Rafael Barbosa-Sporting CP (2)O título não é meu, antes do blogue Jovens Promessas, que assina o seguinte texto sobre um dos jogadores mais em destaque na nossa equipa de juniores, o capitão de equipa Rafael Barbosa.

«Embora sem o mediatismo de outros, Rafael Barbosa está aos poucos a afirmar-se como grande talento do Sporting CP. Nos últimos tempos, foi sobrevivendo às tempestades que assolaram a Academia de Alcochete e conseguiu de certa forma consolidar uma candidatura a próximo êxito da formação leonina, contando certamente com especial atenção por parte dos responsáveis.
Proveniente do norte do país, o médio ofensivo representou ACD Madalena, Académico Amarante, Boavista e Pasteleira até ser, ainda como infantil, descoberto e capturado pelo Sporting. Na primeira época evoluiu no Estádio Universitário e na seguinte mudou-se de malas e bagagens para a Academia, onde realizou a restante evolução pessoal e futebolística. Com algumas internacionalizações até aos sub-17 no currículo, aproveitou a participação na UEFA Youth League da presente temporada e sobressaíu, pela positiva e dentro dos possíveis, nos péssimos desempenhos do conjunto lisboeta. Naturalmente, quem estará atento é Marco Silva, cujo trabalho de aperfeiçoamento da “prata da casa” se tem revelado positivo.
Centrocampista de baixa estatura mas muito dinâmico, Rafael Barbosa destaca-se pelo excelente toque de bola e pela visão de jogo, da qual se auxilia na constante busca do passe de rutura. Igualmente competente no trabalho defensivo, revelando raça e qualidade na pressão, move-se muito bem nas costas dos médios adversários e nem a altura o impede de disputar bolas no ar com adversários de maior porte»

Entretanto, encontrei esta info na revista Box to Box.
«Rafael Barbosa (19 anos) – Transferiu-se para o Sporting também em Sub-13. É o atual capitão da equipa de júniores. Rafael Barbosa é um médio-ofensivo de grande qualidade. Poderemos dizer até que é um nº 10 à antiga. Com uma leitura de jogo impressionante e com uma capacidade de passe acima da média, tanto curto como longo, é um jogador de grande recorte técnico e um dos jogadores mais promissores desta geração. O futuro leonino passará certamente por Rafael Barbosa.»