O professor Moniz Pereira (1921-2016), também conhecido como o ‘Senhor Atletismo’, continua bem vivo na memória de todos nós e, agora, parte do legado da sua obra está perpetuado na Sala Moniz Pereira, inaugurada no Museu do Desporto, nos Restauradores, em Lisboa.

À cerimónia não faltaram os representantes das instâncias ligadas ao movimento associativo e ao desporto em Portugal, assim como Bruno de Carvalho e Rui Caeiro, respetivamente presidente e ‘vice’ do Sporting, e muitos dos pupilos e admiradores de Moniz Pereira, como Carlos Lopes ou Fernando Mamede, a sua filha Leonor Moniz Pereira (“Mais importante, que a própria vitória é, sem dúvida, o trabalho que temos que realizar para obtê-la. O único sítio onde o sucesso está primeiro que o trabalho é no dicionário; Devemos trabalhar em conjunto, em prol do desporto eclético, com fair-play, tentando fazer sempre, tanto no desporto, como na vida algo que nos ultrapasse, dando o nosso melhor”), entre muitas outras personalidades.

Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting, fez jus à figura em destaque. “Mário Moniz Pereira foi uma figura ímpar. Conseguiu um consenso generalizado que não é fácil. Era uma pessoa que tinha umas máximas que são perfeitamente assináveis em baixo, por todos. Dedicou a sua vida ao serviço do desporto, em todas as áreas possíveis. Não foi só o Sporting Clube de Portugal a beneficiar da obra deste homem, feito de desporto da cabeça aos pés, foi também o nosso País. Teve a fortuna de ver aqui nascer alguém tão extraordinário. Sem exageros, estamos hoje aqui a prestar justiça à memória de, para mim, e para todos nós, a maior figura do desporto português do século XX”, elogiou o Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Moniz Pereira foi uma pessoa congregadora e o seu espólio veio para o lugar certo, isento de rivalidades. Pretende-se que seja fomentada a investigação“, considerou a antropóloga e socióloga Ana Santos, instaladora daquela secção do Museu.

Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), elogiou a obra de Moniz Pereira, que vai ser homenageado com um programa de atividades ao longo do ano: “Uma das figuras mais marcantes do desporto português, com uma vida multifacetada. Rigoroso e disciplinado no trabalho. É um orgulho receber este espólio à guarda do Museu do Desporto, de modo a que as pessoas compreendam o seu dia-a-dia. A Sala é a reconstituição do seu escritório, com documentos que escreveu ou guardou ao longo da sua vida.

Mais do que a inauguração de uma exposição biográfica, o momento serviu para a assinatura de um protocolo entre o Sporting Clube de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH), que visa ao desenvolvimento de um programa anual tendo em vista a divulgação da obra de Moniz Pereira.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
26 de março (18h00) no Museu do Sporting
Exposição temporária: “A sorte dá muito trabalho”

25 de abril (10h30) com chegada aos Restauradores
Corrida da Liberdade Moniz Pereira

14 de maio (18h00) no Museu do Sporting
Tertúlia: “O treinador ecléctico”

10 de junho no Centro Desportivo Nacional do Jamor
Exposição fotográfica

26 de setembro (18h00) no Auditório do COP
Tertúlia: “O legado de Moniz Pereira”

Outubro (dia a designar) no Museu do Fado
Mesa redonda “Valeu a Pena”, legado musical de Moniz Pereira

Novembro (dia a designar) na Faculdade de Motricidade Humana
Tertúlia: “Moniz Pereira o professor académico”

Dezembro (dia a designar) na Federação Portuguesa de Atletismo
Congresso Internacional de Meio Fundo Moniz Pereira