Já desde o apito final de Camp Nou que me apetecia cozinhar um petisco onde o principal ingrediente era a Liga Europa, mas preferi esperar pelo sorteio, para fazer um petisco com mais ingredientes. Não que o sorteio me fizesse alterar a forma de pensar, mas sim porque é efetivamente diferente jogar com o Astana, com o AEK ou com o Borussia Dortmund.

Dentro do nosso reino ouve-se de tudo desde o “A Liga Europa tem de ser para ganhar, não há desculpas, com este plantel tem de se ganhar a Liga Europa”, passando por “Entre ir á Liga Europa e ter sido eliminado ficando em 4º, preferia ser eliminado logo, a Liga Europa é 0”e depois há os mais moderados que dizem “A Liga Europa é para dar tudo, com os melhores, o mais longe possivel”.

Por um lado percebo que o nosso principal objetivo seja acabar com a seca de 16 anos e finalmente sermos campeões. Sim é o nosso principal objetivo, mas não o único. Uma equipa como o Sporting tem de ser grande em Portugal e pela Europa fora, como JJ chama “Prestigio Europeu”. Veja-se as nossas prestações na Europa nos últimos 10 anos:

quadro liga europa

Olhando para a tabela acima percebemos a razão pela qual estivemos inseridos no Pote 4 da Champions. Excetuando as temporadas com Paulo Bento (2007/2008 e 2008/2009) e a de Sá Pinto (2011/2012), temos sido fraquinhos na Europa. Para ganharmos pontos no ranking UEFA, para conseguirmos num futuro próximo ambicionar um Grupo mais acessivel na Champions (olhem bem para os grupos dos nossos rivais) só conseguimos ganhando jogos, indo longe nas provas e para isso nada melhor que a Liga Europa.

Outro ponto importante é o prestigio europeu, pois esse não se consegue só nos grandes jogos que fazemos contra tubarões como fizemos com Real Madrid e Barcelona, pois no futebol o que fica na memória,é quem ganha e quem chega mais longe nas competições.

Monetariamente a Liga Europa, não é nem de perto nem de longe comparável á Champions, mas ainda assim, não são prémios que possamos deitar fora. O vencedor levará para casa mais 6,5 ME e o finalista vencido 3,5 ME, a isto acrescem mais direitos televisivos. Não sou especialista em contas, mas estes valores a juntar ao que ganhamos já na Champions não dará para pudermos segurar um William por exemplo?

Olhando para dentro das quatro linhas, cada vez mais a Liga Europa, tem se tornado uma competição com equipas fortes do topo do futebol europeu que veem na Liga Europa a oportunidade perfeita para ganhar uma competição europeia, de puderem se qualificar dietamente para a Champions e de disputar a Supertaça Europeia. E esta Liga Europa será para “homens de barba rija”, a presença de AC Milan, Arsenal, At. Madrid, CSKA Moscovo, Dinamo Kiev, Borussia, Napoles, Real Sociedad… preveem a Liga Europa mais competitiva dos ultimos anos, com muitas equipas sedentas de vitórias e a verem nesta competição a sua glória.

Uma questão que também me parece importante é o que está na cabeça dos jogadores. Ou alguém acredita que na cabeça de Mathieu, Coates, Coentrão, Bas Dost , Doumbia ser campeão em Portugal seja só isso que interessa? Eu não acredito, e tenho a certeza que independentemente da equipa JJ fizer alinhar os rapazes vão dar tudo para se mostrarem à Europa. O sorteio não foi mau, excetuando a longa viagem até à Ásia, não nos pudemos queixar muito, podendo ainda resolver a eliminatória cá na 2ª Mão, na nossa casa. É daquelas eliminatórias que temos mesmo de passar, porque somos melhores, não fossemos nós o Sporting Clube de Portugal.

Portanto a minha opinião como adepto e sócio, é que temos de jogar para ganhar todos os jogos da Liga Europa e do Campeonato. Se temos de jogar para ganhar, tem de jogar os melhores, os que estão melhor (é diferente de jogarem sempre os mesmos!!!). Se é muita “fruta” pensar em ganhar campeonato e Liga Europa, sim secalhar é, mas não pudemos descurar uma nem outra. Vamos dar o máximo, tal como fizemos na Champions (e no pós Champions somos lideres do campeonato). Vamos Sporting, Por Ti, por Nós! Porque como alguém disse “Um clube tão Grande, como os Grandes da Europa”.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Luís Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]