C2sEuWuXcAEWEwIDepois do empate entre Barreirense e Benfica, os nossos Iniciados tinham uma oportunidade de ouro para se colocarem de novo na frente da classificação, deixando definitivamente para trás aquela tarde mal conseguida no Seixal. E quem pensa que foi tarefa fácil, não foi.

A perder e com poucos minutos no relógio para jogar, os nossos míudos conseguiram dar a volta com dois golos de rajada, derrotando assim o Vitória de Setúbal por 3-2. Os golos, marcados por Tiago Tomás, Eduardo Quaresma e Rodrigo Costa, colocam os sub-15 no primeiro lugar desta segunda fase, garantindo desde já o apuramento directo.

Faltam ainda 6 jogos, mas esperamos que o “susto” de ter perdido o primeiro lugar durante uma penosa semana leve a rapaziada a vencer todos os jogos até final. Na realidade, apenas o Benfica parece ter pernas para os nossos meninos, que aliam a qualidade fora do normal com os valores leoninos que os levam a não desistir (Juvenis e Juniores também foram protagonistas de belas remontadas este ano).

A palavra de ordem no escalão continua a ser o enorme trabalho celectivo, de uma equipa que joga com confiança nas suas capacidade e todas as semanas nos surpreende com autênticas jogadas de sonho. Existe uma natural rotação, mas o sistema parece funcionar bem independentemente das peças. O ideal será a conquista do campeonato nacional, mas para isso há que melhorar nos confrontos frente ao eterno rival.

Entretanto, estes foram os nossos rapazes que estiveram ao serviço das diferentes selecções nacionais:
Sub-17: Tiago Djaló, Bernardo Sousa, Tiago Rodrigues, Gonçalo Costa
Sub-18: Daniel Bragança, Elves Baldé, João Oliveira, Luís Maximiano, Thierry Correia

A juventude regressa agora à Academia para continuar os seus respectivos campeonatos, esperando todos nós que, tal como o futebol feminino, também tenham direito a uma partida em Alvalade na altura de decidir o título.

manéstuttPor fim, o destaque desta semana para jogadores que estão fora de portas vai para Iuri Medeiros e Carlos Mané. O primeiro, dizem, estará pronto para a equipa principal na próxima temporada (sinceramente, até quando?) e já terá recebido essa informação. O segundo estará a ser observado por Jorge Jesus, que estuda o seu regresso ao plantel principal.
A minha opinião é que, para voltar, seja para ser opção naquela que é a sua posição natural e não numas alas onde Matheus, Iuri, Gelson e até Podence lhe passam claramente a perna em quase todas as característcias exigidas a um extremo do Sporting. O que acham?

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)