não se limitam a atacar pelas faixas e vemo-los a entrar pelo meio. O próprio Slimani tem liberdade para transportar, driblar e fazer coisas que até nem são a sua praia.
3) Objectividade do jogo
Ao contrário de outros, o Sporting é uma equipa imprevisível porque tanto é capaz de construir em posse como procura rapidamente a profundidade queimando linhas. Com Slimani e Teo, o jogo do Sporting ganha uma capacidade de dar profundidade anormal (ambos procuram constantemente o espaço nas costas dos adversários). Jesus percebe isto e não limita os jogadores a uma ideia de jogo rígida de posse e de temporização lenta que lhes obrigue a adaptar-s. Compreende as suas características e constrói um modelo com rotinas que potenciem essas mesmas características. Ou seja, não é excessivamente obcecado na posse de bola mas também não abdica dela para dar objectividade ao jogo. E se isso passar por um lançamento do central ou trinco para Slimani, Jesus fá-lo.
16 Dezembro, 2015 at 15:50
Sá, como uma vez disse Jorge Jesus: mais importante que a tática é a dinâmica.” E isso explica tudo! Mas essa dinâmica não se esgota na semana de treinos. Com um treinador como JJ os erros corrigem-se durante os jogos. Enquanto que, com os outros, as mãos não saem dos bolsos, não é?
16 Dezembro, 2015 at 15:40
Eu hoje “metia” o Tanaka para marcar um livre (com o pé esquerdo…) ao braguulha…ainda se lembram no ano passado…?
Que grande golo…!
SL
16 Dezembro, 2015 at 15:58
caro Max o Tanaka não esta convocado …. ainda ninguem colocou aqui a convocatoria ?
16 Dezembro, 2015 at 16:04
OK “Bela” obrigado…
Eu também referi …”metia”…
Pois…é o metes…!!
SL
16 Dezembro, 2015 at 16:27
🙂 JJ nao gosta de gaijos exoticos e mais lixado fica por ele o entender e outros não 🙂
16 Dezembro, 2015 at 15:45
OFF
Só uma reflexão:
O clube que há dias fez o negócio mais prejudicial para os clubes pequenos é afastado da luta pelo título por um clube…pequeno.
Isto não vos cheira a Justiça Divina? 😉
16 Dezembro, 2015 at 16:11
Afastados , afastados, ainda não estarão. Ficam de certeza atrás do Braga quando vierem a Alvalade a 6 de Março levar outro “esfregaço” de bola. Não custa nada. Vai ser o jogo das nossas vidas. Mais fortes vamos estar de certeza mas, eles não. De aqui em diante vão só piorar, piorar, piorar até ao 8º lugar ou a candidatos à descida, por efeito da nossa queixa na UEFA. Não esquecer o pequeno detalhe internacional.
Para o ano vão ser patrocinados pela companhia aérea “Fly Away”.
16 Dezembro, 2015 at 16:12
Esse negócio da Nos cheira tão mal….
É que de racional do ponto de vista de Gestão por parte da NOS não tem nada!
Mas faz algum sentido pagar 40 milhões pelo que a benficatv oferece?
É que os jogos fora do benfas…. são das equipas que jogam em casa!
E não tendo o Exclusivo do Futebol da 1ª Liga…. a NOS fica com o “menino” nos braços e os jogos fora do benfas potencialmente num Outro Concorrente e mais grave….. os jogos do Sporting e dos azuis também num Concorrente.
Para evitar Sporting e azuis na concorrencia…. só resta uma Solução —> abrir os cordões à bolsa e pagar no MINIMO os mesmos 40 milhões!! Por “menos” que isso mais vale aceitar uma proposta de Outro Operador, mesmo que possa ser inferior a uma eventual proposta da NOS. Em termos estratégicos…. seria um tiro certeiro no porta-aviões Nos-Lampiões!
16 Dezembro, 2015 at 16:48
Nao esquecer que parte desse 40 (que sao uma média, atencao) é pela exclusividade do canal e nao pelos jogos.
16 Dezembro, 2015 at 17:03
Mas o canal vale alguma coisa sem os jogos do benfas??
Mas alguem paga 10 € / mês por causa dos jogos da Liga inglesa (mesmo que seja a melhor Liga do mundo) e outras ligas?
Por isso essa história dos 25 + 15 é “treta” para tentar condicionar negociações futuras e “tentarem” assumirem os 25 como valor de referencia e não os 40.
16 Dezembro, 2015 at 15:49
ah grande javardeiro 🙂 poe sempre o dedinho nas feridas certas dos nossos ” queridos inimigos ” estamos muita Fortes ….. é para ganhar 🙂
16 Dezembro, 2015 at 15:52
Um OFF Triste…
Noticia o Publico que o vice Vicente Moura sofreu um enfarte ontem de noite, encontrando-se hospitalizado com prognostico reservado.
As melhoras!!!
SL
16 Dezembro, 2015 at 16:05
Comunicado oficial do Sporting:
Informação sobre o comandante Vicente de Moura
1- vem por este meio o Sporting Clube de Portugal informar que o Vice-Presidente do Clube, Comandante Vicente de Moura sofreu, na madrugada de terça-feira, um enfarte, encontrando-se nesta altura hospitalizado e com prognóstico reservado.
2- pede-nos a família do nosso Vice-Presidente que seja, naturalmente, respeitada a privacidade da família , nomeadamente, pela Comunicação Social.
3- a presente informação sobre o estado de saúde do Comandante Vicente de Moura será actualizada assim que existam dados novos relevantes.
4- o Sporting Clube de Portugal deseja ao Comandante Vicente de Moura um rápido restabelecimento e um regresso rápido ao convívio com a família e com os Sportinguistas.
16 Dezembro, 2015 at 16:12
Se vencermos hoje, devíamos dedicar a Vitória ao comandante.
16 Dezembro, 2015 at 16:22
Peço desculpa pela repetição mas, o Comandante Vicente de Moura merece que o faça dado que fiz este mesmo comentário, hoje bastante cedo noutra posta do dia.
Aqui fica:
“Além dos parabéns a quem faz hoje anos (Nuno , o Frio, André e Verdete) quero deixar aqui os votos mais sinceros de melhoras e restabelecimento ao Comandante Vicente Moura, Grande mas, mesmo GRANDE Sportinguista, Homem de bem e incansável trabalhador, dedicado ao nosso Sporting, encarnando os seus Princípios e Valores que no fundo, são também os do “Olimpismo” que, merece todo o nosso respeito mas, mais que isso os nossos reconhecimento e amizade.
Sabendo o que é ter um enfarte, estar hospitalizado com o espectro da morte defronte dos olhos, solidarizo-me mais profundamente com ele na incerteza e no sofrimento que esta doença arrasta consigo. Daqui envio-lhe um abraço fraterno, reservando-lhe um lugar especial na oração e uma afirmação de verdadeira esperança na recuperação da sua saúde, por ele, pela Família e pelos Sportinguistas que o querem ver de volta “ao activo” com o dinamismo que lhe reconhecemos.”
Por tudo o que tem feito pelas modalidades do nosso Sporting, pela iniciativa no âmbito das modalidades adaptadas que, espelham o Humanismo que a todos os Sportinguistas é tão caro, o Senhor Comandante Vicente de Moura está no nosso pensamento e a recuperação da sua saúde, nos nossos mais profundos desejos. Por tudo o que tem feito pelo Sporting e por aquilo que, se Deus assim quiser, ainda tem para fazer por todos nós,
Bem Haja, Senhor Comandante.
16 Dezembro, 2015 at 16:32
Eu não concordo que o putedo esteja mais fraco. Senão vejamos:
Maxi vs Danilo? Sinal mais para o Maxi, pois é um jogador mais experiente, com enorme stamina e que participa igualmente em muitos lances de ataque. O Danilo tem sido uma sombra do que o vimos fazer no putedo.
Alex Sandro Vs Layun? Sinal mais para o mexicano. Jogador mais polivente, com boa capacidade ofensiva, bom a cruzar, marca golos.
Danilo + André André > Casemiro (um jogador que não tem categoria para o Real Madrid (penso que está à vista de todos. Muito fraco na construção. Um caceteiro em Portugal, que só não foi expulso umas 20 vezes no ano passado pk os árbitros ainda são amigos.)
Óliver vs Corona… fácil esta. Os números já o revelam. Vantagem óbvia para o mexicano.
Conclusão… a diferença está nos treinadores 😀
16 Dezembro, 2015 at 16:51
cherba ohhhhhhhh bloco 🙂 esta quase na hora :9 vá anda la com isso !!!!!!!! isto tem de sair com 3 horas de antecedencia que é para o pessaol não se passar … já sabes isto de ser o melhor blogue tem os seus custos 🙂 ….
estou esperando …… 🙂
16 Dezembro, 2015 at 16:54
Olha outra a queixar do mesmo, ahahah.
16 Dezembro, 2015 at 17:01
Calma, o bloco vai chegar e depois às 20:00 vamos todos ver o nosso Sporting a aviar o braga e de preferência sem termos de sofrer como na final da taça, eu pelo menos vou sofrer menos, hoje não apanho sol nem passo sede como aconteceu no jamor 😀
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
16 Dezembro, 2015 at 17:25
🙂 eu sou uma desesperada 🙂
16 Dezembro, 2015 at 16:53
Esta tasca desde que foi considerado o melhor blogue, já não é a mesma coisa… o bloco de notas – atrasado, quero ir para a festa de Natal do meu filho e ainda não o li… almoço de Natal- ainda não foi marcado. Ai ai ai, Cherba.
Que ás 22h estejamos aqui todos a festejar, SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING.
16 Dezembro, 2015 at 16:54
Atingimos os 2.000.000 no facebook. Bora lá, somos muitos mais…estes números têm que subir. SL
16 Dezembro, 2015 at 17:13
De facto todos concordamos no essencial. Jorge Jesus faz a grande diferença táctica e mental.
A equipe deste ano é na prática muito superior à equipe do ano passado.
Ruíz é um jogador muito inteligente e joga 100% para a equipe, enquanto que Nani, nem tanto. Teo é um avançado muito superior a Montero. Menos jogador de equipe , mais matador. Montero é muito mais jogador de equipe e quanto a ser “matador” só não digo que o não seja, por causa da primeira metade de época que fez, quando chegou. Agora, em termos de estrutura mental leva dez a zero de todos os outros jogadores do plantel, excepto Carrillo. É frágil do ponto de vista psicológico, pouco confiante em si-mesmo e vulnerável a circunstâncias externas aos jogos. Nada que uma boa equipe de psicologia não resolva e nós, temo-la. Jefferson e William estão a menos de 80%. Jonathan cresce paulatinamente.
Quanto a João Pereira, está a regressar aos velhos tempos. Apesar de tudo, a defender, acho que é melhor que Cédric. Pelo menos mais eficaz porque o raio da experiência, conta muito. Cédric, tem a vantagem de não ter lesões e de fazer toda uma época, todos os jogos, todos os minutos, sem sequer tossir.
João Mário e Adrien ainda estão melhores, este ano. Gelson é melhor que Carrillo porque é mais inteligente, muito mais. No final da época far-nos-á esquecer o melhor Carrillo. Do ponto de vista mental é super robusto. Convenhamos que Aquilani é uma super aquisição com mau feitio…
Está talhado para jogar com Adrien. fizeram uma dupla fabulosa a meio campo, no último jogo.
Bryan faz-me lembrar Pedro Barbosa mas, muito mais regular e muito mais agressivo, Tacticamente perfeito, tecnicamente superior, sabe o que quer e caiu na nossa equipe como uma peça que faltava num puzzle. É um jogador muito calmo e muito inteligente (até parece ter sido formado por nós).
Carrillo é uma pena ser como é, sem carácter e burro como um soco.
Estamos muito melhor com Gelson e Matheus que, com Carrillo e Capel.
Há um que tomamos por tão certo, de quem nos esquecemos quase sempre. Deixou de ser capitão e está mais liberto para defender. Patrício. Grande Patrício, na sua posição não há nenhum melhor em Portugal e lá fora, também há muito poucos. Está a render o máximo com JJ.Temi quando o “Mister” lhe tirou a braçadeira mas, por isso é que JJ é o Mister e eu sou o Mário Túlio. Ele é mesmo o Mister e percebeu aquilo que agora entrevejo: – Patrício seria ainda melhor liberto da responsabilidade de ser o Capitão. Por outro lado esse reconhecimento prestado a Adrien foi muito importante na motivação dele. Um tãtã como Marco Silva nunca poderia ter feito isto. Era crucificado na hora por todos nós! Jesus fê-lo e eu só pestanejei…nem referi isso aqui n Tasca porque me não apercebi dos possíveis efeitos. Jesus é um excelente treinador, montou uma equipe altamente eficiente mas, é o “Senhor Psicologia Aplicada” nem Mourinho lhe chega aos calcanhares porque não é intelectualmente tão flexivel como Jesus ou seja, é menos inteligente. Uma vontade de aço é imprescindível mas, se serve uma inteligência superior, então, o seu titular torna-se imparável. Jorge Jesus tornou-se imparável. Uma só limitação, apenas em Português e “portunhol”. Mas, Jesus, no mesmo campeonato, com as mesmas armas, é melhor.Poderá haver treinadores tão bons que Jesus, se calhar, em alguns aspectos, personalidades “mais modernas e mediáticas” mas, melhores, não me parece que haja pois, o nosso plantel deste ano, bem vistas as coisas não é melhor que o do ano que passou, apenas mais equilibrado, em termos de banco e completamente equilibrado dos pontos de vista mental e táctico.
16 Dezembro, 2015 at 17:14
há uma coisa que temos de ter em conta no que diz respeito a idas ao mercado e teo gutierrez, que é a mais que provável ausência do slimani durante uns jogos pela agressão ao samaris… não é que tenha maus presságios ou que a considere justa, mas é ser realista em relação ao desfecho do processo…
16 Dezembro, 2015 at 17:15
acho que se justificada uma ida ao Suk…
16 Dezembro, 2015 at 17:34
O que mudou? Muita coisa.
– Mudou o presidente (na estratégia).
– Mudou o treinador (mais experiente, rato velho do nosso campeonato, fantástico a tirar o melhor de cada jogar).
Sobre os dois pontos acima, convém dizer que presidente e treinador lado o lado move montanhas.
Sobre as mudanças na equipa, dava para uma grande conversa. Sem ir a detalhes, continuamos com um grande Rui, temos finalmente uma defesa, o nosso meio campo é máquina e na frente o guerreiro do costume, bem apoiado pelo Teo e pelo Montero.
Mas… é na mentalidade que estamos diferentes. E sendo assim, volto ao início. Jesus.
São quase 8.
16 Dezembro, 2015 at 17:36
” tirar o melhor de cada jogador”.
Estou nervoso.
16 Dezembro, 2015 at 17:48
Não vale a pena estares nervoso!
Eu esta época já deixei de ficar nervoso com os jogos do Sporting!
O sentimento é mais de ansiedade pelo próximo jogo! Vontade de assistir a mais um jogo do Nosso Clube! Vontade de festejar mais uma Vitória!
Claro que tenho noção que não vamos ganhar sempre, mas tenho a CONFIANÇA que vamos ganhar a esmagadora maioria das vezes!!!
E hoje…sai mais uma Vitória!!
E nos quartos-final jogamos com o feirense fora 🙂
16 Dezembro, 2015 at 17:54
No que ao Sporting diz respeito, a grande diferença, chama-se Jorge Jesus. Praticamente tudo o resto já lá estava, apenas faltava no futebol um “cérebro”. Alguém que pensa até ao mais infimo pormenor antes de tomar uma decisão. Alguém que consegue extrair o melhor de cada jogador, alguém que consegue que cada jogador dê tudo o que tem em campo, alguém que conhece todos os campos milimetro a milimetro.
Os outros? Os outros que continuem assim ou pior.
Hoje é para continuar o caminho até ao Jamor.
16 Dezembro, 2015 at 18:02
Off
Ai está o “pagamento” ao nacional pelo silencio perante a roubalheira no Domingo e na 2ªf.:
Os ânimos estão quentes no Desportivo Aves – Nacional, isto após o árbitro ter demorado muito para anular um golo a Felipe Martins perto do intervalo.
O presidente da SAD do Aves, Luíz Carlos Andrade, chegou a afirmar que a equipa não regressava na segunda parte, mas acabou por ceder por causa das implicações que essa decisão teria.