A crónica não poderia começar com melhores notícias. Os convocados para a partida frente ao Qarabag (jogo a contar para a Liga Europa) representam a maior inclusão de jogadores formados no Sporting desde o princípio desta temporada, num sinal positivo que temos de saudar.

Diogo Sousa, Tiago Djaló, Thierry, Miguel Luís, Carlos Mané, Jovane e Nani seguirão para Baku à conquista dos preciosos pontos que nos permitirão continuar a caminhada europeia. Destaque maior vai para a inclusão de Djaló, ele que se estreia nestas andanças, pela qualidade e talento que tem vindo a apresentar nesta fase final da sua formação e por ser uma das maiores promessas da nossa Academia numa posição em que tanto insistimos no mercado e que tão pouco retorno desportivo nos tem trazido. Não será expectável que jogue, até seria mau sinal se assim fosse, mas começa a sua caminhada da equipa principal onde esperamos todos vê-lo brilhar.

iniciados-sporting-benfica

A semana ficou marcada pela expressiva vitória dos Iniciados sobre o Benfica. Os sub15 disputavam há semanas o primeiro lugar da sua Série e conseguem finalmente isolar-se no primeiro posto ao bater o rival por 4-0, num jogo totalmente dominado pelos nossos leões e que até teve direito a uma grande penalidade defendida pelo nosso redes Diego.

O golo de Isnaba Mané é o grande momento da partida (clica aqui para veres) e o Sporting tem agora todas as condições de se apurar no primeiro posto e continuar a sua luta pela revalidação do título de campeão nacional.

Para contrastar com a excelente temporada levada a cabo pelos nossos Iniciados, os Juniores voltaram a desiludir depois de uma deslocação à Madeira que acabou com a vitória do Marítimo por 4-3. Com este resultado o Sporting distancia-se ainda mais do segundo lugar e está agora a quatro pontos do Tondela e com apenas dois pontos de vantagem sobre o último lugar de acesso ao apuramento de campeão. O primeiro posto está a uns impressionantes 14 pontos e equipas como Estoril ou Cova da Piedade somam as mesmas vitórias que os nossos sub19.

Uma temporada preocupante a todos os níveis que, pelo andar das circunstâncias, nos fará suar e lutar até às últimas pela presença na fase final do campeonato nacional.

Como tantas vezes aqui temos repetido, a ausência de alguns dos jogadores que marcaram a nossa formação nos últimos anos não justifica tudo. A equipa continua a ter o que sempre teve: talento desmedido quando comparado com a maioria dos adversários. Muitos destes jogadores foram destaques e campeões de Juvenis, muitos destes jogadores são alguns dos melhores jogadores que temos na nossa Academia e, ainda assim, os resultados têm sido uma sucessão de desastres inexplicável.

O último onze tinha Goulart, Carlos Silva, Félix, Diogo Brás e Bernardo Sousa (apenas alguns exemplos), todos jogadores que temos destacado variadas vezes. Um assunto para ser olhado com urgência pelos responsáveis de Alcochete.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)