Se as sextas estão destinadas a ser dia de «à gomes de Sá», as terças passam a ser dia de pipis, com duas cozinheiras de serviço.
A Maria Ribeiro entrou na Tasca a pés juntos, deixou o seu cv em cima do balcão e avançou, destemida, para a cozinha. Preparou um prato, na última quarta-feira livre, e conquistou o seu lugar.
A mbc entrará em acção por altura da reabertura de mercado. Foi uma negociação complicada, que envolveu o agendamento de um jantar com o Benedito e com o Capel.
Há terças em que cozinhará apenas uma, outras em que haverá pipis a dobrar. Mas, como se diz na Tasca, mais vale um enfartanço de pipis, do que ter que pedir pica pau!
Do Restelo a Alvalade, by Maria Ribeiro
Nasci e cresci muito perto de Belém, no bairro da Ajuda, e passei toda a minha infância e adolescência a estudar no Restelo, de onde quase sempre via o estádio. Desde os três anos fui atleta do Futebol Clube “Os Belenenses”, clube onde eu e os meus colegas passámos muitas horas, pois quase todos praticavam uma modalidade diferente. Em suma, o Belém é o clube da minha terra (e durante muitos anos o maior mobilizador da juventude da zona), do qual guardo as memórias naturais da infância e pelo qual tenho um enorme carinho. Se o Sporting é o meu filho, perfeito em quase todas as coisas que faz, o Belenenses é o meu enteado, com o qual simpatizo bastante.
Por isso mesmo ansiava o encontro entre estas duas equipas desde que a passagem do Belenenses à primeira estava assegurada. É um jogo que não falto e que reservei especialmente para me deslocar a Alvalade., esperando claro uma vitória do nosso Sporting!!
Mais uma vez, a felicidade ao chegar a casa depois de uma exibição segura e sólida dos nossos rapazes. Que alegria pairava em Alvalade! Na Curva Norte saltava-se ao ritmo da Sul, cantava-se com força e empurrava-se a equipa para mais um golinho aos simpáticos pastéis. “Só mais um golo” parece ser a frase de ordem entre adeptos leoninos. Pensando no que dizíamos apenas há um ano e que agora se passem noventa minutos a pedir mais um golo (já saltámos 33 vezes este ano) é mais do que qualquer medalha que nos coloquem no peito.
O meio-campo controlava as operações, Cédric fazia o corredor como se o Diabo o corresse atrás dele, Carrillo renasceu pela 30000ª vez e mostrou o seu futebol e a defesa, meu deus a defesa, segura, coordenada… perfeita. Tive a sorte de levar comigo um daqueles sportinguistas que exige aos nossos jogadores os níveis de eficácia dos do Real Madrid, e tem legitimidade para isso. Ao entrar Wilson comentámos que às vezes apagava-se dos jogos, não tinha critério, cruzamentos estranhos… GOLOOOOOOO. Calou-nos bem caladinhos.
O Sporting deixou de ser um motivo de tristeza para qualquer um de nós e passou a ser algo de positivo, outra vez. A Direcção, o treinador e os jogadores são grande parte desse sucesso mas somos nós, os das gargantas doridas e vozes roucas , a maior força de um gigante adormecido. Somos a voz que manda calar lampiões e tripeiros e que coloca o Leão no topo. Somos nós a barra de energia de jogadores de vinte e poucos anos, que correm e suam honrando a camisola. No fundo nós só pedimos isso, a perder ou a ganhar, que nos mostrem a garra e a raça das nossas equipas ao longo da história.
Para a semana teste complicado, o Nacional não é uma equipa fácil e vai causar-nos mais problemas. Aquele Candeias gosta de se armar em esperto contra nós, Xerife faça o favor de tratar disso.
Nota futebolística: Venho insistir num ponto que já referi antes. O Sporting não pode sair do rumo traçado e com a qualidade de Iuri, João Mário, Esgaio ou Betigol é altura de subidas e não contratações. Gosto do Evandro e acho que tinha espaço no Sporting, mas 1,5 milhões por um jogador que não vai tirar André Martins do Onze parece-me demais. Ainda por cima… tenho muito mais carinho por estes quatro rapazes que referi, prontos ou não. O clube também não estava pronto para lutar pelo campeonato e foi-se a ver…
Ps: O Belenenses é um grande exemplo de um grande clube que teve todas as políticas erradas. Um acesso à Europa deslumbrou dirigentes que gastaram o que não tinham nos anos seguintes. “Camiões de brasileiros” a chegar e o Belém ia evitando a descida na secretaria. Pelo caminho muitas modalidades deixaram de ser profissionais, fecharam-se as piscinas Olímpicas e escolinhas de futebol (agora pagas pelo AC Milan). Regressaram agora e roubaram pontos aos nossos rivais, fiquem que estão perdoados.
17 Dezembro, 2013 at 11:53
Pip’in the point!
É bem, Maria!
17 Dezembro, 2013 at 11:53
Bem…para inicio de conversa, acho que já há muitas Marias na tasca. Não me queiram ver passada da cabeça! 😛
17 Dezembro, 2013 at 11:56
eu tinha-me esquecido do “Ribeiro” 🙂
quer uma ginjinha, para acalmar?
17 Dezembro, 2013 at 11:57
“Faxavori” 🙂
17 Dezembro, 2013 at 13:49
Era mesmo boa ideia…uma ginjinha de Óbidos para aquecer…com elas…!
E olhe que a Ginja de Óbidpos já teve tradição num outro espaço verde que entretanto encerrou…: o ForumSporting1906…
Não havia jogo em Alvalade, que não começasse antes com uma garrafita de ginja despejada junto às roulottes…numa saúde aos adeptos e aos desejos de vitória do Sporting…
Ou almoço do Forum que não acabasse com a ginjinha de Óbidos…num desses almoços (no Momtijo), tivemos como convidado de honra o nosso Hilário e num outro (em Leiria…), foi convidado o Octávio Machado…o Palmelão…que até nos prometeu uma garrafas de Moscatel da sua lavra…que nunca chegaram ao destino…!
Infelizmente os tempos eram outros…e a ginjinha apenas servia muitas vezes, para nos dar animo para voltarmos depois de mais um empate ou uma derrota…
Tempos dificieis…finalmente afastados e esperemos que para sempre…!!
Sporting Sempre…!!
SL
17 Dezembro, 2013 at 15:24
Que idade é que tem maria??(eu sei que nao se pergunta..)
Provavelmente somos vizinhos..
17 Dezembro, 2013 at 16:02
Maria… Ajuda, Restelo? Ainda nos vimos algures por aí (dependendo do século)…
17 Dezembro, 2013 at 19:02
Tenho 21, vivo na Ajuda.. Secalhar cruzamo-nos todos os dias. És daqui?
17 Dezembro, 2013 at 21:26
Oh,oh, não 🙂
Deixei de morar aí no século passado. Morava perto do Pateo Alfacinha, ao pé do centro de saude. Nem sei como essa zona agora estará..
17 Dezembro, 2013 at 21:59
Exactamente onde eu moro, na rua do Pateo Alfacinha
17 Dezembro, 2013 at 22:18
Maria,
Conta lá: porque razão, gostando tu tanto do Belenenses (moravas lá perto e vestiste as cores do clube) passaste a nutrir paixão pelo nosso Sporting? Isso não revelaste na tua crónica…
18 Dezembro, 2013 at 10:29
Bem, a minha família e toda do Sporting. Desde muito pequenina íamos todos ao estádio tipo excursão e os jogos do nosso grande amor eram um momento sagrado lá em casa. Somos uma família enorme, todos sportinguistas. Por isso apesar de tudo e de gostar do Belém, ser do Sporting tornou-se um amor mais sagrado com o passar dos tempos. Quando comecei a ver futebol mais a sério ganhámos dois campeonatos em três anos… Nunca mais perdi os jogos. Acho que não se explica muito bem o que nos leva a ser Sporting.
E vocês? Quem vos levou a ser do Sporting?
19 Dezembro, 2013 at 10:30
O meu pai era sócio do Sporting. Muito antigo… Apesar de sermos pobres, ele nunca largou essa paixão, e comprava o jornal do Clube sempre. Naqueles tempos ainda não era semanário, como é hoje em dia. Ler o jornal foi o que construiu o meu sportinguismo. Apesar da presença do meu pai influenciar inevitavelmente todo o agregado familiar, não foi ele que me obrigou a nada. Comigo não houve chantagens ‘à la lampião’: “se não fores do benfica não levas a bicicleta”, versão verde. Eu nasci em 1957, um ano depois da inauguração do estádio Alvalade. O meu pai levou-me uma vez a um jogo: Sporting-Varzim, mas eu era muito novinho e ele ficou desgostoso por eu não ter vibrado como ele esperava. A minha mãe faleceu quando eu tinha 5 anos, e naquele dia ainda era viva, por isso eu teria menos de 5 anos quando o meu pai me levou. Nem me lembro do jogo, e acredito que nem devo ter dado importância nenhuma. Os meus olhos e minha atenção ficaram-se pela imponência do estádio… Depois disso, o meu pai não se esforçou mais para incutir em mim interesse pelo futebol. De resto, nem foi ele quem me propôs para sócio. Em 1969, com 12 anos, eu e mais 2 amigos vizinhos meus no Feijó, fomos ao Estádio Alvalade e lá, junto à porta 10A pedimos a um sócio desconhecido que nos propusesse para sócios. Foi uma surpresa para o meu velho, quando soube que eu era sócio… não foi ele quem me propôs, mas ele foi o responsável pela inoculação do ‘bichinho do sportinguismo’, porque nunca falhava em trazer para casa o jornal com as crónicas de Inácio Teigão e José Serrano. Foi na época em que pontificavam na nossa equipa nomes como Yazalde, Damas, Dinis, etc. e Joaquim Agostinho ainda corria juntamente com João Roque… O estádio tinha pista de ciclismo, a par da de atletismo… A “Bancada Nova”, construida durante o consulado do Presidente João Rocha, ainda não existia, e mesmo junto ao nosso estádio ainda persistia o antigo estádio conhecido por “Estância de Madeira” que o nosso Clube cedeu ao Benfica, e onde esse clube jogou durante décadas. Mas naquele tempo já se tinham mudado para o estádio da luz…
No andebol, Brito era o “Eusébio”da modalidade… O Clube não tinha pavilhão, por isso a equipa (a de Basquetebol também) jogava sempre em ‘casa emprestada’: no pavilhão da Ajuda, no Pavilhão dos Desportos do Parque EduardoVII, e em pavilhões de escolas e liceus. Mas isso nunca foi entrave a que as nossas equipas fossem sempre ganhadoras. Foi sempre isso que construiu a fama do Sporting, entrar sempre em qualquer campo com ambição de vencer, por isso o nosso Clube nunca teve, nem terá, falta de adeptos e seguidores. Isso a par dos valiosos princípios morais e de patriotismo que nele se cultivam: gostamos de ganhar, mas de ganhar sem mácula; e amamos a pátria.
Com o 25 de Abril de 1974, a sociedade portuguesa modificou-se muito, e por isso a minha última quota paga foi a de Março de 74… Ainda ganhámos mais alguns campeonatos no pòs 25 de Abril, mas depois chegou o longo jejum, durante o qual eu fui prometendo a mim mesmo que me faria de novo sócio se o Sporting fosse campeão nacional de futebol. Não cumpri a promessa, porque durante a Administração Sousa Cintra, o Sporting tinha uma equipa espectacular, jogava grande futebol, com Balakov e companhia, e eu,com total confiança de que o título seria nosso, não esperei pelo fim da época e fiz-me de novo sócio. Comandámos a prova durante muito tempo, mas um jogo esquisito com o benfica destruiu o élan da equipa, e mais uma vez não conseguimos o título. Até Zandinga apareceu a agoirar dizendo que enquanto o Clube não o convidasse oficialmente, a maldição não teria fim. Cintra pelos vistos acreditou, porque até chegou a levar um padre católico ao Alvalade para benzer a baliza sul com água benta…
Depois disso mantive-me no Clube, presença assídua: Treinos, jogos de modalidades diversas, assembleias gerais… À semelhança dos velhotes frequentadores como eu da sala do associado, ia a todas… A vida do Clube era toda ali: os treinos de futebol, os jogos das modalidades, o atletismo… podíamos passar ali o dia todo… Agora é muito diferente.
Continuei sócio até à 2ª época do estádio AlvaladeXXI, até terem vendido o meu lugar no sector A21 a outra pessoa sem terem respeitado o meu direito de preferência, estando eu desde o Natal com o dinheiro guardado para renovar a game-box, mas a carta de renovação nunca chegou. Por isso, nunca mais acompanhei o Clube no estádio, e agora é apenas de longe: na televisão, e principalmente aqui neste fórum de fervor leonino incomparável, A TASCA C.
17 Dezembro, 2013 at 23:29
Rua do Guarda-Joias, ring a bell?
17 Dezembro, 2013 at 11:56
É esse o espirito Maria!!! Parabéns excelente post!! Sábado vão dar sem duvida mais trabalho mas confio cegamente que vamos comer a rabanadas no nosso lugar. SL
17 Dezembro, 2013 at 12:04
Execelente post! 🙂
Quanto ao internacional da madeira é para ganhar, como até aqui. Falando por alto, são uma equipa com metade dos nossos ponto, dobro dos golos sofridos e metade dos golos marcados! Lá estaremos para fazer a nossa parte, todos juntos seremos uma só voz!
SL para Todos.
SCP SEMPRE!
17 Dezembro, 2013 at 12:08
É basicamente isso, estivéssemos pertinho na bancada e iríamos as duas dar ao mesmo moinho. Concordo contigo, também acho que é época de subidas e não de contratações, e quem melhor do que os “miúdos” para dar o que se tem e o que não se tem, para saber o que significa a camisola, e fazer de tudo para nos orgulhar. Não há ninguém melhor do que os que já lá estão para saber o que significa Ser do Sporting!
17 Dezembro, 2013 at 12:10
quanto as subidas, bem 2 deles já estão a fazer as malas para irem para a belgica
17 Dezembro, 2013 at 12:20
O ultimo que lá foi fazer uma perninha, voltou em grande.
17 Dezembro, 2013 at 12:27
o william foi um caso de sucesso e o nuno reis( um dos que vai voltar) também, mas o balde, o owuso e o renato neto nem por isso( este foi noutro lado)
17 Dezembro, 2013 at 13:17
O Renato até se pode dizer que foi um caso de sucesso, pois sendo um jogador banal, consigo puxar tudo de si, dando a ideia de termos ali um grande centro campista. Mas quando não há talento, não há milagres.
17 Dezembro, 2013 at 13:20
mas o renato não foi no cecle que explodiu, foi depois no gent
17 Dezembro, 2013 at 13:29
Deixa de ser literal, futebol não é um ciência exacta! Que diferença faz se foi no Cercle ou no Gent, vai dar ao mesmo, o campeonato é o mesmo..
17 Dezembro, 2013 at 13:38
o campeonato é o mesmo , mas os clubes não e isso faz diferença
17 Dezembro, 2013 at 13:42
mas tudo espremido..não tem categoria para jogar no Sporting! Ponto!
como diz um velhote que conheço – “esse para explodir só se puserem uma bomba debaixo dos pés!”
17 Dezembro, 2013 at 13:45
claro que sim, so foi considerado dos melhores médios do campeonato por acaso, e por ser tosco
17 Dezembro, 2013 at 13:50
Riga, o teu conceito de valor para jogar no Sporting é baixinho mesmo, por este comentário vê-se isso.
Não disse que é tosco, disse que ele não tem qualidade para jogar no Sporting, deixa lá a soberba, não te fica bem e assim estás sempre a arranjar “inimigos” num sitio onde partilhas a tua opinião diariamente.
SL
17 Dezembro, 2013 at 14:15
Mario… o conceito de “Sporting” é que é diminuto… logo, tudo vai por acréscimo.
17 Dezembro, 2013 at 14:18
Eu não sei onde queres chegar com esta conversa.. que não deveria ir para o Cercle, é isso?
17 Dezembro, 2013 at 14:25
Algarvio, retém esta frase do teu discurso:
“Eu não sei onde queres chegar com esta conversa…”.
Ninguém sabe… Ninguém!
17 Dezembro, 2013 at 14:14
O Renato explodiu no cercle. Foi considerado o melhor médio do campeonato belga quando lá jogou.
17 Dezembro, 2013 at 14:16
Ora bem! Haja alguém que reponha a realidade dos factos!
E digo mais… não foi exactamente a trinco… ele na belgica até jogava mais à frente e marcava uns golecos a conta disso!
17 Dezembro, 2013 at 15:13
Pois Ricardo as vezes o Riga parece ser só do contra porque sim. Mas quero crer que é sportinguista.
17 Dezembro, 2013 at 15:25
Ele há certezas na vida maiores que essa, Mário… Eu aposto precisamente no contrário!
Eu acho que ele é adepto do Sindicato de Jornalistas… é um feeling!
17 Dezembro, 2013 at 17:13
lolada da grande, essa foi boa Ricardo, na volta…
17 Dezembro, 2013 at 14:29
Quem Riga?
SL
17 Dezembro, 2013 at 15:23
O Reis e o João Mário!
Espero que não se estraguem… Do Reis não se pode esperar muito mais que aquilo, agora o JM… ai ai, espero não ver ali mais um “montinho de merda” a criar-se…
17 Dezembro, 2013 at 15:33
O Reis o ano passado não esteve mal em Olhão, e este ano, a olhar para aquela equipa seria uma vedeta. Concordo que não possa dar mais do que o que está à vista. Dá o litro pela camisola. Também o gostei de ver a jogar a lateral.
Em relação ao João Mário, penso que o problema é só a questão da relação com o Abel Ferreira. Vai regressar a tempo do Verão 2014 na Academia. 😉
Temos muito e bom jogador para cada posição e a cada ano chegam mais uns quantos dos Juvenis e dos Júniores de 1.º e 2.º ano, fora jogadores emprestados.
Por isso, Sami, Evandro… obrigado mas não!
SL
17 Dezembro, 2013 at 19:07
falando em Bélgica e em Cercle Brugge… dificilmente vão conseguir entrar no play-off de campeão nacional. A 11 jornadas do fim estão a 7 pontos do último lugar de acesso ao play-off. Pode ser que isso seja uma motivação para o João Mário… dar ao pedal pelo Cercle e colocar a equipa na fase final.
17 Dezembro, 2013 at 12:19
boa posta… eu acho que há malta na equipa B com capacidades mas temos que ver que o Mané não tem tocado muito na bola. Equipa que ganha não se mexe, aguardemos pela taça da liga onde poderão jogar mais, porque já nos roubaram a taça de portugal onde faríamos mais 4 jogos até à final.
A contratar eu gostava que se contratassem pinheiros, gajos com físico para esta 2ª volta.
17 Dezembro, 2013 at 13:56
Pinheiro só o do Natal com o Sporting à frente no sapatinho
17 Dezembro, 2013 at 22:02
É verdade, mas entre dar minutos ao Salomão eu prefiro dar ao Iuri. Não é que o Salomão seja mau, até é bom, mas não tem aquele toque de génio nem aquela entrega…
17 Dezembro, 2013 at 12:22
Boa entrada Maria 🙂 Parece que arranjaste uma boa cozinheira Cherba.
Gostava muito que nos reforçássemos na B, era lindo 🙂
17 Dezembro, 2013 at 12:23
Belos pipis Maria Ribeiro 🙂
Parabéns pela estreia!
17 Dezembro, 2013 at 12:25
Bom Post sim senhor 😉
SL
17 Dezembro, 2013 at 12:41
Maria, aponta aí i nome do treinador que conduziu o Belenenses à crise financeira e desportiva disse anos mais recentes: Jorge Jesus
A par dos dirigentes incompetentes claro está (estranha similaridade esta com o Sporting)…
Espero com curiosidade pelo fim do reinado Chicletes/Orelhas para sabermos o real estado das contas lá para os lados de Carnide
17 Dezembro, 2013 at 14:59
Por acaso o Jasus fez um bom trabalho. Quem veio estragar tudo foi o Casimiro Mior que no princípio da temporada destruiu uma equipa sólida, substituindo-a por camiões de brasileiros. Não chegou ao Natal…
17 Dezembro, 2013 at 16:04
Também não ajudou receberem pevide pelo Rolando, Amorim e Peixoto…
17 Dezembro, 2013 at 12:44
“A mbc entrará em acção por altura da reabertura de mercado. Foi uma negociação complicada, que envolveu o agendamento de um jantar com o Benedito e com o Capel. ”
HAHAHAHAHA não falhas!! Nem disseste nada!
17 Dezembro, 2013 at 12:45
Era o efeito surpresa, Diogo 😀
17 Dezembro, 2013 at 13:18
Não podia comprometer a negociação.. 😛
17 Dezembro, 2013 at 13:46
Naturalmente 😉 ainda por cima com uma cláusula tão importante escarrapachada no contrato 😀
17 Dezembro, 2013 at 12:58
“Tive a sorte de levar comigo um daqueles sportinguistas que exige aos nossos jogadores os níveis de eficácia dos do Real Madrid, e tem legitimidade para isso. Ao entrar Wilson comentámos que às vezes apagava-se dos jogos, não tinha critério, cruzamentos estranhos… ”
Razão pela qual deixei de ver a bola nos cafés e não suporto ver nas bancadas centrais do estádio.
17 Dezembro, 2013 at 13:00
Já agora, quem fodeu o Belenenses está agora a treinar os lampiões…
17 Dezembro, 2013 at 13:00
Gostei 🙂
17 Dezembro, 2013 at 13:08
Pertinentemente falando…(acho que falo por todos…), e homenageando os ideais de 2 alicerces da nossa História, Zeus, um dos senhorios do Panteão, diria, numa das raras e nobres conversas futuristas que deve ter tido com o Camões…imagino.
“Quando 2 pipis juntam conhecimentos, a força é outra…”
17 Dezembro, 2013 at 14:13
Ou numa outra vertente: “Dois pitos pitam melhor do que um”
17 Dezembro, 2013 at 13:19
Off: bandeira extraordinária!
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q71/s720x720/1507186_489259297857084_854779059_n.jpg
17 Dezembro, 2013 at 13:30
http://hicsvntleones67.tumblr.com/post/70220826466
17 Dezembro, 2013 at 14:17
Linda. Muito bem.
17 Dezembro, 2013 at 14:27
Só faltam aí os pentacampeões do andebol…
17 Dezembro, 2013 at 16:24
Concordo! Os que venceram a taça europeia!
17 Dezembro, 2013 at 15:27
Perfeita!!
17 Dezembro, 2013 at 13:58
grande Leoa, excelente post, vê-se que vive o futebol á séria, curiosamente (e não sei porquê) também tenho um apreço especial pelo Belenenses, acho que a maior parte dos lisboetas tem esse carinho pelo Belém.
SL
17 Dezembro, 2013 at 14:21
Tb tenho uma simpatia pelo Belém e por outros clubes:
– Beira-Mar
– Sporting da Covilhã
– Académica/o de Coimbra e Viseu
– Estoril
– Setúbal
– Portimonense (como não podia deixar de ser)
– Olhanense e Farense
17 Dezembro, 2013 at 14:22
Eh lá… és um gajo bem simpático!
17 Dezembro, 2013 at 15:14
Looooooool
17 Dezembro, 2013 at 16:19
😀 Eu tenho simpatia para dar e vender, excepto quando o SPORTING perde.
Sai uns pipis para o Ricardo e para mim, que paga ele.
17 Dezembro, 2013 at 18:10
Ai, pago eu?!
Arref***-se!
Como dizia o outro: “Com a carteira do meu pai também sou um grande homem!” 😉
17 Dezembro, 2013 at 17:27
Covilhã, clube só suplantado pelo MAIOR…
17 Dezembro, 2013 at 17:41
Eu AMO o Sporting. E depois tenho simpatia por 2 clubes. Os que jogam contra morcões e lampiões. 😉
17 Dezembro, 2013 at 18:04
Lindo !!!!
17 Dezembro, 2013 at 14:12
Pito!
Pito!
Pito!!!
17 Dezembro, 2013 at 14:16
Obrigado Maria pelo post, os Pastelinhos da tua simpatia, o Atlético rival, o Vitória da Picheleira o Operário e afins são todos clubes simpáticos cá do burgo, mas quando são ou eram o nosso adversário são um inimigo como outro qualquer. Em relação ao Evandro partilho da mesma opinião que tu, temos na equipa “B” jogadores com potencial elevado à espera de um oportunidade, mas atenção a mesma não pode acontecer da forma como o Betinho foi lançado às feras num passado recente, jogar 10 ou 15 minutos sobre brasas a tentar resolver jogos inquinados por mau futebol e má administração.
Por último, é sempre muito agradável ler prosa feminina aqui na Tasca, senão um gajo embrutece com tanta testoterona junta se é que me entendes.
Uma rosa ou outra flor que gostes para ti.
17 Dezembro, 2013 at 14:18
Era para dar os parabéns à nova receita de pipis. Bem-vindas! Dá uma mini que eu vou ali e já venho lanchar
17 Dezembro, 2013 at 14:20
boa posta, Maria, seja bem vinda! o Belenenses é e sempre foi tambem o meu 2º clube. saudades que eu tenho de ver o Damas e o Jordão e o Manel e o Mario Jorge e o Fernando Mendes e o Meade e o Bastos e o Virgilio e o Litos, etc, etc, a marcarem golos no estadio mais bonito do mundo, com vista para o Tejo, o estadio do Restelo. saudades…!
PS: Cherba, o Bruno ouviu-nos! Só falta o imprestável do ROC ouvir e falar também:
O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, não compreende porque os casos de arbitragem são destacados pela Imprensa e desvalorizados quando os intervenientes são o Benfica ou FC Porto.
«A única coisa que falta e vou bater nesta tecla as vezes que for preciso é a honestidade na apreciação das coisas. É triste sair de Portugal e ver que as pessoas no jogo do Sporting esqueceram-se do lance de Montero, que era penalty e motivava a expulsão. É uma situação complicada, mesmo assim não disse nada, porque são daquelas situações complicadas. Aliás, é uma situação complicada perceber que podemos empurrar um jogador e fazer lhe falta depois da linha, que para as pessoas não é perfeitamente nada», afirmou Bruno de Carvalho.
O presidente do Sporting não compreende as análises e capas de certa Imprensa sobre a partida: «Num jogo em que o Sporting dominou por completo, quase toda a comunicação social quis fazer crer que foi o lance do penalty que veio dar alento à equipa do Sporting. Não vejo fazer a mesma coisa no jogo com o Benfica, onde o primeiro golo é em fora de jogo claríssimo e no jogo com o FC Porto, onde o 2-1 é similar a um lance de Montero, que toda gente se queixava. Não vejo essa honestidade utilizada pelos jornalistas e enquanto não existir honestidade as pessoas vão ser enganadas, porque os outros são ótimos, são maravilhosos e fazem pequenas referências à arbitragem, mas no Sporting é sempre com sorte. É pena não utilizarem a época natalícia para serem honestos».
17 Dezembro, 2013 at 14:26
Converge, onde estão essas declarações?
17 Dezembro, 2013 at 14:42
la tive que ir ao rascor:
Bruno de Carvalho não poupou críticas à arbitragens dos rivais na sequência das reações do fim-de-semana ao penálti mal assinalado que deu o primeiro golo da vitória por 3-0 do Sporting diante do Belenenses, em Alvalade.
“É triste sair de Portugal e ouvir que foi o penálti que dá o 1.º golo ao Sporting que nos embalou para a vitória. É preciso haver honestidade pois há um lance sobre o Montero que é grande penalidade clara. Por exemplo, do lance do empate do Benfica no Algarve ou do 2-1 do FC Porto em Vila do Conde pouco falaram”, afirmou à chegada ao aeroporto da Portela, após viagem à Argélia onde acompanhou Slimani, que recebeu esta segunda-feira o prémio de melhor jogador argelino.
O presidente dos atuais líderes do campeonato português atirou ainda mais algumas farpas aos principais rivais: “Há a ideia de que os outros é que têm sorte de ter bancos salvadores e jogadores prodígios”.
Elogios a Slimani
Bruno de Carvalho voltou a reforçar a confiança em Slimani e deixou fortes elogios ao argelino: “O Sporting já sabia que ele ia ganhar este prémio. É um belíssimo jogador, muito importante para nós e foi por isso que o contratámos.”
(in record)
17 Dezembro, 2013 at 14:58
tb estão na Bolha
17 Dezembro, 2013 at 15:46
O primero jogo de futebol do Sporting que vi ao vivo foi no restelo com esses protagonistas (mais ou menos). Penso que terá sido no final no princípio dos anos 80. Recordo-me que o Sporting ganhou 3-0 ou 3-1.
17 Dezembro, 2013 at 15:48
Obviamente que a palavra “final” era para os anos 70 :). Mas tenho a certeza que foi de 1980 para a frente.
17 Dezembro, 2013 at 16:12
Aí está primeiro jogo que vi do sporting ao vivo e a cores 🙂
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=9499
17 Dezembro, 2013 at 14:22
A nossa defesa esteve tão mas tão bem que a critica do Leão À solta foi que o Rojo não devia ter rematado do meio campo se não tivesse 99,937753849936267484% de certezas que marcava!
Só à conta disso, passou duma exibição 5* para mais uma exibição paupérrima…
17 Dezembro, 2013 at 14:23
Hmm… pipis à moda de Maria Ribeiro… Muito à maneira da Tasca. Parabéns.
Muito bem escrito.
Parabéns também (e principalmente) a todos os tasqueiros que participaram e contribuiram para fazer crescer o bolo de Natal dos leõesinhos transmontanos. 2238€?!?! Wow!! é obra…
O ‘fermento leonino’ é isso, faz crescer para fora da forma, e transborda das próprias instalações.
Anseio pelo dia em que começaremos a fazer nascer o nosso (do Sporting) Super-Pavilhão.
Até lá, I Feel Good…already.
17 Dezembro, 2013 at 14:26
Ai o que eu gosto de pipis…
17 Dezembro, 2013 at 14:40
Apesar dos grandes cozinheiros serem na sua grande maioria homens, o sabor do cozinhado feminino é sempre outra coisa.
Excelente texto Maria.
Todo o meu apoio. Não precisamos de ‘reforços’. Os únicos reforços é mais apoio em alvalade e em todos os campos.
Acabei de tomar conhecimento que uma das vítimas da tragedia, que se abateu sobre 7 familias portuguesas, Tiago André Campos, dedicava gratuitamente algum do seu tempo livre ao SCP.Á sua família e amigos fica aqui a minha manifestação do mais profundo pesar.
17 Dezembro, 2013 at 14:45
Off-topic: Decidimos especular um bocado sobre o mercado de Janeiro, sugerindo alguns nomes. Isto mesmo sabendo que uma incursão no mesmo se afigura como extremamente improvável. Participem!
http://svpn.blogspot.pt/2013/12/olheiro-de-bancada-parte-i.html
SL
17 Dezembro, 2013 at 15:17
brasileiros não… esse trabalho está a ser feito pelo Estoril. Peçam dicas ao Acosta sobre o clausura.
17 Dezembro, 2013 at 15:20
A minha também!
Foda-se, já vai em 4 semanas e não há como repará-la… A minha TV parece o Aimar, foda-se!
17 Dezembro, 2013 at 15:25
a propósito disso… um gajo que podíamos recuperar era o Viola…
17 Dezembro, 2013 at 16:07
Tens razão, a gaja da Casa dos Segredos anda carente…
17 Dezembro, 2013 at 18:39
o que é a casa dos segredos?
17 Dezembro, 2013 at 18:11
É preciso saber é se ele tem disposição para ser recuperado?
Como tá a carreira do gajo lá nas Argentas???
17 Dezembro, 2013 at 14:46
Venham uns pipis e uma mine preta faxavor.
17 Dezembro, 2013 at 14:50
Vinha para A Tasca e … ainda na rua, pairava um cheiro bom no ar… Entrei e pedi o ‘prato do dia’…
Ainda estou a ‘lamber os beiços’… Pergunto ao Cherba, “hoje tens cozinheir(a)o nov(a)o?”
Diz-me ele lá de trás do balcão ” Sim, pá, é a Maria Ribeiro?”
Tava tudo nos conformes, acrescento algo ao P.S. do ‘post’, além do que referes que precipitou a queda d’Os Belenenses para a 2ª divisão houve um outro factor muito importante para que isso acontecesse… Podemos chamar-lhe o ‘factor eucalipto’… Fizeram-se amiguinhos daquele clube da fruta e foram sendo secados (vendas dos jogadores mais influentes, tipo o Emerson do meio campo, etc), de tal modo que tombaram… Mas é um clube que sempre me foi, é e será, simpático!
SL
17 Dezembro, 2013 at 15:16
no que respeita ao belenenses… aposto que será o Sporting por razões de calendário a atirar com o belenenses na 2ª liga de novo. A equipa é fraca, sobretudo no meio campo… quando toda a gente parece preocupada com a falta de golos. E o gajo da PT já começou a recolher o dinheiro que investiu.
17 Dezembro, 2013 at 15:30
Maria, é bom “ver” por aqui uma vizinha. Só partilhar aqui que cresci no Restelo, bem por cima do Topo Norte do Estádio do Restelo, pelo que as minhas referências são e serão sempre toda aquela zona envolvente. Sou do Sporting desde que me lembro mas como tu, sempre simpatizei com o meu clube de bairro e naquele estádio, assisti a muitíssimos jogos que fazem parte da minha formação futebolística, alguns mais tristes, como uma derrota do Sporting numa eliminatória da Taça de Portugal (com Douglas e Cia.) numa das maiores enchentes que vi no Restelo (tendo o privilégio posterior de ver o Belém vencer o Benfica em plena final no Jamor), e outras bem felizes, como num jogo entre Belém e Guimarães, ver o velhinho do placard manual do totobola (lembras-te?) alterar os n.ºs de 1 a 7 para o visitado no famoso dérbi, ainda agora lembrado. Ouvir o sururu e os risos na bancada dos sócios belenenses cada vez que o rádio anunciava um golo do Sporting é daquelas memórias que não dá para esquecer mesmo, sai para uma pelada na Escola Secundária do Restelo tão feliz!!!…Vi o tal Belenenses europeu e assisti ali a jogos contra o Barcelona e Bayer Leverkusen, por exemplo, precisamente a antecâmara do descalabro que mais tarde se seguiria (João Alves e o camião de jogadores que trazia atrás antes de os levar embora novamente, também ajudaram…).
Por isto tudo e por conviver muito naquela zona conheço muito boa gente do Belenenses, mesmo boa gente, mas quando jogam contra o Sporting, clube e adeptos são inimigos por 90 minutos, nunca houve qualquer hipótese nesse sentido. Digo-lhes muitas vezes que por mim o Belém só perde 2 jogos no campeonato (ou mais se for o caso, mas percebem o sentido da coisa…). Cheguei a ver o Sporting espetar 3 ao Belém a morder-me todo na bancada dos sócios e não aguentar no 3.º golo (julgo que de Lima) e quase ter um problema sério. Penso que naquela zona, como eu e tu, há muita gente que simpatiza com o Belenenses mas também há muitos sportinguistas ferrenhos, convivi e convivo com muitos ainda, cada vez que ali vou. O Sporting é muito grande e tem uma massa adepta enorme, pelo que Belém, Ajuda e Restelo não fogem à regra.
Bem, com tanta memória perdi-me (ficava aqui a escrever a tarde toda, caramba…), o que queria dizer é que gosto do Belenenses, cresci ali, tinha tudo para ser daquele clube (fui sócio e tudo) mas por alguma razão o Sporting sempre provocou em mim um sentimento incomparável, foi simplesmente mais forte que eu…é uma coisa enorme. Sendo dali, tu saberás do que falo 😉 Bem vinda vizinha!
17 Dezembro, 2013 at 16:09
A essa eliminação na Taça seguiu-se uma vitória para o campeonato (3-0) também em belém… o lourinho Lima partiu aquilo tudo. O Belém tinha uns jogadores icónicos, como o careca José António, o Jorge Silva, o Sobrinho (cuja irmã era boazuda, e os adeptos faziam questão que ele soubesse), Chico Faria, Jaime e Mladenov.
17 Dezembro, 2013 at 16:20
Sim, foi precisamente esse jogo que me lembro de aguentar quieto entre os sócios todos até me levantar ao 3.º golo (e olha que os sócios do Belém não são para graças), o Lima estava a aparecer e numa grande forma nessa altura (era mais para o ruivo, acho eu) e por acaso pensei que fizesse uma carreira mais fulgurante. Já o Belém tinha de facto uma grande equipa, Mladenov era do melhor que lá passou e havia ainda Zé Mário, Galo, Teixeira (Tarzan como lhe chamavam) e Juanico, que rebentou a baliza encarnada do meio da rua na final da Taça para grande alegria minha e vivida em comunhão com belenenses ferrenhos em pleno Jamor 😉
17 Dezembro, 2013 at 16:26
Golos de Silas (2) e Douglas nesse jogo, dois grandes jogadores e uma época de desilusão…
17 Dezembro, 2013 at 16:39
E ainda o Djão e o Mapuata… e o Paulo Monteiro, percursor do “estilo capel”, cabeça no chão e sempre em frente 🙂
Passei lá algumas tardes a ver bola, e uma das imagens que me fica é do velhote por cima da bancada norte a mudar os placares com os resultados dos jogos do totobola… e uma tarde qualquer levar uma real sova dos vândalos de uma claque do SLB.
E posso dizer que andei ao colo do grande Marinho Peres…
O Belém tem o enorme problema da massa associativa envelhecida, com os vícios que daí emanam. Depois, uma sequência de más gestões fez o resto…
19 Dezembro, 2013 at 19:31
Lima é o actual treinador dos júniores do Sporting. É esse, certo?
19 Dezembro, 2013 at 19:33
Qual Braga, qual quê. O Belenenses é que é um clube grande.
17 Dezembro, 2013 at 16:56
parabéns por mais um grande texto Maria! 🙂
17 Dezembro, 2013 at 17:49
Bem vinda à TASCA. Bom texto.
Também eu tenho alguma simpatia pelo Beleneses, pois fui aluno da Casa Pia e quando o Belém jogava em casa ia lá sempre ver os jogos, até que apareceu lá (na Casa Pia) um tal de Mariano(recuperador fisico), que começou a arranjar bilhetes para a malta ir a Alvalade ver o SPORTING e com isso só voltei a belém para ver o meu SPORTING.
SL
20 Dezembro, 2013 at 18:20
Ora aqui está um excelente post, sem malícia a mais e ironia que chegue. Vê-se que sabe ver futebol e que acompanha tudo do seu Sporting. Pois que seja bem-vinda.