Era o que maiores dúvidas me causava: como seria que iríamos entrar em jogo? Com que ritmo, com que intensidade? A resposta não poderia ter sido melhor. Pressão, movimentações, alternância de posições, alas bem abertos, mas capazes de inverter papéis com os médios e vontade, muita vontade de ganhar e de resolver o jogo o mais cedo possível.
Havia Sporting, muito Sporting. Daquele que nós gostamos. Daquele que faz sonhar. Daquele que faz crescer a onda verde que, ontem, uma vez mais, deu um verdadeiro festival de bem apoiar. E havia Montero, claro, num golo de classe que muitos dirão ser fácil, a fazer-nos soltar o grito contido na garganta. O segundo andava por ali, na cabeça do pequeno André Martins que ontem foi tão grande, mas teimava em não entrar (e que pena não termos tido extremos inspirados). O jogo endurecia, com a complacência do árbitro, e Adrien sofria uma entrada brutal. Não se passou nada, disse o senhor do apito, e passei-me eu sem saber o que se passou na cabeça de Wilson Eduardo para falhar um golo feito, na cara do guarda-redes, logo a abrir a segunda parte.
Uma carrada de nervos, porque nisto da bola a bola vinga-se de quem tem várias oportunidades e não a mete lá dentro. Patrício, dizendo presente como um guarda-redes de equipa grande tem que dizer, deslizando aos pés do avançado e acalmando o esférico prontamente despachado por Jefferson (e que enorme jogo, mais um, fez o lateral esquerdo). A porrada, servida aos «Peck’s», depois de “cotovelar” André Martins na cara, atinge o omnipresente William e dá-nos superioridade numérica. Capel puxa para dentro, remata. Recarga. Golo! Mais um dele mesmo, Fredy (já não marca um golo há 12 horas, crise!), envolvendo em aroma colombiano uma sensação que há tanto ansiávamos e que até permite relevar as falhas de concentração dos minutos finais.
Estamos lá, pois estamos. Com todo o mérito. E já todos perceberam que, este ano, há Leão. Ontem, deixando bem claro que sabe ter pressing de campeão!
9 Dezembro, 2013 at 10:47
Bom dia! Estamos em primeiro. É só. Por agora.
9 Dezembro, 2013 at 10:49
Obrigado ao Jorge Sousa: se ele tem dado amarelos aos caceteiros do Gil, o Pecks de certeza que não se tinha sentido à vontade para tentar matar o William. Contra o Belém, venha o Capela!
9 Dezembro, 2013 at 10:49
Isto está a correr mal para os teoricos da bola, senão vejamos:
a) Apostavam num campeonato bipolar no neo-mourinho Paulo Fonseca contra o catedratico do limpinho limpinho Jasus;
b) Apostavam na passagem dos colossos portugueses à segunda fase da champions sem grandes dificuldades;
c) Apostavam que o Real Madrid sem o idolo da imprensa Mourinho, ia claudicar e jogar mal. A verdade é que está a recuperar e joga bem com um super CR7;
d) Apostavam na não qualificação de Portugal para o mundial ou na qualificação com dificuldades, CR7 esfrangalhou a Suécia e passou o Eusébio nos golos;
e) Apostavam que sem Fergusson no Man United, Mourinho ia passear para o Chelsea e vencer a premier sem dificuldades, esta então saiu bem furada.
Que gozo que dá o Arsenal com Ozil está a dar um baile em Inglaterra, quanto ao rasga camisolas, o chefe russo não abre a mão para contratações multimiliónarias logo aquilo não rende. Parece o Chelsea do Pillas Boas.
Finalmente a piada do dia Dani a defender o Quaresma. “É um grande jogador, vai fazer diferença”, pois o facto de ter merda entre as orelhas não influencia nada. Meus queridos Capel, Wilson, Mané e Carrilho, podem não fintar tanto mas jogam para a equipa e dão tudo em campo.
SL
9 Dezembro, 2013 at 11:11
Quaresma vai fazer a diferença… podes ter a certeza disso.
Aquela merda do balneário deve tar por um fio, agora metam lá o cigano nem fio há mais…
Vai tudo abaixo! O Quaresma vai acabar com o pouco “grupo” que há no balneário…
9 Dezembro, 2013 at 11:17
Ah ah ah
De acordo aquilo já nem por um fio está.
Até o Lucho já se constipa.
Eh eh eh
9 Dezembro, 2013 at 11:32
Isso foi o que eu sempre disse re: Mourinho. Se eu tivesse o poder de dizer “agora quero 50 milhoes para ir buscar o Neymar” ou whatever, também ganhava tudo. Mourinho nao é especial. Mas admito que essa do Chelsea ir varrer a Liga até tinha fundamento, veja-se o que o ‘meu’ United tem vindo a (nao) fazer desde que saiu o Sir Alex. Nao contavam (nem eu) era com este Arsenal…
9 Dezembro, 2013 at 12:49
Não concordo nada convosco … Mourinho é fantástico.
Veja-e o curriculum, fala por si.
Leia-se o que dizem os jogadores sobre ele …
E como o conheço cá fora … posso dizer-vos que é uma excelente pessoa, um excelente chefe de família.
Usa e abusa da “máscara” enquanto profissional, são muitos os que aguardam constantemente que falhe, mas na maioria dos casos é inveja. Vejam o nosso BC a usar de uma estratégia parecida para tirar pressão onde realmente ela deve ser retirada.
Pergunto o que teríamos sido se ele tivesse cá ficado em vez de termos feito a merda que fizemos.
9 Dezembro, 2013 at 15:14
O Cristiano Ronaldo só terá passado Eusébio nos golos?
9 Dezembro, 2013 at 10:53
Essa cena do Natal é uma piada ao Sporting do Marinho Peres e das 11 vitórias seguidas… Só as grandes equipas merecem piadas da lampionagem frustrada… e só a lampionagem faz viver essas piadas ainda hoje. A maior piada é perceber que depois do rui manuel cesar costa mais ninguém apareceu no lodo do seixal.
9 Dezembro, 2013 at 10:55
Porra, deixa-me desabafar: Ganhámos, caralho! Vamos, Sporting.
Ontem estive o dia todo sem net, e acabei sozinho numa tasca a ver o jogo. Estava longe de casa. Por alturas do primeiro golo, ainda se preparavam as coisas na tasca para os jantares. A tasca ainda estava fechada, mas eu pedi por tudo para me deixarem entrar e ver o jogo. Consumi, ainda com o almoço no estômago, mas estava disposto a comprar a comida toda que houvesse, só para ver o meu Sporting. No primeiro golo ainda se varria o chão e limpavam as bancadas, quando aquele espaço de cerca de 20ms (não sei bem), estremeceu com o meu grito. Sou um gajo calmo, mas nestes dias de Sporting torno-me o mais barulhento dos gajos. O jogo continuou e eu a rogar pragas ao Wilson, por aquele golo falhado, já depois de, por instinto, mandar uma chapada na cara e perguntar “como é possível, Wilson?”. Os nervos continuavam, mas o PEK, julgando talvez que podia continuar a distribuir fruta, ajudou à festa. O segundo entrou e na tasca ouve-se: “50metros em fora de jogo”. Espero pela repetição do lance, desejando que o golo tivesse sido legal (porque ser do Sporting também é isto), já que faria toda a diferença, e grito aliviado “não estava fora-de-jogo, não senhor! Olhe ali, olhe ali”. O dono da tasca encolhe os ombros e eu penso “chupa e mama!”.
Caralho, ganhámos. Até morrer, Sporting, porque sou verde e branco, verde e brancooooooo, allez oh, allez oh.
Notas gerais:
1) William no céu, o resto na terra.
2) Foi uma emoção do cacifo ver aquela tarja para o Madiba.
3) Usaram faixas negras no braço em homenagem ao Nelson Mandela? Acho que alguns não tinham.
4) Wilson menos bem e adorei o Montero no final do jogo a dar apoio ao Carrillo.
5) A comunhão entre adeptos e equipa é brutal. Adorei ver os festejos do Montero, abraçado ao Rojo e Maurício. Depois aquele festejo próprio entre o André pequeno e o Montero. Ah, e o Maurício a brincar com o Rojo aquando do terceiro golo, anulado. Tipo “foda-se, vou marcar primeiro que tu e pagas tu a aposta!”
6) Aquilo no estádio era à proporção de quê?, 3 adeptos do Sporting para 1 do Gil? Nice.
7) O gajo da tasca tinha o volume no mínimo, mas eu ouvi os adeptos na bancada.
8) Vou procurar fotos para os twitters dos jogadores. Preciso disto como de pão para a boca. Vamos, Sporting.
e
9) Não sei se já alguém falou aqui, mas eu fiquei na tasca para o jornal da sic, ou que raio era aquilo, e ouvi o execrável e escroque Joaquim Rita a dizer isto: “o Elias achou que o Sporting era um clube demasiado pequeno para ele.”. Wtf? O que é que foi isto, meu animal? Em primeiro lugar, o Elias nunca disse nada disto, até porque, se for esperto, percebe rapidamente que só fez merda no Sporting, já que não está ao nível do clube que representou. Em segundo lugar, a azia era tanta e de tal ordem, que, na impossibilidade de o dizer aberta e directamente, preferiu arranjar alguém para amparar o seu discurso abominável de merda! Mas o ódio não ficou por aqui e o tipo continuou a destilar ódio e a dizer que o Sporting tem um plantel demasiado curto, com três centrais apenas (foda-se, e o Benfica, que tem o jardel e o mitravic no banco?), com três laterais apenas (sim, porque é melhor contar com siqueiras e corteses e almeidas), e o camandro. Fode-te, Rita, e desaparece para sempre dos ecrãs da televisão.
Ganhámos. Viva o Sporting. Sábado é para encher e apoiar do minuto -30 ao minuto +10. Faça-se por favor um comunicado a pedir que ninguém saia das cadeiras até final do jogo. É o mínimo que podemos dar a estes jogadores, que tudo têm dado.
9 Dezembro, 2013 at 11:25
Eheh brilhante testemunho. Entrar numa tasca antes desta abrir e estar a gritar pelo Sporting enquanto os donos limpam o chão é mesmo coisa à Sportinguista. É mesmo daquelas coisas que nos fazem ter a noção de que sim, somos doentes pelo Sporting. E que bem sabe!
9 Dezembro, 2013 at 10:56
Só cheguei agora ao trabalho depois da bebedeira de ontem.
Sai daí uma bagaço faxavor para ver se começo a fazer alguma coisa que o país está em crise.
Spoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorting.
9 Dezembro, 2013 at 10:59
Já repararam que em inúmeros jogos em que entra uma segunda bola em campo e mesmo que esteja esta bola a dezenas de metros do lance o árbitro interrompe o jogo. Ontem, a segunda bola entra há poucos metros de onde se desenrola a jogada, o boi Sousa olha, vê mas não interrompe. O André Martins, momentaneamente se desconcentra, pontapeia a 2º bola para fora, esquece o brito que recebe a bola de jogo, entra na área e atira ao poste. Caricata jogada que poderia ter consequências mais graves… Estes critérios lixam-me as ideias!
9 Dezembro, 2013 at 11:04
normalmente o jogo não pode prosseguir, eles têm instruções para isso porque há apanha-bolas, normalmente os putos das escolinhas. Outra coisa é a bola ter sido atirada da bancada e ninguém ter reparado. Por acaso acho que foi isso que aconteceu, a bola veio da bancada e ninguém reparou…
9 Dezembro, 2013 at 13:16
Sim também reparei nisso,o André Martins deixou o Brito sozinho e foi mandar a 2 bola para fora…foi uma distracção,mas não pode voltar a acontecer…para além do mais estavamos a ganhar,não temos qualquer problema que o arbitro pare o jogo!
9 Dezembro, 2013 at 13:31
SE calhar o sousa achou que tinham mandado abola para cortar a jogada e deixou seguir, o Martins é que se desconcentrou
9 Dezembro, 2013 at 11:00
Tenho de mandar um recado para o Schaars que embora tenha sido bom profissional enquanto cá esteve, disse que quis sair do Sporting porque não queria estar a lutar para o 5º ou 6º lugar.
Incha tu também Schaars!
9 Dezembro, 2013 at 11:09
Scharrs esse não joga no 8.º classificado da Holanda? Não mamou 6 do Vitesse?
O Wolfswinkel também está a jogar para caralho, lá na bancada.
Que jogadores sem mentalidade, ainda bem que já foram como caralho.
Hoje só digo isto aos lampiões, querem uma perna do Jefferson à troca do Steven Vitória mais o Jardel mais o Cortez, Ah ah ah
Cortez até do nome dá para rir.
Ah e ainda digo epa não fiquem tristes vocês ainda estão na taça de Portugal e têm o Artur esse grande guarda redes que só enterra no campeonato, ao contrário do Patrico, como se viu ontem. É redes de equipa grande.
SL
9 Dezembro, 2013 at 12:18
Percebo a decisão do Lobo na altura em que a tomou. E gostava de o ver (continuar) a crescer neste Sporting. Águas passadas…
9 Dezembro, 2013 at 19:07
Wolfswinkel sempre foi correto, pelo que não merece esse comentário. Até porque jogava quase sozinho na frente sem qualquer apoio dos colegas
9 Dezembro, 2013 at 11:09
De realçar o bailinho que o nosso Lionheart deu ao jornalisteiro que o entrevistou quando este lhe fez a fatal — e fatídica — pergunta da candidatura, “porque apesar do discurso oficial, muito já dizem que este Sporting é mesmo candidato”:
“Não podemos limitar aquilo que as outras pessoas pensam de nós. Mas lembro que há cinco ou seis meses diziam que o Sporting iria ter muitas dificuldades, que os treinadores iriam ter muitas dificuldades para trabalhar… Ultrapassámos essas ideias preconcebidas e estamos a mostrar que é possível trabalhar com jogadores jovens e portugueses.”
Ouch!! Essa doeu, a muita gente…
Bravo Leonardo!! Vénia!
9 Dezembro, 2013 at 11:11
Mal Leonardo muito mal, tinhas que dizer que a solução para ser campeão em Portugal é comprar camiões de servios, brasieliros a 20 milhões e mexicanos de 10 milhões para rodar na B.
A propósito o Markovic neo-Messi jogou na Sexta feira?????????
Não me digam que o super plantel do boifica resume-se ao Cardozo?????????
SL
9 Dezembro, 2013 at 11:15
As galinhas sem o Cardozo tremem que nem varas…
Agora vão jogar com o PSG B e mesmo assim não se vão safar.
9 Dezembro, 2013 at 12:20
O super plantel resume-se ao cardoso …quando não joga.
Mas têm pouco tempo para aproveitar a “estrela”, é que em Janeiro lá vai ele para o barcelona…
9 Dezembro, 2013 at 12:52
O Matic tem uma influência brutal no jogo deles …
9 Dezembro, 2013 at 12:57
Deviam mandar fazer umas t-shirts a dizer “somos candidatos a vencer o proximo jogo”
Poupavam-se plo menos 15 min de entrevistas e talvez se falasse de algo q realmente interesse. Nomeadamente, como é q esta equipa de tostoes continua a encavar os clubes c planteis de milhoes?
SL
9 Dezembro, 2013 at 11:14
Gostei do recado do LeoGarden para o Manha:
P: Qual é a sensação de estar em primeiro?
R: Nós já estávamos em 1º lugar na jornada passada.
Embrulha!
9 Dezembro, 2013 at 13:37
In your face!
9 Dezembro, 2013 at 11:15
Ah, a foto do Fredy.
https://twitter.com/Goleador17
9 Dezembro, 2013 at 17:43
Só é pena o lenço no pescoço do cão não ser verde.
9 Dezembro, 2013 at 11:17
E é isto:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=594861097229429&set=a.566032026779003.1073741828.566016063447266&type=1&theater
🙂
9 Dezembro, 2013 at 11:19
e isto:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=594864500562422&set=a.566805080035031.1073741831.566016063447266&type=1&theater
9 Dezembro, 2013 at 11:24
grande Sporting, uma entrada de leão a pressionar e a jogar tranquilamente e criando lances de perigo deixou-me tranquilo de que o golo apareceria na boa, e assim foi, Montero +1, depois controlar o jogo e falhar uma mão cheia de boas oportunidades e comecei a pensar “foda-se, estes gajos não matam o jogo e ainda se fodem numa bola da treta, num daqueles pontapés que só saem contra nós”…o Wilson falha descaradamente o golo e eu grito “FODA-SE VAI PRÒ CARALHO PAH”, começava a sentir o nervoso miudinho e mais ficou quando Patrício faz aquela defesa enorme que evita o 1-1 e digo para a minha mulher “estás a ver o que eu dizia há pouco? não marcam o segundo e num lance destes ainda nos lixamos”…
Capel deambula e num remate embrulhado (será que estes tipos não conseguem mandar um foguete daqueles que nem o redes vê por onde ela passa?) e Montero no sitio certo faz +1 e eu respiro fundo e penso – “o que é que o filho da puta do Manha vai fazer á classificação? de certeza que faz um rolinho e enfia-a no cú depenado”
Amo-te meu grande SPORTING!
9 Dezembro, 2013 at 11:27
Muito orgulho nesta equipa. Equipa, equipa técnica e Direcção. Todos de parabéns.
E claro, nós, os adeptos também.
9 Dezembro, 2013 at 11:28
Olha mais um a dizer que não consegue melhorar o plantel:
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=446008
Tu queres ver que o Russo ainda vai buscar o Leo Garden, treinador que consegue por a render jogadores da segunda divisão brasileira, do campeonato americano e que só cruzam com os olhos no chão???????
SL
9 Dezembro, 2013 at 11:30
eles têm 3 pontas de lança que em conjunto marcaram 3 golos
9 Dezembro, 2013 at 11:45
acho que eles ainda andam meios zarolhos com as movimentações do martins e do wilson eduardo.
9 Dezembro, 2013 at 11:55
Ok, pelo que também já li hoje nos jornais, eu sou o único que acho que o André Martins não fez uma grande exibição.
Correu muito, sim, batalhou, sim, mas (eu estive no estádio) a última decisão (passe ou remate) foi quase sempre mal feita.
Não sendo, obviamente, um tosco, falta-lhe um certo toque de bola, mais aveludado, que lhe permitiria outro nível nas assistências.
Depois tem que aprender a rematar à baliza: teve duas oportunidades em situações muito boas, uma saiu fraca (ah! tb tem que ganhar força) à figura do keeper e a outra completamente disparatada, para as nuvens, de zona frontal, sem oposição.
É pena porque ele movimenta-se bem, aparece bem nos espaços, mas a sua influência tem que ser muito maior.
De resto, acho que tem que se saber ao certo quem é o responsável pela contratação do Montero para que essa pessoa nunca mais saia do SPORTING. Que achado! Que jogador!
Apoio enorme, arrepiante! Vamos! Jogo a jogo até ao sonho final!
Saudações leoninas!
9 Dezembro, 2013 at 12:19
ORGULHO…orgulho em ser SPORTING….orgulho ao ver a chegada da nossa camionete ao estádio e ver o nosso presidente na frente de punho erguido enquanto cantavamos bem alto em tons de verde e branco!!! Orgulho de ver a nossa equipa com uma calma contagiante quando apenas e só estava em jogo liderarmos o campeonato….orgulho de olhar para o topo norte e ver aquela claque a contagiar todo o estadio….orgulho de no topo sul onde me encontrava gritar todo o jogo como se de uma outra claque se tratasse….orgulho de ver a nossa formação de miudos GIGANTES a saber exactamente ao que iam…e orgulho acima de tudo por ser parte do MELHOR CLUBE DO MUNDO!!! A NOSSA FORÇA É SEM DUVIDA BRUTAL….
como leão da invicta peço-vos encham ALVALADE nos proximos jogos porque se assim for muito poucas equipas têm capacidade para nos tirar qualquer ponto…não interessa se seremos capeões…não interessa se somos líderes…e somos com toda a justiça!!! Interessa sim o ORGULHO que estes miudos….que o nosso grande treinador….que toda a nossa estrutura merece da nossa parte!!! SL
9 Dezembro, 2013 at 13:21
HCaravela ontem senti isso tudo mesmo e tive nessa mesma bancada e não podia concordar mais contigo…!ORGULHO EM SER SPORTINGUISTA!!!
SL
9 Dezembro, 2013 at 14:33
Foi lindo companheiro!!!! 🙂 SL
9 Dezembro, 2013 at 12:44
Acho que fizemos um grande jogo. Era um jogo dificil, ainda ninguem tinha ganho em Barcelos.
O que mais me agrada na equipa é a seguranca que transmite ao contrario dos ultimos anos, onde o golo adversario estava sempre eminente. Hoje em dia, a maior (eu diria unica) fonte de inseguranca é o Rojo e os seus bloqueios cerebrais (ontem a oportunidade do Gil para empatar nasce de mais um mau posicionamento do gajo).
O Andre Martins fez o melhor jogo este ano. E precisamos dele assim. O Wilson fez o pior. Nao foi so o golo que falhou…
9 Dezembro, 2013 at 15:06
Que grande jogo, que bom resultado ! Sinceramente não esperava que os 3 pontos viessem connosco porque o polvo já está em acção ! Pensei sim que iria ser a roubalheira do costume inclinando o campo sempre para a nossa baliza.
Fiquei alarmado ao ver num programa na tv estatal um comentador pseudo-jornalista desportivo que tinha a famosa coluna no jornal dos andrades, onde escreveu aquela célebre obra de ficção sobre o deco quando ele atirou a bota ao árbitro .
Pestana aberta presidente, o polvo está a mover os tentáculos.
Dentro do jogo mas fora das 4 linhas o que adorei foi a moldura de LEÕES que estiveram nas bancadas a apoiar a nossa equipa, OBRIGADO pessoal vocês foram sem margem para duvidas o nosso 12º jogador .
Somos ENORMES !!!
Que não haja deslumbramento para o próximo jogo e que entrem a jogar como temos visto, com alma e querer, que nós também estaremos lá por vós rapazes .
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
9 Dezembro, 2013 at 16:47
É de toda a justiça fazer aqui o agradecimento a todos os Sportinguistas que estiveram no estádio. Obrigado! Grande parte da vitória é vossa!!!
9 Dezembro, 2013 at 19:34
Grandes!