«Este pessoal deixou-me isto de pantanas», penso para mim mesmo, enquanto arrumo as coisas com um sorriso provocado pela recordação do momento: a Tasca (C)heia, para assistir a mais um jogo do nosso Sporting, explodindo num grito de felicidade quando alguns já se dirigiam para a rua. Um grito que se ouviu nos quatro cantos do mundo, libertando-nos das amarradas de um jogo menos conseguido e de uma exibição enervante que parecia destinada a conduzir-nos ao zero.
Para trás ficavam 90 minutos cinzentos e uma equipa com poucas ideias, nomeadamente na primeira parte. Sabia-se que era um jogo complicado, tendo em conta o adversário e o campo em questão. E os primeiros minutos encarregaram-se de justificar isso, com o Guimarães a entrar melhor. O equilibrar do cenário, ainda na primeira parte, deixava a perspectiva de que algo poderia ser diferente na etapa complementar. O problema foi que, pese o aparente domínio e controlo das operações (a partir de determinada altura o adversário passou a jogar, unicamente, no nosso erro), não havia forma de desatar o nó. O meio-campo com poucas ideias, incapaz de colocar um homem a incomodar a zona entre a defesa e o meio-campo adversário, os extremos com dificuldade em servir Montero (que trabalhava e trabalhava, em prol da equipa). Entram Mané e Salomão, numa tentativa de dar sangue quente a uma noite fria. Entra Slimani (tarde, para todos nós, adeptos). Mas tem que haver tempo! Temos que acreditar até ao último suspiro, como estes jogadores já mostraram que acreditam. E, pimba, lá veio o tal momento libertador, assinado por um argelino que é um sapo gigante atravessado na garganta de muito boa gente. «Não jogámos nada e tivemos sorte!», ouvi dizer a muito Leão. Lembro-me de outro Sportinguista, Sérgio Godinho, e de uma canção onde diz, «hoje soube-me a pouco, hoje soube-me a tanto…». E foi o que aconteceu. O empate e a exibição sabiam a pouco, mas, no final, ficámos todos um brilhozinho nos olhos e soube-nos a tanto.
Obviamente que também eu queria, sempre, exibições como a de Coimbra, por exemplo, jogando e ganhando por 0-4. Mas é, precisamente, quando jogamos menos, que se torna fundamental ganhar! Chamem-lhe estrelinha, chamem-lhe o que quiserem, mas esta vitória, feia, arrancada a ferros, com um equipamento roxo vestido que fez com que a minha filha me perguntasse «o Sporting, pai?», foi uma vitória fundamental! Mais, foi uma vitória que reforça o espírito, reforça a fé, reforça a equipa com dois extremos capazes de agitar, traz de volta a confiança a um central em que tanta esperança depositamos e faz crescer, ainda mais, a alma de um avançado que começa a ser factor de desestabilização psicológica para os adversários.
Tenhamos a consciência que, neste campeonato, nós somos uma espécie de Leão dos Bosques. Fazemos brilharetes, andamos na boca do povo, estamos na mira de quem tem gerido o reino da forma que todos bem conhecemos. Mas que o povo tenha a noção das nossas limitações. Que o povo perceba que estamos a tentar reescrever a história com arco e flecha! Temos belíssimos arqueiros, é verdade, mas será de todo injusto apontar-lhes o dedo de cada vez que não conseguirem passar mais uma mensagem de esperança. Esta noite, conquistámos um dos castelos mais difíceis. Porque, dentro e fora de campo, se acreditou que, até à última seta, seria possível acertar no alvo.
25 Novembro, 2013 at 7:30
Foda-se que vitória, que sofrimento … sim , todos deveremos ter a noção que temos espirito e força guerreira mas estamos a sair do buraco gigantesco em que nos meteram. Estamos a sair dele de forma grandiosa e a fazer o que ninguém esperaria (nem eu) ! Estamos lá em cima, sim somos candidatos! – Já me mete nojo as perguntas dos jornalistas sempre a bater na mesma tecla. Ou não percebem a língua do Camões ou são crianças encomendadas a fazer sempre a mesma pergunta até que do outro lado, saia um “Caralho, somos Sporting!”
25 Novembro, 2013 at 7:30
gd mesa de tapas puseste hoje na mesa,parabens cm sp
sabe.me tao bem ganhar assim,n jogar bem e ganhar algo esta a mudar no SCP e isso faz.me sorrir
25 Novembro, 2013 at 7:31
– Sai um branquinho pra matar o bicho antes de ir pró trabaho…
– … então e o Sporting ontem?
– eh pá nem dormi bem … só consegui adormecer às duas da manhã…
– Bifana?
– … manda lá isso!
– e o Slimani?
– foda-se!
25 Novembro, 2013 at 8:26
+1 tu es grande cherba, depois deste post sai uma rodada pago eu
25 Novembro, 2013 at 7:54
Bem, o ghilas deve estar tão satisfeito. O Slimani até é capa no jornal 2 do porco.
25 Novembro, 2013 at 7:58
Pois …mas ganhámos e…!!
Mai Nada…!!
Não saiu uma obra de arte é certo…mas entraram mais 3 pontos…!!
Sporting Sempre…!!
SL
25 Novembro, 2013 at 7:58
Confesso que não era adepto de Slimani e que me parecia termos contratado mais um cepo que nem sabia dominar a bola.
Mas porra que o homem dá tudo em campo e está lá sempre pertinho da redonda, pronto a fazer estragos na baliza adversária.
Slimani e Mané foram as esperanças que mantive neste jogo frio de Guimarães e as suas entradas foram essenciais para os de Guimarães borrarem as cuecas e defenderem unicamente no seu meio campo no quarto de hora final.
Uma equipa de tostões incomoda, E MUITO, as equipas de milhões!
O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ!
25 Novembro, 2013 at 8:05
E num campeonato a parte que sigo religiosamente:
Ghilas – 0
Slimani – 4
HAHAHAHA
25 Novembro, 2013 at 8:15
+ 1!
25 Novembro, 2013 at 8:32
saboroso de facto, eh, eh
25 Novembro, 2013 at 12:05
eheheheh
bem metida!
25 Novembro, 2013 at 8:08
Mai nada!
25 Novembro, 2013 at 8:09
Sporting!!!
25 Novembro, 2013 at 8:11
Ontem vinha em viagem a ouvir o relato e consegui ver o jogo numa bomba de gasolina a partir dos 85min. Explosão de alegria ao min 90!
Slimani começa a ter números muito interessantes!
É muito importante perceber que esta equipa tem limitações e que vimos da pior época de sempre. Mas estar a 1 ponto da liderança com 1/3 do campeonato faz-nos sonhar! Já passamos por Braga, Porto e Guimarães.
Vamos Sporting!!
25 Novembro, 2013 at 8:23
Sabem o que deu mais gozo? Foi o Abdoulaye que sempre que joga contra o FCP, tem sempre um “problema” de ultima hora, deixar a redondinha mesmo a jeito para Slimani encostar para o golo!!
Memorável!!!
25 Novembro, 2013 at 8:33
Tb gostei daquele livre perigoso q ele fez questão de marcar e q por pouco não acertava nos postes de iluminação ,eh ,eh!
25 Novembro, 2013 at 10:17
Alguem escreve direito por linhas tortas!
25 Novembro, 2013 at 12:25
Yap. E, tb, o coice que deu ao Montero, na primeira parte, lance para vermelho, e ao qual o árbitro apenas deu amarelo.
25 Novembro, 2013 at 18:29
esse lance parecia mesmo ter sido encomendado…
25 Novembro, 2013 at 8:31
Vitoria muito difícil, como já seria de esperar.
para quem fala nos 2 avançados, o treinador no flash interview explicou o porque deles não jogarem de inicio.
De resto mais uma vez grandes dificuldades no meio campo quando o adversário leva a coisa para a luta 3×3 a nível físico, o andre martins tem muitas dificuldades. nesse capitulo
sinceramente tivemos a estrelinha ( ter um jogador como o Slimani para ser uma espécie de abre latas é interessante) e não podemos dizer que um empate tivesse sido um resultado injusto
25 Novembro, 2013 at 8:40
Não vi a flash, que disse o Leonardo Jardim sobre os 2 avançados?
25 Novembro, 2013 at 9:36
que não se pode jogar com 2 avançados se não se tiver os jogadores para os alimentar, e que por exemplo com os 2 extremos que começaram o jogo a jogar ao mesmo tempo, não dá para jogar com 2 avançados de inicio que a equipa fica desequilibrada e a jogar num 424.
basicamente para poderes jogar com 2 avançados de inicio nao podes ter 2 extremos como o carrillo e o capel ao mesmo tempo, tens de ter extremos que também equilibrem no meio campo(que possam fazer o 4 de meio campo)
repara que ontem primeiro mudaram os extremos( o salomao e o mané são jogadores de características diferentes do capel e do carrillo) e só depois entrou o slimani quando a equipa estava equilibrada.
e que também só podes colocar os 2 avançados quando a equipa adversária permite que se jogue assim.
é o que diz o Vila , o guimaraes jogou d einicio sem extremos puros, jogou nesses lugares com um numero 10 puro( barrientos) e um ponta de lança ( tomané), que iam para o meio e criavam superioridade ai.
Alias, mais uma vez aconteceu que o adrien apenas se solta e começou a ganhar influencia, quando o adversário desmontou o meio campo.
25 Novembro, 2013 at 14:39
Tem a sua razão nesse aspecto, mas repara que demorou 10 minutos a “montar” a entrada do Slimani. Entrou o Mané aos 72, Salomão aos 77 e o Slim só aos 82. Como treinador de sofá tinha metido o Slim pelo menos a faltar 15 para o fim, mas ainda foi a tempo de nos dar os 3 pontos, é o que importa!
25 Novembro, 2013 at 14:46
sim eras tu e o meu pai que por ele tinha feito as 3 substituições de uma vez
mas repara que a equipa tem que perceber e adaptar as mudanças e demora sempre a fazer isso.
esse tens trocados os 2 extremos de uma vez tinhas dado tempo ao adversário de se adaptar.
repara que o rui vitoria tira os 2 falsos extremos e coloca 2 extremos de raiz e depois tenta voltar a equilibrar o meio campo com o tiago rodrigues , mas já vai tarde.
é que com a entrada dos 2 extremos o 3 de meio campo deles( olimpio e os 2 andres) que estavam sempre compactos, tiveram que abrir e deram mais espaço.
25 Novembro, 2013 at 8:52
O problema é que não foi um 3×3. Foi mais um 4×3. Porque o Barrientos nunca funcionou como extremo puro e sempre ajudou muito ao meio. Mesmo o Tomané também não funcionou como extremo. O Vitória bloqueou-nos a equipa. Mas também foi ele a desbloqueá-la quando finalmente meteu extremos e pudemos tirar alguém do meio campo para meter o Slimani.
25 Novembro, 2013 at 8:39
O último parágrafo está excelente, é mesmo isto que muitos de nós sentem!
25 Novembro, 2013 at 8:42
Grande vitória, daquelas á campeão. Quem já anda com choradinhos de que não gostou do jogo porque não foram 3 ou 4 a zero, ainda me tem de explicar o que é um ano zero. É que sendo assim, quando deixar de ser o ano zero, os objetivos são quais? A CL com a equipa A e a UEFA com a B? Ganhem juízo!
Deixem-me destacar o melhor jogo de Carrillo este ano! O único agitador da equipa enquanto houve folego e muito certo a defender! Aquela arrancada a la carrillo ainda me dá esperanças de que o rapaz possa ter dois dedos de testa.
E para terminar, e porque sempre que o jogo é menos conseguido a culpa é do mesmo, tomem lá:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151900384588122&set=a.92848933121.85684.88564238121&type=1&theater
Venha dai um bagacinho para começar o dia (C)hefe Cherba!!
25 Novembro, 2013 at 8:45
E o coxo do Pescador, não esquecer! Grande Xerife a não se intimidar com o tamanho daquele bicho a jogar a avançado! (vai dar que falar o Mazui ou mazzoi ou materazzi, bom avançado). E o grande Dier vai sentar o Rojo, Leao a Solta, esta rodada pagas tu
25 Novembro, 2013 at 8:51
Maurício merece aplausos, tem sido um Leão de, e com confiança.
25 Novembro, 2013 at 9:37
é o ex senhor 5 milhões, já andou pelo cska e pelo monaco
25 Novembro, 2013 at 13:04
Com todo o prazer… Manda vir Cherba!
Espero que o jogo contra o benfica tenha sido o último do Rojo.
25 Novembro, 2013 at 9:30
Gosto especialmente das hashtags: #unidosseremosmaisfortes #anossaforcaebrutal
25 Novembro, 2013 at 10:47
“Para quem gosta…. E para quem não gosta aí vai mais uma”. Ass : André Martins.
Tradução para árabe : INCHEM LÁ!
25 Novembro, 2013 at 14:27
Ahahah mt bom!
25 Novembro, 2013 at 18:32
25 Novembro, 2013 at 8:44
Vi o jogo no trabalho, o que é uma merda, nem um “golo crlh” pude soltar.
Ganhamos e é o que importa, estes jogadores deram mais uma vez uma mostra enorme de uniao.
Estamos vivos!
25 Novembro, 2013 at 8:46
Só tenho uma coisa a dizer: DOMINGO TODOS A ALVALADE!!!!!!!!
25 Novembro, 2013 at 10:22
Juraaa?!!
25 Novembro, 2013 at 11:08
Ah isso é sempre, nem que tivessemos perdido.
25 Novembro, 2013 at 8:47
Belos 3 pontos.
Parecia que, mas…
———————
Paços, Gil, Estoril, Belém e Nacional.
Entre 15 e 15 pontos sff.
As Selecções só voltaram a jogar em Março, foram 3 tempos ridículos de paragem!
Respeitem o FEELING!
25 Novembro, 2013 at 8:52
As Selecções só *voltarão.
“Assim se fala em bom Protuguês”
25 Novembro, 2013 at 14:21
“Valia a pena pensa nisso…”
25 Novembro, 2013 at 12:13
O Gil e o Estoril vão ser adversarios complicados..!!
25 Novembro, 2013 at 12:19
dessas 5 equipas, existem 2 que se sabe á partida como irao jogar, porque nao costuma alterar a sua forma de jogar consoante o jogar em casa e fora( belenenses e Estoril)
as outras 3 vao depender um bocado dos jogadores que eles tiverem disponíveis, por uma lado( casos de paços que tem tido os avançados todos no estaleiro, e gil, que tem o pl lesionado e tem jogado de forma uma pouco diferente), e da forma que o treinador queiser fazer jogar a equipa( nacional, que nao me admirava nada que jogassem da mesma fora que foram jogar ao dragao)
25 Novembro, 2013 at 18:25
O jogo mais difícil é contra o paços.
25 Novembro, 2013 at 9:02
No bar aonde vimos o jogo gritou-se e bem! Foi lindo eheheh Parece que o pessoal estava a conter, a conter e quando finalmente chegou o golo, parecia que as comportas de uma barragem se tinham aberto! Quase tão bom foi ver a cara de desalento do empregadodo bar, lampião, e o comentário de uma amiga quando diz inocentemente: “a voz do comentador está diferente não está??? Parece triste.”
25 Novembro, 2013 at 16:40
Ontem sempre que um gajo do guimaraes se atirava para o chão esse “comentador” gritava logo FALTA! mesmo sem o arbitro apitar. Estão nervosos
25 Novembro, 2013 at 9:09
A Sorte….Como sempre me ensinaram a Sorte essa, dá muito Trabalho
25 Novembro, 2013 at 9:12
magnífica fotografia, não sei se é acaso mas estão na foto os dois elementos mais visados pelos media nos últimos tempos… o sorriso interior a dizer: continuem a tentar pisar-nos, até ao fim ainda vão ter de engolir toda as campanhas que têm intentado criar… o pormenor do 1 escrito à mão: delicioso e tão significativo… que o Sporting, nos seus símbolos, possa ser um superlativo de si próprio…
O jogo de ontem numa expressão: Never give up Never Surrender
25 Novembro, 2013 at 9:21
Nota-se bem a raiva interior na expressão de Patrício, depois de tudo o que ouviu nos últimos dias. Não teve muito trabalho, é certo, mas fez uma defesa que talvez tenha passado despercebida, mas que é de um grau de dificuldade muito elevado, quando num cabeceamento a bola bate primeiro no chão e o Rui, que já se tinha lançado, consegue agarrá-la.
25 Novembro, 2013 at 9:18
Esta foto do grande Bruno e do grande Rui, é do jogo de guimaraes?!
Os cabroes do rascord continuam a insistir com a classificação adulterada!!!!
25 Novembro, 2013 at 11:17
É sim do jogo em Guimarães.
Os cabrões do Rascord, estão com azia, muita azia!
25 Novembro, 2013 at 9:18
Bom dia. É um café cheio e um pastel de nata, por favor!
Sorri quando vi, no topo, “A Tasca do Cherba”. E ri com a primeira frase. Lindo!
25 Novembro, 2013 at 11:02
+1
25 Novembro, 2013 at 13:57
+ 1
25 Novembro, 2013 at 9:20
Incrível como a malta se queixa de que não jogámos bem e “NÃO MERECÍAMOS GANHAR” quando uma hora antes massacrámos os brasileiros do Azerbeijão e perdemos.
25 Novembro, 2013 at 10:04
Aproveito para juntar o facto do benfas também não ter jogado um caralho e ter ganho.
Primeiro objectivo tem de ser sempre ganhar. Só depois vem o jogar bem.
Claro que nós, Sportinguistas, queremos sempre jogar bem, ganhar, e de preferencia ganhar justamente e sem casos. É assim que vivemos o desporto, ao contrário de outros.
Abraço e SL.
25 Novembro, 2013 at 11:00
eu honestamente já tinha saudades de ganhar um jogo em que não tivéssemos jogado bem. era sorte (com e sem aspas) que nunca nos calhava. está ganho. jogamos bonito no próximo fds. e ganhamos novamente.
25 Novembro, 2013 at 15:22
touché!
25 Novembro, 2013 at 22:37
Nem mais.
Estou me fodendo para o jogar bem.
Quero é ganhar.
E se tiver de ser beneficiado, que seja.
Agora, admitirei sempre essas situações. E sei ver qd jogamos mal.
A única coisa que me deixa fora de mim é não haver entrega. Como a grande maioria dos jogos do ano passado.
Cheguei a ver jogadores a fazer um frete.
E este ano, mesmo perdendo, os jogadores dão tudo. Fazem-nos acreditar. Ano zero? Verdade. Pés assentes no chão.
25 Novembro, 2013 at 9:26
Vitória importante e saborosa!
Não conheço nenhum clube campeão q não tenha conseguido o seu objectivo c/ vitórias destas nos últimos minutos e arrancadas a ferros!
26 Novembro, 2013 at 19:52
Nao quero euforias, mas lembrou-me este jogo um que vi no estádio antigo. Noite fria, jogo com o est. da amadora. 0 a 0 que não desatava e Vidigal (outro “coxo”) marcou um golo de longe que nos deu a vitória. Ainda hoje estou convencido que foi o momento que nos lancou para a conquista do campeonato nesse ano.
25 Novembro, 2013 at 9:47
Sai um café e um bagaço p.f.!
Dier a sentar Rojo, é diferente jogar ao lado de um central que sabe o que faz (Maurício) de um que está em sobressalto constante (Rojo)…
Não merecíamos ganhar??? treta e memória curta, a quantidade de vezes que tivemos vitórias morais, que nos fartamos de jogar e não ganhámos fosse por culpa própria fosse por “erros” dos bois de negro!
Não merecemos ganhar o CARALHO!
SL
25 Novembro, 2013 at 9:56
Ainda rouco por ontem. O topo onde estavam os adeptos do Sporting tinha mais gente que o resto do estádio! Só uma nota para a Juve melhorar… Cantar mais vezes o “Tu vais vencer”… pois este cântico coloca todos os adeptos a cantar!
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
25 Novembro, 2013 at 10:08
Grande vitória de quem nunca desiste mesmo quando as coisas não saem como queremos.
Nós não jogamos sozinhos e ontem o Vitória queria sair da série de derrotas e deixou a pele em campo.
Jogámos menos bem e ganhámos, também é assim que se constroem as boas equipas.
Houve outra equipa que me recordou que não jogamos sozinhos, os bois de serviço. Impressionante como marcou falta a todos os mergulhos dos jogadores do Vitória e ainda deu dois amarelos em faltas inventadas e perigosas. O boi inclinou o campo fortemente.
É por isso que depois quando aparecem aquelas estatísticas manhosas a dizer que o SCP é a equipa mais faltosa não posso deixar de me rir e recordar que os critérios para marcar faltas não são iguais para todas as equipas…
Menções honrosas para Carrillo, o único a criar perigo e a desequilibrar na primeira parte, Maurício com a garra de leão a que já nos habituou, Dier bem a acompanhar o parceiro de sector e Cedric sempre em alta rotação. Slimani tem faro de golo e acredita sempre que vai marcar, sempre!
Ontem dei uma pequena vista de olhos nos programas de TV após o jogo e meus senhores, havia melões brutais para dar e vender. Que gozo me deu ver os anti SCP a estrebuchar…
SL
25 Novembro, 2013 at 10:12
Cherba, ja vi que o toldo esta mudado… BOA.
Quanto ao Nosso, disseste tudo. Ha jogos de campeonato, a jogar fora com equipes fechadinhas,(quando for com chuva ainda pior), em que a inspiracao nao esta la, mas no final conta o resultado.
O jogo de ontem foi um desses.
Nota para o Carrillo, que li por aqui todos a dizer mal. Eu so vi decentemente os ultimos 20m da primeira parte (o stream estava pessimo, e mais uma vez, nem o golo consegui ver ), e o que eu vi foi o Carrillo a desiquilibrar, no 1×1, no espaco curto. Que ele nao manteve a exibicao acredito, mas so por isso ja lhe vi piores jogos!!!
Segunda palavra para Dier. Num jogo aparentemente facil (!) para os centrais, cometeu erros no inicio, mas conseguiu assentar o jogo. Aposta para o Pacos. Consiga ele manter-se no 11 ate ao Natal, e tem o lugar ganho!!!
Mauricio sempre racudo, nao deu treguas ao grandalhao do Vitoria. Bom jogo, cheio de raca!!
Por fim Slimani. Bem, esta tudo escrito por aqui!!!!
Para a semana venha o 4-4-2. e mais 3 pontos.
SL
25 Novembro, 2013 at 10:14
Só três notas:
1) Além do golo, o Slimani mostrou muita maturidade. Foi o tipo que mais e melhor contribuiu para fazer andar o relógio rápido naqueles 5 minutos de desconto.
2) Muito se critica o André Martins, mas também me parece que a equipa o tem que aproveitar melhor. Houve ali uma altura em que o rapaz andava encostado no Cedric e no Carrillo, em que a menor visão destes dois prejudicou em muito a exibição do Martins. Além de que o mérito do lance mais perigoso da primeira parte é todo dele (põe um grande passe no Carrillo, que só tem que decidir centrar ou rematar, e não faz nem uma coisa nem outra).
3) Criticar um treinador que tem à sua disposição dois extremos suplentes chamados Mané e Salomão é obra. O homem tentou ganhar o jogo, garantindo antes que não o perdia. Muito bem, Jardim! (de resto, é óbvio que foi dos nossos jogos piorzinhos, mas o adversário era o Guimarães, não era um Arouca desta vida).
25 Novembro, 2013 at 10:32
O teu ponto 3 diz tudo. Foi isso mesmo. Perante as dificuldades, era necessário assegurar que não se perdia o jogo. Em seguida tentar ganhá-lo.
Devo dizer que o futsal me deixou fodido a 10000000000000000000000000000%. Vi o futebol angustiado e acabrunhado. A 20 minutos do fim já só queria sair de Guimarães sem perder. Quando o Leonardo faz as substituições pensei que talvez ainda houvesse uma réstia de esperança. E resultou.