Hoje, no Record, Nuno Santos (ex-Sic e ex-RTP), escreve um artigo de opinião muito interessante, do qual destaco estas passagens:
«Em 1980, era eu miúdo, o Benfica tinha dominado a década anterior do futebol em Portugal, mas nesse ano era o FC Porto, de José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa, que se preparava para o feito único de ganhar o tri. O FC Porto quebrara dois anos antes um longo jejum, acabara com o mito que tremia quando passava a ponte e começava, nessa altura, a ser montada uma estratégia de combate ao poder do Sul que o tempo burilou, criando a mais perfeita das organizações que deu respaldo a uma máquina de futebol cujos resultados estão à vista nos últimos 30 anos e que já fazem parte da história com um recorde de títulos em Portugal e vitórias marcantes na Europa.
Mas, nesse distante ano de 1980, lembro-me bem de o Sporting ter uma equipa que parecia (e era) muita mais fraca que os seus rivais, um plantel barato, duas ou três vedetas como Manuel Fernandes e Jordão – mais o brasileiro Manoel – que faziam efetivamente a diferença, um treinador que entrou a meio, o magriço Fernando Mendes, e acima disso tudo um notável espírito de grupo dentro do campo e uma comunhão com os adeptos como só se voltaria a ver no Sporting no ano em que, com Augusto Inácio como treinador, o clube também ganhou o título de forma surpreendente.
[…] O que este Sporting tem, e isso esta à vista de todos, é um treinador com ideias claras e discurso simples, um plantel curto mas equilibrado e ambicioso, dois ou três jogadores que fazem a diferença e um notável espírito de grupo que passa para os adeptos traumatizados por anos de desgostos. Escolhi os mesmos termos para o Sporting de 2013 que tinha escolhido para o Sporting de 1980? Foi intencional.
Na verdade encontro muitas semelhanças entre uma e outra equipa, muitas semelhanças no ambiente envolvente, muitas semelhanças na diferença de orçamentos, muitas semelhanças no poder aparente de cada um dos candidatos e até nos discursos. Há 30 anos sabemos como acabou a história, mas esse título valeu de pouco para a criação de um projeto desportivo. Esta época não sabemos como vai acabar. Para o Sporting, talvez mais importante do que ganhar, esta é uma rara oportunidade para construir um projeto.»
10 Dezembro, 2013 at 21:56
Está na altura de ir buscar as declarações do Vieira e Jesus a dizer que íam à final …
10 Dezembro, 2013 at 22:06
O Vieira já veio dizer que vão mudar a final da Liga Europa para a Luz pq o Jasus disse que ião ganhá-la.
Lá vão eles outra vez ehehhe!! Sempre a inchar o MELÃO DO LAMPIÃO!!!
10 Dezembro, 2013 at 21:59
O Bayern a inchar em casa!
10 Dezembro, 2013 at 22:05
Comp é que vocês querem Ser grandes se perdem tempo a regozijarem se com os des/feitos do Benfica.
Deixem lá isso!
Focar no essencial …. Belenences a abater!
10 Dezembro, 2013 at 22:16
Não estás a perceber.
Um fracasso dos adversários directos desmoraliza. E a continuidade na Uefa obriga a sobrecarga de jogos na fase crítica.
Claro que o Belenenses é o mais importante … mas … não sou hipócrita. Adoro vê-los perder.
10 Dezembro, 2013 at 22:44
Tadeu,
é impossível não ironizar quando se ouve o Iva «maravilha» Cavaleiro a dizer «temos que levantar a cabeça» ahahahaha
10 Dezembro, 2013 at 22:11
Caros colegas de taberna,
Vamos preocuparmo-nos connosco, que temos grandes batalhas pela frente.
Numa perspectiva realista e considerando os interesses do Sporting ainda bem que os nossos rivais continuam na Europa.
Se fôr na Liga Europa talvez ainda façam mais jogos o que é bom para nós.
10 Dezembro, 2013 at 22:57
E ganham menos dinheiro. O dinheiro da Liga dos Campeões provoca um desequilíbrio entre as equipas que vão a essa competição e aquelas que não vão.
10 Dezembro, 2013 at 22:11
Os lampiursos na “liga dos pequeninos” (como eles lhe chamam) é fantástico. Agora só falta o foculporco “cair” para lá também e pode ser que se encontrei lá para os oitavos ou quartos de final.
ERA FANTÁSTICO!
10 Dezembro, 2013 at 22:17
O Porto não tem hipóteses. Em casa, mesmo desfalcados o Atlético não vai facilitar, ou passear como os franceses hoje.
10 Dezembro, 2013 at 22:41
encontrem*
10 Dezembro, 2013 at 22:11
lol
“Não foi um fracasso porque continuamos nas competições europeias…”JJ
10 Dezembro, 2013 at 22:18
Atirar areia para os olhos dos lampiões…eles gostam de ser gozados e insultados(quem disse foi o capitão deles…)!
10 Dezembro, 2013 at 23:48
O filho da puta disse isso aos filhos da puta???
Ca ganda filho da puta… Assim é que é bonito no Natal: Tudo em família!
10 Dezembro, 2013 at 23:48
Oh Miguel, essa lógica faz lembrar… hummmm… esquece… não digo! 😉
10 Dezembro, 2013 at 23:49
Confesso que não entendo as afirmações do presidente de os adversarios darem mais luta e agora a cena dos bichos papoes..!!
11 Dezembro, 2013 at 0:09
Adoro-me.
11 Dezembro, 2013 at 0:29
Sobre as afirmações de BC, que eu entendo e aprovo.
Há sportinguistas que defendem que BC não se devia expor tanto ao nível das declarações, atiçando assim os adversários e colocando-se a jeito quando aparecer um resultado negativo.
Não acho que tenham razão.
Um BC afirmativo, positivo e, por vezes, em “modo claque”, não pode deixar de irritar adversários, colocar em sentido APAF’s e dar oportunidade a comentadeiros de serviço de dizer baboseiras. BC está a dar o exemplo de que não devemos ter medo de perder, só porque a seguir iremos levar com os críticos.
BC, jogando para ganhar, em vários tabuleiros simultaneamente, está a colocar em prática aquilo que prometeu: devolver o CLUBE aos SÓCIOS. E isso não se faz esperando que chova; faz-se provocando trovoadas nos dirigentes adversários, avisando a APAF de que não andamos a dormir, passando a mensagem para os directores da imprensa desportiva e que não é o facto de não termos influência nos orgãos dirigentes da liga/fpf que nos impede de dizer claramente: estamos de volta, somos o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, habituem-se!
11 Dezembro, 2013 at 0:46
Tenho gostado muito do trabalho do presidente, tem exedido as minhas expectativas, mas esteve mal desta vez por outras palavras assumiu a candidatura ao titulo.
11 Dezembro, 2013 at 1:08
eu acho que o presidente assumiu que quer ganhar o próximo jogo. Títulos já nos escapou o da taça da forma que foi.
E do próximo jogo convém relembrar que o último golo que o belém marcou foi no empate contra o regional da foz do douro há mais de um mês. Há uma certa tendência destes gajos para as missões impossíveis portanto desta vez convém matar mesmo o jogo sem esperar que o Patrício confirme que é o melhor guarda-redes do campeonato!
11 Dezembro, 2013 at 2:44
Ora ai está!
Hoje já é quarta e os festejos é para meter no bolço.
Faltam 2/3 do campeonato para jogar.
Quero ser fanfarrão na ultima jornada. Até lá nao devemos dar azo a nada. Temos que ser muito melhores do que toda a gente ( nós incluídos) possa imaginar!
Este primeiro lugar para mim é uma honra
É nestas alturas que devemos dar o exemplo e respeitar todos os que vem a traz de nos e querem a nossa posição.
Se Alvalade nao tiver esgotada no sábado …. Fico a achar que há muito Sportinguista que nao merece esta equipa e este clube!
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!!!
11 Dezembro, 2013 at 8:45
Cherba!uma ideia…q tal um post semanal dedicado a uma figura do sporting(do passdo,do presente,do futuro,ainda no activo,ja reformada,ainda a repirar,ou nao!does not matter),seja ele jogador de futebol,de andebol,de hoquei ou do berlinde.
Onde é resumidamente mencionada a vida da dita figura dedicada ao sporting,com imagens e se possiveis videos.
Seria interessante/importante valorizar e dar o destaue a quem merece e a quem contribuiu para engrandecer o sporting:)!
Fica a sugestao.
SL
11 Dezembro, 2013 at 8:56
Apenas umas palavrinhas sobre essa história do projecto p/ o Sporting pq é somente … FUNDAMENTAL:
Ganhando ou perdendo este campeonato, já ganhámos uma equipa, ganhámos respeito, ganhámos um treinador de jeito (finalmente), ganhámos uma estratégia e um rumo para o clube (o mais importante), ganhámos união entre os adeptos. E portanto tenho a certeza q desta vez não vamos perder a oportunidade de ganhar um projecto p/ o clube. O futuro é verde e os nossos rivais sabem-no. E isso, mais do q a classificação actual, é q verdadeiramente os incomoda!
Com todo o orgulho: SPORTING SEMPRE!!