Dizem que é quando surgem as dificuldades que se descobrem os amigos e os inimigos. Não sei se esta direção imaginou que nesta altura da época coincidissem tantos “apertos” (condenação no TAS, perda da liderança na Liga, eliminação na Taça e confirmação do abandono de Carrillo) mas a verdade é que estão a sair muitos vermes da toca. Muitos falam por inveja, outros porque querem 5 minutos de fama e uns quantos por umas meras migalhas de alguns grupos editoriais que desejam vender a ruina de BdC em muitos fascículos.

Esta não é a hora de fingir que o que se passa é um clássico e esconder a cabeça debaixo da areia até à próxima bonança. Bem pelo contrário. Este é o momento para registar atentamente as declarações, quem as faz e porque as faz. Esta é a hora de perceber quem levanta a voz dentro do clube imaginando estar em plena Bounty. As espingardas estão bem guardadas, mas de qualquer forma é um previlégio poder assistir à tentativa de alguns grupos leoninos de tentar encontrar as chaves para libertar a pólvora.

Sinceramente não vejo gravidade alguma nos “gunpowder plots” deste Dezembro…mas retiram foco à direção para se dedicar às frentes externas. Por isso espero que BdC e pares façam o seguinte: peguem num bloco, registem tudo e num futuro próximo acertem contas. Não agora. Agora há coisas importantes a tratar. Mas noutra altura…idealmente naquelas fases em que todos elogiam e correm por ser os primeiros a engraxar os sapatos do nosso presidente. Para já existem 12 milhões para pagar, uma liderança para recuperar e o mercado de Janeiro para ajustar o plantel o melhor possível.

Aos adeptos que “quebraram” com os recentes resultados, apenas deixo um pensamento pessoal: no final da ultima época gostariam de estar onde estamos agora? Estão ou não contentes com a evolução da equipa? O Sporting é ou não é um verdadeiro candidato este ano?  “Qual é o vosso problema pá?!” é o que repito para mim mesmo várias vezez ao dia ao ler opiniões absurdas de adeptos que imaginam que ser campeão é um prémio que cai no colo sem dissabores. Passeios…jurem-me que era isso que imaginavam?

 

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca