Os dados sobre a utilização de jogadores nos campeonatos europeus, revelados esta semana pelo estudo anual do Observatório do Futebol/CIES, são… limpinhos, limpinhos. Tão limpinhos, que nem um tal de Luís Sobral e o seu MaisFutebol resistiram a fazer um bom resumo do documento (e, imagine-se, o Record, chefiado por um senhor que assina uma coluna de opinião intitulada “olho de falcão”, dá capa ao assunto).
Então, vamos a números porque há pessoal que não pode viver sem eles:
#. Os clubes com mais jogadores formados a competir nos campeonatos analisados: Ajax (69), Partizan (66), Barcelona (61), SPORTING (52), Hajduk (52), Estrela Vermelha (50), Sparta Praga (46), Real Madrid (46), Dinamo Zagreb (45), Feyenoord (44), Dinamo Kiev (44), MTK (43), Shakhtar (43), Dinamo Minsk (41), Osijek (41), Slavia Praga (39), Levski Praga (37), fcPorto (37), Arsenal (36) e Bayern Munique (36). O Benfica (32) não aparece nos 20 primeiros.
#. Portugal tem apenas 12 por cento jogadores oriundos das escolas dos clubes a representar as equipas principais, o quarto registo mais baixo entre os 31 campeonatos analisados por este estudo, à frente apenas da Rússia, Turquia e Itália.
#. Só há três clubes da Liga acima da média europeia (21,2 por cento): Sporting (33 por cento), Marítimo (28) e V. Guimarães (23,1). No outro extremo estão Olhanense e Arouca, com zero jogadores formados. O Benfica tem 6,9 por cento e o FC Porto 4,2 por cento.
#. Entre os 31 campeonatos analisados, o FC Porto ocupa o segundo lugar em absoluto, com 83,3 por cento de estrangeiros, atrás apenas dos italianos do Inter (88.9). O Benfica é oitavo (79.3).
#. A Liga portuguesa continua a estar no «top 5» no que diz respeito a jogadores estrangeiros.
# Portugal é o sexto maior exportador de jogadores. Os portugueses vão sobretudo para Chipre, Roménia, Grécia e clubes médios em Espanha. Os lugares deixados vagos não estão a ser ocupados por jovens, mas por estrangeiros (quantos deles de qualidade sofrível)
E escreve o águia Sobral:
[…] Em Portugal, FC Porto e Benfica escolheram o caminho do negócio. Procuram futebolistas relativamente novos, no estrangeiro, e tentam vendê-los dois ou três anos mais tarde. Os dois clubes mantêm relações próximas com fundos de investimento, que ficam com percentagens relevantes dos melhores jogadores. No meio do turbilhão de entradas e saídas, os jogadores da casa raramente dispõem de espaço e tempo. Como ambos os clubes marcam presença constante na Liga dos Campeões, o modelo não sofre alterações nem é contestado pelos adeptos. Sobrevive à crise e a uma ou outra mudança de treinador.
[…] O Sporting é o clube grande que mais espaço dedica aos jogadores formados. O estudo reflete esse ponto. O produto Sporting é apreciado em Alvalade e em outros clubes. Foi com uma mistura inteligente entre formação e estrangeiros mais velhos que o Sporting viveu o último período de estabilidade, com Paulo Bento no banco. Nesse tempo manteve-se perto da Liga dos Campeões e discutiu quase sempre o título, Na altura parecia pouco, logo se percebeu que era a base para a estabilidade. O regresso à tranquilidade está a ser conseguido a partir da mesma receita.
Os clubes têm toda a legitimidade para escolher o melhor caminho, mas discordo dos que afirmam que não é possível ter sucesso a partir de uma formação forte. E nem preciso de citar os exemplos de Barcelona (16 da formação na equipa principal), Arsenal (10) ou Real Madrid (7). Basta olhar para o Ajax (12), que domina o futebol holandês a partir da sua famosa escola.
Como o Sporting está a demonstrar esta época, competir com os melhores não tem a ver com os milhões investidos. Ou pelo menos não tem a ver apenas com isso. Felizmente para o futebol, ganhar ainda depende muito de saber manter uma linha coerente, ter uma equipa técnica competente e verdadeiramente alinhada com a estrutura do clube (não chega escrevê-lo na capa de um jornal…) e um conjunto de jogadores equilibrado e focado. Está por provar que o caminho da formação é incapaz de ganhar títulos e gerar equilíbrio financeiro.»
p.s. (nota da Tasca): entretanto, parece que o Esgaio é o senhor que se segue a ser entregue aos cuidados de Leonardo Jardim.
22 Janeiro, 2014 at 8:19
Muito orgulho neste rumo traçado! Formação é o caminho!
Confirma-se a subida do Esgaio à equipa principal? Espectáculo!
E assim abrem-se oportunidades para o Matheus e o Podence (que jogador!) na equipa B!
22 Janeiro, 2014 at 9:34
O Podence é craque. E ainda só tem 18 anos.
22 Janeiro, 2014 at 9:46
Leão à solta espero uma foto do Daniel Podence com o Bruno Carvalho a anunciarem a renovação até 2019!
22 Janeiro, 2014 at 10:32
E o Ponde, algumé tem visto alguma coisa dele? Onde anda a jogar? B ou juniores.
22 Janeiro, 2014 at 10:40
anda a jogar na equipa b
22 Janeiro, 2014 at 11:27
O Ponde, os poucos jogos que vi da equipa B, deixou-me um pouco desapontado.
22 Janeiro, 2014 at 11:51
Sim, sem posição fixa na equipa…
O Ponde ainda é júnior. Calma. Precisa de um treinador que o oriente bem. O Abel só faz merda.
22 Janeiro, 2014 at 11:51
falta-lhe um “nce.”
22 Janeiro, 2014 at 9:06
A publicação desse estudo está a fazer esgotar os stocks de medicamentos para a azia.
Cherba, águia Sobral? não quererias escrever lampião Sobral?
22 Janeiro, 2014 at 12:17
o “águia” deve ser em respeito pelas palavras certeiras que disse.
22 Janeiro, 2014 at 9:08
OFF-TOPIC (ou talvez não, reforça a aposta nos da casa):
Jeffren próximo do Rayo Vallecano, segundo a capa d’ O Esférico.
22 Janeiro, 2014 at 9:18
Com Esgaio vai ser sempre a Esga(lh)iar!
22 Janeiro, 2014 at 11:28
Ja estou a ver a curva a cantar : oh esgaio , esgalha ai uma.
22 Janeiro, 2014 at 9:30
A aposta na formação está presente de forma inequívoca na cultura do Sporting. Por mais que outros se tentem apropriar indevidamente deste património, a verdade é que formação em Portugal é Sporting. Isso sempre me encheu de orgulho e hoje de satisfação ao ver que voltamos a apostar de forma coerente novamente neste caminho. Estou certo que a equipa B terá um papel fundamental para que este caminho possa ser aliado a sucessos desportivos. No dia em que isso acontecer, ninguém nos parará e aí os nossos rivais perceberão que o caminho que seguiram só lhes trouxe sucessos de forma imediata, mas não continuados! Incha Lá!
22 Janeiro, 2014 at 9:37
Bom diiiiia,
Mais um belo IIIIIIIIIIINNNNCCHAAAAAAAAA. Somos os maiores (em tudo)
SL
22 Janeiro, 2014 at 9:42
Mais tarde ou mais, vão seguir o nosso caminho.
Nenhum clube português aguenta ter orçamentos de 100 milhões durante muito tempo.
Só que nós temos know-how e matéria-prima. Eles não. Por isso, temos alguns anos de avanço.
Estou curioso para ver em que posição o Esgaio vai evoluir. Vai substituir o Cédric para o ano ou recuperar uma posição algo esquecida no futebol de hoje, a de médio interior direito?
Cherba, permite-me este off topic nostálgico:
Ontem ao ver a história do Cadete fiquei a pensar. O Cadete era um herói sportinguista da minha adolescência, vibrei tantas vezes com os golos dele no velho Alvalade. Custou-me vê-lo assim. Chupado em 2 divórcios…
Nunca o cataloguei como traidor. Foi empurrado de Alvalade pelo abominável Queiroz (incrível como este gajo sempre teve o condão de destruir a carreira dos outros, sem destruir a dele), não saiu porque quis.
Tendo em conta a quantidade de pseudo-sportinguistas que por lá passaram (domingueses, valentes e pedrosas), o cadete talvez merecesse uma oportunidade. Lá porque jogou uma época no slb (já em decadência e porque nós não o quisemos), nunca o ouvi dizer que queria roubar um título ao Sporting ou renegar o seu sportinguismo, como outros fizeram.
22 Janeiro, 2014 at 10:05
Se calhar tens de revisitar o caso…desde as frases na apresentação “Sempre quis jogar no SLB” e “Tenho o SLB no coração!”, ainda vi o Beto marcar 2 golos na própria contra o SLB em disputa directa de lances com ele e ele a festejar como se tivesse ganho o campeonato e anda vir dizer que tinha sido ele a marcar e que estava radiante por bisar num jogo contra o Sporting…
Até que percebeu que o Sporting andava á deriva e ser Sportinguista podia dar-lhe um taxo…ou nunca ouvis-te a expressão “no coração do Cadete cabe o mundo”, uma vez que sempre que era apresentado em qualquer clube era um clube que tinha no coração…
Não desejo a ruína e decadência de ninguém e espero que a vida dele dê uma nova volta e que ele tenha sorte, mas no Sporting não o queria nem pintado!
22 Janeiro, 2014 at 10:21
De acordo. Lembro-me bem de uma expressão dele quando veio jogar a Alvalade, que foi qualquer coisa como: “até a relva vou comer”. Para mim ficou logo riscado.
22 Janeiro, 2014 at 18:21
+1 … odeio o gajo. Rei dos fora de jogo.
22 Janeiro, 2014 at 10:37
Concordo com o Tiago.
Valverde comoveu-se com a reportagem da SIC, compreende-se…
Mas eu lembro-me que foi Cadete que forçou a saída para o estrangeiro. Queria ser vedeta como os outros…
Quando regressou foi para o benfica, e teve atitudes que os sportinguistas não esquecem. E muitos não lhe perdoam.
E quando dizes que foi Queirós quem o ‘empurrou’ para fora do Clube, isso não é verdade. Ele é que se incompatibilizou com o treinador, por causa dos seus tiques de vedeta. Achava que tinha a titularidade garantida por ser afilhado do presidente Cintra. Mas o treinador tinha legitimidade para pôr a jogar quem ele achava que lhe dava mais garantias…
Como disse, ele é que forçou a saída, e lembro-me que até fez um género de boicote jogando mal de propósito para que o Clube o deixasse sair.
Para mais, a SIC publicou ontem mais imagens dele com a camisola do benfica (mostrando uma garra impressionante, parecia que era benfiquista desde pequeno) por isso porque não ser esse clube a ajudá-lo, já que é tão rico? Ou o Evangelista:ajudava-o, e até podia aproveitar o caso para falar mal do Sporting como gosta tanto de fazer
22 Janeiro, 2014 at 10:43
as imagens da sic, têm a sua logica, na altura em que ele esteve no benfica era a sic quem detinha os direitos televisivos do benfica, logo têm um acesso mais fácil a essas imagens do que a outras.
quanto ao evangelista falar mal do Sporting, bem é falar do que não sabes, para variar.
antes de dizeres mais baboseiras vai ver o ultimo report tv da sportv e vais ver o mal que o evangelista diz do Sporting
22 Janeiro, 2014 at 10:49
Vai cagar que isso passa-te…
22 Janeiro, 2014 at 10:58
ariel, o jornalista da sic foi um pouco mauzinho….não foi buscar nenhuma imagem de arquivo dos tempos do Sporting (RTP provavelmente) só Celtic, Seleção e Benfica.
Que culpa tem o Cadete da sua edição? Eles marcou muitos mais golos com a nossa camisola.
22 Janeiro, 2014 at 11:10
Pois marcou. E a malta gostava dele. Eu gostava dele…
Mas ele teve atitudes muito feias para com o nosso Clube com aquela outra camisola vestida.
Parecia que tinha ódio ao Clube.
De qualquer modo, eu não lhe desejo mal, e ele é o culpado por ter perdido tudo.
Faça-se à vida, como os outros cidadãos…
22 Janeiro, 2014 at 10:58
Eu vi o Evangelista dizer que o Sporting não pagava os subsídios e era um dos clubes incumpridores quando na altura o Sporting tinha um acordo com os jogadores para distribuir os subsídios pelos 12 meses…falou do que não sabia! O Habitual quando é falar contra o Sporting!
Se achas que isto é dizer bem do Sporting…Não me lembro de ele ter feito alguma vez alguma referencia a outro clube grande…
22 Janeiro, 2014 at 11:06
vai ver o programa que eu disse, não tens de pesquisar muito aquilo deu na semana passada
22 Janeiro, 2014 at 11:17
Se o Lucílio Baptista aparecer na televisão a dizer bem do Sporting apaga tudo o que ele disse/fez antes?!?!
22 Janeiro, 2014 at 11:19
la estão vocês com a mania da perseguição, tudo o que não seja bajulação é logo dizer algo contra o clube
22 Janeiro, 2014 at 11:25
Dizer que o Sporting não paga salários e que não cumpre a lei é só não bajular o clube?! Ok! Aquilo foi um ataque ao Sporting e era mesmo essa a intenção! Se não porque crl ele ia dizer isso?!
22 Janeiro, 2014 at 11:27
porque seria a informação que tinha, ou sera que tinha dotes adivinhatorios e sabia que o Sporting pagava de forma diferente as coisas
22 Janeiro, 2014 at 11:44
Antes de vir dizer que a mulher matou o marido na praça publica porque ouviu dizer devia de confirmar se ele não morreu de causas naturais fds! Esta merda é tão lógica que nem percebo algumas merdas que defendes! Achas que acusar o Sporting de não pagar salários não foi um ataque?!
22 Janeiro, 2014 at 11:47
mas a tua definição de ataque é algo muito à frente. como eu disse para vocês é tudo deliberado.
22 Janeiro, 2014 at 11:54
Epah…chamar caloteiro e fora da lei para mim costuma ser um ataque! Não sei se a ti não é…epah a mim é! (O que ele disse foi que a liga tinha de fazer alguma coisa para acabar com as aldrabices, que havia montes de clubes que não pagam os ordenados aos jogadores, entre eles o Sporting). Devo ser eu que sou muito exigente! Não gramo dizer que sou ladrão…é uma cena que me chateia…
22 Janeiro, 2014 at 11:57
ah numa altura em que saiu uma lista da liga com os clubes com salários em atraso e o Sporting estava lá, ah ok a culpa foi do evangelista
22 Janeiro, 2014 at 12:02
Qual lista qual crl…achas que a liga fazia ou alguma fez uma lista com clubes incumpridores?! O Evangelista queria que a Liga fizesse alguma coisa e foi ele que disse que o Sporting não cumpria….fds…investas os factos e moldas para ver se confirmam a tua razão…
22 Janeiro, 2014 at 11:23
Riga : E porque não vais tu ver esse gajo a criticar o Sporting? Tb não tens que pesqueisar muito. Vais ao google e escreves Evangelista Sporting.
22 Janeiro, 2014 at 11:25
criticou e também já elogiou, mas isso já não vos interessa….como sempre, alias tudo o que não seja bajular acham que é atacar
22 Janeiro, 2014 at 11:32
Bajular? Eu quero que esta gente meta as bajulações no real cagueiro.
22 Janeiro, 2014 at 11:35
Tu pelos vistos é que gosta de bajulações. O homem elogia uma vez o Sporting e agora vamos esquecer todas as vezes que falou mal de nós e nos acusou.
22 Janeiro, 2014 at 11:38
não vocês é que gostam de bajulações , é o que vê nos comentários feitos, tudo o que não seja a bajular a equipa ou algo da direcçao é considerado um ataque, alias até utilizam a vossa falta de poder interpretativo de português e a mania de perseguição cronica para isso
22 Janeiro, 2014 at 11:40
Riga : Vai ao google ver o que significa bajular e depois volta aqui para discutirmos português.
22 Janeiro, 2014 at 11:42
não preciso ir ao goolge, vejo isso aqui em inúmeros comentarios
22 Janeiro, 2014 at 15:01
Mais um bocado ainda se descobre que o Evangelista é sócio do Sporting e fala mal só para não dar nas vistas.
Fdx um gajo que sempre que um assunto envolve o Sporting é dos pirmeiros a vir criticar, agora só porque deu uma entrevista já é bom? Juizo pede-se
22 Janeiro, 2014 at 11:50
E qual foi a posição desse Evangelista no caso do Bruma? Tb sabes?
22 Janeiro, 2014 at 11:53
o presidente do sindicato dos jogadores seja em que circunstancia for tem de defender os jogadores contra os clube, não é defender os clubes contra os jogadores
22 Janeiro, 2014 at 12:01
Ao menos ao gajo pagam-lhe para fazer figura de parvo e defender o indefensável…
22 Janeiro, 2014 at 13:56
“Ao menos ao gajo pagam-lhe para fazer figura de parvo e defender o indefensável…”
TOP, lol!
22 Janeiro, 2014 at 13:59
Yah… very top…
Ao nível da do Leão à Solta de ontem “e limpo o cu ao quê?”
22 Janeiro, 2014 at 13:01
Eu vi essa reportagem e o qu. tem?o evangelista sempre falou mal do Sporting e muitas vezes estava errado e por agora vir dizer o óbvio por uma vez,onde fala que o Sporting dá oportunidade a jovens e tal já é bom para nós?orienta te caralho!
22 Janeiro, 2014 at 11:05
Tu arranjas mesmo desculpa para tudo, não é? Para ti, a conjugação de má-vontade e sacrossanta comunicação social é um conceito a tender para o impossível, não é?
(São perguntas retóricas, agradeço que não respondas, apenas que reflitas sobre elas)
22 Janeiro, 2014 at 11:53
Ya rigaboss, é bue dificil achar vídeos do Cadete no Sporting…
22 Janeiro, 2014 at 11:56
a sic duvido que tenha nos seus arquivos
mas não vou discutir com quem apenas percebe de bola e não de futebol
22 Janeiro, 2014 at 11:58
Tem da selecção, do benfica e do Celtic. Só não tem do Sporting. Esta merda é galo, caraças.
22 Janeiro, 2014 at 12:00
do benfica eram eles na altura que tinham os direitos, do celtic, foram buscar da televisão escocesa, da selecçao todas as televisões têm
22 Janeiro, 2014 at 12:02
Então do Sporting não foram buscar porquê? Não percebi. Mas tu deves ter uma explicação para isso.
22 Janeiro, 2014 at 12:08
Maria eles não têm imagens do Sporting porque a televisão só chegou a Portugal em 1998 na altura da Expo.
Antes disso todos ouviam os jogos pelo rádio.
22 Janeiro, 2014 at 13:57
Maria, toda a gente sabe que é muito mais fácil ir buscar imagens à Escócia!
Ou então foram confundidos pelas camisolas, eles achavam que eram imagens do Sporting e não do Celtic…
22 Janeiro, 2014 at 12:05
Sim porque eles não passaram imagens da altura em que ele estava no Sporting nem nada…
Mas eu não vou discutir com quem não percebe nem de bola nem de futebol (se é que há diferenças vá…)
22 Janeiro, 2014 at 12:07
tu não percebes nada de futebol, mesmo nada, vê-se pela tua analise aos jogadores
e sim existem diferenças: falar de bola é o que tu fazes coma mania que sabes as coisas, falar de futebol é para outro nível que tu não consegues atingir.
22 Janeiro, 2014 at 12:09
Então tu falas de futebol? Com quem já agora?
Com o Godinho ou com o Soares Franco?
22 Janeiro, 2014 at 12:11
Um dia hei-de conseguir falar de “futebol”, por enquanto contento-me a falar de “bola” aqui com o resto do pessoal…
MEU DEUS, DAI-ME COMPETÊNCIAS PARA FALAR DE “FUTEBOL”! ESTOU FARTO DE SER UM MERO CIDADÃO QUE FALA DE “BOLA” COM OS AMIGOS!
22 Janeiro, 2014 at 12:12
falo com quem saiba e por aqui ainda são poucos
22 Janeiro, 2014 at 12:16
És tu e mais quem?
22 Janeiro, 2014 at 12:16
Desculpa a pergunta mas… Sofres de esquizofrenia ou algo do género?
22 Janeiro, 2014 at 12:19
felizmente por aqui existe quem saiba falar de futebol e não de teorias mirabolantes e não tenha medo de criticar
não não sofro de esquizofrenia, sei muito boem do que falo e os conhecimentos que tenho
22 Janeiro, 2014 at 12:24
Como estamos de ressaca da bola de ouro e da condecoração do Ronaldo, eu acho que há outros prémios também importantes a serem atribuídos.
E tomo a liberdade de dar o pontapé de saída para o novo prémio a atribuir para o melhor comentador de FUTEBOL (não confundir com bola nem outras coisas reles do género) aqui da Tasca.
Parabéns rigaboss, o PRÉMIO PROFESSOR NECA correspondente a 2013 é teu! Espero que este ano nos continues a presentear com as tuas análises detalhadas sobre todos os jogos e que corrijas o Cherba com frequência quando ele no “Bloco de Notas” troca as nacionalidades dos jogadores!
http://1.bp.blogspot.com/-3yN9DnRS3IU/T2fB1ld5qKI/AAAAAAAAG0E/t2Q-m4rkPS4/s1600/Ai%CC%81%2BProfessor.jpg
22 Janeiro, 2014 at 12:27
Tu queres ver que quem sofre de esquizofrenia sou eu?
22 Janeiro, 2014 at 12:29
Por favor, peço que faças um discurso para a imensa plateia aqui presente.
Como é para ti receber este prémio?
Achas que a atribuição deste prémio é um factor de motivação para todos aqueles cidadãos comuns que discutem bola com os amigos possam aperfeiçoar as suas análises e tornarem-se comentadores de futebol?
Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão Bonaparte?
22 Janeiro, 2014 at 10:55
sinceramente não me lembro dessas declarações. nunca o vi assumir-se como benfiquista,
nem falar mal do Sporting. posso estar errado, admito. mas não o confundo com simões nem moutinhos.
possivelmente teria tiques de vedeta quando saiu, mas lembro-me bem que foi queiroz que implicou com ele e não o contrário. tanto que teve de sair pela porta pequena. e a história deu-lhe razão, porque queiroz no Sporting foi um cancro.
Não acho que seja um questão de dinheiro (também já estive desempregado e não queria dinheiro, queria uma oportunidade), o que o derrotou mesmo foram outras batalhas da vida.
Não sei se ele merecia que o Sporting lhe desse a mão….só acho que somos um clube diferente.
22 Janeiro, 2014 at 11:05
1º O Facto do Queiroz ser um cancro (que é) não lhe dá o direito de fazer birra…e lembro-me bem que foi uma birra bem feia!
2º Oportunidades?! Ele teve muitas oportunidades…rebentou foi com tudo! E como era um pesetero descomunal acabou por não deixar saudade em lado nenhum e por isso ninguém lhe dá a mão…ou achas que por exemplo se o Sá Pinto precisasse o Sporting não lhe dava a mão?! Ou o Eusébio e o Rui Costa em relação ao SLB?!
3º Sim…o Sporting é diferente! Deve sempre lembrar e honrar os que por ele suaram, lutaram e foram fieis! Ser diferente não deve nunca ser confundido com ser a Santa Casa da Misericórdia! Andamos a limpar o lixo e os tachos que para lá andam para agora dar ao Cadete! Digo-te que ficava bem fdd por sair o Manuel Fernandes por ganhar muito (não discuto a opção…é um facto…) e depois ver entrar um qualquer Cadete da vida…
4º A diferença dele para o Simão ou para o Moutinho é que esses eram grandes jogadores e fizeram a diferença contra o Sporting e a favor dos clubes rivais que representaram! E isso deixa ainda mais aceso o ódio e a chama contra eles! Se eles contassem tanto para o totobola como contou o Cadete, daqui a 10 anos ias achar o mesmo deles que achas do Cadete…não te lembrarias bem…
22 Janeiro, 2014 at 11:08
pera ai então o venancio e o dominguez por exemplo já não foram “tachos”?
22 Janeiro, 2014 at 11:19
Domingues que eu saiba (e para mim infelizmente) saiu…o Venâncio não sei o que ele faz mas o Venâncio jogou pelo SLB contra o SLB?! Disse que tinha o SLB no coração?!
22 Janeiro, 2014 at 11:20
* contra o SCP?!
22 Janeiro, 2014 at 11:24
o venancio não foi la metido, tal como o dominguez no regime que vocês chamam de “tacho”? o que é que ele faz? é treinador na formaçao
22 Janeiro, 2014 at 11:28
O Domingues saiu do Sporting com o Bruno de Carvalho por isso é um exemplo estúpido e que ainda me dá razão! Para além disso tacho não é tudo o que eu não saiba o que fazem! Eu só quero no Sporting quem o Sporting precisa! Era só o que faltava dar lugar a alguém só porque precisa de dinheiro! Isso é um tacho e é isso que pede no seu comentário…Que caralho pode ele acrescentar ao Sporting?!
Comparar a dedicação e devoção do Venâncio à do Cadete nem merece mais comentários…
22 Janeiro, 2014 at 11:34
qual é a diferença da entrada do venancio com esta direcçao com a de ex jogadores que entraram com a direcçao anterior?
é que entraram exactamente pelo mesmo motivo e não é propriamente pela dedicação ao clube ou a sua experiencia como treinador
22 Janeiro, 2014 at 11:39
Fds riga…lê o que eu escrevi! O Manuel Fernandes entrou pela mão da direcção anterior e eu não questiono que não era tacho fds…o que eu digo é exactamente que não aceitaria ver sair o Manuel Fernandes por contensão de custos (bem ou mal…) e depois ver ser contratado o Cadete porque está em dificuldades! Não percebo a puta de argumentação que estás para aí a ter…Achas bem contratar o Cadete é?! Porque o senhor está em dificuldades?! Eu não disse que os de antes era tacho e os de agora não são! O que eu digo é que andam a fazer uma limpesa e contensão de custos para depois dar um lugar a quem tem dificuldades?!
22 Janeiro, 2014 at 11:41
mas o cadete, que vocês criticam, só foi para o benfica porque o Sporting na altura cagou nele e ele como profissional que era foi jogar para onde o queriam.
E sim ele foi corrido do Sporting e é mentira que ele lá fora não foi bom.
22 Janeiro, 2014 at 11:52
Então e o Sporting como clube de futebol e como profissional não tem de funcionar como a Santa casa e dar trabalho e quem precisa! Desejo-lhe o melhor para a vida e que tenha sorte e que dê a volta! Não o quero é no Sporting por tudo! Há tantos Sportinguistas de alma, raça e amor que não estão no Sporting ia agora ter um que disse: “Tenho o Benfica no coração!” ou que estava em extase por bisar contra o Sporting (coisa que nem sequer aconteceu porque foram 2 na própria do Beto)!
Eu não disse que ele não foi bom…o que eu disse é que no final foi pesetero para todos! Se deixou assim tanta saudade que vá para lá pedir trabalho que se ele foi assim tão adorado certamente que lho dão!
Fds…defendes cada merda!
22 Janeiro, 2014 at 11:54
excepto se foram apoiantes nas eleições.
22 Janeiro, 2014 at 13:46
Só para o riga ver.
http://www.youtube.com/watch?v=IUS-fsqa6EY
Vê no final a atitude do Sr. Cadete e depois vê se os sportinguistas que não gostam dele não têm razão.
22 Janeiro, 2014 at 11:32
o Venâncio é treinador dos iniciados, o Dominguez está na Colômbia, no Real Cartagena, no âmbito do protocolo com o Sporting. O Dominguez chegou ao Sporting quando o Sá Pinto agarrou na equipa principal, se não me falha a memória, o Venâncio, creio, começou a trabalhar com esta direcção.
22 Janeiro, 2014 at 14:08
foda-se, riga. se fosse a história de mais um tuga que teve de emigrar porque a vida cá anda fodida para muita gente, punhas-te logo a papaguear camilos lourenços e outros paineleiros putinhas do governo. como é a história triste do Cadete vens logo com fantochadas. Desejo toda a sorte ao Cadete, mas o Sporting é maior. Ainda para mais é um clube que ainda há pouco tempo teve de mandar sair várias pessoas, pelas mais diversas razões. Fê-lo com dignidade (e as devidas indemnizações) mas estou em crer que terão saído pessoas humildes com muitos mais anos de Sporting. E que não têm pela frente oportunidades como as que o Cadete desperdiçou. A reportagem sobre o Cadete é um alerta para os perigos do futebol, não é nenhuma campanha para dar emprego a ninguém.
e porra, pá, à primeira crítica és logo incapaz de racionalidade. Este é um dos blogues mais lidos do país, com vários posts a chegar logo às centenas de comentários. Mas é sempre o mesmo: só tu viste a luz enquanto o resto da humanidade nunca abandonou a caverna.
22 Janeiro, 2014 at 14:13
eu nunca defendi em nenhum comentário que se tinha de dar um trabalho ao Cadete, apenas referi a quem falou nos tachos da anterior direção, que nos vejo a criticar o mesmo em relação a esta que também tem os seus tachos, mas a culpa continua a ser da anterior.
22 Janeiro, 2014 at 11:18
Tiago, se há coisa que a vida me ensinou em 35 anos é que os fdp se safam sempre.
A diferença entre simões/moutinhos é estes são filhos da puta (que chuparam o Sporting e cuspiram no prato).
A prova de que o Cadete não é fdp, é que não se safou e foi bem chupado por toda a gente.
22 Janeiro, 2014 at 11:20
Isso prova que ele é estupido…não que não foi fdp…
22 Janeiro, 2014 at 11:26
Qual o sportinguista que não vibrou com os golos de Cadete? (os que têm idade para isso, claro)
Cadete podia ter ficado na nossa historia pra sempre. Algo correu mal , provavelmente manias de vedeta (como diz o Ariel). O que é um fato é nao demosntrou o respeito e a dedicação ao SCP que eu esperava. Que á vida lhe sorria é o que lhe posso desejar.
22 Janeiro, 2014 at 11:42
Damas, já estivemos juntos uma vez, por isso sei que tens idade suficiente para te lembrares desses episódios.
És sportinguista como eu, e os sportinguistas acompanham a vida do Clube (os mais novos têm desculpa porque eram novos e andavam entretidos com outras coisas) por isso deves recordar-te como eu da polémica que foi quando o srCadete exigiu ao prof Queirós que lhe desse a titularidade na equipa (até acenou com o facto de Sousa Cintra ser padrinho de casamento dele) e também as figuras que fazia – e o prejuízo que deu ao Clube – quando era chamado a substituir alguém, jogava mal de propósito, de modo que o Clube foi forçado a negociá-lo para o estrangeiro.
Ele era um jogador querido pelos adeptos e sócios, mas com esses tiques e com as atitudes que teve quando regressou a Portugal para o benfica, caiu em desgraça.
Da sua vida privada, do casamento, etc, não falo.
Boa sorte ao Cadete, porque pelo menos nunca veio dizer que no Sporting até pulgas apanhou, como fez Carlos Martins.
22 Janeiro, 2014 at 9:47
Umas das coisas que me irrita é a realidade de “Uma mentida repetida muitas vezes torna-se verdade”. Mas é um facto! É hoje comum ouvirmos dizer que a aposta do Sporting em jogadores formados na Academia não vem da estratégia mas sim da necessidade e do pouco dinheiro! E isso não é verdade por vários mutivos:
1º Não querendo ir ainda mais longe, á equipa de Figo, Peixe e outros começo por onde me lembro melhor…Roquette dizia que a formação do Sporting deveria ter cerca de 60% dos seus jogadores formados no clube e que ia ser feita uma academia para esse mesmo intento! Nessa altura foram criadas as SAD e havia dinheiro…muito dinheiro! Essa filosofia foi mantida por Dias da Cunha, Soares Franco e ao Principio por Bettencort! Isto mostra que essa filosofia faz parte do ADN do Sporting!
2º Há 3 anos, na campanha eleitoral contra Godinho, Bruno de Carvalho prometia uma equipa com base na Academia, acrescida de poucos mas valorosos jogadores (contratados com os polémicos 50 Milhões dos investidores Russos). Se na altura tinha 50 Milhões e tinha esta filosofia, não foi a necessidade que o fez apostar nos jovens…foi a filosofia e a visão para o clube!
3º Em 15/20 anos que me lembro, há 2 momentos (que são cerca de 3 anos) em que o Sporting abandonou essa filosofia! No 2º folgo de Bettencourt, em que se contrata muitos jogadores (muitos deles maus) e volta apenas (que me lembre) o André Santos! E no mandato do Godinho, cujos disparates são sobejamente conhecidos!
4º Mesmo quando o Sporting investiu forte no mercado, como foi no ano depois do titulo (e no seguinte…juntando os 2) que pôs termo aos 18 anos de Jejum (João Pinto, Sá Pinto, Paulo Bento, Rui Bento, Phill Babb, Jardel, Nicolae, etc), foram os anos em que vimos aparecer Quaresma, Hugo Viana, Ronaldo e mais ao final ainda o Custódio.
Apostar na formação no Sporting é uma filosofia e uma forma de vida…é uma constante ao longo da sua vida com apenas episódicos interregnos!Por isso deixem de atirar que o Sporting só faz o que faz por necessidade e percebam que esta é a filosofia do Sporting, foi, é e sempre será! Porque fazemos qualidade que não está disponível no mercado…fazemos do melhor que há no mundo!
22 Janeiro, 2014 at 12:06
Foda-se, atè que enfim que alguèm escreve o obvio! O Sporting enquanto equipa que vive de uma estrategia de aposta na formacao existe ha varios anos. E, por muito que nos custe (mais a uns que a outros), a implementacao de forma sustentada desta estrategia nasceu da visao do projecto roquette (ou dos croquetes, chupistas, lambucas, ou o que lhe queiram chamar). Foi apenas o Bettencourt e o Godo que romperam com essa estrategia e os resultados viram-se.
Os resultados nos anos de Paulo Bento sao o culminar dessa politica, que nao deu mais titulos por um conjunto de razoes que todos sabemos (ma escolha na contratacao de jogadores, mas decisoes tecnicas do treinador, a mao do roni, o discurso “o 2 lugar è que interessa”, and so on…).
Esta politica tem tudo para resultar. Com a quantidade e qualidade de jogadores made in academia so è preciso duas coisas: ter um grande treinador e conseguir uma boa percentagem no acerto das contratacoes para complementar a equipa. Tenho muita confianca no treinador, e os jogadores contratados dadas as dificuldades financeiras que atravessamos revelaram-se bem melhor que o esperado. Com o tempo, isto so pode melhorar…
22 Janeiro, 2014 at 9:53
O Esgaio, para além da sua polivalência, gosta de aparecer na zona de finalização e não pede licença para marcar!
Grande técnica, grande velocidade, grande mentalidade leonina!
SL para todos,
SCP SEMPRE!
22 Janeiro, 2014 at 10:24
O Esgaio merece esgalhar o seu perfume…futebolístico entre os grandes, já que o Zézinho se foi, amochou, dizem…algures, e está para vir ainda o Mama Baldé…ele nasceu, mas ainda está para vir…deste tridente promissor, mais vale resgatar um Esgaio acutilante, humilde e competitivo…os números estão aí, ao vê-lo espalhar-se ao comprido…num futebol que não o seu.
22 Janeiro, 2014 at 10:34
O Esgaio não esgalha… esgaia!
22 Janeiro, 2014 at 10:36
Ele faz isso apenas nas distritais!
22 Janeiro, 2014 at 12:44
O Zézinho o quê? 😉
https://www.youtube.com/watch?v=E8YKodjT8Ks
SL
22 Janeiro, 2014 at 12:55
Obrigado por essa imagens.
O Zézinho, como aconteceu com William, está em processo de amadurecimento. E promete vir a ser o #10 de o Sporting precisa.
Grande visão de jogo deste ‘diamante’…
…e grande visão também da estrutura da Academia ao decidir pô-lo a maturar longe dos olhares críticos internos.
22 Janeiro, 2014 at 15:55
Nao sabia que estava a jogar a (pelo menos com) 10. Sempre o julguei algo vomo um 8/6. Um 6,5 va…
Mas nessas imagens aparece sempre avancado no meio campo a fazer passes de rutura!!!
Talvez para o lugar do Vitor para a proxima epoca?!?
Espero que sim…
Iuri, Esgaio, Zezinho, Betinho/Cisse, Joao Mario, Mica (?), Semedo, Nuno Reis, Golas… Temos muitos candidatos ao plantel principal para o LJ apreciar na pre-epoca…
O futuro e verde cacifo 🙂
SL
22 Janeiro, 2014 at 14:06
Zezinho joga pra cacete e irá ser titular do Sporting se não no próximo ano, daqui a dois.
22 Janeiro, 2014 at 14:23
Acabei de visualizar o link 🙂 promete
22 Janeiro, 2014 at 18:27
Os passes a rasgar … delicia.
22 Janeiro, 2014 at 10:38
Já o defendia nesse aspecto antes do inicio da época. Esgaio tem tudo para ser um jogador de topo, não tendo a qualidade no 1 para 1 e a técnica do Ronaldo, consigo mesmo assim vê-lo como um jogadore perfeito, pois tem todos os aspectos, é preciso no entanto que ele os evolua. Continua a ter muita f~e que este menino vai dar um grande jogador. Desde o inicio que era neste e no Chaby, por quem mais torcia..
22 Janeiro, 2014 at 15:57
Concordo.
O Esgaio parece aquele jogador que nao sendo um 10 a nada, tem potencial para ser 8/9 a tudo (demasiada Playstation eu sei!!).
Assima de tudo parece ter garra e cabeca…
SL
22 Janeiro, 2014 at 15:58
acima porra!!
22 Janeiro, 2014 at 9:58
Sporting je t’aime.
22 Janeiro, 2014 at 10:09
Esta história da formação não beneficia apenas o nosso Sporting… beneficia também Portugal inteiro e a sua selecção nacional. A prova é que a mesma é praticamente sustentada por jogadores ou ex-jogadores formados no Sporting.
Disso nunca se poderão esquecer todos aqueles que vibram com a seleção e todos os portugueses em geral.
22 Janeiro, 2014 at 11:47
Já aqui tenho referido que a formação do Sporting é muito boa mas poderia e deveria ser melhor, bastava que os jogadores não fossem brincar às selecções e se concentrassem no Sporting.
leoa ferrenha, vê se acordas prá vida.
22 Janeiro, 2014 at 14:13
Fodasse, tanta estupidez que se vê por aqui…
Superleão, lá porque tens direito a opinião não quer dizer que a uses.
Sou treinador (de um desporto que não futebol) e posso dizer que um dos objectivos que damos aos nossos jogadores é o de chegarem à Selecção, jogando pelo clube. Ao fazermos isso criamos objectivos a curto, médio e longo prazo aos miúdos, bem como situações de superação, o que os ajuda no futuro a nível pessoal e profissional.
NUNCA na vida me passou, por muita razão que EU possa ter, em não lhes dar esses objectivos porque, afinal de contas, o que queremos é que eles (como jogadores e pessoas) tenham SEMPRE vivências de EXCELÊNCIA para aprenderem O MÁXIMO no mais alto nível de todos – E MAIS ALTO QUE A SELECÇÃO NÃO HÁ!
Basicamente tu e a tua teoria da merda o que dizem é: pensem baixinho, sonhem baixinho e pode ser que sejam como os melhores do mundo… se os melhores do mundo pensarem baixinho também.
Vai pó caralho mais a tua teoria de merda!
22 Janeiro, 2014 at 14:19
Já lhe perguntei se a teoria dele contempla a extinção das Selecções, não ir lá ninguém, e nas competições internacionais estarem lá todas as bandeiras menos a nossa.
…mas a resposta é sempre a mesma ladaínha, à qual chama teoria.
22 Janeiro, 2014 at 17:43
A extinção das selecções não compete ao Sporting nem aos outros clubes, é uma decisão das federações.
Ao Sporting basta que os seus jogadores renunciem às selecções que é um objectivo muito mais facilmente atingível.
22 Janeiro, 2014 at 17:40
LS
Eu só tenho vindo a apresentar argumentos que se enquadram na minha teoria.
Eu, na minha teoria, defendo que os jogadores se desvalorizam nas selecções.
Os jogadores assinam contratos profissionais com os clubes/sads, não com as federações.
As selecções, teoricamente, são os melhores jogadores, para quem convoca, por exemplo, para o Scolari o Vítor Baía era inferior ao Ricardo, Quim, Moreira, Bruno Vale, Paulo Santos, etc.
As selecções têm no máximo 1 ou 2 meses de competição por ano e isto se houver uma competição tipo Mundial, Europeu ou Jogos Olímpicos geralmente no Verão, por isso, designo estas competições como TORNEIOS DE VERÃO, ora um campeonato nacional dura uns 10 meses.
Os clubes/sads pagam os salários e os jogadores vão às selecções.
Tu és treinador, tu transmites aquilo que te foi transmitido pela tradição, que a selecção era o expoente máximo.
A culpa não é tua, a culpa é dos teus dirigentes (também adormecidos pela tradição) que te deixam à solta e não estabelecem os objectivos correctos que supostamente deveriam ser: na formação – conseguir ascender à equipa principal e na equipa principal – ser campeão. Ao nível do FUTEBOL PROFISSIONAL é isto que deveria acontecer.
De qualquer maneira, tu como treinador, és suspeito, pois sempre tens a aspiração de um dia seres o seleccionador, ou seja, os únicos que conseguem um contrato profissional com as federações.
O meu conselho aos miúdos da formação nunca pode ser o de pensar e sonhar baixinho, mas sim concentrarem-se nos seus clubes para ascenderem a ser profissionais no futuro, isto é apenas ser realista, visto que das várias dezenas, senão centenas de miúdos poucos chegam ao topo e a grande maioria deles nem seguem carreira.
22 Janeiro, 2014 at 10:10
Uma palavrinha basta p/ comentar este post:
ORGULHO!
22 Janeiro, 2014 at 10:16
Isto tudo já toda a gente pelo menos devia saber. Ninguém forma melhor que nós.
A minha duvida é, depois desta excelente fornada de jogadores que estão para despontar o que virá a seguir? Godinhos e companhia não terão estragado tambem a academia?é que segundo ouvi dizer dos juniores para baixo os melhores jogadores já não são nossos.
Isto é verdade ou é apenas mais um boato?
SL
22 Janeiro, 2014 at 10:40
Também me preocupa, porque a formação sempre foi a nossa pérola, depois de nos roubarem tanta coisa, não quero que nos roubem também isso.
22 Janeiro, 2014 at 10:26
Como escreveu o Val Verde, nenhum clube português pode apresentar ad aeternum orçamentos de 100 milhões. O que isso quer dizer é que o Porco e o Carnide estão mais perto de rebentar que de ganhar a Champions. No dia em que aquela trampa vier abaixo, a festa vai ser bonita.
22 Janeiro, 2014 at 10:29
Então não estou com alucinações? A capa do querido nhanha é mesmo “Escola de Elite”? Já estava a pensar que tinha tomado um voltaren fora de validade.
22 Janeiro, 2014 at 10:30
O Querido Manha injectou magnésio nas veias.
22 Janeiro, 2014 at 10:41
É uma manha à nanhoso.
22 Janeiro, 2014 at 10:45
eheh isso num jornal, cujo director, escreveu em artigo de opinião que uma equipa com portugueses não terá sucesso desportivo ….. o manha deve estar a ter uma azia do tamanho de Alcochete …
🙂
22 Janeiro, 2014 at 10:41
bom dia!!! excelente dia e excelente amanhecer: oiço as noticias e acordo com o aparecimento do bebé da Madeira (ainda há muito por dizer deste mistério…) e olho para a capa dum certo odioso pasquim e pesno: “porra, será que é desta que vou violar a minha resolução para 2014, e comprar o Rascord?”
olhem para esta beleza:
http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/#4139
22 Janeiro, 2014 at 10:47
Comparar esta com a tentativa de limpeza do que jasus disse sobre a formação do boifica … passaram-se … ou então andaram todos à tareia na redacção até que finalmente alguém honesto e imparcial deve ter dado um murro na mesa.
p
22 Janeiro, 2014 at 10:52
Não se deixem enganar, não é uma capa que desculpa 500 ataques à nossa grande instituição.
22 Janeiro, 2014 at 11:01
Eu sei que não, Algarvio. achas que vou gastar um centimo que seja nesses filhos da puta? nem tocar! foi só um exercicio especulativo. Claro que a lampiona Bola nunca destacaria tambem a nossa escola. A azia cura-se com rennie em comprimidos e (já ouvi dizer) supositórios…
22 Janeiro, 2014 at 11:37
Imodium em supositório para travar a diarreia intelectuais. Hahahahaha. E parece que também já existe Memofant em supositório, para aqueles que têm memória curta e selectiva, como grande parte dos lampiões e andrades.
22 Janeiro, 2014 at 12:05
Talvez tenha sido a hipótese de boicote ao pasquim que levou os investidores desse ‘jornal’ a lavar a face após tanta borrada contra a ventoinha.
22 Janeiro, 2014 at 12:08
faltava cá a teoria da conspiraçao
22 Janeiro, 2014 at 13:26
Baza ovelha da sociedade! Ninguém te atura!
22 Janeiro, 2014 at 13:30
quando tu bazares de ves da face da terra, e a ti e a s tuas tretas é que ninguém atura, nem valem o teclado que gastas a escreve-las
22 Janeiro, 2014 at 13:41
És um triste, um otario formatado mesmo como o governo gosta, com a sua pseudo-moralidade, que nada mete em causa. Por isso é que tens uma bela vida, és um gajo que não és capaz de lutar contra as dificuldades da vida com esse pensamento de gajo que sabe mais que os outros, mas que no fundo não sabe nada e está desempregado. Quando eu bazar da face da terra, pelo menos saberei que a minha vida valeu a pena, estou de consciência tranquila, não deixando de ter as minhas opiniões, respeito as dos outros e por isso não sou um gajo como tu, que é detestado por quase toda a gente aqui e ainda assim, vem cá todos os dias porque gosta de baixar as calças.
Eu terminei a conversa contigo, e não te darei mais resposta, pelo o habito de escalonamento negativo que os teus comentários costumam trazer aos posts.
22 Janeiro, 2014 at 13:58
e3u não meto nada em causa?lol tens cá uma piada, tu e outros como tu é que não colocam nada em causa e dizem ámen a tudo o que seja bajulação.
eu não tenho problema em dizer que tenho mais conhecimentos do que tu em termos de conhecimentos desportivos e provavelmente em muitas mais coisas e consigo debater sobre tudo com propriedade e conhecimentos, agora tu e outros como tu que me criticam duvido, e não é por estar desempregado que sou menos que vocês, se calhar é mais o comtrario, vocês podem estar empregados mas não valem um chavo furado, e são/foram/ serão sempre um desperdício de ar e de recursos.
22 Janeiro, 2014 at 14:37
Tanta mentira num comentário! Irra!
22 Janeiro, 2014 at 14:38
mentiras? lol diz la oh mentiroso( sim porque tu é que es mentiroso e acabaste de o provar com esse comentário) onde eu disse mentiras
22 Janeiro, 2014 at 13:49
És mesmo mééééééééé
22 Janeiro, 2014 at 13:59
vou te dar os parabéns, pela primeira vez na vida o teu único neurónio conseguiu produzir um comentário verdadeiro, então não é que acertas-te que o meu signo é carneiro, mas infelizmente para ti é a única coisa em que sou carneiro, apenas no signo.
22 Janeiro, 2014 at 14:04
Riga, vês é do verbo vêr, querias era dizer de vez.
Se vais insultar e/ou dizer estupidezes, ao menos escreve num português legível.
22 Janeiro, 2014 at 14:44
Presunção e água benta, cada um toma a que quer.
22 Janeiro, 2014 at 15:32
AHAHAHAHAHAHAHAHAHA
22 Janeiro, 2014 at 14:52
Riga :
http://www.youtube.com/watch?v=NBxJ-WMoTi8
22 Janeiro, 2014 at 15:04
Ou então este:
http://www.youtube.com/watch?v=LeAUzRc4QNc
22 Janeiro, 2014 at 15:32
O meu comentário era aqui!
22 Janeiro, 2014 at 15:31
Sinceramente diz-me uma coisa:
Um jornal que sabe que há milhares de pessoas a pedirem para este ser interdito à entrada num estádio, que ouve comentadores na tv e na rádio a cascarem nos seus critérios editoriais, que percebe que as vendas estão a cair a pique porque não ganha quota de Benfas à burla e está a perder a base do jornal que eram os Sportinguistas, achas que não muda o tal critério editorial?! Eu não estou a dizer que aconteceu…só pergunto hipoteticamente se isto estivesse a acontecer achas mesmo que um jornal que queira sobreviver não mudava?!
De resto eu acho que não muda enquanto o manhoso lá estiver a soldo do Vieira…acho que está apenas a ganhar folgo e que está a fazer isto para depois dizer “lembram-se daquela capa…” e para além disso para os Benfas dizerem “Capa toda do Sporting e ainda reclamam…”! Mas isto sou eu e a minha teoria da conspiração (corroborada por centenas de merdas que têm saído naquele lixo…mas como és todo pró-comunicação social suponho que tu próprio corroboras o que aquela marca de acendalha cara escreve…)
22 Janeiro, 2014 at 19:48
Abelha. ZZZZZZZZ
22 Janeiro, 2014 at 16:32
não te admiras! é que se calhar foi isso mesmo!
22 Janeiro, 2014 at 10:51
Não te deixes levar nessa manha. Vai a um café que o tenha..
22 Janeiro, 2014 at 10:56
Lol, reparem na pérola do canto inferior direito…
22 Janeiro, 2014 at 12:27
Uns vendem talentos… outros… copos de vidro com uns “bonecos”.
22 Janeiro, 2014 at 12:29
Aquilo é um clube de bebedolas. Sempre foi.
22 Janeiro, 2014 at 12:38
Desculpa mas… agora fiquei confuso e acho que os lampiões deveriam revoltar-se contra esse jornal estrangeiro!
Como é possível relegar a tradição lampiónica do belo garrafão de carrascão em vez dum copo???
Eu se fosse lampião (da-seeeee!!!) ficava indignado e plantava-me em frente à redacção do tal jornal estrangeiro com o meu “5L” de tintol…
22 Janeiro, 2014 at 10:56
Obviamente que, quando de um Manha se trata, haverá sempre uma bicada manhosa, um deturpar percepcional…como o de sermos “a 4ª academia da Europa!!”
Enfim, manhoso como sempre..
22 Janeiro, 2014 at 10:56
Bom dia, tasqueiros!
Tal como o Phil Babb, a minha grande preocupação é saber o que vem a seguir desta excelente geração.
A verdade é que os vermelhos estão a crescer a nível de formação, devido ao assalto que fizeram à nossa academia nas épocas do Godinho, o que é, no mínimo, preocupante.
Saudações Leoninas
22 Janeiro, 2014 at 11:08
ó lulinha, desculpa lá, compreeendo que a tua resposta tenha a ver com a cultura de exigencia que o BdC nos impôs. mas hoje é para nos regozijarmos, não é para nos lamentarmos, porra! O benfica pode estar (finalmente) a formá-los mas daí a aproveitá-los vai uma distancia do tamanho do ego do sr jesus. certo…?
22 Janeiro, 2014 at 12:00
Certo!
É verdade que actualmente ainda estão a uma grande distância da qualidade dos nossos jogadores da formação, mas temos que olhar para o futuro.
Seja como for, tenho a certeza que as coisas na Academia voltaram a entrar nos eixos com esta direcção.
22 Janeiro, 2014 at 12:05
o Futuro está garantido enquanto tivermos um homem como Aurelio Pereira no leme! Compara, por exemplo, as equipas B do Sporting com as do benfica e do porto e conta o numero de estrangeiros seniores que tens numa e noutras. E não te esqueças tambem do Virgilio que está responsável pelas camadas jovens. Dá-me a ideia que a competencia dele está ao nível da sua discrição, que é muita!
22 Janeiro, 2014 at 12:34
Uma coisa é haver sempre malta nova, outra é termos gerações de excelência. Esta (Esgaio, Dier, Bruma,… ok… etc) parece ser uma dessas. Com boa vontade, o Sporting poderia ter sido campeão europeu com aquela equipa de Lisboa… falamos de Figo, Paulo Sousa, dos melhores do Mundo na altura, mais jogadores como Nelson, Paulo Torres, isto para só falar nos portugueses. O que quero dizer é que, vivendo à base da formação, temos de estar preparados para períodos de “seca” no que diz respeito a talentos de topo.
22 Janeiro, 2014 at 11:10
Onde é que tu achas que um miúdo quer jogar … em Alcochete ou no Seixal ? Faz a ti mesmo esta pergunta, associa isso ao que tens lido e tens aí a tua resposta 🙂
Entre a B e os Juniores temos jogadores para uns bons 3/4 anos em bom ritmo … as camadas mais novas se foram de facto assaltadas recuperarão depressa.
p
22 Janeiro, 2014 at 11:17
..ora …ora , essa é que é a questão mais importante, ou seja, entre alcochete e seixal, onde querem os putos jogar?
22 Janeiro, 2014 at 11:24
a prova disso que dizes, paulo, é a quantidade de putos benfiquistas de berço que jogam nas escolas do sporting. não vês um unico puto sportinguista de berço a jogar numa escola do benfica ou do porto, certo?
22 Janeiro, 2014 at 11:29
É verdade.
22 Janeiro, 2014 at 11:12
Isto é o Sporting!
Em relação ao Manha quero é que ele se foda.
Em relação ao Cadete, quero é que vá m….. longe, nunca mais me esqueço do golo contra o Sporting em que foi o Beto que fez auto-golo em disputa com ele e o Sr Cadete andou a dar mil e uma entrevistas a dizer que o golo tinha sido dele. Que vá comer na nalga!
22 Janeiro, 2014 at 11:20
Já não te lembras, mas foram 2 autogolos do Beto (OMG, como é possível um azar desses?) e o sr Cadete reclamou a autoria de ambos, apesar de as imagens mostrarem que não.
*escrevi com letra grande: Cadete
22 Janeiro, 2014 at 14:09
pois foi Ariel, foram dois golos (galo do caraças) que o Beto marcou nesse jogo e o outro que agora está pelintra devido a erros sucessivos na vida a resgatar os golos como se odiasse o Sporting, também me lembro o que o Cherba diz dos dois golos ao Celtic que nos apuraram para a eliminatória seguinte pois tinhamos perdido na Escócio por 1-0, mas amigo Cherba, para mim um gajo que me fique no coração é um gajo que mesmo que saia do SCP nunca diga nada que possa ensombrar o seu passado no clube, já o cadete não teve esse cuidado.
22 Janeiro, 2014 at 11:28
Eu prefiro recordar-me do Cadete a marcar dois golos ao Celtic, com o velhinho Alvalade com quase dez mil pessoas a mais do que a lotação oficial, e desejar que o gajo tenha um futuro mais simpático do que o presente.
22 Janeiro, 2014 at 12:04
Não quero mal nenhum ao Cadete, mas que não venha pedinchar para Alvalade. A Academia deve ter exemplos de qualidade futebolística, de qualidade humana e de sportinguismo.
Nos casos em que não se puderem conjugar estas três vertentes, é preciso garantir que não existe prova do seu contrário. O Cadete, enquanto jogou no Benfica, estragou tudo. E mesmo enquanto esteve no Sporting foi protagonista de alguns problemas envolvendo o triângulo Cadete / Rita Vilas Boas / Andrade (embora neste caso não me lembro se com ou sem razão).
22 Janeiro, 2014 at 12:36
Onde está agora a tasca solidária para alguém que deu tantas alegrias aos sportinguistas?
22 Janeiro, 2014 at 12:41
Além de teorias parvas também tens umas saídas do mesmo nível…
22 Janeiro, 2014 at 12:51
Teorias parvas o pirilau.
Eu tenho vindo a apresentar argumentos, vocês não apresentam argumentos para defender a vossa teoria.
22 Janeiro, 2014 at 14:23
A culpa é dele, ó superleão. Se o cadete não tivesse ido à selecção nem se tinha desvalorizado, nem divorciado nem nada. Tu é que ainda não tinhas ensinado ao mundo a tua teoria.
22 Janeiro, 2014 at 14:31
A minha teoria é só uma: És Parvo!
E não preciso apresentar argumentos… tu fazes isso muito melhor!
22 Janeiro, 2014 at 18:04
Parvo é quem paga milhões em transferências e salários e depois deixa ir os jogadores às selecções.
22 Janeiro, 2014 at 16:05
Oh SuperTrampa, vai la a um dos posts de ontem ver um artigo de um jornal Ingles sobre o William…
depois diz-me onde e que esse facto se enquadra na tua teoria…
22 Janeiro, 2014 at 14:13
não lhe desejo mal algum Cherba, mas…já são 43 anos de Sportinguismo (33 de sócio) puro a ver o Sporting em todos ou quase todos os estádio em portugal e alguns na estranja, muita molha, muita hora de autocarro muita porrada de norte a sul que dei e levei só porque AMO o Sporting e o defendo além do razoável, por isso o cadete fica muito abaixo dos níveis que eu considero aceitáveis para ser idolo.
22 Janeiro, 2014 at 20:05
«nalga». Olá Alentejano, boa noite.
22 Janeiro, 2014 at 11:23
SPORTING CLUBE…DE PORTUGAL – Orgulho em ser Portugues, Orgulho em Ser Sportinguista.
Em Maio, quando formos campeõs nacionais, e depois em Julho, quando formos campeões mundiais, à custa da formação do Sporting, quero ver todos os tripeiros e lampiões nas urgências agarrados ao estômago e à garganta, enquanto nós sportinguistas vamos festejar para o Marquês, combinado?
(chamem-me utópico, eu prefiro continuar a acreditar)
22 Janeiro, 2014 at 11:28
ekil!
22 Janeiro, 2014 at 11:35
como diria o Fox Mulder: I WANT TO BELIEVE! 😉
22 Janeiro, 2014 at 11:50
Eu estou contigo, penso que será “convergente” a todos!
22 Janeiro, 2014 at 11:30
Vejo referências à reportagem de ontem sobre o pós-futebol do jorge cadete, que vi a espaços. Peguei um bocado em que se queixava das esposas, que não queriam trabalhar, e que no fim do casamento ainda lhe ficavam com metade dos bens. Também se queixou das rambóias (enquanto homem casado) e do dinheiro gasto com os supostos “amigos”, meretrizes e bebidas alcoólicas de cor verde?
22 Janeiro, 2014 at 11:51
Pisang Ambon?
22 Janeiro, 2014 at 12:00
Tu és menino para virar uma garrafinha de pisang enquanto debitas a tua teoria, não?
22 Janeiro, 2014 at 12:34
Pisang Ambon???
Absolut!!!
22 Janeiro, 2014 at 16:06
Absinto cacifo, absinto!!!
22 Janeiro, 2014 at 12:58
É que os argumentos são cada vez em maior número.
22 Janeiro, 2014 at 12:21
Olha, o Jeffren não brinca nas selecções há anos… quanto achas que vão dar por ele?
22 Janeiro, 2014 at 12:56
Como ninguém dá um pirilau pelo Jeffren, o gajo não quer sair do Sporting para ir pirilando o salário.
22 Janeiro, 2014 at 14:40
mas aí a tua teoria fica-se em “águas de bacalhau” pois foi depois do Jeffrén deixar de brincar nas selecções espanholas é que veio o declinio, tens de afinar essa teoria que a meu ver nenhuma lógica tem (apesar disso respeito o teu pensamento).
SL
22 Janeiro, 2014 at 16:59
Ninguém que o Jeffren pelas suas lesões.
O gajo já está todo roto.
22 Janeiro, 2014 at 17:13
Pelo menos não se rompeu a brincar pela Espanha ou pela Venezuela
22 Janeiro, 2014 at 18:05
Mas o esforço físico dispendido nas selecções contribuiu para isso.
22 Janeiro, 2014 at 11:33
O Esgalhar está na moda! Hehehehehehe
22 Janeiro, 2014 at 11:42
Golo!!!!!!! É golo do Sporting!!!!!!!!!! Após um esgalhanço fenomenal do Ricardo Esgaio, sobre Maxi Cacete, e após um cruzamento bem medido, Slimani aparece nas costas do Luisão para fazer o 3 a zero em pleno Estádio da Luz!
22 Janeiro, 2014 at 12:08
Com ou sem empurrão (Mota dixit) ?
22 Janeiro, 2014 at 12:10
😉
22 Janeiro, 2014 at 11:58
O Cadete como quase todo o jogador de futebol, foi mal aconselhado e rodeado por falsos amigos.
Casam-se com 20 e picos e depois ficam sem nada. O Ronaldo é que é esperto. Papa a Irina que é bem boa mas casar nickles.
22 Janeiro, 2014 at 12:11
Acho graça um tipo que se fartou de ganhar dinheiro vir agora pedinchar ajudas, numa conjuntura em que os reformados, que descontaram uma vida, são assaltados diariamente.
Ainda compreendo que o clube auxilie, na medida do possível, os jogadores do tempo em que se jogava a troco de uma sandes e um compal, agora estes tipos, que vão pedir ajuda a quem “esteve a seu lado” durante as suas carreiras.
Dos casamentos falhados, é melhor nem falar, que isto é um tasco e não um cabeleireiro.
22 Janeiro, 2014 at 12:15
não há nenhuma gaja que case com um jogador de futebol com separação de bens! e o Cadete casou-se com comunhão de adquiridos porque era novinho e nao devia ter um chavo antes do casamento, porque se se casasse aos 30 , a gaja obrigava-o a casar com comunhão geral de bens, essa é que é essa! agora, pelo que vi ontem, o gajo está a tentar assentar, foi digno, não veio choramingar para as câmaras e parece-e ter sido mais vítima ingénua do que culpado. Não tenho mais pena dele (antes pelo contrário!) do que tenho de qualquer gajo que viva do rendimento de inserção. Mas o Cadete pelo menos não é o escroque que é o sr. Antonio Veloso (a reportagem dele via passar, acho, hoje) que incriminou o filho, pondo imoveis no valor de 200k€ em nome dele, sem a sua autorização…(lampião do caralho…)
22 Janeiro, 2014 at 12:43
Mais ou menos off, visto que está relacionado com o caráter dos não-formados em Alcochete:
É impressão minha ou o Jeffren nunca mais se lesionou?
22 Janeiro, 2014 at 12:45
Só se lesionava se caísse da cama, não?
22 Janeiro, 2014 at 12:49
LOL
Há gajos tão desastrados que até a sair da cama se podem lesionar…
22 Janeiro, 2014 at 16:57
O homem treina, ou não? Nos treinos também há lesões. O ano passado também não jogava e estava sempre lesionado…
22 Janeiro, 2014 at 12:57
Ainda sobre esta questão da formação:
O facto indesmentível que só não é visto pelos aziados lampiões e tripeiros, é que a única estratégia atual dos nosso rivais é contratar putos supostos “craques” estrangeiros e valorizá-los para depois os venderem. é essa diferença. E dessa abissal nuance resulta o facto de (por exemplo) no Mundial 2014, um qualquer David Luiz poder ser campeão mundial pelo Brazil, ou por outro lado, os nossos Patrício, Cristiano Ronaldo, Moutinho, Veloso, Nani, Varela, Adrien, William, Cédric, entre outros, comandados pelo Paulo Bento que começou a sua carreira de treinador no SPORTING (único clube que nele apostou) poderem dar-nos o titulo de campeões Mundiais! é essa a diferença…abissal!
Depois, os lampiões e tripeiros gostam de criticar, dizendo que os nosso jogadores formados passam mto pouco tempo na primeira equipa, e até gozam com as bocas da “escola primária”. e eu pergunto: Quantas equipas no Mundo têm jogadores da formação que passam mais de 5 anos nas principais plantéis? duas: Man United e Barcelona. Mais nenhuma tem essa capacidade de manter a suas estrelas.
Outra das bocas que gostam de mandar é de que é muito mais barato manter uma Academia do que contratar lá fora. ora, essa questão além de ser falsa, é estúpida. Estúpida, porque, se assim é, então só se deve dar o mérito pela boa gestão. E é falsa porque ainda recentemente Bruno de Carvalho veio dizer que o Sporting gasta por ano 10 milhões (!!) por ano na manutenção da Acadeima. Os lampiões e tripeiros devem pensar que nós alimentamos os nosso craques a pão de ló, mas se alguma vez tivessem a curiosidade (que a sua parca inteligencia não lhos permite) de passar um dia na Academia, viam que (embora ainda com alguma distancia face aos colossos europeus) temos o melhor equipamento técnico e recursos humanos a nivel europeu para criar homens e craques. E que a percentagem de jovens saídos da nossa escola que não singra no futebol é mínima (embora os jornais dêem mais destaque a um Fábio Paim do que a um João Carlos do Liverpool, por exemplo).
Ou seja, mesmo aqueles que não singram no Sporting (nem todos são Manés ou CR´s) vão lá para fora e acabam por singrar em grandes clubes europeus. E porquê? porque têm a nossa chancela. Por isso eu rio-me à farta com a história da “escola primária” porque, fazendo a analogia tão querida para os lampioes e tripeiros, se todos os universitários portugueses tivessem “escolas primárias” com aqualidade da Acedima de Alcochete, não havia tantos desempregados e tantos a servirem nos cafés. essa é que essa.
é verdade que há verdades na vida que são muito dificeis de engolir. e prova-se que as farmaceuticas vão ter que inventar algo mais forte do que Rennie para curar as azia crónicas.
os lampioes e tripeiros
22 Janeiro, 2014 at 13:02
* Academia de Alcochete.
PS: já agora: trabalho diariamente com um lampião (gajo porreiro mas não deixa de o ser) que, perante estes argumentos todos, dispara, insolentemente: “Prefiro títulos…” ao que eu respondo: “Mas onde?! Onde é que eles estão…?”
Depois, há o longo e frio silêncio, em que dá para ouvir uma mosca a pousar num copo e um alfinete a cair numa almofada, a 500 metros…
22 Janeiro, 2014 at 13:15
Loool típico de lampião, falar sem pensar
22 Janeiro, 2014 at 13:27
Grande Converge.
Discordo de uma coisa que escreveste: “.. mas se alguma vez tivessem a curiosidade (que a sua parca inteligencia não lhos permite) de passar um dia na Academia,”
Esses bandidos não podem lá entrar. Iam lá fazer o quê? Copiar os métodos, e infectar o ambiente?
Têm ser interditados, como o Rascord, a TSF, e os outros inimigos
22 Janeiro, 2014 at 14:37
nem mais, por outras palavras…nem eu diria melhor 🙂
22 Janeiro, 2014 at 14:41
saber ver não significa saber fazer, Ariel;)
22 Janeiro, 2014 at 14:56
Ó mano, para aqueles gajos, sempre que eles lá forem por motivos oficiais, deveria ser aplicado um critério semelhante ao que se aplica aos visitantes duma instalação secreta, tipo Area 51: seguir, sem desviar, pelo risco de determinada cor.
22 Janeiro, 2014 at 14:54
Infelizmente já o fizeram. Quando no mandato de Godinho ou Bettencourt (?) fomos buscar um senhor que era responsável pela formação no Seixal. Passados dois anos foi-se embora com documentos e ficheiros copiados acerca dos procedimentos da Academia e voltou a “casa”.
Aproveito e dou a minha opinião acerca das camadas jovens. Sim, atualmente o Benfica tem mais representantes nas seleções jovens e consegue ter melhores jogadores em alguns escalões. O trabalho lá é feito, pelo menos o que é simples de fazer. Observar, contratar, meter a jogar.
A diferença para o Sporting é o pós junior. Temos condições em Alcochete ( equipamentos e pessoas) para ajudar os miúdos a dar o “click”. O fator físico por exemplo, é muito trabalhado em Alcochete, e não venham com a história do A. Martins porque isto não é o soro do capitão América. A própria estrutura técnica tem como responsabilidade preparar estes miúdos na equipa B, ou se não reparem. Quando o Sporting B andava a perder os jogos e se atacava o Abel, quantos jogadores da equipa principal andavam lá a rodar? Depois vem o Abel e diz que “têm de voltar á sua filosofia”. Meteu os miúdos da B e voltámos ás vitorias.
Por fim concluo, em termos de estrelas o Benfica e até mesmo o Porto ( Cassamá) podem ganhar, mas vamos ser sinceros. Um Esgaio no Seixal era dispensado. Um Bernardo Silva em Alcochete era Estrela. O que acontece é que Esgaio é um potencial grande jogador em Alcochete e Bernardo Silva infelizmente ( vi um jogo dele e é um rapaz humilde, gostei muito da forma de estar no jogo, nada a ver com Sancidinos e companhia) será mais um que não pode jogar porque há um IC de 8 ou 10 Milhões a precisar de ser vendido para a casa não ruir.
E para quem está preocupado com facto de perdermos para o Benfica em representantes nas seleções jovens, consultem as convocatórias, como uma vez fizeram no Cacifo, dos sub-15. É o Mambá, Cassé, Jemba Jemba, Mafuná, etc etc. Só nomes “africanos” de miúdos que têm um físico de 20 anos. Chega a altura de jogar com os “grandes” e já não se destacam dos outros.
O futuro é nosso, porque o presente é MADE IN ALCOCHETE.
22 Janeiro, 2014 at 17:06
sem dúvida, Juve. sem tirar nem pôr. 100% de acordo!
22 Janeiro, 2014 at 16:13
correcao se me permites. O BdC disse que gasta quase 8M/ano (mas penso que esta a incluir o orcamento da B).
Mental note: Seria bom que aqueles que nao conseguem chegar/vingar na A, sejam vendidos para prefazer os 8M!!! Seria auto-sustentavel !! (parece irrealista, mas no futuro e possivel)
Quanto muito a Academia e uma Secundaria, a B o Politecnico a A a Universidade e eventualmente os MUs e onde fazem o douturamento. Mas isso e ir pela logica lampia…
SL
22 Janeiro, 2014 at 15:07
Lembro-me desse jogo com o Celtic,porque quando estava a estacionar o carro, passa por mim o autocarro do Sporting e na janela vinha o Cadete e eu estendi-lhe 2 dedos e disse” hoje vais marcar 2 golos” e ele riu-se. Esse jogo esteve a chover praticamente o jogo todo, vi o jogo na Superior Sul, mas nas escadas, estava a tostes, e no fim , nas roullotes os escoceses ainda me pagaram uma imperial. Boas recordações.
22 Janeiro, 2014 at 15:14
Yah, eles são grandes adeptos. E gostam do Sporting. Eu vi o jogo da Final da UEFA na Praça da Figueira num Écran Gigante instalado pela RTP, e vi entre a multidão grupos de adeptos escoceses do Celtic que vieram a Lisboa de propósito ver o jogo. Porra, quase tive mais pena por termos perdido, por causa deles que por mim…
22 Janeiro, 2014 at 16:15
O Celtic tem grande mistica… E as camisolas sao lindas 😉
22 Janeiro, 2014 at 23:01
Tenho uma camisola do Celtic,veio directamente de lá,penso que em 2001 ou algo assim,o patrocinio é da NtL e a marca é da umbro,antiguinha,mas aqui guardada junto apenas com a da Roma,Arsenal,Dortmund e do maior e melhor de todos,o Grande Sporting Clube de Portugal!!!