O mercado entrou no último mês e no plantel do Sporting existem ainda algumas indefinições. A principal prende -se com a aparente precaução quanto às saídas de Adrien e William. Bruno Fernandes e Battaglia chegaram e deram boas indicações, o investimento nestes jogadores foi até considerável. Poderão ser apenas back ups aos titulares da época anterior? Fará sentido incluir os 4 tendo ainda Palhinha, Petrovic e Mattheus no plantel?

Apesar de tantos rumores de que estarão há muito com negócios “fechados” e aguardando apenas a pré eliminatória da LC, estou em crer que nada estará já decidido e que por agora existem apenas propostas que ficam muito aquém do valor que damos a estes atletas. Os media já começaram a fazer o trabalho dos empresários e a dissimular a pressão em embrulhos de opinião, preocupados, não vá o Sporting ficar com um meio-campo demasiado forte e a (ouçam bem esta…) “desvalorizar os atletas”.

Ponto número 1:
Os suplentes não seriam Adrien e WC…pelo menos não na totalidade da época. Bruno Fernandes até já provou que pode voltar a editar um novo triângulo com ambos em campo;

Ponto número 2:
O Sporting não é uma bolsa de valores de jogadores, é um clube que quer ganhar títulos, quanto mais valor no plantel, melhor;

Ponto número 3:
Se formos campeões, alguém se desvalorizará?

Não sou hipócrita, se algum clube se chegar à frente com valores considerados justos pelo clube, qualquer negócio é fazível. As finanças do Sporting apesar de estáveis, respiram de outra forma quando engordadas com dezenas de milhões extra, tornando a sua gestão um pouco mais programável e flexível. Mas essa não deve ser a prioridade para já e incomoda-me este verdadeiro campeonato de líderes de vendas, como se perder os melhores activos fosse um prémio. Não é. É quanto muito uma compensação, mas nunca será o mesmo que acumular jogadores de talento durante várias épocas.

A questão para mim é clara. Ao colocar Castaignos, Schelotto, Marvin, Douglas e B.Ruiz fora do plantel e da pré temporada, a SAD leonina quis vincar de forma bem evidente que apenas espera destes atletas uma compensação financeira pela sua cedência. Eu apontaria para um valor a rondar os 15 milhões de euros. Valor que permitiria ao Sporting não depender da venda de mais nenhum jogador do plantel actual e até suportar os acréscimos salariais que as aquisições trouxeram (temos de incluir os salários destes que também cessam). Como é óbvio não será uma tarefa fácil vender Ruiz e Marvin por 4 milhões, Castaignos e Schelotto por 3 e Douglas por 1 milhão, mas não é impossível e mesmo que fique aquém do valor com que especulo, será por aqui que o Sporting fará a sua “mini-Champions” em termos de contabilidade.

Concluindo, não acho essencial a venda de WC e Adrien e muito menos acho que a presença de um ou ambos incompatível com os reforços. Sabemos bem as “queixas” feitas por JJ ao longo da época anterior quanto às segundas opções e não será agora que as temos realmente que isso será considerado um problema. E quanto ao equilíbrio financeiro, estará atingido se os 5 excendentários equivalerem aos encaixes mínimos previstos. Convém também realçar que apesar se ser bastante difícil o acesso à fase de grupos da LC, não perdemos ainda essa possibilidade e dar-me-á muito mais confiança ter William e Adrien na equipa quando disputarmos esse acesso. 

adrien_silva_rui_patricio_william_carvalho

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca