De acordo com alguma imprensa desta manhã, o pavilhão João Rocha já tem data de inauguração marcada: 21 de junho. Uma data escolhida para coincidir com o 15.º aniversário da inauguração da academia de Alcochete, que abriu portas oficialmente a 21 de junho de 2002. A confirmar-se, aquela que será a casa do futsal, hóquei em patins, do basquetebol e do andebol a partir da próxima época (e que já está pronto para receber jogos de voleibol, por exemplo), estará pronto a tempo de receber a próxima Gala de aniversário do Sporting Clube de Portugal, a 1 de julho.

Do sorriso para o sobrolho levantado, com o encontro entre Nuno Saraiva e os homens fortes da comunicação do fcPorto, Manuel Tavares e Francisco Marques. Do lado dos azuis e brancos, este encontro é explicado como tendo sido motivado por  «questões de caráter prático que envolvem a partida de andebol», agendada para as 18h do próximo sábado. Do nosso lado não encontrei justificações, mas desde já vos digo que esta proximidade não é coisa que me agrade (mesmo que o Saraiva esteja a tentar perceber como é que os gajos que gerem a comunicação de um clube corrupto conseguiram posicionar-se durante três semanas como paladinos da moral e dos bons costumes).

A propósito de reuniões em hotéis, Jorge Jesus e José Maria Ricciardi encontraram-se, de forma casual, no Hotel Ritz, em Lisboa. A imprensa diz que o banqueiro foi portador do cachimbo da paz entre JJ e Bruno de Carvalho, mas a Tasca sabe de fonte segura que estiveram a assistir ao jogo de andebol entre o Sporting e o Águas Santas, numa vitória importantíssima para os Leões que, assim, partem para a recepção ao fcPorto com possibilidade de lutar pelo campeonato.

No meio de uma semana daquelas que só os adeptos do Sporting aguentam, podiam fechar este Bom Dia Sportinguistas com a notícia de que a nossa equipa de Tiro com Arco regressa à competição este fim-de-semana, mas prefiro trocar a ironia pelo orgulho.

«O portal norte-americano ‘Excelle Sports’, que se dedica exclusivamente ao desporto feminino, realça esta terça-feira os números de assistência registados no Sporting-Valadares de domingo, que chamou a Alvalade mais de 6500 espectadores, num artigo que tem como título “Clube profissional de futebol de Portugal arrasa recordes de assistência das equipas da NWSL”.

Como o próprio título indica, a assistência registada em Alvalade supera a média das equipas do campeonato norte-americano, apontado como um dos mais competitivos do Mundo, que em 2016 teve assistências médias de 5,585 espectadores – em 2017, nas poucas jornadas já disputadas, vai em 5,560. O registo de 2016, refira-se, representou um novo máximo de assistência histórico na NWSL. Nos Estados Unidos apenas duas das dez equipas têm em média mais adeptos do que a assistência vista em Alvalade, as Portland Thorns e as Orlando Pride, que têm médias de 16,945 e 8,933, respetivamente.

“Por outras palavras: o apoio dos adeptos do Sporting no jogo de domingo não foi brincadeira”, escreveu o referido portal, que depois lança a questão: “Qual é o segredo por trás destes grandes números?” A resposta foi dada no Twitter por Tatiana Pinto, que em resposta a uma conversa no Facebook revelou que é a paixão que faz a diferença. Ora, pegando nessa ‘dica’, o ‘Excelle Sports’ questiona: “Podemos trazer alguma dessa paixão para os Estados Unidos?“.