Não, isto não é uma rubrica espiritual. Mas podia ser. A verdade é que temos a mania de “endeusar” todo e qualquer jogador que saiba dar um pontapé de jeito numa bola. Mas, por outro lado, há “endeusamentos” que fazem todo o sentido, como por exemplo, Diego Maradona. E Fabián Rinaudo, claro. O nosso Fito.
Podiam passar anos sem saber da existência de Rinaudo. Mas, tal como uma verdadeira jornada espiritual, um dia vi a Sua luz. E que luz é essa? É umaluz tão simples, tão pura…que só pode ser divina. Estamos perante um jogador que encara a profissão com uma dedicação e uma paixão tais que é impossível ficar indiferente. O seu amor pelo jogo, pela equipa que representa e pelos seus companheiros é de tal forma contagiante que acabou por nos conquistar numa altura em que era difícil algum jogador conquistar o mais optimista dos adeptos. Porquê? Para mim é simples. Porque encarna prfeitamente o lema do nosso clube. Fito já era sportinguista sem o saber. Passar por Alvalade era simplesmente uma questão de tempo.
Já nessa altura, a da sua chegada, maravilhou-me. Cheguei a dizer que se o Messi era o Deus do drible, Fito era o Deus do desarme. Nunca vi ninguém recuperar tantas bolas por jogo como ele. E como todos os génios, Fito tem de ser compreendido pela sua genialidade. Nenhum de nós quer ver o Messi a recuperar bolas, a ir ao choque ou a fazer transições defensivas. Da mesma forma que será difícil vermos Fito atingir a perfeição na saída de bola, a intervir nos lances ofensivos, a manter equilíbrios. Mas quando o adversário tem a bola, uma coisa eu sei. Se passar pela zona de Fito, vai ficar sem ela. Se não passar pela zona de Fito, Fito vai lhe roubar a bola noutra zona qualquer.
Gosto de Rinaudo. Sempre gostei. O seu jeito de veterano, com calções metidos no peito e meias em baixo, a sua semi-careca a comprovar os milhares de duelos ganhos na terra das Pampas, o seu discurso claro, altruísta, comprometido. Se pudéssemos clonar uma personalidade, Fito seria o modelo perfeito para aplicar em todos os talentos que aparecessem no futuro.
Fito não é um craque. É a luz que faz os craques brilharem. É aquele gajo que é capaz de matar e morrer por ti dentro de campo. É aquele gajo que percebe que William vai ser um predestinado e envida esforços no seu crescimento. É aquele gajo que percebe o caminho e leva toda a gente com ele. Rinaudo vê sempre “the big picture”. E nessa “big picture”, não cabem coisas terrenas como “jogar” ou “não jogar”. Cabe apenas o altruísmo, a generosidade, a preservação do grupo. Não há lugar para Mundiais, não há lugar para “outros voos”,não há lugar para negociar merda nenhuma, não há empresários ou comissões. Só há lugar para o Sporting. E por isso é que Rinaudo é Deus. Porque tem uma visão global daquilo que é importante. Porque percebe tudo. Omnisciência.
A minha pergunta: Quantos pontos vale isto? Como medimos a influência que um homem como o Rinaudo tem no grupo?
A minha resposta: Não sei. Mas eu não prescindo dele. Não me perguntem porquê, porque não saberei responder. Quando no fim da época levantarmos um caneco, talvez consiga responder. E mesmo nessa altura, provavelmente só conseguirei dizer: “É a luz divina”. Ou, se quiserem, “a luz de Fito”. E todos vocês perceberão o que eu quis dizer.
27 Dezembro, 2013 at 9:20
De facto, o Fito tem uma “luz” diferente; O grande problema é que temo que essa “luz” se apague porque ninguém gosta de ficar no banco de suplentes e isso vai notar-se, mais cedo ou mais tarde.
27 Dezembro, 2013 at 9:25
“Amén! Que allah esteja contigo! Quer dizer… se assim Fito o quiser!
27 Dezembro, 2013 at 9:26
Como sempre disse: Fito é Deus em campo!
Ele está em todo lado… Infelizmente começou na(s) pior(es) época(s) de sempre no Sporting!
Corta a alma ver um jogador como Fito no banco sem poder mostrar toda a sua vontade (aquela mesma que tantas vezes o acaba por trair…).
Não via, e não vejo, um jogador com tanta vontade de estar lá dentro… Estes dois últimos anos mostraram-me que não pode haver ídolos em campo a não ser as camisolas que lá se passeiam. Por já termos sido traídos tantas vezes por esses pseudo-idolos que estou vacinado… Agora, isso não me impede de ter grande admiração e apreço por um sujeito que veio de tão longe para me conquistar com a sua simplicidade e entrega. E não, não o vejo como um tosco… aliás, muitas vezes via Rinaudo pegar e acelerar o jogo lá atrás, sobretudo nos primeiros meses. Havia quem não visse isso… mas… Se Deus, que é Deus, não é unanime entre nós (E comigo não é de certeza), Fito não foge a isso mesmo… Mas para mim, continua a ser Deus… em campo. Porque está em todo o lado e porque a sua presença se sente, bastando para isso olhar para ele e ver o que ele representa neste Sporting!
Ao contrário de outros “cimentos”, Fito é o gajo que mantem a cena junta… E por isso, tenho a certeza (?) que nem pelo mundial ele vai querer sair do SCP… E eu só tenho a agradecer ter um jogador destes, daqueles que dá gosto ter por perto!
Fito, para mim és “Deus”…
27 Dezembro, 2013 at 9:30
Todas as grandes equipas têm um jogador destes, que mesmo não jogando contribuem para a coesão do balneário
27 Dezembro, 2013 at 9:32
Esta posta soube-me pela vida… que bela prosa, Sá!
Esta estava de estalo… e olha que não sou de babar assim por um prato!
Este foi um verdadeiro “à espiritual”…
This “posta” made my day!
27 Dezembro, 2013 at 9:34
Mais que merecido! Grande Gomes Sá!
Fito simboliza tudo o que é o Sporting e quanto mais tempo passa mais admiração tenho por ele! Não só enquanto jogador mas principalmente enquanto homem! Se depende-se de mim Fito só sairia do Sporting para acabar carreira! E ia dando minutos quando podesse…agora contra o Porto era um exemplo disso! Um jogador assim merece tudo!
Força Fito!! Força SCP!
27 Dezembro, 2013 at 10:06
O Rinaudo desiludiu-me bastante…parece que desaprendeu de jogar!O LJ deu-lhe varias oportunidades na pré-época e so o via fazer faltas infantis e a levar cartões ridículos!
Gostava imenso dele quando chegou e senti a falta dele quando se lesionou,mas depois disso parece que nunca mais foi o mesmo,na minha opinião!
Quanto a ser líder e bom capitão,espero que sim!
SL
27 Dezembro, 2013 at 10:16
O Rinaudo é dos jogadores que nunca está bem na pré-época…enquanto não está bem fisicamente e com ritmo chega atrasado ás bolas que na época regular chega a tempo…isso foi visível nas 3 pré-épocas que fez!
27 Dezembro, 2013 at 10:22
Hoje é dia de limpeza? Não sabia…
27 Dezembro, 2013 at 10:25
Foda-se é o lider e o capitão!!!!!!
Não pode sair é importante demais!
É um lider e um exemplo para os restantes. Além de que será muito útil pois o William vai ter lesões, castigos e vai precisar de descansar.
Mais, corrigam-se se estiver errado, mas o Fito remata fora da área melhor do que o William ou que o André Martins, pelo que nesse aspecto também será muito útil.
SL
27 Dezembro, 2013 at 10:37
Como fazer pressão e apontar os bois pelos nomes de forma legitima.
Grande direcção!!!!!!!!!
Leões identificam cinco portistas no Conselho de Arbitragem
Na edição desta semana do jornal Sporting, há um artigo de três páginas, a merecer abertura da publicação que aponta as relações de cinco elementos do Conselho de Arbitragem (CA) ao FC Porto.
Nem mesmo o presidente, Vítor Pereira, fugiu às críticas: «A forma como tem gerido as nomeações do árbitros para os jogos do Sporting nem sempre tem sido a mais adequada», pode ler-se no artigo, apresentando como exemplo os nomes de Duarte Gomes e Manuel Mota.
No entanto, as ligações ao Dragão começam logo no vice-presidente da secção profissional, António Rodrigues da Silva. Também o vogal Domingos Manuel Gomes é, de acordo com fontes do jornal Sporting «grande amigo de Reinaldo Teles e com grandes ligações ao FC Porto.» Luís Manuel Guilherme, também vogal, «é muito amigo de Adelino Caldeira».
Na secção não profissional, a mesma publicação identifica o vice Carlos Manuel Carvalho, ex-presidente do CA da AF Porto e acusado de corrupção passiva desportiva no caso Apito Dourado. Também Paulo Costa, responsável pelas nomeações dos árbitros para os escalões jovens, tem, segundo os leões, ligações ao FC Porto.
No final do artigo, há ainda uma caixa com o título Confidências, em que são descritas outras relações e feitas acusações, como Paulo Paraty e Devesa Neto trabalharem para o Benfica; e ainda: «Reinaldo Teles, sem dar nas vistas, continua a manter forte influência no mundo da arbitragem através de três grandes amigos: Carlos Carvalho e Belarmino Aleixo (para os árbitros) e José Ramalho (para os assistentes).»
27 Dezembro, 2013 at 11:05
já tive a ler sobre isso
conclusão a retirar( com base nessa analise e na filiação clubística), o Sporting acabou por fazer “mal” o trabalho de casa, é que ficou com o presidente, mas “entregou” os centros de decisão( isto é os responsáveis pelas nomeações e castigos a aplicar) a elementos ligados a porto e benfica.
27 Dezembro, 2013 at 10:43
Estou em perfeita sintonia com as tuas palavras!
O Fito não é nenhuma perfeição em técnica, mas em empenho, profissionalismo, companheirismo, dedicação, devoção, compromisso é sem dúvida dos melhores do mundo!
E isso não se compra, está dentro dele, chama-se força de espirito e força de vontade, personalidade!
Que Fito esteja convosco!
27 Dezembro, 2013 at 10:48
Nem mais!
Tivessemos tido sempre jogadores com o perfil do Fito e não teriamos caido no buraco do ano passado.
SL
27 Dezembro, 2013 at 10:50
Leiam o jornal do Sporting desta semana ou coloquem aqui para.quem não leu já anda certas pessoas incomodadas porque a carapuca foi descoberta .
27 Dezembro, 2013 at 11:06
Acabei de lêr o Jornal do Sporting, é obrigatório todos LEREM para perceberem o que se está a passar. Excelente artigo sobre a comissão de arbitragem.
27 Dezembro, 2013 at 11:25
Fito Rinaudo é da Casa.
27 Dezembro, 2013 at 12:03
Bom post. Rinaudo é daqueles jogadores de quem é impossível não gostar. Lembro-me que nos primeiros jogos Fito era o único indiscutível, sobretudo pela capacidade de recuperação de bola. Mas o problema foi mesmo aquela maldita lesão num jogo de merda na Roménia. Nunca mais tivemos o nosso Fito Rinaudo a cem por cento. Infelizmente. Se deve sair? Nunca! A época é longa e tenha a certeza que vai fazer ainda muitos jogos. Nenhum plantel pode ser formado por apenas onze jogadores.
27 Dezembro, 2013 at 12:23
O grau de comprometimento de Fito para com o Sporting é admirável, no entanto temo que o quase desaparecimento da equipa, titular e suplentes, deixe alguma marca. Ainda por cima tinha imensas hipóteses de ir ao mundial…
27 Dezembro, 2013 at 13:01
Rinaudo no Mundial? Não exageremos…
27 Dezembro, 2013 at 12:58
O gajo faz lembrar um jogador de rugby.
Um outro argentino (um dos meus jogadores preferidos de todos os tempos) e que me faz lembrar o grande fito na atitude, entrega e até nos calções até ao peito é o zanetti.
Entrega de 100% ao grupo! Tudo pelo grupo!
Esses gajos deviam jogar para sempre… Talvez o zanetti jogue. Já o fito se chegar à idade do zanetti e ainda jogar no sporting… Fico satisfeito!
27 Dezembro, 2013 at 13:21
Já vi o mesmo filme com outro argentino: Facundo Quiroga. Mesmo talento, mesma nacionalidade, mesma lesão na mesma competição, e nunca mais foi o mesmo jogador.
Curiosamente, lembramo-nos mais do Rinaudo nos jogos em que perdemos pontos com os rivais. Teriam feito o Danilo e o Markovic os golos que nos fizeram com ele em campo?
27 Dezembro, 2013 at 13:30
tas a falar do mesmo quiroga que até há 2 ou 3 anos atras ainda jogava na argentina?
quanto ao teu segundo paragrafo na minha opinião não: o Markovic podia ter passado pelo primeiro jogador, mas nunca teria passado pelo segundo, e o Danilo levava logo uma passa no primeiro jogador
27 Dezembro, 2013 at 13:29
Desde a lesão o Rinaudo nunca mais foi o mesmo. O que é pena.
Não se pode deixar de gostar de um jogador que nunca vira a cara à luta, que é incansável, que se entrega ao máximo.
No entanto, a raça do Rinaudo não apaga as suas (evidentes) deficiências: muito faltoso (roçando a ingenuidade e/ou a violência), algo trapalhão, incapaz de conduzir um ataque.
NESTE MOMENTO, o Rinaudo só tem lugar em campo se o SCP estiver a ganhar aos andrades ou milhafres e quiser defender o resultado nos últimos cinco minutos do jogo.
Gostaria de saber o salário dele…
SL
27 Dezembro, 2013 at 13:31
Quem é o atrasado mental que na TVI 24 aconselhou o nosso Presidente a sair do Futebol? É do gangue Vale e Azevedo: http://www.youtube.com/watch?v=dW1Fs1c_jhk&list=PLPKp-bF5SXEQ83LjpRhYamN8FF948Sib8&index=28
27 Dezembro, 2013 at 13:43
Ui, ui,
Muito bom! Onde foste buscar este tesourinho?
27 Dezembro, 2013 at 13:53
É engraçado como a RTP para dar “lustro” ao cágado (na versão ortográfica anterior ), diz que não mistura a Instituição Benfica com os seus maus funcionários e nisso engana-se a RTP é que “merda” é toda a mesma…
“Havia” qualquer coisa que me fazia antipatizar com esse tal de Paramés…acho-o execrável nos comentários que faz, agora ainda o vou poder olhar com maior dificuldade…é que não suporto escroques…e então quando são escroques vermelhos…nem “cheirá-los”…!
27 Dezembro, 2013 at 14:00
Pessoal,
Divulgem! Isto tem de chegar ao Presidente!!!
Cherba, dá aí uma ajudinha…
27 Dezembro, 2013 at 16:09
Ainda por cima esse episódio não deve ser muito longe da época em que a RTP (como se fosse um banco) emprestou ao benfica a verba para contratar Futre…
Tão amigos que eles eram, e mesmo assim mordem a mão que lhes deu de comer…
Se o Dani fosse um digno representante do ideal leonino, podiamos enviar-lhe por email o link para esse vídeo. Assim ele podia confrontar Paramés consigo próprio…
27 Dezembro, 2013 at 13:33
Um jogador como o Fito tem sempre lugar no balneário.
Numa equipa em crescimento, com tantos jovens, a sua presença tem uma importância maior (para o William é um privilégio ter Deus na sombra…).
Numa equipa em crescimento num cenário de guerra a sua presença é determinante.
27 Dezembro, 2013 at 15:49
Completamente de acordo. Neste momento, não tem lugar a titular mas a importância de um jogador destes não se mede apenas pelo que faz em campo.
Maldita lesão…
27 Dezembro, 2013 at 13:43
Para refrescar a memória… a nossa, e a dos “macacos” que por aqui passam…
http://www.sporting.pt/IncSCP/SCP/Jornal%20Sporting/20131219/index.asp#11/z
27 Dezembro, 2013 at 14:37
“Fito já era sportinguista sem o saber.”
27 Dezembro, 2013 at 14:40
http://tudoaomolho.wordpress.com/2013/12/27/os-filmes-que-nao-se-deveriam-repetir/ – obrigado por algumas dicas Cherba. factos.
27 Dezembro, 2013 at 14:58
Boas, peço desculpa pelo comentário não ter nada a ver com o que está escrito!
Tentei procurar e não encontrei, decidi perguntar aqui quantos bilhetes pode um sócio comprar para o jogo de Domingo?
Obrigado, SL! 🙂
27 Dezembro, 2013 at 18:40
Pode comprar os que quiser mas ao preço normal para não sócio. Para sócio só pode comprar um.
27 Dezembro, 2013 at 20:41
Muito obrigado! 🙂
27 Dezembro, 2013 at 15:03
Mais uma chamada de atenção do nosso Presidente, desta vez para nós. Convém refletir no que o Presidente diz, é mt bonito encher os estádios dos Gis, Braguinhas e afins e o nosso?!?
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubemensagempresidente_271213_122075.asp
SL
27 Dezembro, 2013 at 15:31
Eu esta tenho de refutar e gostava que fosse transmitido ao presidente.
Fui comprar duas Gameboxes este Natal, eram as prendas de Natal para mim e para o meu irmão. Somos sócios e este era o próximo passo enquanto adeptos agora a residir em Lisboa. No entanto, ao chegar ao local, peço informações acerca das Gamboxes disponíveis e sectores respetivos. Até me podiam pôr pendurado no poste mais alto do estádio, queria mesmo era a Box!
As chamadas gamebox low-cost, estavam esgotadas. Ou seja, 30 euros já era uma miragem para a box. Depois arrisquei pedir a “segunda mais barata”. Sim, arrisquei, porque sinceramente, contando os jogos que restam em casa e o preço da box, saia ela por ela… Também esgotado ( ou melhor, sector bloqueado, ao que a senhora disse que provavelmente estaria esgotado).
Assim restavam as boxes de cerca de 80 euros ( cerca, não tenho a tabela de preços mas se a mostrarem eu consigo ser mais especifico).
Digam-me lá se eu enquanto sócio estou para pagar para meia época esse valor? Epá, façam mais boxes low cost, a malta não anda a comer gelados com a testa e eu que nem sou muito parvo, sei que o “ela por ela” entre os bilhetes até ao final da época e a box, vai-me prejudicar sempre se optar pela box, isto porque irei sempre beneficiar de um ou dois descontos como o do jogo com o Nacional até ao final da época.
Sr. Presidente, meta as boxes todas a 50 euros! Quanto ás modalidades, peço desculpa mas vivo perto do estádio de Alvalade, o que me permite sair do trabalho e ir logo aos jogos, mas ao mesmo tempo me impede de ir a um dos 3 ou 4 pavilhões em que andamos a jogar todas as semanas nas diferentes modalidades.
27 Dezembro, 2013 at 16:11
Tb me aconteceu o mesmo… Quando queria adquirir a Gamebox 30 Euros, acho que foi no jogo contra o P.Ferreira, a menina que me atendeu no atendimento ao sócio na Loja Verde, disse-me que já estavam esgotadas…
27 Dezembro, 2013 at 15:12
Também gosto muito do Fito…
Mas gosto muito mais do Sporting e por isso…acabei de pagar as quotas até Dezembro de 2014…!!
O Rinaudo é daqueles jogadores que nos “cansa” em campo, porque “nos transporta” para dentro do campo a “darmos tudo” o que temos e não temos…!!
Não existe um termo em português que ao mesmo tempo nos mostre como ficámos felizes por o William ser o que é e ao mesmo tempo nos deixa “tristes”, por não podermos ter o Rinaudo a jogar no lugar do William…e muito felizes por vê-lo em cada jogo “limpar tudo” e fazer ainda melhor o lugar que era do Rinaudo…
Nem é um dilema…é uma sorte…!!
Ora uma palavra que diga tudo…?
Talvez…: “Felizistres”…?
Sporting Sempre…!!
SL
27 Dezembro, 2013 at 15:24
Gosto tanto dele, demasiado, que quero vê-lo fora do sporting, quero vê-lo a jogar todos os fins de semana, desde que não no campeonato ingles pois eu não pago a merda-tv, e claro, e não em mais algum clube em portugal.
que jogue contra o fcp, que mande duas traulitadas no josue “we have to keep up”
27 Dezembro, 2013 at 15:25
O Josué não joga. Agora o suprasumo deles é o Carlos Eduardo!
27 Dezembro, 2013 at 15:26
“Estamos perante um jogador que encara a profissão com uma dedicação e uma paixão tais que é impossível ficar indiferente.”
Uma grande verdade. Excelente
SL