Depois da conquista da Liga Europeia em 2018/2019 e da suspensão das competições de hóquei em Patins no ano seguinte, esta revalidação do título, permite ao Sporting ser bicampeão europeu, e ainda podemos juntar a estas duas conquistas a Taça Continental (supertaça europeia), que vencemos no pavilhão João Rocha, no início da época 2019/2020 antes das competições suspenderem. Que orgulho!

Nós somos os Bicampeões da Europa. Este fim de semana, o pavilhão do Luso, voltou a acolher a final four da Liga Europeia, depois de já ter sido o palco da fase de grupos. Uma final four que contou apenas com equipas portuguesas e no fim, e para nossa felicidade, fomos nós uma vez mais a levantar o troféu!

No encontro das meias-finais, o Sporting defrontou o Benfica, um jogo de muito sofrimento que só teve desfecho através das grandes penalidades. Os adversários entraram a vencer na partida, lance de cartão azul para Telmo Pinto, logo aos 2 minutos de jogo. O Girão que ainda defendeu o livre direto, consentiu o golo na recarga, no entanto a 13 minutos do final do primeiro tempo, Matias Platero restabeleceu a igualdade no marcador para os nossos Leões. A 7 minutos de irmos para o descanso, voltámos a ficar atrás no marcador, mas ainda antes do intervalo Ferrant Font, fez o gosto ao taco e conseguiu a igualdade para o Sporting.

Início da 2ª parte frenético, com dois golos no primeiro minuto, um para cada lado. Primeiro foram eles, depois o Sporting voltou a igualar o marcador, através de Gonçalo Romero e não voltou a haver alterações no marcador o que obrigou à existência do prolongamento. Desta vez fomos nós a estar à frente, mas sem eles nunca nos deixarem fugir no marcador. Marcámos através do Platero, eles empataram, Ferrant Font ampliou a vantagem no final do 1º tempo do prolongamento e os adversários restabelecem nova igualdade no início do 2ª tempo. Muito equilíbrio e lá fomos para a roleta. Num festival de grandes penalidades falhadas, Alessandro Verona foi o único dos Leões que marcou por duas vezes e colocou o Sporting Clube de Portugal na final de mais uma prova europeia, depois de se superar o rival que apenas concretizou uma das grandes penalidades que dispôs.

Jogo da final frente ao Porto, equipa que tínhamos vencido na final da última Liga Europeia e também Taça Continental, como se diz não há duas sem três, mas foi necessária outra dose de sofrimento e recurso ao prolongamento para nos sagrarmos bicampeões europeus.

O rival esteve a vencer por 2-0, mas ainda reduzimos antes do intervalo por Matias Platero. Recomeço da partida e tínhamos de ir em busca da igualdade que surgiu através de Toni Peréz com 13 minutos ainda para jogar e foi com este resultado que fomos para o tempo extra. Na primeira parte do prolongamento Toni Peréz coloca o Sporting Clube de Portugal, pela primeira vez na frente e 20 segundos depois Gonçalo Romero concretiza o livre direto que nos colocou mais perto do título. Na 2ª parte do prolongamento ainda sofremos um golo de grande penalidade, sofremos até ao final, mas fomos nós a levantar a Taça e sagrarmo-nos Bicampeões da Europa!

As nossas leoas também disputaram a penúltima jornada da fase regular. Uma vitória por 9-0 no pavilhão João Rocha diante da Acad. Feira. Ana Rita Ferreira e Sofia Moncóvio bisaram na partida. Adriana Costa, Inês Arrais, Maggie, Rita Lopes e Rute Lopes fizeram cada uma um golo. Na próxima semana, as leoas vão ao terreno da Sanjoanense, atual 3º classificado para realizarem o último jogo da fase regular.

*às segundas, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins