«Este pessoal deixou-me isto de pantanas», penso para mim mesmo, enquanto arrumo as coisas com um sorriso provocado pela recordação do momento: a Tasca (C)heia, para assistir a mais um jogo do nosso Sporting, explodindo num grito de felicidade quando alguns já se dirigiam para a rua. Um grito que se ouviu nos quatro cantos do mundo, libertando-nos das amarradas de um jogo menos conseguido e de uma exibição enervante que parecia destinada a conduzir-nos ao zero.
Para trás ficavam 90 minutos cinzentos e uma equipa com poucas ideias, nomeadamente na primeira parte. Sabia-se que era um jogo complicado, tendo em conta o adversário e o campo em questão. E os primeiros minutos encarregaram-se de justificar isso, com o Guimarães a entrar melhor. O equilibrar do cenário, ainda na primeira parte, deixava a perspectiva de que algo poderia ser diferente na etapa complementar. O problema foi que, pese o aparente domínio e controlo das operações (a partir de determinada altura o adversário passou a jogar, unicamente, no nosso erro), não havia forma de desatar o nó. O meio-campo com poucas ideias, incapaz de colocar um homem a incomodar a zona entre a defesa e o meio-campo adversário, os extremos com dificuldade em servir Montero (que trabalhava e trabalhava, em prol da equipa). Entram Mané e Salomão, numa tentativa de dar sangue quente a uma noite fria. Entra Slimani (tarde, para todos nós, adeptos). Mas tem que haver tempo! Temos que acreditar até ao último suspiro, como estes jogadores já mostraram que acreditam. E, pimba, lá veio o tal momento libertador, assinado por um argelino que é um sapo gigante atravessado na garganta de muito boa gente. «Não jogámos nada e tivemos sorte!», ouvi dizer a muito Leão. Lembro-me de outro Sportinguista, Sérgio Godinho, e de uma canção onde diz, «hoje soube-me a pouco, hoje soube-me a tanto…». E foi o que aconteceu. O empate e a exibição sabiam a pouco, mas, no final, ficámos todos um brilhozinho nos olhos e soube-nos a tanto.
Obviamente que também eu queria, sempre, exibições como a de Coimbra, por exemplo, jogando e ganhando por 0-4. Mas é, precisamente, quando jogamos menos, que se torna fundamental ganhar! Chamem-lhe estrelinha, chamem-lhe o que quiserem, mas esta vitória, feia, arrancada a ferros, com um equipamento roxo vestido que fez com que a minha filha me perguntasse «o Sporting, pai?», foi uma vitória fundamental! Mais, foi uma vitória que reforça o espírito, reforça a fé, reforça a equipa com dois extremos capazes de agitar, traz de volta a confiança a um central em que tanta esperança depositamos e faz crescer, ainda mais, a alma de um avançado que começa a ser factor de desestabilização psicológica para os adversários.
Tenhamos a consciência que, neste campeonato, nós somos uma espécie de Leão dos Bosques. Fazemos brilharetes, andamos na boca do povo, estamos na mira de quem tem gerido o reino da forma que todos bem conhecemos. Mas que o povo tenha a noção das nossas limitações. Que o povo perceba que estamos a tentar reescrever a história com arco e flecha! Temos belíssimos arqueiros, é verdade, mas será de todo injusto apontar-lhes o dedo de cada vez que não conseguirem passar mais uma mensagem de esperança. Esta noite, conquistámos um dos castelos mais difíceis. Porque, dentro e fora de campo, se acreditou que, até à última seta, seria possível acertar no alvo.
25 Novembro, 2013 at 13:18
RESUMO Guimarães VS Lampiões: http://www.youtube.com/watch?v=cJ5EYaSUB5E
RESUMO Andrades VS Guimarães: http://videos.sapo.mz/EMqDYveDMSsFwaIgtt6y
Jogam para caralho so rivais. Para caralho. Nós é que temos imensas limitações e falta de intensidade e sei lá mais o quê. Foda-se!!
25 Novembro, 2013 at 13:33
guimaraes vs Lampiões: lampiões ganham com um auto-golo.
Andrades vs Guimarães: porcos ganham com um penaltie inexistente escandaloso.
Nós: ganhamos com um golo limpo, cheio de intencionalidade e intensidade.
comentários para quê?
25 Novembro, 2013 at 13:38
Jogamos muito pouco pá, muito pouco… merecíamos o empate…
25 Novembro, 2013 at 14:31
sabes como é que é…temos um Plesidente pligloso, não merecemos mais…
25 Novembro, 2013 at 16:42
Diogo e converge, dois dos habituais que eu mais respeito e concordo habitualmente mas hoje, vão passear
foda-se quero la saber do que fazem os outros…
nao jogamos um cú mas ganhámos! mas nao jogámos um cú e querem que eu fique contente porque os outros tb não?! pó pirete, nem parece mentalidade vossa (pelo menos ao que me habituei dos vossos cometários)
e se querem comparaçoes, o merdica não joga um caralho mas tem os mesmos pontos que nós! portanto, perdoem-me se nao fico todo contente porque ganhámos um jogo em que fizemos uma má exibiçao
quer dizer, é pior dizer que nao jogaram um cú, admitindo que ganhámos com caga e que isso nao agrada?
ou é pior pedir reforços em Janeiro? epá… é preciso coerencia no ataque aos sportiguistas negativistas e afins…
nao me peçam que não fique fodido quando jogam menos bem….
e podem dizer o que quiserem, que é difícil ganhar a este colosso do VSC.
a apatia que houve durante este jogo…. caralho
so porque a equipa adversaria defende bem, pressiona, faz faltas…. esquecemos os processos?!?
e vao para o caralho que o arbitro nao justifica tudo nem sempre
importante é ganhar? nem sempre se consegue jogar bem? sim é tudo verdade.
mas os campeonatos nao se ganham (candidatos ou não, o objectivo é ganha-lo) porque ganha quando se joga mal…
ganham-se porque as equipas não falham nos momentos decisivos… e este era um… ganhámos com muita vaca… mas a sorte tem faz parte!!! pode ser a estrelinha
foda-se…ah coitadinhos dos jogadores, todas as equipas tem jogos menos conseguidos (jogo menos conseguido ERA GANHAR So POR 2 a 0)
e ainda por cima perdemos no Futsal , caralho… nao me peçam paciencia….
25 Novembro, 2013 at 21:22
Lourenço, camarada tasqueiro, desculpa lá pa, com todo o respeito mas o teu comentário revela o tal bipolarismo de que se fala em relação a nós. Passamos do desespero para euforia num fósforo. Sim, euforia, porque é um comportamento eufórico não te sentires contente por termos ganho, jogando mal. Eu tambem gostava de ser campeão em maio, com 30 magnificas exibicoes.mas isso simplesmente não é possível, principalmente porque estamos a falar da mesma equipa que tu, eu e tantos outros arrasamos no ano passado.e depois, é preciso não esquecer que o Guimarães não é uma equipa qualquer.venceram a taça com todo o merito, têmefeito uma campanha europeia decente, têm um excelente treinador que fez um milagre com os restos da equipa B e vinham de 4 vitorias seguidas.ontem aplicou.se aquele princípio de que “uma equipa joga aquilo que a outra deixa jogar” e o guimaraes fez o jogo da vida dele.portanto não é facil, nem sempre vai ser fácil! Mas eu sou daqueles que continuam a acreditar que o plantel é curto, ao contrario do que muitos aqui pensam.e ontem, sem wilson eduardo perdemos capacidade defensiva nl meio campo. Agora, do ponto de vista de atitude competitiva e concentracao, nada a apontar.tivemos 3 oportunidades de golo, marcamos um, foi suficiente.a questao, Lourenço, é que me fartei de anos seguidos de exibicoes vistosas, com muitas oportunidades de golo e no final o resultado era sempre o mesmo.agora, ganhamos capacidade de sofrimento. Nao há campeões justos sem sofrimento, Lourenço.
26 Novembro, 2013 at 0:46
bipolarismo:
ok, pode parecer mas nao tem nada de bipolar… pedi o titulo? pedi 5 golos por jogo? nao….
so estou cansado do SCP falhar nos momentos fundamentais (nao é preciso uma lista, pois nao?) e com a azia dos outros, posso eu bem! este jogo esteve quase quase a ser uma monumental falha.
Pergunto: é verdade que temos falhado em momentos fundamentais?
é verdade que vos irrita como a mim?
podem dizer : esteve para ser uma falha mas nao foi. é verdade, mas foi vaca, foi praticamente a unica oportunidade .
sei que a vaca a faz parte do processo de ser campeao.. e é disso que estamos aqui a falar porra, ninguem pede o titulo mas sabemos bem que acreditamos – converge (e diogo e eu!)- que é possivel , por impossivel que parecesse no inico da epoca
é verdade ou nao que acreditamos possivel um SCP campeao já esta época?
a mim, nao me peçam para ficar todo contente com uma má exibiçao.. especialmente porque foi quase quase FALHAR NUM MOMENTO IMPORTANTE (junta-lhe perder no porco e empate c o benfas por culpa propria… por mais ajuda que o arbitro tenha dado, essa é a verdade…).. e é claro que tenho noçao da diferença teorica das equipas mas, em jogo jogado, perdemos pontos com eles por erros proprios..
Sei que o VSC nao é uma equipa qualquer mas estou chateado nao pelo que eles jogaram mas pelo que nós NAO jogámos. digo mais, se antes do jogo me dissessem que iamos empatar nao ia ficar chateado
Agora, se a resposta Às perguntas acima for SIM, então somos todos bipolares… porque é apenas isso que eu estou a dizer
obviamente, esta equipa, esta direcçao, este treinador…têm muito credito da minha parte mesmo que comece a correr mal, e nem ao podio cheguemos, têm o meu apoio, pois este é o caminho, este é o sporting
continuo a acreditar nesta equipa e vou apoia-la nem que percam 5 jogo seguidos…desde que nao se perca a atitude e identidade
campeoes sem sofrimento:
foda-se bem sei… mais sofrimento do que com o Inacio?!…. porra aquilo foi degrau a degrau…. ao contrario do boloni, que foi inexplicavel. um alinhamento estrelar particular!
SL
26 Novembro, 2013 at 1:13
se vir bem, vou é ficar calado!
o jogo esteve atado quase até ao fim , o Leo foi fazendo as alteraçoes suavemente e o Slim entrou para resolver… se vir bem, foi tudo perfeito e bem feito!
eu, como muitos SPCguistas, achei que demorou muito a substituir mas afinal foi bem a tempo
perfeito!? e sofridinho até ao fim …. e estes jogos sofridinhos dao mais gozo…
25 Novembro, 2013 at 20:04
O jogador expulso no Guimarães – benfica fez alguma falta? Aquilo foi mais uma mãozinha do costume para ajudar a confraria, porque contra 10 é mais fácil. E o golo deles? Porra, mais alguma equipa mete tantos chouriços num só campeonato?
25 Novembro, 2013 at 20:58
epah desculpa la, mas os porcos (a jogar em casa) criaram umas 15 boas hipteses de golo…
Eu tb tenho oculos verdes, mas tb os sei tirar!! 🙂
SL
25 Novembro, 2013 at 13:29
Adorei a insistência de LFL relativa ao facto de William Carvalho só jogar para o lado…
Vou passar a referir-me a este tipo não como LFL mas como LOL.
Não menos divertido foi a recorrente referência de que o Sporting vinha de duas derrotas. De quando em vez pois lá mencionavam »duas derrotas em três jogos«. Vou sugerir que daqui para a frente se faça a estatística em termos globais, tipo »a equipa x tem 8.627 derrotas em 17.876 jogos«.
À medida que o Sporting se ergue, a estupidez e o inchaço destes espirros de punheta também se eleva. Exponencialmente…
25 Novembro, 2013 at 13:57
Eu vejo os jogos sem comentários porque quando é fora e não posso ir vejo na TV vejo num tasco (por isso sem som) e em Alvalade vou lá por isso felizmente deixei de ter de ouvir aziados ressabiados! Vejo 2 Programas de TV…o do Barroso que carrega neles que nem gente grande (ás vezes um bocadinho demais mas para mim mais vale sempre a mais do que a menos) e o outro também na TVI ao Domingo (não sei o nome) que pelo menos distribuem frutas por todos e não estão ali com falinhas mansas para uns e a bater em outros! Ali batem em todos e gostando do que dizem umas vezes, não gostando noutras pelo menos é sempre a aviar (e têm piada os gajos)!
Acho que nunca vi mais nada na TVI mas ao nível de programas de futebol dão 10-0!! E não gosto do site Mais-Futebol que está impregnado de Lampiões a escrever crónicas! A RTP e a SIC adoram bater no SCP e por isso metem moscas mortas a defender o SCP…
25 Novembro, 2013 at 14:58
LOL – Luís “OH my GOD, FREITAS!” Lobo…
25 Novembro, 2013 at 20:23
O que eu me rio com essas tentativas de reescrever a história, quando interessa deitar abaixo a equipa vimos de 2 derrotas consecutivas, quando interessa atacar o BdC dizem que o discurso morre na primeira derrota….
E agora como o Cherba já me serviu uns bons bagaços…..
digo – Oh palhaços do Caralho ninguém vos leva a sério, inchem que o Sporting é nosso outra vez!!
25 Novembro, 2013 at 13:35
Essa metáfora é das mais spot-on que já magicaste, cherba. E olha que já são muitas.
Aguardo ansiosamente pelo primeiro jpg de um Robin Hood vestido com as nossas cores para distribuir por todo o lado.
25 Novembro, 2013 at 13:43
2011/12 – 10ª jornada
– A 1 ponto da liderança
– Jogos mais difíceis já feitos: Paços de Ferreira (fora), Guimarães (fora)
– Sporting já tinha perdido em casa
– Estava na Liga Europa
– Estava na Taça de Portugal
– Benfica e Porto já tinham jogado entre si
2013/14 – 10ª jornada
– A 1 ponto da liderança
– Jogos mais difíceis já feitos: Porto (fora), Benfica (casa), Guimarães (fora), Braga (fora)
– Ainda não perdemos em casa
– Não estamos nas competições europeias
– Já não estamos na Taça de Portugal
– Benfica e Porto ainda não jogaram entre si
Vejo aqui duas grandes diferenças (e vantagens): teremos menos jogos e, em relação aos adversários diretos, tivemos um calendário mais complicado. Depois, é preciso ver que nem Porto nem Benfica estão a jogar o que jogaram há 2 anos. Por último, há 2 anos a equipa foi abaixo após a 1ª derrota desmoralizante (e a lesão do Rinaudo). Este ano já lidamos, e muito bem, com derrotas difíceis.
25 Novembro, 2013 at 14:58
Boa comparação, Diogo. Mas não te esqueças que na 11ª jornada fomos perder à Luz (faz amanhã dois anos) e a partir daí, foi sempre a descer: nas 5 seguntes jornadas, tivemos 3 empates, uma derrota e uma vitória apenas…
—————————————
Mas já agora, e em relação à epoca passada, bem…nem vale a pena comparar. Mas queres-te rir (ou chorar) um pouquinho? bora lá:
Na inolvidável época de Godinho e seus 315 treinadores, essa historica 2012-2013, à 10ª jornada, tínhamos 11 pontos (!!!, jesus.mother fucker!!), com 3 derrotas, 5 empates e…2 vitórias… 2 vítorias magras (com o Gil Vicente e o Braga em casa). No GA, tínhamos 9 golos marcados e 11 sofridos (-2). mas pronto, lá estou eu a comparar o incomparável…
No ano passado por esta altura estávamos atónitos e agora…atónitos estamos;)
25 Novembro, 2013 at 15:00
a questão é esta, Diogo: esta equipa de Leo Jardim nunca será inconstante como essa de Domingos Paciencia.
25 Novembro, 2013 at 15:13
A diferença, tal como o Diogo refere é:
Jogos até final 1ª Volta 2011/2012:
Benfica(fora); Nacional (Casa); Académica (Fora); Porto(fora) e Braga(casa).
Jogos até final 1ª Volta 2013/2014:
Paço(Casa); Gil Vicente (fora); Belém(Casa); Nacional (Casa) e Estoril (fora)
Ou seja…em 2011/12 claramente ainda vinha o pior ciclo, jogando com os primeiros todos e em 2013/14 temos jogos difíceis (são todos) mas o pior já passou…
25 Novembro, 2013 at 16:02
compreendi, Tiago, mas a diferença não é só essa. a diferença é que nesses jogos – Benfica(fora); Nacional (Casa); Académica (Fora); Porto(fora) e Braga(casa) – só ganhámos 1 vez (ao Nacional) , perdemos 3 (Benfica, Prto e Braga – em casa! – e empatámos 1. Nesta época, a todos os resultados menos bons conseguimos sempre reagir (empate com Rio Ave e Benfica, derrota com o Porto e Benfica, para a taça). A isto se chama regularidade exibicional. Nessa época tivemos 7 vitórias seguidas, é verdade, mas nunca conseguimos manter consistencia.
25 Novembro, 2013 at 16:30
Certo! E ajudando ao teu raciocínio estivemos 3 ao inicio sem ganhar, ganhamos 7 seguidos e depois segue-se como disses-te!
Acho que a comparação ESTATÍSTICA só vai fazer-se com mais propriedade quando decorrido metade do campeonato…aí sim podemos comprar esta com as outras épocas estatisticamente e foi isso que eu quis exortar quando disse o que faltava!
A análise comparativa qualitativamente acho que é sempre favorável a este ano! Naquela altura éramos um conjunto com 19 jogadores novos, ausência de direcção (comprovada pelo absurdo despedimento do Domingos), ausência de liderança e um treinador a tentar construir qualquer coisa no meio da confusão! Era uma equipa levada pela garra e por muito esforço do treinador! Trabalho esses estragado quer por declarações estúpidas de numerosos dirigentes que queriam era aparecer, por um Critóvão enterrado até ao fundo e um Presidente que não fazia puto do que estava a fazer e que foi tirando o tapete ao treinador ao 1º sinal de abanão (pelo que sei ele preparou-se para despedir logo no final do jogo com a Académica).
Este ano temos 1 Líder, uma estrutura sólida e bem montada, jogadores jovens mas muitos já com muita experiência de 1ª Liga, Jovens da cantera com um talento portentoso e todos muito identificados com o que é o SCP e o Futebol Português (uma vez que cresceram em ambos os meios..SCP e futebol português!) Para além de (para mim) um grande treinador que parece-me estar a construir um edifício procurando solidificar as bases primeiro para depois virem as obras primas!
E eu pago uma rodada de bagaço a todos da tasca em nome destas gigantescas diferenças!
25 Novembro, 2013 at 20:13
foda-se!… quem é o Domingos caralho?
25 Novembro, 2013 at 13:56
qual salmão contra a corrente, cá vai: curti bwê o Carrillo, já começa a saber defender, e reviengas como aquele mano mais ninguem faz…
outra nota, Maurício: corrigiu duas ou três “travadinhas” do Eric, limitou-se a olhar para o puto, com “aquele” olhar, sem exuberâncias, de surra para não chamar a atenção do público, o puto atinou e chegou lá. Grande. Golo do Slim, primeiro a festejar e o que mais festejou. Parece que joga de leão ao peito há anos…
25 Novembro, 2013 at 13:59
A Tasca estreou-se com uma vitória importantíssima! E apesar das minis entornadas aos 90 m.
está mais limpinha…
25 Novembro, 2013 at 15:34
Ontem o jogo foi feio por duas razões o péssimo estado do relvado e a táctica que o Rui Vitória implementou:
a atacar era sempre ou quase sempre um charuto para o Mazou;
a defender nunca permitiu a saída de bola nos pés, colocou os três jogadores avançados em cima dos nossos defesas das duas uma ou o Rui arriscava um passe de risco ou então era charuto para frente, daí toda a vantagem para os defesas do Guimarães bem mais fortes, para além da grande agressividade do seu meio-campo em busca das segundas bolas, neste aspecto do jogo foram bem superiores a nossa equipa;
Este tipo de jogo condicionou e muito a exibição de André Martins, Capel, Carrillo e do próprio Montero, daí serem estes os jogadores mais criticados, no entanto tal se deve ao tipo de jogo (incidências da partida) e não a menor empenho ou valia técnica destes.
Não gostei do árbitro, o defesa do FCP, aquele que se constipa à quinta-feira, deveria ter sido expulso quando levou o amarelo por falta sobre o Montero no final da 1ª parte, o André André abusou do jogo faltoso sendo apenas advertido aos 80 e tal minutos, cavou uma falta e um amarelo para o WC quando deveria ter sido para ele por simulação.
Achei que o Leonardo Jardim demorou demais na entrada do Slimani.
Gostei do Dier espero que seja para manter, mais uma grande resposta do Rui Patrício aos seus detractores, Maurício
e Cédric também estiveram muito bem, e claro Slimani excelente aproveitamento para os poucos minutos de competição.
Quanto a discussão da entrada do Slimani no onze, por mim só será exequível por troca com um extremos, retirar um homem do meio-campo ( André Martins na calha) será adoptar a táctica suicida do Jorge Jejum, ao trocar por um dos extremos na fase de ataque o Jefferson encarregava-se do corredor esquerdo e o Capel ou o Carrillo do lado direito, a defender o extremo do lado direito encostava ao meio-campo, ou o Montero cobria o lado esquerdo.
25 Novembro, 2013 at 17:05
O André Martins não serve.
Enough said.
Grande vitória.
SCP sempre.
25 Novembro, 2013 at 23:27
Isto vindo do Nalitzis..
😛
25 Novembro, 2013 at 20:28
A paragem do campeonato por causa das Selecções foi prejudicial para a nossa equipa, veio quebrar-lhe muito o ritmo.
Mas não foi um jogo tão mau como alguns querem pintar. Não esquecer que o Guimarães é uma bela equipa, e que o àrbitro permitiu que jogassem mais duro do que seria lícito. William, por uma jogada que nem falta foi, viu o amarelo (que decerto não deixou de condicionar o resto do seu jogo) enquanto o filho do André fez jogo faltoso do princípio ao fim coma complacência do Batista. Um dos Fiscais de linha devia estar bêbado para ter assinalado um fora de jogo a um jogador nosso que estava no mínimo 3 metros em jogo. Montero foi alvo de uma marcação implacável e violenta por parte do abdullaye, e mesmo assim teve movimentos muito bons. Cedric fez um jogo muito bom (para mim, o melhor que lhe vi fazer até agora). E carrillo, apesar de ainda pôr os nervos de muitos sportinguistas em franja, está em crescendo, e acredito que em breve nos dará alegrias. Teve arrancadas muito boas. Toda a defesa esteve a muito alto nível, e Patrício… é Patrício: um GRANDE guarda redes. Força Rui, vozes de burro não chegam ao céu. Continua a tua caminhada rumo à excelência!! E olha, deixa de dar atenção Orgãos de Comunicação Social que te têm hostilizado. Tu sabes quem são, por isso deixa-os a falar sózinhos. Se disserem que és pouco cavalheiro, caga nisso continua OLIMPICAMENTE o teu caminho.
Parabéns a toda a equipa pela brilhante, difícil e saborosa vitória do nosso Sporting.
E para aqueles que nos querem mal: Slimani e Alka Seltzer
(Converge dixit)
25 Novembro, 2013 at 21:37
É isso, grande Ariel:
TEMOS SLIMANI, TEMOS ALKA SELTZER!
ALLAHU AKBAR, TOMA LÁ VAI BUSCAR!
IIIIINCHA LÁ! !
🙂
26 Novembro, 2013 at 17:03
Que post Cherba! Mais um…
E que bonito ficou o Toldo novo!!!
Mais, a metáfora com que nos decidiste brindar transporta o teu/nosso Sportinguismo para o patamar de todos a lutar por um e só um objectivo “Ajudar a elevar o nome do Sporting Clube de Portugal”.
Vamos a eles, caralho!
SL
P.S. – No Domingo lá estaremos a apoiar a NOSSA jovem equipa!!!