6 de Maio de 2000… Uma vitória frente ao rival de carnide, no velhinho estádio José de Alvalade, devolvia-nos o campeonato que nos escapava há 18 anos…

Naquele Sábado, o dia começou bem cedo. Já com a Stromp verde e branca vestida, ainda em casa, ultimava os preparativos para rumar a Alvalade, ansiosa mas confiante de que a noite seria longa e repleta de emoções fortes. Em modo romaria, seguimos para Alvalade vestidos a rigor, os rostos pintados de verde e branco, inundados de paixão, determinação e confiança! O nosso Sporting seria campeão! NÓS SERIAMOS CAMPEÕES!

No topo Sul, nenhuma voz vacilava, os cânticos aqueciam os mais friorentos nas bancadas de cimento. Em campo, dominávamos a partida mas também falhávamos muitos golos… Logo aos 3 minutos uma bola no poste, aos 21 Ayew falha um golo que parecia garantido e zero a zero no intervalo…. Na 2ª parte continuava a chuva de golos falhados. Nem o André Cruz, que não falhava de livre, conseguia marcar. Já chovia em Alvalade. O ambiente era fantástico. E só podia ser assim… Acreditámos sempre! Nas bancadas ninguém baixava os braços nem amenizava as vozes! Aos 87 minutos, livre para o carnide. Sabry gela Alvalade.

Por instantes, nos rostos, a chuva confunde-se com lágrimas e o nó na garganta impede-nos de cantar…  De rastos no relvado e nas bancadas, o leão que alimenta este grande amor dentro de cada um que estava naquele estádio, ergue-se novamente e o rugido que se ouve é único: Nós acreditamos em vocês e UNIDOS SEREMOS CAMPEÕES! Ou nos unimos agora como equipa, ou morremos como indivíduos!

14 de Maio de 2000… Última jornada do campeonato 99/00. O Salgueiros se perdesse descia de divisão. Ao Sporting, não havia margem para erro. Só a vitória nos daria o titulo. O jogo parecia um final de Hitchcock, a adrenalina atingiu níveis semelhantes aos preços dos bilhetes (150 euros ou 30 contos no velhinho escudo)… Ao intervalo ainda não havia golos. Aguenta coração de leão! No final, o Sporting Clube de Portugal vence por 4 – 0, com 2 golos de André Cruz, 1 de Di Franceschi e 1 de AldoDuscher.

Não consigo descrever por palavras o que aconteceu depois do apito final de Jorge Coroado. As lágrimas desta vez caíram-me de alegria. A 1ª coisa que me ocorreu foi ligar ao meu pai (um grande sportinguista cujo coração de Leão não lhe permite acompanhar estas adrenalinas) e chorar com ele… – “Somos campeões, pai! Somos campeões, pai!” . Todo o país vestiu-se de verde e branco… A romaria voltou a Alvalade onde pelas 5h da madrugada de 15 de Maio de 2000, jogadores, dirigentes, adeptos, uniram-se num abraço comum…

É certo que não estamos a uma jornada do fim. Mas também é certo que somos a melhor equipa deste campeonato, a que joga melhor futebol. Se o futebol português primasse pela justiça e fair play, se não existissem passadeiras vermelhas na zona de carnide, neste momento, também é certo que estaríamos em 1º lugar, com 4 ou 5 pontos de vantagem. Nunca baixem os braços. SOMOS SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

 

ESCRITO POR Fátima Matos
*às quartas (esta semana a fila de cozinheiros dura até quinta), a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]