A época já terminou para os crescidos mas não para os jovens da nossa Academia, que ainda disputam os títulos em que estão inseridos e prometem dar luta até ao último suspiro para serem campeões nacionais do seu escalão.
Em pouco tempo tudo estará definido e todos esperamos que os títulos fiquem em Alcochete.

Juvenis
Uma jornada ingrata para a nossa equipa naquele que foi o jogo inaugural do apuramento de campeão. Contra o FC Porto, no Olival, estivemos a perder por 3-1 no princípio do segundo tempo, com menos um jogador desde os 21 minutos. Os rapazes fizeram uma recuperação fantástica e conseguiram o empate por 3-3 com golos de Daniel Bragança, João Oliveira e Elves Baldé. Foi na compensação, já com 10 para 10, que o azar bateu à porta e permitimos que o Porto se recolocasse na vantagem do jogo até final. Guarda-redes mal batido e falha da defesa ditaram um resultado injusto e que castigou muito a juventude da nossa equipa.

Agora, é ganhar os jogos todos que nos faltam, temos equipa para isso, e aguardar que Porto, Benfica e Braga se vão anulando nos encontros que se defrontam. Parece-me, ainda assim, que o Braga estará mais ou menos foram desta luta, e o Benfica chamou os devidos reforços à equipa de juniores, para tentar levar o título para casa.
Próximo jogo será a 5 de Junho, em Alcochete, frente à melhor formação do Mundo, do Dubai e da Baviera.

Juniores
Surpreendentemente, os nossos juniores não baixam os braços e vão dar luta até ao último fôlego, já esta semana.
Estamos a apenas um ponto do Porto, que recebe um Belenenses que ainda não caiu frente aos grandes, e prontos para tentar de tudo para ganhar este campeonato no embate contra a Académica. Esta semana, alguma infelicidade na finalização, impediu-nos de ir para a frente do campeonato e aproveitar o deslize dos dragões. O empate sem golos no Restelo foi ingrato, mas obriga a que a concentração esteja em alta já no próximo jogo.

O Porto tem em mãos, de facto, uma belíssima geração de talentos e bons treinadores, que têm incutido um espírito vitorioso nas camadas jovens e equipa B. A nossa equipa poderá não ser tão forte individualmente, mas tem superado todas as críticas e dificuldades que tanto se adivinhavam e que tantos queriam apregoar no princípio da temporada.
Mais importante que ganhar o campeonato de juniores é saber que, ao contrário do que se quer constantemente passar, aquela equipa tem muitos valores que podem chegar à equipa principal e que poderão dar cartas na Primeira Liga.

Essa deve ser a nossa preocupação enquanto clube formador, e não a quantidade de taças que vamos acumulando, apesar das mesmas saberem muito bem. Para além disso, o Sporting tem 5 títulos neste escalão nos últimos 10 anos. Se vencer este ano passarão a 6 campeonatos nos últimos 10, a melhor década da história do clube. Queremos mesmo acreditar que está a surgir uma nova era na formação de jovens?

Por fim, destaco ainda Gonçalo Tavares, capitão da equipa de juniores do Belenenses que fez a sua formação na nossa casa. O jovem lateral já foi promovido à equipa principal do Restelo, com contrato profissional, e é um valor a estar atento.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)