Ex.mo Senhor,
Sou Português, Marido, Pai, Avô mas, além disso e antes de tudo isso, sou Católico. Há cinquenta anos afirmaria que sou “Católico Apostólico Romano” hoje, tal afirmação de convicção e crença não está na moda, é politica e “cristãmente” incorrecto dizê-lo. Porém, sou mais conhecido por dizer o que penso, sem hipocrisias nem escamoteamento do meu pensamento exercendo, não um direito que me seja atribuído pela sociedade mas, os valores cristãos e os princípios éticos que me guiam na vida, seja na profissão, na família, seja publicamente.
Creio na Universalidade da Igreja e do Cristianismo, de acordo com os ensinamentos e a autoridade do Bispo de Roma, sucessor Apostólico directo de São Pedro. Não creio em mais nada nem hesito na crença. Para quem esteja disposto a usar ouvidos que ouçam falo directamente para muitos,digo o inaceitável que, muitas vezes, o bom-senso mandaria calar. Não calo. Sei que seremos perseguidos e mentindo nos acusarão de toda a casta de iniquidades por seguir Jesus Cristo, Deus Filho,acatando os Ensinamentos da Santa Madre Igreja e procurando sejam a regra do meu quotidiano no comportamento que a Verdade me exige.. Quem é Cristão, se de facto o é, tem uma Cruz a transportar, associando-a à de Cristo, fica também a saber como o seu “jugo” é leve. Se a minha cruz tem na perseguição, por causa d’Ele, um dos braços e os outros são aquilo que já são mais o que tiver de vir, a Cruz para lá de ser pesada é bem vinda, que venha. Não estou só e Cristo, também não. Não quero fazer o meu Caminho sem Ele, sabendo que Ele faz o caminho d’Ele, por mim.
Depois de tudo isso, sou Sportinguista. O meu Clube deve ser o único em Portugal que é diariamente atacado na generalidade dos órgãos de comunicação social Nacionais que, descaradamente, difamando-o e mentindo acerca dele e do seu Presidente exprimem posições sectárias e orientação editorial e programática, directamente bebidas e acolhidas no Benfica e Futebol Clube do Porto.
A Rádio Renascença, a RFM, têm sido os meus faróis de nevoeiro ao longo da vida, pela isenção, pela rectidão, pelo mérito demonstrado ao estar permanente e consistentemente de forma vertical na Comunicação Social, em Portugal e no Mundo, na defesa da objectividade e da Verdade. Mesmo no que diz respeito ao desporto durante anos a fio reconheci no programa “Bola Branca” a fonte de informação isenta, clara, objectiva e verdadeira que se sobrepunha àquela prestada pelos outros órgãos de informação Nacionais, quer se tratasse de jornais, rádios ou televisão.
Para grande tristeza minha, a orientação jornalística do Programa “Bola Branca” é hoje mais um elo na correia de transmissão da política soez de difamação do Sporting Clube de Portugal por parte da máquina de propaganda do Sport Lisboa e Benfica. A “Bola Branca” hoje, é VERMELHA e até o pipo por onde é enchida foi pintado dessa cor. É triste e anti-natural porque através da Rádio Renascença a “Bola Vermelha” MENTE conscientemente, DIFAMA intencionalmente e renega, desse modo, os valores e princípios que informam a Estação de Rádio cuja programação V. Ex.a dirige. Para a Bola Vermelha, a Rádio Renascença é a Rádio da Luz, mudou de nome e alinhou com ideais que, de tão abjectos, de tão mesquinhos e maldosos, colocam constante e persistentemente em causa os princípios Éticos e os Valores do Cristianismo que sustentam a Emissora Católica Portuguesa.
O Presidente Bruno de Carvalho é um homem sério, não é um escroque, é um Pai de Família, numa Família Cristã. De todos os Presidentes de todos os Clubes Portugueses é o ÚNICO a bater-se pelos valores do Cristianismo, na vida e no Desporto. Não há mais nenhum. O Presidente Bruno de Carvalho foi o único Presidente de um Clube de Futebol a quem Portugal ouviu dizer, alto e bom som, em resposta à pergunta de um jornalista . – Sim, sou Católico! Este Homem e este Clube que, encarnam valores com as raízes bem fundas no Cristianismo são tratados pela Rádio Renascença, no programa “Bola Branca”, como se de um bandido e de um Cube de escroques se tratassem.
Lavro aqui o meu protesto veemente e informo V.Ex.a de não estar disposto a baixar a guarda e a deixar de ser vigilante nesta, como noutras matérias. Nos próximos dias vou prestar especial atenção, de novo, à “Bola Branca” para tentar perceber se perde ou não a cor vermelha que agora ostenta e com a parcialidade que lhe é inerente, a desfigura. Espero ver uma mudança na politica de edição do programa de uma vez por todas e assistir a um tratamento isento e uniforme dos vários Clubes e agentes desportivos, comentados pelo locutor da “Bola Branca”.
Aproveito para informar V.Exª que, este meu mail vai ser divulgado nas redes sociais de forma tão alargada e generalizada quanto possível.Reunirá estou certo a aprovação de muita gente boa, deste nosso País e contarei a partir daí com um observatório alargado com os olhos postos na Bola Branca.
Melhores cumprimentos,
14 Janeiro, 2016 at 9:47
Bom dia Família da Tasca,
grande Mário Túlio, da-lhes sempre em cheio!!!!
grande abraço!
SL
14 Janeiro, 2016 at 9:50
Bola branca é apenas mais um tentáculo do polvo vermelho….
É “cansativo”, mas há que denunciá-los sem medos!!
——————————————————————————————————-
OFF —> Ora ai está a explicação porque é que o orelhas se virou para acontratação de putos da sérvia —> Construção
http://www.insideworldfootball.com/world-football/europe/18113-serbs-plan-250m-new-national-stadium-in-belgrade
14 Janeiro, 2016 at 10:36
Eh eh, esta é para espalhar!!
14 Janeiro, 2016 at 11:20
não acredito…
então com o calote dos 600 milhões, o vieira ainda consegue andar a comprar cimento pra construir estádios?
14 Janeiro, 2016 at 12:00
Exactamente por ter deixado o calote…. é que não lhe falta guita para continuar a “comprar” cimento….
14 Janeiro, 2016 at 11:52
Como é que deduziste que é ele que vai construir o estádio?
14 Janeiro, 2016 at 12:06
Não de deduzi…
Mas pessoal mais atento no ForumScp já demosntrou por A+B que as negociatas em regra estão sempre associadas a Clubes que vão contruir/renovar Estádios ou Academias.
Queres um exemplo recente?
Cervi!
Porque é que o Rosário Central rejeitou uma proposta de maior valor (Sporting)?
https://www.taringa.net/posts/deportes/4046130/Gigante-de-Arroyito-Futura-Remodelacion-Imagenes.html
E se começares a vasculhar….principalmente aqueles “manhosos” que são contratados para a B…. é certinho.
E claro…. Roberto…Saragoça (Presidente construtor civil “a la vieira”)
14 Janeiro, 2016 at 12:18
Realmente, são coincidências a mais. A promovalor que deve perto de 600 milhões não estará também associada ao benfica?
14 Janeiro, 2016 at 12:40
Como vês há estes “tesourinhos” que a comunicação amestrada do estado lampiânico não se atreve a tocar…
Podes juntar a Porta 18 e as 50 sombras do bes….
Imagina só o “festival” que seria se algum destes Tesourinhos estivesse relacionado com o Bruno de Carvalho e o Sporting….
15 Janeiro, 2016 at 7:50
?? A Promovalor é do LFV. Aqui em Moçambique, o director é o filho Tiago.
SL
14 Janeiro, 2016 at 9:51
Grande texto Mario
14 Janeiro, 2016 at 9:53
Mesmo não professando a mesma orientação religiosa do nosso Tasqueiro, tenho que reconhecer …Muito, mas muito bom, mesmo!
Se a linha editorial da Bola “vermelha” não se alterar, não desista. Continue a lutar. O nosso Clube merece.
SL
14 Janeiro, 2016 at 11:43
Os valores do nosso clube são a tolerância religiosa, rácica, ideológica, política. Unem-nos os valores e a Verdade.
Não atacamos com Mentira, não vilipendiamos, não excluímos ninguém, não distinguimos no nosso daltonismo a cor da pele.
Não exibimos símbolos que correspondam a realidades ligadas à intolerância. Nunca vi, nos meus 61 anos de vida, manifestações de racismo nas bancadas Sportinguistas e jogadores professam religiões diferentes ou nenhuma religião e não se excluem em função da cor da pele, da língua, das convicções de cada um.
Aquilo que queremos para a sociedade e para os jovens que formamos, em todas as modalidades desportivas, sejam elas competitivas ou de mera exibição, como a ginástica, é que cresçam gente de bem. Aquilo que distingue um leão de uma leoa não é o sexo, é a cor do cachecol. Temos uma Fundação com uma acção mais que meritória junto dos que necessitam de uma esperança na vida e daqueles que não queremos ver enfrentar a doença e a morte, sem o calor do Sportinguismo e do acompanhamento do Clube.
O Presidente, ainda recentemente visitou uma Sportinguista atacada com violência pela doença. Não foi a primeira vez que o fez, longe disso pois, existem inúmeros casos de atenção cristã de Bruno de Carvalho a pessoas em sofrimento, até fora do nosso Universo e da nossa Família Sportinguista. Não são trazidas à luz dia pela Sporting TV como, neste caso recente, porque Bruno de Carvalho o não faz para que seja visto fazê-lo e apenas o torna público se tal puder contribuir para motivar o doente e a sua Família para um empenho ainda maior na luta contra a doença e o desespero. Fá-lo também para que os sócios paguem as quotas pois, também é desse valor que saem os apoios financeiros indispensáveis ao sucesso nessas lutas e nesses combates.
O Sporting Clube de Portugal diz sim a quem sofre, no Hospital, em casa, na velhice, na doença, na cadeia no isolamento e exclusão social. O Sporting, POR CAUSA DOS VALORES QUE PROFESSA, diz sim ao desporto adaptado, numa “declaração Universal de inclusão” no seu seio, na sua Família, de todos aqueles que são alvo de algum tipo de exclusão.
A minha posição ideológica é antagónica da posição ideológica de inúmeros Sportinguistas mas, um dos meus grandes amigos, Sportinguista, é comunista, coisa que até os benfiquistas percebem que eu jamais poderia ser. Aquilo que importa na nossa amizade é o facto de estarmos unidos pelo Sporting Clube de Portugal e aquilo que me importa nele é o facto de ser um Homem de Bem.
Numa sociedade onde a riqueza material assumiu o topo da escala nos objectivos das pessoas, numa sociedade em que uma enorme massa de seres humanos procura a riqueza e o poder não como ferramenta para colocar ao serviço de todos mas como objectivos pessoais e egoístas a atingir por qualquer meio, legítimo ou ilegítimo e mesmo lícito ou ilícito, o Sporting é uma esmeralda gigante e brilhante que espalha luz onde ela por vezes já se apagou.
O Sporting Clube de Portugal merece mais e melhor que este pantanal onde os irmãos metralha se vão lentamente (demasiado lentamente, para meu gosto e desejo) atolando e afundando, um lugar onde o “Tio Patinhas” é rei e senhor e mergulha na piscina das moedas de ouro cada dia que passa, à vista de todos, como única consciência que tal rejeite e tal denuncie.
Bruno de Carvalho disse-nos um dia que nos ia devolver o Sporting e fê-lo só que essa devolução não é gratuita, é sinalagmática, isto é, exige o nosso empenho na luta pelo Sporting e a nossa dedicação ao combate por um Mundo Melhor de Verdade desportiva e Justiça, um mundo onde não imperem as manobras de bastidores mas, sim, o mérito puro e duro.
14 Janeiro, 2016 at 16:02
Este testemunho é ainda melhor que o texto original
Grande!
Saudações sportinguistas
14 Janeiro, 2016 at 9:57
Grande Mário Túlio! Abraço a todos os Leões…estamos em 1º!!! Amanhã mais uma luta!!! (espero que mais uma alegria e uma festa!)
14 Janeiro, 2016 at 11:50
Sim, esperamos mais um triunfo do “querer plenamente” vencer.
Acreditar não chega é indispensável que o “queiramos” em cada fibra que vibra por sermos, hoje, Leões livres à solta!
14 Janeiro, 2016 at 13:21
Que seja mais uma alegria nossa, para exasperar e desesperar os nossos inimigos. Queremos um SPORTING intratável como no Bonfim.
14 Janeiro, 2016 at 10:17
é isso grande Tulio é com a marreta se assim for preciso desmascarar esta corja lampionica este estado vermelhusco sporting em lutar e resistir sempre
14 Janeiro, 2016 at 10:20
Também sou católico não tenho medo de assumir e revejo-me no post.
Penso que o Pinto velho professa as religiões do bruxedo, mezinhas e tangas do género ou qq coisa que a Nanda do Brasil goste.
Já o amigo orelhas está mais virado para os Jeová.
SL
14 Janeiro, 2016 at 11:01
entraste por um caminho muito perigoso jovem, definitivamente não vás por aí..
A tasca não é blog religioso, é um blog do SCP, provavelmente a única coisa que nos une, a todos os que aqui vêm.
Achas que a religiao católica (a boa) é o SCP e as outras as más que conotas com os outros clubes?! está aí uma linda comparação.
A religião católica é que é a religião das massas, que pode considerar-se que andam a deriva e faceis de manipular (como o benfica faz com os lampioes)
A religião católica é que está cheia de casos de corrupção, roubos, ostentação e outras porcarias (como benfica e porto).
e podia continuar a araanjar arguementos nesta linha que são desrespeitosos para catolicos.
não vás por aí…
14 Janeiro, 2016 at 11:09
+1
14 Janeiro, 2016 at 11:17
“entraste por um caminho muito perigoso jovem, definitivamente não vás por aí..” e depois vais tu por esse caminho. Boa!
14 Janeiro, 2016 at 16:19
POr acaso. Começas-te bem com essa frase depois destruiste tudo 😉
14 Janeiro, 2016 at 18:21
Aquilo que o amigo Mário Túlio professou, são valores cristãos. Valores, princípios orientadores da conduta que, no caso de uma religião, derivam da fé e deverão ser praticados através do rito. Quer na sua forma organizada, quer individualmente por cada crente.
A organização visada é detida pela Igreja Católica. O que o Mário Túlio fez, e nos deu conta, foi chamar a atenção de quem é responsável pela organização de condutas contrárias aos principios que a enformam. Ponto (como diria alguém). E, fez muito bem, com todo o direito e legitimidade.
Quanto ao mais, não me pronuncio sobre as virtudes de qualquer religião ou organização religiosa. Porém, se o que queres é rigor, seria de valor realçar o papel da Igreja Católica no combate a inequidades e auxílio aos mais carecidos. Tem muito de criticável. Tem muito de louvável. Quanto ao que tem de criticável, convém recordar que, na grande maioria das vezes, foram católicos a denunciar e a combater. Para uns é melhor, para outros não. A discussão não é essa. Um crente tem o direito (no seio da Igreja Católica) de instar a que as organizações que a representam pratiquem os valores de Cristo.
Já agora, vale a pena pensar nisto.
Já agora 2, eu sou agnóstico.
Já agora 3 Grande Mário Túlio
(reservo a costumeira brejeirice para outra ocasião e despeço-me com amizade, até amanhã)
14 Janeiro, 2016 at 11:51
ou para a igreja maná que, mais dá…
14 Janeiro, 2016 at 11:53
“Luís Filipe Vieira foi ensinado, em termos de religião, segundo princípios católicos. Mas não é praticante e tem uma relação com a religião algo distanciada. Defende muitos dos bons princípios, tem a sua fé e a sua maneira de encarar a vida, mas pouco mais. Já a esposa Vanda é testemunha de Jeová. Vieira ainda foi a uma ou duas sessões, mas, como confessou uma vez à revista Sábado, não o conseguiram converter. Mas respeita ao máximo a fé da esposa e disse mesmo uma vez, na SIC, que «se calhar é por ser testemunha de Jeová que é tão boa mãe».”
14 Janeiro, 2016 at 10:30
Grande, GRANDE texto.
E sem duvida o sitio ideal para o apresentar, é aqui na Tasca, onde os Sportinguistas apoiam esta observação.
Parabéns Mário 😉
SL
14 Janeiro, 2016 at 10:32
Muito bom texto
Cuidado, pasquinagem. O Mário Túlio não vos vai dar descanso.
Sportinguista vigilante e atento.
14 Janeiro, 2016 at 10:34
Tudo o que seja bater nesta palhaçada de CS que temos! Mete nojo por todo o lado! E esse mérito o texto do Tasqueiro Mário Túlio faz todo o sentido!
Mas tenho uma visão muito diferente do caríssimo Mário sobre a igreja católica e muito do que ela defende por isso para mim este texto, por mais bem escrito que seja, faz pouco sentido! Com todo o respeito…mentiras, tentativa de manipulação, tentativa de mandar na vida das pessoas, coisas sem sentido, tentativa de impor a sua vontade…enfim…não é local para isto…Acredito em Deus, provavelmente até em Jesus…na Igreja Católica definitivamente não…e por isso sinceramente não me choca assim tanto que a RR se tenha vendido aos lampiões…
14 Janeiro, 2016 at 12:01
A Igreja Católica é uma Instituição Divina integrada por homens, seres humanos como nós que erram, que mentem, que roubam, que lutam dentro da estrutura por um poder qualquer. Homens tão capazes como qualquer um de nós capazes do melhor e do pior. Em dois mil anos de História tem muito que de mau se lhe pode apontar em cada época histórica e retrospectivamente no presente que, a vê com olhos que ela mesma formou. Apesar disso, deu ao Mundo uma nova visão da humanidade e tem sido portadora de uma nova esperança quer teológica, quer social e nós, Europeus e Ocidentais seremos mais felizes em sociedades mais justas quando seguirmos as suas propostas.
No Sporting vejo inextricáveis os valores cristãos. Sem eles o Sporting não teria a identidade que nos atrai e a ele nos leva a aderir.
14 Janeiro, 2016 at 12:20
Felizmente vejo no Sporting muitos valores de humanidade e de rectidão, mais do que cristãos….e são os valores de humanidade que nos guiam até porque os valores cristãos variam conforme o tempo!
Sobre a justiça dos valores cristãos, sobre os mesmos valores cristãos e sobre as suas variações e problemas deles sinceramente não é o local para os discutir…por isso o que interessa é que todos nós somos do Sporting e empurramos o Sporting para a frente! E fazer frente a quem lhe tem feito tanto mal terá sempre o meu apoio!
O jornalismo em geral está a entrar por um caminho de triste decadência em que os bons são tão raros que sinceramente cada vez menos estou certo de existirem!
14 Janeiro, 2016 at 11:00
Grande texto do Mário Túlio e que, infelizmente, corresponde ao estado geral de toda a comunicação social que deveria ser isenta.
Falando em comunicação social isenta, no Artista do Dia vem um post de um tal Fernando Guerra, no qual nos acusa, entre outras coisas de termos uma máquina de propaganda a funcionar contra o carnide (ainda para mais a mando do Porto) e que as arbitragens dos jogos do carnide têm sido “infelizes”
Convido-vos a lerem esta vergonha:
http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/01/dia-de-tributo-ao-jornal-bola-capitulo.html
14 Janeiro, 2016 at 12:15
Menos cristão ou afinal pecador como tantos outros, já não tenho paciência para “ouvir essas cassetes”. Se eu fosse o artista do dia, excluía esses posts. Exemplos de cheiro a merda há já por todo o lado em quantidade suficiente para empestar o País todo e aquilo que tenho a dizer-lhes, é aquilo que se diz, com toda a propriedade, aqui pelo meu Ribatejo:
“QUERO QUE VÃO CHUPAR NA QUINTA PATA DO CAVALO!” Não é Cristão? Não mas, Cristo não veio para os justos, veio para os pecadores, isto é, para todos pois, não há nenhum que esteja sem pecado e possa, por isso, atirar a primeira pedra. Eu vou atirando pedras pois, a primeira que foi atirada, levei com ela.
Assim, insisto, quero que esses filhos de puta vão “chupar na quinta pata do cavalo” (dito de origem Ribatejana, comum entre os campinos).
14 Janeiro, 2016 at 13:18
Meu caro, isto não pode nem deve ser excluido…Este tipo de crónicas, criticas ou noticias, que visam criar uma realidade que não existe têm de ser divulgadas.
Neste país, no que diz respeito a futebol, uma mentira muitas vezes repetida passa a ser verdade, o carnide é o maior exemplo disso. Parece uma espécie de vaca sagrada que ninguém pode tocar.
O BdC assinalou no facebook 100 dias desde a divulgação da caixa, o que é que se seguiu??? Este texto do Fernando Guerra, mais umas declarações do Rui Barreiro, e ainda agora estamos na hora de almoço…
14 Janeiro, 2016 at 11:09
Os Cristãos são os piores…looool Olha o Portas …
14 Janeiro, 2016 at 11:11
Agora a sério… deixem as religiões à porta sff.
14 Janeiro, 2016 at 12:43
A camisola verde e branca, é a minha pele, o Cristianismo, a minha natureza. A luz não se pode esconder debaixo dum pano e invadiu as trevas ainda antes de lhe darmos um nome.
Portanto, amigo, sempre que as circunstâncias o exijam vou aparecer como a realidade que me informa mas, sempre respeitando todos os outros nas suas mais diversas realidades sempre que me encontre face a gente de bem. Também há gente de bem nos outros clubes, nas outras religiões nas outras ideologias.
Numa Instituição Católica não se podem invocar os valores cristãos e agir-se como agressor. Um Cristão tem de saber quando empunhar o chicote e expulsar os vendilhões do Templo.
Há um tempo próprio para empunhar a espada pois, o próprio Cristo a trouxe e quando o Cristianismo mo exige puxo dela se necessário e como Cristão, também no interesse e defesa do Sporting Clube de Portugal, cujos valores e exigência de Verdade. aos seus 107 anos de idade são inseparáveis daqueles professados pelo Cristianismo em mais de 2000 anos de História.
A natureza intrínseca não é possível despir-se à porta e a nossa pele Sportinguista, não se arranca no vestíbulo porque temos um irmão ou um amigo do Porto ou do Benfica. O Homem é o feixe indissociável das suas convicções e relações. Sempre que as renegue, é um mentiroso de si-mesmo e a negação do inegável.
Estamos numa luta por valores e numa luta com princípios. Não valem quaisquer armas que nos facultem uma maior probabilidade de vencermos a luta e de dela afastarmos os nossos adversários.
quem assume os valores do Sporting e estiver disposto a dar a cara que o faça, seja Católico, Budista, Muçulmano, Agnóstico ou Ateu. Se o Sporting é a sua pele, a sua natureza é igual à minha. Afirme-se, levante-se e lute. Se faz parte da máquina de propaganda do Benfica que se serve de todos os meios, os mais soezes e mafiosos, do ataque pessoal demagógico e difamante, se se apresenta na sua falsidade com uma capa de “verdade” então, digo-lhe que com pés bem firmes no meu código de valores tenho na mão o chicote e que o usarei para o expulsar da Tasca ou do Templo com frontalidade nem medo.
Os Lampiões que não venham para a Tasca com falinhas mansas pois, estou aqui para os achincalhar em todas as frentes. Duvido que cá venha algum capaz de argumentar comigo e que daqui não saia com o rabinho (ou a peidinha) entre as pernas e com um “andar novo.
Vão fazer a vossa obra de contra informação para o “artista do dia” que vos tolera. Aqui, mando-os chupar na quinta pata do cavalo e nem lhes vale a dose de pó-de-talco com que os remuneram na porta 18.
Debaixo de um nick podem vir à vontade, venham todos à vez ou de uma só vez. Se me cheirar a Etar e hoje já me cheirou, já sabem a receita. Cá estarei INTRANSIGENTE NA DEFESA DO SPORTING, DE BRUNO DE CARVALHO DOS NOSSOS VALORES QUE QUER QUEIRAM QUER NÃO O BENFICA NÃO TEM NEM PARTILHA. Quer gostem mais ou menos ou nem gostem, de todo, são os valor judaico-cristãos e não outros.
Por isso lampionagem é arregaçar as calças e porem-se nas putas que é para isso que vos pagam.
14 Janeiro, 2016 at 12:16
Como sabes que o Portas é o Pior?
14 Janeiro, 2016 at 12:43
Não vamos entrar em discussões com medições de caracter das pessoas…
Para evitar o”s inevitáveis confrontos…”
Quanto ao António Sala, do que dele conheço…
O maior defeito que deve ter …é ser do benfas…!!
Abr e SL
14 Janeiro, 2016 at 11:09
Jogo da malaaa!!!! Com antóniosaalaa!!!
14 Janeiro, 2016 at 11:13
O que vou escrever a seguir é apenas uma opinião fruto das circunstancias…
Creio que o Editorial do Blog, e bem…não contempla a discussão religiosa ou politica…
Não é disso que se trata…
Apenas se trata de opiniões (que devem respeitar todos…), de uma “familia especial”…A Tasca do Cherba…
Também me assumo “Católico, Apostólico e Romano…”
“Católico” porque crente numa Religião que é Universal…
“Apostólico” porque a recebi de Cristo pela Sucessão dos Apóstolos…
“Romano”, porque reconheço no Bispo de Roma (no momento o Papa Francisco), o chefe visivel desta Igreja Universal…na ordem da sucessão desde o 1º Papa, o Apóstolo Pedro…
Procuro (mesmo com todos os meus defeitos e limitações… ), ser fiel à Doutrina desta Igreja (fiel aos ensinamentos do Evangelho…mesmo que aqui ou ali, não cumpridos por alguns dos seus membros, mas sem que a Doutrina seja posta em causa…)…tanto nas minhas palavras, como nos meus actos…
Uma das coisas que desde sempre aprendi…é que não nos devemos calar perante as injustiças…
Por essa razão…:
Companheiro Mário Túlio…aqui está mais um para fazer parte “desse exército” de pessoas de bem…para “combater o mal”…
Não nos devemos calar…
Devemos “gritar” bem alto as razões da nossa luta (sem entrarmos pela ofensa ou pela violencia…)…
Nós não queremos “tratamento diferente”…
Nós apenas queremos…Verdade…!!
Força Sportinguistas…!
Não nos calemos…!
SL
14 Janeiro, 2016 at 12:48
Grande Max bem precisava de um companheiro de viagem. Sei que não vou sozinho e isso aquece-me a alma abrutalhada com a qual Deus me dotou.
Obrigado, amigão!
14 Janeiro, 2016 at 11:29
Uma vez mais, as pessoas vêm uma pessoa assumir-se como Católica e atacam que nem lobos, demonstrando um complexo que não se entende, esse sim manipulado pelo discurso moderno e pós-moderno.
E digo isto não porque queira aqui discutir religião e sociedade mas exactamente pelo oposto: o cerne do post do Mário Túlio não é a religião mas sim a pertença a algo (neste caso a religião Católica) que devia orientar a conduta desta rádio. E o Mário declara-se Católico apenas para demonstrar que está a ser traído, não pelo Cristianismo mas por aqueles que se aproveitam dessa ‘veste’ para atrair ouvintes [assim como o PP e Paulo Portas, a meu ver – mas não vem ao caso, é apenas uma opinião muito pessoal].
O que esta ‘carta aberta’ pretende é apenas meter estes tipos, que provavelmente se venderam como a maioria dos orgãos de comunicação social (habitualmente por motivos de saúde financeira), em respeito. Avisou-os que estamos alerta, estamos vigilantes e não daremos tréguas. Não nos comem por tolos, como aos outros!
F&R
14 Janeiro, 2016 at 11:38
100% de acordo
14 Janeiro, 2016 at 11:45
“Uma vez mais, as pessoas vêm uma pessoa” – Vêem.
14 Janeiro, 2016 at 12:51
Obrigado Panta Leão. se puder converter um ou outro não hesito. Porém, não é minha intenção vir para aqui discutir religião ou política pois em ambas as vertentes a Tasca não é o local.
Mas é isso mesmo que dizes sem tirar nem por.
14 Janeiro, 2016 at 11:37
Excelente e o meus parabéns ao Mário Túlio!!
O ponto chave desta carta é o pedido de coerência nos valores professados pela RR e RFM, que constantemente são traídos !!
Fazendo um raciocino análogo…
O que se anda a fazer, e percebo a repulsa do Mário Tálio como Católico, é equivalente a ter uma RR Islâmica, que difundia anúncios para consumo de carne de porco e para verem no Website uma caricatura do profeta muito fixe!
Prática totalmente contra os valores professados!
14 Janeiro, 2016 at 12:10
Isto mesmo!
14 Janeiro, 2016 at 11:42
A minha unica religiao è o SPORTING!!!
Muito bom Sr Tulio. Vou ja fazer un RT deste post!!
14 Janeiro, 2016 at 11:47
Ainda como complemento, estando para mais numa semana de AG, menciono 2 artigos fundamentais dos estatutos do Sporting Clube de Portugal:
“Artigo 2°
(Natureza)
O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é um clube desportivo, constituído como pessoa colectiva de direito privado e declarado de utilidade pública pelo seu contributo em prol do desporto, sendo vedadas, na sua actividade e nas suas instalações, manifestações de natureza político-partidária e de proselitismo religioso.
Artigo 3°
(Âmbito)
(….)
2 – NO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL não se fará distinção de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social, sendo únicos critérios de qualificação dos sócios a respectiva antiguidade, os galardões atribuídos e a contribuição que derem ao Clube.”
in http://www.sporting.pt/sites/default/files/documentos/estatutossportingcp_051014.pdf
14 Janeiro, 2016 at 12:54
Exacto e Rigoroso Somos assim e eu sei por que razão cultural o somos. Adiro sem restrições algumas, com lealdade e paixão. SpOOOOOOOOOOrting!
14 Janeiro, 2016 at 11:53
Grande texto!
Independentemente da religião que seguimos, este texto está bem no alvo!
E o enfoque na parte religiosa é tão só porque a RR é a Emissora Católica Portuguesa.
Mais um que vai parar ao twitter
SL
Sporting Sempre
14 Janeiro, 2016 at 12:22
Mario Túlio é grande! Excelente carta para um órgão (mais um) que se queria isento mas que não o é.
14 Janeiro, 2016 at 12:30
A RR e o programa “Bola Branca” há já algum tempo que vêm atacando o Sporting e a atual Direcção. Sempre que há um momento menos bom lá vão desenterrar uma múmia que já terá chulado o Sporting para dizer mata e um lampião qualquer para dizer esfola.
Chega a ser escandalosa a parcialidade que revelam.
Já deixei de ser ouvinte regular há muito tempo.
Não sei se tal se deve ainda à influência do ex-sportinguista Ribeiro Cristóvão (que faz uma dupla asquerosa com Jorge Baptista, esse sim pelo menos sempre se tendo assumido como lampião) ou por influência de Pedro Sousa, outro que perdeu o tacho no Sporting.
Seja como for, a RR é claramente um inimigo do Sporting no quadro atual.
14 Janeiro, 2016 at 13:02
Apoiado é isso mesmo. Como contam com a contenção dos católicos sportinguistas a quem repugna atacar um órgão de informação formado na Igreja, vão abusando. Agora têm de levar comigo e com outros católicos Sportinguistas que vêem no comportamento da Rádio Renascença em matéria de informação a negação dos valores do próprio Cristianismo pois, descriminam e seguem cegamente a trela da mentira que os liga ao Sport Lisboa e Benfica.
Noutros foruns farei o mesmo em relação à Universidade Católica, ao Colégios das ordens religiosas católicas sempre que nop seu comportamento deturpem o espírito que os inspirem e neguem a sua mais profunda natureza.
Na divulgação de informação de conteúdo desportivo coube a sorte à Rádio Renascença porque está a alinhar com os inimigos da Verdade e, neste particular, em toda a ambiguidade do sentido, com o Inimigo da Luz!
14 Janeiro, 2016 at 13:27
Eh pa a comunicação social é pior que o Estado Islâmico, todos os dias fazem um atendado á nossa inteligência, como se andássemos a comer gelados com a testa. Somos Leões amigos, não unicórnios…
Eu sinceramente, espero que o carnide pague, e pague a peso de ouro, a estes comentadores, aos jornais e afins para que diariamente nos tentem destabilizar, é que podemos não impedir as noticias idiotas que saem, mas ao menos levam uma razia naqueles cofres que até dói
14 Janeiro, 2016 at 12:33
Será que estes programas “informativos” não arranjam espaço para questionar se é normal o FCP andar a negociar (há mais de uma semana) com o treinador do seu próximo adversário?
http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=5&id=592479
Quando é que o Sérgio Conceição tem tempo para treinar e preparar a “sua” equipa para o jogo com o FCP?
Esse jogo já faz parte dos objectivos que estão no contrato?
Ou o contrato é só para esse jogo (o mais provável…)?
houve tempos em que o assédio era feito a jogadores de futuros adversários, agora evoluiu-se e partiu-se para treinadores.
14 Janeiro, 2016 at 12:37
E se calhar depois do jogo… lá se vai o interesse.
14 Janeiro, 2016 at 13:07
EM CHEIO. Temos de estar atentos e denunciar a pouca vergonha e a desonestidade mafiosa de todas estas atitudes da habitual súcia de malfeitores. De resto o emesmo teatro foi posto em marcha no nosso jogo com o Setúbal para “incentivar” o jogador SUK a cumprir a sua “obrigação” se é que queria mesmo ir para o porco. Disse-se e divulgou-se que o “contrato estaria tremido” isto é o Porco fez pressão e chantageou: ” se não marcares ao Sporting, não és avançado para nós LOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Como se os Porcos tivessem lá algum avançado capaz de nos marcar um golo. LOLAda do caril!
14 Janeiro, 2016 at 12:38
Ribeiro Cristóvão em todos os comentários que faz na SIC Notícias aos jogos do Sporting perde enormes oportunidades para estar calado. No último jogo deu como adquirido que o penalty assinalado o tinha sido erradamente (o que já se provou que é uma ideia falsa) e desculpou o outro penalty claro a favor do Sporting que não foi assinalado, pelo facto do árbitro estar com um peso na consciência de ter marcado o primeiro ! Após a vitória do Porto no Boavista por 5-0 disse que o Porto tinha igualado a melhor goleada do Sporting em Setúbal (que por acaso foi 6-0) e que tinha ficado a um do Benfica (no jogo com o Marítimo).
Após já termos jogado com o Benfica para a Supertaça e salvo erro para o campeonato, disse que o Sporting ainda não tinha tido um teste a sério… profetizou que não ficaríamos na Liga Europa… Só barbaridades. Detesto o tipo ainda mais que o Baptista (o tal que só diz merda e que nos chamou calimeros)…
14 Janeiro, 2016 at 12:43
Amanhã há mais azia para esses idiotas com a nossa Vitória com o Tondela!
14 Janeiro, 2016 at 12:51
Sem dúvida e lá estaremos.
14 Janeiro, 2016 at 13:10
O Ribeiro ainda lá está, à espera que o Sporting seja “testado a sério”.
As suas análises são sempre enviesadas para o lado que lhe dá mais jeito. De vez em quando acerta, na maior parte das vezes falha, como aconteceu com o manchester city.
O Batista é diferente. É apenas estúpido. Nem por ser lampião, é porque é mesmo mau.
Não dá mais do que aquilo, debita banalidades, não conhece jogadores, as táticas são sempre “irrelevantes”, come as palavras, não se prepara minimamente, chega ali e diz merda sem interesse nenhum. É mau de mais, como um tipo assim pode ser comentador do que quer que seja.
14 Janeiro, 2016 at 13:30
Pelo andar destes comentadores, se o Sporting for campeão, vão dizer que andámos uma época inteira sem um verdadeiro teste
14 Janeiro, 2016 at 13:10
O Ribeiro Cristóvão está definitivamente gágá. Gabriel, pá, compra uma televisão 16:9 ao pulha do Pedro Guerra e um bloco de notas ao Ribeiro Cristóvão para o idoso dizer menos estupideses que aquelas a que na sua senilidade precoce nos vai habituando…
14 Janeiro, 2016 at 12:55
Parece que o Teo já chegou.
14 Janeiro, 2016 at 13:06
Record avança que é um clone.
14 Janeiro, 2016 at 14:46
AHAHAHAHAH….
Pois pois…e o que o Teo coiso e tal…mas marca nos jogos pa homens…2 ao Carnide, 2 ao CSKA e o decisivo frente ao Besiktas…
Eu percebo a lampionagem…
14 Janeiro, 2016 at 13:10
Gloria a Dios.
14 Janeiro, 2016 at 13:13
Justo, regressou para recuperar da lesão. comprámos um excelente ponta de lança pubálgico. O que isto quererá dizer não sei mas, calculo que os saldos fossem atractivos.
Mesmo assim já marcou por 3 vezes aos Gatunos ainda que um dos golos tenha sido anulado. O que nos fará sorrir quando deixar de estar côxo das virilhas!
14 Janeiro, 2016 at 13:12
De facto, não me parece que este seja o espaço indicado para discutir política ou religão, a não ser que isso seja do interess claro do nosso clube.
Daí, retiro do post toda a vertente jornalística e com a qual concordo plenamente.
Resta-me dizer que a minha religão é o Sporting, o meu partido é o Sporting, a minha paixão é o Sporting.
E não pretendo converter ninguém. Cada um é livre de apoiar quem quiser, cada um é livre de se identificar com o que achar melhor.
Respect.
14 Janeiro, 2016 at 13:16
Very well sir. Fazemos como o mel Gibson, alinhamos no topo da colina, viramos-lhes as costas e mostramos-lhes as nossas peidolas inconquistáveis!
14 Janeiro, 2016 at 13:19
E no fim ganhamos a guerra. Sem medos.
Que fique claro que respeito a sua opinião, Mário.
14 Janeiro, 2016 at 13:16
Sou católico, pouco praticante, embora me identifique claramente com os valores cristãos. Destaco que a Igreja é formada por homens que erram e erraram muito ao longo do tempo…
Mas expurgando esse aspeto do artigo (até porque aqui não é o local nem para discutir política nem religião), acho que de facto a RR se tem revelado uma enorme desilusão para quem a via apenas como um órgão de informação isento e que respeitava os clubes de forma similar.
14 Janeiro, 2016 at 15:24
Sou ateu 500% mas respeito a 1000% o Mário Túlio.
Quem fala assim não é gago!
Se todos ajudarmos esses tipos vão desaparecer.
Há dias Dei uma valente reposta ao José Cid no facebook dele por ele durante 6 anos nunca mandar bitaites ao JJ e agora já se queria armar em chico esperto. Levou com manda a lei e a verdade é que já baixou a bola pois levou forte e feio (apenas com factos!).
Já baixou a bolinha e isso é para ver que não estamos todos a comer o que nos dão!
14 Janeiro, 2016 at 15:27
A bola “branca”, os jornais a bola, record e jogo para não falar de outros meios ligados à Internet bem tvs têm que levar com o nosso desagrado pelas suas linhas editoriais partilharem a opinião a 100% dos lãpiões!
14 Janeiro, 2016 at 15:36
Aproveito para verem o que o tipo escreveu com uma Thsirt vestida a dizer Pro qué No te Callas?
Ninguém discute a qualidade de Jorge Jesus como treinador! Acredita em si próprio, tem um ego enorme, e a sua obra fala por si.Parabens ao Sporting pelo seu primeiro luga, o que não acontecia há muito tempo…
Ouvi-lo falar em entrevistas é confrangedor!
Como dispõe de mais tempo na sua profissão, uma vez que foi eliminado na Taça da Europa, deveria aproveitar para ter aulas de Português . Ao contrário de Mourinho, que é um privilégio ouvi-lo falar Português e outras línguas .Sei que Mourinho é fã da boa música nacional. Além de mais, os critérios musicais de Jorge de Jesus, deixam muito a desejar. Marcam a diferença entre estes dois grandes treinadores.E outra coisa… O Benfica está entre os maiores da Europa e no campeonato nacional continua a avançar. Cuidado com o Victória!… É na continuação do bom trabalho e não com “bocas” que se consegue ganhar!
Ao que eu lhe respondi:
Olá José Cid…Aproveito a tua camisola…lembras-te quando foste “cantar” à Venezuela (levaste com tomates e arranjas-te essa camisola, acho bem) e quando foste à um par de anos atrás a S. J Madeira, no Parque (o publico pirou-se ficaste sozinho com o piano – devias ter trazido essa camiseta). Calado és um grande artista homem! Nem com aulas de canto lá irás alguma vez…
14 Janeiro, 2016 at 16:20
Nice 😉
14 Janeiro, 2016 at 15:58
Muito bom!
Posso subscrever?
Obrigado
SPOOOOOOOOOOORTING!
14 Janeiro, 2016 at 16:12
Na república do bananal que é o futebol português o fruteirense assedia o treinador do Guimarães contra quem vai jogar este fim-de-semana. Se isto não fosse uma vergonha completa a FPF já teria chamado os protagonistas para dar explicações.
Uma vergonha. E a comunicação social calada. Incompreensível.
14 Janeiro, 2016 at 16:16
E a CMVM assobia para o lado!
14 Janeiro, 2016 at 16:19
E também faz 100 dias que foi dado a conhecer que o teu clube oferece vouchers de refeições de luxo para 4 pessoas a todos os membros das equipas de arbitragem e observadores e a fpf e liga assobiam para o ar!
P.S. Já estás a salivar para que amanhã corra mal para destilares disparastes no bloco de notas, tal como fizeste no jogo com o braga até ao intervalo?
14 Janeiro, 2016 at 16:33
Engraçado. Um homem é do Sporting a vida inteira e vem um gajo qualquer colocar isso em causa.
Enfim…mentalidades distópicas, totalitárias mesmo, para quem portanto não pode nunca haver, no que ao Sporting diz respeito, um momento de apreensão quanto ao resultado de um jogo.
O que eu disse nessa altura é que achava difícil que o Sporting desse a volta ao jogo se aos 75 minutos não estivesse já 2-2.
Big Fucking Deal!!!
Enganei-me e ainda bem. Eu estou feliz de me ter enganado.
14 Janeiro, 2016 at 17:24
JRamos
10 Janeiro, 2016 at 16:48
Que desilusão. Banho táctico na primeira parte. Prevejo um mau domingo para nós.
—————————————-
JRamos
10 Janeiro, 2016 at 16:50
Tanto esforço para conseguir tirar 4 pontos de avanço para agora deitarmos tudo fora.
————————————–
JRamos
10 Janeiro, 2016 at 16:56
Eles foram lá bem mais que duas vezes.
_____________________
JRamos
10 Janeiro, 2016 at 16:57
Responder Se aos 65 não estiver já 2-2. Não vejo hipótese de ganhar. E poucas de empatar. O Braga é a equipe menos batida fora de casa.
Responder
cherba
10 Janeiro, 2016 at 16:58
Vai pró caralho!
——————————————————————————————
Como vês até o Cherba perdeu a paciencia contigo 🙂
14 Janeiro, 2016 at 18:13
O que é que é tão terrível aí.
O Braga a ganhar 2-0 ao Sporting não foi resultado de um sortilégio do futebol, como se fosse o cascalheira, foi resultado de um bom trabalho. Acho que o Braga conseguiu 2-0 por superioridade táctica. Conseguiu aproveitar o esquema de defesa alta de JJ para criar várias situações de perigo, para atrapalhar a nossa pose defensiva. Houve mais que duas jogadas perigosas do Braga.
Banho táctico pode ter sido uma expressão exagerada. Admito. Estava lixado com o resultado. Mas superioridade táctica na primeira parte continuo a achar que o braga teve. Na segunda parte, com as correcções ao intervalo, a história mudou.
Depois não se pode pensar que dar um comentário mais pessimista queira dizer que se está a torcer contra. Se eu estivesse no Estádio com um amigo poderia ao intervalo por exemplo dizer-lhe a mesma coisa o que não quereria dizer que começado o jogo não cantasse, aplaudisse, torcesse como e com todos os outros.
Disse 65 minutos e não 75. Não fui verificar e errei na reprodução desse facto. Okay. Era a minha opinião naquela altura. Achava mesmo muito difícil que conseguissemos ganhar se não conseguíssemos empatar muito rapidamente. Mas isto não tem nada a ver com torcer por derrotas.
14 Janeiro, 2016 at 21:23
Por acaso ao intervalo também nao estava com grande fézada, mais pelo arbitro que estava a ser muito manhoso.
A cena é que quando somos mais “copo meio vazio” como é o nosso caso, nao devemos vir comentar isso publicamente.
Eu nunca comento durante os jogos e apos as derrotas dou 24h, geralmente. Falar do Sporting, dos nossos activos, quando estamos f*didos é sempre uma pessima ideia.
My two cents!
14 Janeiro, 2016 at 17:27
Ok, até admito que possa ter sido injusto contigo, mas ainda és um Sportinguista com MEDO de ser feliz (desportivamente falando)!
Man….os tempos mudaram!!
Podemos não ganhar e não vamos ganhar Sempre (nem Nós…nem Ninguem), mas porra ACREDITA e não tenhas medo de ser Feliz (desportivamente falando)
SL
14 Janeiro, 2016 at 19:36
POr acaso escutei na TVI24…
Um comentário de um Braz “qualquer coisa” a insurgir-se contra essa situação que vem acontecendo…
Isso na hipotese de o Porto ir mesmo contratar o Sérgio Conceição…
SL
14 Janeiro, 2016 at 16:43
Além de provocatória, esta verborreia estafada mais parece um arrozal do Mekong. Essa dicotomia cromática branca e vermelha paga direitos de autor desde 1917, ó “ardiloso” dos arrabaldes de Benfica do Ribatejo. Obrigado Frost, pela citação dos estatutos que provam quanto é descabido vir para aqui com estas balelas. A religião de cada um é farinha do respectivo saco (o Presidente mencionou a dele, seu inalienável direito que não lhe foi decerto concedido pelo franchising romano do Nazareno imaginário, porque foi instado a isso) e, pela enésima vez, não tem PUTO COISÍSSIMA NENHUMA a ver com o SCP.
A Renascença foi sempre, exceptuando o breve período da sua ocupação em 75, uma gaiola de papagaios dos “pensadores” mágicos de batina, que não se devem confundir com as crenças individuais que, por sua vez, não devem chatear nem ser impostas ao próximo. Esperar objectividade ou deontologia deles é a mesma coisa que esperar efeitos práticos tangíveis da oração na paz mundial. Como alguém já aqui escreveu, tanto o velho porco andrade como o António Sala, esse Clésio do radialismo, também se proclamam clientes dos vendedores desse sumo (e principais apóstolos da privatização da água, por interposta Nestlé, da qual são proprietários). Da morsa ao Adolfo-uma-bola-só, passando, aposto eu, pelos bois do apito, abundam os pios entre os retintos filhos de mil senhoras de costumes fáceis quanto os golos do Grande Peyroteo.
Corroboro e reitero que este não é sítio para se mencionar este assunto. Mas visto que o Cherba o tolera, deixo-vos um par de exemplos recentes de lídimos representantes dos valores propugnados pelos avençados da rua Ivens:
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Asilo_de_Madalena
– http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/apr/08/catholic-church-apologise-failure-rwanda-genocide-vatican
Dito isto, podemos voltar a falar do Sporting? Capelas nos estádios é coisa de Damásios lampiões…
14 Janeiro, 2016 at 23:10
Também não sou católico, nem apostólico e muito menos romano, mas no contexto em que a carta foi escrita e PARA quem foi escrita compreendo perfeitamente a declaração de fé que a inicia. É um bocado como dizer que como assinante da MEO não admito que discriminem o Sporting, ou qualquer coisa do género…
Por outro lado a postura anti-religiosa, a mim parece-me muito com aquela conversa das seitas….religiosas…vale o que vale,mas eu aceito muito mais os valores da tolerancia e da fraternidade (perfilhados também pelas igrejas cristãs) do que o extremismo e intolerancia, mesmo que disfarçado com doses reforçadas de materialismo dialéctico…..e confundir os homens que as compõem com as instituições também não me parece curial, embora dê de barato que alguns homens se confundem com as instituições, Hitler/Nazismo, Estaline/Estalinismo, Domingos de Guzman/Dominicanos/Inquisição, mas é uma conclusão no minimo ousada que como a Igreja Católoica, tem um padre responsavel por massacres que essa mesma instituição os “recomenda” e não venham com contextos históricos porque são isso mesmo históricos….Senão daqui a bocado estamos a “julgar” o tratamento que D.Afonso Henriques dava aos “mouros” que capturava por não cumprir a convenção de Genébra…
Para finalizar o Sporting é o meu País, um País que não discrimina, religiões, raças, sexos, politicas etc etc e NÃO DISCRIMINA não quer dizer que proíbe que se mencione as nossas crenças quer dizer EXACTAMENTE O CONTRÁRIO quer dizer que todas são aceites e têm o mesmo valor, mas que neste espaço são subordinadas a um único valor o Sportinguismo, eu pessoalmente acredito num ser superior e revejo-me nas filosofias humanitárias da solidariedade, fraternidade e liberdade (que se eu quisesse fazer o género de comparações que fazes podia dizer que foram difundidas á guilhotinada….) e aceito todas as crenças que defenderem aquilo em que acredito…simples não é?
SL
PS o António Sala não é Católico é/era Adventista do 7º Dia, protestante portanto…
15 Janeiro, 2016 at 2:25
T. O.
A) Tu foste o único a mencionar o materialismo dialéctico. Eu nunca aqui o fiz, mas posso garantir-te que limpo as botas com o mesmo. Se isso te interessar, sou liberal, pluralista, anti-clerical e monárquico. Não tenho puto contra quem pensa de um modo diferente do meu e as minhas afinidades serão decerto maiores com uma cristã do que com uma hindu. É como dizem os italianos: As filhas de Maria são as primeiras na rebaldaria. (E que as alminhas pias não se enxofrem; lembrem-se que foi o M. T. a trazer este tema para aqui…)
B) A tolerância que descreves lembra os porcos do Orwell: é um bocado mais igual para as profissões das religiões (quem sabe se isso se aplica a todas ou somente àquela em causa mas não alarguemos mais isto) do que das ‘seitas anti-religiões’, ao que parece. Eu sou ateu e agnóstico, ergo, não pertenço a seita alguma. O único Clube a que pertenço é o SCP, que nunca me forçou a pertencer-lhe (já agora, sou sócio e praticante) e aquilo que advogo é simplesmente “fora com as conversas sobre religião e política DE TODAS AS CONFISSÕES E CORES daqui”. Mais uma vez, cfr. os estatutos do SPORTING.
C) O Clésio curou-se, portanto. Eu só o mencionei pelo exemplo de lampião medíocre que representa (ainda que bem criado, concedo e nosso amigo, ou não tivesse sido dirigente das galinhas nos belos tempos do Vale tudo)). Garanto-te que nunca teria entrado na RR quando o fez se se tivesse declarado tal, como aliás ainda hoje acontece, com boa paz – ou não – do espírito (da letra morta) da lei da república; lei essa que, vê lá tu, eu, que também advogo o capitalismo, acho descabida: quando as chafaricas são privadas, elas é que devem decidir como, quando e com quem gastam a pasta (ainda que no caso da das sotainas, essa não tenha sido ganha a trabalhar como até os bolsos dos católicos sabem quando mandam rezar missa, por ex.)
D) Quanto à tolerância dos cristãos propriamente ditos, mais balelas. Impotência, cedências forçadas pela perda da clientela e predomínio progressivo do direito civil e da razão. Isto já vai longo e eu ainda tenho de trabalhar para poder estar aqui a dissecar processos históricos, mas esse relativismo com o qual acenas no caso do fundador que bateu na mãe iria valer-te um par de bofetadas num liceu de Bergoglios (fia-te em mim, fiz a escola, universidade incluída até à maioridade, no meio de gente que se vestia como pinguins). Ainda esta semana os australianos pediram solenemente perdão aos aborígenes, mas deixo-te mais alguns exemplos singelos: os católicos irlandeses detém o recorde europeu de vítimas – cristãs, já agora – de terrorismo (os medalha-de-prata são os bascos), John Lennon foi mandado para o além por um protestante que justificou o acto por ele ser ”blasfemo” e Putin invoca (e conta com o apoio d)a tradição ortodoxa local quando declara que “não há homossexuais” na Rússia.
E) Para acabar – porque eu venho cá é para falar do Nosso – inequívoco – Grande Amor a conclusão será ousada quanto quiseres mas nada que se compare com o facto do polaco ter beatificado esta alminha: https://en.wikipedia.org/wiki/Aloysius_Stepinac
QED, para os latinistas cá do pedaço. SL para ti
14 Janeiro, 2016 at 17:04
Que grande posta, esta do Mário Tulio!!!
14 Janeiro, 2016 at 17:16
O rádio do meu carro durante cerca de 40 anos esteve sempre sintonizado na RR, ocasionalmente , durante uma longa viagem mudava de estação mas acabava sempre por cair na RR. Há cerca de 3 anos que deixou de lá estar sintonizado. Penso que isto diz tudo sobre o que eu penso da actual RR e o que me levou a tomar esta atitude foi precisamente a «bola vermelha». SL
14 Janeiro, 2016 at 17:37
Sinceramente acho um absurdo chamar a religião para este espaço. As religiões fazem parte da esfera privada dos indivíduos. Cada um é o que é e nos espaços próprios, ou na sua privacidade, pratica o que bem entender.
Eu sou ateu. Mesmo que acreditasse em Deus seria agnóstico e não religioso. Mas isso é conversa para outro espaço.
Não tenho qualquer problema que o nosso presidente tenha uma religião, mas não quero ver o Sporting em conversas de religião. O Sporting por si só já é uma religião. E para ser de todos e para que todos se sintam bem é bom que coloquemos as opções da vida privada de cada um fora do Sporting.
SL
14 Janeiro, 2016 at 18:18
Creio que estarão a provocar uma tempestade num copo de água…
Ninguém aqui tentou fazer do blog um espaço de discussão religiosa…
O Companheiro Mário Túlio, numa sua opinião, verberou o programa desportivo da RR…
Como a RR é uma emissora cristã católica, ele não teve qualquer problema em dizer mais ou menos…que apesar de ser da mesma confissão religiosa da RR, não concordava…muito em especial por ser uma Emissora que deveria colocar acima de tudo as virtudes, neste caso a defesa da virtude verdade e que ao contrário disso…antes estavam coligados com alguém, apenas para dizer mal do Sporting e do seu Presidente, recorrendo sistemáticamente à mentira, o que em nada se coaduna com o Editorial da RR…
Eu concordando com o companheiro Mário Túlio, nada mais fiz do que ele, verberando também a atitude da RR no seu programa desportivo e com a liberdade que felizmente temos em Portugal…
Tentei referir a minha condição de católico, não por outras razões, mas não fosse o caso de alguém poder pensar que estava a “atacar” a RR por outras ideias quaisquer…
Aliás tive até o cuidado de começar o meu comentário com as seguintes palavras…:
“…O que vou escrever a seguir é apenas uma opinião fruto das circunstancias…
Creio que o Editorial do Blog, e bem…não contempla a discussão religiosa ou politica…
Não é disso que se trata…
Apenas se trata de opiniões (que devem respeitar todos…), de uma “familia especial”…A Tasca do Cherba…”
“Não compreendo pois que alguém (no seu direito de discordar…), venha dizer considerar um absurdo, chamar a religião para este espaço…”
Ninguém o pretendeu fazer e creio já estarem explicadas…as razões da opinião de alguns acerca do que escreveram…
Agora que não se tente mesmo “estender” o palavreado, para além do que já se disse, porque entendo que isso não nos levará aa lado algum…
Só é possível discutir alguns assuntos…
Num clima de racionalidade…o que manifestamente não é…o espaço onde se fala de futebol…
Por mim…c’est fini…
Um abraço para todos e Viva o Sporting…!!
14 Janeiro, 2016 at 23:14
Muito bem Max
14 Janeiro, 2016 at 18:40
Caro Max,
Talvez se esteja a criar uma tempestade num copo de água, mas sabe-se que a religião, tal como o futebol, causa reacções um pouco mais “acesas”, o que é normal.
Não concordo em misturar a religião com o futebol nem política. E, para além disso, estão implícitas no texto certas prerrogativas com as quais não concordo e, portanto, senti-me livre de dizer que não concordo.
Penso que o ser católico não é prova de se ser uma pessoa íntegra e com valores, portanto não deve ser um argumento válido.
O nosso presidente pode ser católico, o nosso clube não. O nosso clube tem o seu próprio ADN e os seus próprios valores, muitos deles podem ir de encontro aos ideais cristãos e a muitos outros, mas temos a nossa própria filosofia e o nosso próprio caminho. Não somos a extensão de ninguém.
Abraço
14 Janeiro, 2016 at 19:12
Caro Dani…
“Havia matéria” para lhe dar uma resposta e depois o amigo contra-respondia-me…
O que diga-se de passagem não havia mal nisso…mas nunca mais iríamos acabar…
Assim sendo… vou ficar por aqui…
Abraço e SL
14 Janeiro, 2016 at 19:18
Tem razão Max, iria ser resposta contra-resposta.
Fim da história.
<Viva o Sporting.
Um abraço
14 Janeiro, 2016 at 19:15
Grande Mário!
Isto sim é o verdadeiro »Fight and Resist«. É contra este tipo de inimigos que nos devemos virar. Já basta de fogo amigo só porque temos uma opinião diferente. Embora não me belisque, nem me incomode minimamente, já cansa quando alguns
mal resolvidos me apelidam de croquete (que aliás cultivo e me orgulho de cozinhar com alguma maestria) só porque, por vezes, não estou de acordo com certas acções de quem comanda o Sporting tanto no aspecto admnistrativo como técnico; repito, não me beliscando preferiria que essa bílis fosse dirigida a estes verdadeiros alvos e inimigos do Sporting.
Parabéns!
Um abraço,
Mário
14 Janeiro, 2016 at 20:22
Muito boa posta e acho que nao havia necessidade de tanto debate acerca da religiao.
Tenho lido cada vez mais o Artista do Dia com as suas muito bem estruturadas postas a desmascarar a filha-da-putice da máquina de propaganda lampiónica.
14 Janeiro, 2016 at 22:12
Caro Max: partindo da premissa que lhe voto a maior deferência pelo que escreve acerca do nosso Clube e pelo que perpassa da sua natureza pelos seus modos, vejo-me obrigado a corrigi-lo quando afirma que ninguém pretendeu fazer do blog um espaço de discussão religiosa.
M. T., pouco após a sua chegada- quando ainda afirmava não suportar Jesus, o nosso treinador – foi o introdutor dessa temática descabida e sem precedentes por aqui, para mais com matizes ideológicas (e, portanto, duplamente divisivas) tendo começado, aliás, pelas últimas e de um modo ínvio, oblíquo, entrelinhas, uma táctica que prefigura uma total falta de respeito pela inteligência do conjunto dos tasqueiros. Terá julgado esse modo “subtil”, depois de lhe encomiarem a pena, o que é deveras penoso. Equivale a tomar-nos insultuosamente por desinformados ou incultos, mas deu-se mal: nós não somos os lampiões nem os andrades.
É, tanto quanto me lembre, a terceira vez que lho aponto, tendo nas anteriores citado especificamente os estatutos do SCP, coisa que desta vez o Frost fez o favor de fazer. O meu ponto resume-se a isto: o proselitismo religioso de qualquer natureza (mascarada de ”críticas” à rádio da capela del) e a apologia de qualquer ideologia política (sob a capa da hermenêutica e da teoria do direito) NÃO têm qualquer lugar na exegese das questões do Nosso Clube e NUNCA antes foram aqui praticadas, muito menos com o descaramento do último par de vezes.
Tem toda a razão quando afirma que esta é uma discussão potencialmente infinita. É precisamente por isso que tem de ser cerceada. Se há quem tenha o topete de conspurcar – é o termo – a tasca com estes assuntos espúrios e estranhos ao SPORTING, outros há capazes de detectarem esse género de bullshit (um anglicismo útil, neste caso) daqui até ao Sardoal… SL
14 Janeiro, 2016 at 23:53
Concordo plenamente.
14 Janeiro, 2016 at 22:56
Grande texto, Mário! Parabéns!
15 Janeiro, 2016 at 0:03
Uau….na linha daquela escrita a que nos habituou aqui na tasca, mas sem deixar de dizer o que deve ser dito a quem deve ser dito. Muito bom