Da mesa do canto, o João Branco, que até costuma estar caladinho, resolve intervir numa conversa sobre o «Sporting! Sporting! Sporting!» que se ouviu, ontem, a claque Viola entoar em Paços de Ferreira.
E diz ele: «Eu estudei em Firenze, de Erasmus, em 2009\2010. Actualmente sou sócio correspondente da Fiorentina. O primeiro jogo que vi no Artémio Franchi foi precisamente um Fiorentina vs Sporting para o playoff da champions. Como tinha lugar de época na curva norte entrei com um cachecol do Sporting e camisola da Fiorentina para o sector onde estão as 2 claques (setebello e colectivo autonomo firenze).
Ninguém me insultou, antes pelo contrário, fui levado logo ao líder da Setebello (uma das claques da Fiorentina) que me perguntou imediatamente se era português e sportinguista. Disse no meu pobre italiano (estava há 3 dias em itália) que sim, que era sócio do sporting e que me tinha feito sócio da fiorentina nesse dia. O gajo (o nome dele é Mauro) abraçou-me e disse algo como “bem vindo ao nosso seio” – depois fez-me uma série de perguntas (onde estava a viver, o que estava a fazer em itália, se tinha bilhete de época, se precisava de alguma coisa, se estava bem integrado etc) e no final disse: “puto, quando a fiorentina jogar fora, vê as horas de saída da claque e põe-te fora de casa que alguém passa por lá” – nunca trocámos o número de telemóvel durante aquele ano, nunca nos comunicámos a não ser presencialmente.
Quer a Fiorentina jogasse em Lecce, em Palermo ou em Lyon e Liverpool como jogou naquela época, meia hora antes da concentração de saída da claque, um “capo” da claque passava pela minha casa. Pagaram-me tudo: comer, bilhetes de avião, bilhetes de jogos e uma vez como não tinha dinheiro para ir ao Meazza (tuga em itália passa fome às vezes) emprestaram-me dinheiro para comer qualquer coisa numa área de serviço e jantar naquele dia.
Claro está que nunca mais me esqueci dos gestos e do ano maravilhoso que passei naquela cidade. Dai que continue a pagar as quotas da Fiorentina logo no mês de Janeiro, sou sócio da Setebello e vejo todos os jogos da Fiorentina (alguns no estádio quando lá vou). Muitas outras histórias tenho por contar. Pode ser que que qualquer dia as escreva com um maior nível de detalhe. O que é certo é que lá do outro lado da Europa eles vibram por nós. Muitas vezes perguntavam-me como tinha ficado o Sporting, se andava a jogar bem e se era “o ano” em que iamos, passo a tradução, “enrabar” as águias. Gente muito bacana»
29 Novembro, 2013 at 22:15
Acho que para o ano que vem o equipamento alternativo do Sporting devia ser igual ao principal da Fiorentina e o deles alternativo igual ao nosso…se bem que este ano o nosso alternativo já seja muito parecido com o deles
29 Novembro, 2013 at 22:30
Só para assinalar as palavras do LJ… não nos preocupamos com o título, queremos é que a equipa jogo no máximo das suas capacidades em todos os jogos. Se isso chega para ganhar, veremos.
29 Novembro, 2013 at 22:30
Off topic de quem já bebeu copo. Hoje vim pela 1ª vez jantar à Tasca do Lagarto. Sinto-me em casa, mas não é o mesmo que ir à Tasca do Cherba! 😀
29 Novembro, 2013 at 23:02
Em Itália gosto muito da ASRoma…aquele curva sul…muito boa!Grande comentário e deve ter sido uma experiência do melhor mesmo!Cherba grande observador de jogo…lol!
SL
29 Novembro, 2013 at 23:04
E ei-los a gritar pelo nosso Sporting como verdadeiros leões viola:
http://www.youtube.com/watch?v=0zlZQvpH45o
29 Novembro, 2013 at 23:24
Leões “à viola”…
29 Novembro, 2013 at 23:10
Esta foi boa. Parabéns.
29 Novembro, 2013 at 23:18
As nossas contas:
“A SAD do Sporting registou um lucro de 7,2 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal, o que contrasta com o prejuízo de 7,7 milhões de euros registado em igual período do ano passado.
Segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD leonina justifica os resultados em duas vertentes: a redução dos custos operacionais e mais-valias com a venda de passes de jogadores, nomeadamente Bruma e Tiago Ilori.
De acordo com o Sporting, em termos de Custos Operacionais, “verificou-se uma acentuada redução das rubricas de `Custos com Pessoal’ e `Fornecimentos e Serviços Externos’, em consequência do processo reestruturação financeira e operacional”. Este processo no Sporting levou à redução do número de trabalhadores e salários, associada a uma otimização dos restantes custos operacionais. Adicionalmente, adianta o clube, a redução da rubrica de “Fornecimentos e Serviços Externos” explica-se também pela não participação nas competições europeias.
A SAD sportinguista destaca ainda o fator das mais-valias registadas com a transação de passes de jogadores, que atingiu o montante de 16,2 milhões de euros, um aumento de 12,2 milhões de euros em relação ao exercício anterior. Os leões destacam este contributo para que os Resultados Operacionais fossem mais positivos em 14,6 milhões de euros do que no primeiro trimestre do exercício anterior.
Já em relação ao decréscimo verificado nos Proveitos Operacionais – Prestações de Serviços -, a SAD leonina justifica no facto de este ser reflexo da não participação nas competições europeias e da diminuição de receitas de quotizações, a qual se ficou a dever à decisão do Conselho de Administração de não afetação de quotas entre clube e SAD, no âmbito do processo de reestruturação financeira do grupo.
30 Novembro, 2013 at 8:49
Estou certo que o Cherba já tem este prato a marinar para nos podermos deliciar com o seu sabor….. Aí colocarei as minhas notas, mas até lá só queria alertar para o facto do BdC ser perigoso…… Tenham medo, muito medo….. Ou como diria o Slimani – Incha Lá!
30 Novembro, 2013 at 0:01
Brutal!!! Que história…Força fiorentina…
Ps: Muito bem cherba sempre a melhorar e a inovar.
30 Novembro, 2013 at 18:29
😉
30 Novembro, 2013 at 0:27
Em Itália sempre fui pela Juve, talvez por aquele cachecol a dizer juve com a estrela a meio… mas depois desta posta e de ver o vídeo dos tiffosi a gritar “SPORTING!” serei Fiore enquanto for LEão!… até morrer portanto…
SL
30 Novembro, 2013 at 0:48
Sou fã do Batistuta, desde que comecei a interessar-me por futebol, era com o um ídolo em campo para mim, o que fez com que tantas vezes tivesse jogado com o Fiorentina no Fifa quando era puto, desde aí que tenho uma simpatia por eles.. depois disto, em Itália, serei sempre pela Fiorentina 🙂
30 Novembro, 2013 at 0:55
É uma pena a interpretação que estão a dar às palavras de Bruno de Carvalho.
As cores predominantes da nossa bandeira são o Vermelho e o Verde.
O Vermelho representa o sangue perdido e derramado pelas nossas grandes conquistas e perdas no passado.
O Verde representa a Esperança. Ora o futuro de Portugal deve ser feito de Esperança.
Quando BdC diz “Quando quiserem começar a resolver os PROBLEMAS DE PORTUGAL, é fácil: tiramos o vermelho da bandeira e é tudo nosso. O que quer dizer “o futuro é NOSSO”.
É uma questão de Mentalidade Positiva, não uma questão Clubística.
30 Novembro, 2013 at 8:50
Tens um post sobre o tema anteriormente, vai lá pesquisar
30 Novembro, 2013 at 0:58
seria importante um post sobre este tema.
30 Novembro, 2013 at 2:29
Pah tá tudo a sair da tasca a esta hora ?
a noite só agora começou, entrem lá sff , tá frio na rua.
Jogamos amanhã !!
Pelo preço, hora,data, e classificação, 38000 era uma boa casa .
30 Novembro, 2013 at 3:17
È sempre bom lembrar
“Sporting SAD melhora resultados em cerca de 15 milhões de euros.
A Sporting SAD melhorou os resultados do primeiro trimestre em 14,9 milhões de euros. No exercício de 2013/14 os lucros ascenderam a 7,2 milhões de euros o que compara com os resultados negativos do período homólogo do ano anterior de 7,7 milhões de euros.”
30 Novembro, 2013 at 4:12
“The Biggest Tacho Loser” , fotografia “before and after” ao fim de 9 meses de treino intensivo:
« A SAD do Sporting registou um lucro de 7,2 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal, o que contrasta com o prejuízo de 7,7 milhões de euros registado em igual período do ano passado.»
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2013/11/29/sporting_com_lucro_de_7_2_milh_e.html
30 Novembro, 2013 at 4:19
« “eu ouvi o teu comentário” é servido, com pinta, quando tiver que ser. Ou, se preferirem, quando o homem do balcão for capaz de distinguir uma bela “estória” do tinir dos cabrões dos copos e dos pratos de barro, a sair da máquina de lavar. »
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=jAg6tyC9Xxc
30 Novembro, 2013 at 18:31
Obrigado Cherba. Fica aqui prometido que quando for ao Artémio Franchi novamente, vou levar uma bandeira do Sporting para a curva para tirar uma foto com os tiffosi viola. Depois envio-te para publicares.