Na passada sexta-feira, quando anunciei que daria continuidade ao que fazia no Cacifo num outro canto da Internet, acabei, inconscientemente, por potenciar uma situação de todo indesejada: permitir que outras pessoas fossem julgadas.
Olhando, à distância, para o que escrevi e para alguns dos comentários daí resultantes, vejo que as minhas palavras foram, efectivamente, propícias a interpretações várias e erradas. Isso é algo que me tem incomodado profundamente, com o peso extra de estarmos a falar de pessoas que ocupam espaço muito importante na minha vida.
Assim sendo, não poderia continuar sem assumir este erro e sem tentar deixar as coisas claras.
Ao contrário do que possa ter parecido, não estamos aqui a falar de interesses monetários. Não se falou de dinheiro, nem nunca isso foi discutido (ou me foi questionado). Não há heróis, nem há vilões. Há, isso sim, pessoas que, olhando um projecto ao qual se dedicaram, têm diferentes pontos de vista relativamente à sua continuidade. Percebemos as motivações uns dos outros, mas não concordamos em diversos pontos, sendo essas discordâncias inultrapassáveis.
Assim sendo, ao fim de três semanas a ponderar, cheguei à conclusão que o caminho a seguir era o da mudança. E que era esta mudança que me permitia seguir com as minhas ideias, sem abdicar do que considerava fazer sentido.
No meio desta situação, lamento, sinceramente, que a minha vontade de dar-vos uma explicação não me tenha deixado perceber que, sem ser essa, de todo, a minha intenção, estava a abrir a possibilidade de outras pessoas serem atingidas.
Fui irreflectido, imprudente, inconsequente, se assim quiserem. Resta-me aprender com o erro (não será o último, por certo) e pedir desculpa a quem de direito.
30 Outubro, 2013 at 8:13
Continua cherba estamos contigo SL
30 Outubro, 2013 at 8:14
Tira esta cor dos avatares que já tou louco lol
30 Outubro, 2013 at 8:17
Cherba
da minha parte, só tenho a dizer o seguinte:
foste aquele que ficou , sózinho, com a “crianca” nos bracos, que a alimentou, que a tornou naquilo que se tornou,(o maior blog de referencia de um clube), portanto entende-se a tua dor e a tua necessidade de explicar o porque de mudar os métodos de crescimento dessa mesma “crianca”.
erros todos cometem,… pena, nem todos terem a capacidade de reconhecer esses mesmos erros…
forca, e continua a alimentar e cimentar este nosso espaco, onde sabemos que temos sempre a dose de sportinguismo que todos procuramos e que nos traz sempre mais perto do nosso grande amor: SCP
VIVA O SCP
30 Outubro, 2013 at 16:31
+1
30 Outubro, 2013 at 8:21
off topic: (desculpa Cherba)
acabei de receber os meus 12 pedidos de confirmacao de subscricao yyyuuuupppiiiee lol
30 Outubro, 2013 at 8:27
Fixe! Verifica se recebes 12 emails com os posts ou se recebes só um, para eliminar as outras entradas, caso existam, na base de dados.
30 Outubro, 2013 at 8:46
olá jusko
recebi os edidos de confirmacao e tambem os posts
obrigado…
30 Outubro, 2013 at 9:30
Jusko bom dia;
Continuo sem conseguir fazer log in. O que tenho que fazer?
SL
30 Outubro, 2013 at 9:47
tenta fazer o log-in no wordpress.com ou faz o log-in no cacifo que transita para aqui…
30 Outubro, 2013 at 10:18
não consigo logar como wordpress
30 Outubro, 2013 at 10:19
Entro bem no wordpress… Mas não consigo logar aqui nos comentários como logava no cacifo… aqui só dá a hipostese. Nome+email+website
30 Outubro, 2013 at 10:21
A informação ao utilizar o iniciar sessão na barra direita é sempre a mesma
ERRO: Nome de utilizador inválido ou senha incorrecta. Perdeu a senha?
Mas se for ao wordpress entro bem
30 Outubro, 2013 at 10:30
Devia dar logo que associas o e-mail. Tenta limpar os cookies e as palavras-passe e depois tenta outra vez.
30 Outubro, 2013 at 10:59
o melhor conselho que te dou é voltares a ir ao wordpress.com, e fazeres tudo de novo: mudas o avatar, mas não te esqueças de, ao faze-lo, confirmares a associação do teu novo avatar ao teu email. deposi de confirmares, desliga o computador e volta a entrar. ao fazeres comentarios aqui coloca o teu nome, o teu email e o teu website.comigo resultou!
SL!
30 Outubro, 2013 at 8:24
Este post é de homem! Sabermos reconhecer quando erramos e sabermos pedir desculpa é algo que se vai perdendo infelizmente nos dias de hoje. Arrisco dizer que este é a primeira grande posta do Comando!
um abraço napolitano
30 Outubro, 2013 at 9:18
+1
30 Outubro, 2013 at 9:24
+2
30 Outubro, 2013 at 9:54
+3
30 Outubro, 2013 at 14:38
+4
30 Outubro, 2013 at 15:39
Era isso que ia escrever…
Este post revela a separação entre o homem e um qualquer bicho!
Grande Cherba! Muito grande!
Obrigado
SL
30 Outubro, 2013 at 15:46
+5. é de homem, sim senhor!
30 Outubro, 2013 at 8:39
Cherba, quem pensa pela sua cabeça erra, reconhece o erro e retrata-se se achar necessário. As ideias divergentes por vezes fazem-nos seguir por outros caminhos, aqueles que achamos serem os melhores, mas como te digo, só faz isso quem pensa por si. Estamos todos do mesmo lado da barricada por isso estamos contigo. Fight & resist!
30 Outubro, 2013 at 8:44
Herrar è umano!
O que é de Homem, é assumir o erro de cabeça erguida, enfrentando o que se tiver de enfrentar!
Abraços, Cherba
30 Outubro, 2013 at 8:52
Se as diferenças não tinham como fim o dinheiro então é que não entendo mesmo o motivo deste corte drástico com o Cacifo! Se calhar nem tenho de perceber…
Enfim, é triste ver acabar (???) assim o Cacifo (entenda-se o “tasco”), pois foi ali que comecei esta aventura dos blogs e a vivenciar o que era o Sporting visto e partilhado com centenas de pessoas que não conheço de lado algum mas que vibram com o Sporting como eu.
Se na vida há o reconhecer os erros, também há o criar pontes entre as pessoas para resolver os problemas. Parece que a “ponte” ficou no projecto… Sigamos em frente, então!
Fica a sugestão de “rever” (caso seja do teu interesse, Cherba) o nome da nova casa… Sei que há um longo caminho de F&R para ver o Sporting no lugar que ambicionamos, e sobretudo, respeitado como merece… Mas… Comando? Eh pá, não vejo que tenha qualquer associação ao Sporting… Nem o camuflado, sendo verde, não tem nada a ver com o NOSSO verde… Não é nada de desmerecer o teu trabalho. Quem toma decisões fica sempre sujeito a observações e criticas. Da minha parte, discordo do nome, para mim, claramente um erro. Queiras tu reconhece-lo ou não, estás no teu direito… O tempo o dirá.
Continuação de bom trabalho e um abraço leonino.
30 Outubro, 2013 at 9:51
Aproveito para deixar a minha opinião sobre o nome. Penso exatamente o mesmo.Não percebo a ideia de “comando” . Não tem qq ligação com o clube ou sua historia passada ou recente.
Mas dirão: um nome nao tem que ter ligação com a historia do clube.
De facto não tem, mas na minha opinião era melhor que tivesse.
Penso que a ideia de “comando” poderá ter sido a de transmitir a unidade, vontade e querer que caraterizam estas forças especiais.
MAs acima disso esta o nosso amor ao clube. Enquanto este espaço traduzir isso eu cá estarei , tenha ele o nome que tiver
Sporting até morrer. Abraço.
30 Outubro, 2013 at 10:30
Ricardo,
Concordo contigo… Vá… Este nome é forte e com as cenas que aconteceram nas portas do dragão … Ainda julgam que fomos nós que tivemos naquela “movida”.
Mas imagino que ao Cherba lhe tenha passado por o nome “Do Caralho”…. Mas que às tantas achou inapropreado.
“Do Cacifo” … Para mim chegava!
Mas não vai ser por causa de um nome ( porque um nome ou marca é feito pala qualidade do produto!) que vou deixar estes meus companheiros que durante tantos anos não sabia por onde paravam.
Viva o Nosso Sporting Clube de Portugal.. Que é do “C”
30 Outubro, 2013 at 10:32
Olha “Companheiros”….
Também leva com o “C” 😉
30 Outubro, 2013 at 11:06
Ou mesmo “Camisola 12” 🙂
30 Outubro, 2013 at 18:34
Curti o “Camisola 12”! Muito à frente.
Mas independentemente das opiniões a respeito do nome … o conteúdo vale ouro !
30 Outubro, 2013 at 11:04
“Do Cacifo” era um nome do caralho!! 🙂
30 Outubro, 2013 at 13:29
Do Cacifo era muito bom mesmo.
30 Outubro, 2013 at 10:43
Subscrevo o que o Ricardo escreveu.
Tambem tinha ficado com a impressao que as divergencias seriam sobre os direitos da marca cacifo, com a questao monetaria a cabeca.
Percebi mal, explicaste mal, nao interessa.
Siga a danca, Avante e o caminho 😉
SL
30 Outubro, 2013 at 11:38
A 1ª frase do teu comentário tem uma resposta simples: na vida nem tudo se resume a dinheiro.
30 Outubro, 2013 at 13:33
Também já tinha referenciado esse facto, penso que o nome não faz muito sentido, até que tentes pelo menos explicar-nos.
“Cantinho do Cherba” ou “Do Cacifo” seriam as minhas sugestões.
Mas tal como antes, volto a repetir, não é pelo nome que irei de frequentar este belo tasco. Mas posso colocar isto de outra maneira.. quando conheci o Cacifo do Paulinho, não foi por sugestão de ninguém, à primeira vista, porque andava a ver vários blogs, foi o nome e a referencia ao grande Paulinho, que me chamou a atenção, o que depois me fez criar raizes foi efectivamente as excelentes postas do Cherba. Mas vendo nessa prespectiva do novate, este nome não contriubui para chamar à atenção de novos “recrutas” usando o termo relacionado. Acho que seria algo a considerares Cherba.
SL.
30 Outubro, 2013 at 17:44
Noutro post tinha sugerido o nome: “O Cacifo do Cherba”
SL
30 Outubro, 2013 at 21:43
Outro bom nome.
SL
30 Outubro, 2013 at 14:38
Olha, meu caro Ricardo, concordo em absoluto contigo.
Venho cá todos os dias, várias vezes.
Comento quando acho que o devo fazer, mas sobretudo tenho
ganho belas barrigadas de riso com algumas trocas de galhardetes.
O nome é, também na minha opinião, completamente desapropriado!
Mas o espaço não é meu, só cá venho se quero e tenho que agradecer
por ter as portas sempre abertas, portanto…
Mas coisas destas, que parecem de somenos importância, por vezes
são vitais para a existência destes espaços. Como já disseste, o SportingApoio
foi “com os porcos” por moderar comentários. Desejo ardentemente que
este novo “Comando” não sofra o mesmo fim! não sofrerá, certamente, porque
o timoneiro terá a capacidade de ir adaptando o “tasco” às contrariedades
que se forem apresentando. Para ele os meus cumprimentos, pela diária lição de sportinguismo que nos fornece!
30 Outubro, 2013 at 17:22
Olha o grande Edmundo do Sportingapoio… gosto em “ver-te” pelo tasco…
Aparece mais vezes… 🙂
30 Outubro, 2013 at 23:22
Ora viva meu caro!
Passo por cá todos os dias.
O Vitor provavelmente hibernou com os demais croquetes… :))
30 Outubro, 2013 at 17:24
Por falar em trocas de galhardetes e barrigadas de risos… que será feito do “Vitor”! Não sei porque mas tou a imaginar que deva ter dupla nacionalidade… Portuguesa e outra da Letónia. Feelings… 😉
30 Outubro, 2013 at 15:34
Concordo com o Ricardo. Apoio o Cherba na decisão de ter um novo blog, mas vou continuar a ser um cacifeiro 🙂
Atenção Cherba, já vi escrito que Comando C é de “Casualls”…
30 Outubro, 2013 at 15:38
onde é que viste essa merda?
30 Outubro, 2013 at 15:49
Cherba, trabalho com um lampião que viu essa associação num blogue lampiao,mas não é de ligar, não passam de comentarios avulsos (apesar de saberes a minha opiniao e penso que Camisola 12 ou do Cacifo! seria muito mais apropriado à nossa mística).
30 Outubro, 2013 at 16:50
Camisola 12 é excelente! A melhor de todas as sugestões. Se fôssemos a votos, teria o meu!
30 Outubro, 2013 at 16:44
Aonde vai a nossa imaginação!? Há iniciais para tudo; por outras palavras – nada existe que não comece por uma letra…
31 Outubro, 2013 at 0:24
Cherba, acho que foi no blog 442, ou seria no gordo?, ou nas gedelhas do aimar…
30 Outubro, 2013 at 22:02
+1
O Roger Waters saiu e os Pink Floyd continuaram, ainda que por um trilho diferente, mas continuaram. No Cacifo, quer-me parecer que todos os membros “da banda” desandaram e só ficou o “Roger Waters” lá do sitio… Se era para acabar com o Cacifo, não te deviam ter deixado LEVÁ-LO TÃO LONGE! Cherba, dada a dimensão que o Cacifo alcançou (muito às tuas custas) tinhas o direito de seguir com o projecto. Mais, considero que nunca ninguém, dentro dos outros “donos” do Cacifo, colocou a hipótese de tu, SOZINHO, cativares tanta interacção entre Leões e, como diz o Ricardo Sampaio, onde estão as pontes de entendimento?! Onde está a flexibilidade dos restantes antigos donos?! Foste tu a continuar com o projecto Cacifo e agora tens de abdicar dele?! (Abdicarias do SPORTING?!)
Há algo no corte que fizeste com o Cacifo que, apesar deste post, ainda não compreendo. No entanto, és um LEÃO com JUBA Grande. À Benedito. À Bruno de Carvalho. Por isso (e não só) estou contigo e com todos estes LEÕES que aqui rugem.
SL
30 Outubro, 2013 at 9:10
Atitude vertical, atitude de Homem, atitude de Leão
Só uma pessoa integra assume o erro e pede desculpa pelos seus actos
SL
30 Outubro, 2013 at 9:40
Se mudaste, em consciência, e tens a certeza que é o que queres, e se essas pessoas fazem parte da tua vida, não deixarão de fazer por isto… Tu próprio, tendo consciência de alguma má interpretação, dás a mão à palmatória e fazes “mea culpa” por poderes induzir em erro que te lê. Isso é fixe.
Motivos à parte, havendo uma clivagem tão grande a nível de “naming” ( a unica coisa que fica é o “C” ), presumo que seja uma “nova” etapa que se quer assim mesmo: “nova”. Desta forma TU dás a cara, TU assumes o estaminé, e TU decides o rumo que lhe queres dar. Tens provas mais que suficientes que tens aqui muitas pernas para andar contigo…
OFF-TOPIC: o grafismo, em tablet, está muito superior ao do Cacifo (IMO). Talvez por haver logo conversão da página, a leitura é mais fácil, e o enquadramento perfeito. Apesar de as opções laterais passarem para o final, e ter de scrollar (com artigos grandes, demora um bocadito a chegar ao final) não vejo inconveniente, até porque é preferível ver logo os artigos na íntegra, em vez do “ler mais”…
30 Outubro, 2013 at 9:41
Mano!! desliga-te do passado, quem quis vir veio, quem não quer que apanhe outro comboio, fim de história e amigos como sempre. O foco é o Sporting e aquilo que podemos dar de bom ao clube.
Saudações leoninas a todos!
30 Outubro, 2013 at 9:42
Esta foi à Sporting!
30 Outubro, 2013 at 9:56
Olá,
Eu amei o Cacifo e gosto do Comando, mas…
Tenho que concordar com aqueles que não se revêm no nome. Não me diz nada, doesn’t ring a bell…
“Comando” faz-me lembrar a merda dos Casuals (e isso é a pior coisa que me poderia lembrar…). Concordo com o motto “Fight & Resist”, mas esta nova nomenclatura (Comando C) está na minha humilde opinião demasiado militar.
Sim, estamos (SCP) numa luta contra tudo e contra todos, mas, espero, não será sempre assim. A normalidade chegará, e com ela o nome do blog deixará de fazer sentido.
Aliás, Cherba, para quando um post a criticar esses animais (Casuals/Skinheads/Otários que nem sequer gostam de futebol? (não têm o direito de chafurdar o nome do nosso clube na lama).
30 Outubro, 2013 at 9:57
*No entanto jamais abandonarei o Cherba e o agora Comando C.
30 Outubro, 2013 at 11:31
subscrevo a 100% a tua opinião La Culebra. esses filhos duma vaca mal paridos deviam ser enxovalhados por qualquer bom sportinguista.
Cherba, não querendo insistir (a decisão será sempre tua!): a palavra “COMANDO” toca uma campainha muito pouco coincidente com os nossos valores. ainda para mais associado ao mote “Fight and Resist” (do qual não me desagrada). Ainda tens a PJ à porta, qualquer dia…:)!
30 Outubro, 2013 at 16:58
Não é fácil, por enquanto, que as tatuagens nas pernas “Casuals” com o nosso emblema, representam – concerteza! – o amor de alguém pelo Sporting. As atitudes é que são absolutamente reprováveis, não é o sportinguismo. Há que esclarecer aquela malta (Casuals) que podemos gravar na nossa pele o nosso grande amor, nunca conspurcá-lo embuçados numa arena de confrontação com outras pessoas…! Mas, a atitude do “símio” do Porto ainda é pior, muito pior: actua a descoberto e goza de impunidade escandalosa. Por este prisma, até a mim, que me considero pacífico, apetece entrar na luta. Vamos ter paciência.
30 Outubro, 2013 at 9:58
Reparei agora que deixou de ser possível fazer o “like” aos posts.
Em todo o caso: é verdade que por vezes, porque achamos que numa explicação que damos não interessa ou não faz sentido entrar em muitos pormenores, e o que é relevante é o resultado final, deixamos de fora dessa explicação aspectos que são essenciais para que aqueles a quem damos a explicação fiquem com o enquadramento correcto. Em muitas dessas vezes só tomamos consciência desta realidade quando nos damos conta de reacções inesperadas daqueles a quem damos a explicação. Acho que é este o caso, e acho que neste caso se impõe por as coisas no seu lugar. Acho que é isso que este post faz.
Like.
30 Outubro, 2013 at 10:08
Amigos,
Tal como voces não sei quais são os pontos de vista diferentes em relação à continuidade do “Projecto Cacifo”. Se deveríamos ou não saber é uma questão para a qual cada um tem a sua resposta. A minha é sim. Para mim o Cacifo ultrapassou há muito a dimensão individual dos seus Autores e para mim o “Cacifo” éramos todos nós.
Por isso mesmo esta mudança apanhou-me de surpresa pelos moldes em que ocorreu, pelo novo nome escolhido o qual não poderia estar mais distante daquilo que defendo na vida e no desporto.
Faz algum sentido depois de uma operação de “recenseamento” fantástica em que mostramos o nosso “amor à causa do Cacifo” surpreender-nos a todos desta forma? “Olhem está é a vossa nova casa. Calem-se e comam.”. A mim não faz, mas é de facto um problema meu.
Por fim venho lamentar ainda que uma ideia tão boa como “O Cacifo de ideias” tenha aparentemente caído no esquecimento, face à vertigem de mudar de casa. Quando voltares a ter tempo Cherba, peço-te que ao menos não lhe mudes o nome também.
Até sábado na roulotte das boas!
Z
30 Outubro, 2013 at 11:05
não está esquecido, Zandonaide.
30 Outubro, 2013 at 15:50
Ainda estou fodido com o fim do Cacifo essa é que é essa!
Discordâncias ou não entre os donos do Cacifo nem me interessa saber e respeito-os a todos, mas, cacete… Comando??? WTF???
Aqui em casa era habitual sair um “já vou, estou no Cacifo” ou um “ainda demoras muito a jogar? O pai quer ir ao Cacifo”. Esta cena do Comando lixou tudo, Cherba. O Cacifo era SÓ uma instituição ao serviço do sportinguismo que ultrapassava em muito aquilo que uns amigos quiseram fazer há anos. Ultrapassou a vossa intenção e ultrapassou-vos a vocês mesmos, pá! E isso é muito curioso.
Eu já não vinha ao Cacifo ler SÓ o Cherba. Eu vinha ao Cacifo ler o Cherba e depois esmiuçar cada comentário como se de novos posts se tratassem. Hic, Z, Ariel, Converge, as miúdas que foram aparecendo e por aí fora. Até o chato do Riga e o palhaço do Super já fazem parte da mobilia e da mística do Cacifo.
Alterar o nome de forma tão radical é destruir um pouco dessa mística que se criou.
Continuo a ser leitor agora, tem lá paciência, mas o Comando… não é MEO, pá! 😉
Z concordo com aquilo que dizes até ao último parágrafo.
30 Outubro, 2013 at 16:15
Podes continuar a chamr-lhe Cacifo, ninguém te impede..
30 Outubro, 2013 at 10:17
Errar, reflectir, corrigir e aprender. É de homem e de Leão!
30 Outubro, 2013 at 10:38
+1
30 Outubro, 2013 at 10:35
Jusko, ou alguém que por aí ande: sabem porque é que não consigo escrever o meu nick com letra minúscula no início? No Cacifo conseguia que ficasse “mbc” e aqui, mesmo que escreva assim, ele assume “Mbc”. É um pintelho, eu sei, mas não gosto nada dele. Se alguém me puder ajudar fico muito agradecida 🙂
30 Outubro, 2013 at 11:08
Deve ter a ver com os settings base do tema do blog. Vou ver essa questão e alterar de modo a que cada um ponha como quer.
30 Outubro, 2013 at 13:36
o meu (jaa) tb aparece com (Jaa)!
30 Outubro, 2013 at 17:11
Obrigada, Jusko!
30 Outubro, 2013 at 10:38
Eu não fiquei com outra ideia que não esta que agora confirmas.
Como já disse num post lá atrás não sou apreciador do novo nome, neste contexto. Apenas isso. Acho que é um nome que não nos transporta para a mística que o outro transportava!
30 Outubro, 2013 at 10:40
Bravo, Cherbakov (ou Cherba), o CACIQUE DO CACIFO, ou como agora estamos a utilizar termos militares, o CAPITÃO DO COMANDO.
Os capitalistas definem-se essencialmente pelas acções (nos 2 sentidos) e não pelas palavras, Cherbakov, o CACIQUE DO CACIFO, adoptou a estratégia “CHANGE AND ADAPTS” (embora mantendo o lema pirileiro “Fight and Resist”) e inovou criando o Comando C e, nessa acção, passou por cima da concorrência (como qualquer capitalista) e vem agora apaziguar as hostes com falinhas mansas.
30 Outubro, 2013 at 10:51
Mas, ó palhaço, não és tu que defendes o Capitalismo com todos os dentes podres que tens? Então , tá-se bem, não, ó cabotino de má espécie?
30 Outubro, 2013 at 10:55
Converge, ó palhaço
Por isso, que comecei o meu anterior comentário com
Bravo Cherbakov…
30 Outubro, 2013 at 11:02
aaaah, então tu és o mestre da ironia!, certo…mas tens que aprender que mesmo a ironia deve ser constante, se passas a vida a dar uma no cravo e outra na ferradura entao nunca sabemos, pá! está na altura de saíres do armário…de vez, selvagem capitalista:)
30 Outubro, 2013 at 12:56
Tens problemas de interpretação, devias ler mais, talvez aprendesses qualquer coisita.
30 Outubro, 2013 at 11:04
olha, já que estamos numa fase de mudança, porque não mudas o nick para «supermerdas»?
30 Outubro, 2013 at 13:00
Supermerdas é pagar milhões em transferências e salários e depois deixar os jogadores irem brincar prás selecções.
30 Outubro, 2013 at 22:34
superleão, devolve lá o avatar à joana bananas…
30 Outubro, 2013 at 22:47
Mto bom! 🙂
30 Outubro, 2013 at 10:47
Vamos lá ver uma coisa: é triste um símbolo da blogosfera tão grande como o Cacifo desaparecer. Certo! Mas também é verdade que aquilo que tornou o Cacifo mítico (qualquer blogger lampião e porco veneram o Cacifo e mesmo outros bloggers generalistas reconhecem o nosso espaço) tem muito mais a ver com o conteúdo do que com o estilo. Isto é, o estilo É o conteúdo! É a forma desassombrada, frontal e inteligente como os editoriais são construídos e tambem a contribuição profícua dos Cacifeiros. E mais: é um espaço em que se fala do Sporting. Não se atacam os outros e isso distingue-nos de tudo o resto.
Mas, de qualquer modo, se quiseres a minha opinião Comandante Che, prefiro muito mais a simbologia e idiossincrasia do “velho” Cacifo, por ser mais nahiv e mais concidente com os valores do SCP. Não leves a mal, mas “Comando C” parece-me demasiado ultra e até militarista. Sei que foi uma mera concidencia mas aquilo que aconteceu no Dragão é algo que nao gosto de ver associado ao meu Sporting. Principalmente merdas associados a filhos da puta nazis. Não me interpretes mal, Cherba!. Não estou a dizer que este novo espaço pretende associar-se estetica ou ideologicamente a esses facínoras, mas traduz uma linguagem muito mais bélica, ao passo que o Cacifo era muito mais a ver com aquilo que eu gosto de falar, que é simplesmente …a bola e com os valores leoninos mais nobres inscritos na pessoa e na vida do Paulo Gama.
Mas, tal como disse, isso são meras questões estéticas. O Cacifo será sempre o Cacifo. E o Cherba será sempre o Comandante da Alma Sportinguista. Mesmo que seja em forma de…Comando C.
Grande Abraço. Continuamos sempre por cá a Lutar e a Resistir. E Sábado lá estarei .Com o numero 12!
30 Outubro, 2013 at 10:48
Finalmente, consegui o que queria! o meu Avatar definitivo: Deus vestido de Leão Rampante! Espetáculo!
30 Outubro, 2013 at 11:15
Esse avatar é espetacular, lindo.
El pibe de ouro com a segunda camisola mais bela do mundo, desculpem, mas para mim a Stromp é a mais bela e era o equipamento principal.
SL
30 Outubro, 2013 at 13:26
Que imagem Divina 🙂
30 Outubro, 2013 at 13:42
Belo momento sim senhor !
30 Outubro, 2013 at 16:41
Muito bem!
SL
30 Outubro, 2013 at 10:51
O design do novo “tasco” está excelente, e ainda bem que passaram de blog para site, pois o IT aqui do sítio decidiu bloquear os blogs.
Contudo, como já foi referido anteriormente, compreendo o intuito do nome, para passar a ideia de união e compromisso, mas não posso concordar com ele pois não acarreta nenhum elemento místico relacionado com o clube, seja ele presente ou passado.
Posto isto, o ser humano é por natureza avesso às mudanças, mas temos de compreender que tudo tem um ciclo, e o monstro que criámos necessitava de uma novo espaço para acomodar o seu tamanho.
SL
30 Outubro, 2013 at 11:06
Já referi no primeiro post deste espaço renovado que fiquei deveras surpreendisdo com a opção da nomenclatura.
Também assumi no último post do Cacifo que o autor, face à descrição dos motivos que levaram a esta nova iniciativa, contaria com todo o apoio participativo de uma forma incondicional.
Mas, e percebendo agora a dimensão do seu erro e os necessários equívocos que dele decorrem, o próprio Cherba poderia e deveria abrir a discussão sobre aspectos do Blog que evidentemente suscitam reservas.
O objectivo seria apenas só o único de nos fazer sentir melhor.
Do ponto de vista da funcionalidade pouco há a apontar. Parabéns Cherba e Jusko. Mas o facto de sermos Sporting pede umas festas à nossa idiossincrasia.
Desculpem o desabafo, mas não consigo pronunciar com à vontade o nome actual do espaço. Até me chega a constrangir.
E era tão fácil fazer melhor…
30 Outubro, 2013 at 11:14
Cherba posso sugerir o nome Camisola 12.
Penso que é mais apropriado.
Mais a mais não gosto muito de comandos como tropa especial, gosto mais de para-quedistas, a primeira tropa de elite em Portugal.
SL
30 Outubro, 2013 at 11:39
Gosto desse! Tens o meu apoio.
30 Outubro, 2013 at 12:06
+1
“Camisola 12” seria o nome perfeito para o “Novo Cacifo”.
Até pelo timming também…
30 Outubro, 2013 at 13:49
Eu cá não me importo!
30 Outubro, 2013 at 12:36
também gosto.
…ou Cacifo 12.
Até seria fácil inserir um 12 no meio do C.
30 Outubro, 2013 at 12:40
Fixe
30 Outubro, 2013 at 12:45
Ah bandido! Eu sugeri esse primeiro! :p
30 Outubro, 2013 at 11:15
Deixo uma sugestão a todos, que já foi aqui deixada por outro: alterem todos os vossos avatares, personalizando-os. É que uma coisa que ficou horrivel com este site é a estética dos avatares pré-definidos. Parece muito 1984, estilo spectrum 16k, porra!
eu relembro os passos que o Diogo já tinha deixado:
– passo 1: http://wordpress.com e registem-se (se não tiverem já conta). é super simples!.
– passo 2: canto superior direito, botão direito do rato, cliquem no “Settings”
– passo 3: cliquem no lado direito onde diz “Perfil Público” e façam “Mudar seu Gravatar” e importem no “browser” uma foto que tenham no vosso computador.
– passo 4: ajustem a foto e confirmem no final, associando o vosso novo avatar com o vosso email.
– passo 5: depois de concluida esta alteração, recomendo que limpem os vossos cookies e reiniciem o vosso computador.
vão ver que o novo Cacifo vai ficar muito mais personalizado e sem perder a mística do Velho Cacifo!
30 Outubro, 2013 at 11:18
http://imgur.com/gallery/ZgQNH
🙂
30 Outubro, 2013 at 12:37
muito bom!
30 Outubro, 2013 at 16:46
Que espetáculo!
30 Outubro, 2013 at 11:19
É claro que já me habituei a esta nova casa. O importante é que este espaço continue a ser um lugar de partilha de ideias, de opiniões, de paixão sportinguista. Por isso, continuo a cá vir todos os dias. Mas tal como à maioria, não me agrada o nome “Comando”. É uma designação para um espaço juvenil, ultra, radical, que não se coaduna com o espírito que por aqui reina.
30 Outubro, 2013 at 11:27
Toda esta situação soa-me ao filme que já assisti algumas vezes em associações, passado algum tempo de existirem haverá sempre quem mude de ideias e se afaste, haverá sempre quem discorde do rumo das coisas e se entre em confronto de ideias.
E no final quem se mexe p trabalhar é quem decide o futuro…
Mesmo sem falar em “ganhar dinheiro” a verdade é que tempo é dinheiro, e haver um blog sempre com varios posts ao dia, e muitas vezes um depois da meia noite e outro antes das 7 da manhã …… é porque há algum “caramelo” a investir bastante tempo para fazer isto acontecer! além disso registar uma marca implica paga-la, e ainda niguem nos pediu nada!
concordo que o nome, para já, não tem muita ligação afetiva com o passado, mas amanhã o que será lembrado são as coisas enormes que estão a ser feitas hoje, por aqui e pelo clube!
SL
30 Outubro, 2013 at 11:36
Pior que errar só mesmo não assumir o erro, é de louvar, mais um comportamento à Sporting e como nos tens habituado.
Bola para a frente que atrás vem gente, há muita coisa a falar do Nosso clube, que é isso que nos une!
30 Outubro, 2013 at 11:43
Quando comecei a ler o Cacifo do Paulinho, lembro-me que a aquilo que me chamou a atenção foram não só os posts, do Cherba, como do Douglas ou do Jordão, mas essencialmente o debate que cada post gerava.
E meus caros, isso não acabou e continua a ser a essência que era o Cacifo e que passou a ser no Comando.
Se todos se recordam, o Cherba foi deixado com um blog enorme nas mãos, e só continuou com esse mesmo projecto devido à sua garra e amor pelo Sporting. Portanto não venham com merdas que o Cacifo isto ou aquilo. O Cacifo foi feito de todos nós, mas essencialmente do Cherba, pois sem ele, hoje não seriamos a força que somos, e a voz que somos (e acreditem que somos)
Portanto, criem um par de colhões do tamanho do William, e parem de choramingar com coisas pormenores como o “nome” ou as cores ou o raios que os partam.
Esta é a nossa nova casa, e com o tempo todos se habituarão a ela, “podes crer, porque a nossa força é BRUTAL”
Voltemos é para o mais importante que é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, e falemos sobre os assuntos que a todos nos apaixonam.
PS: Cherba parabéns pelo passo dado, e muita força e vontade para continuar a defender o nosso tão amado SPORTING.
SL
30 Outubro, 2013 at 12:45
Concordo totalmente Pirlo
30 Outubro, 2013 at 13:57
pirlo
tao bom com as palavras como com os pés 🙂
30 Outubro, 2013 at 11:45
GGGOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOO!
Mais um do Grande Cherba.
30 Outubro, 2013 at 11:46
Raios ma partam se não vou fazer uma camisola a dizer o Sporting é do Cacifo! Ou até um cachecol! Cacifo nunca morrerás na minha memória!!! E depois venham-me cá pedir royalties!
Fdx para quem provocou o desabamento dessa nossa casa e nos obriga agora a viver, espero que provisoriamente, num quartel!
Fdx! Fdx! Fdx!
30 Outubro, 2013 at 11:51
já foi dito, e é o meu preferido: “DO CACIFO!” curto, simples e tem tudo a ver com a mística do Cacifo. Não há ninguem que nao subscreva este nome. Cherba, vamos a votos…? 😉
30 Outubro, 2013 at 14:05
converge
penso que um dos problemas, (que originou este novo espaco), terá a ver exactamente com a designacao “cacifo”…porque está associada muito directamente ao antigo nome…mas posso estar enganado, daí o Cherba ter ido para um nome totalmente diferente, sem referencias a nada do antigo nome…
30 Outubro, 2013 at 11:53
Eu voto no nome Camisola 12!
30 Outubro, 2013 at 11:57
Parabéns, Cherba, pela humildade e por quereres manter amizades tão longas: isso é o mais importante na vida. Quanto ao nome: também eu preferia o impactante «Cacifo do Paulinho» a este bélico «Comando». Mas é a vida e o que interessa é que o ideal do Cacifo continua.
“What’s in a name? That which we call a rose by any other name would smell as sweet.” (William Shakespeare, Romeo & Juliet)
30 Outubro, 2013 at 12:02
Esse post é de leão.
SL
30 Outubro, 2013 at 12:07
Eu votaria em “Camisola 12” caso houvesse votação.
30 Outubro, 2013 at 12:21
+ 1
30 Outubro, 2013 at 13:11
Olha, que rico nome. Por acaso está muito bom.
30 Outubro, 2013 at 12:10
viva, deixem lá o nome em paz … isso é o que menos interessa.
E depois Comando é do Cacifo. É bélico? talvez! Mas aqui só se esgrimem palavras, mais nada.
Somos civilizados ou não?
Quando virem uma camisola com C12 já sabem. Sou eu.
p
30 Outubro, 2013 at 12:18
Quando o nome tivesse predefinido era de valor uma camisola do Sporting do blog, aproveitando a campanha dos 50€ com o número 12. Isto claro, sem desprimor à ideia das camisolas do Cacifo, tem tudo para correr bem.
SL
30 Outubro, 2013 at 12:20
Fico então curioso para ver que continuidade vai ser dada ao Cacifo. Já que existe um ponto de vista divergente, defendido ao ponto de nos “obrigar” a mudar de casa, com certeza haverá uma grande vontade de levar avante esse ponto de vista.
Em defesa da explicação dada pelo Cherba (e do post que, infelizmente, foi depois retirado “do ar”) tenho a dizer que, ao ler essa explicação, em momento algum pensei que a divergência estivesse relacionada com dinheiro (até porque, tanto quanto me lembro do filme, o prof. Keating não foi afastado por ter pedido um aumento). Não me senti minimamente instigado a fazer qualquer tipo de juízo prévio sobre quem eu nem sequer conheço.
Reservo qualquer julgamento não para processos de intenção remotos mas para acções concretas e observáveis (ou falta delas). Fico por isso muito curioso para ler o próximo post no Cacifo e perceber de quem realmente estamos a falar.
Entretanto, o que realmente interessa é que continuamos cá todos, os que querem estar, não importa como lhe chamamos, aqui no lugar onde nos encontramos diariamente para partilhar a visão e opinião do Cherba. Como sou “maçarico”, para mim o Cacifo nunca foi outra coisa.
30 Outubro, 2013 at 12:28
Este post é um pedido de desculpas “a outras pessoas”, que presumo serem os co-fundadores do Cacifo.
Haverá reciprocidade no pedido ? Provavelmente não tem que haver, mas há um motivo, que eu desconheço, para não teres continuado com o Cacifo…
Mas como já foi dito acima, o que interessa é o conteúdo.
P.S. – Foda-se, não gramo o nome do espaço, Comando C !
Ab Cherba
30 Outubro, 2013 at 12:32
* … para não teres continuado com o Cacifo… ou no Cacifo.
30 Outubro, 2013 at 12:36
Não sei se esta pergunta já foi esclarecida, mas a questão em relação ao nome é não poder utilizar-se tanto “Cacifo” como “Paulinho” ou apenas um deles, e nesse caso qual? Ou a intenção é o afastamento completo de algo que sugerisse essa ideia? Eu partilho da ideia que este nome se afasta de alguma forma do Sporting, embora não seja por isso que mudará alguma coisa na minha “peregrinação” diária ao maior e melhor espaço de Sportinguismo internético.
Sugestões, para o caso de… :
– poderia aproveitar-se o evento de ontem, da Camisola 12, e adoptar esse nome, marcando esta data “em pedra”.
– ou “Cinco Violinos”
– ou “Curva C”
30 Outubro, 2013 at 12:43
E se fosse, “CACIFO 12”, não era giro?
Para além de uma continuidade, seria uma simbiose com a nova filosofia oficial do Clube de que a camisola #12 representa os adeptos em geral.
30 Outubro, 2013 at 22:07
Gosto de Cacifo 12.