O LionTrip, sportinguista, portuense, sócio desde o dia em que recebeu o seu primeiro salário de férias e um dos primeiros membros de uma antiga claque do Porto, “Norte Leonino”, deixa-nos uma nota, relevante, sobre uma batalha que trava há bastante tempo: a batalha pela separação entre o que é o Porto e o que é o fcporto, assim como a batalha pela separação entre o que é o Sporting Clube de Portugal e Lisboa.

O Sporting é maior do que pensam!, by LionTrip
Os nossos fundadores podiam ter-se acomodado aos piqueniques do Sport Clube de Belas ou do Campo Grande Football Clube – mas não, eles queriam algo diferente. Depois da criação do seu novo clube desportivo, os nossos fundadores podiam ter deixado que se continuasse a chamar Campo Grande Sporting Clube – mas não eles queriam “um clube tão grande como os maiores da Europa”.

Hoje, com mais de um século de histórias para contar, nós estamos-lhes gratos. Nós sabemos quando nascemos, nós sabemos quando nasceu o nosso grande amor. No dia 1 de Julho de 1906, por ocasião da Assembleia Geral onde foi aprovado o nome SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Poderia ser de Belas, poderia ser do Campo Grande, poderia ser de Lisboa, mas não, assim nunca seria como os maiores da Europa, por isso, é de PORTUGAL. Hoje somos o clube português com mais troféus, somos o clube com mais filiais no país, somos o clube com mais filiais espalhadas pelo mundo, somos pois tão grandes como os maiores da Europa. Mas somo-lo porque somos todos, em Lisboa, no Porto, em Aveiro, em Leiria, em Braga, em Newark, em Paris, em Londres, em todo o lado.

Por isso, quando ouço cânticos regionais saídos da garganta das nossas claques, quando vejo tarjas sobre invasões a aldeias, quando leio comentários sobre tripeiros (para quem não sabe tripeiros está para os portuenses, como alfacinhas para os lisboetas), fico triste.
Fico triste porque antes demais estão involuntariamente a desrespeitar aqueles sportinguistas que fora de Lisboa lutam pela verde e branca, muitas vezes, aí sim, verdadeiramente contra tudo e contra todos – para a maior parte de nós ser durante a infância o único sportinguista da turma é algo inimaginável, mas acontece, podem crer que acontece.
Mas pior, fico triste porque percebo que alguns dos meus consócios não sabem que o nosso SPORTING É MAIOR DO QUE PENSAM.