Falta apenas um jogo e apenas um empate para que os Iniciados terminem a segunda fase do campeonato nacional no primeiro posto. Esta semana mais uma vitória, frente ao Portimonense, por 3-0 e a garantia de que estamos já carimbados para o apuramento de campeão. Rodrigo Costa continua a somar golos e leva já 6 em apenas 7 partidas, Leandro Gonçalves e Tiago Tomás (mais dois avançados) também marcaram numa tarde calma dos leõezinhos, antes de recebermos o rival Benfica, no dia 19 de Março.

iniciados

Os nossos parceiros no apuramento de campeão serão o FC Porto, o Anadia e o SLB, numa competição muito curta e em que os pequenos leões terão de fazer valer a sua qualidade frente aos principais rivais. A oportunidade de voltar a vencer neste escalão é de ouro, mas tardes como as que tivemos no Seixal poderão deitar por terra as nossas legítimas aspirações de chegar ao título. Para já, a equipa apresenta qualidade, estabilidade e a rotação saudável promovida em tenra idade não coloca em causa os resultados. A entrada forte no apuramento de campeão é meio caminho andado para sermos felizes em Maio.

No outro jogo das equipas de Alcochete, os Juniores sofreram a primeira derrota nesta fase, descendo assim para um perigoso 3º posto numa jornada em que até poderíamos beneficiar do jogo entre FC Porto e Benfica. O Belenenses continua sem sofrer um único golo, a surpresa Vitória de Guimarães venceu-nos por apenas 1-0 mas foi o suficiente para nos ganhar vantagem por um ponto e o Porto passou a depender apenas de si para nos ultrapassar na classificação.

Uma derrota não apaga a qualidade desta fantástica equipa, que também tem direito a tardes menos inspiradas e até algum deslumbramento tendo em conta a sua tenra idade. Estou profundamente convicta de que se vão sagrar campeões nacionais, mas os avisos já tinham sido dados por várias vezes. Falta de frieza na finalização e a perda de pontos dos principais rivais parecem ter “adormecido” os indomáveis leões nestas últimas semanas. A apenas 3 pontos da liderança, é altura de apanhar os cacos de uma derrota surpreendente, voltar a lutar semana após semana e só descansar depois de encontrar segurança no primeiro lugar. Pelo meio, esperar que Belenenses e Vitória vão perdendo pontos.

A próxima jornada é frente ao FC Porto, em Alcochete e falhar não é opção. O Belenenses defronta o Benfica (vamos torcer pelos orcs uma vez na vida) e o Guimarães recebe o Rio Ave. Altura perfeita para nos assumirmos realmente como o que somos: a melhor equipa sub-19 em Portugal.

Como destaque da semana, um número redondo na equipa principal do Sporting Clube de Portugal: foram 13 os jogadores utilizados formados em Alcochete esta temporada, marca atingida depois da esperada estreia de Francisco Geraldes.

E ainda o destaque a Pedro Silva dado na imprensa, jovem que muito temos elogiado ao serviço da equipa B e dos juniores, com características únicas para se torna no “próximo Rui Patrício”. A sua integração na equipa principal não é só um prémio mais que merecido, como um passo essencial na sua afirmação. Certamente que Rui e Beto não se importarão com a companhia de um jovem que está na posição em que os dois já estiveram.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)