A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou esta semana criar uma comissão técnica independente para estudar a categorização das competições internas, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do organismo. De acordo com a mesma fonte, o resultado deste estudo será apresentado em Assembleia-Geral, que ratificará ou não as conclusões.

Recorde-se que o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, tem reclamado que o seu clube tem 22 campeonatos nacionais, por o clube ter vencido quatro Campeonatos de Portugal, prova que foi também conquistada por Olhanense, Marítimo, Carcavelinhos e Belenenses.

Questionado a respeito da criação desta Comissão, Bruno de Carvalho afirmou que tem pena “e depois de ter cumprido um castigo sobre esta temática, que só agora se lembrem de fazer tal comissão. Mas como diz o povo: ‘mais vale tarde que nunca’. Mas que esta comissão não sirva apenas para tentar calar aquilo que são os direitos dos sportinguistas, e esses é de poderem honrar a memória dos nossos atletas que foram campeões e que teimam até hoje ninguém lhes reconhece isso“.

O líder máximo verde e branco deu o exemplo dos primórdios do Mundial de seleções para sublinhar que essas edições, apesar de terem formato diferente, também foram consideradas para efeitos de palmarés: “Espero que esta comissão não se venha a tornar e traduzir na velha máxima popular que diz ‘quem quer faz, quem não quer reúne’. Foi com alegria que constatei que não existe nenhum documento na FPF que não comprove que o Sporting tem 22 títulos. Os próprios Campeonatos do Mundo começaram com uma sistema similar; eram por eliminatórias. Eram também com muito menos equipas. A verdade é que todos os títulos são reconhecidos. Não nos podemos esconder por trás desta comissão dizendo o simples facto de a estrutura ser similar à Taça de Portugal e que afinal o que está escrito no site da FPF é mentira.

p.s. – como nota de rodapé, refira-se que, em 1947, o Belenenses foi convidado de honra na inauguração do Estádio Santiago Bernabéu. Nessa altura, o clube da cruz de Cristo tinha conquistado 4 títulos de campeão nacional. Supostamente, claro…

Ah, antes que me esqueça! É uma pena o jornal do Delgado não ter sido célere a fazer uma capa como a que fez há coisa de um ano!

capabola2