comentário DeFran

Neste mundo global, massificado pelas redes sociais, caixas de comentários, blogs, tweets, canais de notícias em contínuo onde o escrutínio do real ou fictício é cada vez menor, o desígnio de podermos controlar a mensagem passou a ser real.
Nada disto é obrigatoriamente negativo, qualquer empresa/indivíduo tem o direito de querer transmitir o que pretende sem ruído, para que chegue ao público alvo de forma eficaz e sem interferências.

Porém a centra de comunicação do benfica está no outro espectro da barricada. O objectivo não é comunicar de forma limpa, mas antes condicionar a acção da comunicação social criando verdades paralelas que subvertem a realidade dos acontecimentos. Este é lado negro que eles exploram, com eficácia, até ao tutano.

Encarregue desta tarefa está João Gabriel o homem que passou de responsável pelos discursos do presidente a chefe do departamento de propaganda. Ele guia-se por três grandes desígnios (1) silenciar à oposição, (2) doutrinar os adeptos na arte do pensamento único, (3) dominar o circuito da comunicação.

Uma-a-uma as peças foram sendo encaixadas no puzzle. Rui Gomes da Silva, vice-presidente do clube, ganhou o cargo de comentador na SIC Notícias e cronista semanal n’ Abola, acumulando com Fernando Guerra a missão de educar as massas.

No Record, do Grupo Cofina que também controla o Correio da Manhã, João Querido Manha teve uma ascensão meteórica passando de colaborador a Director. Foram os famosos anos da tentativa de reconversão deste jornal à causa vermelha.
Esta inflexão promovida por JQM teve como consequência a descaracterização da linha editorial desta publicação levando à quebra nas vendas. Afastado do jornal é substituído por António Magalhães, afecto ao Sporting, mas a máquina tinha na reserva Nuno Farinha promovido a sub-Director. Um tipo que não se inibe de aparecer no facebook a festejar os golos do benfica.

Outra estrela da companhia chama-se Octávio Ribeiro. Director do Correio da Manhã, o jornal mais vendido e lido no país, é amigo do peito de João Gabriel e como os amigos são para as ocasiões colocou a redação e a CM-TV ao serviço da “causa”. Não é por isso de estranhar que as notícias que podem prejudicar LFV ou o benfica são publicadas de fininho e sempre que necessário o jornal está disponível para desestabilizar o adversário do momento.

Chegamos a Eduardo Moniz. Um dia teve o sonho de ser vice-presidente do Benfica, aliou-se ao Juiz Rui Rangel e foi chocar de frente contra o grande líder. Resultado desta empreitada, o Juiz entrou para a categoria dos ostracizados, já o Moniz converteu-se e pode realizar o seu sonho, pagando o favor com o cargo de administrador do Grupo Média Capital, fazendo da TVI outro veículo dedicado a transmitir sem ruído a mensagem da propaganda.

Em suma, SIC do Grupo Impresa, CM e Record do Grupo Cofina, TVI do Grupo Media Capital. A central de comunicação consegue o feito de ter pontas de lança nos três maiores grupos de comunicação em Portugal. E como bónus contam com a Abola que nunca escondeu ser um jornal nascido para espalhar a palavra benfiquista.

O fenómeno Pedro Guerra não nasce do acaso. Fez o mestrado na CM-TV para em seguida entrar com estrondo na TVI24, afastando Fernando Seara que, por razões não totalmente esclarecidas deixou de estar nas boas graças de LFV. Outro produto deste canal é a mais recente “estrela” da propaganda o inenarrável Rui Pedro Brás.

A jogar a suplentes estão Diamantino, António Simões e Carlos Janela, acólitos avulso da doutrina vermelha.

Colocada esta tropa no terreno, LFV remeteu-se ao silêncio, ficando a assistir de camarote, não se escaldando nem desgastando a imagem. No meio deste silêncio conveniente, aproveita-se para reescrever a história lavando a imagem de Vieira, elevando-o à condição de homem impoluto e sério que está no futebol português para contribuir para a sua pacificação. O seu último discurso na CML era tão previsível, que vem no manual “A arte de comunicar para totós”. Eis o resumo da mensagem subentendida desse discurso, eu sou o pacificador, os outros (BdC + JJ) os incendiários e maus perdedores.

Um exercício deveras divertido, mas que não recomendo em excesso devido aos efeitos secundários, é fazer “zapping” nos serões de segunda feira à noite, entre o Dia Seguinte (SIC) e Prolongamento (TVI). Não são raras as vezes que Gomes da Silva e Pedro Guerra debitam exactamente as mesmas frases, tal e qual dois macaquinhos amestrados que levam a lição bem estudada para o circo.

Porém o benfica e João Gabriel não inventaram nada, tudo isto já foi feito. Nos regimes onde a democracia e a liberdade de expressão ficam à porta, o culto da personalidade e o pensamento único é praticado todos os dias. Qualquer curso de comunicação social estuda este fenómeno que teve em Joseph Goebbels o grande mestre na arte de condicionar e subverter a verdade, criando factos paralelos com o intuito de confundir e fazer prevalecer a “verdade” que queremos vender, na maioria das vezes distante do que realmente aconteceu. Sem querer de forma alguma comparar as duas figuras, vejam a actuação de Pedro Guerra na TVI e está lá tudo. O condicionamento da verdade com a criação de factos paralelos, por vezes usando a mentira sustentada em supostos dados que não existem ou estão distorcidos.

Mas há mais e pior, temos jornalistas encartados que aceitam serem embaixadores da máquina benfiquista. Homens que juraram defender um código deontológico no qual está inscrito que devem ser isentos, independentes, com a obrigação noticiarem factos e não estados de alma, afectos ou preferencias pessoais, recusando estar ao serviço de corporações.

Com a ajuda destas personagens este é o resultado do trabalho realizado pela “máquina” ao longo desta temporada e como ela subverteu a verdade dos acontecimentos, lavando o cérebro do colectivo, inclusive de algum sportinguistas, o que não deixa de ser extraordinário.

A verdade da propaganda
Jorge Jesus ofendeu e tentou humilhar o Rui Vitória chamou-o de mau treinador.
A realidade dos factos
Jorge Jesus tem sido sucessivamente mal-tratado pelo benfica desde que assinou pelo nosso clube. Foi acusado de enviar sms a ex-jogadores e de ter roubado documentos e software do Seixal. Negaram-lhe o ultimo salário colocando-o em tribunal acusado de ter assinado pelo Sporting quando ainda era treinador do Benfica, exigindo-lhe por isso uma indemnização de 14 Milhões de Euros (1 euro por cada adepto). Ao longo desta temporada foram várias as tentativas de desvalorizar o trabalho que realizou no clube. O ultimo acto chega em forma de livro, escrito pelo “insuspeito” Pedro Guerra. Já sobre a história do mau treinador, tudo se resume a uma pergunta intencionalmente mal feita por um jornalista da RTP, que curiosamente nunca mais voltou a colocar os pés na sala de imprensa do estádio José Alvalade.

A verdade da propaganda
As bocas do JJ uniram a equipa do benfica e ajudaram a que ganhassem o campeonato.
A realidade dos factos
O campeonato foi ganho com a ajuda da APAF e do Vitória Pereira. Em 34 jornadas um único cartão vermelho e um pénalti contra, quando a equipa já ganhava por 4-0, marcado nos descontos.

A verdade da propaganda
O BdC fala muito, abusa do FB e isso prejudica a equipa.” (esta até alguns Sportinguistas comem…).
A realidade dos factos
O Sporting fez a melhor temporada da sua história conquistando 86 pontos igualando a marca de José Mourinho no Porto, vencendo na Luz e no Dragão. Em 6 derbies/clássicos ganhou 5, praticando o melhor futebol da história recente do clube. Obteve a melhor média de assistências em Alvalade desde a inauguração do novo José Alvalade (40.000 espectadores) e conquistou o recorde absoluto de taxa de ocupação dos estádios em Portugal com uma marca a decimas dos 80%. (dados oficiais da Liga de Clubes e que estão no site oficial desta entidade).

A verdade da propaganda
O JJ não aposta na formação.
A verdade dos factos
Com RV o único jogador que realmente foi aposta chamou-se Renato Sanchez e ultimamente Elderson fruto da lesão de Julio César. Os outros não passaram de fogachos. No onze do Benfica a base mantém-se à volta dos consagrados que transitaram da época passada. Curiosamente no Sporting, Jorge Jesus, ajudou a crescer João Mário, William e Ruben Semedo. Apostou em Gelson e Matheus que estão a ser preparados para ter outro destaque na próxima época. E na fila estão Podence, Iuri, Wallyson, jogadores mencionados pelo treinador no ultimo Tempo Extra.

O que importa aqui ressalvar é o poder desta máquina. Hoje a verdade da propaganda é verdade reconhecida nos cafés e nas conversas de amigos. Excepto alguns sportinguistas zelosos que lutam para impôr a verdade dos factos à propaganda, nas ruas impera a verdade da central de comunicação do Gabriel, Octávio, Guerra & Guerra Associados. É difícil, extenuante, e quase inglório batalhar contra isto. Mas é imperativo que se faça.

No futebol jogado, as forças estão agora mais niveladas, falta dotar a estrutura do Sporting de capacidade para impôr a verdade dos factos. Não se entenda que temos de combater a máquina de propaganda do benfica, criando a máquina de propaganda do Sporting, porque seria algo que bateria de frente contra os valores e princípios do nosso grande clube. Pretende-se sim, criar condições para denunciar a distorção dos factos, impondo a verdade tal qual ela é, sem duplos sentidos. E isto meus senhores, é muito, muito difícil.

Eu não tenho dúvidas absolutamente nenhumas que Bruno de Carvalho sabe como tem sido condicionada a mensagem do clube, pelo ruído que é criado à sua volta distorcendo e adulterando o que diz. E não, não é estando calado, fingindo-se de morto, como alguns acham que devia ser, que este combate se ganha. Jorge Jesus relembrou-o na ultima entrevista no Tempo Extra, mais que arbitragem, controlar a comunicação ajuda a ganhar campeonatos. E porquê? Porque as tropelias dentro de campo são “lavadas” pelas vuvuzelas, ora negando as evidencias, ora pegando em lances de favorecimento aos clubes rivais (que inevitavelmente acabam sempre por acontecer), dando-lhes um destaque e importância que não têm, conseguindo a tal subversão dos factos.

Aconteceu isto no golo do Slimani contra o Moreirense. Está ainda hoje por provar que o argelino estava fora de jogo, mas nas ruas ninguém se esquece do golo em fora de jogo “escandaloso” que ele marcou. E com isto branqueou-se dezenas de lances duvidosos que favoreceram o benfica. É assim que trabalha a propaganda.

E é esta montanha que BdC tem escalar quase todos os dias para ser ouvido e levado a sério. Acaba por ser preocupante existirem Sportinguistas que se deixam levar na propaganda e dão mais importância ao que dali saí que ao que diz e escreve o nosso Presidente.

A Central de Comunicação existe e está a funcionar a todo o vapor, como aliás já se começou a ver com os valores astronómicos que vão fazer em vendas, sendo o Carrillo uma belíssimo exemplo. Cabe aos Sportinguistas aprenderem a separar o trigo do joio, e nunca esqueceram uma máxima que Bruno de Carvalho já mencionou mais que uma vez. Quando lerem noticias sobre o Sporting, verifiquem quem a publica, quem a escreve e quem pode ganhar com ela.
Termino com uma ultima mensagem em forma de grito. Abram os olhos, e não se deixem condicionar pela propaganda!

Entretanto, enquanto este belíssimo texto era divulgado, surgia esta novidade: Nuno Saraiva vai ser o novo diretor de comunicação do Sporting.
O jornalista, atual sub-diretor do Diário de Notícias, deve ser anunciado em breve, podendo mesmo serem reveladas todas as novidades sobre as mudanças no departamento de comunicação leonino já esta quarta-feira. Recorde-se que para além de Nuno Saraiva, o Sporting vai contratar também um assessor de imprensa para o departamento de futebol profissional, sendo que estes dois profissionais vêm colmatar as saídas de Diogo André e Rita Matos, que deixaram o clube durante este mês de maio.
Em aberto está a situação de Mário Carneiro, atual diretor de comunicação nomeado pela agência WL Partners, sendo que a agência de comunicação vai contudo continuar a trabalhar com o Sporting.
Nuno Saraiva tem 45 anos e no currículo conta com passagens pela Rádio Renascença, TSF, Expresso e Diário de Notícias, tendo sido também comentador político na SIC e na TVI. Atualmente é sub-diretor do DN, cargo que vai abandonar para se dedicar em exclusividade à comunicação do Sporting
.

*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos