Se recuarmos dois anos até às eleições de 2011, lembro-me perfeitamente daquilo que foi dito sobre aquele que hoje dirige, juntamente com o Presidente, todo o Departamento de Futebol Sénior. “Não percebe nada disto!”, “Nunca foi dirigente!”, “Vai ser mais um tachista!” e a mais estúpida de todas, “É dos corruptos!”.
Passado um ano deste período medonho da nossa história, o actual Presidente candidata-se novamente acompanhado por Augusto Inácio, que na altura era treinador do Moreirense, e ganha as eleições. Olha! Porreiro! Já posso completar o título deste texto, por exemplo, com a expressão: “gajo leal”.
Mas adiante. Inácio demonstra, na altura da tomada de posse, um profissionalismo acima de suspeita quando decide levar o projecto do Moreirense até ao final da época, quando toda a imprensa o acusava de “estar com a cabeça noutro sítio”. A mesma imprensa que vai, constantemente, enfiando a sua cabeça no próprio cu. Fez um trabalho meritório em Moreira de Cónegos criando a ilusão de uma manutenção que já ninguém acreditava acabando mesmo por descer, discutindo o futuro do clube até à última jornada em pleno galinheiro, onde até se colocou a vencer. E com esta recordação da época passada do Moreirense, acabo de encontrar outra expressão para definir o nosso dirigente: “gajo que luta até ao fim” ou simplesmente “persistente”. Porra, afinal, é mais fácil do que eu pensava!
Se recuarmos ainda mais, vou dar-vos uma novidade que, a julgar pelos comentários que ouvi em 2011 e 2013, provavelmente ninguém sabia. Inácio já foi campeão pelo Sporting! A sério! As pessoas que estão lá em casa sabem que aquilo que eu estou a dizer é verdade! E fê-lo como jogador e treinador! Já podemos completar a frase com “campeão” ou “ganhador” ou ainda é cedo?
Mas ainda não acabou. Hoje andamos todos com os olhos a brilhar com a competência do Jardim, com a qualidade de Montero e Slimani. Estamos admirados com a garra do Maurício, com a polivalência do Piris, com a intensidade do Jefferson e, porque não, com os flops Magrão e Welder. Quem tornou isto tudo possível? Quem terá feito (ou definido) o trabalho de prospecção? Quem é que se deu ao trabalho de ir a um país onde se joga baseball, futebol americano e hockey para descobrir um verdadeiro craque de futebol? Podem dizer que foi o Presidente. E está correcto. Mas como eu sou um gajo que gosta de justiça e coerência, vou atribuir estes méritos ao Inácio. Se puder ser. E com isto, encontro mais uma expressão para completar o título: “gajo que sabe mexer-se no mercado” ou simplesmente “competente”.
Termino este texto com outra expressão que, a meu ver, tem sido aquela que melhor define Augusto Inácio. Que é “gajo discreto”. A sua discrição tem sido, a todos os níveis, impecável. Seja na abordagem ao mercado, seja no discurso, ou no acompanhamento do Presidente, Inácio parece talhado para ser figura secundária. E isso não significa menos importante. Significa que sabe perfeitamente o lugar que ocupa e, mais importante, é feliz nesse lugar.
Portanto, se me permitirem, vou completar o título deste texto:
INÁCIO É UM GAJO LEAL, PERSISTENTE, CAMPEÃO, COMPETENTE E DISCRETO.
PS: Devemos todos, sem excepção, um pedido de desculpas ao Inácio. O meu, acabaram de o ler.
29 Novembro, 2013 at 6:52
Grande Inácio um abraço cherba grande texto
29 Novembro, 2013 at 6:53
o texto é do Sá.
está escrito, Nuno: * todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
abraço
29 Novembro, 2013 at 6:52
Sá,
nem de propósito, temos, hoje, o Paulo Frankenstein Fonseca a queixar-se de problemas na finalização e a abrir a porta a Quaresma e a outros reforços. O que eu me rio, quando penso o quão lixados ficámos com a não contratação de Ghilas com quem, sabe-se, Inácio falou no sentido de trazê-lo para Alvalade. Não deu, veio aquele que, efectivamente, é o artilheiro da selecção argelina, Slimani (numa parceria entre Inácio e Mariano Barreto, conta-se) e que tem obrigado os corruptos a engolirem um sapo com quase dois metros de altura.
E ainda me rio mais, quando me recordo de ter visto pessoal a lamentar não termos contratado o Licá…
29 Novembro, 2013 at 7:22
E ainda iremos rir mais
SL
29 Novembro, 2013 at 9:51
e o que eu li por ai de insultos, quando em vias de ser contratado li pessoal a dizer que era das melhores contratações da temporada e a ser chamado de tudo
29 Novembro, 2013 at 10:02
Pelo que me foi dito na altura – inside info – o Inácio nem chegou a fazer qualquer proposta porque sabia que o Ghillas não era aquilo que se dizia (quem melhor que o treinador para o saber?)
Não sei se ao momento o Inácio já conhecia o Slimani, o que é certo é que preferiu o tiltular da selecção à terceira opção.
Foi o que me disseram; se realmente é verídico, não sei.
29 Novembro, 2013 at 10:34
É exactamente isso. O Inácio achava que o Ghilas não era jogador para o Sporting. Ouvido da boca dele na primeira pessoa.
29 Novembro, 2013 at 10:13
Cherba, acho o Licá muito bom. Gostei muito dele no Estoril e só o Paulo Fonseca saberá porque não joga.
Tb sei que muitos jogadores são bons em clubes de 2ª linha e com a pressão de ganhar sempre não são a mesma coisa.
E falando do Estoril, Seba e Luis Carlos são jogadores muito interessantes …
29 Novembro, 2013 at 10:26
Gosto também do Luis Leal e Evandro.
29 Novembro, 2013 at 14:53
+1
29 Novembro, 2013 at 18:38
+1 para o Luís Leal :p
29 Novembro, 2013 at 12:34
O Licá não é um extremo puro, é mais um avançado para jogar perto da área, pois o seu forte é a finalização. Não tem técnica no 1×1, ou velocidade, para bater laterais e desequilibrar. O Jilas, nunca seria um PL como o Jackson, teria de ser uma espécie de Derlei, a jogar na ala, mas a aparecer no centro para concretizar.
O Fonseca é burro como um cepo podre, continua a colocar um 2º médio ao lado do futuro-suplente-do–william-na-seleccao, quando ele joga bem é sozinho. E aposta em extremos que não o são, como o Escarrobias e o Licá. Vai valendo os laterais que atacam bem, e as ajudas de quando em vez. Lá fora é que é mais difícil, ainda esta terça eles bem mergulhavam à entrada da área, mas a coisa não funcionou.
29 Novembro, 2013 at 12:44
nuno o que o Fonseca está a querer fazer no porto é fazer um copy past do que fez no paços
o sistema tactico é exactamente o mesmo, os jogadores é que são diferentes, mesmo nas características, o que lixa tudo, mas ele ainda não percebeu isso
29 Novembro, 2013 at 12:50
Uma diferença: o Paços não tinha de jogar em ataque continuado, perante 2 linhas de 5. Menos espaço, mais gente, mais confusão. E já agora, não acho que o Paços jogasse algo por aí além… tinha 2 ou 3 que faziam a diferença numa liga mixuruca como a nossa (Vitor, Josue, Hurtado), mas aquilo era basicamente meia bola e força.
29 Novembro, 2013 at 12:54
nuno por o paços não ter de jogar em ataque continuado é que a coisa no porto está a dar barraca
29 Novembro, 2013 at 10:38
Sobre essa cena do Mariano Barreto o senhor deu uma entrevista à Antena 1 esta semana e confirmou mesmo o seu envolvimento na contratação de Slimani.
Segundo ele o SuperSli estava a um passo de assinar pelo Rennes onde até teria a vantagem de falar a língua nativa e usufruir da forte ligação cultural e histórica entre a França e Argélia.
Segundo o que o próprio disse, Mariano Barreto foi abordado pelo Sporting (com certeza Inácio) para intervir devido à influência e conhecimento do mundo árabe que tem. Conseguiu convencer o empresário e o Slimani de que o Sporting seria melhor para a carreira do jogador. O resto da história é conhecida 🙂
29 Novembro, 2013 at 12:10
Matou o borrego com 18 anos e (digo eu) prepara-se para matar outro com 11.
Deu sempre o máximo pelo Sporting e, até ver, sempre grandes resultados, como jogador ou como treinador.
Algo me diz que, como dirigente, não será diferente.
Obrigado Inácio! Um dia farão a justiça que tu mereces!
29 Novembro, 2013 at 12:18
Bons Dias a todos , sobre este post tenho alguma informação e passo a partilha-la.
Tenho um amigo que é empresário de jogadores(2ª,#º e distritais] e antes do Inácio lá estar isto funcionava assim , mandava-se para lá um video de um certo jogador e era observado por 2ou3 tipos que davam o parecer , agora é diferente todos os videos ou informações 1º passam pelo Inácio e só com o avale dele é que passa para o scouting e depois vem todo o processo ou seja tudo mas mesmo tudo passa pela mão do Inácio e já não dá para dar um jeito estão a perceber.
SL
29 Novembro, 2013 at 7:18
Tens razão cherba desculpa não reparei e um pedido de desculpas ao Sa tb quanto ao ghilas e o lica tens toda a razão que sapos mas temos os milhafres tb com o steven haha um abraço daqui da Holanda adorava lá estar domingo
29 Novembro, 2013 at 7:38
Eu não critiquei o Inácio por isso em vez de um pedido de desculpas vou dizer “obrigado!”.
Belo bacalhau, ó Sá! Cherba reserva um almoço para mim!
29 Novembro, 2013 at 8:35
Tb não me lembro de o ter criticado … posso ter expressado alguma dúvida pontual, influenciado pela manada, mas sempre tive o Inácio em boa conta. Agora ainda mais, obviamente.
29 Novembro, 2013 at 13:48
Daqui sai também um obrigado ao Inácio, eu simplesmente não critico à toa, só em casos extremos e isso para mim tem funcionado bem, pois nunca passo por idiota.
29 Novembro, 2013 at 8:03
Grande Moamba Sá, até os quiabos estão no ponto. Cherba guarda aí no tuperware que volto cá logo à noite
29 Novembro, 2013 at 8:12
Bom dia,
de facto …. texto muito pertinente e uma bofetada de luva branca em muita gente.
O aspecto que mais me impressiona é de facto a discrição. O clube a uma só voz que todos reclamávamos parece ser uma realidade e era muito por aí que a oposição (tudo incluído aqui) esperava cavar polémicas.
p
29 Novembro, 2013 at 8:13
Muito de deve rir o Inácio agora quando pensa naquilo que foi acusado, não só pela comunicação social ao serviço dos corruptos do Norte e de Carnide, mas também de todos aqueles dentro do Sporting que o acusaram de não ter perfil para o lugar ou de ser um infiltrado.
Já era o braço direito de BdC em 2011, continua a sê-lo em 2013 e a palavra que melhor o define é mesmo a primeira: GAJO LEAL!
Bons mesmo foram o Duque e o Freitas que se fartaram de mamar milhões em comissões e ordenados, fazendo tudo o que queriam com o aval do, esse sim, incompetente Godinho.
Não poderá acertar em todas as contratações, isso é impossível alguém fazer seja em que clube for, mas a lista de casos de sucesso é realmente extensa (Montero, Maurício, Jefferson, Píris, Vítor, Slimani vs. Magrão e Welder, deixando de Cissé como aposta para o futuro pela incógnita que ainda representa).
Junte-se a isso o investimento que se fez, mínimo e que muito deixará tripeiros e lampiões a pensar que este Sporting está mesmo a ser muito bem dirigido, quando comparado com o investimento sérvio e mexicano que cada um deles fez e com os resultados e exibições que daí resultam.
Obrigado Inácio, grande leão!
29 Novembro, 2013 at 8:41
Excelente pitéu!
O Inácio merece!
Parece que o “internacional” Licá não dá assim tantas garantias!
Não tenho a mínima duvida que o falhanço no roubo do bruma está a sair caro ao fcp… 🙂
Z
29 Novembro, 2013 at 10:15
Zandonaide para mim tb é obvio que foi o Porto que teve por trás dos empresários do Bruma. Tinha encaixado que nem uma luva nos corruptos. Por isso foi tão importante termos ganho esse processo.
29 Novembro, 2013 at 21:37
+1!
29 Novembro, 2013 at 8:58
Grande posta de bacalhau, ó Sá! Assim dá gosto comer, nada melhor que um bom bacalhau pela fresca.
Grande Inácio, eu não fui com a ‘manada’ no tempo das críticas. Consegui manter a lucidez e lembrar-me de tudo o que este homem tinha fieto por nós.
Só eu sei o bem que em soube o último título conquistado pelo Inácio, essa alegria inexplicável ninguém me tira.
Sou só eu a ver muitas semelhanças neste época com essa, em que 3 reforços cirúrgicos no mercado de Inverno nos ajudaram a chegar em primeiro? A única diferença é que este ano os porcos e os milhafres estão mais vulneráveis…
Sonhar não custa…
SL
29 Novembro, 2013 at 9:11
Grande texto Sá! Lembro me bem da maneira como ridicularizaram as contratações do Inácio no início (alô Visão de Mercado?). Campanha vergonhosa!
A resposta do Inácio está aí.
29 Novembro, 2013 at 14:00
Se conseguires arranjar links disso no visão de mercado ou no caçifo do paulinho…agradecia!
29 Novembro, 2013 at 14:48
Leiam isto e riam-se!!
http://visaodemercado.blogspot.pt/2013/03/inacio-fica-no-moreirense-ate-ao-final.html
29 Novembro, 2013 at 14:49
Outra pérola!
http://visaodemercado.blogspot.pt/2013/02/bruno-de-carvalho-anuncia-inacio-e.html
29 Novembro, 2013 at 9:17
E, acima de tudo, parece existir uma profunda empatia entre Inácio e o Presidente. Competência e Confiança. Ora aqui estão 2 Cês do Cacifo.
Off topic: Cherba,
Chegaste a ver a proposta para o Cacifo de Ideias que deixei na posta “Saídos da Tasca”? Se não o fizeste, larga a colher de pau por 2 minutos e vai lá dar uma espreitadela, sff. Acho que é uma ideia do camandro e para ser posta em prática imediatamente.
SL!
29 Novembro, 2013 at 12:30
Grande nick!
Esse golo ainda hj me faz sorrir
SL
29 Novembro, 2013 at 15:27
As cheerleaders tomam banhocas nos balneários??? Por isso é que o Jubas…
29 Novembro, 2013 at 9:23
No final da AG em que votámos a reestruturação financeira, enquanto muitos foram dar palmadas nas costas ao Presidente (de quem sou apoiante incondicional), dirigi-me ao Inácio, sentado uma ou duas filas à minha frente, e disse-lhe simplesmente: “Obrigada por me ter dado a maior alegria da minha vida. Confio muito em si”, ao que ele, de sorriso tímido, me respondeu: “havemos de ter muitas mais alegrias, acredite!”. E eu acreditei. E acredito.
Tinha mais ou menos 15 anos quando o Inácio nos deu esta alegria, em 99/00. De lá para cá, sempre fui fã incondicional do homem, sempre tive por ele uma admiração quase pueril, e dei por mim a torcer por Moreirenses desta vida para que ele tivesse o sucesso que merecia. Ouvia muitos sportinguistas dizerem que ele não era nem nunca foi um grande treinador – e até cheguei a ouvir, em 2000, que ele devia ser mandado embora com um “adeus e obrigado”, porque não tinha dimensão para o Sporting. Para mim tem e sempre terá. E a verdade é que uma das coisas que mais me fez identificar com o Bruno quando ainda mal o conhecia foi precisamente o facto de ele querer trazer, de volta, o nosso campeão.
Quanto aos adjectivos com que o caracterizas, Sá, foi na mouche. De todos destaco a lealdade, competência e discrição.
29 Novembro, 2013 at 9:31
tenho a mesma ideia de Inácio. ainda me lembro da dedicação ao pai quando fomos campeões e da maneira como foi empurrado no ano a seguir!!!
29 Novembro, 2013 at 9:23
Mas…. mas… a culpa é do Inácio… ele é mau! PFFFFF! Desapareceram os fungos.
Mais uma nota em relação ao Inácio: O feitio que tem enquadra na perfeição no feitio do presidente. Estes dois a negociar devem usar a tática ” Bad cop worse cop”.
29 Novembro, 2013 at 9:32
Eu não peço desculpa porque nunca fui dos que bateu no ” ceguinho “, pelo contrário … fui um dos que aplaudiu a sua vinda !!
O texto está impecável. Parabéns !!
29 Novembro, 2013 at 9:41
Desculpa Inácio!
29 Novembro, 2013 at 9:51
Grande Pumba!
29 Novembro, 2013 at 13:51
Mais vale tarde que nunca 🙂
29 Novembro, 2013 at 9:52
Também sou dos que nunca apontou o dedo ao Inácio, por isso não lhe peço desculpas. Só tenho a agradecer o trabalho e a dedicação.
Ainda bem que ele não apontou nenhuma pistola à cabeça do Ghilas para o obrigar a vir para o Sporting… E pensar que o apelidaram de incompetente por causa disso…?
29 Novembro, 2013 at 10:02
Digo com satisfação que não peço desculpas ao Inácio…. Apenas porque nunca o critiquei!
(aliás, sou daqueles que nem dormiu bem duramte uns dias quando o BC perdeu as eleições em 2011, mas adiante!)
Sempre achei que o Inácio era um gajo competente e fico muito satisfeito por as coisas estarem a correr bem e por lhe estarem a dar algum mérito.
Este estilo discreto que ele está a ter é exactamente aquilo que ele (e o Virgílio) precisam para fazer o seu trabalho sem o foco da atenção da imprensa.
Num clube de futebol como o Sporting (ou os nossos rivais), tem que haver sempre alguém para dar o peito às balas e este papel está reservado para o Presidente BdC, goste-se ou não do estilo.
E como isso temos o Inácio, o Virgílio, o Leonardo Jardim a fazer o seu trabalho com calma e sem pressão. Isto sópode correr bem!
Desde, é claro, que o Presidente consiga manter o equilibrio e aguentar com tudo em cima, mas acho que ele nasveu para esse papel 🙂
29 Novembro, 2013 at 10:09
Não me recordo de criticar o Inácio, mas confesso que me levantou algumas duvidas a sua utilidade no Grande Sporting.
De ser tão discreto e calado, sempre me deu ar de um apêndice com o “tachinho” no clube.
Hoje, a confirmar-se o seu dedo no reforço do plantel, e mesmo com os “flops” Magrão e Welder, concluo que tem feito um grande trabalho.
Quanto ao Ghillas, o que eu me riu só de pensar que os Andrades para nos arreliarem, tiveram de pagar uma boa nota em contratação+sálarios.
Obrigado Sá por esta bela Posta, a ti cherba por este cantinho verde e branco e a todos os que por cá passam.
29 Novembro, 2013 at 10:22
Nunca critiquei o homem que nos deu o titulo de 2000, sempre disse que era uma mais valia.
Este homem é sportinguista até ao tutano, infelizmente ganhou mais no FC Putas como jogador. Mas trouxe uma coisa muito importante de lá de cima a noção de mistica e que uma equipa é sempre a soma das partes e a união do grupo contra forças externas faz milagres. Aliás além da corrupção a chave da receita dos morcões é a sua união. Que neste momento está ameaçada mas isso é um problema com o qual nos podemos bem. O que interessa é o Sporting está unido e recomenda-se e quanto mais nos atacam mais unidos estamos.
Inácio sempre atacou os chulos Duques, Freitas, Bettencourts e etc pois sabe que não são sportinguistas, são adeptos do bailarico e dos passeios esquecendo-se da essencia do futebol.
O Sporting está bem e isso incomoda muita gente e quanto mais nos atacarem mais unido temos de ficar. Grande prova de união a seguir às derrotas com Porto e Benfica. Em que o Presidente e o Inácio vieram agradecer aos adeptos. Recordo só este facto o porco Serrão gozou e criticou o cumprimento de BdC e Inácio aos adeptos dizendo que era de derrotados e iam festejar a derrota. Ora nada mais falso, o Serrão estava fodido porque os adeptos deviam estar em brasa a pedir cabeças e com lenços brancos, como agora sucede com o clube dele.
O Sporting está de volta e com guerreiros à cabeça.
SL
29 Novembro, 2013 at 10:26
Esta é uma justiça que já tardava.
É justo, reconhecer Inácio.
O post mais justo e merecido dos últimos tempos.
Inácio merece, obrigado Campeão do Sporting.
Obrigado Sá.
29 Novembro, 2013 at 10:31
Quando ouvi uma entrevista do Inácio, antes de entrar no SCP, a dizer que antes do Van Basten tinham tentado contratar o Bielsa, vi logo que este era o homem certo no lugar certo.
Grande texto, Sá!
RRRasga Sporting!!!
e nunca mais é domingo…
29 Novembro, 2013 at 13:32
Ahaha,Lulinha e o seu Bielsa…!o Chile vai rasgar tudo no mundial ;D
Grande Inácio caralho,contigo seremos outra vez campeões…!Força Sporting seremos Campeões…Força Sporting seremos campeões…..lalalalala Seremos Campeõesssss!
SL
29 Novembro, 2013 at 10:36
Grande posta Sá.
Parabéns ao Inácio
29 Novembro, 2013 at 10:40
A questão do Inácio é difícil de gerir, embora tenha quebrado o jejum dos 18 anos e sido campeão (que festa que foi!!!!) existe para poucos, mas existe e eles fazem questão de a propagar, da jura de amor eterno aos Andrades. E é aqui que há uma incongruência. Se criticamos Moutinhos e afins, é dificil não ficar lixado!
Mas vá, ninguém é perfeito…
Bem-haja,
MCM.
29 Novembro, 2013 at 10:40
Bom dia caros tasqueiros.
Tb eu tenho de pedir desculpa ao Inácio, não critiquei nem disse mal pq o respeito e a gratidao que lhe tenho pelo titulos que nos deu nunca mo permitiriam, mas confesso que torci o nariz à ideia de ser ele o director para o futebol, enganei-me, ainda bem.
Mas o Sá, ao tocar neste tema, toca numa ferida que para mim é das mais graves que existem no clube e que não há meio de sarar, o grande problema do Inácio é o mesmo que o do M. Fernandes e de muitos outros, é ser da casa, ser leão de coração, temos um cabrão de um bicho enraizado que nos leva constantemente a não valorizar aqueles que são da casa.
Reparem num exemplo ( e escolho este só para chatear o dono da tasca, pq há muitos ):
O Nani jogava 10x mais que o Carrilho, corria 10x mais, era assobiado 10x mais e tinha 10x menos tolerancia por parte dos adeptos, o Nani não valia um caralho, o Carrilho toda a gente diz que é muito bom jogador.
Porque? Porque o Nani era da casa e o Carrilho é Peruano.
Veja-se a desconfiança e o burburinho em relação ao André Martins.
Isto não faz sentido nenhum, menos ainda quando se pretende que a equipe seja maioritariamente oriunda da academia. Temos de acabar com este bicho malvado.
E agora saí um moscatel faxavor,
SL
29 Novembro, 2013 at 13:55
Boa observação essa acerca do Nani / Carrillo…
Para aquilo que tem jogado (não confundir com o potencial), está a ter muito mais paciência das bancadas do que o Nani teve.
29 Novembro, 2013 at 10:42
Belo post! Não o critiquei nem aqui (faço as minhas refeições diárias na Tasca mas raramente comento) nem no mundo “real”, pois este senhor proporcionou-me a maior felicidade a seguir aos nascimentos dos meus filhos (sim, sou de 82…).
Estranha-me e ler o espanto de alguns com o lado discreto do Inácio…Ou ainda eram sub-14 na altura do título ou não não largavam a PS1… Este homem sempre pautou pela descrição e pela serenidade, para além do calo que sempre demonstrou ter…
Parabéns Tasca, parabéns Cherba. SL
29 Novembro, 2013 at 10:44
*ao nascimento
29 Novembro, 2013 at 10:48
Postas de bacalhau para começar o dia lembra-me as vindimas…e esta posta faz jus à “cepa” do Inácio.
Não vou recuar a 2011, fico-me pelas últimas eleições: já sem dúvidas quanto à resistência de BdC aos ataques que lhe são dirigidos, a lambuçada ressabiada aponta as baterias aos que o rodeiam mais de perto, à procura do elo mais fraco para minar a estrutura. Começam por apontar o dedo ao facto de haver dois dirigentes para o futebol (Virgílio e Inácio), e a seguir escolhem o alvo que lhes parece ideal: Inácio não tem competência provada como dirigente (curiosamente não se tinham preocupado com isso antes em relação a Couceiro…), Inácio foi treinador dos corruptos (foi adjunto, e curiosamente não se tinham preocupado com isso antes em relação a Couceiro, que foi treinador principal…), foram as acusações principais. Acusações “internas”, que foram rapidamente aproveitadas pelos que de fora eram os maiores interessados em alimentar um clima de guerra civil que assegurasse que o Sporting ia continuar a ser carta fora do baralho.
A resposta tem sido dada no local e nos momentos certos, como o post refere com detalhe. Eu acrescentaria que no caso do Inácio, e no contexto que conhecemos, a competência foi redobrada. Não tenho dúvidas que alguns dos “reforços” (assim mesmo, com aspas) dos nossos rivais foram equacionados como reforços deste Sporting (Ghilas, Pizzi, o-argentino-de-quem-não-me-lembro-o-nome-e-que-está-a-crescer-no-Dubai…). E deixaram rapidamente de ser (como referiu BdC), quando a CS falou deles. Na verdade, a CS ao lançar tantos nomes ao ar, restringiu imenso o campo de recrutamento de reforços, obrigando a uma pesquisa muito mais profunda, e a um risco muito maior – jogadores de campeonatos secundários, e sem a visibilidade que exibições de “encher o olho” permitem.
Sempre achei que um grande líder não é o que sabe tudo, é competente em tudo, e que faz tudo. É o que se sabe rodear de pessoas competentes, e as sabe liderar. BdC está a provar que é um grande líder, e é o rosto deste Sporting. Mas por trás dele, há uma equipa de pessoas competentes, que longe dos holofotes que atraem as borboletas trabalha para devolver o Sporting ao lugar que é o seu. Inácio é uma dessas pessoas. Para mal dos seus pecados, sendo o braço direito de BdC para a área mais sensível do Clube aos olhos dos adeptos, foi o alvo preferencial da contestação lambuça. Até com isso soube lidar de forma competente.
SL
29 Novembro, 2013 at 12:48
Excelente análise!!
29 Novembro, 2013 at 10:48
Fiquei de barriga cheia! O prato estava especialmente bem condimentado. O toque dado ao dizer que “Inácio parece ser talhado para ser figura secundária” é perfeito. Tudo no ponto 🙂
29 Novembro, 2013 at 10:51
Bom texto Sá, apesar de não ter de pedir desculpas ao visado e de não concordar com tudo o q escreveste. O Inácio pode ser isso tudo, mas tb foi(mais) um dissidente quando os corruptos em início do reinado lhe acenaram com uma mala cheia de graveto. Desse “mal” sofreu muita gente, o grande Manel pelos vistos e apesar de ter sido assediado por ambos nunca dele padeceu, assim não consigo, apesar de lhe reconhecer competência, coloca-lo na mesma prateleira ou no mesmo nível de outros . Abraço .
29 Novembro, 2013 at 10:52
Gosto sobretudo da descrição de inácio e da forma como vai trabalhando na sombra do presidente.
Muitos criticam BdC por ser muito espalhafatoso e chamar toda a atenção mediática para si, mas eu acho que este “pormaior” é muito importante porque deixa o resto da sua equipa livre para trabalhar sem grande pressão mediática.
Espero sinceramente que quando realmente tiverem medo de nós já seja tarde demais e já estejamos embalados para um ano de vitórias.
Inácio não tem um trabalho perfeito (welder/Magrão/Nuno Sousa) mas claramente é um upgrade ao que tem sido feito nos ultimos anos (e mesmo nos casos que não correram bem, a diferença entre um bom profissional e um chupista é perceber como se resolvem estas questões, e, nesse caso, as indicações que Welder/Magrão saem em Janeiro são prova do seu profissionalismo e competência).
Por fim, gosto muito de ver as imagens do Presidente (que não era o meu candidato) e do Inácio no fim dos jogos a festejar as vitórias como festejam…isso não é profissionalismo…é amor pelo clube!!!!
Posto isto, Inácio, desculpa ter duvidado da tua capacidade de levares o nosso Clube ao topo novamente e espero que esse profissionalismo e dedicação se mantenham nas próximas épocas.
SL,
André
29 Novembro, 2013 at 10:56
Apenas um comentário adicional (porque ao reler o post parece que não valorizo por aí além o trabalho do Inácio):
Se por cada Magrão/Welder vier também um jefferson e um Montero, que venham charters deles 🙂
Acho que todos percebemos que Magrão/Welder/Cissé foram segundas opções para colmatar primeiras tentativas que não se concretizaram (sem € é dificil) e como tal acho que dado o custo associado acho que são “erros” bem calculados com custos mínimos.
29 Novembro, 2013 at 11:48
Cisse e um erro?
29 Novembro, 2013 at 13:09
Cissé é uma aposta num horizonte mais alargado. Antes que se tornasse demasiado caro para uma promessa. E não me parece que o LJ na abordagem de hoje ao jogo com o Paços tenha referido como opções válidas para o ataque o Montero, o Slimani…e o Cissé.
29 Novembro, 2013 at 13:10
*não me parece por acaso
29 Novembro, 2013 at 13:32
O Montero foi (ele já o confirmou) uma aposta pessoal do Presidente…
29 Novembro, 2013 at 11:02
A única coisa que alguma vez me incomodou no Inácio foi ele ter trocado o Sporting, o seu clube do coração, pelos corruptos do norte enquanto jogador. Nunca percebi, visto ele ser um Sportinguista confesso.
Se alguém tem alguma informação sobre as razões, agradecia que me as explicassem, para eu poder eliminar essas reticências que sempre mantive em relação ao Inácio.
De resto, sempre achei que era o homem certo para o lugar.
SL
29 Novembro, 2013 at 13:29
Apenas sei que estava em final de contrato, tinha acabado se ser campeão pelo Sporting e fazia a sua 8 época como sénior depois de ter feito toda a sua formação também no Sporting.
Nesse ano o Inácio não jogou tantas vezes como gostaria, jogou 13 vezes para o campeonato contra 21 do Mário Jorge e no conjunto de todas as competições: Inácio 21j 1golo contra 29j e 5 golos do Mário Jorge. Talvez por achar que tinha deixado de ser aposta e estar em final de contrato, ele tenha saído.
29 Novembro, 2013 at 13:33
As razões foram as mesmas de futre e montinho… $$s
29 Novembro, 2013 at 14:00
Por essa ordem de ideias, também achas que o motivo que o trouxe de volta ao Sporting como treinador para acabar com o jejum de 17/18 anos também foi $$$$ ??. E o ter entrado na Lista de Bruno da Carvalho em 2011 e 2013, também foi $$$?
29 Novembro, 2013 at 14:27
Escamavam das mãos???
29 Novembro, 2013 at 17:47
De salientar que Futre sai porque foi dispensado por Malcolm Allison…
29 Novembro, 2013 at 16:49
+ 1
29 Novembro, 2013 at 11:08
Epá, fugindo um pouco ao assunto, Cherba, serve um VAT 69 a la ROC que estou com uma indisposição do caraças. Passei pelo restaurante gourmet de especiarias importadas dos mais secretos campos de verduras não tão verdes e o cheiro a MERDA que o local também conhecido por camarote leonino emancipou deixou-me tonto.
Godinho e BdC são gémeos, que é como quem diz, são dois presidentes iguais. E mais não digo.
Epá, esquece o VAT, são dois VAT 69 para cada tasqueiro e um VAT FODER reserva para estes palhaços que se dizem Sportinguistas!
29 Novembro, 2013 at 11:40
“camarote leonino” soa a “croquetes fritos de ante-véspera”… alguém que deite essa merda fora antes que ganhe ranço
29 Novembro, 2013 at 14:01
O Camarote Leonino está a seguir o mesmo caminho que o Fonte Segura e com isso vai rapidamente desaparecer… digo eu.
29 Novembro, 2013 at 12:22
A Malta dos camarotes é conhecida por perceber pouco de futebol, gostar de borlas e convites e serem uns “cagões”!
Assim sendo, puta que os pariu a todos, nem contam para o totobola, não são Socios nem votam! Mas arrotar postas cretinas, isso fazem eles!
29 Novembro, 2013 at 11:11
Sá, não deixa de ser verdade o que escreves.
Eu que passei pelo jejum dos 18 anos, meti o Inácio no pedestal quando ele nos orientou para o campeonato de 99/00. Considero que o trabalho que o Inácio tem vindo a fazer agora no SCP tem sido bastante positivo e sim gosto da sua descrição, é uma das caracteristicas que me agradam mais.
Ou seja, eu gosto do Inácio e ponto final. Mas, e agora desculpem-me, mas eu sou um gajo fodido e que há certas coisas que me custam a esquecer e uma delas é precisamente a final da taça de portugal entre o SCP-FCP em que ganhámos por 2-0 com os golos do Tiui. Ora bem, eu vi o jogo em casa e o comentador era precisamente o Inácio. Pois bem, acho que ninguém me crucifica se eu disser que o Inácio tem uma ligação muito profunda aos corruptos. Ligação não só por ter sido jogador do Porto, mas acima de tudo, tem uma ligação sentimental.
O Inácio é sportinguista, o seu pai já falecido era um grande sportinguista. Mas o Inácio tem uma ligação muito forte aos corruptos e por vezes isso já o deixou um pouco confundido. Voltando à final da taça, lembro-me perfeitamente que o Inácio estava pelos corruptos, se não estava representou muito bem. E quem disser o contrário, eu tenho o jogo gravado e já o vi várias vezes.
Mas foda-se, quero esquecer este episódio e desejo a maior das sortes ao Inácio, porque como disse eu gosto do Inácio, tenho respeito por ele e concerteza que o melhor para ele será o melhor para o SCP.
29 Novembro, 2013 at 12:52
O Inácio vai ter sempre algum sentimento pelo porto, isso é um facto. Jogou lá muitos anos, ganhou títulos, é normal que o tenha marcado. Mas acho que, no seu íntimo, é sportinguista. E está completamente empenhado e comprometido com o clube neste momento, que é o que nos interessa.
29 Novembro, 2013 at 20:08
17 anos, o ‘jejum’ foi de 17anos, sff.
29 Novembro, 2013 at 11:14
As minhas humildes desculpas. Fui dos que desconfiei do Inácio. Desconfiei da sua lealdade e da sua competência. Obrigou-me (e ainda bem) a engolir uns belos sapos. Ainda não estou seguro do seu sportinguismo. Mas o que se pede hoje em dia é profissionalismo e disso ele tem, e muito (e também disto desconfiei também por isso peço desculpas).
29 Novembro, 2013 at 11:22
Inácio, quando foi campeão como treinador em 99-2000, tinha Manolo Vidal ao seu lado. E também Luís Duque, e o Presidente era José Roquette.
Foi um grupo vencedor, ao qual estive e estou grato, e só um cretino é que alguma vez lhes tirou mérito pelo feito, após 18 anos de jejum.
Assim como foi cretino tirar mérito ao Inácio lançando atoardas sobre a sua putativa competência para o cargo, dada a dívida de gratidão que sempre tivemos para com ele, acho piada virem aqui alguns, nas mesmas linhas, elogiar um e criticar os restantes. Mas enfim, a cada qual o QI respectivo.
Infelizmente, por exemplo Luís Duque não conseguiu reeditar recentemente o sucesso da altura. Se foi por não ter assim tanta influência real como isso no sucedido não sei, e poucos aqui, se é que alguns, saberão.
Da mesma forma que ficou-se desconfiado se Inácio, ele próprio, teria tido assim tanta influência. Duvidou-se de tudo, sobretudo do “flop” de Duque.
O facto é que foi aquela EQUIPA que foi vencedora, cada qual desempenhando concerteza um papel, numa fórmula cujo resultado final foi o melhor, e permitiu a nossa clara supremacia no futebol nacional nos 2-3 anos seguintes.
Fórmula que depois foi conspuracada e destruída, ainda hoje não percebi bem como.
Por isso estou grato a Inácio, por tudo o que ele foi no passado, e estou felicíssimo por ver que neste papel, é o Homem certo no lugar certo. E eu não tinha essa certeza, mas houve quem fizesse essa boa aposta, a saber o Presidente BdC, e acertou em cheio, honra lhe seja, mais uma vez, feita.
Há quem diga que Inácio é o Manolo e o Duque, juntos, da altura. Há quem diga que é ainda muito mais que isso. E eu só espero que a realidade não seja menos um milímetro que isso.
A bem de uma GRANDE EQUIPA, que espero esta gente continue a constituir, a bem do Sporting e de todos nós que o amamos.
29 Novembro, 2013 at 20:08
17 anos, o ‘jejum’ foi de 17anos, sff.
29 Novembro, 2013 at 11:24
Acho que não devo nenhum pedido de desculpas ao Inácio. Não me lembro de o ter criticado! 🙂
29 Novembro, 2013 at 11:32
Uma excelente e merecida homenagem ao nosso Campeão Inácio, que pode já ter sido muitas coisas na vida, mas que demonstra ser acima de tudo um grande Sportinguista. E é sem sombra de dúvida um dos principais responsáveis e mentores do actual “risorgimento” Sportinguista, sobre o qual agora todos sem excepção — …ou quase — dizem maravilhas e tecem rasgados elogios. Mas não deve ser nada fácil conseguir calar tanto preconceito — seria com certeza bem mais fácil não voltar dois anos depois para enfrentar mais do mesmo tipo de intolerância e estupidez. Assim como também já aqui se constatou várias vezes que não é para todos ter a coragem de reconhecer abertamente os seus erros de julgamento e preconceitos equivocados. E é esta persistência e coragem que distinguem os Homens dos ratos de esgoto.
Bravo Inácio!! Bravo Sá!!
29 Novembro, 2013 at 11:38
Também fui dos que confiaram no Inácio…
Mas parabéns pelo texto…”tem os temperos” todos…!!
Sporting Sempre…!!
SL
29 Novembro, 2013 at 11:52
A ser verdade que a política de contratações/desvinculações/empréstimos/whatever do SCP tem a “mão” do Inácio, deverá dizer-se, sem tibiezas, que tem feito um magnífico trabalho!
SL
29 Novembro, 2013 at 11:54
Também fui um dos que inicialmente torceram o nariz a Inácio.
Nunca desejei mal a ninguém que represente as nossas cores e também não o faria com o Inácio. A sorte dele é a nossa felicidade.
Quando nos deu aquela alegria imensa em 1999, perdoei-lhe a sua transferência para o porto. E ponto final.
Tem feito um trabalho espetacular e está de parabéns. Não sei se todas as contrações tiveram o dedo dele, mas isso é pouco relevante. É o responsável pelo futebol e isso é que interessa.
Mas quero deixar um aparte. As contratações de André Cruz, Prates e Mpensa foram uma escolha do Freitas, não do Inácio. A César o que é de César.
29 Novembro, 2013 at 11:58
A única vez que eu critiquei o Inácio foi quando vi uma reportagem em que aparecia a tocar orgão em sua casa.
Não o ataquei na sua seriedade ou profissionalismo. Aquilo que me escandalizou foi a decoração da sua casa, assim como o facto de ver uma pessoa a tocar orgão vestido de fato-treino tactel!
Se não lhe pedirem para escolher o equipamento ou o guarda-roupa oficial do Sporting, confio totalmente em Augusto Inácio!
29 Novembro, 2013 at 13:36
E a célebre reportagem do Cintra a fazer um panelão de feijoada?