As secções são sempre muito mais do que o punhado de jogadores ou do treinador.

O futsal é a modalidade de pavilhão mais bem organizada do Sporting. Beneficiou de nunca ter sido extinta e beneficiou de ter gente muito competente com as rédeas na mão, que muito fizeram durante os anos negros onde não havia dinheiro no cube sequer para pagar fotocópias. Mas agora há dinheiro, o pavilhão está quase pronto, e a própria modalidade tem um maior interesse mediático. Portanto se já estavam bem antes, a partir daqui será sempre a subir. O meu desejo é que se mantenha o Miguel Albuquerque e o Nuno Dias durante muitos, MUITOS anos (décadas!). Acho que aqui é carta branca.

Quanto ao Andebol, é a mais fraca das três secções de modalidades de pavilhão. Como o futsal, foi uma modalidade que não se acabou, mas não teve resultados comparáveis. Se o hóquei teve de ser construído do zero, o andebol terá de ser reconstruído. A equipa é bastante forte, e contrariamente a muitos desta tasca, eu gosto do treinador. As camadas jovens também parecem bem encaminhadas. O problema é o resto, e agora não sei se é porque o próprio andebol não tem expressão em PT, ou porque há ali algum desleixo. Das três, a única sem patrocínio nas camisolas (e no entanto, muitas das equipas em PT as têm), a que tem menos publicidade de placard (a maioria até é conjunta com outras), a que tem menos assistência. Eu penso que é mesmo porque a modalidade é fraca em PT (nem os direitos da liga se venderam), e não há milagres. Quanto mais penso nisto, mais me convenço que se tivesse extinto esta modalidade, neste momento seria com se olha para o vólei ou o basquetebol. Aqui sem dúvida é onde se vai ter de trabalhar mais, e nem tudo é da responsabilidade do Sporting.

Quanto ao hóquei, acho que está muito bem entregue com o Borges como rosto da secção e o Trindade a coordenar. Estou convicta de que se fizessem uma fusão, saía um Miguel Albuquerque como resultado, que parece fazer ambas as coisas no futsal (se bem que a partilha com o Nuno Dias). Também tenho esperanças no treinador e na equipa, assim como na formação. Aqui também acho que a partir de agora será a subir, tal como o futsal, mas ainda é tudo muito recente portanto é preciso ter calma. Aconselho qualquer curioso a ver a entrevista ao Trindade, explica muito da organização da secção.

Quanto ao Atletismo, já esteve melhor e já esteve pior! Mas aqui até acho que o problema nas últimas décadas era mesmo falta de dinheiro. Há quem diga que atirar dinheiro não resolve nada, mas a verdade é que houve muitos atletas que fugiram para o Carnide e o Sporting não tem condições de treino. Vamos ver agora com dinheiro como vai evoluir em termos de recursos imediatos, com o centro de atletismo o quão atractivo o projecto será a longo prazo, e depois como se desenvolverá a formação. No entanto, penso que é um pouco como o Andebol? É esperar para ver. O interessante do futuro desta secção é mesmo o Évora ter pulado a cerca. Um tipo destes não o fazia só pelo dinheiro, é pelo projecto também. Igual para a Mamona ter ficado (não tenho dúvidas que a aliciaram).

Quanto ás outras modalidades, tenho especial carinho pela de futebol de praia e natação (IMO precisavam ambas de um pouco mais de atenção), do ténis de mesa (muito bem organizada), e quase tudo o que é desporto adaptado porque como diz alguém aí para cima, as modalidades servem como factor social também.

Vamos ver.

pavilhaojr

 

Comentário feito por Corine

*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos