Espero que me perdoem, mas tenho que ir um pouco mais longe na análise desta semana. O título é retirado de uma obra-prima da literatura infantil, Peter Pan, mas o assunto onde o vou inserir é muito sério pois não são apenas, no caso que vou apresentar, as fadas que caem mortas no chão, quando negamos a existência das mesmas…

Esta semana anda muita gente chateada e com razão, pois o jogo de futebol da manhã de domingo, para mim, só valeu pelo intervalo. Mas quero mesmo que esqueçam um pouco o que se passou, e tentem acompanhar-me, ainda que por pouco tempo, pedia esse esforço, que está no nosso lema.

Voltando um pouco atrás, ao título, quando nós dizemos que não ao Sonho, matamos um pouco mais a essência do que é ser Sporting. A essência que nos faz acreditar nos Valores que nos formam, a Lealdade, a Integridade, o Ser Inteiro. Porque ser Sportinguista é Ser Inteiro, e ser menos que isso, é ser algo diferente.

Ser do Sporting, é chorar de raiva quando as coisas correm mal, é olhar embevecido aquela criança que vai com o Pai ou a Mãe a Alvalade, em dia de jogo… É discutir com a razão e o Coração, e defender a nossa dama de todas as calúnias e ataques. É saber ser e saber estar. Se somos o Sporting, então o Sporting é isto. Mas também é ganhar, é encher os nossos Museus, temos dois e vem mais um a caminho… É ir ver os jogos ao nosso Núcleo de Sintra, e entrar em nossa Casa. Somos assim desde pequenos, e assim nos temos mantido.

Mas de cada vez que duvidamos do nosso Sporting, há um riso a menos em casa, há um menino ou menina que tira a listrada verde e branca e a arrecada num baú, no fundo da memória. Se o fizermos repetidamente, garanto-vos que não podemos ter futuro, pois o futuro é o que dele fazemos. As nossas crianças têm que andar de cabeça erguida e orgulhosas do Sporting Clube de Portugal, pois quando em nossa Casa, Alvalade ou Pavilhão, ou onde quer que se vista a nossa cota de Armas, não é só um Clube desportivo que entra em campo, é toda uma Tradição e Valores que temos que saber preservar para a nossa memória futura.

Não será por estarmos chateados com uma goteira de água, ou com um estore empenado que vamos mandar a Casa abaixo. Esta Casa não é nossa, nós somos quando muito os seus servidores, temos as suas Chaves, habitamos nela e desta nossa Casa cuidamos. E temos a quem prestar contas, pois eu não quero que os nossos filhos, os nossos netos, e demais crianças me venham perguntar ” Pai, que Clube era mesmo aquele de que tu gostavas quando eras pequeno?”

Ninguém o quer, e se mais exemplos são precisos, olhem para as nossas modalidades, que nos enchem de orgulho, olhem para os nossos filhos e netos, que onde vão levam a camisola listrada e em dias mais frios aquecem o pescoço e os nossos Corações com o cachecol… Olhem e cuidem bem disto, eis o que vamos deixar, e não o podemos desprezar, nem o podemos diminuir. São os nossos gestos a bitola que vai marcar a grandiosidade e os Valores da nossa Herança. Foi este o título desta semana.

E nesta semana oval, as nossas meninas são Campeãs Nacionais de RUGBY Sevens… estou tão contente, por elas, pelo Sporting, e pelos nossos meninos e meninas… eles já tinham muitas referências de outros jogadores, mas agora olham para nossa Casa, e nos treinos podem ver com eles, a dar os seus treinos Campeãs Nacionais… se isto não é motivação, nem sei o que seja. Os meus parabéns…

Também o RCE, clube amigo, pediu ajuda aos nossos pequenos leões, e era vê-los vestidos com a camisola listrada grenat e branca, por aquela Tapada da Ajuda afora, a correr e a defender os seus Amigos. Estão de parabéns, igualmente.

Os nossos U16 terminaram em 3º lugar o Campeonato Regional, na etapa de Loulé… uma boa notícia, parabéns para eles e para os seus treinadores, são um exemplo de dedicação.
Um abraço a todos.

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio