No passado domingo aproveitámos a realização de um jogo U16 para promover um maior convívio e competição aos escalões mais novos. O Rugby Clube de Santarém fez deslocar à capital a sua pequena armada, que demonstrou galhardia nos confrontos de convívio, com bons movimentos e placagens em boas doses. Os nossos leões mais novos souberam estar à altura do adversário, com valentia e um bom jogo de mãos, mas acima de tudo com fair play de parte a parte… Um gosto.
Para a tarde estava reservada uma daquelas surpresas chatas, mas que fazem parte da vida de um Clube. Também por convocatória da A.R.Sul, o Santarém não conseguiu reunir o número de jogadores para disputar o jogo, mas ainda assim, jogou-se sevens, e que bem que se jogou … sorriu-nos a sorte deste jogo amigável, que agradecemos. Uma palavra mais, para desejar as rápidas melhoras ao nosso jogador, que recupere depressa, mas bem, pois vai fazer falta. Que venha mais forte. Numa nota de rodapé, parabéns ao nosso jogador, convocado para esse mesmo jogo da A.R. Sul. Ele merece, é um exemplo.
Para afagar mais um pouco o ânimo, somos o Sporting Clube de Portugal, demos o rugby a Portugal, e o verde a tantas camisolas… Demos as nossas riscas ao mais lindo equipamento do Mundo… É aqui que estamos, é aqui que pertencemos, é aqui que vamos ficar… Um passo de cada vez. Falo aqui em nome pessoal, mas por certo algumas pessoas mais se reverão nos nossos valores. Em breve irei passar um resumo simplificado das Leis do Rugby, para um melhor acompanhamento da modalidade, por todos os melhores adeptos da Europa. Sinto que está em falta…
*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio
10 Março, 2016 at 13:38
Como já dissw noutros post’s…
O Rugby não é “a minha especialidade”…
Sempre achei um jogo “engraçado”…
Gostava de ver aqueles fantásticos jogos de que eu pouco percebia…
Admirava-me que apesar da sua aparente “brutalidade” raramente haver alguém lesionado…
Ficam bem as camisolas do Sporting, no tronco desses “bravos” que não têm receio de se “lançar” ao chão…quando fazem os “lançamentos” (é assim que se chamam…aquelas jogadas com a oval na linha final…?)…!
SL
10 Março, 2016 at 13:38
Obrigado pela partilha!
Adoro rugby, o bichinho de voltar a jogar continua bem vivo.
O Escondidinho do Leão consegue só esclarecer se está previsto o rugby passar para os campos que serão construídos em redor do pavilhão João Rocha? Ou irá manter-se no EUL?
SL
10 Março, 2016 at 13:52
Mas os campos a construir à volta do Pavilhão terão as medidas necessárias para o Rugby…?
Abr e SL
10 Março, 2016 at 14:46
Pois é isso que não sei Max. E nem estou a ver bem como vão encaixar ali! Mas no projecto eles estão lá.
10 Março, 2016 at 18:15
Amigo talvez aqui “esteja” a resposta…:
“…LEÕES PROLONGAM UTILIZAÇÃO DO ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA POR 10 ANOS
Protocolo foi esta quinta-feira assinado
Leões prolongam utilização do Estádio Universitário de Lisboa por 10 anos
O Sporting anunciou esta quinta-feira que renovou o protocolo com a Universidade de Lisboa, estabelecendo um acordo que prevê a utilização de instalações do Estádio Universitário nos próximos 10 anos e o investimento leonino em algumas das valências.
Parte da formação do futebol e a equipa de râguebi do Sporting já treinam e utilizam relvados daquele complexo desportivo e o vice-presidente leonino Vicente Moura manifestou o desejo de que se estenda no futuro a outras modalidades.
“O Estádio Universitário tem condições excecionais, mas também tem despesas e o Sporting vai aqui investir algumas verbas no sentido de renovar e modernizar as instalações que vai utilizar. Espero que este protocolo tão importante tenha cópias para outras modalidades. Aqui também treina a equipa de râguebi, provavelmente também seria bom que o atletismo pudesse usufruir destas pistas, e acho que estamos num ponto de partida e não num ponto de chegada”, afirmou Vicente Moura.
O Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, destacou, por seu turno, que esta parceria com o Sporting pode potenciar a utilização do recinto “porque o Estádio Universitário foi integrado na Universidade de Lisboa, mas está ao dispor de toda a comunidade da cidade”.
“Espero que seja uma colaboração que traga muita juventude para praticar desporto aqui no estádio e que faça com que as instalações, de que nos orgulhamos e que têm esta qualidade visível, sejam utilizadas por aqueles a que se destina, que é a comunidade de Lisboa”, concluiu.
Autor: Lusa
Abr e SL
10 Março, 2016 at 14:33
Está claramente em falta. Mesmo eu que conheço as regras preciso de um refresh, pois não jogo há mais de 10 anos e só nesse tempo tive contacto com as leis do jogo.
Já agora, faz falta também um post que explique o porquê da época abaixo das expectativas que estão a fazer os nossos seniores.
Julgo que só uma equipa desce à 2ª divisão…estou certo?
10 Março, 2016 at 14:42
Por acaso ha pessoal q devia levar uma esfrega de rugby… pq ate iam ver o futebol doutra forma…
Rugby onde se trocasse a bola apenas por recreação sem o mínimo de objectividade e correr para frente para marcar um ensaio ou, naqueles momentos da verdade, de mandar um pontapé de ressalto e virar um jogo…sem isso o rugby não existiria!
Alias…a Alma Máter do Sporting futebolistico que empolga Alvalade tem as suas raízes precisamente no Rugby, onde o q importa é ir para frente sem medos que nem Leões!
Escondidinho do Leão…disse tudo?? 🙂
10 Março, 2016 at 14:44
pode ser que um dia o Tomás Morais faça parte da estrutura do Sporting (o convite foi feito, mas esqueçam lá isso nos tempos mais próximos)
10 Março, 2016 at 14:49
Sem dúvida. Quanto à época abaixo das expectativas… quase todos os anos a equipa é diferente. Muitos jogadores com qualidade saem, e a sua substituição é complicada. Qaunto aos campos à volta do pavilhão… era uma ideia mas não deve avançar. O que se marca na linha de ensaio… é um ensaio. Um abraço.
10 Março, 2016 at 15:35
É pena.
Termos as modalidades mais perto do estádio faria com que voltassem os pré-match miticos (que infelizmente não vivi mas que ouvi falar).
10 Março, 2016 at 17:11
Nem a propósito:
“O emblema de Alvalade prolongou, esta quinta-feira, por mais dez anos, o vínculo que o liga às instalações da Cidade Universitária, num protocolo que prevê o investimento no complexo desportivo e a utilização do mesmo pelo clube.
Com a assinatura deste acordo, a utilização dos relvados daquele espaço académico por parte de algumas equipas leoninas, como a de râguebi, fica assegurada para a próxima década.
«É de facto uma parceria de que precisamos para a formação, para o futebol, para a utilização dos espaços técnicos e dos relvados. O Estádio Universitário tem condições excecionais, mas também tem despesas e o Sporting vai aqui investir algumas verbas no sentido de renovar e modernizar as instalações que vai utilizar. Espero que este protocolo tão importante tenha cópias para outras modalidades. Aqui também treina a equipa de râguebi, provavelmente também seria bom que o atletismo pudesse usufruir destas pistas, e acho que estamos num ponto de partida e não num ponto de chegada», disse Vicente Moura, vice-presidente dos leões, que representou o Sporting ao lado do presidente Bruno de Carvalho.
António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa, manifestou igualmente o seu agrado pela assinatura do protocolo: «É uma parceria que vale a pena porque o Estádio Universitário foi integrado na Universidade de Lisboa, mas está ao dispor de toda a comunidade da cidade. Espero que seja uma colaboração que traga muita juventude para praticar desporto aqui no estádio e que faça com que as instalações, de que nos orgulhamos, e que têm esta qualidade visível, sejam utilizadas por aqueles a que se destina, que é a comunidade de Lisboa».”