Primeiro que tudo, e antes de avançarmos para as boas notícias desta semana, temos de começar este texto com uma palavra para os enormes craques que compoem o plantel de Iniciados do Sporting Clube de Portugal. São novos, muito novos, quase todos têm o potencial e o talento natural que lhes permitirá continuar a subir escalões em Alcochete, quase todos demonstraram uma qualidade inegável, aliada a um estilo de jogo apaixonante.

Não tenho dúvidas que a derrota para um principal rival, depois de um domínio completo na primeira fase da competição, será dos momentos mais penosos da sua tão curtinha carreira. Mas que todos saibam que nos encheram de orgulho, nos coloram à televisão aos fins-de-semana, quase sempre pela manhã, e que sabemos tudo o que de bom foi feito nesta temporada.
Foram 34 jogos ao todo, 30 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. 130 golos marcados e apenas 17 sofridos ao longo de todo o ano. Jogadas de autêntico tiki-taka, muita paixão e luta até final. Ainda que sejam, provavelmente, a equipa que joga melhor em toda a Academia serão também, ao que tudo indica, os únicos a ficar sem o título nacional esta temporada (incluindo os escalões femininos). Força rapaziada, voltem mais fortes!

O grande sorriso da semana chegou, uma vez mais, através da equipa de Juvenis. Uma vitória bem sofrida em Oeiras, contra uma equipa que à partida iríamos vencer sem grandes dificuldades, desbloqueada pelo pé maravilha de Bernardo Sousa. Um golo de penalty aos 66 minutos, seguido de novo tento aos 68´ , descansou os corações leoninos. Mas a notícia melhor viria do Norte, mais precisamente do Olival. O FC Porto venceu o Benfica por 2-1 e permitiu-nos ficar com uma vantagem de 4 pontos no topo da tabela, com três jogos por disputar.

Faltam pouco para terminar o campeonato, ainda recebemos o FC Porto e o Benfica, pelo que será cedo para fazer a festa. Mas a verdade é que esta semana, vencendo os dragões, o título fica mais que encomendado e Alcochete poderá voltar a fazer a festa. Nesta caso de um incrível bicampeonato. Dia 10 de Junho, às onze da manhã, tentemos dar o nosso apoio aos miúdos, na Academia, para embalar para um desejado título e para nos “vingarmos” de uma injusta perda de pontos no Porto.

O ano tem tudo para terminar da melhor forma, depois de conquistado o campeonato nacional de Juniores (a festa foi estragada esta semana por uma arbitragem “estranha”), Infantis, Benjamins e o prémio da conquista do 4º torneio internacional da Pontinha consecutivo. Se os Juvenis se sagrarem campeões nacional, falharemos o pleno por um escalão apenas.

PS: Os sub-11 venceram o torneio internacional de Ris Orangis (França)

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)