Eu sempre soube que tu eras mais do que um grande clube. E que a minha paixão, por vezes doentia, tinha uma razão de ser que ultrapassava uma escolha clubística com mais de três décadas.
Não imaginas o orgulho, com que olho para este teu reerguer. Há o primeiro lugar, o sangue que volta a pulsar nas veias do adeptos, o bom futebol, a marca da nossa Academia, as modalidades que ganham novo impulso, a onda verde que cresce, os novos cânticos, o equipamento principal à altura, a direcção que trabalha em prol do clube e nos mostra que existe um rumo. Mas há mais, a sustentar este orgulho no teu regresso à selva.
Temos o país de pantanas. Completamente. Quem dirige, faz questão de cortar-nos os sonhos a cada nova medida tomada. Importa-se material manhoso, ao invés de apostar no que é nosso. Dizem-nos para ter esperança, mas mandam-nos emigrar. Aumenta-se a idade da reforma, dizendo-nos que, quando a ela chegarmos, pouco respeito haverá pelos anos de trabalho. Cortam-se pensões, grandes ou pequenas. Goza-se com o povo, que engrossa filas de desemprego enquanto gabinetes de ministros contam com uma dezena de motoristas. Aponta-se o dedo à constituição, essa maldita criação que impede a vontade de fazer o que bem se quer deste país de onde lutarei por não sair. Dizem-me para ter esperança no futuro, enquanto me mostram que as oportunidades não são iguais para todos. Dizem-me para contribuir para a natalidade, pouco se importando se uma desejada segunda paternidade me obrigará a jantar a papa do(a) bebé. Dizem-me para lutar, com os punhos envoltos em arame farpado.
Olho para ti, Sporting, e vejo uma espécie de grito de revolta. Talvez seja eu, neste meu estilo crente, cinematográfico, com tanto de homem como de puto que se recusa a deixar de acreditar que, algures, o pai Natal existe, a fazer mais um filme. Mas sento-me. E sorrio. Apetece-me contar a toda a gente que, dado como morto, o meu clube voltou e fez ecoar o rugido do Leão Rampante. Enfrentou o poder instituído que, tal como o do país, olhava para os estatutos que dão direitos aos sócios como uma maldita criação que os impedia de acabar com mais de um século de história. Recusou-se a viver acima das suas possibilidades, mandou a “troika” apanhar nos entrefolhos e procurou formar um grupo o mais sólido possível. Deixou de lado os nomes pomposos e procurou profissionais. Bons profissionais que, imagine-se, até tiveram que encaixar num determinado perfil em termos de personalidade. Disse aos jovens que, antes de emigrarem, deviam pensar em ficar e em conquistar, contrariando a tendência dos outros dois que, a seu belo prazer, vão enchendo as equipas (b incluídas) de importados. Fez frente aos empresários, recusando-se a entrar nas jogadas que, há anos, enchem bolsos.
E, de um momento para o outro, o nosso país futebolístico é confrontado com uma realidade nua e crua: afinal, é possível fazer bem seguindo outra política; afinal, há espaço para a formação; afinal, o Leão não estava morto e, imagine-se, ameaça uma mudança de paradigma. Os três golos do passado sábado, todos eles marcados por jovens Leões, são o mais recente episódio deste filme que está a incomodar este nosso futebol de compadrios e esquemas. Este nosso futebol, virado de pantanas. Afinal, à imagem de um Portugal a quem tanta falta fazia que se alastrasse o espírito do grande Sporting Clube.
16 Dezembro, 2013 at 17:58
É ISTO MESMO!
AMO-TE SPORTING…
16 Dezembro, 2013 at 18:02
B-R-U-T-A-L!!! eu luto a teu lado Cherba! Pelo Sporting e por Portugal!
chupem e continuem chupando!
16 Dezembro, 2013 at 18:03
Foda-se, Cherba! GRANDE TEXTO!!!!!!
No nosso clube, demos o grito de revolta! Falta o resto…
16 Dezembro, 2013 at 18:03
Ca puta de texto!!!
(no sentido mais positivo possível)
16 Dezembro, 2013 at 18:04
Sporting Clube Portugal o nosso amor, mais que um clube … é a família de todos nós.
16 Dezembro, 2013 at 18:07
dinamite literária.
16 Dezembro, 2013 at 18:07
ORGULHO!!!
Não tenho mais palavras…
16 Dezembro, 2013 at 18:15
Do melhor que alguma vez li! até me fez levantar da mesa do canto.
muitos parabéns por este verdadeiro refúgio diário.
16 Dezembro, 2013 at 18:18
je sui trés content 😉
16 Dezembro, 2013 at 18:19
É isto. Fight & Resist!
https://24.media.tumblr.com/8cb046e6f16e05f8521e15de31927f52/tumblr_mt80mvKYGn1rqfhi2o1_500.gif
16 Dezembro, 2013 at 18:19
Clap Clap Clap.. Bravo Bravo!!!! BIS BIS BIS
E o Sporting é o nosso grande amor!!!!!!!!!!!!!!!
16 Dezembro, 2013 at 18:22
Ok … gosto 😉
Retiro o que me interessa… “afinal o Leão não estava morto..:”
p
16 Dezembro, 2013 at 18:22
Isto é o SPORTING…
Impressionante este texto do Cherba.
Não menos impressionante é o valor já angariado pelo nº1 da Tasca Solitária. Somos todos do cacifo 😀
16 Dezembro, 2013 at 18:25
Podemos mudar tudo na nossa vida… Casa, cão , mulher, carro, roupa… Mas nunca, NUNCA! Mudaremos de clube. Até que a morte nos separe, amo-te Sporting ! SL
16 Dezembro, 2013 at 18:29
Grande Cherba, de volta aos grandes textos (já sentia saudades), e é verdade, estamos num país de compadrios, onde os “chicos espertos” abundam e vão-se safando, tanto na política como no desporto, mas esta mudança de paradigma está a minar de forma positiva a vertente desportiva, o apostar na prata da casa, o não abrir as pernas á banca, o pôr os empresários na ordem, o acreditar de novo tem a ver com isto tudo e com o sentir que temos um rumo definido e para onde todos caminhamos é moralizador!
Dizem, “apostam na academia porque não têm outra hipótese”, é uma semi-verdade, e já agora de que valia apostar na nossa academía se esta não nos oferecesse atletas de altíssima qualidade? não servía de nada, ou antes, servia para nos enterrarmos mais, mas é isso que lhes dói, é apostarmos no que é nosso e o que é nosso ter a qualidade de excelência.
A nojenta da nossa imprensa desportiva nunca destacou isso mesmo, e têm de vir televisões de fora fazer resportagens da nossa escola de formação…
A nossa imprensa nojenta, não é capaz de falar declaradamente que a vitória do Sporting no sábado teve origem numa equipa com a base da formação e com os golos a serem marcados por 3 atletas nascidos nas escolas leoninas (Adrien Silva, André Martins, Wilson Eduardo) ai se fosse do outro lado da 2ª circular…eram capas durante os próximos 2 anos…
AGORA MEUS AMIGOS, CABE-NOS A NÓS LUTAR CONTRA ESSA CORJA, NÃO COMPRAR JORNAIS DESPORTIVOS, LIDAR DE FORMA GROSSEIRA COM ELES EM ALVALADE, FAZÊ-LOS VER QUE PARA SEREM RESPEITADOS, TÊM EM PRIMEIRO LUGAR QUE NOS RESPEITAR!
Vamos em frente Sporting Clube de Portugal!
17 Dezembro, 2013 at 8:06
Foi o que sempre faltou, serem tratados em Alvalade da maneira que realmente merecem.
17 Dezembro, 2013 at 8:34
Verdade.
17 Dezembro, 2013 at 10:34
NEM MAIS UM CLIQUE!
16 Dezembro, 2013 at 18:32
Muito bom e cheio de verdades este texto…!!
Que pena se dessa trupe malfadada, o “sistema” ainda vai fazer a sua parte e cortar-nos as asas (salvo seja…) do sonho…!!
Mas é fantástico…é quase sobrenatural, ver levantar das cinzas, qual fenix renascida…um Clube a que tantos já se tinham posto a jeito para lhe passar a certidão de óbito…
E ao contrário de outros…faz o seu renascimento maioritariamente com a “prata da casa”…
Que orgulho pertencer a um Clube que é com a sua escola…a base e o topo da Selecção Nacional…
Que fantástico que é, ao contrário de todos os outros…ser o “abono de fanilia” da maior parte dos clubes portugueses…com as multidões de fiéis adeptos que leva atrás de si…como corrente avassaladora…
Seria um crime de lesa futebol…se não deixassem que apenas dentro das quatro linhas e por métodos naturais…se criasse o Campeão português desta época…!!
E se nos deixam pôr pé em ramo verde…vão ter de andar a penar muitos anos atrás de nós…!!
Sporting Sempre…!!
SL
16 Dezembro, 2013 at 18:32
Subscrevo!
16 Dezembro, 2013 at 18:33
Grande post, Cherba!
16 Dezembro, 2013 at 18:35
Grande post, Cherba! Grande post.
Se o futebol nos fornece a dose necessária de alienação para mantermos o equilíbrio, ESTE Sporting ameaça esse mesmo equilíbrio. É a realidade que gostaríamos de viver em Portugal, todos os dias. É a esperança que não temos no nosso país, por mais que nos esforcemos.
Começo a pensar que os “garotos” não são só perigosos para o futebol que temos. Começam a tornar-se perigosos para o país que temos…
SL
16 Dezembro, 2013 at 18:54
Bom comentário num excelente post, mas aqui devemos falar só de futebol….
Parabéns pelo blog Hic, excelentes fotos
16 Dezembro, 2013 at 19:20
Numa tasca fala-se de tudo, mesmo se vamos lá para ver a bola e discuti-la com os amigos.
E quando digo que os garotos são perigosos para o país que temos, é porque as semelhanças entre o país e o Sporting de até há seis meses são incontornáveis, como incontornáveis são as diferenças na forma como em ambos os casos se lida com a situação. A começar na posição perante os credores, que foi a chave para não perder o amor-próprio. No fundo, a diferença está na competência e no amor ao Clube de um lado, e na incompetência e no amor ao poder do outro…
16 Dezembro, 2013 at 19:27
sem dúvida…a ver se os políticos põem os olhos no grande Sporting! pode ser que aprendam alguma coisa.
17 Dezembro, 2013 at 17:04
Sem duvida.
SL
16 Dezembro, 2013 at 22:40
Em tasca que é tasca, uma tasca que se preze, fala-se de tudo um pouco, até de…pintassilgos!
16 Dezembro, 2013 at 18:36
…. “este nosso futebol de compadrios e esquemas” … que nem as escutas (onde estão lá ditas e descritas nem 1% das trafulhices feitas pelos corruptos) os nossos tribunais conseguiram olhar de frente (que seriam o garante de se fazer justiça neste pobre País) olharam para o lado, fizeram de conta que não era nada com eles, passaram por cima do que é a dignidade de um Poder Democrático, não fizeram a verdadeira Justiça como ela devia ter sido feita, e eles (uns e outros, uns corruptos e outros tornaram-se iguais) continuam aí a rirem-se de nós, a tratarem-nos como se fossemos nós os maus!!
FOMOS E SOMOS UM CLUBE DE PORTUGAL DE GENTE SÉRIA – VIVA O SPORTINS!! SEMPRE!!!!
17 Dezembro, 2013 at 9:28
Nem mais!!
16 Dezembro, 2013 at 18:38
Dá-lhes Cherba!
Um dia destes fundamos aqui um partido e mudamos o rumo deste país! 🙂
Bruno a primeiro-ministro, caralho! Vai-te troika!
e leva contigo os boys e os bois e os jobs for the boys e os tachos para os bois e os interesses económicos e os lobbies da banca e das farmaceuticas e da EDP e da Galp e da puta que os pariu a todos… e os compadrios e a falta de vergonha e de sentido de serviço público mais todas as filhasdasputices que estes governos e governantes de merda que temos tido nos têm feito…
Bruno de Carvalho a 1º Ministro e Presidente do Sporting (tipo Berlusconi! 🙂 ) e até talvez Cherba a Presidente! e dono da tasca á mesma!…
16 Dezembro, 2013 at 18:44
Levanto o copo e desafio a um brinde a este excelente petisco!
Que bom seria mesmo se Portugal, o país, pudesse seguir o exemplo que está a ser dado pelo único Clube que ostenta o seu nome. Há que manter a esperança e lutar, sempre, acreditando não que melhores dias virão por si mas que podemos (e devemos) tudo fazer para os construir.
16 Dezembro, 2013 at 19:04
Um post ao nível dos melhores do saudoso Cacifo.
Tive que o ler duas vezes, mas está lá tudo. O renascer do Sporting, praticamente das cinzas, mostra que basta amar e respeitar a causa que nos move, colocando-a acima de qualquer outro interesse, para que o futuro seja radiante e auspicioso. Qualquer político que amasse o nosso querido Portugal como nós amamos o Sporting, conseguiria dar a volta isto. Não seriam necessárias troikas, nem extremismos, nem ajudas exteriores – numa década passaríamos a ter um pais finalmente a cumprir o seu potencial e a ser mais justo e solidário para os nossos filhos
Este é o mérito do Sporting, de mostrar que com rigor, paixão, razão e emoção se pode fazer muito com pouco. E esta mensagem é avassaladora e cativante – dai o medo do nosso sucesso por parte do sistema bafiento e asqueroso que ainda reina no futebol português. Até o quarto poder ( a imprensa) demitu-se da sua função vital de escrutínio da vida pública e come agora da mesma gamela servida pelo polvo voraz da corrupção.
Mas para Portugal há esperança. Basta querermos.
SL
16 Dezembro, 2013 at 19:06
http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2013/12/dois-lances-duas-visoes.html já agora observem…
16 Dezembro, 2013 at 19:15
O boi gomes da silva diz que observou e diz convicto que não! Não há falta, não há penalti e não, nem fora de jogo há! E depois admira-se de levar na tromba! 🙂
16 Dezembro, 2013 at 19:20
é isso mesmo BoRRas, esse fdp precisa é de levar umas palmetas como lhe aconteceu no Porto para acalmar a estupidez natural.
16 Dezembro, 2013 at 19:15
É isto Cherba!
É por isto que acredito no meu Clube e e que o nosso exemplo diariamente ajude a mudar as nossas mentalidades para um Portugal melhor. Dá muito Trabalho? claro caralho!!!!
Mas só dependemos de nós!!!
Os garotos estão a dar um Belo exemplo… se for seguido por todos nós Sportinguistas… mais cedo ou mais tarde acabamos por contagiar o resto da sociedade.
E não não gosto de pénalties que não o são!!!
16 Dezembro, 2013 at 19:21
também não gosto, mas também não gosto que se faça passar a ideia de que nem sequer foi falta quando ela existiu mesmo embora fora da área.
16 Dezembro, 2013 at 19:20
Bravo, Cherba!
16 Dezembro, 2013 at 19:33
Mas que grande, grande texto Cherba… é por estes posts que frequento a casa, diariamente. Subscrevo totalmente. Sempre digo aos meus amigos, de outros clubes, que não vejo razão para não estarem também eles orgulhosos, quando jogamos com tantos portugueses.
16 Dezembro, 2013 at 19:42
acho que a característica principal do Sporting, actualmente, é a tranquilidade. Aquela que advem de sabermos o que queremos e como o conseguir. O retirar os argumentos aos adversários, deixá-los esbracejar e evidenciar o seu desespero.
Nada está ganho, à excepção de uma equipa. E como isso sabe bem, depois de anos a ver conjuntos de jogadores colados a cuspo, uma falta de rigor de bradar aos céus, disparates que deviam envergonhar os seus autores.
Por estes dias, quando vejo os jogos do Sporting, e chega aos 75 minutos, invariavelmente penso: porra, o jogo está quase a acabar e lá vem mais uma longa semana de espera…
17 Dezembro, 2013 at 8:33
Fantástico último parágrafo. Sinto exactamente o mesmo…
16 Dezembro, 2013 at 19:43
Grande texto Cherba! É mesmo isso!
16 Dezembro, 2013 at 19:49
Isto é ser Sporting,que orgulho!
foda-se Cherba que grande post amigo,do melhor que já li e diga-se de passagem que não te faltam posts de grande qualidade!
Sporting és a minha vida,eu sem ti não sei viver!!!
SL