No próximo dia 1 de Dezembro de 2013 realiza-se mais uma edição da Corrida Sporting. E este ano, para além da tradicional corrida de 10 km, existe a Caminhada Jubas, na qual a participação não tem restrições de idade, é propícia à participação das famílias, as quais poderão ao longo de 4km passear e conviver, praticando exercício físico.
Ora, para além de apoiar uma excelente iniciativa (está tudo aqui, incluindo inscrições), este post serve, precisamente, para poder reunir aqueles que pretendam correr juntos com o espírito cá do tasco, formando uma equipa do C…aralho!
1 Novembro, 2013 at 15:24
Off… parte 2!
Olha-me estes a quererem ser grande à pressão! A seguir os passos dos “padrinhos” da invicta…
“Grupo de sócios quer alterar data de fundação do clube. Dossiê entregue a presidente da Mesa da AG
sexta-feira, 1 novembro de 2013 | 11:03
Um grupo de sócios do Sporting de Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube, mas o presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.
O grupo recentemente criado, denominado “Sporting Clube de Braga – 16/09/1914” e do qual fazem parte, entre outros, antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa, ou o ex-diretor do futebol António Duarte, compilou um dossiê sobre a temática e entregou-o há poucos dias a José Mendes.
O presidente da AG explicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 9 de novembro. Contudo, e frisando falar a título pessoal, José Mendes considera que os dados recolhidos “não são suficientes” para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921.
“Na minha perspetiva, não são suficientes. A questão é muito séria”, defendeu, ainda que notando que a apreciação da matéria e uma decisão sobre uma eventual alteração da data oficial de nascimento do clube caberá sempre à direção. A génese do clube bracarense, oficialmente 1921, não é consensual entre os seus adeptos. Desde logo porque existem revistas oficiais do Sporting de Braga comemorativas de alguns dos seus aniversários na década de 30 do século passado e segundo as quais o clube surgiu em 1919 e não dois anos mais tarde. Porém, os responsáveis “arsenalistas” de então apenas registaram o clube no Governo Civil de Braga a 19 de janeiro de 1921, data que é hoje comemorada. Mas novos dados foram trazidos para a discussão em dezembro de 2010 com a edição do livro “História da bola em Braga”.
Os autores, Evandro Lopes e João Nogueira Dias, descobriram notícias no jornal “Echos do Minho” de setembro e outubro de 1914 sobre um clube com a mesma designação e que dão corpo à tese que o Sporting de Braga é ainda mais antigo. A primeira data de 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um “novo Club”, o “Sporting Club de Braga”.
Uma segunda, a oito de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo. É sobretudo nestas duas notícias que os autores e um crescente número de associados do clube minhoto se apoia para afirmar que o Sporting de Braga tem 99 anos e não 92 e que, por isso, 2014 é o ano do centenário do clube.
O grupo quer que o clube “diligencie a realização de uma investigação mais exaustiva e dotada de mais meios humanos e técnicos para não restar qualquer tipo de dúvida a respeito da data de fundação do clube” e lembra que uma alteração do género não seria uma ação inédita porque “tal já sucedeu na década de 80 com o FC Porto após a descoberta de factos de muito menor clareza do que estes que envolvem a história do Sporting de Braga”.
Depois de uns terem alugado um DeLorean para recuar até 1904 para renascerem à pressão, e o clube dos bimbos puxar a culatra ainda mais atrás até 1893, agora os ex-lampiões do minho seguem-lhes os passos…
http://www.publico.pt/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003#/0
Entretanto… 1906 continua a ser o ano em que tudo mudou… 1 de Julho, para ser mais exacto!
Há quem se orgulhe de ser o que é… e há… os outros!
Orgulho em ser SPORTING!
1 Novembro, 2013 at 15:29
Ricardo, posso colocar este texto no meu blog?
http://misticaleonina1906.blogspot.pt/
1 Novembro, 2013 at 16:33
Tás à vontade… não é da minha autoria! 🙂
o texto é uma noticia da edição online do Rascô… e a outra é um link do publico!
Eu só passei a palavra pois fico embebecido com a “grandeza” desses clubes…
Somos diferentes, sim senhor! Eu, pelo menos, orgulho-me da data do “nosso nascimento”… há os outros, que batem nos “pais”, relegando a certidão de nascimento! Estes são ao contrario daqueles africanos que aparecem nas camadas jovens com caparro de gajos de 25 anos…
1 Novembro, 2013 at 16:45
nem mais Ricardo, nem mais, nós somos o SPORTING o resto é tralha!
1 Novembro, 2013 at 15:31
Por acaso a fundação do Sporting é a 8 de Maio. Da Wiki Sporting:
“A 8 de Maio de 1906 reúne-se a primeira Assembleia Geral, onde o Visconde de Alvalade é eleito Presidente de uma Direcção que tem como Vice-Presidente o seu neto José, que seria o real impulsionador destes primeiros anos do Sporting. Os restantes elementos desta Direcção eram: Frederico Seguro Ferreira – Tesoureiro; José Gavazzo – 1º Secretário; Henrique Leite Júnior – 2º Secretário; Mais tarde José Stromp substituiria José Gavazzo, quando este se ausentou para Paris.”
Ler mais: http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Hist%C3%B3ria_e_Factos_Relevantes
Isso do 1 de Julho foi decidido em Assembleia Geral muito depois. E pelo menos até aos anos 30/40, o aniversário do Clube foi festejado em Maio, o Jornal Sporting está cheio de exemplos disso!
1 Novembro, 2013 at 16:36
Pelo menos, estamos no mesmo ano! 🙂
A ser verdade… temos mais quase 2 meses de vida!
Remeti-me a aquilo que é formalmente conhecido, desconhecia que foi a 8 de Maio!
Obrigado pelo esclarecimento!
A verdade é que houve épocas em que se registavam as crianças mais tarde… 😉
1 Novembro, 2013 at 15:37
na mouche, Ricardo! são uns palermoides do caralho, estes bragantinos. juntem-se aos anormais dos lampioes e porcos. qq dia, em braga, aparece um grupo de socios intitulado “nós que já quisemos ser grandes, mas entretanto perdemo-nos no caminho…”
Por alguma razão, somos o unico Clube que nao alterou a data da Fundação. Clube que não respeita a sua Fundação nao respeita mais nada!
1 Novembro, 2013 at 15:45
Por acaso mudámos a data; o 1 de Julho de 1906 só foi adoptado como data oficial da fundação em 1 de Maio de 1920, por proposta do Sócio Nuno Soares Júnior, ou seja, 14 anos depois da fundação.
A primeira assembleia geral do Sporting foi a 8 de Maio, e foi aí que foi formulado o histórico voto “Queremos um Clube tão grande como os maiores da Europa”. Se isso não é Sporting, nada é!
Ou seja, nós mudámos a nossa data de fundação para 2 meses depois da fundação real 🙂
1 Novembro, 2013 at 16:12
foda-se, verdebranco, nós mudámos a data 14 anos depois em 1920, não mudámos 100 anos depois como estes pategos!
se formos a ver, o calendário gregoriano, que é o que utilizamos, também foi mudado 1600 anos depois do calendario juliano.;) mas essas mudanças têm sentido!. mas sabes o que é que os tripeiros e lampioes nao conseguem mudar? a sua falta de grandeza. essa é para sempre.
1 Novembro, 2013 at 16:21
Esperar sete anos para comemorar o centenário?
Quando se pode fazê-lo já para o ano, acho bem, marca-se uma assembleia para dia 30 de Dezembro, altera-se a data e dois dias depois começa-se os festejos do centenário.
Estes gajos não respeitam nada, até a memória do seu clube traem.
1 Novembro, 2013 at 16:06
🙂
1 Novembro, 2013 at 16:54
Também estou confirmado.
Como já disseram acima, uma equipa do comando era do cacifo. Talvez seja tarde para nos organizarmos, mas esse convívio não pode faltar. BTW, acho que pode ser uma oportunidade para juntar um grupo de cacifeiros para uns treinos semanais. Falo por mim que estou todo enferrujado, mas se houvesse uns treinos do comando, estava lá batido (correr e falar do Sporting era em altas) 😉
1 Novembro, 2013 at 16:57
Se fores de Lisboa, tens boa maneira de perder um pouco da ferrugem, agora com as greves que vem aí no Metro, carris, etc, etc… 🙂
1 Novembro, 2013 at 18:17
Mas para aqueles cacifeiros, perdão, comandos que correm, podem nas provas futuras inscrever-se pela equipa Comando C. O blog tornava-se assim o primeiro blog de adeptos de um grande a ter uma equipa a participar nestas corridas. Fica a ideia.
1 Novembro, 2013 at 17:36
Afinal de contas vai haver equipa do Comando ou não?
Só para saber se me inscrevo a título individual ou não….
2 Novembro, 2013 at 7:04
Eu também vou participar na corrida.
Vou do Luxemburgo o que inicialmente era para apenas assistir ao jogo Sporting-Paços, quando soube que a corrida era no mesmo dia, antecipei o Hotel e inscrevi-me!
Gostava então de conhecer os cacifeiros que participarem!
2 Novembro, 2013 at 11:38
A caminhada dos 4km ainda vai, agora os 10km rebento já com um pulmão, o fígado e ainda debilito os rins xD
SL
4 Novembro, 2013 at 21:55
Não sei se ainda vale de alguma coisa meter aqui, mas cá vai..
Ora bem relativamente à Corrida do Sporting de 2013 já me informei junto das entidades organizadores e pedi a eles a criação da equipa Comando C com o seguinte código de convite:
dgjnpiep3kepebbizgatx
Quem já se inscreveu individualmente pode associar-se aqui: http://www.bilheteiraonline.pt/Comprar/Bilhetes/14767/74788/AssociarInscricaoEquipa
Para quem ainda se vai inscrever basta escolher a opção “Inscrição em equipa existente” e colocar o código do convite. O preço é igual, seja em equipa ou individual. Vamos lá ver quem é o cacifeiro mais rápido 😉
SL